Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7893)

100 (7771)

Alarme Original caravan/Opala

Compartilhe

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 622

Re: Alarme Original caravan/Opala

Mensagem por thiago.santiago em Sab 14 Set - 22:35:28

galera, para desativar de vez o alarme é so tirar o modulo?

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2170

Mensagem por opala4cc em Dom 15 Set - 21:45:11

thiago.santiago escreveu:galera, para desativar de vez o alarme é so tirar o modulo?
Não. Se desconectar o módulo sem ter sido feito o prévio by-pass no chicote, você vai ficar sem poder acionar o motor de arranque (e acho que também as setas de direção e a ignição).

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 622
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC

Mensagem por thiago.santiago em Dom 15 Set - 21:52:52

Qual by pass devo fazer ? nao tenho o chaveiro, so sei que tem no vidro os 2 contatos do chaveiro e estou com problema de estar descarregando a bateria, me falaram que pode ser ele.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2170
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por opala4cc em Seg 16 Set - 10:24:26

thiago.santiago escreveu:Qual by pass devo fazer ? nao tenho o chaveiro, so sei que tem no vidro os 2 contatos do chaveiro e estou com problema de estar descarregando a bateria, me falaram que pode ser ele.
Dê uma olhada no esquema elétrico do plugue do módulo do alarme, que postei neste tópico. O by-pass é feito unindo os fios "entrada" com os "saída" dos componentes essenciais que passam pelo módulo do alarme.

A.Levati
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5
Modelo do carro : Caravan Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 Cilindros

Mensagem por A.Levati em Seg 14 Out - 20:58:17

Boa noite opaleiros, sou novo por aqui mas acompanho o fórum a algum tempo, em especial este tópico. Tenho uma duvida, a sirene do alarme pode ser qualquer uma original GM sendo esta de três fios? Meu modulo é o de nº 93.232.773.

Existe um site que vende o chaveiro magnético "semelhante" ao original por r$ 25,00 segue p link:

http://www.shoppingcomercial.com.br/produto.php?cod_produto=1378562

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 15 Out - 0:36:13

A.Levati escreveu:Boa noite opaleiros, sou novo por aqui mas acompanho o fórum a algum tempo, em especial este tópico. Tenho uma duvida, a sirene do alarme pode ser qualquer uma original GM sendo esta de três fios? Meu modulo é o de nº 93.232.773.

Existe um site que vende o chaveiro magnético "semelhante" ao original por r$ 25,00 segue p link:

http://www.shoppingcomercial.com.br/produto.php?cod_produto=1378562
Em princípio, sim. Ainda não encontrei sirene GM de 3 fios destes alarmes com chaveiro magnético que não pudesse ser ligada (sem adaptações) em carros GM que tinham originalmente sirene de 3 fios, mesmo que a sirene não fosse específica para o tal veículo. Tenho aqui em casa 3 sirenes: duas são 93206666 e uma é 93214044. A 93214044 possui a placa de circuito e os componentes idênticos à 93206666. Acredito que o que variava era o tipo de plugue que conectava a sirene ao módulo do alarme e o comprimento deste fio. Em outros casos (como no 93232773 que você tem) deve ser o tipo de som que sai da sirene que varia. A do opala tem um CI que dá 4 tipos de som: bombeiros, ambulância, polícia e... METRALHADORA, pois foi originalmente criado para equipar brinquedos de crianças. O resto do cicuito que circunda o CI é um amplificador para o alto-falante da sirene. O importante é que tenha 3 fios: um positivo, um negativo e o terceiro, quando aterrado, faz a sirene emitir som.

Última edição por opala4cc em Qua 16 Out - 0:19:27, editado 1 vez(es)

A.Levati
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5
Modelo do carro : Caravan Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 Cilindros

Mensagem por A.Levati em Ter 15 Out - 13:48:27

Obrigado pela informação amigo opala4cc, achei uma no mercado livre nova para venda, agora com as duvidas esclarecidas é só por para funcionar o alarme. Quem estiver precisando segue o link.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510613191-sirene-de-alarme-original-gm-monza-chevette-kadett-89-_JM

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qua 16 Out - 0:26:45

A.Levati escreveu:Obrigado pela informação amigo opala4cc, achei uma no mercado livre nova para venda, agora com as duvidas esclarecidas é só por para funcionar o alarme. Quem estiver precisando segue o link.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510613191-sirene-de-alarme-original-gm-monza-chevette-kadett-89-_JM

Essa sirene deve servir para seu opala. Entretanto, não se esqueça que o fio que sai da sirene até o plugue é muito curto e não alcançará o módulo de alarme. Será necessário expandir o fio. Para quem precisa usufruir da garantia da sirne nova pode se tornar complicado. Seria bom conseguir o plugue macho para fazer uma extensão até o módulo, para não cortar o fio que vem com o produto.
Aproveite que o preço desta sirene está muito bom, principalmente porque é NOVA. Para quem está com a sua sirene pifada, também é uma boa compra, pois dá para aproveitar o fio comprido da sirene original pifada.

shaolin01
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1552
Modelo do carro : Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
Atualmente,"desOpalizado"

Mensagem por shaolin01 em Qui 17 Out - 0:45:34

Eu tenho sobrando uma aqui em casa a sirene original do Opala,aquela redondona grande.Só precisava achar inde está pra colocar à venda. Meu Diplo já veio com uma dessas...

MarcioCaetano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 20
Modelo do carro : Opala Diplomata Coupe 6cc 87/88
Cilindros : 6cc Alcool

Mensagem por MarcioCaetano em Qua 20 Nov - 18:51:22

Onde fica a sirene do alarme? meu carro tinha o módulo e o chicote, mas estava desativado. Estou religando e não sei se tem a sirene.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qua 20 Nov - 19:26:58

MarcioCaetano escreveu:Onde fica a sirene do alarme? meu carro tinha o módulo e o chicote, mas estava desativado. Estou religando e não sei se tem a sirene.
Veja a seta na foto. Ela indica a sirene no cofre do motor.

" />

ekipe
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 14
Modelo do carro : 1988/1989 Diplomata
Cilindros : 6cc

Mensagem por ekipe em Qua 2 Abr - 22:08:02

Quero comprar um chaveiro desses, pago bem para quem quiser me vender!!

evsantos@gmail.com

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qua 2 Abr - 22:42:47

ekipe escreveu:Quero comprar um chaveiro desses, pago bem para quem quiser me vender!!

evsantos@gmail.com

Tá aqui, meu caro:

http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/chaveiro-magnetico-gm_OrderId_PRICE
Esse é original GM que vinha no opala.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546752000-chaveiro-magnetico-chevrolet-monza-opala-kadett-e-gm-_JM
Esse é o modelo que vinha nos Kadetts, monzas, etc... mas que também serve no opala.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546354207-chaveiro-magnetico-gm-opala-monza88-a94-alarme-im-gm-novo-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548046589-chaveiro-magnetico-gm-opala-88-a-92-alarme-im-gm-monza-novo-_JM
Esses originais que saíram no opala e que estão NOVOS custam o rim ou o fígado. Vai "encarar"?

ekipe
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por ekipe em Qua 2 Abr - 22:56:57

Acho q esse cara está exagerando também, ainda mais que esses nem são do opala. Fui lá na garagem olhar meu módulo, tem dois fios que entram no modulo que estão ligados um no outro como em um bypass, o módulo deve estar queimado então né? Está faltando a sirene também, mas eu gostaria muito de ter esse sistema funcionando acho ele um charme

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qui 3 Abr - 10:35:51

ekipe escreveu:Acho q esse cara está exagerando também, ainda mais que esses nem são do opala. Fui lá na garagem olhar meu módulo, tem dois fios que entram no modulo que estão ligados um no outro como em um bypass, o módulo deve estar queimado então né? Está faltando a sirene também, mas eu gostaria muito de ter esse sistema funcionando acho ele um charme

Os mais caros são os originais do opala. Realmente, os preços são um exagêro. Quanto ao bypass, foi feito porque provavelmente alguma trilha da placa está rompida. Veja o tópico desde o início. Quanto à sirene, você encontra no mercadolivre também. O que muda um pouco é o formato da carcaça dela. Mas os pontos de fixação são os mesmos.

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Qui 3 Abr - 14:31:21

Na sirene são três fios, queria testar se a minha ta funcionando, alguém tem ideia de que é cada fio ??

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

ekipe
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por ekipe em Qui 3 Abr - 14:34:28

Um outro problema é q não encontro os fios da sirene no cofre, só achei um fio solto até agora

ROBERTO KESTERING
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 57
Modelo do carro : OPALA COMODORO 1990, 4.1S

Mensagem por ROBERTO KESTERING em Qui 3 Abr - 14:42:20

Meu opala tem alarme original e funcionando, como nunca usei não sei como desativa depois de ativa-lo com o imã no vidro?/? alguem pode m e auxiliar...

Fernando Deboni Rossetto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Modelo do carro : Diplomata SE 92
Cilindros : 6 cilindros alcool

Mensagem por Fernando Deboni Rossetto em Sab 19 Abr - 23:07:54

Alguem tem o esquema eletrico do diplomata 92? Estou tentando restaurar a parte eletrica.
Favor enviar para fdrossetto@gmail.com

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil

Mensagem por Falves em Dom 20 Abr - 23:52:22

opala4cc escreveu:
Pinduca do Bagre escreveu:Saudações! Meu irmão também tem um Positron instalado no Comodoro 92 dele e acontece o mesmo sintoma, não acende a luz de cortesia do teto, somente puxando o interruptor do farol. Ainda está no lugar o alarme original GM, só não sabemos se está ativo, pois nenhum "eletrecista" quer pôr a mão por aqui. O Positron funciona, quando quer...

Pinduca do Bagre:

O positron (cyber TX) que está no meu comodoro 92, quando instalei, me lembrei que tive de mexer no circuito atrás do botão que acende a luz do teto. Infelizmente, para lembrar do que fiz, teria de soltar a coluna da direção, soltar o painel e puxá-lo para ver... é uma mão-de-obra! Principalmente por causa das 4 porcas que ficam atrás do painel de instrumentos!
Se eu tiver de tirar o painel no futuro, aproveito para ver as ligações elétricas que fiz e posto aqui.

Amigo, boa noite! Estou corrigindo a instalação de um pósitron FX no meu Diplo 1991, porém ainda não encontrei os fios na caixa de fusíveis/relés para ligar os fios cinza (setas) do módulo do alarme, pra vcs terem uma idéia, o antigo dono teve a "manha" de puxar fios pra ligar nas setas lá na dianteira, imagina a bagaceira que tava o cofre do motor, com fios pra tudo quanto é lado (aff)... agora tirei tudo e quero ligar as setas nos fios internos no veículo, que é o correto né..

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

retirar modulo

Mensagem por thiago.santiago em Qua 30 Abr - 21:23:50

Amigos, como se faz no caso de ser retiradoo modulo de alarme, qual fio se liga aonde para o carro funcionar.

opala4cc escreveu:Sou novo no fórum e gostaria de fazer, já pedindo licença, um ADD-ON neste tópico. São algumas observações sobre o módulo de alarme original dos opalas, diferenças e fraquezas (do ponto de vista eletrônico) e finalizando com a pinagem do conector e a descrição de cores dos respectivos fios (para aqueles que tiveram o chicote cortado e o conector removido.
Como é meu primeiro post - e já com imagens anexadas - espero não fazer nenhuma lambança com as fotos...

Tenho alguns módulos de alarme de opala e notei que existem dois tipos de módulos que, apesar da numeração ser idêntica (são a mesma peça, com mesma aplicação e pinagem), há diferenças externas e também internas na placa CI. Os dois módulos fazem exatamente a mesma coisa, apenas o desenho do circuito é que difere.

Figura 1: Os dois tipos de módulos. As setas indicam um código em baixo relevo.

Como se pode ver na figura 1, as diferenças externas podem ser vistas no lado esquerdo da carcaça dos módulos. As setas vermelhas indicam o local onde está escrito "J91" no da esquerda e "L91" no da direita. É especulação minha, mas acredito que o "L" e o "J" sejam referências do lote de fabricação e o "91" seja o ano de fabricação.
Agora vamos à parte interna:

figura 2: As placas de CI
Mais uma vez: os dois módulos são a mesma peça GM, mas o circuito sofreu modificações. Observação: os relés (caixinhas pretas) no módulo da direita estão com uma fita crepe em cima porque precisei escrever em cima deles e não era possível fazê-lo no plástico preto.
Eu tive um problema com o veículo algumas vezes, cuja origem estava no circuito do motor de partida que envolve alarme original, mesmo estando este último destivado (mas ainda conectado no chicote). Acontece que nos opalas de 88 em diante, o circuito do motor de arranque passa pelo módulo de alarme (a imobilização do veículo é feita no motor de arranque). Com o envelhecimento da fiação, a resistência no circuito de partida se torna excessiva e por conseguinte o "fusível" do circuito se torna a placa de CI do alarme original.
Assim, é comum o rompimento, no momento em que se vira a chave, de alguma trilha na placa. O conserto é simples e podem ser tomadas medidas preventivas: o reforço com estanho dos locais mais críticos, mostrados nas fotos seguintes em ambos os módulos:

Figura 3: o módulo com as trilhas já reforçadas com estanho.

Figura 4: o mesmo módulo da figura 3 evidenciando em vermelho aonde foi depositado estanho.

Figura 5: o segundo módulo, com as trilhas reforçadas com estanho.

Figura 6: o mesmo módulo da figura 5 evidenciando em vermelho aonde foi depositado o estanho.

RESOLVIDO O PROBLEMA que ocorria: quando virava a chave, a ignição ligava mas o motor de arranque não dava sinal de vida. Em algumas ocasiões diferentes, girava a chave e não chegava nem a ligar a ignição.

Agora, vamos à pinagem:

Figura 7: Esta é óbvia, para quem ainda tem o módulo no carro.

Figura 8: o conector, para quem precisar de referências.
ATUALIZADO EM 21/01/2012:
Pinagem com as cores:
1- vermelho ----------------------------Alimentação do alarme (12V)
2- preto com lista vermelha-------------motor de arranque
3- preto com lista verde----------------pisca direito
4- preto com lista branca---------------pisca esquerdo
5- não utilizado
6- azul claro com lista preta-----------reed lado direito
7- cinza--------------------------------sensor do porta malas
8- cinza com lista preta----------------sensor da porta dianteira esquerda    
9- cinza--------------------------------sensor de porta traseira esquerda
10- marrom com lista branca-------------anti-furto do rádio
11- roxo com lista branca---------------sinal da sirene
12- vermelho----------------------------alimentação da sirene (12V)
13- preto com lista vermelha------------motor de arranque
14- preto-------------------------------pós-chave (12V)
15- azul claro--------------------------comutador de ignição (provavelmente o inibidor de ligação direta)
16- cinza com lista vermelha------------reed lado esquerdo
17- marrom------------------------------negativo massa, ligar na carroceria
18- branco -----------------------------sensor de abertura do capô
19- cinza com lista preta---------------sensor de porta dianteira direita
20- cinza-------------------------------sensor de porta traseira direita
21- cinza com lista verde---------------"ligação chicote principal pós-chave do interruptor de luz"
22- dois fios pretos c/ lista azul------ligar o outro fio do reed esquerdo e o outro fio do reed direito  

Considerações: de fato, não faz diferença a permuta na ligação entre os sensores de porta (dianteiras ou traseiras), capô e porta-malas. São apenas sensores-interruptores que sempre que forem acionados com o alarme já armado, provocarão disparo da sirene, ativação dos piscas e bloqueio do veículo.
Também não faz diferença se você tem ou não o chaveirinho original que aciona o alarme, pois qualquer imã faz o serviço. Entretanto, a desativação definitiva do alarme só se faz possível ao ser ligada a ignição. Uma vez armado o alarme, o desarme com o imã é temporário e dura cerca de 15 segundos, tempo para o usuário entrar no carro e acionar a ignição.
O que é "reed"? Reed é o termo que usei para designar os sensores magnéticos que ficam nas extremidades do parabrisas, servindo para armar e desarmar (temporariamente) o alarme.

Troubleshooting do alarme:
"Meu alarme não está armando quando passo um imã no sensor do parabrisas. E agora?"

- Comece olhando para a instalação do rádio no painel. SEMPRE que um dos sensores (portas, capô, porta-malas e do rádio) indicar acionamento, o alarme não arma. Em outras palavras, se ao menos uma porta estiver aberta ou o porta-malas estiver aberto ou o capô estiver aberto ou o rádio (original) não estiver no lugar, o alarme não armará. Se o rádio foi trocado por um som mais moderno, pode apostar que o instalador desativou o fio do sensor anti-furto do rádio. Até mesmo quem está com um rádio original de opala pode estar com este fio cortado dentro do painel. Para ter certeza, é necessário inspecionar o chicote atrás do radio, dentro do painel.
Caso não seja importante ao dono monitorar o anti-furto do rádio ou o problema não pôde ser solucionado, desative o monitoramento anti-furto do rádio ligando o fio 10 (marrom com lista branca) no fio 17 (marrom) com o alarme conectado no chicote. Agora passe o imã no reed e espere 15 segundos, abrindo a porta após. O alarme deve disparar.
Se não disparar, começe a verificar se os fios que chegam nos sensores de portas, capô e porta-malas são originais. Algum instalador pode ter cortado o fio original destes sensores para ligar um outro alarme anti-furto.
Se o alarme aciona os piscas mas a sirene não toca: sugiro alimentar o fio 12 (vermelho) com o positivo 12V, e o 11 (roxo com lista branca) no negativo (aterrar na carroceria). Se a sirene tocar, o módulo tem algum problema. Se não tocar, é a sirene mesmo. Note que a sirene tem três fios: o vermelho é positivo e o preto e o azul devem estar no negativo para que haja o acionamento. Como o fio preto não é nenhum dos fios do chicote do alarme, ele já é aterrado em outro lugar do veículo (provavelmente debaixo do painel). O melhor mesmo é poder retirar a sirene para teste, mas normalmente isto não é possível, pois o conector fica em local inacessível debaixo do painel do carro.
Se a sirene foi testada e funciona e ainda assim o alarme não arma, verifique se os reeds no parabrisas estão conectados. Os dois fios pretos que saem dos reeds terminam em conectores que ficam no "pé" da coluna "A", na base do parabrisas, debaixo do painel, não sendo necessário arrancar forração para ter acesso. Para testar se os reeds estão defeituosos, ponha as duas pontas de prova de um multímetro uma em cada fio do reed com o multímetro na escala mínima de resistência e passe um imã no reed. Se o reed está funcionando, a resistência sai do infinito e cai quase a zero no momento que o imã está no sensor.

"Não tenho mais os reeds no parabrisas do meu carro, pois o dono anterior tirou. E agora?"
Não se desespere. Os reeds não foram usados apenas em alarmes anti-furto. Também foram e ainda são usados em automatização de portões basculantes verticais como os da PPA ( www.ppa.com.br ). Entre em contato com os pangarés da PPA e implore que lhe vendam um par desses ou então vá até um serralheiro e encomende a compra através dele com a PPA. Isto se faz necessário porque a PPA não vende para pessoa física, só para pessoa jurídica. É claro que o reed da PPA não é idêntico ao que vinha no opala. O da PPA tem um parafusinho, mas não faz diferença. Um pouquinho de silicone e o sensor estará colado no parabrisas.

Figura 8: foto do "reed" da PPA em um portão basculante vertical de fuso.

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por thiago.santiago em Ter 20 Maio - 21:14:16

caso eu queira tirar a central do alarme, visto que no meu nao é utilizado o alarme em nada. como posso fazer para o carro continuar funcionando? pois meu carro esta com fuga de bateria e estamos investigando.

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 315

Mensagem por renato732 em Qua 21 Maio - 9:18:20

Só pra acrescentar, os reed tem pra vender em qualquer loja de eletrônica. Se não me engano custam R$ 0,50.
É só pedir por "Reed Switch".

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qua 28 Maio - 3:01:12

Fernando Diplo 91 escreveu:
opala4cc escreveu:

Pinduca do Bagre:

O positron (cyber TX) que está no meu comodoro 92, quando instalei, me lembrei que tive de mexer no circuito atrás do botão que acende a luz do teto. Infelizmente, para lembrar do que fiz, teria de soltar a coluna da direção, soltar o painel e puxá-lo para ver... é uma mão-de-obra! Principalmente por causa das 4 porcas que ficam atrás do painel de instrumentos!
Se eu tiver de tirar o painel no futuro, aproveito para ver as ligações elétricas que fiz e posto aqui.

Amigo, boa noite! Estou corrigindo a instalação de um pósitron FX no meu Diplo 1991, porém ainda não encontrei os fios na caixa de fusíveis/relés para ligar os fios cinza (setas) do módulo do alarme, pra vcs terem uma idéia, o antigo dono teve a "manha" de puxar fios pra ligar nas setas lá na dianteira, imagina a bagaceira que tava o cofre do motor, com fios pra tudo quanto é lado (aff)... agora tirei tudo e quero ligar as setas nos fios internos no veículo, que é o correto né..

Caro Fernando:

Se você ainda não ligou os fios das setas: normalmente os instaladores não ligam lá na caixa de fusíveis o fio do módulo (se não me engano, são dois fios) que vai para as setas do carro. Normalmente, eles "pescam" estes fios no cabo multiveias que sai da chave seta na coluna da direção do carro. A cor dos fios das setas varia um pouco de acordo com o ano do carro (inclusive o número de fios da chave seta). Mas para achar quais são os fios das setas, inicie localizando o cabo multiveias debaixo da coluna da direção. Acione a chave seta para um dos lados, aterre na carroceria uma das pontas de prova do multímetro e a outra ponta de prova vá encostando fio por fio do cabo multiveias. O multímetro deve estar ajustado para a escala 12V DC (ou a mais próxima disto, acima de 12V DC). O fio correto é aquele em que a voltagem oscilar um bocado, de acordo com o liga-desliga das lâmpadas. Já vi instaladores pescarem os fios da chave seta lá no relé do pisca alerta. Entretanto, pelo que vi, seu opala é um 91/92. A caixa de fusíveis nestes dois últimos anos de opala é bem ruim de mexer/desmontar para "pescar" fio do relé do pisca-alerta, já que este relé nestes opalas fica anexado à caixa de fusíveis. Não sei se compensa pegar ali. A vantagem é que dificulta pro marginal localizar os fios não-originais que levam ao módulo positron. Outra alternativa é você usar o esquema que postei identificando os fios do conector do alarme original do carro: você pode "pescar" ali naquele conector, os fios das chaves seta, bem como de outros dispositivos requeridos pelo positron.

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil

Mensagem por Falves em Qui 29 Maio - 13:40:18

opala4cc escreveu:

Caro Fernando:

Se você ainda não ligou os fios das setas: normalmente os instaladores não ligam lá na caixa de fusíveis o fio do módulo (se não me engano, são dois fios) que vai para as setas do carro. Normalmente, eles "pescam" estes fios no cabo multiveias que sai da chave seta na coluna da direção do carro. A cor dos fios das setas varia um pouco de acordo com o ano do carro (inclusive o número de fios da chave seta). Mas para achar quais são os fios das setas, inicie localizando o cabo multiveias debaixo da coluna da direção. Acione a chave seta para um dos lados, aterre na carroceria uma das pontas de prova do multímetro e a outra ponta de prova vá encostando fio por fio do cabo multiveias. O multímetro deve estar ajustado para a escala 12V DC (ou a mais próxima disto, acima de 12V DC). O fio correto é aquele em que a voltagem oscilar  um bocado, de acordo com o liga-desliga das lâmpadas. Já vi instaladores pescarem os fios da chave seta lá no relé do pisca alerta. Entretanto, pelo que vi, seu opala é um 91/92. A caixa de fusíveis nestes dois últimos anos de opala é bem ruim de mexer/desmontar para "pescar" fio do relé do pisca-alerta, já que este relé nestes opalas fica anexado à caixa de fusíveis. Não sei se compensa pegar ali. A vantagem é que dificulta pro marginal localizar os fios não-originais que levam ao módulo positron. Outra alternativa é você usar o esquema que postei identificando os fios do conector do alarme original do carro: você pode "pescar" ali naquele conector, os fios das chaves seta, bem como de outros dispositivos requeridos pelo positron.

Caro Opala4cc, desde já meus agradecimentos pela suas considerações. Na verdade era pra eu ter dado um retorno aqui no fórum. Com base no esquema que vc postou aqui, acabei ligando nos fios dos pinos 3 e 4 do módulo do alarme! Ficou perfeito, tanto na função ativar/desativar, quanto na função "localização" do Pósitron!
Realmente o meu é um 1991, e fiquei num receio danado de pescar os sinais ali da caixa de fusíveis.
Muito obrigado pela sua ajuda, pois através dela resolvi meu problema, e agora, estou pra habilitar o alarme original, com base nela!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qui 29 Maio - 19:28:35

opala4cc escreveu:

Caro Fernando:

Se você ainda não ligou os fios das setas: normalmente os instaladores não ligam lá na caixa de fusíveis o fio do módulo (se não me engano, são dois fios) que vai para as setas do carro. Normalmente, eles "pescam" estes fios no cabo multiveias que sai da chave seta na coluna da direção do carro. A cor dos fios das setas varia um pouco de acordo com o ano do carro (inclusive o número de fios da chave seta). Mas para achar quais são os fios das setas, inicie localizando o cabo multiveias debaixo da coluna da direção. Acione a chave seta para um dos lados, aterre na carroceria uma das pontas de prova do multímetro e a outra ponta de prova vá encostando fio por fio do cabo multiveias. O multímetro deve estar ajustado para a escala 12V DC (ou a mais próxima disto, acima de 12V DC). O fio correto é aquele em que a voltagem oscilar  um bocado, de acordo com o liga-desliga das lâmpadas. Já vi instaladores pescarem os fios da chave seta lá no relé do pisca alerta. Entretanto, pelo que vi, seu opala é um 91/92. A caixa de fusíveis nestes dois últimos anos de opala é bem ruim de mexer/desmontar para "pescar" fio do relé do pisca-alerta, já que este relé nestes opalas fica anexado à caixa de fusíveis. Não sei se compensa pegar ali. A vantagem é que dificulta pro marginal localizar os fios não-originais que levam ao módulo positron. Outra alternativa é você usar o esquema que postei identificando os fios do conector do alarme original do carro: você pode "pescar" ali naquele conector, os fios das chaves seta, bem como de outros dispositivos requeridos pelo positron.

Caro Opala4cc, desde já meus agradecimentos pela suas considerações. Na verdade era pra eu ter dado um retorno aqui no fórum. Com base no esquema que vc postou aqui, acabei ligando nos fios dos pinos 3 e 4 do módulo do alarme! Ficou perfeito, tanto na função ativar/desativar, quanto na função "localização" do Pósitron!
Realmente o meu é um 1991, e fiquei num receio danado de pescar os sinais ali da caixa de fusíveis.
Muito obrigado pela sua ajuda, pois através dela resolvi meu problema, e agora, estou pra habilitar o alarme original, com base nela!

De nada. Estamos aí.  cheers 

Claudenir
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 216
Modelo do carro : Opala SS4 75 Branco
Cilindros : 4cc

Mensagem por Claudenir em Sex 30 Maio - 6:32:03

Olá pessoal, eu sempre gostei do alarme do Astra, dispara na buzina, e o acionamento apenas nas setas, sabem me dizer se já existe alarme positrom com essas funções? Pretendo instalar um assim no meu opala, mais no interior é soda pra encontrar essas coisas.
Ps: desculpa se eu estiver postando no lugar errado, mais procurei e não encontrei nada dese tipo no fórum.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Maio - 9:23:39

Claudenir escreveu:Olá pessoal, eu sempre gostei do alarme do Astra, dispara na buzina, e o acionamento apenas nas setas, sabem me dizer se já existe alarme positrom com essas funções? Pretendo instalar um assim no meu opala, mais no interior é soda pra encontrar essas coisas.
Ps: desculpa se eu estiver postando no lugar errado, mais procurei e não encontrei nada dese tipo no fórum.

Se você se refere ao acionamento silencioso, quando o alarme apenas dá uma piscada nas setas, é uma função que existe em praticamente todos os alarmes de hoje: FKS, SISTEC, POSITRON, TOPPPO, DEFENDER, etc...
Se você vai comprar um positron cyber px, recomendo, ao invés dele, este alarme aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557264726-alarmes-automotivo-toppo-p-50-com-afastamento-by-motorola-_JM

O "toppo P-50" faz EXATAMENTE a mesma coisa que o positron cyber PX de última geração (tem a função afastamento, anti-assalto por abertura de porta, etc...), é mais barato e, na minha opinião, mais confiável e versátil. Mas confiável porque se você ficar mais de um mês sem apertar os botões do controle, ele não desativa o controle automaticamente. Mais versátil porque você pode programar QUALQUER um dos dois controles remotos que vêm com o alarme para controlar a função afastamento (coisa que o positron não permite). Isso sem contar que é mais barato obter o controle remoto avulso. E você também pode fazer o download - caso necessário no futuro - do manual do alarme. Infelizmente, a empresa não tem a projeção nacional que tem a positron. Ela fica (se não me engano, em Curitiba), Mas para vocês terem uma idéia, a positron fabrica seus produtos na zona franca de manaus com todos os incentivos e isenções fiscais que a lei permite. Ainda assim, os positrons são os mais caros do mercado.

Claudenir
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Claudenir em Sex 30 Maio - 17:51:49

Opa valeu a dica amigão! Esse vendedor alguém pode indicar como confiável?

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sex 30 Maio - 18:07:05

Claudenir escreveu:Opa valeu a dica amigão! Esse vendedor alguém pode indicar como confiável?

Mercadopago, meu caro. Pergunte previamente se o vendedor aceita mercadopago e qual o custo de envio para seu CEP. Eu comprei direto da fábrica, depositando dinheiro na conta do fabricante. Saiu mais barato mas veio sem nota fiscal.

Claudenir
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Claudenir em Sex 30 Maio - 18:09:29

opala4cc escreveu:
Claudenir escreveu:Opa valeu a dica amigão! Esse vendedor alguém pode indicar como confiável?

Mercadopago, meu caro. Pergunte previamente se o vendedor aceita mercadopago e qual o custo de envio para seu CEP. Eu comprei direto da fábrica, depositando dinheiro na conta do fabricante. Saiu mais barato mas veio sem nota fiscal.

Passa o contato da fábrica aí irmão!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sab 31 Maio - 0:03:21

Claudenir escreveu:
opala4cc escreveu:

Passa o contato da fábrica aí irmão!

Não tenho mais, pois não guardei. Mas consegui, na época, pesquisando no google. No website deles tem o endereço e um 0800 para contato:
http://www.toppoalarmes.com.br/

Mas em termos de garantia de recebimento, acho que comprar do mercadolivre através do mercadopago é mais confiável.

Este é o link para o guia do usuário e de instalação do P-50:
http://www.toppoalarmes.com.br/pdfs/P50_manual_toppo.pdf

Mais uma coisa: quem já tem um alarme positron cyper PX, FX, TX em diante com aquele controle remoto de três botões pequeno, sabe que ele se estraga com o tempo. A superfície de contato elétrico dos botões dele vão gastando e a reposição do controle não é barata. É só olhar os preços do controle remoto positron avulso. Agora, dê uma olhada no controle remoto toppo P-50:
[img][/img]
Figura 1: o controle remoto toppo P-50.

[img][/img]
Figura 2: o controle remoto toppo P-50 por dentro, com ênfase nos botões de acionamento.

Como pode ser visto na figura 2, as setas indicam o local aonde estão os botões. Estes botões são de qualidade muito superior aos botões do positron. Se por ventura estragarem, podem ser dessoldados e repostos por novos, não havendo a necessidade de comprar um outro controle.

VitorGaucho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E 89.
Cilindros : 4

Mensagem por VitorGaucho em Qua 15 Jun - 21:48:40

Fala pessoal, buenas!
Sou membro deste fórum há algum tempo; no entanto, é meu primeiro tópico.
Antes de mais nada gostaria de parabenizar a comunidade pelo espírito de ajuda mútua e cooperação que existe aqui.
Tenho uma Caravan Comodoro 89 4CC a qual tem o alarme original em pleno funcionamento. No entanto, tive que trocar a sirene pois a original dela estava toda estropiada. A dúvida é a seguinte: tem jeito de mudar o som da sirene? Minha sirene atual tem o código que começa com 93 e termina com 666, o resto eu esqueci. risos. Mas enfim; o som original dela, pelo que eu me lembre, é diferente do som que toca na sirene da minha Caravan quando a mesma dispara o alarme. Parece um som proveniente de alarmes mais modernos, não é o "piii piii piiii"característico da sirene original dos modelos até 1991 equipados com este alarme. Li em algum lugar que essa sirene tem três ou quatro tipos de som diferente e, se for assim, a minha tá programada pra tocar um som diferente do original. Minha pergunta é: alguém sabe como faço para mudar este som e fazer ela tocar aquele som clássico? Lembrando que não entendo nada de elétrica; então, explicação detalhada nunca é demais. risos.
É isso, turma. Deixo um forte abraço a todos e, desde já, sou extremamente grato por qualquer ajuda.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qui 16 Jun - 11:00:43

VitorGaucho escreveu:Fala pessoal, buenas!
Sou membro deste fórum há algum tempo; no entanto, é meu primeiro tópico.
Antes de mais nada gostaria de parabenizar a comunidade pelo espírito de ajuda mútua e cooperação que existe aqui.
Tenho uma Caravan Comodoro 89 4CC a qual tem o alarme original em pleno funcionamento. No entanto, tive que trocar a sirene pois a original dela estava toda estropiada. A dúvida é a seguinte: tem jeito de mudar o som da sirene? Minha sirene atual tem o código que começa com 93 e termina com 666, o resto eu esqueci. risos. Mas enfim; o som original dela, pelo que eu me lembre, é diferente do som que toca na sirene da minha Caravan quando a mesma dispara o alarme. Parece um som proveniente de alarmes mais modernos, não é o "piii piii piiii"característico da sirene original dos modelos até 1991 equipados com este alarme. Li em algum lugar que essa sirene tem três ou quatro tipos de som diferente e, se for assim, a minha tá programada pra tocar um som diferente do original. Minha pergunta é: alguém sabe como faço para mudar este som e fazer ela tocar aquele som clássico? Lembrando que não entendo nada de elétrica; então, explicação detalhada nunca é demais. risos.
É isso, turma. Deixo um forte abraço a todos e, desde já, sou extremamente grato por qualquer ajuda.

Vitor:

No chip UM3561, o tipo de som da sirene é selecionado de acordo com as ligações dos seus terminais. Acredito que você não vai querer um alarme com som de metralhadora de brinquedo, assim os outros sons disponíveis são ambulância, carro de polícia e bombeiros. O UM3561 foi originalmente desenhado para equipar brinquedos, por isso 90% do circuito da sirene é amplificador de som. Tudo que é necessário fazer é mexer nas ligações do tal chip. Todas as sirenes vinham com a mesma seleção de som. Eu também notei diferenças nesse som do alarme entre modelos diferentes de carro que usam o mesmo chip de sirene de alarme, apesar do número GM da sirene ser outro. Acredito que essa diferença no som se dá por diferenças no circuito amplificador de som.
Se você pretende mudar esse som e não entende nada de eletrônica, fica inviável. É necessário abrir a sirene para acessar o chip e fazer soldas com o ferro de solda. Essas soldas exigem alguma perícia. Para abrir a sirene, é necessário rebentar capinhas que vão na cabeça dos parafusos que fecham a carcaça da sirene. Isso compromete a estanqueidade, que é vital para evitar a entrada de água no dispositivo. Por isso, posteriormente é necessário fechar com silicone os furos por onde foram apertados os parafusos de fechamento da carcaça da sirene.
Se você arranjar alguém para fazer as soldas para você, recomendo que o chip seja soquetado no placa e, em cima do soquete, sejam feitas as novas ligações (evitando-se assim danos às trilhas no waffer do circuito).
De qualquer forma, aqui vão as informações necessárias:

O Som padrão de todas as sirenes que abri até hoje é "ambulância", onde o pino SEL2 não é conectado e o pino SEL1 é conectado no pino VSS.

VitorGaucho
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por VitorGaucho em Qui 16 Jun - 11:12:18

Opala4CC, muito obrigado pela ajuda. Aliás gostaria de parabenizar-te pelo amplo conhecimento no ramo. Quanto a minha sirene, ela parou de funcionar hoje. Fui reclamar do som dela, agora fiquei sem. risos. A placa dela já havia sido trocada, acho que vou comprar outra, vamos ver o que acontece. Quanto ao som que procuro, é este do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=pnD_AefE0lM

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7893
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qui 16 Jun - 11:56:38

Esse aí é o som do alarme original do Opala tb?

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qui 16 Jun - 12:12:35

VitorGaucho escreveu:Opala4CC, muito obrigado pela ajuda. Aliás gostaria de parabenizar-te pelo amplo conhecimento no ramo. Quanto a minha sirene, ela parou de funcionar hoje. Fui reclamar do som dela, agora fiquei sem. risos. A placa dela já havia sido trocada, acho que vou comprar outra, vamos ver o que acontece. Quanto ao som que procuro, é este do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=pnD_AefE0lM

Bem, já que a placa já havia sido trocada, o mais provável é que tenha entrado água no circuito. Eu abriria a sirene no lugar mesmo e, dependendo do estado, pulverizaria um wd40 na placa. Se funcionar de novo, fecharia a carcaça e vedaria com silicone.
O som das sirenes de opala que ouvi tinha o beep um pouco mais frequente e em dois tons:

Ah, o erro de grafia não é meu, tá?

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qui 16 Jun - 12:15:38

Rubão6cc escreveu:Esse aí é o som do alarme original do Opala tb?

Não, não é. Esse é do monza. O do opala é esse que tá no vídeo que anexei na mensagem anterior (pelo menos nos opalas 91 a 92). A não ser que a gm tenha mudado, a partir de algum ano de fabricação da linha opala...

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qui 16 Jun - 12:18:59

O meu ainda possuí o módulo original e a fiação...só foi trocada a sirene e instalado um alarme Positron em cima do original..tenho medo da qualidade desses alarmes originais haja visto o quanto é raro ver um funcionando atualmente...por isso não penso em botar pra funcionar de novo.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qui 16 Jun - 12:31:57

Rubão6cc escreveu:O meu ainda possuí o módulo original e a fiação...só foi trocada a sirene e instalado um alarme Positron em cima do original..tenho medo da qualidade desses alarmes originais haja visto o quanto é raro ver um funcionando atualmente...por isso não penso em botar pra funcionar de novo.

A qualidade do alarme original é muito boa. O que não é boa é a eficácia. E eles deixam de funcionar porque o pessoal tira o rádio original e não aterra o fio do sensor do alarme que detecta tentativa de furto do aparelho original. Daí, o alarme não arma mais.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qui 16 Jun - 12:59:23

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:O meu ainda possuí o módulo original e a fiação...só foi trocada a sirene e instalado um alarme Positron em cima do original..tenho medo da qualidade desses alarmes originais haja visto o quanto é raro ver um funcionando atualmente...por isso não penso em botar pra funcionar de novo.

A qualidade do alarme original é muito boa. O que não é boa é a eficácia. E eles deixam de funcionar porque o pessoal tira o rádio original e não aterra o fio do sensor do alarme que detecta tentativa de furto do aparelho original. Daí, o alarme não arma mais.

scratch study

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Qui 16 Jun - 16:38:16

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:

scratch study

Tradução: é ineficaz porque bloqueia o carro no motor de partida e também porque qualquer pessoa com um imã pode invadir o habitáculo sem o disparo do alarme por 15 segundos. Com 15 segundos de prazo, entra-se no carro e puxa-se o conector do chicote do alarme no módulo, debaixo do painel. A partir daí, é só fazer o bypass no chicote. Além disso, não tem monitoramento por ultrassom.

VitorGaucho
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por VitorGaucho em Qui 16 Jun - 17:24:53

Opala4CC, até 1991 Chevette, Kadett, Monza e Opala que saíam com alarme magnético de fábrica vinham com a sirene que tocava o som que é ouvido no vídeo do Monza cujo link eu postei acima. A partir de 1992 o som mudou para o que tu te referiste, certamente deve ter mudado a sirene também e, pelo que já andei pesquisando, até 91 era uma sirene com 3 fios, de 92 pra frente era outra com 4. De repente essa com 4 fios e beeps duplos saiu em alguns modelos 91, mas eu nunca ouvi. Até 91 eu sempre ouvi a com o beep simples. Mas enfim, agora minha Caravan está sem alarme de novo, oh vida! Pior que eu fui fazer graça hoje e passei o chaveiro no vidro pra me gabar que tinha um carro com alarme original funcionando para um amigo, mas nada feito, me lasquei! risos. Tudo bem, já estou comprando outra sirene, logo a Zuba (nome carinhoso pelo qual é conhecida minha Caravan) vai ter alarme de fábrica funcionando outra vez. Certamente terá junto algum Positron ou um outro que tu recomendaste aqui no fórum para segurança, mas manterei o original funcionando porque é um charme a parte. Aliás esqueci o nome do alarme que tu recomendaste como concorrente a altura do Positron... bah não lembro mesmo o nome. Vou dar uma pesquisada por aqui e logo buscarei um para equipar minha menina juntamente com o alarme de fábrica. Abraço e muito obrigado.

Black
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 591
Modelo do carro : Diplomata SE 88
Cilindros : 6

Mensagem por Black em Sex 17 Jun - 14:24:56

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:

scratch study

Tradução: é ineficaz porque bloqueia o carro no motor de partida e também porque qualquer pessoa com um imã pode invadir o habitáculo sem o disparo do alarme por 15 segundos. Com 15 segundos de prazo, entra-se no carro e puxa-se o conector do chicote do alarme no módulo, debaixo do painel. A partir daí, é só fazer o bypass no chicote. Além disso, não tem monitoramento por ultrassom.

Opala4cc este bloqueio que você informa no motor de arranque, já testou alguma vez, por acaso quando esta bloqueado o motor de arranque tenta girar e não consegue, apenas da um estalo, ou ele nem tenta girar..
Pergunto isso por que revisei meu motor de arranque a 3 meses, o cara usou só a carcaça, induzido, escova,bendiz tudo novo...e simplesmente o carro não esta ligando, ja coloquei a bateria do meu irmao e mesma coisa, pensei então que saiu fora de ponto, mas dae na tentativa de ligar hora o alarme parecia que estava acionado hora não, e ele tem o controle bem antigo, ele tem um dispostivo tipo sirene pequeno do lado esquerdo passando por dentro do forro da coluna e do lado direito uma placa com o led também pelo forro da coluna, não sei se é original, talvez não seja mais nesse tópico vi o pessoal falando que colocam outro usando partes do original..
Resumindo consegue me dizer se e de fácil identificação de algum fio do alarme que possa estar cortando meu motor de arranque, gostaria de remover para testar..

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Sex 17 Jun - 14:39:17

Black escreveu:
opala4cc escreveu:

Opala4cc este bloqueio que você informa no motor de arranque, já testou alguma vez, por acaso quando esta bloqueado o motor de arranque tenta girar e não consegue, apenas da um estalo, ou ele nem tenta girar..
Pergunto isso por que revisei meu motor de arranque a 3 meses, o cara usou só a carcaça, induzido, escova,bendiz tudo novo...e simplesmente o carro não esta ligando, ja coloquei a bateria do meu irmao e mesma coisa, pensei então que saiu fora de ponto, mas dae na tentativa de ligar hora o alarme parecia que estava acionado hora não, e ele tem o controle bem antigo, ele tem um dispostivo tipo sirene pequeno do lado esquerdo passando por dentro do forro da coluna e do lado direito uma placa com o led também pelo forro da coluna, não sei se é original, talvez não seja mais nesse tópico vi o pessoal falando que colocam outro usando partes do original..
Resumindo consegue me dizer se e de fácil identificação de algum fio do alarme que possa estar cortando meu motor de arranque, gostaria de remover para testar..

Esse bloqueio do motor de partida faz com que o motor de partida não dê sinal de vida. Se o seu motor de partida ainda dá algum giro ou dá o estalo do núcleo do automático sendo atraído pelos enrolamentos, para determinar qual o problema no seu opala você precisa começar pelo uso do multímetro. Há casos em que o módulo do alarme original provoca desligamento permantente da ignição (luzes do painel e partida), quando determinada trilha se rompe na placa de circuito do módulo de alarme original.
Estar fora de ponto também pode ser uma possibilidade no seu carro.
Sobre o alarme que está instalado no carro, posso dizer que o original do opala não tinha LED. Esse negócio de colocar outro alarme usando partes do original você deve perguntar para quem fez... Mas dificilmente alguém vai poder solucionar problemas na instalação do alarme não-original se você não tiver algum conhecimento do multímetro.

Black
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 591
Modelo do carro : Diplomata SE 88
Cilindros : 6

Mensagem por Black em Sex 17 Jun - 14:47:33

opala4cc escreveu:
Black escreveu:

Esse bloqueio do motor de partida faz com que o motor de partida não dê sinal de vida. Se o seu motor de partida ainda dá algum giro ou dá o estalo do núcleo do automático sendo atraído pelos enrolamentos, para determinar qual o problema no seu opala você precisa começar pelo uso do multímetro. Há casos em que o módulo do alarme original provoca desligamento permantente da ignição (luzes do painel e partida), quando determinada trilha se rompe na placa de circuito do módulo de alarme original.
Estar fora de ponto também pode ser uma possibilidade no seu carro.
Sobre o alarme que está instalado no carro, posso dizer que o original do opala não tinha LED. Esse negócio de colocar outro alarme usando partes do original você deve perguntar para quem fez... Mas dificilmente alguém vai poder solucionar problemas na instalação do alarme não-original se você não tiver algum conhecimento do multímetro.

Obrigado pela explicação, de fato motor de arranque aciona, pensei que podia ter associação alarme desconfigurado com o motor de arranque que foi refeito do zero...
Vou ter que conferir polia e distribuidor final de semana e arrumar multimetro para motor de aaranque, bateria etc...
com relação ao alarme vou remover tudo e instalar outro...

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil

Mensagem por gilmareu em Dom 3 Jul - 17:32:29

opala4cc escreveu:Obrigado pelo elogio, rmoreira. Eu estava com medo de ter postado na seção errada, já que depois de postar, vi que existe uma seção dedicada à parte elétrica do opala. No final, o que escrevi estava mais para parte elétrica do que para "faça você mesmo".
Você tem certeza de que o número GM da sua central é esse mesmo (52277585)? No catálogo de peças, este número de peça não existe... Fiquei curioso: será que existe um terceiro tipo de placa CI de alarme que serve em opala?
Tenho 4 desses malditos módulos aqui e nenhum deles parece funcionar. Passo o chaveirinho no párabrisas, onde fica o sensor e nada! Por acaso o CI 40169 é o chip onde está escrito "SD74HC240E"?

Ressuscitando o tópico, o meu tb é final 52277585, agora estou estudando este tópico para ressuscitar também o meu alarme original.

De primeira, pude ver que os fios que vão para o motor de arranque não estão lá ligados no alarme e que a sequência de fios (pelo menos as cores) parecem bater com o que o Opala4cc falou.

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 551
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2

Mensagem por LipCamaro em Dom 3 Jul - 18:33:52

Alarme original não é confiável porque se virar a chave de ignição, já desliga ele.

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3684
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......

Mensagem por tcheco 8687 em Dom 3 Jul - 19:24:44

CLARO que fica original...mas tem alarmes melhores a venda,
se for por segurança pense com calma

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Dom 3 Jul - 23:00:23

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:Obrigado pelo elogio, rmoreira. Eu estava com medo de ter postado na seção errada, já que depois de postar, vi que existe uma seção dedicada à parte elétrica do opala. No final, o que escrevi estava mais para parte elétrica do que para "faça você mesmo".
Você tem certeza de que o número GM da sua central é esse mesmo (52277585)? No catálogo de peças, este número de peça não existe... Fiquei curioso: será que existe um terceiro tipo de placa CI de alarme que serve em opala?
Tenho 4 desses malditos módulos aqui e nenhum deles parece funcionar. Passo o chaveirinho no párabrisas, onde fica o sensor e nada! Por acaso o CI 40169 é o chip onde está escrito "SD74HC240E"?

Ressuscitando o tópico, o meu tb é final 52277585, agora estou estudando este tópico para ressuscitar também o meu alarme original.

De primeira, pude ver que os fios que vão para o motor de arranque não estão lá ligados no alarme e que a sequência de fios (pelo menos as cores) parecem bater com o que o Opala4cc falou.

De 88 a 92, toda a fiação do alarme do opala é padronizada nas cores.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Dom 3 Jul - 23:01:43

Obviamente que o colega quer apenas restaurar a funcionalidade de umitem original. Nada de mais. Ele tem outro alarme mais moderno no carro.

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 551
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2

Mensagem por LipCamaro em Dom 3 Jul - 23:47:17

Já salvei a aula do opala4cc

Conteúdo patrocinado