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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado Empty Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado

    Mensagem por Rogerio Amaral Sáb 12 Jun - 22:26:33

    Alguns tem e eu tb tenho algumas dúvidas sobre eixo virabrequim com curso
    maior para Opala, alguem poderia dar algumas dicas ?

    Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado Foto18

    Minhas dúvidas são as seguintes, o vibrabrequim do motor 292 pode ser
    usado no motor 250, mas dizem que o torque fica muito bom , mas o motor
    não vai girar muito, verdade ?

    Qual o curso ideal para o motor de arrancada, uns falam curso de 98 outros de 104, existe alguma dica sobre o curso ?

    Alguem conhece o eixo da Susin ? é bom ? posso usar no motor 250 com bielas e pistões forjados ?

    Se usar o virabrequim original, alguns aliviam (faquear) o eixo, é recomendado ? isso auxilia na pista de 201 m ou 402 m ?

    Todos Opalas que andam em curitiba tem eixo cursado ou tem usam eixo original ?


    Desculpa se exagerei nas perguntas, se alguem puder com algumas dicas,
    agradeço.
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    Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado Empty Re: Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado

    Mensagem por BANDIT Dom 13 Jun - 9:58:25

    Todos opalas da STT são obrigados a usar virabrequim original
    pode ser feito enchimento nos colos elevando a cilindrada pra perto de 4600..mas não é uma serviço que dure .....
    Até porque girar 7400RPM somente com o virabrequim de opala ....
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    Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado Empty Re: Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Seg 14 Jun - 20:02:16

    A Categoria STT agora é apenas regional.... e é obrigatório o uso de virabrequim original.
    Mas tem a TO, que é nacional do regulamento unificado que permite o uso de virabrequim de curso...

    Virabrequins de curso ja foram utilizados em ctba a algum tempo, tanto eixos Suzin quanto os ''feitos'' e retíficados deslocados.... geralmente os que são enchidos os colos e retíficados costumam apresentar falhas no processo de soldagem, soltando lascas, obrigando abrir o motor toda etapa pra ter alguma confiança. Ja quem tinha grana pra comprar um eixo Suzin não reclamava disso, são bem mais confiáveis.

    O que faz o motor do Opala ter mais giro, seja com virabrequim original ou de curso é o correto enquadramento do comando de válvulas, com vira orige é fácil, mas com vira de curso o enquadramento fica um pouco mais complicado devido ao ''clock'', justamente por causa do curso maior ou bem maior que o original... então vai muito de cada preparador...

    Pelo que ja vi e aprendi, pra pistas curtas o uso de virabrequins e volantes aliviados é bom, pois faz o motor disparar, porém não adianta ter motor e não ter tração, o motor pode até disparar mas os pneus e a suspensão tem de segurar o rojão... ja para pistas de 402 mts, o alivio de volante e virabrequim traz um prejuízo enorme em alta, após os 200mts.... devido a perda de torque que o alivio provoca.... como os carros desta categoria são geralmente pesados, acima dos 1250kg, a falta de torque em altas velocidade faz com que o carro não ganhe velocidade na mesma proporção que no início da pista....
    E isso eu ja testei, tinha volante 2kg aliviado e largava com muito mais giro, e o carro dava um coice muito mais forte, mas dos 200 em diante não crescia muito... aprós a troca do volante foi nítida a melhora dos 200 pra frente, porém pra largar tive de aprender tudo denovo... largo com bem menos giro pq tem muito mais torque disponível logo em baixa rotação...
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    Mensagem por Thiago Thunderblue Seg 14 Jun - 20:13:14

    hmmm, aproveitando o topico, como faço pra competir? estou pra adquirir um 4.400 aspro.... mas sou novato de td, qria aprender Smile
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Ter 15 Jun - 12:58:27

    Se filia a Federação do seu estado e faça a sua inscrição seguindo o regulamento de alguma categoria.....
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    Mensagem por Thiago Thunderblue Ter 15 Jun - 19:47:03

    eu sou de SP, mas pretendo competir em ctba (lol)
    mas isso ja foi uma luz Smile
    grato
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    Mensagem por doido 76 Qua 16 Jun - 0:38:59

    eu prefiro com menos curso !!!!!
    tanto é q vou montar um motor 230 ( 3,8 ) turbo ...... acho q pra arrancada é ideal ...... na saida o carro nao distraciona muito ..... porem vc segura muito mais no giro do motor as altissimas rotaçoes ...

    isso é minha opiniao lógico ........ nao defendendo argentino mas pesquisem ......

    pra mim o melhor virabrequim de todos é o do 230 (3.8 ) menos curso ... menos torque....... porem muitissimo mais rpm..... lá na argentina os carros de lá sao a maioria com o vira do 230 e pistoes de 4"..... tem uns motores lá q giram 10 .000 rpm !!!

    lá eles fazem com q cada marcha seja muito mais trabalhada em giro .......... e formula 1 os motores tem entre 40 e 45 mm de curso ....... e giram 20.000 rpm..... v8 2,500cc ......
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Qua 16 Jun - 12:10:07

    Seu ponto de vista não está errado, porém analise também que na argentina o regulamento exige que os motores não ultrapassem 4000cc, e lá praticamente não há o 250 (não saiu em nenhuma linha de montagem pelo que sei, só 230 mesmo), e pq acha que eles colocam pistões 4''?? pra ganhar torque....
    Esses motores que os hermanos fazem e giram extratosféricos 10paus, é tudo pra circuito, pra arrancada, os raros 6cil que se vê por lá é de virabrequim 250 ou até maior.... por causa do torque... quanto mais melhor, principalmente em carros pesados... (e giram alto pra kct do mesmo jeito, o que determina a rotação do motor não é só virabrequim e comando, tem cabeçote, alimentação, taxa, escapamento... uma porrada de coisa..)

    Então existem duas vertentes, a dos viras pequenos e dos viras grandes... mas vamos olhar para as categorias do lado, os motores AP por exemplo, pq ninguem usa os AP 1600cc pra competição tipo arrancada sendo que são os mais giradores e que mais aguentam pau (seja turbo ou aspirado)?? a galera prefere a tradicional receita do milenove ou 2galão, até maior as vezes....... TORQUE

    Não tiro sua razão, nem quero dizer que eu estou certo..... mas tem de se analisar tudo muito bem... só queria explanar um pouco mais essa discussão....

    Abraço
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    Mensagem por j ricardo Qua 16 Jun - 13:23:41

    Americano diz que quanto mais cilindrada melhor, e eu acredito neles...
    doido 76
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    Mensagem por doido 76 Qui 17 Jun - 1:17:26

    é nois jeferson ........ mas é isso mesmo q vc falou ..... vc ta certinho ..... só q concorda comigo ...... quanto maior o curso .... menos dura o motor e muito mais vibraçao tbm.... e relaçao r/l ruim ......
    pra pista tem q ser curso grande mesmo ...... pra ter torque e fazer tempo ..... mas pra rua ...... ai é outra história......

    abraços .... doido 76
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    Mensagem por Rogerio Amaral Qui 17 Jun - 9:06:02

    Pelo que li no site da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo www.cba.org.br o regulamento permite, dá uma olhada abaixo no texto do regulamento:

    #8 - CATEGORIA TRASEIRA ORIGINAL - TO
    #8.4 – MOTOR:
    O motor deverá manter suas características originais de fábrica com relação ao ângulo e posição de montagem do
    conjunto: Motor, caixa de câmbio e diferencial, bem como seus suportes.
    A ordem de montagem de fábrica do conjunto motor, caixa de cambio e diferencial não pode ser alterada.
    Fica livre o trabalho do bloco original, permitindo-se o aumento do volume do mesmo.
    Fica livre a troca do bloco original, por outro de reposição da mesma marca e modelo, devendo este, ser nacional e
    seguir as especificações.
    Para veículos marca Chevrolet Opala fica liberado o bloco de motor 292 usado nos caminhões A-60 e A-70 da mesma
    marca.
    Liberado, para veículos refrigerados a ar, o uso de blocos de motor da marca “Auto Línea”, dentro da configuração
    original, podendo ser trabalhado.
    Não é obrigatório o uso do virabrequim original.
    Fica liberado o uso de virabrequim de curso.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------
    #9 - CATEGORIA TRASEIRA SUPER - TS
    #9.4 – MOTOR:
    Fica livre a substituição do bloco original, por outro de reposição, com o mesmo número de cilindros, devendo este
    seguir as mesmas especificações técnicas.
    Os blocos de motores V8, deverão ser “small block” de ferro e seguir rigorosamente todas as especificações técnicas
    do original, como por exemplo altura (“deck height”), etc .
    Para veículos marca Chevrolet Opala fica liberado o bloco de motor 292 usado nos caminhões A-60 e A-70 da mesma
    marca.
    Fica livre o trabalho e o aumento do volume do mesmo.
    Liberada a troca dos motores refrigerados a ar por motores refrigerados a água, porém do mesmo fabricante e com
    igual número de cilindros.
    Liberado, para veículos refrigerados a ar, o uso de blocos importados específicos para competição.
    A ordem de montagem de fábrica do conjunto motor / caixa de câmbio / diferencial não pode ser alterada.
    O recuo destes é proibido.

    Mas com questão ao usar ou não virabrequim cursado, pelo que andei lendo e estudando, temos duas variáveis: quebra e performance, sendo:

    - Quebra: para usar eixo cursado tem 2 opções, eixo do motor GM 292 com várias alterações e dependendo do curso vc terá que encher os colos para chegar no cursos desejado, existe vários problemas com questão a isso, "clock" do motor, adaptações para biela não pegar no bloco, relação R/L, torque x giro, e se tiver que encher os colos do eixo para chegar no curso, tem que abrir o motor direto pra conferir o eixo e com certeza uma hora ele vai dar problema. A outra opção é comprar um eixo próprio para o motor GM 250 mas com curso, conheço o da Susin ou da Crower, a Susin faz o eixo por R$ 4.500,00 com as especificações do cliente, o Crower dizem chega aqui no Brasil por + ou - R$ 10.000,00, estes dois sim são o supra-sumo, aí vc em curso sem problema de quebra e adaptações, problema é o preço.

    - Performance: Se usar curso no motor GM 250 vc ganha mais torque e perde RPM, assim dependendo do projeto e da pista (201 ou 402) vc deve avaliar qual a melhor opção, com curso vc pode anda até 6500 RPM com comando normal e balanceiros roletados e com eixo original vc pode chegar até 8000 com comando normal (sem ser roletado) e balanceiros roletados (lógico que isso depende dos componentes cabeçote, molas etc....) chegando até 10000 com comando roletado e tudo do bom e melhor. Alguns Opalas que estão andando na frente está com eixo cursado do caminhão, não girando muito mas ganhando força a cada troca de marcha, ou seja, o carro não cai após a troca de marcha.

    Lembrando que isso pra pista.

    É melhor ter torque ou ter giro ? Se conseguir os dois vc tá bem demais ehehehh.

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    Mensagem por j ricardo Qui 17 Jun - 11:53:07

    Duvido um 250 aspirado girar 10000...
    Já ouvi dizer que turbo bate nos 9000, mas aspirado eu duvido!
    o que limita giro tambem é fluxo do cabeçote...
    mesmo montar 4pol no 6cil, sem mexer em mais nada, vai vir mais torque e mais potemcia, mas numa rotação mais baixa!
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    Mensagem por thallisguimaraes Qui 17 Jun - 12:00:48

    j ricardo escreveu:Duvido um 250 aspirado girar 10000...
    Já ouvi dizer que turbo bate nos 9000, mas aspirado eu duvido!
    o que limita giro tambem é fluxo do cabeçote...
    mesmo montar 4pol no 6cil, sem mexer em mais nada, vai vir mais torque e mais potemcia, mas numa rotação mais baixa!

    Nunca duvide de nada, acho que se fizer tudo direito virar sim os 10000


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    Mensagem por Thiago Thunderblue Qui 17 Jun - 13:29:42

    caraca, eu nao sabia q tinha esses motores de a-70 pra por em opala
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Qui 17 Jun - 15:57:39

    Amigo, vc se engana ao dizer que pra usar o virabrequim 292 prescisa encher os colos, pelo contrário, prescisa usinar, pq os colos do 292 são 2.1'' e do 250 são 2'', então a adaptação é pequena....
    E só perde rotação usando virabrequim de curso quando não há um cabeçote à altura pro motor respirar e acerto (isso inclui, ponto, carburação/injeção, afinação, equalização, enquadramento do comando, taxa, balanceamento e outro fator que ta ajudando os tempos despencarem ultimamente..... NITROMETANO em doses generosas)

    Tenha em mente que, sempre que quiser mais potência, o investimento tb será muito maior, consequentemente as chances de quebra também...

    Se tu quer apenas correr na pista pra se divertir, monta uma receita básica (feijão com arroz como chamamos aqui: simples, não dá dor de cabeça, com mínimo número de peças importadas, com suspensão bem acertada vira fácil 13 baixo/12 alto)... mas se a intenção é competir pela ponta, ja esta começando errado, primeiro passo seria procurar um preparador de renome pra auxilia-lo, assim vc terá total assessoria desde a elaboração da receita até o acerto da tocada do carro.... isso leva tempo e bastante $$$ (os ponteiros da Stt tão virando 11,8/11,7, da TO 11,2/11,4... e por ae vai).
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    Mensagem por BANDIT Qui 17 Jun - 17:56:43

    Concordo com tudo oque o Jefferson disse acima
    Aqui em Curitiba quando vc. quer colocar um virabrequim de curso e vai nas grandes oficinas ( os ponteiros da STT.)
    A 1° coisa que eles dizem é que não vale apena ....a 2° é que não fica bem .....15°....
    Cada um monta de um jeito uns com 101 outros juram que só entra com 102 ...ninguém monta com 104....
    Quando se diz que o motor cursado é frágil isso se deve ao tipo de montagem existem 3 jeitos de montar cursado ...o porco , o professor pardal .....
    O porco e o eixo usinado montado com bieleas de 5.7 apesar de parecer + fácil ...os pesos (bem aliviados ) do virabrequim ainda pegam no pino da biela ....bem virabrequim cursado pega em tudo o pessoal monta com pistão na 3° retífica mas da pra montar com o 4pol.
    O problema é cortam a cabeça do pistão ...só que se corta muito material da cabeça do pistão nessa montagem vc. fica com +/-1/5 da cabeça do pistão ...o resto é cortado por isso é maneira porco , com a cabeça do pistão tão fina passa fogo fácil pra baixo com comando no álcool se abusar do ponto pode derreter o pistão ..ele vai parar lá no vira.....o grande problema disso é a fragilidade que o pistão se tornou ....Isso montado com pistão de linha
    o professor pardal é + elaborado e + complicado é montado com biela de 6pol ( he ...isso correu....)
    Montando com biela de 6pol os aneis ficam rente ao bloco ( é o pistão?) Esse sistema é muito complexo pois vc. tem que arromba o cabeçote pra fazer o pistão entrar lá dentro do cabeçote isso te dá uma taxa perto dos 17.....
    fora toda o complexidade é que vc. tem pistão fraco e agora tem o cabeçote fraco também ...por fazer o pistão entar no cabeçote enfraquece ele ......só que tem a vantagem da IR/L um pouco melhor e os pesos do virabrequim passam + distante do pistão
    Quanto menos curso vc. usar mais material o pistão vai ter .......por isso na arrancada o pessoal não passa de 98 de curso ....

    Agora montar com pistão de 4pol com virabrequim de 104 de curso vc. tem um 5.040 ou arredondando um 5.100 em um bloco 250....
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    Mensagem por Rogerio Amaral Qui 17 Jun - 18:06:40

    Realmente Jeferson, sobre o enchimento do colo não precisa, mas isso depende do curso, se for alterar um curso muito baixo ou muito alto, aí sim precisa encher os colos pra chegar no curso desejado, o curso original do eixo do 292 tem 104,65mm (4,120") e o colo tem 2.1" então não dá pra alterar muito o curso se não encher os colos.

    E vc está certo com questão a potência X investimento X quebra.

    Como estou no inicio do projeto, antes de começar estou estudando mais sobre eixo cursado, pra depois passar mais ou menos o que desejo para o preparador, lógico considerando as informações do preparador, e indo para o caminho que ele indicar, porém o bom mesmo é participar, saber o que está sendo feito e não simplesmente pagar para andar bem.

    Sobre competir com os grandes, não dá ehehehh os caras aí do Sul estão muito a frente quando o assunto é preparação de Opala, mas o pessoal aqui de BH está investindo muito, tem muito Opala bravo por aqui, acho que no 17º festival aí em Curitiba terá bem mais Opalas daqui, ano passado foi o Japones (fotos abaixo Caravan 41 da TO) e o Marilúcio da Caravan (que empina) e este ano deve ir bem mais gente daqui.
    Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado Domingo0658

    Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado Domingo1170

    De qualquer forma, obrigado pelas informações.

    E aí, alguem tem mais informações pra agregar conhecimento para os foreiros de plantão ?!
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    Mensagem por Rogerio Amaral Qui 17 Jun - 18:22:02

    BANDIT escreveu:Concordo com tudo oque o Jefferson disse acima
    Aqui em Curitiba quando vc. quer colocar um virabrequim de curso e vai nas grandes oficinas ( os ponteiros da STT.)
    A 1° coisa que eles dizem é que não vale apena ....a 2° é que não fica bem .....15°....
    Cada um monta de um jeito uns com 101 outros juram que só entra com 102 ...ninguém monta com 104....
    Quando se diz que o motor cursado é frágil isso se deve ao tipo de montagem existem 3 jeitos de montar cursado ...o porco , o professor pardal .....
    ........
    ........
    Agora montar com pistão de 4pol com virabrequim de 104 de curso vc. tem um 5.040 ou arredondando um 5.100 em um bloco 250....

    BANDIT, boas informações, meu dilema ATUAL (ehehh) é usar eixo cursado ou original e se usar cursado qual melhor curso, considerando que vou usar um bloco 250 em ótimo estado, cabeçote em bancada de fluxo, carburação tripla afinada, pistão e bielas novos e forjados, .... iniciei o projeto junto ao preparador com eixo original, mas dei um tempo pra estudar mais sobre eixo cursado, ele de inicio me desaconselhou, eu que insisti para tentarmos melhorar o projeto no eixo.

    De qualquer forma agradeço as informações, é bom saber, são estes detalhes que fazem a diferença na pista, lógico com a tocada do piloto.

    Abraço.
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    Mensagem por BANDIT Qui 17 Jun - 18:38:47

    Amigo com todo respeito a vc. e o pessola que mexe com opala ai em BH ...mas monte normal ......
    É muito, muito trabalho montar cursado literalmente não entra o virabrequim .....a durabilidade dele vem das peças que vc. usa acima citei peças de linha ...agora é claro se vc. mandar fazer pistão com o pino deslocado ( compressiom distance) pra cima (+ perto do topo) vc. terá uma durabilidade muito maior se mandar fazer ,faça forjado R$ 2.600.oo só os pistão
    Pra vc. acertar o motor é complicado pois ele se parece um GM 250 mas internamente é outro motor ....pra se tre idéia as folgas que vc. tem segurança no motor do opala ...no motor cursado já pegou faz tempo ...tipo válvulas... e por ai vai .....
    O acerto e dificil ..... acima de 6mil rpm já dá bastante vibração .....
    Ou seja
    Se tiver um preparador ( isso realmente é serviço de preparação!) qua já montou pelo menos 3 motores cursado então faça com esse cara
    Se tem preparador ai que NUNCA montou e diz que não é nada de + ....Fuja ! Porque só pra fazer girar o virabrequim dentro do bloco já é um parto dependendo da biela que vc. usar tem que escavar o bloco por dentro ( fazer tipo canal pois a biela raspa no bloco) e isso é só o começo ......
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    Mensagem por rcarlos Qui 17 Jun - 19:44:30

    Amigo, tambem concordo com o Jeferson e Bandit, na minha opinião vai de vira original, mesmo porque pra andar na ponta não é só motor, não esqueça de caixa e suspenção, só ai ja vai um caminhão de $$$$$. Depois de acertar isso pode pensar em melhorar o motor para um vira cursado, ou outras tantas coisas mais.....
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    Mensagem por doido 76 Sex 18 Jun - 1:25:57

    ou entao monte um motor 292 poh.....
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    Mensagem por Cocones Ter 22 Jun - 9:41:59

    Bem, como o Rogério sabe, eu estou montando o GM250 Cheater (Vira do GM292 + Pistão de 4 Pol dentro do Bloco do 250) lá na Garage Force (Paulo Emilio).
    Realmente, o trem é BEM mais complexo do que todo mundo imagina. Alias, a ideia de jogar as peças lá dentro e boa é algo que não existe nesta configuração.
    De qualquer forma, acho que tudo é relativo ao projeto. No meu caso quero um Motor Misto, isto é, que ande na rua mas não faça feio na pista.
    Para isto optei pela maior capacidade volumetrica possivel no motor original, para ganhar torque. O contra é que não vou abusar (e nem posso) dos altos giros, mas como o carro é também para uso em rua, acaba que é até melhor...
    Enfim, eu acho que se o foco é só pista, melhor montar um GM292 mesmo pois ai além da capacidade volumetrica maior, pode-se girar sem medo de quebras. Usar o GM250 Cheater e coloca-lo para girar MESMO é algo muito complexo, basta ler com calma o post do Bandit e entender...

    Obs.: Uma foto do meu Vira do GM292 retrabalhado. Particularmente eu acho que ficou um espetáculo!

    Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado DSCN0046
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    Mensagem por ssinjetado Ter 22 Jun - 9:53:45

    preciso de um vira desses de retentor alguem tem, se alguem precisar de gaxeta tenho 4 aki
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    Mensagem por Rogerio Amaral Ter 22 Jun - 10:21:15

    Fala Cocones, fino o vira hein ?! esta receita vai ficar muito boa, PE sabe dos "truques sujos".

    ssinjetado, não tenho certeza, mas este vira do 292 só tem de gaxeta.

    t+
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    Mensagem por j ricardo Ter 22 Jun - 10:23:29

    Que vira lindo!!!
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    Mensagem por ssinjetado Ter 22 Jun - 10:30:12

    Rogerio Amaral escreveu:Fala Cocones, fino o vira hein ?! esta receita vai ficar muito boa, PE sabe dos "truques sujos".

    ssinjetado, não tenho certeza, mas este vira do 292 só tem de gaxeta.

    t+

    amigo tem sim
    infelismente é muuuuuuuuuuuuuito dificil de achar
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    Mensagem por BANDIT Ter 22 Jun - 16:27:56

    COCONES > Foto é foto ...mas ( eu acho) me parece por foto ....tomara que não ...!
    Mas os ¨queijos¨do virabrequim estam muito grandes ainda ...se for usar com a biela de 5.7 acho que não vai entrar vai pegar em tudo coma a de 6 passa bem perto .
    Eu disse : eu acho pelo oque aparece pela fotos . se usar assim talvez tenha que estufar o carter porque pega lá também .....

    Se quiserem tira Dúvidas :

    Mecanica Benato : (41) 3364-8417 ......final do ano passado ele montou um com 102 de curso ,fala com o próprio Homem ( se ele não estiver ocupado ou atentendo cliente ....) ele etende em uma boa pois o cara é muuuuuiiito gente boa !!!
    Mecanica Segantini : (41) 3273-1941 ....Estimo que ele montou uns 7 na vida dele .....tem que falar como EDSON não adianta falar com os Sabugo....o + difícil é encontar o chefe na oficina ! Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado 218127
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    Mensagem por Cocones Ter 22 Jun - 17:11:09

    BANDIT escreveu:COCONES > Foto é foto ...mas ( eu acho) me parece por foto ....tomara que não ...!
    Mas os ¨queijos¨do virabrequim estam muito grandes ainda ...se for usar com a biela de 5.7 acho que não vai entrar vai pegar em tudo coma a de 6 passa bem perto .
    Eu disse : eu acho pelo oque aparece pela fotos . se usar assim talvez tenha que estufar o carter porque pega lá também .....

    Se quiserem tira Dúvidas :

    Mecanica Benato : (41) 3364-8417 ......final do ano passado ele montou um com 102 de curso ,fala com o próprio Homem ( se ele não estiver ocupado ou atentendo cliente ....) ele etende em uma boa pois o cara é muuuuuiiito gente boa !!!
    Mecanica Segantini : (41) 3273-1941 ....Estimo que ele montou uns 7 na vida dele .....tem que falar como EDSON não adianta falar com os Sabugo....o + difícil é encontar o chefe na oficina ! Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado 218127

    Grande Bandit!
    Pode ficar tranquilo, o Vira já foi previamente montado e tudo medido. Não está pegando em nada não (não mais, pois quando chegou realmente pegava)
    Os "queijos" estão relativamente pequenos se comparado ao Original. Atualmente este Vira está com o mesmo peso do Vira do GM250 (em torno dos 32kg). Levando em conta que originalmente ele tem mais de 40kg, foi retirado um bocado de material dele.

    Enfim, é isto. Obrigado pelo toque. Apesar do Paulo Emilio ter muita experiência no assunto, vou deixar anotado os telefones que passou. Caso surja alguma dúvida, sem dúvida alguma vou ligar para os mêcanicos indicados para trocar uma ideia Smile

    Quando estiver montado, posto minha impressão aqui Very Happy

    Abraços!
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    Mensagem por BANDIT Ter 22 Jun - 17:29:07

    Vai montar com biela de 5.7 ou 6 ?
    Vai usar que pistão ?
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    Mensagem por Cocones Ter 22 Jun - 17:57:37

    BANDIT escreveu:Vai montar com biela de 5.7 ou 6 ?
    Vai usar que pistão ?

    Bielas de 5.7 balanceadas.
    Pistão são KS. Foram os Originais com mais material na cabeça que eu encontrei em minhas pesquisas.
    Originalmente eles tem um pouco mais de 10mm de altura, atualmente eles estão com 6,5mm.
    Vai ter um pequeno retrabalho no cabeçote pois o pistão vai passar um bocado do Bloco.
    A ideia era tirar o minimo tanto do Pistão, tanto do Cabeçote para evitar a fragilização das peças como você mesmo citou.
    Vou usar a junta do cabeçote feita em Cobre, bem mais expessa que a original.
    A taxa ficara em torno dos 13,5:1. Bem bacana para rodar no Alcool.

    Basicamente isto Smile
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    Mensagem por Rogerio Amaral Sáb 26 Jun - 10:55:41

    Ótimas informações neste post... bom após algum tempo pra pensar e discutir com o preparador, projeto resolvido e já iniciado, bloco 250 de retentor, bielas forjadas scat de 6", pistão forjado importado com dome e com o pino deslocado (aqueles mais baixos), eixo forjado susin com curso de xx. Para diminuir a probabilidade de quebra não vou usar o eixo do 292, optei pelo eixo susin. Estou montando forjado pq vamos usar nitrometano.

    t+


    Última edição por Rogerio Amaral em Sáb 26 Jan - 15:17:28, editado 2 vez(es)
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    Mensagem por BANDIT Sáb 26 Jun - 11:30:11

    O grande problema de montar cursado é o pistão ......se vc. mandou fazer com pino deslocado e vai usar um curso de 98 no máximo vai tirar um pouquinho da cabeça do pistão ......ou nada( certamente não vai tirar nada da cabeça do pistão)! ....só vai ter que fazer cava das valvulas . A biela de 6 pol . embora pareça + difícil a utilização ela permite uma folga maior pra passar os ¨queijos¨do virabrequim ....que nas de 5.7 pegam no pino .
    É amiguinho esse teu motor com uma tripla de 44 ou 45 deitadas de preferncia no nitrometano com um ÓTIMO cabeçote com um comando bem adeguado .....vc. checa perto dos 500
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    Mensagem por Rogerio Amaral Sáb 26 Jun - 12:29:44

    Bandit, não vou tirar nada do pistão, eles já tem as cavas, parece estranho, mas o pistão tem dome e tem as cavas, e forjado, um pouco caro mas são muito bons, quero usar as bielas de 6" justamente por causa da folga dos "queijos", com a utilização do eixo da susin e processo fica mais simples do que ao usar do 292, pois não precisa de adaptação no eixo pois ele já é feito para o 250. Com questão ao cabeçote, já tenho tudo, é um 586 e vai ser feito em bancada de fluxo, conjunto da crower (prato, mola, ....) e valvulas em inox manley com fluxo pronto e varetas importadas. A carburação vai ser tripla de Weber 44 IDF, (queria IDA mas o preparador desaconselhou), roda fonica do omega com kit fueltech e bobina para cada vela, o comando estamos estudando qual especificação para um melhor enquadramento. Deve ficar pronto no final do ano, inclusive levando em conta, caixa (engate rápido), ladder bar e pneus.
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    Mensagem por j ricardo Sáb 26 Jun - 14:46:47

    UAU! vai ser canhão heim..... Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado 122938
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    Mensagem por ivan.jmf Sáb 26 Jun - 17:07:57

    Rogerio Amaral escreveu:Ótimas informações neste post... bom após algum tempo pra pensar e discutir com o preparador, projeto resolvido e já iniciado, bloco 250 de retentor, bielas forjadas scat de 6", pistão forjado importado com dome e com o pino deslocado (aqueles mais baixos), eixo forjado susin com curso de 98. Para diminuir a probabilidade de quebra não vou usar o eixo do 292, optei pelo eixo susin com curso não muito alto, vamos de 98. Estou montando forjado pq vamos usar nitrometano.

    t+
    vai ficar com qual cilindrada? qto custa o eixo na susin? e forma de pgto (se souber)?
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    Mensagem por Rogerio Amaral Sáb 26 Jun - 17:28:32

    ivan.jmf escreveu:
    Rogerio Amaral escreveu:Ótimas informações neste post... bom após algum tempo pra pensar e discutir com o preparador, projeto resolvido e já iniciado, bloco 250 de retentor, bielas forjadas scat de 6", pistão forjado importado com dome e com o pino deslocado (aqueles mais baixos), eixo forjado susin com curso de 98. Para diminuir a probabilidade de quebra não vou usar o eixo do 292, optei pelo eixo susin com curso não muito alto, vamos de 98. Estou montando forjado pq vamos usar nitrometano.

    t+
    vai ficar com qual cilindrada? qto custa o eixo na susin? e forma de pgto (se souber)?

    Cilindrada perto de 4800, o eixo da susin custa 4500,00 e só pagamento a vista.
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    Mensagem por j ricardo Sáb 26 Jun - 17:45:10

    Me diz uma coisa Rogerio: vai usar LUMP PORT?
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    Mensagem por Rogerio Amaral Sáb 26 Jun - 17:51:31

    j ricardo escreveu:Me diz uma coisa Rogerio: vai usar LUMP PORT?

    Opa, sim, está em meu projeto, seria "um dos segredos", agora não mais ehehehhh
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    Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado Empty Re: Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado

    Mensagem por j ricardo Sáb 26 Jun - 17:59:43

    Então abre um topico em "projetos" que eu faço questão de acompanhar! e com muito gosto e ansiedade, porque o amigo tá fazendo o que eu tenho sonhado há muito tempo e ainda não tive oportunidade!
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    Mensagem por frederico santos Dom 27 Jun - 20:53:29

    BANDIT escreveu:O grande problema de montar cursado é o pistão ......se vc. mandou fazer com pino deslocado e vai usar um curso de 98 no máximo vai tirar um pouquinho da cabeça do pistão ......ou nada( certamente não vai tirar nada da cabeça do pistão)! ....só vai ter que fazer cava das valvulas . A biela de 6 pol . embora pareça + difícil a utilização ela permite uma folga maior pra passar os ¨queijos¨do virabrequim ....que nas de 5.7 pegam no pino .
    É amiguinho esse teu motor com uma tripla de 44 ou 45 deitadas de preferncia no nitrometano com um ÓTIMO cabeçote com um comando bem adeguado .....vc. checa perto dos 500
    Será q ñ vai passar de 500cvs? Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado 695742
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    Mensagem por BANDIT Seg 28 Jun - 7:20:59

    frederico santos escreveu:
    BANDIT escreveu:O grande problema de montar cursado é o pistão ......se vc. mandou fazer com pino deslocado e vai usar um curso de 98 no máximo vai tirar um pouquinho da cabeça do pistão ......ou nada( certamente não vai tirar nada da cabeça do pistão)! ....só vai ter que fazer cava das valvulas . A biela de 6 pol . embora pareça + difícil a utilização ela permite uma folga maior pra passar os ¨queijos¨do virabrequim ....que nas de 5.7 pegam no pino .
    É amiguinho esse teu motor com uma tripla de 44 ou 45 deitadas de preferncia no nitrometano com um ÓTIMO cabeçote com um comando bem adeguado .....vc. checa perto dos 500
    Será q ñ vai passar de 500cvs? Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado 695742

    ah!aH!ah....
    Com virabrequim 104 de curso pistão 4pol ....cabeçote 586 SEM lump comando Isly 298°X 298° com 105 de lob alimentado por 4-jet 650cfm no ÁLCOOL passou 454HP ........
    Se colocar 3webber 44 passa + 20HP em cima .....SE colocar 3webber 45deitada passa +30HP em cima dos 454 ...sem falar do methanol ...nitromentano ....as LUMP ......
    Só que motor de curso com comandão SÓ PRA PISTA na rua não anda .....parece opala turbinado (dos bão...!)
    Pois bater 1°.2°e 3° e o carro não sair do lugra ......não é pra qualquer um isso com pneus 245 e alto blocante ......
    Ao contrário do motor 292 mesmo mexidaço não rende igual ao 250 parece que fica pesadão ....
    Um virabrequim do 292 no bloco 250 não lembra de nada o motor 292 .....quando bem feito e muito BEM acertado
    Um motor 5.1 parece um motor 2 rempos de tão rápida a subida de giro e a tamanha da força que o motor tem e 25000RPM até o corte de 6500rpm
    e esse corte o motor NÃO parece que está quase virando pra trás parece que tem muito mais a render .......mas por receio se mantem nos 6500rpm ...só que se vai bem acima .....mas não se sabe o quanto exatamente e por quanto tempo ......!
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    Mensagem por Cocones Seg 28 Jun - 7:46:14

    BANDIT escreveu:
    frederico santos escreveu:
    BANDIT escreveu:O grande problema de montar cursado é o pistão ......se vc. mandou fazer com pino deslocado e vai usar um curso de 98 no máximo vai tirar um pouquinho da cabeça do pistão ......ou nada( certamente não vai tirar nada da cabeça do pistão)! ....só vai ter que fazer cava das valvulas . A biela de 6 pol . embora pareça + difícil a utilização ela permite uma folga maior pra passar os ¨queijos¨do virabrequim ....que nas de 5.7 pegam no pino .
    É amiguinho esse teu motor com uma tripla de 44 ou 45 deitadas de preferncia no nitrometano com um ÓTIMO cabeçote com um comando bem adeguado .....vc. checa perto dos 500
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    ah!aH!ah....
    Com virabrequim 104 de curso pistão 4pol ....cabeçote 586 SEM lump comando Isly 298°X 298° com 105 de lob alimentado por 4-jet 650cfm no ÁLCOOL passou 454HP ........
    Se colocar 3webber 44 passa + 20HP em cima .....SE colocar 3webber 45deitada passa +30HP em cima dos 454 ...sem falar do methanol ...nitromentano ....as LUMP ......
    Só que motor de curso com comandão SÓ PRA PISTA na rua não anda .....parece opala turbinado (dos bão...!)
    Pois bater 1°.2°e 3° e o carro não sair do lugra ......não é pra qualquer um isso com pneus 245 e alto blocante ......
    Ao contrário do motor 292 mesmo mexidaço não rende igual ao 250 parece que fica pesadão ....
    Um virabrequim do 292 no bloco 250 não lembra de nada o motor 292 .....quando bem feito e muito BEM acertado
    Um motor 5.1 parece um motor 2 rempos de tão rápida a subida de giro e a tamanha da força que o motor tem e 25000RPM até o corte de 6500rpm
    e esse corte o motor NÃO parece que está quase virando pra trás parece que tem muito mais a render .......mas por receio se mantem nos 6500rpm ...só que se vai bem acima .....mas não se sabe o quanto exatamente e por quanto tempo ......!

    Seu relato só serviu para me deixar ainda mais ansioso na montagem do meu 5 Litros hehehe...
    Very Happy
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    Mensagem por frederico santos Seg 28 Jun - 19:29:58

    Grande Bandit ,sera q se chega uns 8000giros nos extremos dos extremos?isso c peças fidedignas forjadas p tal é claro.. Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado 695742 por ta num bloco menor q o 292 o r/l dele tb tende a diminuir?c isso ñ daria p colocar mais giros em um 5.1(250)...imagino um motor desses rendedo quase ou mais de 500cvs apotando 8000giros Algumas dúvidas sobre virabrequim cursado Affraid é possivel?sem nitro é claro...
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    Mensagem por j ricardo Seg 28 Jun - 19:45:04

    me entrometendo...
    quanto maior o motor, mais dificil é girar alto!
    o opala do luiz bonacorso( preparado pelo mauricio ) é um 5 litros, veio 399cv na roda(é vice no dino) e gira apenas 6400!!!!
    o opala do padeiro é um 4400, não diz a potencia mas gira 8300!!!
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    Mensagem por frederico santos Seg 28 Jun - 20:01:51

    j ricardo escreveu:me entrometendo...
    quanto maior o motor, mais dificil é girar alto!
    o opala do luiz bonacorso( preparado pelo mauricio ) é um 5 litros, veio 399cv na roda(é vice no dino) e gira apenas 6400!!!!
    o opala do padeiro é um 4400, não diz a potencia mas gira 8300!!!
    ñ sou bom de matematica , mas deve passar dos 500cvs no motor ñ?
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    Mensagem por j ricardo Seg 28 Jun - 20:17:57

    sem lump port, talvez um motor L6 passe de 500, com lump port com certeza vem um pouco mais...
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    Mensagem por thallisguimaraes Seg 28 Jun - 20:46:35

    frederico santos escreveu:ñ sou bom de matematica , mas deve passar dos 500cvs no motor ñ?


    Empata os 500cv no motor, considerando a perca de 20%


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    Mensagem por ssinjetado Ter 29 Jun - 7:28:54

    tem um andando em Curitiba k rendeu 430 nas rodas com 15% de todinho
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    Mensagem por j ricardo Ter 29 Jun - 8:22:10

    COM TODINHO não vale!
    falando sério,o ruim de comparar a potência dos carros de pista com os de rua(preparadão)é que ninguem sabe quanto de tody tá usando, e qual o real ganho do metanol sobre o alcool...
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    Mensagem por Rogerio Amaral Ter 29 Jun - 9:59:55

    Não sei qto de potência vai ter, depois de pronto para o acerto final vou levar no dino pra ver, conforme nosso amigo jricardo comentou vou abrir um tópico do projeto e vou postando lá as informações, lógico que não tudo, algumas coisas são segredos que o preparador pediu pra não divulgar.

    Com questão ao Paulo Emilio aqui de BH, sobre preparação de cabeçote, realmente o cara manda bem, preço muito bom, e entende muito de motores, e sabe dos detalhes do motor 292, recomendo!

    O Cocones é meu amigo, somos do Clube aqui de BH, tb estou ancioso pra ver seu motor meu velho, e aí achou a Weber IDF ou vai de IDA mesmo ?

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