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Turbo no Opala 4 cil Alcool original

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Fábio Chevetteiros Curiti
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Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Fábio Chevetteiros Curiti em Ter 16 Fev - 22:50:23

Amigos;

Qual seria a maneira mais eficiente de acertar a taxa de compressão do motor 151 alcool original (destaxar), para a instalação de Turbocompressor? Lembrando que será um carro de pista apenas;
- Retirar material do topo dos pistões (pistões Flat Head - + ou - 2 mm);
- Comprar um bloco do motor a gasolina que "teoricamente" é mais alto que o do Alcool (2mm);

Qual seria o custo aproximado em retífica para a realização de trabalho de retirada de materia dos pistões? Não seria perigoso pela menor área entre a cabeça do pistão e a primeira canaleta dos anéis ?

Desde já agradeço imensamente...

Fábio

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 17 Fev - 8:12:55

Vai destaxar por que?? Vai usar muita pressao??
Como ele é alcool, acho que se colocar o cabeçote do gasolina seria uma boa hein


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opaleiro_bva
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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por opaleiro_bva em Qua 17 Fev - 9:09:20

O Thallis colocou uma possivel solução, pelo q sei o cabeçote do gasolina é mais alto q o do alcool, entao vc tera menos taxa...

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por GUSTAVINHO_79 em Qua 17 Fev - 12:58:09

até onde sei,os pistões tem que ser a gasolina

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por ESP72 em Qua 17 Fev - 14:35:19

Colega, não há diferença de altura entre os blocos do álcool e do gasolina, isto é mito.
Outra coisa, retirar material da cabeça dos pistões para motor turbo nunca é viável, muito menos se vc vai montar um motor para pista, isto é feito apenas em pistões para motores aspirados para adequação de altura, o correto seria vc colocar um jogo de pistões do gasolina, de preferência forjados.
Outra opção seria o uso de junta de cobre com maior espessura ou a troca do cabeçote pelo do gasolina mesmo, mas a mais eficiente delas é a troca dos pistões mesmo.

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por parra em Qua 17 Fev - 15:21:59

voto na junta de cobre ... onde vai encontrar um cabeçote de gasolina que nunca foi rebaixado 0km ?
[]'s !

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por BANDIT em Qua 17 Fev - 16:13:31

Eu trocaria o cabeçote por um á gasolina ...se fosse meu eu nunca tiraria materia da cabeça do pistão pra por num turbo pra mim sinceramente só montaria turbo com pistão e biela forjada ..... junta de cobre obrigatória .........

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 17 Fev - 17:13:46

Cabeçote a gasolina de 4cil virgem é o mais facil de achar


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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Ivan Bertoni em Qua 17 Fev - 17:17:08

Por isso que não curto muito o turbo.
Andar com taxa de 8:1 no álcool em baixa rotação é pra matar o peão

Fábio Chevetteiros Curiti
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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Fábio Chevetteiros Curiti em Qui 18 Fev - 19:40:22

Amigos;

Um grande problema que encontro, neste momento, é a enorme quantidade de "desinformação" que encontramos por aí sobre o 4 cil, por isso procurei informações com quem sabe hehehe...
O carro será apenas para pista, Chevette motor Opala 4 cil 151, Alcool original, turbina Garret 50/70 pulsativa com coletor de cano também pulsativo. Meu preparador sugeriu baixar a taxa para termos mais segurança quanto à quebras, depois do carro 100% acertado, vamos aos poucos trabalhando na mecânica para elevarmos a potência bruta do motor... Provavelmente até o ano que vem, esta mecânica estará montada com kit forjado, aí sim a taxa do alcool original poderá ser mantida pois "teoricamente" teremos dentro do motor, pistões que aguentarão o tranco... O projeto é terminar 2011 forjado e injetado...
Neste momento o objetivo é faze-lo caminhar sem se incomodar... Quanto ao cabeçote, estamos com o original recém revisado com a troca de 4 válvulas sob medida e molas novas, não foi sequer instalado ainda hehehe... Como a orientação partiu do preparador, não quis questionar, pois acho que quando deixamos o carro para alguém trabalhar sobre ele, temos que confiar na posição do profissional, então...
Como eu conheço apenas o Chevette do piloto Alex Sander de Toledo (FLT 151), que usa a mesma mecânica, não tenho como realizar comparações nem informações de receitas a serem utilizadas, já que, no caso do Alex, o investimento sobre a mecânica foi acima de R$ 40.000.00, dinheiro que eu NÃO disponho...hehehehe...
De qualquer forma, agradeço imensamente as colaborações dos amigos Opaleiros, que nunca me deixaram na mão...

Abraço a todos!!!

Fábio Chevetteiros Curiti
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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Fábio Chevetteiros Curiti em Qui 18 Fev - 19:54:37



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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 18 Fev - 19:57:31

Muito massa o chevette, curto nesse estilo ai, um dia monto um, heheh


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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Ivan Bertoni em Qui 18 Fev - 20:06:39

wow
muito massa o Chevette.
agora sim, turbo pra pista é algo que respeito.

amigo, e como vai ser a mecânica ?
tipo, caixa, diferencial, suspensão e eteceteras.

alias.
pra deixar bem bom, redução de peso nele e vai fica um foguete.
e quando mais leve for a transmissão, melhor ainda pra baixar tempos

abraço e boa sorte no projeto.
Saveiros e cia que se cuidem

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Xann em Qui 18 Fev - 21:34:00

Rapaz, bandidaço o Chevette hein!


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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por tiagostp em Qui 18 Fev - 23:00:09

chevettera 74...é o chevette mais bonito q saiu!!!
agora...me diga....é mto dificil coloca um 6 cilindros no cofre co chevette...desculpa pergunta, mas acho q vc ja se pergunto!...sei q existe chevette de pista com 6 cilindros......
abraco e parabens pelo chevettao!
tiagostp

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por parra em Sex 19 Fev - 15:07:57

na minha opinião o chevete com 6cc é coisa de loco ! uhauhah !
agora um chevectra 2.0 16v ... 2.2 16v ... dai sim ... quero ver quem pega ! heheh !

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por tiagostp em Sex 19 Fev - 15:12:07

parra escreveu:na minha opinião o chevete com 6cc é coisa de loco ! uhauhah !
agora um chevectra 2.0 16v ... 2.2 16v ... dai sim ... quero ver quem pega ! heheh !

NAO PROVOCA PARRA!!!...OLHA ONDE VC ESTA FALANDO ISTO!!!HUAHAUHAU...BRINCADEIRA.,...RSRSRSRS

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Ivan Bertoni em Sex 19 Fev - 16:13:58


O Rhonaldo corre com um Chevette 6 bocas.
Rhonaldo, preparador dos dois Opalas do Carbonera.

Ta aí a fera
http://www.youtube.com/watch?v=86Ekaq5vwBs

Mas é só aparencia de Chevette.
E olha lá.
Assim como o Opala, porque de Opala só o nome.

Mas a briga foi bonita.
E da-lhe 6 em linha.

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Cupe1979_Potatow em Sex 19 Fev - 21:19:56

Ivan Bertoni escreveu:Por isso que não curto muito o turbo.
Andar com taxa de 8:1 no álcool em baixa rotação é pra matar o peão

será q mesmo usando ponto adiantado em baixa com essas injeçao programavel e depois atrasando em alta fica ruim ??

Fábio Chevetteiros Curiti
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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Fábio Chevetteiros Curiti em Sab 20 Fev - 8:00:26

HAHAHA.... Valeu amigos... Então;
O projeto será o de evoluir aos poucos, até por que, andar de turbinho na rua é uma coisa, aprender a andar de turbão na pista é outra completamente diferente... Por enquanto, justamente por estarmos no início do projeto, toda a mecânica é 100% original, até por isso o cuidado quanto a quebra... Caixa 4 machas Clark, diferencial 4:10 "blocado", (está sendo preparado para 201m).
Quanto ao 6 cil, o que pega mesmo é o custo inicial, que dobraria o desembolso para a instalação, (sem contar o retrabalho estrutural na parede corta fogo e túnel do Chevette), esta mecânica (4Cil) está sendo usada pois tinha procedência e foi adquirida completa por R$ 300 + um CD de carro hehehe....
A mecânica do Vectra seria na verdade a ideal para o projeto de pista, mas esbarra também no custo das peças e na paciência do preparador em dedicar-se no desenvolvimento de uma mecânica que não é frequentemente utilizada nas pistas... O povo de preparação (não são todos graças a Deus...) não gosta de se dedicar a um projeto... querem apenas receitas prontas, tanto que peguei literalmente uma BIRRA desgraçada quanto aos APs, pois dos OITO preparadores que consultei antes do início do projeto, 6 mandaram comprar os APs... Mesmo eu dizendo que eu NÃO queria montar com essa mecânica... desses, 4 insistiram tanto, desdenhando das ideias iniciais (1.6/s - 2.5 - 4.1) que decidi que até o final de 2012 vou atropelar TODOS os APs da categoria aqui em Curitiba... E tenho dito hahahahaha...
A princípio, não quero fazer alívio de peso, pois com a criação da Turbo Traseira - B tenho que manter a originalidade do carro, inclusive não posso mais ter aquele escapamento prá cima hehehe... O que ainda não sei como resolver, pois quase não terá espaço prá passar o cano por baixo ...
Me desejem sorte, pois vou precisar hehehehe....

Abração a todos...

De novo... Obrigado pelas idéias, pelo apoio e pelas dicas!!!

Fábio Chevetteiros Curiti
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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Fábio Chevetteiros Curiti em Sab 20 Fev - 14:34:13

O dosador já não é mais este e a bobina também não... (foto antiga...);


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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Xann em Sab 20 Fev - 19:43:30

Nuss, não tem nenhum video dele andando não brother? Fiquei curioso pra saber como é o ronco com esse escape saindo pra cima.


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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Fábio Chevetteiros Curiti em Dom 21 Fev - 10:23:04

Um pouco da história do projeto...

Primeira puxada nas pistas de terra de Araucária... 3a etapa 2009... No finala caixa nos deixou na mão...


Abraços a todos...


Última edição por Xann em Dom 21 Fev - 10:39:27, editado 2 vez(es) (Razão : Incorporando os videos pra melhor visualização)

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Xann em Dom 21 Fev - 10:40:22

Cara muito fera o vídeo da montagem. Só uma pergunta, quem fez o coletor de escape pra vcs?


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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Fábio Chevetteiros Curiti em Dom 21 Fev - 20:11:53

Foi comprado usado Xann... Não sei quem fez...

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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

Mensagem por Xann em Seg 22 Fev - 8:28:28

Beleza então meu brother! OKK


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Re: Turbo no Opala 4 cil Alcool original

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