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Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
r.b.77- Opaleiro
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Idade : 44
Localização : Marmeleiro PR
Data de inscrição : 24/04/2010
- Mensagem nº1
Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Boa noite a todos, sou novato por aqui, pois a pouco adquiri um opala 1976, 4 portas, motor 4 cilindros e cambio de 3 marchas na coluna (volante). Aproveitando a ocasião, meu carro está bem original, alguns detalhes a fazer, mas bem alinhado e tudo funcionando.Gostaria de adaptar um motor 6 cilindros, porém mantendo a caixa de 3 marchas na coluna, será possível, vai aguentar a maior potencia? Obrigado e boa noite a todos.
Marko4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1691
Idade : 40
Localização : PG
Modelo do carro : Opala Comodoro 89/90
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 26/02/2010
- Mensagem nº2
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
eu axo q precisa trocar.....
r.b.77- Opaleiro
- Número de Mensagens : 164
Idade : 44
Localização : Marmeleiro PR
Data de inscrição : 24/04/2010
- Mensagem nº3
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Ouvi falar que a caixa de 3 marchas do 4 cilindros é a mesma dos primeiros 6 cilindros 3.800, consequentemente daria certo no 4.100. Aguardo mais opiniões.
Eduardo79- Opaleiro
- Número de Mensagens : 147
Localização : Matelândia Paraná
Modelo do carro : Opala Comodoro 1979
Cilindros : será 6 cilindros
Data de inscrição : 28/09/2009
- Mensagem nº4
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
eh ou optar por um caixa de opala 6 cil 3 marchas , ou de dodge 3 marchas ou até do landau , eu sabia de um cara que tinha a caixa do opala 3 marchas por 150 reais , porem preciso achar o contato novamente , se caso achar passo para voce.
neste videos adaptaram a caixa de dodge e diferencial de maverick em um opala com 3 marchas na coluna
espero ter ajudado Abraços fique com Deus
neste videos adaptaram a caixa de dodge e diferencial de maverick em um opala com 3 marchas na coluna
espero ter ajudado Abraços fique com Deus
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº5
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
nao existe diferenca de caixa cambio na mao entre os 4 cil e 6 cil... dizem i9nclusive que eh uma das caixas mais resistentes...
r.b.77- Opaleiro
- Número de Mensagens : 164
Idade : 44
Localização : Marmeleiro PR
Data de inscrição : 24/04/2010
- Mensagem nº6
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Será que no opala 1976, motor 4100, também vinha original com caixa de 3 marchas, ou somente 4 marchas no assoalho?
ALEXBROCCO- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4671
Cilindros :
Data de inscrição : 01/04/2008
- Mensagem nº7
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Apesar do meu ser 73, 4 portas a cx é de 3 marchas, acredito q vinha tbm nos mais novos.abs Alex
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº8
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
r.b.77 escreveu:Será que no opala 1976, motor 4100, também vinha original com caixa de 3 marchas, ou somente 4 marchas no assoalho?
podia sair sim na configuracao cambio em cima e 6 cil...
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº9
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Seja bem vindo amigo!
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6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
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Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº10
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Então, vai dar para montar sim, apenas que eu abri uma caixa de tres marchas do 76 e é bem diferente da caixa do 75 para baixo, usa o mesmo eixo arvore do 4 marchas e tem as relações de primeira e segunda um pouco mais curtas que do cambio do 75 para baixo que era a mesma para 4 e 6 cilindros.
Vai ter de trocar o diferencial e cardan, vai ter de abrir o canhão trazeiro do cambio e trocar a engrenagem do velocimetro por uma de seis cilindros com relação 3,07:1
No suporte vai ter de mudar os prisioneiros para a furação de 6 cil (ja vem original de fabrica)
Na longarina esquerda tem um furo com uma bucha de nylon um pouco depois da caixa de direção. Vc vai ter de fazer um furo exatamente na medida que o motor recuar após mudar os prisioneiros do suporte. faça um furo de 3/4 e faça uma bucha de nylon sob medida para que a vareta da 2ª e 3ª nao fique fazendo ruido devido as vibrações do motor.
Vai ter de alongar as varetas no trecho reto, tendo duas alternativas: soldar o complemento; fazer duas varetas maiores utilizando uma barra trefilada de 3/8" e soldando o encaixe na ponta inferior.
Depois disso é só andar, qualquer duvida entre em contato, pois ja passei muito tres marchas de 4 para 6 mantendo o cambio.
Caso vc queira usar cambios mais antigos (75 para baixo), cuja estria do cambio pode ser grossa, o disco de embreagem é o mesmo da S-10 2.2 e o platô é o mesmo dos opalas tanto para 4 como para 6.
sds
Vai ter de trocar o diferencial e cardan, vai ter de abrir o canhão trazeiro do cambio e trocar a engrenagem do velocimetro por uma de seis cilindros com relação 3,07:1
No suporte vai ter de mudar os prisioneiros para a furação de 6 cil (ja vem original de fabrica)
Na longarina esquerda tem um furo com uma bucha de nylon um pouco depois da caixa de direção. Vc vai ter de fazer um furo exatamente na medida que o motor recuar após mudar os prisioneiros do suporte. faça um furo de 3/4 e faça uma bucha de nylon sob medida para que a vareta da 2ª e 3ª nao fique fazendo ruido devido as vibrações do motor.
Vai ter de alongar as varetas no trecho reto, tendo duas alternativas: soldar o complemento; fazer duas varetas maiores utilizando uma barra trefilada de 3/8" e soldando o encaixe na ponta inferior.
Depois disso é só andar, qualquer duvida entre em contato, pois ja passei muito tres marchas de 4 para 6 mantendo o cambio.
Caso vc queira usar cambios mais antigos (75 para baixo), cuja estria do cambio pode ser grossa, o disco de embreagem é o mesmo da S-10 2.2 e o platô é o mesmo dos opalas tanto para 4 como para 6.
sds
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Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
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r.b.77- Opaleiro
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Data de inscrição : 24/04/2010
- Mensagem nº11
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Boa noite, bá cara, então fiquei feliz em saber que vai dar certo. Pelo que vi Ivo Filho, você já deve ter feito várias adaptações, e fica legal para andar, fica espertinho? e o carburador, vc optou por qual? o mecânico me sugeriu um weber-40, o q vc acha? Sabe, antes de comprar esse carro já tinha na cabeça em trocar motor, caixa e diferencial (quem sabe fazer um veneninho), mas fiquei surpreendido com meu carro, está bem original, conservado mesmo, tudo funciona, estou realmente com dó de trocar a caixa, pois segundo informações, a adaptação é pior, tendo que trocar inclusive o banco (que é inteiro), assim q der mando umas fotos, abraço e valeu.
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
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Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº12
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Pode colocar sem medo que vai ficar perfeito e ninguem vai notar, só se vc contar. No 76 é mais facil que no 75, pois é so mudar os suportes do radiador e ja era, no 75 tem uns trabalhinhos de funilaria para fazer para colocar o radiador e o radiador tbm é outra mosca branca, no teu caso vai ser tudo filé.
Quando montei eu usei uma weber 40 com diferencial 2,73:1, ficou muito longo, a primeira dava para esticar muito, a segunda ia tranquilo até 120 km/h.
se vc montar com o diferencial do 4 cil, vai ficar mais esperto do que um tres marcha original. mas recomendo montar o 3,07:1 pois trocando o pinhão e a engrenagem do velocimetro, o carro vai marcar certinho no velocimetro, coisa que é impossivel usando o 2,73:1.
A unica coisa que me arrependi nesse carro depois de ter modificado foi tê-lo vendido.
Os outros que modifiquei também ficaram bons e nenhum dono se queixou. fazendo bem feito, nao tem como saber que não é original.
sds
Quando montei eu usei uma weber 40 com diferencial 2,73:1, ficou muito longo, a primeira dava para esticar muito, a segunda ia tranquilo até 120 km/h.
se vc montar com o diferencial do 4 cil, vai ficar mais esperto do que um tres marcha original. mas recomendo montar o 3,07:1 pois trocando o pinhão e a engrenagem do velocimetro, o carro vai marcar certinho no velocimetro, coisa que é impossivel usando o 2,73:1.
A unica coisa que me arrependi nesse carro depois de ter modificado foi tê-lo vendido.
Os outros que modifiquei também ficaram bons e nenhum dono se queixou. fazendo bem feito, nao tem como saber que não é original.
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r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº13
adaptação de motor
Boa noite Ivo, mas quero outra sugestão, me ofertaram um motor 4.100 do omega, injetado, já com a capa seca adaptada, o que vc me diz, fica mais dificil a adaptação? vale a pena? abraço
Ivo Filho- Moderador
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Modelo do carro : Um monte....
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- Mensagem nº14
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Bom dia, Se a capa seca for do cambio antigo pode dar certo, mas acho que o cara dve ter modificado a caixa moderna e a moderna não tem jeito, mas em fim, o motor que da certo mesmo é o da silverado (não confio nessas modificações, pois o alinhamento entre a caixa e o motor tem de ser perfeitos)
A unica coisa que vc vai ter de verificar, pois pode dar interferência é o escapamento, pois passa muito perto da vareta da segunda e terceira. eu ja andei olhando e parece que fica bem apertado, mas pode ser que de certo.
apenas penso qeu se vc quer um 6 cilindros com a caixa de tres marchas, remetendo o carro aos bons tempos dos opalões, ficara muito legal com o motor do opalão mesmo.
O motor do omega ja nao da certo por causa das orelhas do bloco serem menores, depois pega no hidrovácuo, o filtro de ar fica todo espremido na frente do carro, suportes dão diferentes, vc vai ter de ter toda a injeção do omega junto ou vai ter de instalar uma injeçaõ programável....uma coisa sempre vai pouxando outra.
Apenas minha opnião...
sds
A unica coisa que vc vai ter de verificar, pois pode dar interferência é o escapamento, pois passa muito perto da vareta da segunda e terceira. eu ja andei olhando e parece que fica bem apertado, mas pode ser que de certo.
apenas penso qeu se vc quer um 6 cilindros com a caixa de tres marchas, remetendo o carro aos bons tempos dos opalões, ficara muito legal com o motor do opalão mesmo.
O motor do omega ja nao da certo por causa das orelhas do bloco serem menores, depois pega no hidrovácuo, o filtro de ar fica todo espremido na frente do carro, suportes dão diferentes, vc vai ter de ter toda a injeção do omega junto ou vai ter de instalar uma injeçaõ programável....uma coisa sempre vai pouxando outra.
Apenas minha opnião...
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willian fóquinha- Opaleiro
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Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
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- Mensagem nº15
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Opa seja bem vindo (y'
r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Boa Ivo, também estou achando mais fácil o motor dele mesmo
r.b.77- Opaleiro
- Número de Mensagens : 164
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- Mensagem nº17
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Ivo, para andar, vc prefere o diferencial 2:73 ou 3:07? tava com vontade de manter o original pelo menos por enquanto, para evitar muitas despesas (o meu é braseixos e pelo q vc falou é 2:73). Abraço e bom final de semana a todos
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº18
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
r.b.77 escreveu:Ivo, para andar, vc prefere o diferencial 2:73 ou 3:07? tava com vontade de manter o original pelo menos por enquanto, para evitar muitas despesas (o meu é braseixos e pelo q vc falou é 2:73). Abraço e bom final de semana a todos
Olá, o 2,73:1 é o diferencial do opala com cambio automático, em termos de mecanica é o mais fraco em resistencia, mas é o mais longo, gostei muito pois o carro ficou bom de final. O 3,07:1 é o original do opala 6 cil e existe duas marcas sendo o Dana e o Braseixos. O Dana é o melhor de todos em termos de resistencia e facilidade de manutenção. O original do teu carro deve ser 3,4 e alguma coisa....Para 6 cilindros o original do teu carro vai ficar bem curtinho, o carro vai ficar esperto de arrancada, mas em pista, o motor vai atingir giro alto quando estiver em 150 km/h + ou -.
Para poder andar de boa ainda mais com esse monte de radares que tem por ai, use teu diferencial e nao mexa na coroa e pinhão do velocimetro (dentro do cambio), desta forma teu velocimetro irá marcar certinho. quando for colocar um diferencial 3,07:1, obrigatoria mente vc vai ter de trocar o pinhão e a coroa do velocimetro se não o velocimetro vai marcar alguns kilometros de diferencça com o real.
ahh, não se esqueça, tem de trocar ou encurtar o cardan, mas antes tenha certeza de qual diferencial vc vai usar, tem diferença entre dana e braseixos.
sds
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adi- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Bem vindo e boa sorte com a adaptação!!
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº20
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Bem vindo ai, e o Ivo ajudou bastante hein
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r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Ajudou mesmo, o Ivo é doutor no assunto, heheheh
Ivo Filho- Moderador
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Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº22
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Olá RB, como vai a transformação???
dei uma fuçada nas tralhas procurando uma coluna de direção e achei as varetas do cambio tres marchas 6 cil, sendo uma original e outra que eu tinha feito para um colega, porém a coisa apertou para o lado dele e desistiu da empreitada.....se quiser é tua....
Por falar em vareta, quando vc estiver no final da empreitada, entre em contato que te ensino como regular o ponto morto nas veretas...uma das causas de encavalar além de desgaste, é o ponto morto fora da posição.
sds
dei uma fuçada nas tralhas procurando uma coluna de direção e achei as varetas do cambio tres marchas 6 cil, sendo uma original e outra que eu tinha feito para um colega, porém a coisa apertou para o lado dele e desistiu da empreitada.....se quiser é tua....
Por falar em vareta, quando vc estiver no final da empreitada, entre em contato que te ensino como regular o ponto morto nas veretas...uma das causas de encavalar além de desgaste, é o ponto morto fora da posição.
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r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Boa noite Ivo, estou indo bem devagar, desisti do motor da silverado,vou no original mesmo, no entanto, andei encontrando alguns motores muito judiados (de cavalo de aço), entao estou buscando algo melhor, com bastante calma para nào fazer nada errado. Quanto as varetas, agradeço mesmo, se puder me doá-las ou mesmo vender, serão muito úteis. Andei trocando um suporte da caixa do meu opala, e agora ficou encavalando, só na manha para andar, ehhe. Desde já agradeço pela sua atenção, e pode ter certeza, vou te encher o saco de tanta dúvida, abraço.
Ivo Filho- Moderador
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Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº24
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Vou fazer o seguinte, tem um opala de um amigo meu que eu mudei, vou tirar as fotos e te mando.
As varetas, calcule o frete pelo correio, vc me deposita e eu te mando.
a vareta pequena se nao me engano da pra usar a de 4 (nao me lembro direto), mas a vareta grande nao tem jeito tem de ser de 6 mesmo.
Americana CEP 13471-700.
As varetas, calcule o frete pelo correio, vc me deposita e eu te mando.
a vareta pequena se nao me engano da pra usar a de 4 (nao me lembro direto), mas a vareta grande nao tem jeito tem de ser de 6 mesmo.
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r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Ivo, só uma dúvida, qual é o peso aproximado? obrigado
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
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Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
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- Mensagem nº26
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
ACHO QUE UMAS 400 GRAMAS, COMPRARE COM DOIS ESPETOS DE CHURRASCO RSRS QUE DA NA MESMA....
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allanfrz- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Pô, aproveita e dá uma palhinha aí de como faz pra regular o ponto-morto....
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
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Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº28
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Ok
simples, quando a alavanca esta em ponto morto vc deve puxar para tras e ela deve se deslocar sem nenhum enrosco, pois dentro da coluna tem um varão chavetado que passeia dentro de dois anéis.
O que muitas vezes acontece é que pelos desgaste das buchas, umas das varetas desce um pouco fazendo com que a chaveta do varao nao passe entres os dois anéis.
para ajustar o ponto morto é o seguinte:
bem abaixo do suporte do hidrovácuo tem a junção da caixa de direção com a coluna de direção. no lado direito vao sair dois braços sendo um da 1ª e Ré e o outro da 2ª e 3ª.
Primeiro faça o teste, verifique se esta enroscando ao puxar a alavanca para tras. se estiver, deixe em ponto morto, normalmente a alavanca em ponto morto fica em posição de descanço entre a 2 e 3.
vá na frente e observe qual dos braços é referente à 2 e 3 simplesmente movendo a alavenca para cima e para baixo, mas sem puxar para tras.
O braço que nao se mover é da 1 e ré. este que deverá ser ajustado.
Normalmente são duas chaves 14 ou em alguns casos raros são uma chave 13 no parafuso e uma 14 na porca. solte-os mas nao retire a vareta. mova o braço para cima ou para baixo enquanto outra pessoa começa a puxar a alavanca do cambio para trás até que nao enrosque mais.
quando sentir que ao puxar para tras a alavanca se desloca suavemente e nao enrosca em nada, aperte a porca e trave a vareta.
Fazendo isso o ponto morto novamente esta ajustado e a possibilidade de encavalar, embora nao seja eliminada devido haver folgas no sistema, diminui e bastante.
espero ter ajudado
simples, quando a alavanca esta em ponto morto vc deve puxar para tras e ela deve se deslocar sem nenhum enrosco, pois dentro da coluna tem um varão chavetado que passeia dentro de dois anéis.
O que muitas vezes acontece é que pelos desgaste das buchas, umas das varetas desce um pouco fazendo com que a chaveta do varao nao passe entres os dois anéis.
para ajustar o ponto morto é o seguinte:
bem abaixo do suporte do hidrovácuo tem a junção da caixa de direção com a coluna de direção. no lado direito vao sair dois braços sendo um da 1ª e Ré e o outro da 2ª e 3ª.
Primeiro faça o teste, verifique se esta enroscando ao puxar a alavanca para tras. se estiver, deixe em ponto morto, normalmente a alavanca em ponto morto fica em posição de descanço entre a 2 e 3.
vá na frente e observe qual dos braços é referente à 2 e 3 simplesmente movendo a alavenca para cima e para baixo, mas sem puxar para tras.
O braço que nao se mover é da 1 e ré. este que deverá ser ajustado.
Normalmente são duas chaves 14 ou em alguns casos raros são uma chave 13 no parafuso e uma 14 na porca. solte-os mas nao retire a vareta. mova o braço para cima ou para baixo enquanto outra pessoa começa a puxar a alavanca do cambio para trás até que nao enrosque mais.
quando sentir que ao puxar para tras a alavanca se desloca suavemente e nao enrosca em nada, aperte a porca e trave a vareta.
Fazendo isso o ponto morto novamente esta ajustado e a possibilidade de encavalar, embora nao seja eliminada devido haver folgas no sistema, diminui e bastante.
espero ter ajudado
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r.b.77- Opaleiro
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Data de inscrição : 24/04/2010
- Mensagem nº29
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Boa noite Ivo, tudo tranquilo contigo? estive alguns dias fora, mas agora acabei de fazer a pesquisa no site do correios, preciso que me passe os dados de sua conta, meu e-mail é r.b.77@bol.com.br. Abraço
r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Boa noite Ivo, encontrei o motor, um 4.100 moderno, segundo o mecânico 250s (adaptado, pois originalmente não era 250s), foi feito não faz muito tempo, está em um opala rodando, o dono vai se desfazer do carro, estamos negociando, mas o negócio está praticamente fechado. O motor é completo, inclusive vou adquirir o diferencial, suspensão (eixo) dianteira, radiador e tudo mais, tirando de um e jogando no outro, creio q até sexta feira encosto o opala na oficina, ehhe
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº31
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
opa, beleza heim....pelo jeito vai precisar das varetas logo logo. te mando os dados via MP.
Assim que começar a mexer, se tiver duvidas entre em contato Ok. Não vai ser só trocar um pelo outro, vai ter de fazer uns trampinhos de funilaria e torno, mas coisa muito simples mesmo.
sds
Assim que começar a mexer, se tiver duvidas entre em contato Ok. Não vai ser só trocar um pelo outro, vai ter de fazer uns trampinhos de funilaria e torno, mas coisa muito simples mesmo.
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Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº32
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Fala RB, deu certo a troca de mecanica????
se deu manda noticias ai..
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r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Boa noite Ivo, tudo bem? negócio fechado (do motor), na verdade já era para ter começado, mas a oficina estava com muito serviço e somente poderá para terça feira próxima. Se possível e nao for encomodo, me passe teus dados para depósito, ehheh, to loco para fazer funcionar o motorzao. Abraço e bom final de semana.
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº34
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Fala RB, achei as varetas, mas to achando que as duas que tenho são as mesmas porem uma de 4 e outra de 6. Vou fazer o seguinte, te mando as duas. A mais comprida é de 6 cil e a mais curta é de 4.
A de 4 vc usa para alongar a vareta da ré e primeira. A vareta da segunda e terceira é so montar.
Caso chegando ai tenha problemas em montar, entre em contato que partiremos para o plano B: FAzer outras réplicas das varetas.
a distancia entre o furo da frente e o de tras é exatamente a distancia que muda os prisioneiros no suporte do cambio. Para furar com facilidade, tem de estar sem o cambio e sem o escapamento.
Para ficar um trampo legal, fure os pontos de solda da chapinha do furo original com uma broca de 4 milimetros.assim ela sai sem danificar a longarina. faça o novo furo com uma broca de 4, depois uma de 10 mm e acabe de abrir com uma retifica (não use broca maior que 10 milimetros pois ela pode travar e vc se machucar. encaixe a chapinha e e solte por dentro dos furos onde estavam os pontos de solda originais. Vai ficar perfeito.
Os dados vou mandar mensagem privada ok.
A de 4 vc usa para alongar a vareta da ré e primeira. A vareta da segunda e terceira é so montar.
Caso chegando ai tenha problemas em montar, entre em contato que partiremos para o plano B: FAzer outras réplicas das varetas.
a distancia entre o furo da frente e o de tras é exatamente a distancia que muda os prisioneiros no suporte do cambio. Para furar com facilidade, tem de estar sem o cambio e sem o escapamento.
Para ficar um trampo legal, fure os pontos de solda da chapinha do furo original com uma broca de 4 milimetros.assim ela sai sem danificar a longarina. faça o novo furo com uma broca de 4, depois uma de 10 mm e acabe de abrir com uma retifica (não use broca maior que 10 milimetros pois ela pode travar e vc se machucar. encaixe a chapinha e e solte por dentro dos furos onde estavam os pontos de solda originais. Vai ficar perfeito.
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Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº35
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Fala Rodrigo, quando as varetas chegarem ai, usa isso para não se perder. Antes de retirar as varetas do teu carro, marque bem de onde sairam, par anao montar invertido. A vareta da segunda e terceira é a que fica mais perto da parede de fogo ok. E não esqueça, é bem possivel que haja necessidade de acertar o angulo da vareta preta. Não cheguei a usar depois que a fiz, portanto nao a ajustei.
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- Mensagem nº36
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Boa noite Ivo, 2 problemas apareceram hj, o antigo dono do motor resolveu colocar um outro 6 cilindros no carro dele, daí não vai me vender mais o radiador, escapamento, embreagem e carburador.
Vc me sugere alguma coisa para o radiador?
E quanto a carburador, o mecânico sugeriu um 446 (segundo ele este é mais forte) ou h34 (mais fraco, porém econômico - segundo mecânico)?
Outra coisa, o eixo também não vou mais trocar, pois como ele optou por colocar outro 6 cilindros (motor mais antigo), vai usar o eixo dele. O meu eixo dá tranquilo ou melhor trocar?
E o escapamento, não sou chegado muito em barulho, mas deixar um 6 cilindros sem roncar da dó né, o q vc me sugere para um ronco bonito e nada muito exorbitante?
Obrigado mais uma vez e um grande abraço
Vc me sugere alguma coisa para o radiador?
E quanto a carburador, o mecânico sugeriu um 446 (segundo ele este é mais forte) ou h34 (mais fraco, porém econômico - segundo mecânico)?
Outra coisa, o eixo também não vou mais trocar, pois como ele optou por colocar outro 6 cilindros (motor mais antigo), vai usar o eixo dele. O meu eixo dá tranquilo ou melhor trocar?
E o escapamento, não sou chegado muito em barulho, mas deixar um 6 cilindros sem roncar da dó né, o q vc me sugere para um ronco bonito e nada muito exorbitante?
Obrigado mais uma vez e um grande abraço
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- Mensagem nº37
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
opa velho,nesse assunto eu estou fresco faz 1 mes q troquei a mecanica de l4 pra l6 do meu,,use o bura dfv 446 pois ja q tu ta trocando a mecanica pra fica mais esperto nao vai pensar nisso,e a diferenca e muito pouca,estou usando o diferencial dana 3.07 resistente e na estrada eh muito bom,o carro anda suavemete,na arrancada muito bravo,o escapamento se nao gosta de barulho acho q 6x2 pra ti vai ser um gasto inutilmente,coloque um 6x1 e coloque uma ponteira da s10,,um 6x2 sairia em torno de 800 reais a ponteira da s10 70 reais,,se quiser eu tenhu um coletor 6x1 aqui em casa e te faco uma coisa bacana nele,,original GM,,o radiador e o de menos,compre um bom sem furos,,vai ter de fazer uma funilaria pequena,so para cortar o suporte do radiador,,ja o motor do omega discordei,pois voce nao quer mudar totalmente a originalidade do carro,o motor do omega ia fica muito grande e nao ia sobrar cofre no seu caso,ia fica muito expremido,,se precisar do coletor,ou de ideias pois eu troquei a mecanica do meu carro so perguntar,ah,,vale a pena voce investir em uma ignicao eletronica....
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº38
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Cara, tem uma serie de soluções, mas precisamos avaliar as questoes de necessidade e bolso. (que mijada para tras do cara viu),
Bom, escape nao da certo, tem de comprar outro. Imagino que se o cara nao for te passar a carburação tbm ele nao deve ter o coletor de escape...ai ja complica, nao muito mas um pouco.
As vzs vc acha mais facil um 6x2 completo do que um coletor e um escape completo original. eu colocaria e vc pode colocar um silencioso interno e um na ponta. fiz assim e fica um 6x2 com altura de um escape original, meu carro ficou igual a uma bmw. veja fotos de como fiz o escape, pois os 91 sao uma merda para 6x2, e uma difereça que coloquei o escape do omega, deu um trabalho lascado.
O radiador, fica dificil, até da para usar o de 4 cil, mas vai ferver, vai...esquece acho que teu carro nao merece isso.
O negocio é garimpar um radiador e a parte de escape e alimentação completa, pode colocar o 446, mas para andar no alcool, o h34 vai te dar menos dor de cabeça, e coletor com aquecimento é mais facil de achar. foge do 3e.
além do radiador agora vc vai ter de garimpar o suporte do radiador, os dois do lado e os dois de baixo. vai ser mais facil vc achar dos oplas modernos mas ja vai precisar vir junto a ventoinha eletrica.
vc ja tem uma ideia do que vai fazer?
Eu fico até meio chateado, pq tenho tudo que vc ta precisando, mas nao posso me desfazer agora.
Ligue nesse telefone: 019 34576037, peça o telefone do Kleber, ele ta desmanchando um opala que tem tudo, se compensar....
Bom, escape nao da certo, tem de comprar outro. Imagino que se o cara nao for te passar a carburação tbm ele nao deve ter o coletor de escape...ai ja complica, nao muito mas um pouco.
As vzs vc acha mais facil um 6x2 completo do que um coletor e um escape completo original. eu colocaria e vc pode colocar um silencioso interno e um na ponta. fiz assim e fica um 6x2 com altura de um escape original, meu carro ficou igual a uma bmw. veja fotos de como fiz o escape, pois os 91 sao uma merda para 6x2, e uma difereça que coloquei o escape do omega, deu um trabalho lascado.
O radiador, fica dificil, até da para usar o de 4 cil, mas vai ferver, vai...esquece acho que teu carro nao merece isso.
O negocio é garimpar um radiador e a parte de escape e alimentação completa, pode colocar o 446, mas para andar no alcool, o h34 vai te dar menos dor de cabeça, e coletor com aquecimento é mais facil de achar. foge do 3e.
além do radiador agora vc vai ter de garimpar o suporte do radiador, os dois do lado e os dois de baixo. vai ser mais facil vc achar dos oplas modernos mas ja vai precisar vir junto a ventoinha eletrica.
vc ja tem uma ideia do que vai fazer?
Eu fico até meio chateado, pq tenho tudo que vc ta precisando, mas nao posso me desfazer agora.
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- Mensagem nº39
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Aqui n OpalaGyn tem uma Caravan que passou por isso e manteve o cambio. Andei nela por uma semana e achei que ficou muio bom. Creio que todas as caixas antigas são iguais pros 4c e pros 6c.
r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
O motor de arranque e alternador do 4 cilindros é o mesmo ou dá certo no 6 cilindros?
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº41
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
o motor se encaixa perfeitamente, mas usar por muito tempo judia dele, principalmente em partidas meio forçadas, tipo de manha motor a alcool..etc...
Se o motor for muito taxado o motor de 4 cilindros pode nao ter força para virar, parece que esta sempre com a bateria arriada....
sds
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kaio incerte- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
se for o do 4cc moderno pode ser,pois e do mesmo tamanho de 4 para 6cc
r.b.77- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
o meu é o original do carro, ano 1976, será q é grande ou pequeno?
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº44
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Então Rodrigo, o esquema é vc comparar com o motor de arranque do cara que esta trocando com vc, se forem iguais provavelmente ja são grandes. A diferença é bem visivel.
O Alternador pode usar o mesmo não tem problema algum, suportes e polias são as mesmas.
sds
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- Mensagem nº45
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Quanto ao alternador e motor de arranque o problema foi resolvido, agora estou com dificuldade de encontrar o radiador, na verdade encontrei, novo, por R$ 750,00, to achando meio caro, ainda tem ventuinha, mangueiras e etc, hehe. Alguem tem idéia de um local onde encontre radiador mais em conta? Obrigado
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº46
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
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- Mensagem nº47
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Ivo, acabei de encontrar um radiador, aparentemente está legal, mas já mandei revisar. Obrigado
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº48
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
achei o radiador para vc com ventoinha, liga para mim 019 2108 3454
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smif- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
nuss essa paquera dos dois vai longe em uahuahau brincadeiras a parti, mto legal isso.. bem vindo rb.. aproveita e mostra uma fotinha do brinquedinho "novo" xD e ate as atualizaçoes e no final de tudo um video esticando tudo das 3 maxas xD... boa sorte e um abraço ae
kdt_go- Opaleiro
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- Mensagem nº50
Re: Adaptaçao motor 6 cilindros na caixa 3 marchas
Pessoal, fiz uma planilhinha baseada nas informações das 4 Rodas da época, que eu coleciono. Esta vale de 76 (quando foram lançados o Comodoro 4c e o motor 250S pela primeira vez) até 79. CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS DE MECÂNICAS POR VERSÃO, 1976 | ||||||||||||||||
VERSÃO | MOTOR 151 | MOTOR 151S | MOTOR 250 | MOTOR 250S | ||||||||||||
STANDARD | 3M,C | 4M, A | 3A, C | 3A, A | 3M,C | 4M, A | 3A, C | 3A, A | 3M,C | 4M, A | 3A, C | 3A, A | 3M,C | 4M, A | 3A, C | 3A, A |
COMODORO | - | - | - | - | 3M,C | 4M, A | 3A, C | 3A, A | - | 4M, A | - | 3A, A | - | 4M, A | - | 3A, A |
SS | - | - | - | - | - | 4M, A | - | - | - | 4M, A | - | - | - | 4M, A | - | - |
LEGENDA | Obs.: | |||||||||||||||
3M, C | 3 marchas manual, coluna | 1) A opção de câmbio no assoalho acompanha bancos dianteiros individuais | ||||||||||||||
4M, A | 4 marchas manual, assoalho | 2) Os Comodoro 6 cilindros não vinham com opção de câmbio na coluna por terem de série bancos individuais e direção hidráulica | ||||||||||||||
3A, C | 3 marchas automático, coluna | |||||||||||||||
3A, A | 3 marchas automático, assoalho | 3) Os SS vinham de série com bancos individuais e câmbio manual de 4 marchas no assoalho |
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