Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

22 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

opala4cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10395)
 
Rubão6cc (9750)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8508)
 
100 (7771)
 

Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Compartilhe
avatar
leorodrigues80
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 148
Idade : 37
Localização : Itajubá - Sul de Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan Diplomata 4100/S Turbo, Câmbio Clarck 260F 4 marchas, 1987/1987, Alcool/Gasolina, Injeçao Eletronica Fueltech FT300, rodas do Diplomata 92, Azul Petróleo.
Cilindros : 6 cilindros


Data de inscrição : 25/08/2009

Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por leorodrigues80 em Qua 24 Mar - 19:25:54

Amigos, boa noite. Gostaria de saber duas coisas sobre regulagem de válvulas...
1º Qual deve ser a medida correta da folga ao regular uma válvula de motor 6cc (4.1/S), considerando que tenho em mãos, um conjunto de lâminas de calibração?
2° Ao apertar as porcas dos balancins, devo parar de apertar? Basta apertar até que a lamina de calibração passe justa ou livre?
Abraços
avatar
Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3113
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por Müller em Qua 24 Mar - 19:30:28

Tá usando tuchos mecãnicos ou hidráulicos? Se forem mecânicos tem q ver qual a folga correta de acordo com o seu motor (original, preparado....). Se forem hidráulicos, não tem regulagem; a folga é zero ajustada pelos próprios tuchos.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.

avatar
leorodrigues80
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 148
Idade : 37
Localização : Itajubá - Sul de Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan Diplomata 4100/S Turbo, Câmbio Clarck 260F 4 marchas, 1987/1987, Alcool/Gasolina, Injeçao Eletronica Fueltech FT300, rodas do Diplomata 92, Azul Petróleo.
Cilindros : 6 cilindros


Data de inscrição : 25/08/2009

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por leorodrigues80 em Qui 25 Mar - 13:48:45

Müller escreveu:Tá usando tuchos mecãnicos ou hidráulicos? Se forem mecânicos tem q ver qual a folga correta de acordo com o seu motor (original, preparado....). Se forem hidráulicos, não tem regulagem; a folga é zero ajustada pelos próprios tuchos.

Boa tarde Müller.
Meus tuchos são hidráulicos. Então, ao ajustar válvulas com tuchos hidráulicos, basta simplesmente apertar os balancins até que as varetas fiquem firmes no lugar (sem apertar demais)?
Posso fazer isso com o motor quente e em funcionamento ou deve estar frio e desligado?
Abraços
avatar
BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por BANDIT em Qui 25 Mar - 17:14:16

leorodrigues80 escreveu:
Müller escreveu:Tá usando tuchos mecãnicos ou hidráulicos? Se forem mecânicos tem q ver qual a folga correta de acordo com o seu motor (original, preparado....). Se forem hidráulicos, não tem regulagem; a folga é zero ajustada pelos próprios tuchos.

Boa tarde Müller.
Meus tuchos são hidráulicos. Então, ao ajustar válvulas com tuchos hidráulicos, basta simplesmente apertar os balancins até que as varetas fiquem firmes no lugar (sem apertar demais)?
Posso fazer isso com o motor quente e em funcionamento ou deve estar frio e desligado?
Abraços

Amigo tuchos hidráulicos não se regula ....eles se alto regulam ......agora se vc. está escutando barulho de válvulas é porque está com tuchos descarregados então a solução é substitui-los por novos ...se vc. aperta as porcas de valvulas por alguns dias o barulho diminui mas dai volta até mais forte e o carro perde rendimento..............
avatar
leorodrigues80
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 148
Idade : 37
Localização : Itajubá - Sul de Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan Diplomata 4100/S Turbo, Câmbio Clarck 260F 4 marchas, 1987/1987, Alcool/Gasolina, Injeçao Eletronica Fueltech FT300, rodas do Diplomata 92, Azul Petróleo.
Cilindros : 6 cilindros


Data de inscrição : 25/08/2009

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por leorodrigues80 em Qui 25 Mar - 17:20:36

Bandit, boa noite.
Não estou ouvindo barulhos no meu motor, graças a Deus. É apenas curiosidade.
Graças a Deus meu motor é hiper silencioso.
Abraços
avatar
BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por BANDIT em Qui 25 Mar - 17:29:35

Então XEQUE-MATE meu jovem vc. está com tuchos hidráulicos em excelente estado !!!! e se alguém quiser passa uma lâmina neles pule fora .....
Tucho hidráulico é pura comodidade .....quando o carro fica bastante tempo sem ligar vc. escuta um barulhinho de válvula batendo e logo depois para, é normal é o tucho que descarrego e logo em seguida com a lubrificação carregou e acabou o barulhinho ....
avatar
Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3113
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por Müller em Qui 25 Mar - 17:42:33

Complementando: ao se apertar os balancins com tuchos hidráulicos, vc acaba por descarregá-los tbem. Ou seja, vc aperta, aperta e aperta e vai continuar criando folga e, pior, vc vai acabar deixando válvula presa.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.

avatar
leorodrigues80
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 148
Idade : 37
Localização : Itajubá - Sul de Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan Diplomata 4100/S Turbo, Câmbio Clarck 260F 4 marchas, 1987/1987, Alcool/Gasolina, Injeçao Eletronica Fueltech FT300, rodas do Diplomata 92, Azul Petróleo.
Cilindros : 6 cilindros


Data de inscrição : 25/08/2009

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por leorodrigues80 em Qui 25 Mar - 17:54:58

Então Müller, esta é minha duvida. Quando devo parar de apertar os balancins?
O que ja vi fazerem é o seguinte: Conforme se vai apertando os balancins, costuma-se ir verificando a folga das varetas dos tuchos. O que eu vejo por aí é apertarem os balancins até que essa folga das varetas tenha sumido... está correto isso?
E outra coisa: é correto fazer esse tipo de serviço com o motor em funcionamento?

Abraços
avatar
Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3113
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por Müller em Qui 25 Mar - 21:04:03

leorodrigues80 escreveu:Então Müller, esta é minha duvida. Quando devo parar de apertar os balancins?
O que ja vi fazerem é o seguinte: Conforme se vai apertando os balancins, costuma-se ir verificando a folga das varetas dos tuchos. O que eu vejo por aí é apertarem os balancins até que essa folga das varetas tenha sumido... está correto isso?
E outra coisa: é correto fazer esse tipo de serviço com o motor em funcionamento?

Abraços

Eu regulo as válvulas com o motor em funcionamento e na temperatura ideal. Deixo o motor funcionando até q atinja sua temperatura, desligo, desmonto o q tem q desmontar, cerco o cabeçote com panos (pq faz uma sujeira danada de óleo...), ligo o carro e vou apertando sempre de 1/8 a 1/8 de volta até q o som característico de válvulas batendo desapareçam.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.

avatar
leorodrigues80
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 148
Idade : 37
Localização : Itajubá - Sul de Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan Diplomata 4100/S Turbo, Câmbio Clarck 260F 4 marchas, 1987/1987, Alcool/Gasolina, Injeçao Eletronica Fueltech FT300, rodas do Diplomata 92, Azul Petróleo.
Cilindros : 6 cilindros


Data de inscrição : 25/08/2009

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por leorodrigues80 em Ter 30 Mar - 17:46:00

valeu pessoal. Obrigado pelas dicas.
Abraço a todos

Conteúdo patrocinado

Re: Regulagem de Vávulas de motor 6CC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sex 24 Nov - 4:27:00