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Preparação 4cc

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Pedro Malta
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Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Ter 11 Maio - 2:10:33

Hora de pensar no meu 151!
Tenho acompanhado umas preparações nos 4cc por aí e pensado no meu! To bem confuso, queria um norte da galera mais experiente aí do fórum, vou colocando as modificações que eu me interessei e gostaria de saber os prós e os contras em termos de potência, durabilidade/manutenção e consumo!

Bem, meu motor é o 151, gasolina carburador DFV/Weber 228 corpo simples, tucho hidráulico, ignição eletrônica e acho que o restante tudo original mesmo do Comodoro 1979

A idéia da preparação é:

-Coletor escape 4x1 dimensionado (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143135758-coletor-4x1-4x2-6x2-dimensionado-opala-caravan-25-4100-250-_JM)

-Comando 272 a 276 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131754036-comando-de-valvula-p-opala-4cc-296276288296-etc-novo-_JM)

-Trabalho no cabeçote: rebaixamento e demais serviços(válvulas e polimento) dentro da possibilidade "custo x benefício x aumento de consumo"

Manteria o resto próximo do original e a idéia é ter um aumento de potência sem muito consumo (só você que quer isso né Pedro Malta!)
Vocês acham que chegaria aos 130, 140 cv? Aumentaria muito o consumo? Quais serviços no cabeçote são interessantes? O comando alteraria quais características?

Paulo Emilio
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Paulo Emilio em Ter 11 Maio - 6:39:13

Você quer dobrar a potencia do seu carro sem mexer no consumo.....

Faz o comando na Sobe, um comando 272x272 com 107º de lob, fica espertinho. Pode fazer ele maior também, 286, com 109º de lob.

E o escape faz com o Soffiatto, bem melhor que este do ML.

Carburação usa o 446. No cabeçote o 'básico': abertura, equalização e polimento dos dutos de admissão e escape, rebaixar 2mm.

Tem muito mais coisas a fazer.

Pedro Malta
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Ter 11 Maio - 11:50:59

Fazendo essas alterações e mantendo o 228 tem algum grilo?

2mm ficaria em torno de quanto a taxa de compressão da gasolina?

Xann
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Xann em Qua 12 Maio - 12:53:54

Fala Pedro! Cara não sei se essa é a sua praia, mas se seu motor está bom e vc quer dobrar a potência sem muita dor de cabeça, ter um carro manso e economico pra andar devagarzinho e de repente uma fera quando vc enfiar o pé, o ideal seria uma turbina, já que o aspirado consome muito mesmo andando devagar, fora o conforto que acaba de vc andar liso em baixas rotações no aspro. Bom, é minha opinião OKK


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blacknegao
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por blacknegao em Qua 12 Maio - 13:29:38

cara se eu fosse vc usaria o q o paulo falo
so q mexeria pouco no cabeçote so coloca pratinho,molas e balancins
um comando bom um 4x2 e o carbura
e so ja q vc vai usar no dia-a-dia

Pedro Malta
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Qua 12 Maio - 13:45:12

Xann escreveu:Fala Pedro! Cara não sei se essa é a sua praia, mas se seu motor está bom e vc quer dobrar a potência sem muita dor de cabeça, ter um carro manso e economico pra andar devagarzinho e de repente uma fera quando vc enfiar o pé, o ideal seria uma turbina, já que o aspirado consome muito mesmo andando devagar, fora o conforto que acaba de vc andar liso em baixas rotações no aspro. Bom, é minha opinião OKK

Não, minha praia não! risos! Acho muito complexo, mas eu to ligado nas vantagens mesmo.
Só quero mesmo que ele seja mais esperto, pouco complexo e que não gaste rios de dinheiro pra ir na padoca, eu só uso carro no fim de semana pra namorar e etc...

Pedro Malta
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Qua 12 Maio - 13:49:51

blacknegao escreveu:cara se eu fosse vc usaria o q o paulo falo
so q mexeria pouco no cabeçote so coloca pratinho,molas e balancins
um comando bom um 4x2 e o carbura
e so ja q vc vai usar no dia-a-dia

Entre o 4x2 e o 4x1 numa receita levezinha como a que eu pretendo qual fica melhor?(levando em consideraçaõ tbm o custo beneficio)

Eu to querendo não mexer no carburador por enquanto, será que tem como acertar o 228 para ter uma vazão maior, por meio de giclês e etc?

Já o cabeçote eu não tenho nada contra mexer nele todo rs...

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Qua 12 Maio - 13:50:49

Paulo Emilio escreveu:Você quer dobrar a potencia do seu carro sem mexer no consumo.....

Faz o comando na Sobe, um comando 272x272 com 107º de lob, fica espertinho. Pode fazer ele maior também, 286, com 109º de lob.

E o escape faz com o Soffiatto, bem melhor que este do ML.

Carburação usa o 446. No cabeçote o 'básico': abertura, equalização e polimento dos dutos de admissão e escape, rebaixar 2mm.

Tem muito mais coisas a fazer.

Anotada essa receita! valeu!

blacknegao
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por blacknegao em Qua 12 Maio - 13:54:28

Pedro Malta escreveu:
blacknegao escreveu:cara se eu fosse vc usaria o q o paulo falo
so q mexeria pouco no cabeçote so coloca pratinho,molas e balancins
um comando bom um 4x2 e o carbura
e so ja q vc vai usar no dia-a-dia

Entre o 4x2 e o 4x1 numa receita levezinha como a que eu pretendo qual fica melhor?(levando em consideraçaõ tbm o custo beneficio)

Eu to querendo não mexer no carburador por enquanto, será que tem como acertar o 228 para ter uma vazão maior, por meio de giclês e etc?

Já o cabeçote eu não tenho nada contra mexer nele todo rs...

o 4x2 vai ter um maior fluxo de ar e vai sair ''melhor'' o ar pelo escape
tem jeito de mexer no carburador dele sim e aumentando o gicle regulando e tal ai da sim

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por gerson.dalpiva em Qua 12 Maio - 19:18:16

Olá pessoal,

Baseado na receita postada pelo Paulo Emilio, para a versão a Alcool do 151s, mudaria alguma coisa em relação ao comando e cabeçote??? Meu carbura é o BLFA H 30-34 duplo estágio, está de bom tamanho?

vlww

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por j ricardo em Qui 13 Maio - 9:14:48

Bom dia amigos! Pedrão, meu amigo, o 228 é um dos gargalos desse motor, coloque um bom H34, que só ele ja da uma pequena diferença... me desculpe, mas veneno com 228 não tem cabimento...

Pedro Malta
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Qui 13 Maio - 9:54:00

j ricardo escreveu:Bom dia amigos! Pedrão, meu amigo, o 228 é um dos gargalos desse motor, coloque um bom H34, que só ele ja da uma pequena diferença... me desculpe, mas veneno com 228 não tem cabimento...

Opa, o H34 já fica mais tranquilo, mais barato o carb + admissão, acho que vou acabar trocando mesmo... primeiro o escape, depois o cabeçote, o carb e depois o comando...

Vou estudar um pouco mais o H34 x 446

Obrigado!

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por j ricardo em Qui 13 Maio - 10:10:41

Isso! o H34 é um degrau abaixo da 446 em performance, mas em compensaçao é muito mais facil de acertar/regular. difusores removiveis faz uma diferença na hora de acertar um carburador... e voce ainda pode, no futuro, por borboletas maiores nele. opa! em tempo, vi na area de restauraçoes que ja começou no capricho! parabens! nada melhor do que FAÇA VOCE MESMO, deixa eu sair do computador que eu tenho que montar as molas rebaixadas do meu 90! um abraço!

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por odair em Sex 14 Maio - 20:01:54

Se você trocar os difusores do H34 e acertar a carburação em alta ele fica muito melhor que o 446.
Agora se esta preocupado com consumo, troca o carbura e instale um turbo! ou deixe o motor original mesmo.

Pedro Malta
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Sex 14 Maio - 22:44:28

odair escreveu:Se você trocar os difusores do H34 e acertar a carburação em alta ele fica muito melhor que o 446.
Agora se esta preocupado com consumo, troca o carbura e instale um turbo! ou deixe o motor original mesmo.
Turbo não, não gosto do barulho, nem da estética, nem da idéia, acho que só poria turbo num Japones, como o Honda VTi antigo ou um Skyline R33 quem sabe um dia rs...
O H34 acho que vai ser a pedida, fiz uns orçamentos por aqui, o coletor achei a 60 reais e o carburador revisado por 600, a retífica no cabeçote tá em cerca de 300 por baixo, mas acho que consigo o carburador mais barato, e pro H34 pelo menos na minha cidade é mais fácil de peças...

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por davigarducho em Sab 15 Maio - 14:45:21

Em relação ao dimencionado 4x2, eu tenho no meu comodoro e recomendo!! ali vc ganha uns CVs e não muda muito o consumo...alem do mais o ronco dele é outra coisa, show de bola... e não é um investimento caro...

Pedro Malta
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Sab 15 Maio - 14:55:49

davigarducho escreveu:Em relação ao dimencionado 4x2, eu tenho no meu comodoro e recomendo!! ali vc ganha uns CVs e não muda muito o consumo...alem do mais o ronco dele é outra coisa, show de bola... e não é um investimento caro...

Bacana, não vejo a hora, depois da retífica no cabeçote vai ser o primeiro investimento! Mas assim, e depois do 4x2 como é o teu escapamento?

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por davigarducho em Sab 15 Maio - 15:05:46

Pedro Malta escreveu:
davigarducho escreveu:Em relação ao dimencionado 4x2, eu tenho no meu comodoro e recomendo!! ali vc ganha uns CVs e não muda muito o consumo...alem do mais o ronco dele é outra coisa, show de bola... e não é um investimento caro...

Bacana, não vejo a hora, depois da retífica no cabeçote vai ser o primeiro investimento! Mas assim, e depois do 4x2 como é o teu escapamento?

depois do coletor, continua em 2 canos , no meio tem um abafador, e na saida tem a espingarda ( os 2 canos, sem ponteira).

dá uma olhada , tem umas 2 ou 3 fotos do escape.
http://www.opaleirosdoparana.com/galeria-de-fotos-imagens-f6/meu-comodoro-90-t11431.htm

abraço

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Sab 15 Maio - 18:59:41

Paulo Emilio escreveu:
E o escape faz com o Soffiatto, bem melhor que este do ML.

Paulo,
Vc não me indica então este Coletor do ML? (que tbm é membro aqui do Forum e Opaleiro tbm)
O melhor seria o da Soffiatto?
Estava quase comprando do nosso amigo do ML!! (a um click para transferir a bofufa)

Será que a Soffiatto enviam para outras cidades?
Acabei de enviar um email para eles (pedindo um orçamento)

Abrax

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Paulo Emilio em Dom 16 Maio - 9:54:32

Eu trabalho com o Soffiatto a 7 anos, gosto muito do serviço dele. Ele é de Sampa, tem transportadora pra todo lugar.
Montei o coletor dele no quatro cilindros que corre aqui em BH, ele está em terceiro no campeonato, atrás de dois seis cilindros muito bravos.

Pode ligar pro Tavinho e falar que eu te recomendei.

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Dom 16 Maio - 14:09:30

Dúvidinha basic!!
Um 4x1 ou 4x2??

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Thiago Thunderblue em Dom 16 Maio - 15:25:29

4x2 na certa Smile

wegawoox
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Dom 16 Maio - 19:26:25

No 4x2 vou ter mais consumo de combustivel? (um amigo opaleiro me disse)
O ganho de potencia é o mesmo do 4x1 para o 4x2??

Abrax

davigarducho
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por davigarducho em Dom 16 Maio - 19:47:26

wegawoox escreveu:No 4x2 vou ter mais consumo de combustivel? (um amigo opaleiro me disse)
O ganho de potencia é o mesmo do 4x1 para o 4x2??

Abrax

Com certeza o consumo altera, mas é minima coisa, pelo fato de que com o 4x2 tem mais ar saindo do sistema, e com isso possibilita a entrada de mais ar......em relação á numeros de consumo, o meu comodoro faz 11 Km/L na estrada com o dimenssionado 4x2....

sobre a potencia, eu senti no pé qdo troquei pra 4x2...sente na hora, o carro anda mais, e tem mais final......eu nao sei dizer qto que aumenta, mas aumenta...

Paulo Emilio
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Paulo Emilio em Seg 17 Maio - 8:26:50

4x2x1. Mantém a velocidade de saída dos gases, se for 4x2 o tubo final não fica cheio e tem que empurrar pra sair, mantendo ele cheio está sempre em movimento, cria um arrasto e não freia o pistão.

JONNY1971
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Seg 17 Maio - 14:36:10

Paulo Emilio escreveu:

E o escape faz com o Soffiatto, bem melhor que este do ML.

Amigo respeito sua opinião, mas por ventura vc comparou as duas peças mais TECNICAMENTE ou essa é apenas SUA opinião?
Falo porque os coletores que vendo tem os flanges cortados a laser,dobras A FRIO que não prejudicam a resistencia e não fadigam o tubo feitas em maquinario CNC, tubos esses que tem paredes com espessura mais grossa que não poderiam ser dobradas a fogo, alivio de tensões nos pontos de stress, e o mais importante DESNVOLVIMENTO EM DINAMOMETRO.
Quem dera se cada peça que olhamos pudessemos dizer quanto ela realmente rende não é? Na vida real apenas um dinamometro pode fazer isso. Só pra vc ter uma ideia, o coletor que vendo foi modificado 7 vezes antes de ser produzido em escala para render o maximo possivel.
Respeito o conhecimento dos profissionais que fazem coletores artesanais, embora com tecnicas ultrapassadas, fazem um bom serviço.
A questão sempre é o custo beneficio, beneficio que no meu caso posso GARANTIR.Com o 4x2 são 15 cvs a mais a 4430 rpm e 2,3 kgfm a mais de torque a 2370 rpm em um motor original a alcool. Em motores preparados o ganho é ainda maior. Infelizmente a fabrica me proibe de divulgar o laudo do dinamometro por motivos de registro patente.
Outro ponto importante é a durabilidade. Aços ao carbono, quando aquecidos ao ponto de semi-fusão(quando avermelham) tem o carbono "queimado" do material provocando micro fissuras na estrutura molecular do aço, oque depois de repetidos ciclos de aquecimento e resfriamento tem grande chance de gerar trincas.Este é o motivo que meus coletores são dobrados a frio, assim como os melhores do mundo. Os coletores 6x2 são dobrados por sistema MANDREL BENT o mesmo usado nos EUA para melhor conformidade de secção nas curvas.
Eu uso um 4x1 no meu opala 2500 aspro de 200cvs a mais de 3 anos e ele está igual a novo.Ele rendeu 10 km/h a mais de final no meu 4 cil quando era original.Isso é significante.
Aproveito para alertar os amigos a respeito das copias de dimensionados,que infelizmente são feitas livremente no Brasil e com certeza NÃO tem os cuidados que descrevi acima.
Acredito que para uma comparação valida entre produtos, esses fatores devem ser considerados.
Abraço a todos qualquer duvida TECNICA OU PRATICA, estou a disposição aqui ou no email:
freitasz28@gmail.com
Diego Freitas


Última edição por JONNY1971 em Seg 17 Maio - 15:19:52, editado 1 vez(es)

wegawoox
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Seg 17 Maio - 14:59:25

Puts!!
E agora???

Vcs querem me deixar louco???

(Acabei de Depositar para a Soffiatto)


[]'s

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Seg 17 Maio - 15:26:16

Bom amigo, eu vim a PUBLICO para esclarecer como é o cuidado na fabricação das peças que vendo e tenho certeza que ofereço um otimo produto.Eu sempre pesquiso muito antes de comprar qualquer peça de performance para não me arrepender depois.
Claro que a escolha final é sua.

ABS e boa sorte no seu projeto.

Pedro Malta
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Ter 18 Maio - 11:06:58

Tá certo, a concorrência sempre favorece o consumidor e a qualidade dos produtos! é pesquisar e escolher!

Jonny agora a sua opinião, para essa configuração (Comando 272, Carb h34, cabeçote trabalhado, 4cc gasolina) Qual você recomenda, 4x2 ou 4x1, ou ainda ouvi falar do 4x2x1? (Levando em conta, custo/benefício/consumo)

Att,

Pedro Malta

JONNY1971
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Ter 18 Maio - 15:17:38

Olá Pedro,
Inicialmente saiba que os dois tipos de coletores podem ser usados com um otimo resultado na sua preparação, oque possibilita que vc escolha o ronco que quer ter no carro, o 4x1 lhe trará um ronco grave e uniforme enquanto que o 4x2 lhe trará um ronco grave e pulsado, como os motores em V.
A real função de um escape dimensionado é eliminar o fluxo contraposto de um coletor original, diminuir as curvas que os gases de escape devem passar, e o mais importante: O coletor DEVE manter uma determinada velocidade de maxima eficiencia dos gases com a menor obstrução possivel , afim de aproveitar a inercia dos mesmos para "puxar" mistura nova para dentro dos cilindros quando o pulso de descarga tem sua pressão diminuida e refletindo uma onda de pressão negativa devolta para o cilindro,(causada pela inercia do proprio pulso) refletindo no momento exato de rotação de torque maximo/Overlap( duas valvulas abertas ao mesmo tempo) que qualquer motor tem, para ajudar na sucção de mistura nova e total enchimento da camara de combustão/cilindro.Por este motivo,um coletor com digamos,4 polegadas de saída ,diminuiria drasticamente a velocidade dos gases, e tornaria o coletor ineficiente, porque quando os gases saem dos primarios, estão em alta velocidade,e encontrando um tubo maior ,se chocariam contra uma massa de ar em menor velocidade perdendo enegia de reflexão .Tudo isso que lhe digo, está relacionado ao fenomeno -Exaust Escavenge-,no qual os coletores bem "dimensionados" ,que se aproveitam deste fenomeno trazem os CV.
Resumindo, é preciso um balanço perfeito entre velocidade dos gases e vazão, para maxima eficiencia,do contrario seria muito simples colocar 4 canos retos de 3" cada um para maximizar apenas o fluxo...Não parece, mas existe uma ciencia enorme em cima desta peça. Isso que não comentei a influencia das ondas sonoras subsonicas e sonicas no comportamento dos gases que também variam com a temperatura.
Com o 4x2x1 a tendencia é a curva de torque se tornar mais plana, mas para que seja efetiva vc terá que "regular" alguns paramentros do escape. Como isso não é possivel sem um dino, não recomendo esta configuração.
Para mim fazer uma avaliação mais especifica do seu motor eu preciso saber mais dados do comando como levante, separação de cames, cruzamento, duração @.050", diametro das valvulas, taxa... mas a principio sua configuração é boa. Eu como sou fã de cfm usaria duas H34 ou até mesmo duas h40, pra reter custos.
Um 446 funcionaria muito bem na sua aplicação também.
Eu uso um rochester bijet 500 cfm no meu 2500, deu trabalho pra acertar, mas funciona muito bem.
ABS, qualquer duvida escreva..

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Ter 18 Maio - 16:16:26

Diego,
Muito boa didática, vai ser referência agora quando o assunto é Escapamento e seus fenômenos!!

JONNY1971 escreveu:Olá Pedro,
Eu como sou fã de cfm usaria duas H34 ou até mesmo duas h40, pra reter custos.
Um 446 funcionaria muito bem na sua aplicação também.
Eu uso um rochester bijet 500 cfm no meu 2500, deu trabalho pra acertar, mas funciona muito bem.

E já que vc tocou nesse assunto (citado acima), é como o Tópico se trata em preparação de 4cil...
Terias mais informações a respeito desse tipo de aplificação, com Dupla Carburação??
Achei muito interessante

Segue um Video para ilustrar:



Abrax

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Ter 18 Maio - 17:33:43

Agradeço amigo, o opala do video é de um conhecido meu, bem forte por sinal.Ele vai colocar duas Webers em breve.
Multiplos carburadores tem 3 funções basicas:
1-Melhorar a distribução da mistura para os cilindros do motor que tem dutos de admissão com comprimentos diferentes ou compensar deficiencias no coletor de admissão, comuns em motores em linha.
2-Aumentar a admissão de ar ao motor produzindo maior potencia.
3-Aumentar a area de vazão do combustivel (pelas agulhas e gicles) e o volume total de combustivel nas cubas,para evitar que as cubas sequem em altas rotações..
Sem falar no visual que fica mais intimidador, carburadores duplos são uma maneira barata de aumentar a potencia. Fazer um coletor é bem simples, mas o acerto dos carburadores exige experiencia na area.
Espero ter ajudado.

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Ter 18 Maio - 17:52:46

Muito interessante mesmo Diego!!

Essa é uma boa alternativa para mim, num futuro proximo, para dar uma boa 'upada' no motor 4cil, sem precisar trocar para um 6cil (mantendo original)...

E que visual bonito que fica, hein??? Cool
Meu cunhado, me disse que e Opala do video está com duas 228 (simples), certo??

Poderia então confecionar um coletor de admissão para essa configuração, sem problemas??
Porém o ponto teria que ser acertado por um preparador ou um mecanico muito fera, certo??



Abrax

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Luis_555 em Ter 18 Maio - 17:54:51

Pedro, meu carro é identico ao seu, com platinado.
Instalei só um 4x2 nele, nao sei se é o mesmo fabricante dos do amigo ai de cima, porém pelas fotos é beeem parecido, mas comprei em Curitiba. Fiz um esquema tira e poe do silencioso (paulistao/mercedes 2x2) entao rodo dia de semana com o ronco bem grave e final de semana com ele direto, sempre até o diferencial só. Realmente dá pra sentir uma leve diferença no carro, o giro sobe um pouco melhor. E é nitido que o motor fica mais leve quando funciona sem o silencioso também! Dá pra enganar que é 6cil de vez em quando hahaha



E sobre a duvida do amigo sobre Sofiatto ali, sei lá, ao meu ver nao vale a pena gastar o que pedem nesses dimensionados artesanais se ele vai ser instalado em um carro praticamente original... com esse dinheiro se faz muitas outras coisas que vao render bem mais potencia. Comprei o meu por 300 reais e nao me arrependo nem um pouco!


Última edição por Luis_555 em Ter 18 Maio - 18:11:01, editado 1 vez(es)

JONNY1971
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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Ter 18 Maio - 18:09:51

wegawoox escreveu:Muito interessante mesmo Diego!!

Essa é uma boa alternativa para mim, num futuro proximo, para dar uma boa 'upada' no motor 4cil, sem precisar trocar para um 6cil (mantendo original)...

E que visual bonito que fica, hein??? Cool
Meu cunhado, me disse que e Opala do video está com duas 228 (simples), certo??

Poderia então confecionar um coletor de admissão para essa configuração, sem problemas??
Porém o ponto teria que ser acertado por um preparador ou um mecanico muito fera, certo??

OS carburas do video são dois solex H40 de 6 cil.
Eu não faço coletores de admissão, se vc quiser comprar pronto a Engine tem, mas não são baratos.
Sim o acerto do motor por um preparador experiente é fundamental, pois erros pequenos podem trazer problemas grandes em motores preparados.
ABS.

Abrax

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Ter 18 Maio - 18:17:36

Luis_555 escreveu:E sobre a duvida do amigo sobre Sofiatto ali, sei lá, ao meu ver nao vale a pena gastar o que pedem nesses dimensionados artesanais se ele vai ser instalado em um carro praticamente original... com esse dinheiro se faz muitas outras coisas que vao render bem mais potencia. Comprei o meu por 300 reais e nao me arrependo nem um pouco!

Luis,
Quantos vc imagina que paguei pelo Coletor Dimensionado 4x2 da Soffiatto? R$500,00? R$750,00?
Não!! Paguei apenas R$350 com frete!!

*Cara, muito show o ronco com 4x2 hein?
Não vejo a hora de instalar Very Happy

E nem sei que Turbal/Silencioso vou usar, pensei num JK mesmo, sei lá... vou ver com a empresa que vai instalar o Dimensionado para mim, o que ele tiver ali na hora para a gente testar!! senão gostar de nenhum encomendo com o nosso amigo Diego, os 'Turbões' (é como ele os chama).


abrax

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Luis_555 em Ter 18 Maio - 20:35:14

Só isso mesmo? Mas entao é um desses prontos, como o meu, certo?

O ronco fica loko mesmo cara, eu coloquei um abafador de mercedes, fica parecido com 6cil, mas quero testar com dois jk's ainda pra ver!

Abraço!!

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Qua 19 Maio - 16:48:40

Luis,
Isso mesmo. R$ 350,00 com frete!!
Não é dos prontos não, ele vai confeccionar o meu na sexta só!!

Vc usou um abafador para os dois canos? (tipo 'Y')
Tenho em mente fazer um JK em cada cano!!

Abrax

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Luis_555 em Qua 19 Maio - 17:50:50

Pô maneiro cara! Sempre vi orçamentos espantosos pra esses dimensionados artesanais!

O abafador é 2x2, de mercedes. O JK achei que ia ficar muito grave e abafado, mas ainda quero testar dois deles um em cada cano pra ver como fica!

Mas já aviso, coloque com braçadeira num esquema tira e poe como eu fiz, pq o ronco do dimensionado diretao é lindo demais huahuahua o meu fiz esse esquema em dois pontos, no silencioso e no final do dimensionado, entao da pra deixar só no coletor mesmo, parece carro de arrancada auhhuahuau

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Qua 19 Maio - 19:03:34

Hoje eu fui buscar a agulha da lenta do meu carburador e aproveitei e passei numa retífica no caminho, pedi pra fazer um orçamento por alto de trabalho no cabeçote...

O cara me olhou com uma cara do tipo "você tá louco meu filho?!?!" quando eu disse "algo entre 1mm e 2mm só pra ver o preço mesmo, o que você acha?"

Jonny pra essa taxa de 10,5 que você tem como ideal, o rebaixamento fica em torno de quantos mm num motor gas original, sem alterações prévias?

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Qua 19 Maio - 23:13:22

Pedro Malta escreveu:Hoje eu fui buscar a agulha da lenta do meu carburador e aproveitei e passei numa retífica no caminho, pedi pra fazer um orçamento por alto de trabalho no cabeçote...

O cara me olhou com uma cara do tipo "você tá louco meu filho?!?!" quando eu disse "algo entre 1mm e 2mm só pra ver o preço mesmo, o que você acha?"

Jonny pra essa taxa de 10,5 que você tem como ideal, o rebaixamento fica em torno de quantos mm num motor gas original, sem alterações prévias?
Amigo, só rebaixando o cabeçote com os pistões a gasolina a taxa fica muito baixa = 8.5.
O ideal é por pistões a alcool e rebaixar 2 mm no cabeçote.
A cara de espanto do pessoal da retifica é normal

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por wegawoox em Qui 20 Maio - 5:36:40

Luis,
Blz!! Vou ver como vai ficar diretão!! Derrepente rola um 'plug-and-play'!! hehe

Abrax

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por opalaam em Dom 23 Maio - 15:55:29

Rapaz faz muito tempo q nao vejo o bom e velho Paulo Emilio por aqui...kkkk bota tempo nisso.
Pedro baixando o cabeçote modelo alcoo em 2mm com qualquer carbura ja da um resultado e tanto, colocando escape dimencionado melhor ainda ai vai do seu gosto e preparação do carro, usando um comando como o Paulo disse seu carro vai ficar muiiiiiito foda, tenho um cabeçote preparado pelo Paulo q esta em outro motor nao a comparação no rendimento pois tem dutos e cameras trabalhado bem melhor oa q estou usando q so esta baixo em 2mm e tem valvulas de ad. de 49mm imagina se colocar elas no oturo como ficaria!? uso comando original Obs: meu bloco esta zerado nos pistões subindo mais ainda a taxa..pra rua o carro ta muio bom uso a velha 446 com borboletas de 40mm ...procura por aqui q tem uns e outros com 4cc preparado q tem o video deles tenho dois em um eu fui a 190km/h de 3º nao deu pra ir mais pq tem sempre um na frente pra atrapalhar..rs

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Dom 23 Maio - 19:22:35

opalaam escreveu:Rapaz faz muito tempo q nao vejo o bom e velho Paulo Emilio por aqui...kkkk bota tempo nisso.
Pedro baixando o cabeçote modelo alcoo em 2mm com qualquer carbura ja da um resultado e tanto, colocando escape dimencionado melhor ainda ai vai do seu gosto e preparação do carro, usando um comando como o Paulo disse seu carro vai ficar muiiiiiito foda, tenho um cabeçote preparado pelo Paulo q esta em outro motor nao a comparação no rendimento pois tem dutos e cameras trabalhado bem melhor oa q estou usando q so esta baixo em 2mm e tem valvulas de ad. de 49mm imagina se colocar elas no oturo como ficaria!? uso comando original Obs: meu bloco esta zerado nos pistões subindo mais ainda a taxa..pra rua o carro ta muio bom uso a velha 446 com borboletas de 40mm ...procura por aqui q tem uns e outros com 4cc preparado q tem o video deles tenho dois em um eu fui a 190km/h de 3º nao deu pra ir mais pq tem sempre um na frente pra atrapalhar..rs

Rs.. me perdi um pouco! explica aih mais devagar o que você fez por favor! rs..

Att,

Pedro Malta

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Dom 23 Maio - 19:53:28

Amigo, não são todos cabeçotes a alcool que se pode tirar 2mm, só nos mais antigos!

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por opalaam em Dom 23 Maio - 20:54:58

Ei Jonny coloca a foto do seu motor com a Rochester! vi umas da galera dos USA com dupla delas é muito foda!
Pedro como o Jonny disse nao sao todos q se pode tirar 2mm..meu caso dei sorte em ter um dos antigos...meu carro ta com bloco baixo onde os pistoes estao zerado nele no mesmo nivel, cabeçote baixo em 2mm e valvulas de adm. de 49mm, comando original, escape 4X1 e uma 446 com borboletas de 40mm...só isso e nada mais anda muito bem...e quando tinha o comando 292º ele era absurdo tive de tirar pois comando copia mau feito é so perda de dinheiro e tempo

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por Pedro Malta em Dom 23 Maio - 21:28:55

Huum.. agora entendi.. é que o meu é gasolina, por enquanto não vou mexer em pistão, segurar um pouco, rebaixar pouca coisa, e por o coletor de escape, depois quando recapitaliza eu faço mais coisas!

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Dom 23 Maio - 21:30:38

Verdade... os gringos também usam holleys bijet !
Segue a foto do Rochester 500cfm:
http://yfrog.com/4c151stageiie050j

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por opalaam em Sab 29 Maio - 10:33:22

JONNY1971 escreveu:Verdade... os gringos também usam holleys bijet !
Segue a foto do Rochester 500cfm:
http://yfrog.com/4c151stageiie050j

Ei Jonny ela queima gasolina ou alcoo ? se queima alcoo oq vc fez oq troco?

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Re: Preparação 4cc

Mensagem por JONNY1971 em Sab 29 Maio - 12:10:50

O carbura é a gasolina. Já testei 70% de alcool mas começa a oxidar por dentro.

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Re: Preparação 4cc

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