Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Encarando o 88
Hoje à(s) 8:27:57 por pacato

» Brasil, um país de palhaços
Hoje à(s) 6:23:22 por tcheco 8687

» comando omega 6mil rpm
Hoje à(s) 6:21:48 por PIZZOLO

» Comodoro Coupê 1982 4 cil
Hoje à(s) 5:07:49 por tcheco 8687

» Golpe. Opala 1970
Hoje à(s) 4:37:15 por joaoc

» Cabeçote caseiro
Ontem à(s) 21:37:31 por Felipe/S

» qual tipo de pneu vc usa?
Ontem à(s) 20:39:32 por joaoc

» Caravan 89
Ontem à(s) 20:09:39 por Fabianopqno

» Opala não pega na chave
Ontem à(s) 19:52:09 por adpachec

Quem está conectado

56 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

Goettens, opala4cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7860)
 
100 (7771)
 

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Compartilhe

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Xann em Sab 1 Maio - 9:51:11

Atendendo a solicitação, estou fixando esse tópico por ser de grande utilidade. OKK

Seguem as palavras do amigo Ophala76 :


ophala76 escreveu:aew amigo, segue um leve passo-a-passo estilo pedreiro pra vc tentar dar aquele talento no trambulador. Lembrando que eu não sou mecânico, se eu fiz algo de errado no processo por favor me corrijam !!

E ficou muito grande o post, eu fui obrigado a diminuir o tamanho das fotos, se precisar delas e maior resolução peça por emeio, mas acho que não vai dar pra anexar iheaihaeihae

1° retire a manopla da alavanca (rosca) e o console (3 parafusos).
2° retire o guarda-pó e o aro que o prende no assoalho.

Você já deve ver o seu trambulador, os 2 parafusos da alavanca e a mola, aliás dá pra ver o chão pelo buraco.

3° retire a mola de retorno e os 2 parafusos que prendem a alavanca

Hora de se sujar um pouco:

4° embaixo do carro, retire as 3 varetas das marchas (2 parafusos, 2 porcas e uma cupilha)


5° retire os 2 parafusos que seguram o trambula na caixa, um vc tira de dentro do carro, o outro por baixo

Lembrete: Eu não tirei o meu trambulador, por sorte tenho o paralelo aqui guardado e vou demonstrar a montagem/desmontagem nele ok ?

Este é o bicho:


Lembre-se da posição das linguetas e das chapas, para não se perdem na montagem
Provavelmente, o seu terá um peça de plástico que fixa a alavanca seletora, o meu não tem, não perca ela como eu fiz hhehehe

INICIANDO A DESMONTAGEM

6° coloque um calço para vc tirar esse cilindro aew não sei o nome da criança. No meu caso para calçar usei um taco de jogar bétis


7° bata no cilindro com alguma peça de mesmo diâmetro, com cuidado para não danificar


Puxe pra cima a alavanca seletora que vai sair tudo

No meu caso, eu tirei também essa espécie de "tampa" da carcaça do trambula, ela é fixada por pressão entre as 3 saliências. Foi difícil tirar, pedi ajuda para outra pessoa. Para tirar um fiz uma alavanca com um alicate e pedi para a outra pessoa puxar pra fora


LIMPEZA

Tendo tirado tudo, limpe bem com gasolina e deixe secar ao sol.



Antes de montar as peças, passe graxa em TODAS as peças do trambula, somente na carcaça não precisa, pelo menos do lado de fora. No meu caso eu usei graxa branca, mas creio que não tenha diferença pra outro tipo de graxa. Essa parte é muito importante, pois ajuda na facilidade na troca de marchas.

Detalhe: você vai se sujar meu veio, isso é inevitável. Não atenda o telefone nem coçe a orelha hhehhe

INICIANDO A MONTAGEM
Com tudo devidamente engraxado, começe a montagem

LEMBRE-SE QUE NAS FOTOS DA MINHA MONTAGEM EU NÃO PASSEI GRAXA MAS NA SUA PASSE SEM DÓ !!

8° Observe a posição da aba que ficava a mola de retorno, ela será sua referência na hora da montagem. Ela fica sempre virada para o lado do passageiro, considerando sua posição quando fixada na caixa.


9° com o calço embaixo, coloque o cilindro no lugar, deixando espaço para colocar as peças


10° PRIMERA PEÇA: CHAPA 1 (FINA)
Observe a posição da parte com essa pequena saliência. Essa chapa tem que ser colocada de maneira que fique alinhada com a fenda que prende a "tampa" da carcaça e o "recorte" na carcaça.


11°SEGUNDA PEÇA: LINGUETA DE 3ª E 4ª MARCHAS
é aquela que faz uma curva pra fora


12° TERÇEIRA PEÇA: CHAPA 2 (GROSSA)
Observe o lado reto e o lado meio diagonal, lado reto alinha-se com a fenda da carcaça.


13° QUARTA PEÇA: LINGUETA DE 1ª E 2ª MARCHAS
Observe que ela fica jogada pra frente, considerando sua poisção no carro. Algumas fotos de trambuladores montados vai ajudar e muito na montagem.


14° QUINTA PEÇA: LINGUETA DE MARCHA RÉ
Observe sua posição, fica pra trás, considerando sempre sua posição montada no carro.


15° SEXTA PEÇA: ALAVANCA SELETORA
Com cuidado pra não sair nenhuma peça do alinhamento, empurre o cilindro um pouco pra trás e coloque a seletora.


16°recoloque a "tampa" da carcaça, se precisar, com ajuda de outra pessoa.

17° agora, alinhe tudo através do recorte que tem na carcaça, uma broca ou uma chave allen ou qualquer coisa que atravesse de forma um pouco justa pelo buraco.


Pode montar no carro assim mesmo.

Se precisar, regule as varetas, essa parte eu não sei muito bem, mas pelo que sei, não pode ficar muito justa.


Remonte tudo novamente, não se esqueça de retirar a peça que voçê passou pelo recorte do trambula para alinhar.

Fim de papo, espero ter ajudado, abrazzz !!!


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

mjpalmonari
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 153
Idade : 39
Localização : Santana do Itararé - PR
Modelo do carro : Opala Diplomata 88 coupe, com o prazo de uns 5 anos pra ficar do meu gosto
Cilindros : 6zão
Data de inscrição : 22/03/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por mjpalmonari em Sab 1 Maio - 18:35:45

Meu opala 4m esta tendo uma pequena dificuldade para engatar a segunda, sempra ao se reduzir da terceira, tipo se puxar tudo pra esquerda ele dá uma travada, tem que dar uma pequenina voltadinha pra direita pra ela entrar, seria problema no trambulador, ou seria na caixa mesmo???


valeu...

Opala 1979
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 142
Idade : 34
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala de Luxo 1979 Coupê Verde Olinda
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 26/02/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Opala 1979 em Dom 2 Maio - 13:05:49

Muito bom esse tutorial, PARABÉNS ophala76, abraços.

Lucas P.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 25
Localização : Biguaçu - SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 1980

Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 21/01/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Lucas P. em Qua 12 Maio - 19:41:37

mjpalmonari escreveu:Meu opala 4m esta tendo uma pequena dificuldade para engatar a segunda, sempra ao se reduzir da terceira, tipo se puxar tudo pra esquerda ele dá uma travada, tem que dar uma pequenina voltadinha pra direita pra ela entrar, seria problema no trambulador, ou seria na caixa mesmo???


valeu...

O meu tbm acontece isso, e engraçado e que só acontece quando se reduz da 3 marcha. Mesmo colocando em ponto morto e depois puxando pra segunda.
Mais o meu tbm está com problema de encavalar quando vou tirar a ré. Antes acontecia bem pouco agora é quase sempre. Vou tentar desmontar tudo e fazer a limpeza pra ve se ajuda senão o jeito é trocar o trambulador.

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 622
Idade : 35
Localização : cabo frio Rio de Janeiro
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 29/08/2008

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por thiago.santiago em Sex 4 Jun - 13:39:27

Sei de um colega que fez um enchimento nas partes das hastes da smarchas pois tava com desgaste, ele encheu de solda e gastando e ficou justinhas.

Isso ae lendo e aprendendo. Esse é o lema.

Pedro Malta
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 972
Idade : 31
Localização : Vila Velha-ES
Modelo do carro : Comodoro 1979 - Marrom - 151
Cilindros : 4cc - 151
Data de inscrição : 05/05/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Pedro Malta em Sex 18 Jun - 14:30:40

Opa, tenho uma dúvida pessoal, com relação aos retentores e outras peças que fazem(mas não deviam fazer) vazar óleo! quantas são e onde ficam na caixa?!

Meu interesse é só substituí-las mas ainda não abri a caixa! Se tiver algumas delas que seja mosca de olhos azuis gostaria de saber também antes de tentar arrancar do lugar! E outras dicas para conter vazamentos também aceito!

Att,

Pedro Malta

Esqueci, meu cambio é o 4 marchas, ré pra trás, levanta e engata perto da segunda-marcha, para o 4 cc ano 1979

jop427
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 29
Localização : ctba-pr
Modelo do carro : Standart 151 76'
Data de inscrição : 26/01/2009

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por jop427 em Sab 26 Jun - 20:36:31

Olá pessoal!!
Eu tenho um 76 varetado. Eu faço o seguite para nao dar problemas, semanalmente entro embaixo do carro e burrifo um desingripante, nao utilizo graxa, somente desingipante para remover umidade, pó e areia!!
Isto ajuda muito para a manutenção e evita encavalar, coisa que aconteçe pq fica muito seca!!
Espero ter ajudado!!

sebastiao s junior
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 80
Idade : 32
Localização : ituverava-sp
Modelo do carro : opala comodoro S/L 4.1 4 portas
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 31/10/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por sebastiao s junior em Sab 20 Nov - 12:43:06

SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR?
Eu coloquei uma embreagem de ceramica no meu opala 88, quando eu to di 3 a alavanca estrala e mexe quando acelero e desacelero é so di 3, é na 4 marcha quando eu pego pista
ele trava fica duro, tenho que dar uma porrada nele pra poder voltar.
O que pode ser? alguem me ajude obrigado..,

Cupe1979_Potatow
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1117
Localização : Sorocaba-SP
Data de inscrição : 30/11/2009

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Cupe1979_Potatow em Sab 20 Nov - 14:02:36

Muito bom o topico hein !!!
Agora para enriquecer poderiam mostrar as partes que desgastam e podem ser recuperadas.
Li em outros topicos que esses trambuladores paralelos nao prestam e vale a pena recuperar os originais procede??

ophala76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 703
Idade : 30
Localização : Piracicaba - SP
Modelo do carro : Opala Coupé Standard 1976 Preto
Cilindros : 4cil-2500cc-151cid-Speed40
Data de inscrição : 21/01/2009

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por ophala76 em Dom 21 Nov - 15:19:48

Pedro Malta escreveu:Opa, tenho uma dúvida pessoal, com relação aos retentores e outras peças que fazem(mas não deviam fazer) vazar óleo! quantas são e onde ficam na caixa?!

Meu interesse é só substituí-las mas ainda não abri a caixa! Se tiver algumas delas que seja mosca de olhos azuis gostaria de saber também antes de tentar arrancar do lugar! E outras dicas para conter vazamentos também aceito!

Att,

Pedro Malta

Esqueci, meu cambio é o 4 marchas, ré pra trás, levanta e engata perto da segunda-marcha, para o 4 cc ano 1979

é...meu Opala também deixa uns pingos de óleo, mas é da caixa também....assim como você também queria saber como fazer pra parar, mas enquanto não descubro, tô deixando um baldinho da turma da mônica estrategicamente posicionado na garagem, o óleo pinga ali e boa.

jop427 escreveu:Olá pessoal!!
Eu tenho um 76 varetado. Eu faço o seguite para nao dar problemas, semanalmente entro embaixo do carro e burrifo um desingripante, nao utilizo graxa, somente desingipante para remover umidade, pó e areia!!
Isto ajuda muito para a manutenção e evita encavalar, coisa que aconteçe pq fica muito seca!!
Espero ter ajudado!!

maldito sejam esses trambuladores externos ! mas a dica é boa mesmo....

Cupe1979_Potatow escreveu:Muito bom o topico hein !!!
Agora para enriquecer poderiam mostrar as partes que desgastam e podem ser recuperadas.
Li em outros topicos que esses trambuladores paralelos nao prestam e vale a pena recuperar os originais procede??

Sei que existe o serviço de embuxamento, que elimina as folgas, mas eu nunca fiz nem sei onde faz.
Original é original, o objetivo do tópico é esse mesmo, pegar um original e dar uma gabaritada apenas, como se fosse engraxar um sapato, mas pra mim funciona até hoje. Paralelo não presta nem banhado a ouro.

Pinduca do Bagre
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 714
Idade : 49
Localização : Parobé - RS
Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
Data de inscrição : 18/02/2009

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Pinduca do Bagre em Sex 10 Dez - 13:49:44

Salve galera!
Desculpem minha ignorância.
Qual é o problema dos trambuladores paralelos?
Erro de medidas ou desgastam facilmente?
Se for desgaste, as lingüetas não poderiam ser retemperadas
para aumentar sua dureza?
Penso em colocar um novo no 76 do pai, mas pelo que falam,
vou mesmo é fazer uma preventiva no original.

1 abraço!

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Idade : 41
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por tabarbosa em Sex 10 Dez - 15:07:45

muito legal...

kaio incerte
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1469
Localização : londrina parana
Modelo do carro : Opala 1976 Standart
Cilindros : 6
Data de inscrição : 25/10/2008

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por kaio incerte em Sex 10 Dez - 20:15:31

eu tenho uma duvida,meu trambulador,quando eu to em giro alto,dando aquelas esticadas,quando eu jogo de 2 pra 3 ele da um barulho assim como se tivesse pegando ou se a marcha nao estivesse entrada certa,é so um barulho rapido,sera q lubrificar ajuda?

DiploCoupe86
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Localização : Cwb
Data de inscrição : 11/12/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por DiploCoupe86 em Dom 12 Dez - 11:50:41

sebastiao s junior escreveu:SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR?
Eu coloquei uma embreagem de ceramica no meu opala 88, quando eu to di 3 a alavanca estrala e mexe quando acelero e desacelero é so di 3, é na 4 marcha quando eu pego pista
ele trava fica duro, tenho que dar uma porrada nele pra poder voltar.
O que pode ser? alguem me ajude obrigado..,

Tbm sofro do msm mal... a porrada é infalivel, mas tenho medo de danificar alguma coisa, porem é o unico jeito de voltar... Se alguem ja passou por isso e resolveu, por favor nos ajude...


kaio incerte
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1469
Localização : londrina parana
Modelo do carro : Opala 1976 Standart
Cilindros : 6
Data de inscrição : 25/10/2008

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por kaio incerte em Dom 12 Dez - 18:28:22

o meu nao enrosca so raspa

Convidad
Convidado

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Convidad em Ter 14 Dez - 14:48:06

O trambulador aqui tá bem solto, tu joga pra lá e pra cá a alavanda de marchas no ponto morto, bem solto mesmo... Vou ver se troco o trambula por um original que tenho aqui, ou dou um talento no f*didão ...

roberligervasio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 328
Localização : ipameri goias
Modelo do carro : opala diplomata se 4100
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 04/06/2011

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por roberligervasio em Ter 7 Jun - 16:11:09

salve galera com este opala diplomata está interando cinco tive um 79 um 80 um 78 um 82 e 90 que é o diplomata todos trabulado tinha um que eu já andava com chave de feda dentro do carro pois ele nao tinha consoles de dentro dava para desencavalar o brabo era quando entrava duas marchas ai tinha desencavalar por baixo ....mas tudo isto é experiencia um dia comprei um trabulador novo mas paralelo rapaz rapidinho começou a encavalar de novo o que fiz consegui um original mandei encher com solda metal duro fiz o acabamento rapaz ficou blz ...mas tem um segrdo eu tb sepre usava graxa no trabulador um mecanico antigo aqui da minha cidade me falou o seguinte que eu nao deveria passar graxa pois no caso do meu trabulador nao tinha o guarda pó rapaz aquilo ajuntava poeira terra areia isto almentava o desgaste entao montei seco mesmo rapaz fiquei um bom tempo sem ter dor de cabeça com encavalar marcha .... me lembro que eu já estava até ex esperto egatava uma primeira uma segunda e voltava na sequencia quando eu ia parar o carro jogava no meio mas nao tirava o pe da embreagem depois tirava o pé se estivesse ainda na segunda voltava para a segundo e jogava no meio he!he!he!

DiploCoupe86
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Localização : Cwb
Data de inscrição : 11/12/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por DiploCoupe86 em Ter 7 Jun - 17:58:32

no meu o esquema é o seguinte, ele encavala da ré pra primeira, a ré parece q não desengata, ai jogo terceira, e depois primeira, ai ja era...

roberligervasio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 328
Localização : ipameri goias
Modelo do carro : opala diplomata se 4100
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 04/06/2011

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por roberligervasio em Ter 7 Jun - 20:10:14

o segredo para vc nao encavalar as marchas é assim vc tem voltar marcha por marcha no caso vc estiver de 4 marcha vc tem ir para 3 depois para 2 e depois para a primeira ....quando vc está na 2 marcha e joga no meio vc nao tira o pé da embreagem vc tira devagar se carro der arraque é porque está na segunda ai vc tem voltar a alavaca na segunda de novo e tentar retirar do mesmo jeito se vc jogar na 3 vai encavalar duas marchas ai entao vc vai ter desencavalar a 3 e depois a 2. o brabo é que vc tem desecavalar por baicho .....mas o certo é vc conseguir um trabulador original e madar enchelo paralelo roda uns dias mas depois começa a novela de novo ai depois de enche-lo é só fazer o ajustes o maior segredo sao as chapas fazendo tudo certinho fica blz mais o maior segredo do cambio trabulado e acostumar com a criança no meu opala eu andava de boa mas quando outra pessoa ia andar encavalava tudo e depois dava uma trabalheira danada he!he!he!

Palao75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 805
Localização : SP
Data de inscrição : 14/05/2009

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Palao75 em Sex 26 Ago - 20:25:50

Pessoal, pode ser que eu esteja enganado mas a chapa grossa nao fica entre a lingueta de 1a/2a e a lingueta da ré???

Montei dessa maneira que esta indicado e estou tendo alguns problemas, acho eu que seja por causa dessa peça.

robert 2
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 74
Localização : ribeirao das neves mg
Modelo do carro : OPALA 1975 COMODORO 6CC EM RESTAURAÇAO
OPALA 1979 STANDART 4CC
OPALA 1988 DIPLOMATA
Data de inscrição : 25/01/2011

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por robert 2 em Ter 1 Nov - 7:44:24

Ola pessoal eu gostaria de saber se o trambulador original vem com alguma numeraçao ou logomarca,alguem sabe?

robert 2
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 74
Localização : ribeirao das neves mg
Modelo do carro : OPALA 1975 COMODORO 6CC EM RESTAURAÇAO
OPALA 1979 STANDART 4CC
OPALA 1988 DIPLOMATA
Data de inscrição : 25/01/2011

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por robert 2 em Qua 2 Nov - 18:57:32

OI PESSOAL, ALGUEM SABE SE O TRAMBULADOR ORIGINAL VEM COM ALGUMA NUMERAÇÃO OU LOGOMARCA??

Higor_patricio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 31
Localização : Curitiba
Data de inscrição : 19/12/2011

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Higor_patricio em Ter 3 Abr - 21:02:36

Estou com o mesmo problema citado por muitos ai em cima.
O opalão depois de engatar a ré encavala em primeira segunda terceira e quarta marcha. Tem que ir na manha ate conseguir arrancar com o carro.
A dúvida é...será que desmontando, limpando e engraxando o trambulador,
eu já consigo ter um resultado satisfatorio? ou só avaliando a situação do trambula para saber? Pois meu opala esta com esse o problema a umas 3 semanas apenas.
abraço

Rafaelport
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5
Localização : RIo de Janeiro
Data de inscrição : 21/08/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Rafaelport em Ter 21 Ago - 14:38:21

Rapaz, que ótima ideia esse tutorial! Demais! Eu já tinha pensando em fazer no meu Opala, mas fiquei com medo!

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por rafinhajuliao em Ter 18 Set - 10:25:36

excelente topico

wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 44
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por wyllerson punk em Ter 18 Set - 10:50:00

quando o meu travou eu desmontei e tirei fotos pra nao perder a ordem,.... um topico desse faz falta pra quem quer aprender sobre a peça....

OKK

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4726
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 18 Set - 15:06:53

DiploCoupe86 escreveu:no meu o esquema é o seguinte, ele encavala da ré pra primeira, a ré parece q não desengata, ai jogo terceira, e depois primeira, ai ja era...

amigo, estou com o mesmo problema.

mandei o trambulador num torneiro, pra fazer tudo o que deve ser feito, pois eu não tinha como desmontar em casa.

mas agora, tando pra passar de 2ª pra 3ª e vice-versa, tem que "achar" um ponto certinho na alavanca, e dar um tranquinho, senão fica só em 1ª e 2ª ou 3ª e 4ª.

KLUNCK
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1957
Idade : 27
Localização : Santa Catarina
Modelo do carro : Opala SS 1978 Vermelho meteoro.

Cilindros : 4cil

Data de inscrição : 06/01/2010

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por KLUNCK em Ter 18 Set - 15:27:10

Palao75 escreveu:Pessoal, pode ser que eu esteja enganado mas a chapa grossa nao fica entre a lingueta de 1a/2a e a lingueta da ré???

Montei dessa maneira que esta indicado e estou tendo alguns problemas, acho eu que seja por causa dessa peça.


realmente... também montei conforme indica e tava invertido... Razz

ophala76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 703
Idade : 30
Localização : Piracicaba - SP
Modelo do carro : Opala Coupé Standard 1976 Preto
Cilindros : 4cil-2500cc-151cid-Speed40
Data de inscrição : 21/01/2009

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por ophala76 em Seg 8 Out - 16:31:39

A Chapa Grossa



Fica entre a lingueta de 1ª e 2ª e a ré !!!!

PORTANTO FICA:

1° CHAPA FINA
2º TERCEIRA/QUARTA
3º PRIMEIRA/SEGUNDA
4º CHAPA GROSSA
5º RÉ

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4726
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 15 Out - 9:22:06

valeu ai ophala76, montei o meu nessa ordem e ficou ótimo!

charles master
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 16
Idade : 30
Localização : caçapava do sul -rio grande do sul
Modelo do carro : opala coupe 77
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 15/10/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por charles master em Seg 15 Out - 22:50:46

minha caravam qndo engreno a marcha re nao consigo colocar a 1 marcha parece q fica na re mesmo colocando a alavanca no neutro ou na 1` tem q colocar pra frente e pra tras umas qntas vezes para descavalar que sera q pode ser

oliveirapires
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 36
Localização : Marília - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 78, em faze de reforma...
Cilindros : 4 cil.
Data de inscrição : 11/01/2013

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por oliveirapires em Sab 12 Jan - 15:30:03

É galera esses trambuladores são complicados, eu já tive vários opalas e todos deram trabalho, mas enche - los e lubrifica - los antes de montar que ficam bons, sempre com originais, os paralelos infelizmente não prestam...

LGHR_opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 140
Idade : 29
Localização : Sorocaba - SP
Modelo do carro : Opala Cupe Standard 1976/76
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 05/04/2012

ótimo tópico

Mensagem por LGHR_opaleiro em Sab 6 Abr - 16:43:53

Xann escreveu:Atendendo a solicitação, estou fixando esse tópico por ser de grande utilidade. OKK

Seguem as palavras do amigo Ophala76 :


ophala76 escreveu:aew amigo, segue um leve passo-a-passo estilo pedreiro pra vc tentar dar aquele talento no trambulador. Lembrando que eu não sou mecânico, se eu fiz algo de errado no processo por favor me corrijam !!

E ficou muito grande o post, eu fui obrigado a diminuir o tamanho das fotos, se precisar delas e maior resolução peça por emeio, mas acho que não vai dar pra anexar iheaihaeihae

1° retire a manopla da alavanca (rosca) e o console (3 parafusos).
2° retire o guarda-pó e o aro que o prende no assoalho.

Você já deve ver o seu trambulador, os 2 parafusos da alavanca e a mola, aliás dá pra ver o chão pelo buraco.

3° retire a mola de retorno e os 2 parafusos que prendem a alavanca

Hora de se sujar um pouco:

4° embaixo do carro, retire as 3 varetas das marchas (2 parafusos, 2 porcas e uma cupilha)


5° retire os 2 parafusos que seguram o trambula na caixa, um vc tira de dentro do carro, o outro por baixo

Lembrete: Eu não tirei o meu trambulador, por sorte tenho o paralelo aqui guardado e vou demonstrar a montagem/desmontagem nele ok ?

Este é o bicho:


Lembre-se da posição das linguetas e das chapas, para não se perdem na montagem
Provavelmente, o seu terá um peça de plástico que fixa a alavanca seletora, o meu não tem, não perca ela como eu fiz hhehehe

INICIANDO A DESMONTAGEM

6° coloque um calço para vc tirar esse cilindro aew não sei o nome da criança. No meu caso para calçar usei um taco de jogar bétis


7° bata no cilindro com alguma peça de mesmo diâmetro, com cuidado para não danificar


Puxe pra cima a alavanca seletora que vai sair tudo

No meu caso, eu tirei também essa espécie de "tampa" da carcaça do trambula, ela é fixada por pressão entre as 3 saliências. Foi difícil tirar, pedi ajuda para outra pessoa. Para tirar um fiz uma alavanca com um alicate e pedi para a outra pessoa puxar pra fora


LIMPEZA

Tendo tirado tudo, limpe bem com gasolina e deixe secar ao sol.



Antes de montar as peças, passe graxa em TODAS as peças do trambula, somente na carcaça não precisa, pelo menos do lado de fora. No meu caso eu usei graxa branca, mas creio que não tenha diferença pra outro tipo de graxa. Essa parte é muito importante, pois ajuda na facilidade na troca de marchas.

Detalhe: você vai se sujar meu veio, isso é inevitável. Não atenda o telefone nem coçe a orelha hhehhe

INICIANDO A MONTAGEM
Com tudo devidamente engraxado, começe a montagem

LEMBRE-SE QUE NAS FOTOS DA MINHA MONTAGEM EU NÃO PASSEI GRAXA MAS NA SUA PASSE SEM DÓ !!

8° Observe a posição da aba que ficava a mola de retorno, ela será sua referência na hora da montagem. Ela fica sempre virada para o lado do passageiro, considerando sua posição quando fixada na caixa.


9° com o calço embaixo, coloque o cilindro no lugar, deixando espaço para colocar as peças


10° PRIMERA PEÇA: CHAPA 1 (FINA)
Observe a posição da parte com essa pequena saliência. Essa chapa tem que ser colocada de maneira que fique alinhada com a fenda que prende a "tampa" da carcaça e o "recorte" na carcaça.


11°SEGUNDA PEÇA: LINGUETA DE 3ª E 4ª MARCHAS
é aquela que faz uma curva pra fora


12° TERÇEIRA PEÇA: CHAPA 2 (GROSSA)
Observe o lado reto e o lado meio diagonal, lado reto alinha-se com a fenda da carcaça.


13° QUARTA PEÇA: LINGUETA DE 1ª E 2ª MARCHAS
Observe que ela fica jogada pra frente, considerando sua poisção no carro. Algumas fotos de trambuladores montados vai ajudar e muito na montagem.


14° QUINTA PEÇA: LINGUETA DE MARCHA RÉ
Observe sua posição, fica pra trás, considerando sempre sua posição montada no carro.


15° SEXTA PEÇA: ALAVANCA SELETORA
Com cuidado pra não sair nenhuma peça do alinhamento, empurre o cilindro um pouco pra trás e coloque a seletora.


16°recoloque a "tampa" da carcaça, se precisar, com ajuda de outra pessoa.

17° agora, alinhe tudo através do recorte que tem na carcaça, uma broca ou uma chave allen ou qualquer coisa que atravesse de forma um pouco justa pelo buraco.


Pode montar no carro assim mesmo.

Se precisar, regule as varetas, essa parte eu não sei muito bem, mas pelo que sei, não pode ficar muito justa.


Remonte tudo novamente, não se esqueça de retirar a peça que voçê passou pelo recorte do trambula para alinhar.

Fim de papo, espero ter ajudado, abrazzz !!!

ajudou muito sim !!!

por isso que gosto desse blog, acho que opaleirosdoparana é mais que um blog, o espirito de ajuda dos opaleiros para os outros opaleiros é muito grande !!!

um abraço a todos e vamos cuidar dos nossos carros

LGHR_opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 140
Idade : 29
Localização : Sorocaba - SP
Modelo do carro : Opala Cupe Standard 1976/76
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 05/04/2012

o pessoal do cambio varetado

Mensagem por LGHR_opaleiro em Dom 9 Jun - 14:46:34

ajudando o pessoal do cambio varetado

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4726
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qui 8 Maio - 8:19:50

Aqui vai uma idéia pra quem esteja tendo problemas com trambulador, e seja meio mexerico que nem eu.

No meu caso, encavalava nas mudanças entre 2ª e 3ª, tenho um de reserva em casa, aí tava analisando e vi que as linguetas de 1ª/2ª e 3ª/4ª não tem nada separando uma da outra.
É o que acontecia no meu. Sem o console dava pra ver por dentro do carro as linguetas se movendo juntas.

Desmontei, e pensei em inverter a posição da chapa mais fina, porém a mesma é inteira, não tem o buraco pra alavanca seletora passar.

A idéia, então, seria recortar uma pedaço de chapa, com o furo para o cilindro central, e colocar entre essas duas linguetas, o que vai impedir que com o tempo, desgaste e acumulo de sujeira, ambas trabalhem juntas, ocasionando o encavalamento.

Dinho0378
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5
Idade : 50
Localização : São Paulo - Capital - Zona Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 30/09/2013

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Dinho0378 em Qui 21 Ago - 16:51:14

Amigos, este vídeo do youtube (https://www.youtube.com/watch?v=9zl1OeC56tg) mostra um trambulador da Hurst instalado em um cambio de Opala, infelizmente o numero de fabricação do mesmo foi descontinuado pelo fabricante (Hurst) o que torna quase impossível a identificação do mesmo para compra! tentei por duas vezes contato com a Hurst, ate enviei o vídeo para que eles pudessem analisar o modelo e identificar algum que pudêssemos utilizar, sem sucesso! Na verdade eles tbm não se interessaram muito, depois da quarta troca de email, o "expert" da empresa disse que não tinha mais como ajudar! É uma pena!
Por outro lado, neste outro vídeo, (https://www.youtube.com/watch?v=_PM5x4PX63k), vemos um trambulador original, novo e bem regulado funcionando perfeitamente.
Eu mesmo, apos trocar por um novo paralelo, que não vale nada, encontrei um original zero na caixa, e apos a substituição bastaram alguns ajustes para deixar as hastes sem folgas e os engates ficaram perfeitos! Claro que se os terminais estiverem gastos, devem ser substituídos e as pequenas folgas entre os terminais e as alavancas tbm não podem existir, elas devem ser removidas com arruelas, para um ajuste fino!
Então recomendo aos amigos opaleiros com o mesmo problema: Mãos na graxa! Mecânico algum vai ajustar as hastes com o cuidado que seu carro merece, por isso se quiser um ajuste perfeito no seu trambulador, faça vc mesmo! Um grande abraço a todos!

7abio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 145
Idade : 31
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Coupe 1976 4 cil 2500
Cilindros : 4Cil
Data de inscrição : 28/12/2009

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por 7abio em Qui 21 Ago - 18:39:51

Dinho0378 escreveu:Amigos, este vídeo do youtube (https://www.youtube.com/watch?v=9zl1OeC56tg) mostra um trambulador da Hurst instalado em um cambio de Opala, infelizmente o numero de fabricação do mesmo foi descontinuado pelo fabricante (Hurst) o que torna quase impossível a identificação do mesmo para compra! tentei por duas vezes contato com a Hurst, ate enviei o vídeo para que eles pudessem analisar o modelo e identificar algum que pudêssemos utilizar, sem sucesso! Na verdade eles tbm não se interessaram muito, depois da quarta troca de email, o "expert" da empresa disse que não tinha mais como ajudar! É uma pena!
Por outro lado, neste outro vídeo, (https://www.youtube.com/watch?v=_PM5x4PX63k), vemos um trambulador original, novo e bem regulado funcionando perfeitamente.
Eu mesmo, apos trocar por um novo paralelo, que não vale nada, encontrei um original zero na caixa, e apos a substituição bastaram alguns ajustes para deixar as hastes sem folgas e os engates ficaram perfeitos! Claro que se os terminais estiverem gastos, devem ser substituídos e as pequenas folgas entre os terminais e as alavancas tbm não podem existir, elas devem ser removidas com arruelas, para um ajuste fino!
Então recomendo aos amigos opaleiros com o mesmo problema: Mãos na graxa! Mecânico algum vai ajustar as hastes com o cuidado que seu carro merece, por isso se quiser um ajuste perfeito no seu trambulador, faça vc mesmo! Um grande abraço a todos!

Nos comentários do 1º video passado diz que o kit hurst é esse

http://www.ebay.com/itm/HURST-4-SPEED-SHIFTER-KIT-1967-1968-CAMARO-FIREBIRD-MUNCIE-451-M20-M21-M22-SS-RS-/281285923820

http://www.ebay.com/sch/sis.html?_nkw=HURST%204%20SPEED%20SHIFTER%20KIT%201967%201968%20CAMARO%20FIREBIRD%20MUNCIE%20451%20M20%20M21%20M22%20SS%20RS&_itemId=301139829574

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4726
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 22 Ago - 7:39:48

Pois olha, eu instalei um trambulador paralelo no meu, marca injet, faz mais de um ano, ando de 15 em 15 dias, e não tive nenhum problema.

_odouglas
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 21
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Caravan Comodoro 1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 21/08/2014

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por _odouglas em Dom 24 Ago - 18:21:28

Galera, sou novo aqui, mas já acompanhava o fórum a tempo... Bem, comprei uma Caravan com esse câmbio varetado a poucos dias e estranhei um pouco a folga que tem na alavanca do câmbio. É normal ter tanta folga?Desculpem por desvirtuar o tópico e pela minha ignorância, mas não quis abrir um tópico só pra perguntar isso..

Ah, e tem mais: a ré engata meio no tranco, tem que fazer um pouco de força pra entrar. Será que pode ser o trabulador ou a caixa está moendo mesmo?

Novamente desculpem a igorância, é meu primeiro carro e sou uma anta no quesito mecânica!


Última edição por _odouglas em Dom 24 Ago - 18:36:54, editado 1 vez(es) (Razão : Me embolei com as palavras...)

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4726
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 25 Ago - 7:12:39

Pode ter muita sujeira no trambulador, ou vareta mal regulada, ou até a caixa, mas, se não tá encavalando, nem mexe

_odouglas
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 21
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Caravan Comodoro 1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 21/08/2014

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por _odouglas em Seg 25 Ago - 10:24:52

Glaucio Missioneiro escreveu:Pode ter muita sujeira no trambulador, ou vareta mal regulada, ou até a caixa, mas, se não tá encavalando, nem mexe

De fato, o antigo dono botava essa Caravan no barro sem dó, pois usava ela nos fins de semana pra ir pro sítio. Aí já viu né... Mas eu deitei embaixo dela pra dar um confere e não vi sujeira em excesso no trambulador.

LeandroAlba
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 147
Localização : Santa Catarina
Modelo do carro : Opala Especial 72
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 06/05/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por LeandroAlba em Sex 29 Ago - 9:50:08

Bom Dia

Não consigo ver as fotos. Preciso delas pois o mecânico desmontou o trambulador e não consegue montar. Penso em levar essas imagens pra ele. Alguém pode ajudar ?

Gradecido

LeandroAlba
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 147
Localização : Santa Catarina
Modelo do carro : Opala Especial 72
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 06/05/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por LeandroAlba em Qua 3 Set - 9:29:59

Up da esperança...

meu Opala tá parado ainda.

Valeu

Reginaldo B. Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4
Idade : 39
Localização : JABOTICABAL,SP
Data de inscrição : 18/04/2015

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Reginaldo B. Carvalho em Seg 20 Abr - 17:27:18

Boa noite amigos, não consigo ver as fotos, é preciso um programa especifico para ver ??? desde ja obrigado !!!

Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1132
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Murilo R em Seg 20 Abr - 17:48:54

alguem poderia dar uma dica como abrir essas fotos ou tem que configurar alguma coisa no cpu

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4726
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 20 Abr - 20:51:56

Cara, o site de hospedagem das fotos bloqueeou elas, não vai ter como visualizar, a não ser que o dono hospede e poste elas novamente.

NicholaSS78
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 22
Idade : 30
Localização : Araguaina TO
Modelo do carro : Opala SS4 78
Opala Standard 250s 79
Cilindros : 4 e 6 cilindros
Data de inscrição : 21/09/2014

Apanhando do trambulador

Mensagem por NicholaSS78 em Sab 15 Out - 0:02:20

Boa noite pessoal.

Tô apanhando do meu trambulador. Monto e desmonto e continua ruim. O problema maior é que eu tenho um trambulador fora do carro aqui pra usar de referencia pra montagem do meu, só que acho que ele está montado errado.

Vendo o passo a passo desse tópico já vi que realmente estou e irei montar de acordo com a sequência explicada. Porém minha dúvida é sobre a A CAPA DE METAL QUE ENVOLVE A ALAVANCA SELETORA. Ela tem uma face maior é outra menor. Acho que pode ser que a minha esteja invertida.

Alguém sabe me dizer se a face maior é voltada pra o lado do motorista ou pro lado do passageiro!?

Diosefer
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 33
Idade : 24
Localização : Bagé-RS
Modelo do carro : Opala Diplomata ano 83/83
Cilindros : 4 CC http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uq_pP4hT0sw
Data de inscrição : 16/09/2013

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Diosefer em Sab 15 Out - 19:02:22

Sumiu as imagens poderia repostar?

Conteúdo patrocinado

Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:45:48


    Data/hora atual: Sab 3 Dez - 8:45:48