por Rogerio Amaral Qui 17 Jun - 9:06:02
Pelo que li no site da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo www.cba.org.br o regulamento permite, dá uma olhada abaixo no texto do regulamento:
#8 - CATEGORIA TRASEIRA ORIGINAL - TO
#8.4 – MOTOR:
O motor deverá manter suas características originais de fábrica com relação ao ângulo e posição de montagem do
conjunto: Motor, caixa de câmbio e diferencial, bem como seus suportes.
A ordem de montagem de fábrica do conjunto motor, caixa de cambio e diferencial não pode ser alterada.
Fica livre o trabalho do bloco original, permitindo-se o aumento do volume do mesmo.
Fica livre a troca do bloco original, por outro de reposição da mesma marca e modelo, devendo este, ser nacional e
seguir as especificações.
Para veículos marca Chevrolet Opala fica liberado o bloco de motor 292 usado nos caminhões A-60 e A-70 da mesma
marca.
Liberado, para veículos refrigerados a ar, o uso de blocos de motor da marca “Auto Línea”, dentro da configuração
original, podendo ser trabalhado.
Não é obrigatório o uso do virabrequim original.
Fica liberado o uso de virabrequim de curso.
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#9 - CATEGORIA TRASEIRA SUPER - TS
#9.4 – MOTOR:
Fica livre a substituição do bloco original, por outro de reposição, com o mesmo número de cilindros, devendo este
seguir as mesmas especificações técnicas.
Os blocos de motores V8, deverão ser “small block” de ferro e seguir rigorosamente todas as especificações técnicas
do original, como por exemplo altura (“deck height”), etc .
Para veículos marca Chevrolet Opala fica liberado o bloco de motor 292 usado nos caminhões A-60 e A-70 da mesma
marca.
Fica livre o trabalho e o aumento do volume do mesmo.
Liberada a troca dos motores refrigerados a ar por motores refrigerados a água, porém do mesmo fabricante e com
igual número de cilindros.
Liberado, para veículos refrigerados a ar, o uso de blocos importados específicos para competição.
A ordem de montagem de fábrica do conjunto motor / caixa de câmbio / diferencial não pode ser alterada.
O recuo destes é proibido.
Mas com questão ao usar ou não virabrequim cursado, pelo que andei lendo e estudando, temos duas variáveis: quebra e performance, sendo:
- Quebra: para usar eixo cursado tem 2 opções, eixo do motor GM 292 com várias alterações e dependendo do curso vc terá que encher os colos para chegar no cursos desejado, existe vários problemas com questão a isso, "clock" do motor, adaptações para biela não pegar no bloco, relação R/L, torque x giro, e se tiver que encher os colos do eixo para chegar no curso, tem que abrir o motor direto pra conferir o eixo e com certeza uma hora ele vai dar problema. A outra opção é comprar um eixo próprio para o motor GM 250 mas com curso, conheço o da Susin ou da Crower, a Susin faz o eixo por R$ 4.500,00 com as especificações do cliente, o Crower dizem chega aqui no Brasil por + ou - R$ 10.000,00, estes dois sim são o supra-sumo, aí vc em curso sem problema de quebra e adaptações, problema é o preço.
- Performance: Se usar curso no motor GM 250 vc ganha mais torque e perde RPM, assim dependendo do projeto e da pista (201 ou 402) vc deve avaliar qual a melhor opção, com curso vc pode anda até 6500 RPM com comando normal e balanceiros roletados e com eixo original vc pode chegar até 8000 com comando normal (sem ser roletado) e balanceiros roletados (lógico que isso depende dos componentes cabeçote, molas etc....) chegando até 10000 com comando roletado e tudo do bom e melhor. Alguns Opalas que estão andando na frente está com eixo cursado do caminhão, não girando muito mas ganhando força a cada troca de marcha, ou seja, o carro não cai após a troca de marcha.
Lembrando que isso pra pista.
É melhor ter torque ou ter giro ? Se conseguir os dois vc tá bem demais ehehehh.
t+
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