Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

61 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

ghbamorim, IVAN4100, luciano76, Renato atzler


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10386)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Rubão6cc (8953)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8496)
 
100 (7771)
 

Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Compartilhe
avatar
Leandro Pine
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 388
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Coupe Standard 1976 - Laranja bronze
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 25/10/2009

Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Leandro Pine em Qui 4 Fev - 20:40:57

opa e ae pessoal! peço até desculpas por escrever em letras maiusulas no nome do titulo, mas preciso de uma luz do pessoal q manja de mecanica!!
eh o seguinte... há 1 ano e pouco atras estava na estrada e a bendita engrenagem do distribuidor quebrou... acabei colocando outra... e quebrou de novo...
dai o motor jah tava fumando, batendo... resolvi fazer retifica... e troquei comando e distribuidor... e aconteceu o seguinte.... a engrenagem quebrou de novo!! com tudo novo...
alguem sabe responder se pode ser a engrenagem.. pelo fato de ser paralela e nao ser exatamente igual a uma original?? ainda existe essa engrenagem original?
um mecanico disse q uma vez uma caravan tava dando esse problema.. e ele teve q mandar fazer uma engrenagem... e agora.. q q eu faço??? abraços e aguardo respostas!
avatar
Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 5 Fev - 0:15:54

Tá quebrando onde?Parece que a engrenagem do vira não está aceitando a do comando, como a do comando é d Celeron(tipo fibra) e a do vira de aço...a do comando paga o preço da briga do casal....compra o casal...tem dois tipos de dentes...então compra logo o casal que teu mecãnico tá patinando e te deixando na mão.Ou pode ser que as molas do cabeçote foram alteradas, por de maior carga, não se sabe em tantos anos, tantos donos...ai só a de alumínio pra aguentar...


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!
avatar
Leandro Pine
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 388
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Coupe Standard 1976 - Laranja bronze
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 25/10/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Leandro Pine em Sex 5 Fev - 8:23:40

Jean Bida escreveu:Tá quebrando onde?Parece que a engrenagem do vira não está aceitando a do comando, como a do comando é d Celeron(tipo fibra) e a do vira de aço...a do comando paga o preço da briga do casal....compra o casal...tem dois tipos de dentes...então compra logo o casal que teu mecãnico tá patinando e te deixando na mão.Ou pode ser que as molas do cabeçote foram alteradas, por de maior carga, não se sabe em tantos anos, tantos donos...ai só a de alumínio pra aguentar...
opa Jean! blza? entao cara, eh a engrenagem do distribuidor q tah quebrando... nao a do comando
valeu!
avatar
Leandro Pine
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 388
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Coupe Standard 1976 - Laranja bronze
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 25/10/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Leandro Pine em Sex 5 Fev - 9:04:33

up
avatar
jffersonave
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 615
Idade : 42
Localização : sao jose SC
Modelo do carro : caravan 1977
Cilindros : 4 cil.
Data de inscrição : 19/09/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por jffersonave em Sex 5 Fev - 9:33:25

já deram uma olhada nos dentes do comando onde toca o destribuidor? tem que acasalar bem.os dentes.
avatar
Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 5 Fev - 11:07:33

Leandro Pine escreveu:
Jean Bida escreveu:Tá quebrando onde?Parece que a engrenagem do vira não está aceitando a do comando, como a do comando é d Celeron(tipo fibra) e a do vira de aço...a do comando paga o preço da briga do casal....compra o casal...tem dois tipos de dentes...então compra logo o casal que teu mecãnico tá patinando e te deixando na mão.Ou pode ser que as molas do cabeçote foram alteradas, por de maior carga, não se sabe em tantos anos, tantos donos...ai só a de alumínio pra aguentar...
opa Jean! blza? entao cara, eh a engrenagem do distribuidor q tah quebrando... nao a do comando
valeu!
É mesmo...tava de gole..rsrs...Mas quase igual então, a do comando está destruindo a do distribuidor...só pode ser, tem que tirar o comando e analisar...


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

grapowski
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 608
Idade : 31
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Santa Matilde SM 4.1 1986 chassi 845
Cilindros : 6 cil - 4.1
Data de inscrição : 15/10/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por grapowski em Sex 5 Fev - 11:27:17

Pessoal, alguém conseguiria indicar pro Leandro onde comprar essa engrenagem feita em bronze???
avatar
Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 5 Fev - 11:30:58

grapowski escreveu:Pessoal, alguém conseguiria indicar pro Leandro onde comprar essa engrenagem feita em bronze???
Mas acho que não vai adiantar Grapo, se a do comando estiver ruim vai zoar a de bronze que custa mais de 100 reais...


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!
avatar
Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 5 Fev - 11:32:12

http://lista.mercadolivre.com.br/engrenagem-bronze


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

grapowski
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 608
Idade : 31
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Santa Matilde SM 4.1 1986 chassi 845
Cilindros : 6 cil - 4.1
Data de inscrição : 15/10/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por grapowski em Sex 5 Fev - 11:36:37

Bom Jean, o Leandro disse que trocou o comando...

Será que pode ter algum outro motivo pra isso estar acontecendo?

Por exemplo, se ele trocar por uma de bronze, aí você acredita que o problema possa estourar em outro lugar? Por que pra essas quebras serem tão frequentes, pode ser que haja algum outro motivo.

Então, substitui-se a do distribuidor por uma de bronze, ela não quebra e aí uma outra peça vai pro saco, entende?
avatar
Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 5 Fev - 12:39:51

É que a de bronze justamente é como um fusível, ela quebra pra não ferir a do comando.Veja, mesmo que colocasse uma de aço,estaria mascarando um problema, a original vai tranquilo até em preparados.Trocou o comando, mas por qual? Original e novo? Cópia? Recon? Usado?...distribuidor o cara tirou deve estar tudo certo no eixo, com as arrolinhas na engrenagem e tal...ou é comando deslocado pra frente ou pra trás ou engrenagem do comando que não aceita a do distribuidor.Colocar de bronze vai ser gasto a toa,vai ser destruída, tem que achar a causa.


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!
avatar
Leandro Pine
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 388
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Coupe Standard 1976 - Laranja bronze
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 25/10/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Leandro Pine em Sex 5 Fev - 17:39:03

opa valeu ae Adriano por adiantar explicando hehehe
entao Jean... eu troquei comando e distribuidor.. comando "original"... e engrenagem de casa de auto peças... hehehe
até pensei q fosse o comando q nao estivesse bem colocado... tipo, mais pra frente ou mais pra tras... mas sei lah!!
bom... vamos ver amanha... vou rodar 100 km com ele (de sampa pra campinas) e espero q nao quebre... :S
avatar
Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 5 Fev - 17:54:29

Pow...comando novo e GM...ai não tem dúvida...e as engrenagens que foram quebrando sempre as mesmas...será que não feriu o comando?


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!
avatar
Leandro Pine
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 388
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Coupe Standard 1976 - Laranja bronze
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 25/10/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Leandro Pine em Sex 5 Fev - 17:57:17

Jean Bida escreveu:Pow...comando novo e GM...ai não tem dúvida...e as engrenagens que foram quebrando sempre as mesmas...será que não feriu o comando?
entao Jean... quando quebrou a primeira vez.. eu troquei a engrenaegm.. e quebrou de novo...
dai acabei comprando comando novo... e engrenagem nova... e quebrou de novo... :S
avatar
Leandro Pine
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 388
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Coupe Standard 1976 - Laranja bronze
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 25/10/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Leandro Pine em Sab 6 Fev - 5:23:25

pessoal... eu lembrei de uma coisa...
já vi alguns distribuidores com uma espécie de arroelinha embaixo da engrenagem, ou em cima dela... pode ser a falta dessa arroelinha q tah fazendo com q quebre???
avatar
ESP72
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 452
Idade : 43
Localização : Jundiaí_SP
Data de inscrição : 30/12/2008

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por ESP72 em Sab 6 Fev - 8:06:07

Cara, será que o embuchamento de bronze do bloco do motor não está com folga, é uma bucha onde o eixo do distribuidor apoia, se estiver com folga pode estar causando estas quebras, pois nunca ví quebrarem tantas vezes seguidas.
O comando é original a engrenagem no comando está boa, ou o distribuidor não esta com muita folga no eixo?
Outra coisa, não recomendo a utilização da engrenagem de bronze para uso normal em rua, mais pelo motivo de Custo benefício mesmo, pois elas são muito caras e a vída útil é baixa, em torno de 5000km em média(no caso de uso de bomba de óleo de alto volume é menor ainda), a função dela é preservar o comando em caso de uso em condições extremas, em arrancadas por exemplo, onde o motor trabalha em giros muito altos e subidas de giro muito bruscas.
No seu caso será pior, pois o motivo da quebra é outro e se colocar esta engrenagem o prejuízo será maior.
Verifique primeiro a causa antes de trocar a engrenagem novamente.
avatar
Leandro Pine
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 388
Idade : 29
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Coupe Standard 1976 - Laranja bronze
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 25/10/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Leandro Pine em Sab 6 Fev - 16:03:25

ESP72 escreveu:Cara, será que o embuchamento de bronze do bloco do motor não está com folga, é uma bucha onde o eixo do distribuidor apoia, se estiver com folga pode estar causando estas quebras, pois nunca ví quebrarem tantas vezes seguidas.
O comando é original a engrenagem no comando está boa, ou o distribuidor não esta com muita folga no eixo?
Outra coisa, não recomendo a utilização da engrenagem de bronze para uso normal em rua, mais pelo motivo de Custo benefício mesmo, pois elas são muito caras e a vída útil é baixa, em torno de 5000km em média(no caso de uso de bomba de óleo de alto volume é menor ainda), a função dela é preservar o comando em caso de uso em condições extremas, em arrancadas por exemplo, onde o motor trabalha em giros muito altos e subidas de giro muito bruscas.
No seu caso será pior, pois o motivo da quebra é outro e se colocar esta engrenagem o prejuízo será maior.
Verifique primeiro a causa antes de trocar a engrenagem novamente.
hummmm eu tava ateh pensando se nao existe uma bucha no eixo do distribuidor... pode ser isso... mas estranho pois conversei com alguns mecanicos experientes, ateh cara de retifica e ninguem comentou isso...
mas obrigado pela dica!!
avatar
betodacaravan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1673
Idade : 43
Localização : DF.
Modelo do carro : ex-caravan comodoro sle 88/89....eeeeee saudade da catarina meu amor.
futuro diplomata 89 azul gas. seg dono.
Cilindros : 6 cil, fututo 4.4
Data de inscrição : 27/03/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por betodacaravan em Ter 7 Dez - 18:05:10

e ae resolveu a prada da quebra das engrenagens? conta pra nois.
avatar
Ayres@opala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 140
Idade : 50
Localização : Candiota - RS
Modelo do carro : 1976 SS-4 4P
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 21/03/2009

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Ayres@opala em Dom 10 Jul - 19:46:33

Amigo,quando quebra esta engrenagem do distribuidor, posso simplesmente retirar o distribuidor e trocar ela? Como fica por dentro? Ela sai partida ou se desmancha por dentro sujando o motor, tendo que limpar alguma coisa? Desculpe a pergunta, mas desconheço e estou a 150km do opala e estarei indo abrir depois de amanhã.
avatar
renelousada
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 189
Idade : 40
Localização : Rio das Ostras-RJ
Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 SE 6cc 4.4 238 CV
OPALA 1978 4P DE LUXO 4CC
Cilindros : 6CC 4CC
Data de inscrição : 24/03/2011

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por renelousada em Seg 7 Jan - 7:48:07

Estou com o mesmo problema, já troquei comando, tudo novo e continua quebrando as engrenagens do distribuidor, preciso de ajuda, não sei mais o que fazer ,to até desanimando com o carro Sad
avatar
OPAUTIC
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 191
Localização : CAMPO GRANDE-MS
Modelo do carro : Caravan 88 Comodoro 4.1 w44 Aspro

Opala 80 6cyl turbo ft300 Auto Avionics .70
Cilindros : 4.1 + 4.1
Data de inscrição : 01/12/2014

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por OPAUTIC em Seg 17 Ago - 20:24:41

desenterrando o topico , galera e o seguinte troquei a engrenagen do distribuidor e com nem duas horas funcionando ja foi pro pau !!!!! ajudem !!
avatar
ZZ Top
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 194
Idade : 43
Localização : SP Interior
Modelo do carro : Diplomata 92
Diplomata 86 coupê
Opala 79 coupê
Cilindros : Tudo 6cil
Data de inscrição : 05/09/2013

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por ZZ Top em Ter 18 Ago - 3:13:26

Experimenta trocar o distribuidor inteiro, pode ter folga no eixo, eixo torto, entre outras coisas.
avatar
Vinyz87
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 30
Localização : Taguatinga - DF
Modelo do carro : Especial 72
Cilindros : 4
Data de inscrição : 26/12/2015

Problemas com a engrenagem! E a limpeza do motor?

Mensagem por Vinyz87 em Sex 30 Dez - 12:23:00

Boa Tarde amigos!

Reavivando o tópico aqui mais uma vez.....

Estou com problema num Comodoro 4cc 2.5 ácool. O Carro estava parado há algum tempo e não dava centelha de jeito nenhum.
Verifiquei tudo possível: bobina, cabos, rotor, módulo e por fim o distribuidor.

Ao retirar a tampa tentando dar partida vi que ele não girava o rotor. Arranquei fora e vi que a engrenagem estava 'moída'.
Eu não sabia que era possível trocar somente a engrenagem, então buscando ajuda aqui descobri que é possível.

Será a primeira vez que farei essa troca de engrenagem, mas o que está me preocupando mesmo são as limalhas(restos) da engrenagem que ficaram dentro do motor!!!

Alguém pode me dizer e até mesmo me orientar como fazer uma limpeza geral da parte de dentro do motor para eliminar essas limalhas??

Agradeço desde já a ajuda de todos!
avatar
ZZ Top
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 194
Idade : 43
Localização : SP Interior
Modelo do carro : Diplomata 92
Diplomata 86 coupê
Opala 79 coupê
Cilindros : Tudo 6cil
Data de inscrição : 05/09/2013

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por ZZ Top em Sex 30 Dez - 14:09:51

Ola,
Quanto as limalhas, troque o óleo e o filtro de óleo, isso já vai tirar quase toda a limalha que foi parar no óleo e deve resolver, agora se quiser uma limpeza muito melhor, tem que tirar o cárter e passar um imã por ele todo pra "pescar" os restos de metal que ficou no óleo e fazer uma limpeza geral. Mas se não vai mexer no motor, apenas trocando o óleo e filtro já ta de bom tamanho.
Att.
avatar
Vinyz87
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 30
Localização : Taguatinga - DF
Modelo do carro : Especial 72
Cilindros : 4
Data de inscrição : 26/12/2015

Tudo certo!

Mensagem por Vinyz87 em Seg 13 Fev - 12:29:48

ZZ Top escreveu:Ola,
Quanto as limalhas, troque o óleo e o filtro de óleo, isso já vai tirar quase toda a limalha que foi parar no óleo e deve resolver, agora se quiser uma limpeza muito melhor, tem que tirar o cárter e passar um imã por ele todo pra "pescar" os restos de metal que ficou no óleo e fazer uma limpeza geral. Mas se não vai mexer no motor, apenas trocando o óleo e filtro já ta de bom tamanho.
Att.

Obrigado amigo!

Finalmente consegui trocar a engrenagem e fazer o motor funcionar redondo, porém agora tenho que regular o carburador H34 que está mandando álcool cru pelo escape.

Agradeço a atenção!
avatar
Luiz Flavio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 111
Idade : 66
Localização : São Paulo / SP
Data de inscrição : 09/12/2015

Problemas com a Engrenagem do Distribuidor

Mensagem por Luiz Flavio em Ter 14 Fev - 5:40:43

Bom dia a todos,

Se for possível colocar fotos das engrenagens quebradas ou gastas (moídas) facilita muito a análise do que está ocorrendo. As originais GM eram fabricadas em aço e aço dificilmente quebra, a não ser que tenha recebido um tratamento térmico que as tenha deixado duras e consequentemente frágeis demais, o que seria um erro de fabricação.

As engrenagens dos eixos comando de válvulas normalmente não são tratadas, o que para nós da Kuir, não é o ideal. Quando se estuda os metais e suas aplicações aprende-se que ao determinar o material e o tratamento térmico ou superficial de peças mecânicas que trabalharão em conjunto, deve-se dirigir a maior dureza e resistência à peça de maior custo (peça + trabalho de troca), em sacrifício do produto de menor custo e mais facilidade de manutenção. Nos motores Opala - cujo projeto inicial já tem mais de 50 anos - a GM a nosso ver, e sem nenhuma pretensão de sabermos mais que os engenheiros da montadora, errou nas especificações em pelo menos duas peças: a engrenagem do Distribuidor (se a original for mesmo de aço tratado) e os tuchos hidráulicos e mecânicos que são fabricados em aço ferramenta SAE M2. É importante repetir e destacar: Aço FERRAMENTA.

No caso da engrenagem do Distribuidor, o mercado corrigiu a falha do projeto original lançando as fabricadas em liga de Bronze. Nos tuchos a "correção" foi feita no eixo comando de válvulas com a inclusão do acabamento nitretado sobre o ferro fundido. O tema dos tuchos está sendo detalhadamente estudado por nós da Kuir em conjunto com experientes preparadores de motores, engenheiros mecânicos e metalúrgicos e em breve será destrinchado em matéria a ser publicada em nosso "site" e reproduzido aqui no Opaleiros.

A partir do lançamento dos modelos 278º para os motores Opala de 4 e 6 cilindros, os outros modelos fabricados pela Kuir (250 / 250S e 260º) passaram a ter acabamento nitretado nos ressaltos, colo da bomba e na engrenagem. Com isto, se houver perfeito casamento entre os dentes das engrenagens do eixo e do distribuidor o conjunto terá elevada durabilidade pois a nitretação em muito reduz o coeficiente de atrito. Caso o encaixe não seja perfeito, a peça pequena, de menor valor e mais fácil de trocar, é que vai ser a sacrificada.

A base de nosso trabalho é aumentar a qualidade reduzindo custos, por isto, estamos sempre abertos a receber críticas e sugestões.

Abraços a todos,

Luiz Flavio Curimbaba
kuir@kuir.com.br


Conteúdo patrocinado

Re: Ajuda com engrenagem do distribuidor (DUVIDA!!)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui 27 Jul - 18:47:30