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Conversao de modulo EFI padrão, para sequencial, adquando ao cabeçote Opala

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a_galvao
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Conversao de modulo EFI padrão, para sequencial, adquando ao cabeçote Opala

Mensagem por a_galvao em Qua 26 Maio - 23:17:15

(conversa em MP, aberta para auxilio de todos.)
Objetivo;
Adquação do sistema multiponto sobre as limitaçoes tecnica
do cabeçote e os modulos de injeção padrao de mercado.

No motor Opala ja adaptado o distribuidor a HALL, ha a necessidade de um
discriminador de fase igualmente a qual e'necessario para quando usa roda fonica.
para marcar o inicio da ordem de ignicao.

O firmware sobre um PIC o usuario ja o fez, falta o discriminante de fase.
A tecnica sugestionada e'a mesma na deteção da rotacao
para equipamento de GNV, pistola de ponto ou equipamente de analise.
Que consiste em captar a fase pela corrente induzida no cabo de vela.

O discriminador pode ser montado com um CI LM1815, porem inicialmente
use a propria caixa de ignicao original que tem a mesma funcao, porem atentar que
a frequencia de trabalho na bobina impulsora do distribuidor e bem menor que encontrada sobre a tensao indizida no cabo de vela. Assim pode ser que o discriminador possa filtrar a alta frequencia e nao discriminar a tensao induzida corretamente...
Para testar o discriminador provisorio, para quem tem o kit de ignicao original, basta o circuito de
caixa de ignicao+bobina ligados adquadamente,e os fios que iriam a bobina impulsora
ligados a 0,5mtrs de fio enrolado sobre o cabo e vela (1).

Se com o motor ligado na lenta, este circuito paralelo de ignicao, conseguir estimular a bobina extra. O discriminador podera ser utilizado para teste de seu prototipo.

j ricardo
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Re: Conversao de modulo EFI padrão, para sequencial, adquando ao cabeçote Opala

Mensagem por j ricardo em Qui 27 Maio - 9:13:20

Huumm, interessante...pena que só entendi metade... há uns dias atrás, eu estava em uns devaneios: devido ás caracteristicas tecnicas do tal cabeçote, e se alguem fizesse um modulo que disparasse os bicos em 3 bancadas, discriminando as fazes do motor com sinal de roda fonica?, comentando esse asunto com meu preparador, ele me disse que essa discusão sobre injeçao nos foruns são besteira ou preciosismo... que dá para acertar opala com os modulos atuais,(sistema disparo simultaneo multiponto) só que não dá para deixar economico.

StarScream
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Re: Conversao de modulo EFI padrão, para sequencial, adquando ao cabeçote Opala

Mensagem por StarScream em Qui 27 Maio - 13:35:59

Olá a todos!

Vou disponibilizar aqui o material que já tenho. Fiz um software(firmware) capaz de receber um pulso de entrada e sequenciar sua saída. Como nossa necessidade é sequenciar os pulsos do módulo de injeção, a sequencia é justamente a ordem de ignição do motor 6 cilindros do Opala.(1-5-3-6-2-4).

Fiz um pequeno video da simulação do software através do programa de similação ISIS do Proteus. Nesse video temos: 1 CI 16F628A que será o responsável pela execução do algoritmo sequenciador. Ele recebe um pulso no PORTA4, esse pulso seria o "start" para o sequenciador saber a hora em que deve começar a sequenciar os pulsos, no PORTA3 seria sua orientação pelos pulsos do módulo de injeção(sincronia), nas saídas PORTB6,7,8,9,10,11 são saídas para LEDs, que nesse caso representam os bicos injetores.

Abaixo segue os links do video:
link 1:
http://rapidshare.com/files/392200596/seq_de_inje____o.wmv.html

mirror:
http://www.2shared.com/video/cXeQpC9d/seq_de_injeo.html

As vezes parece que a velocidade oscila, mas é por causa do programa que usei pra fazer o video (free rsrs). Em tempo real está totalmente sincronizado.


Nosso amigo e mentor Galvão, tem mais detalhes de como ficará as ligações em hardware, eu ainda tenho dúvidas a respeito de como ficará a questão do tempo de injeção...pois minha ideia inicialmente era construir um módulo para apenas sequenciar os pulsos e o controle de tempo de injeção deixar a encargo do módulo de injeção. Na simulação coloquei como o "start" do sequenciamento, o sinal provindo do cabo de vela nº 1, logo quando o PIC receber esse pulso, ele saberá que deve iniciar o sequenciamento orientando-se em seguida pelos pulsos do módulo. Agora estou aberto a propostas qualquer modificação em software eu farei conforme a necessidade!
Quando definirmos a versão final do software irei disponibiliza-la aqui também.

a_galvao
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Re: Conversao de modulo EFI padrão, para sequencial, adquando ao cabeçote Opala

Mensagem por a_galvao em Qui 27 Maio - 23:21:42

Ola tarScream,
O fimware ficara varrento os input :
- discriminador do cilindro (1)
- bico injetor de 1 a 6
Assim que firmware estiver sincronizado pelo discriminador do cilindro(1), os sinais de injecao seram reproduzidos integralmente na porta equivalente á sequencia de ignicao.

Porem precisa atetntar a discrimincao do sensor HALL:
A interpretacao do sistema de distribuidor hall pela FT segue a seguinte logica.

- PONTO ZERO (PMS), janela do HALL fechando.
- modulo ja tem informado do tamanho fixo da janela aberta e calcula internamente o equivalente a janela fechada.
-a igniçao ocorrera antes que a janela volte a fechar novamente, pois ao fechar seram ZERO GRAU(PMS). Para que ocorra no angulo correto, o modulo cronometrou o ciclo anterior, de janela fechada. Assim ja sabe qual velocidade angular o distribuidor esta virando...com base nesse tempo, acerta seu parametro para que apos a abertura novamente da janela, seu sistema " de a ordem de ignicao" apos o tempo configuração em GRAU na TABELA de configuração...
- A injecao e´ realizada desvinculada da ignicao, ocorrendo quando a janela e aberta.

Como a ordem de injecao para o cilindro (1) sempre ocorrera antes da ignicao.
Devera sincronizar da sequinte maneira:
- para o primeiroo ciclo do motor todos os bicos deveram pulsar juntos,
apenas no segundo ciclo que tera referencia valida vindo pelo discriminador do cilindro (1).

Como sempre o pulso para injecao sera primeiro sugiro utilizar a porta RB0 como
interrupcao externa como borda de descida para fucilitar o sincronismo de sua logica.

O critico no projeto sera o discriminador de fase... portanto vamos canalizar esforço para verificacao do funcionamento do prototipo...Outro ponto que poderiamos utilizar para o discrimonador seria a propria haste da bomba de gasolina, mas para isso precisariamos de uma bomba velha para analizar possibilidade...Ou o mais seguro de todos adaptar o segundo sensor HALL dentro do distribuidor por baixo da mesa com a roda denta de apenas 1 dente.Vou enviar um email para o FlaPachego para verificar a possibilidade do segundo HALL.

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Re: Conversao de modulo EFI padrão, para sequencial, adquando ao cabeçote Opala

Mensagem por j ricardo em Sex 28 Maio - 7:35:17

olá a_galvão ! não seria possivel usar uma roda fonica com 6 marcações para discriminar as fazes do motor? ou disparando em 3 bancos de injetores, em 0grau, 120graus e 240graus da roda fonica?

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Re: Conversao de modulo EFI padrão, para sequencial, adquando ao cabeçote Opala

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