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Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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Válvulas interferem no ponto ?

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ophala76
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Válvulas interferem no ponto ?

Mensagem por ophala76 em Sab 3 Abr - 21:59:50

Uma dúvida: quando se coloca o motor no ponto, a posição das válvulas de admissão e escape interferem no acerto do ponto exato ?

Ivo Filho
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Re: Válvulas interferem no ponto ?

Mensagem por Ivo Filho em Sab 3 Abr - 22:28:45

Relativamente sim.
Se vc estiver acertando o ponto com uma lampada, nao interferem não.
Se vc estiver fechando um motor ou instalando um distribuidor sim, sao a referencia para colocar o motor no ponto. segue o procedimento e vc vê se te ajuda:
retire a vela do primeiro cilindro, gire o motor até o pistão estar na parte mais alta do cilindro, use uma chave de fenda, mas cuidado para a chave nao jambrar e riscar o ciclindro. se o motor nao tiver helice vai precisar de mais uma pessoa para te ajudar, levante uma das rodas de tras, engate a 4º, ao virar a roda o motor vai girar tbm.
quando o cilindro estiver na parte mais alta, verifique se a marca da polia esta alinhada com o 0º. em seguida coloque uma mangueira com o mesmo diametro do furo da vela e sopre. Se o cilindro pressurizar o motor esta alinhado, se nao pressurizar e vc ouvir o ar sair pelo carburador ou escape, o motor esta 180º desalinhado, gire o motor até a marca da polia alinhar novamente e o pistao estiver na parte mais alta. sopre se agora nao vazar o motor esta alinhado, se vazar de novo, pode estar com valvula presa, ai vai ter de abrir a tampa de valvulas, mas vamos pensar que agora o motor esta alinhado e entao é a hora de alinhar o distribuidor.
é usual ao colocar o distribuidor vc deixar o martelete meio que voltado para o primeiro cilindro, até mesmo pq os cabos originais de vela do primeiro cilindro é bem curtinho.
Na ponta do martelete, tem um risco bem no meio dele. este risco vc vai alinhar com um risco que tem na borda do distribuidor, feito isso trave e de a partida, o carro vai pegar meio manco, pois esta regulado em 0º, coloque a manqueira do avanço, já é para dar uma melhorada, use a lampada de ponto e regule com 9º, acelere ate 3000 rpm, se estiver com 35 a 38 graus na lampada, teu carro esta no ponto. O bom depois é pegar uma subida engatar uma 4º e dar uma forçada para ver se nao vai ficar grilando, mas fasendo do jeito qu ete expliquei vai funcionar certinho...
bom, se for ver a relação das valvulas com o ponto do motor se resume em achar o 0º do motor.

sds


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Re: Válvulas interferem no ponto ?

Mensagem por Ayres@opala em Qui 5 Mar - 14:48:18

No livro do opala, para instalar o distribuidor, marca zero é o pms, dois traços (4°) antes em marcha lenta c/ tubo de vácuo desligado.
Na tabela bosch, 7 a 9° em marcha lenta.
Não entendo, se a régua de 0 a A posso deixar em 8° com a pistola, pergunto:
O que significa 4° antes? antes de que exatamente? da marca zero?
Afinal é dois traços antes da marca zero ou um traço antes da marca A?

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Re: Válvulas interferem no ponto ?

Mensagem por Tonho_RS em Qui 5 Mar - 15:11:40

Ayres@opala escreveu:No livro do opala, para instalar o distribuidor, marca zero é o pms, dois traços (4°) antes em marcha lenta c/ tubo de vácuo desligado.
Na tabela bosch, 7 a 9° em marcha lenta.
Não entendo, se a régua de 0 a A posso deixar em 8° com a pistola, pergunto:
O que significa 4° antes? antes de que exatamente? da marca zero?
Afinal é dois traços antes da marca zero ou um traço antes da marca A?

Amigo, cada marca corresponde a 2 graus, então para deixar a 4° antes da marca O, precisa deixar a marca da polia alinhada com a segunda marca antes do O. Nesse caso de "deixar antes do O", é apenas uma questão de interpretação (e pode confundir bastante), quando se fala em deixar "antes do zero" quer dizer que o "antes" seria entre a marca A e a marca O.

4 graus antes do O seria isso aqui (risco em vermelho):

| | A | | | | O | |

Nessa caso o ponto estaria adiantado em 4 graus.
A marca O é o PMS, ou seja, 0 graus, a marca A seria o equivalente a 10 graus adiantados.
Em carros a álcool essa régua é maior, tem uma marcação B (que seria 20 graus adiantado), pois o álcool trabalha mais adiantado.

Mas vou te dizer o seguinte, regular o ponto através de tabelas não funcionou muito para mim, sempre regulo de ouvido, essas tabelas foram feitas para serem aplicadas com a gasolina da época que era zero álcool. Mas se quiser fazer pela pistola, tente deixar entre 8 a 12 graus na gasolina) e 14 a 18 graus a álcool, ajuste o ponto e vá testando o carro, de umas voltas, veja o que fica melhor.

Outra coisa, opala 4 cil. sempre regular o ponto com o tubo de vácuo desligado, já no opala 6 cil. pode ser com o tubo de vácuo ligado. quando desligar o tubo de vácuo, tampe a ponta dele com um parafuso ou algo do tipo para não interferir na marcha lenta nem na mistura.

Espero que isso ajude.

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Re: Válvulas interferem no ponto ?

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