Houve
uma época na qual você podia comprar para o seu carro uma coisinha a
mais além de um joguinho de tapetes, insul-film, revestimento de
couro ecológico (também conhecido como falso) ou uma
moldura de placas feita com plástico de filme VHS. Coisa pouca,
bobagem...
Cuidado para não cair para trás: o que a
Envemo oferecia para os Opalas era digno de uma loja de preparação de
ponta. E com o aval da própria General Motors!
Todas
as peças podiam ser adquiridas individualmente - igualzinho ao
que as concessionárias fazem hoje com os opcionais. Para o motor, havia
peças para a preparação tanto do quatro como do seis
cilindros: comando de válvulas mecânico apimentado, dupla ou tripla
carburação com cornetas, cárter (reservatório de óleo) com maior
capacidade, filtros de óleo, ar e gasolina especiais, válvulas de
admissão maiores, pistões de alta taxa de compressão, bomba elétrica de
combustível, tampa de válvulas de alumínio, cabos de vela de
performance, distribuidor Mallory, e até Molykote e Loctite para ajudar
a preservar o motor.
E você, achando que estava abafando
com aquele filtrinho de ar esportivo com forma de pudim de leite...
Ufa! Estão vivos ainda? Então vamos para a suspensão. A Envemo
oferecia molas mais rígidas e pasmem, amortecedores Koni ajustáveis!
Algo simplesmente incrível até hoje. Para completar o crime,
fabricaram barras estabilizadoras de maior diâmetro, reduzindo a
rolagem de carroceria - preparação digna de carro de pista. Estou rindo
sozinho aqui. Os caras eram muito bons. E nós realmente desaprendemos
tudo.
Yes socado, no mola. Yes trouxa, no estrutura.
O massacre continua no grupo de transmissão. Pra quem pegava
muita estrada, o overdrive da Laycock era muito bem vindo, pois reduzia
as rotações em cerca de 20%, aprimorando o conforto e o
consumo; principalmente em rodovias. Agora, quem quisesse acelerar
MESMO, podia obter relações de diferencial mais curtas: a Envemo
oferecia três opções fabricadas pela DANA, desde uma pouco mais curta
(3,08) que a original até uma outra (3,73) digna de carro de rachador.
Pra quem ficasse com medo de perder muita velocidade final, eles tinham
a solução: um câmbio de cinco marchas, fabricado pela ZF. Pensaram em
tudo.
Hum... aqui não dá nem pra fazer um paralelo com
os dias de hoje. Sorry. Sarcasmo fail.
Os outros acessórios eram basicamente estéticos, apesar de
totalmente funcionais. Como vocês podem ver na imagem acima, as opções
eram escassas. Meia dúzia de peças, entre rodas vistosas e mais
largas, bancos anatômicos, mostradores, painéis customizados, consoles,
grades com faróis auxiliares... uma bela cobertura para o delicioso
bolo chamado kit Envemo.
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