Antes de realizar o procedimento de sangria do sistema de freios de um veículo, deverá ser feita uma análise minuciosa em toda a linha a procura por vazamentos. Se caso seja feita a sangria e houver vazamentos no sistema, a sangria será prejudicada fazendo com que os freios não funcionem de forma eficiente.
Estando toda a linha de freio em perfeito estado sem vazamentos, os procedimentos e a ordem da sangria deverão ser feitos da seguinte forma:
- No veículo GM Opala a ordem de sangria se inicia sempre pela roda traseira esquerda, roda traseira direita, roda dianteira direita e finalizando na roda dianteira esquerda. Mas por quê essa ordem?
Essa ordem sempre se inicia pela roda mais distante do cilindro mestre até chegar à roda mais próxima do mesmo, cada veículo tem sua ordem de sangria, mas o procedimento de sangria que será explicado é do veículo GM Opala.
Procedimentos de sangria
Solte o parafuso sangrador que fica localizado atrás dos pratos dos freios traseiros e atrás das pinças dos discos de freios dianteiros, dependendo do instante em que estiver sendo realizada a sangria.
Com o parafuso sangrador desapertado conecte uma mangueira transparente e mergulhe sua extremidade num recipiente contendo no fundo uma pequena quantidade de fluído de freio. Com o auxílio de um ajudante, peça-o para pressionar o pedal do freio até o final e segurar, nesse ponto feche o sangrador e peça ao ajudante para aliviar o pedal lentamente. Repita esse procedimento até que não haja mais bolhas de ar e sujeira saindo pelo sangrador. Detalhe importante, observar sempre o nível de fluído de freio no reservatório não deixando faltar, caso esgote todo o fluído no reservatório, toda a linha de freio conterá bolhas de ar.
Relembrando, desaperta-se o parafuso de sangria, pressione o pedal até o fim e segure, feche o parafuso sangrador e alivie o pedal lentamente. Esse procedimento garante a eliminação total de possíveis bolhas de ar no sistema.
Limpeza e Inspeção do Sistema de Freios
Faça sempre uma inspeção e limpeza periódica no sistema de freios de seu carro, isso garante maior eficiência e segurança para o condutor e passageiros. FREIO É COISA SÉRIA, ao reparar o sistema de freio prefira componentes originais, são mais caros, (é um investimento baixo comparado com os gastos com abastecimentos), mas garantem a sua segurança. Substitua o fluído de freio a cada 2 anos (fluído DOT 3) e a cada 1 ano (fluído DOT 4 e DOT 5).
É importante a substituição do fluído de freio pelo fato do mesmo ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluído e, portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno como: Tamponamento (obstrução das linhas de freios, principalmente nas mangueiras flexíveis).
O fluído de freio é um produto perecível e a sua composição química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura.
Ponto de ebulição dos fluídos de freios
Fluído DOT 3 – Acima de 205°C
Fluído DOT 4 – Acima de 230°C
Fluido DOT 5 – Acima de 260°C
IMPORTANTE!
Nunca substitua o fluído de freio DOT 4, por exemplo, pelo fluído DOT 3, isso ocasiona uma deficiência no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiros se for o caso.
Última edição por Xann em Seg 22 Fev - 11:30:58, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tópico Fixado)
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