Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

135 usuários online :: 0 registrados, 1 invisível e 134 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
tabarbosa (16850)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
Rubão6cc (15319)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
BANDIT (13573)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
Xann (10394)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
j ricardo (9376)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
Jean Bida (9320)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_leftar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Barar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Bar_right 

+45
Rubão6cc
aluzjunior
Torres
SVD226
claudiovani nunes
BETOFALCK
SevenFifty
lfneves
vaggnner
fastback
csramos.adm
vasquesra
Glaucio Missioneiro
shaolin01
mauricio_pires
NettoGYN
fofi
Eduardo Cruz
cesarprado
ricardomarquardt
Daniel Perelló
robert 2
cesaum
opalass
Luis_555
gustavorecife
Gudi021
Pablo Simão
Comodoro78
thiago.santiago
mjpalmonari
demuner
kulink
wolfallein
Paulo Corso
Roberto Schlindwein
Ivo Filho
Pinduca do Bagre
Smoke
Bertin
willian fóquinha
Pintto
Marcelo Crid
Rafhael
tommunareto
49 participantes

    INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 4 Ago - 1:11:19

    Amigos,

    Procurei e muito na internet sobre informações para instalação de um sistema de ar condicionado para Opala até 1979, então resolvi colocar nesse tópico a experiência que tive nessa empreitada.

    Usarei meu carro como base para as explicações, um Comodoro 4 Cil, sem DH.

    Começei na buscas das peças e digo, vale muito mais a pena comprar algumas peças separadas fora, pois se você for em empresas especializadas eles aumentaram o investimento em quase 1.500,00 a mais, levando as peças, realmente o que pode pesar no bolso é a mão de obra da instalação.

    Deve se ter cuidado com alguns detalhes que podem complicar muita na hora de instalar:

    O mais importante, o PROFISSIONAL que irá instalar o sistema, relamente tem que ser alguém de confiança e que saiba no que está mexendo para te indicar as melhores opções para instalação.

    CAIXA EVAPORADORA, vale muito a pena essas caixa "chinesas" a venda no ML, são bem mais baratas e NOVAS, e o melhor de tudo congela muito mais que as antigas. Se você tiver uma caixa antiga tem como fazer adaptação da frente na caixa nova, só será preciso um profissional habilitado para esse trabalho.

    MASSA DE CALAFETAR, tem que ser especificar para ar condicionado, ela é de cor preta, gruda como chiclete e evita que umidade entre para dentro do carro, muito diferente da comum. Tem que usar esse tipo específico.

    POLIA BOMBA D'GUA, muita gente pensa que pode usar qualquer uma, mas a bomba de agua dos antigos não aceita polias pequenas, que vinham nos opalas sem ventoinha mecânica e que são mais comuns do que as grandes, que são vazadas (aparece a ponta da bomba d'gua). Se optar por não usar mais a ventoinha mecânica, você terá que trocar a bomba d'gua.

    POLIA DO VIRABREQUIM (DAMPER), é a mesma para os dois motores, encaixada por pressão na ponta do Virabraquim. Porém a polia simples é parafusada em um cubo e a dupla é a união de duas peças unidas por uma fina camada de borracha. Mas segue uma dica do meu mecânico, existe para venda uma polia que parafusada a polia simples e que é muito mais segura que a dupla original, pois a dupla em arrancadas bruscas pode descolar a camada de borracha e se separando, e esse fato é algo já citado aqui no forum. Para retirar precisa de um extrator e para instalar é na base do marretaço, DICA: Se for trocar a polia aproveite e troque o retentor da ponta do virabrequim por um novo, pode ser que no colocar uma polia nova ele estoure por ser antigo.

    CONDENSADOR, eu coloquei uma eletrohélice, justamente para evitar super aquecimento do motor. e os suportes eu fui fazendo sob medida com uma chapa de ferro. Não esqueça do defletor, tem que ser feito para melhorar a entrada de ar no motor.

    SUPORTES, são iguais para os dois, que torna o compressor do Santana (Denso 6P148) perfeito para adaptar, meu mecânico indicou esse compressor por eles ser um dos poucos que se encaixa perfeito nos suportes e pela baixa manutenção dele.

    ALTERNADOR, bem como eu aproveitei para trocar e coloquei um de Astra 100A, pois o original do carro é 42A e já mal aguentava um som ligado e um par de faróis de milha. A adaptação é muito simples, compre um parafuso para base de 12cm e coloque uma arruela grossa na ponta, assim o alternador se encaixará ao suporte original do carro (no meu caso, o suporte original é uma barrinha de ferro) e a ligação elétrica é a mesma, cito apenas que tem um plug com três fios no alt. do opala, tem que isolar esses fios. Recomendo a troca, o carro muda 1000%!

    CORREIAS: na minha adaptação, a correia do compressor usei a do 6CC c/AC (1350) e a do alternador tive que diminuir ela para uma menor (950), usada motores CHT, justamente pela troca do alternador.

    Bem pessoal, eu comprei a seguinte relação de peças:

    Caixa Evaporadora Universal (Gela muito mais que as antigas, e é mais barata);
    Polia dupla do virabrequim + correia (1350)
    Polia dupla da bomba d'gua + correia (950)
    Suportes do compressor
    Compressor Denso 6P148 (Santana)
    Condensador e eletro hélice de 10 pás
    2M de fio 2,5 vermelho e 2M de fios 1,5 de três cores diferentes
    2 relés de 4 pólos

    O resto o mecânico tinha. (conexões, mangueiras, massa de calafetar e principalmente conhecimento na instalação!)

    A instalação é muito simples, quase tudo eu fiz em casa, colocar o condensador na frente, os suportes e o compressor com a corrente já, e isso poupou uma tarde de serviço. Apenas deixei a elétrica e a caixa evaporadora para ele instalar e não teve mistério, os furos das mangueiras ele fez do lado da bateria e ficou perfeito.
    Acompanhei o processo todo, demorou em torno de 3 horas para instalar a caixa, ligar toda a elétrica e colocar ele para funcionar, sendo mais 1 hora para colocar o alternador.

    Ele fez a ligação do compressor no alternador, para que não possa funcionar com o carro desligado, digo isso por que ele me comentou que já viu muita gente ligando o compressor na bateria, se um curioso ligar o botão da caixa o compressor liga também e isso reduz a vida útil do compressor e da correia. Atentem a isso!

    Fico devendo a ligação elétrica mais aprofundada pois não tenho conhecimento técnico sobre isso.

    Será feito na instalação da caixa, um buraco no assoalho que irá o dreno da agua que se forma na caixa, ele disse que não precisava, mas como eu morro de medo que entre agua por frestas, eu coloquei a massa de calafetar de AC para vedar.

    O mecânico ele me comentou que no futuro eu posso pensar em colocar também uma ignição eletrônica para melhor performance, que já foi providenciado e será em breve instalado.

    Não citarei valores, pois consegui as peças a preço abaixo de preço de custo com um amigo do meu pai e a instalação foi feita pelo eletricista de confiança aqui de casa que é técnico de ar condicionado automotivo aqui em Porto Alegre, ele só me cobrou o compressor e o material e o preço foi bem reduzido também. Mas creio que o total em peças deve dar uns R$ 1.800,00 - R$ 2.000,00 mais mão de obra que será na base de R$ 800,00.

    Digo que vale a pena instalar um AC, o conforto só aumenta e friso muito a questão de peças novas, principalmente a caixa evaporadora.

    Espero que eu possa ter ajudado, pois vi que faltava um relato de tipo para nosso fórum.

    Qualquer coisa é só perguntar que se eu puder eu ajudo!

    Segue fotos para apreciação do Ar Condicionado instalado:

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 76408716
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 39109926
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 44774597
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 15691090
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 25149322
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 55904691
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 52895789
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 42353981
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 95005685
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 55741705
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 11585437
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 57554147
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 94424997
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 51922470
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 51922470
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 10471139
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 34355253
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 86473323
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 49059888
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 41048955
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 95921261
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 37656603
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 54953902
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 21532431
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 30435659
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 19179492
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 72748610
    dreno da caixa dentro do carro
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 64489540
    dreno da caixa por fora
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 12702292
    Defletor original GM
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 75302796

    Fotos do Alternador de Astra 100A e kit de ignição eletronica para 4CC, posto fotos assim que instalar a ignição esse fim de semana.

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 84725934
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 56596511
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 45306484
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 62695869
    R$ 245,00 - Comprado no ML pelo vendedor JATSERV

    Instalei a ignição eletronica hoje, perfeita, o carro mudou 100%, recomendo o produto do vendedor citado por mim!

    Forte Abraço!


    Última edição por tommunareto em Dom 8 Ago - 22:41:11, editado 7 vez(es)
    Rafhael
    Rafhael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 628
    Idade : 32
    Localização : Capital
    Modelo do carro : .
    Opala Especial 74 Branco
    Opala SS6 72 Laranja
    Blazer 4x4 Americana
    BMW e46 M3 Coupe e Cabrio
    Cilindros : 151/350/262/
    Data de inscrição : 30/06/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Rafhael Qua 4 Ago - 8:06:49

    o amigo muito boas as dicas... porem tenho algumas duvidas ainda...

    Sera que é possivel instalar uma caixa dessas embutida no painel por traz e deixa ela sair apenas nos dutos originais? no caso como meu opala é o 74 tem um duto de cada lado e dois em direção ao vidro sera que rola? e outra? sera que tem algum sistema digital estilo o do astra? ou usar a caixa evaporadora do astra mesmo seila com os comandos pois traria uma modernidade bacana no opalão hehe

    muito bom o conteudo!!
    Marcelo Crid
    Marcelo Crid
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2235
    Idade : 41
    Localização : Nova Esperança - Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1979
    Six Silver
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 12/03/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Marcelo Crid Qua 4 Ago - 8:21:59

    Mto boa a ideia do topico....mto util, eu to querendo colocar ar no meu opala 79, mais o problema é encontrar a caixa gela saco original, essa caixa chinesas q vc falou é boa....posta fotos p mostrar melhor como ficou o servico....obrigado
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 4 Ago - 10:06:57

    Rafhael escreveu:o amigo muito boas as dicas... porem tenho algumas duvidas ainda...

    Sera que é possivel instalar uma caixa dessas embutida no painel por traz e deixa ela sair apenas nos dutos originais? no caso como meu opala é o 74 tem um duto de cada lado e dois em direção ao vidro sera que rola? e outra? sera que tem algum sistema digital estilo o do astra? ou usar a caixa evaporadora do astra mesmo seila com os comandos pois traria uma modernidade bacana no opalão hehe

    muito bom o conteudo!!



    Raphael, acho meio difícil esconder a caixa, o Opala não tem quase nada de espaço embaixo do painel, mas cara fica tão bonito a caixinha ainda mais se teu interior for preto pois ela é toda pretinha com alguns detalhes em cromado.
    Rafhael
    Rafhael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 628
    Idade : 32
    Localização : Capital
    Modelo do carro : .
    Opala Especial 74 Branco
    Opala SS6 72 Laranja
    Blazer 4x4 Americana
    BMW e46 M3 Coupe e Cabrio
    Cilindros : 151/350/262/
    Data de inscrição : 30/06/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Rafhael Qua 4 Ago - 10:10:58

    Só falto fotos!! Very Happy

    Otimo topico concerteza de interesse de muitos!
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 4 Ago - 10:16:05

    Marcelo Crid escreveu:Mto boa a ideia do topico....mto util, eu to querendo colocar ar no meu opala 79, mais o problema é encontrar a caixa gela saco original, essa caixa chinesas q vc falou é boa....posta fotos p mostrar melhor como ficou o servico....obrigado

    Marcelo, um AC no teu Comodoro ia ficar perfeito! Aqui em Porto Alegre estamos em uma época muito fria ontem fez 8ºC o dia todo, mas o verão tá ficando bem difícil de não ter um AC no carro!

    Em relação a caixa, alguns me disseram que ia ficar feio e tal, mas no meu carro foi adaptado a caixa 5M e por isso tivemos que fazar um console, então tive que partir para caixas pequenas e meu mecânico disse que essas chinesas são melhores que as antigas pois são novas e como ele disse "parece um frigidaire"! Mas volto a frisar tem como trocar a frente da caixa nova por uma antiga.

    Te digo que agora o meu amarelo tá do jeito que eu imaginei ele há quase 10 anos atrás quando eu conheci ele. Tó louco que chegue o calor pra poder viajar com mais conforto!

    Abraço
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 4 Ago - 10:17:55

    Rafhael escreveu:Só falto fotos!! Very Happy

    Otimo topico concerteza de interesse de muitos!

    Amigos, o trabalho foi feito esse fim de semana, nem lavei o carro ainda pois tó numa corria de novo emprego, mas assim que sair um dia bonito vou tirar foto de tudo e postar aqui.

    Abraço!
    Pintto
    Pintto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 405
    Idade : 37
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Diplomata 87
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/12/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Pintto Qua 4 Ago - 12:46:18

    Era tudo que eu estava procurando!
    Pretendo fazer a mesma coisa no meu, já tenho algumas peças guardadas.
    Tópico excelente! To aguardando as fotos!
    Abraços!
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 4 Ago - 16:16:07

    Pintto escreveu:Era tudo que eu estava procurando!
    Pretendo fazer a mesma coisa no meu, já tenho algumas peças guardadas.
    Tópico excelente! To aguardando as fotos!
    Abraços!

    Vou postar sim, assim que fizer tempo bom aqui em Porto.
    Abraço!
    willian fóquinha
    willian fóquinha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4642
    Idade : 31
    Localização : Maringa-Pr
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
    Opala SilverStar 1982
    Cilindros : 6 e 4 cilindros
    Data de inscrição : 17/04/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por willian fóquinha Qua 4 Ago - 16:48:49

    no aguardo (y'
    Bertin
    Bertin
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 118
    Localização : Curitiba-Pr
    Data de inscrição : 19/01/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Bertin Qui 5 Ago - 18:22:25

    Olá, teria como colocar fotos ??
    Smoke
    Smoke
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 190
    Localização : Hell
    Data de inscrição : 17/06/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Smoke Qui 5 Ago - 19:37:28

    boas dicas ....
    pois é, faltou as fotos... estou curioso para ver..
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty FOTOS

    Mensagem por tommunareto Qui 5 Ago - 23:15:18

    Amigos,

    Vou tirar as fotos amanhã, mas ainda não está pronto pois não fiz o defletor.

    Abraço!

    Pinduca do Bagre
    Pinduca do Bagre
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 714
    Idade : 56
    Localização : Parobé - RS
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
    Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
    Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
    Data de inscrição : 18/02/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Pinduca do Bagre Qui 5 Ago - 23:50:06

    Daê tchê Munareto! Por favor, poderia informar quem fez esse serviço de AC no teu carro? Não acho o vazamento que tem no sistema do meu Diplo 88, já foi colocado até um contraste de cor verde junto com o gás mas não aparece o vazamento. O gás dura uns dois meses e depois já era. Só uma carga nova, e aí dói no bolso... ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Icon_cry Aqui pelo vale tá difícil de conseguir um "profi" de responsabilidade que mecha nesses sistemas mais antigos. A gauchada dos "Auto Centers" só quer molezinha moderna... ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 314864 Pode ser no meu mail: pinducadobagre@gmail.com 1 forte abraço!
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Sex 6 Ago - 11:24:31

    Amigos,

    O profissional que me fez toda instalação, pode levar que qualquer problema de AC e de eletrica ele resolve, é de confiança do meu pai há 25 anos!

    João | Auto Eletrica Magnet
    Av. Ipiranga, 2769 - Em frente ao Supermercado Zaffari Ipiranga
    Bairro Ipiranga
    Porto Alegre - RS
    F: (51) 3223.2161

    Empresa que me vendeu as peças, além de grande amigo de anos do meu pai é vendedor conceituado no ML só trabalha com peças de qualidade para AC!

    Sergio Pianca - Thermocoil
    Rua José do Patrocínio, 328
    Canoas - RS
    F: 3031.0655
    spianca@terra.com.br

    Forte abraço!
    Smoke
    Smoke
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 190
    Localização : Hell
    Data de inscrição : 17/06/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Smoke Sex 6 Ago - 13:56:20

    tommunareto escreveu:Amigos,

    O profissional que me fez toda instalação, pode levar que qualquer problema de AC e de eletrica ele resolve, é de confiança do meu pai há 25 anos!

    João | Auto Eletrica Magnet
    Av. Ipiranga, 2769 - Em frente ao Supermercado Zaffari Ipiranga
    Bairro Ipiranga
    Porto Alegre - RS
    F: (51) 3223.2161

    Empresa que me vendeu as peças, além de grande amigo de anos do meu pai é vendedor conceituado no ML só trabalha com peças de qualidade para AC!

    Sergio Pianca - Thermocoil
    Rua José do Patrocínio, 328
    Canoas - RS
    F: 3031.0655
    spianca@terra.com.br

    Forte abraço!

    Opa, vlw pela indicação...
    Pinduca do Bagre
    Pinduca do Bagre
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 714
    Idade : 56
    Localização : Parobé - RS
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
    Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
    Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
    Data de inscrição : 18/02/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Pinduca do Bagre Sex 6 Ago - 22:54:24

    Puxa vida tchê! Que capricho! E obrigado pelas coordenadas, era o que eu estava precisando. E a ignição eletrônica também veio em boa hora. Estamos precisando passar o 76 do pai de platinado pra eletrônico. Muito obrigado mesmo! 1 forte abraço!
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Sáb 7 Ago - 0:50:17

    Cara sabe que se precisar estamos aí, falei de ti pro João hoje quando fui colocar a ignição e ele disse para tu ir lá!
    Abraço!
    Pinduca do Bagre
    Pinduca do Bagre
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 714
    Idade : 56
    Localização : Parobé - RS
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
    Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
    Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
    Data de inscrição : 18/02/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Pinduca do Bagre Sáb 7 Ago - 10:58:24

    Certamente!! Quero o ar do meu Diplo funcionando até o verão... ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 933234
    É só dar uma folga do trampo aqui que eu tô pintando por lá!
    Valeu!!
    Pintto
    Pintto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 405
    Idade : 37
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Diplomata 87
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/12/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Pintto Dom 8 Ago - 7:45:44

    Amigo, primeiro meus parabens! Ficou demais o serviço!
    E muitissimo obrigado por compartilhar conosco!
    Eu já estava animado para fazer isso no meu, agora então, mal posso esperar a hr de poder fazer isso!
    Uma coisa que imagino ser uma vantagem no seu carro, a distancia do condensador para o radiador. A eficiencia dor conjunto deve aumentar.
    Me corrijam se estiver falando besteira, por favor.
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Ivo Filho Dom 8 Ago - 9:08:40

    Muito bem montado, só tenho uma recomendação.
    Na magueira para o compressor ( a grossa), ela esta no sentido horizontal e tbm no sentido de deslocamento do motor. Com o tempo essa mangueira vai endurecer (isso é mormal) e vai funcionar como obstaculo quando o motor estiver funcionando, tipo quando vc da uma acelerada o motor nao tende a torcer para a direita? entao, isso vai causar fadiga e quebrar a conexão que fixa a mangueira no compressor.
    Falo isso pq instalei em um opala que eu tive, segui bem o padrão original e a sua tbm esta bem parecida, só que para economizar mangueira fiz a ligação como vc fez, reto e horizontal....quebrou a conexão duas vezes, troquei por uma mangueira mais cumprida que ia até perto da bomba de gasolina e subia....acabou o problema...acho qeu é por isso que o ar original do opala as mangueiras dao um monte de volta.
    Apenas um toque pq quando quebra a conexão, o gaz vaza de uma vez e o carro pega um cheiro que não sai nunca mais....


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Dom 8 Ago - 16:46:22

    Ivo Filho escreveu:Muito bem montado, só tenho uma recomendação.
    Na magueira para o compressor ( a grossa), ela esta no sentido horizontal e tbm no sentido de deslocamento do motor. Com o tempo essa mangueira vai endurecer (isso é mormal) e vai funcionar como obstaculo quando o motor estiver funcionando, tipo quando vc da uma acelerada o motor nao tende a torcer para a direita? entao, isso vai causar fadiga e quebrar a conexão que fixa a mangueira no compressor.
    Falo isso pq instalei em um opala que eu tive, segui bem o padrão original e a sua tbm esta bem parecida, só que para economizar mangueira fiz a ligação como vc fez, reto e horizontal....quebrou a conexão duas vezes, troquei por uma mangueira mais cumprida que ia até perto da bomba de gasolina e subia....acabou o problema...acho qeu é por isso que o ar original do opala as mangueiras dao um monte de volta.
    Apenas um toque pq quando quebra a conexão, o gaz vaza de uma vez e o carro pega um cheiro que não sai nunca mais....

    Ivo, excelente essa colocação, mas meu mecânico já colocou um pouco de mangueira a
    mais justamente pelo jogo do motor, mas já adianto que ele mexe muito pouco, pois os calços do motor foram trocados quando fiz toda suspenção dianteira.
    Essa questão de economizar, é bem comum tu pegares "profissionais" que fazem esse tipo de coisa, mas fizemos um serviço gabarito, ainda mais pois acompanhei todo o processo de instalação.

    Abraço!
    Roberto Schlindwein
    Roberto Schlindwein
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 17
    Idade : 70
    Localização : Pareci Novo RS
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SLE 4.1S ano 89 cor AZUL
    Cilindros : seis
    Data de inscrição : 10/07/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Onde mexer com AC em Porto Alegre

    Mensagem por Roberto Schlindwein Dom 8 Ago - 18:42:36

    Quem for de Porto Alegre e arredores, procurem a DGrimaldi, na descida da 24 de outubro, quase em frente da Igreja Auxiliadora, indo na direção do centro. Falem com o Henry Grimaldi.
    Saudações
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Ivo Filho Dom 8 Ago - 20:11:23

    quanto à intalação ficou show de bola, eu estava olhando uma figura de catalogo do 73 com ar condicionado e o teu esta com tudo exatamente no lugar que deve estar mesmo, filtro, encaminhamento, etc..com excessao da caixa interna quase passa por original. Parabens!
    Ah, parabens nao só pelo ar, o carro parece estar zerado...merecia esse mimo mesmo....


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Paulo Corso Seg 9 Ago - 10:49:02

    Parabéns pelo trampo, ficou show. só um detalhe o suporte do compressor é diferente, para o 4 e 6 cilindros, do 6 cil é como ta no seu (são duas peças) no 4 cil é uma peça só, mas como percebe-se no 4 cilindros da pra usar o suporte do 6, mas o inverso não (usar o suporte do 4 cil no 6 cil), ja tentei uma vez.


    Última edição por Paulo Corso em Seg 9 Ago - 18:28:24, editado 1 vez(es)


    _________________
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Seg 9 Ago - 11:06:29

    Paulo Corso escreveu:Para´b´pens pelo trampo, o teu opala ta show. só um detalhe o suporte do compressor é diferente, para o 4 e 6 cilindros, no 6 cil é ocmo ta no seu (são duas peças) no 4 cil é uma peça só, mas como percebe-se no 4 cilindros da pra usar o suporte do 6, mas o inverso não (usar o suporte do 4 cil no 6 cil), ja tentei uma vez.

    Paulo, olha o manual de serviço do opala que tenho diz que essa peça é igual, tanto que comprei a pessoa que me comprou esses suportes, pegou em um Opala 4Cil.

    Abraço!
    wolfallein
    wolfallein
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Goiania
    Data de inscrição : 23/07/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por wolfallein Qua 11 Ago - 12:44:00

    Também tenho um opala 79 e quero instalar o ar, mas pretendo colocar o sistema original que consta no manual. Onde o sistema é o mesmo dos mais modernos(evaporador no cofre) e no interior do carro vai uma caixa de controle e dutos de ar(que inclusive joga ar frio para os difusores laterais do painel que são especiais"esféricos" segundo consta no manual do meu carro). No meu carro (1979) existe um rebaixo no paralama do cofre na frente, onde pode ir a bateria(pelo que notei em carros anteriores ao meu"78,77,76,75", esse rebaixo não existe). De modo que consegui boa parte dessas peças que são raras(esse sistema saiu apenas no 1979 e 1980).
    Gostei da sua explicação, me será bastante útil. Na certeza que encontrarei muitos problemas também.
    Uma dúvida refere-se a forma como conseguiu regular a marcha lenta do carro com e sem o ar ligado. Ao que conheço existe uma peça chamada kicker que vai no carburador e é acionada quando o ar liga para compensar a rotação do motor. No seu carro vc não menciona isto, e nem sei como resolverei este problema. Meu carburador tb é o 228 e nunca vi esta peça pra este carburador....

    Moro em Goiânia, excelente forum o de vocês. Meu opala é um 1979 bege parecido com o seu. Parabéns pelo carro!
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 11 Ago - 14:57:56

    wolfallein escreveu:Também tenho um opala 79 e quero instalar o ar, mas pretendo colocar o sistema original que consta no manual. Onde o sistema é o mesmo dos mais modernos(evaporador no cofre) e no interior do carro vai uma caixa de controle e dutos de ar(que inclusive joga ar frio para os difusores laterais do painel que são especiais"esféricos" segundo consta no manual do meu carro). No meu carro (1979) existe um rebaixo no paralama do cofre na frente, onde pode ir a bateria(pelo que notei em carros anteriores ao meu"78,77,76,75", esse rebaixo não existe). De modo que consegui boa parte dessas peças que são raras(esse sistema saiu apenas no 1979 e 1980).
    Gostei da sua explicação, me será bastante útil. Na certeza que encontrarei muitos problemas também.
    Uma dúvida refere-se a forma como conseguiu regular a marcha lenta do carro com e sem o ar ligado. Ao que conheço existe uma peça chamada kicker que vai no carburador e é acionada quando o ar liga para compensar a rotação do motor. No seu carro vc não menciona isto, e nem sei como resolverei este problema. Meu carburador tb é o 228 e nunca vi esta peça pra este carburador....

    Moro em Goiânia, excelente forum o de vocês. Meu opala é um 1979 bege parecido com o seu. Parabéns pelo carro!


    Obrigado pelo elogio, o resalto tem em todos modelos a partir de 75.
    Não optei pelo original do manual por um único motivo, o ar não gela tanto quanto uma caixinha dentro do carro, visto que o calor do motor influencia na eficiencia do AC, cito que consegui até a caixa evaporadora marrom, mas não coloquei por que tenho um consele de época no carro.
    Eu não mencionei o kicker por que não usei. Não precisa se você aumentar a lenta, eu aumentei quase nada para não pesar e ficou muito bom.

    Abraço
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 11 Ago - 15:08:30

    wolfallein escreveu:Também tenho um opala 79 e quero instalar o ar, mas pretendo colocar o sistema original que consta no manual. Onde o sistema é o mesmo dos mais modernos(evaporador no cofre) e no interior do carro vai uma caixa de controle e dutos de ar(que inclusive joga ar frio para os difusores laterais do painel que são especiais"esféricos" segundo consta no manual do meu carro). No meu carro (1979) existe um rebaixo no paralama do cofre na frente, onde pode ir a bateria(pelo que notei em carros anteriores ao meu"78,77,76,75", esse rebaixo não existe). De modo que consegui boa parte dessas peças que são raras(esse sistema saiu apenas no 1979 e 1980).
    Gostei da sua explicação, me será bastante útil. Na certeza que encontrarei muitos problemas também.
    Uma dúvida refere-se a forma como conseguiu regular a marcha lenta do carro com e sem o ar ligado. Ao que conheço existe uma peça chamada kicker que vai no carburador e é acionada quando o ar liga para compensar a rotação do motor. No seu carro vc não menciona isto, e nem sei como resolverei este problema. Meu carburador tb é o 228 e nunca vi esta peça pra este carburador....

    Moro em Goiânia, excelente forum o de vocês. Meu opala é um 1979 bege parecido com o seu. Parabéns pelo carro!

    Encontrar problemas tu vai, e muito mais do que eu, pois tu vai ter que fazer um buraco para os dutos da caixa evaporadora no motor, trocar a posição da bateria, mexer no painel que é muito chato, ainda te aconselho a fazer um sistema como o meu, a manutenção é bem mais fácil.

    Mas cada um tem seu gosto, sigo bem uma coisa que meu pai me diz desde pequeno, se não for de fábrica, vai ser sempre uma adaptação. Tu vai ter que pensar em muita coisa, mas só vai realmente te dar de conta de alguns pequenos detalhes que impedem a instalação na hora que estiver fazendo.

    Abraço e boa sorte...
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Paulo Corso Qua 11 Ago - 15:53:40

    o meu a lenta fica em 650 e cai para 500 com o ar ligado.


    _________________
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 11 Ago - 18:07:13

    Paulo Corso escreveu:o meu a lenta fica em 650 e cai para 500 com o ar ligado.

    Pois é Paulo, teu carro deve ser AC original né?
    Bem eu aumentei a lenta para 750, para ficar certinho e não me alterou muita coisa em desempenho, sendo que tenho GNV no carro!

    Abraço!
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Paulo Corso Qua 11 Ago - 19:30:51

    Sim é original, o bura (DFV 446) não tem aquele sistema que compensa a ML qdo liga o ar, mesmo assim segura legal!! Mas ficou demais a instalação, muito bem feita, o conforto de andar de opalão com o ar ligado não tem preço!!


    _________________
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qua 11 Ago - 19:40:27

    Paulo Corso escreveu:Sim é original, o bura (DFV 446) não tem aquele sistema que compensa a ML qdo liga o ar, mesmo assim segura legal!! Mas ficou demais a instalação, muito bem feita, o conforto de andar de opalão com o ar ligado não tem preço!!

    O meu é um DFV 228, fui obrigado a aumentar a lenta pois ele dá uma baixada muito forte no motor, mas aumentar um pouquinho não vai alterar quase nada de consumo.

    Obrigado pelo elogio, e o conforto é o que mais queremos sempre, agora tá do jeito que sempre quis ele.

    Abraço!
    wolfallein
    wolfallein
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Goiania
    Data de inscrição : 23/07/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por wolfallein Qui 12 Ago - 11:08:58

    Tem razão, terei problemas. Mas isso é desde quando comecei a reforma do carro, 3 anos atrás, quando estava estacionado por 3 anos na garagem de casa. O carro foi herdado do meu pai e somos o segundo dono dele, conhecido desde novo no prédio onde moravamos no Rio de Janeiro. Muitas lembranças e satisfação em ter esse carro. Uso no trabalho e me sinto muito bem.

    Tudo que sei de mecânica foi nesse carro e sinto orgulho de mim, e do carro a cada dia que passa e vejo que diminuiu um barulho alí. Uma regulagem alí, etc. Me sinto em extase andando nele e vendo que boa parte, eu mesmo fiz e estudei. Estudo o ar pra esse carro tem um ano mais ou menos, enquanto junto as peças. Já li um curso de ar automotivo, e minha graduação em física ajuda muito no carro.

    Prezo pelo carro original em todos aspectos. Nem que seja feita a adaptação de um sistema original rigorosa! Quanto a Bateria, na época da reforma já resolvi este problema. Está no local onde deve estar.

    O sistema de ar realmente tem uma eficiencia diminuida. Mas farei tudo que for possível pra isolar o sistema com manta térmica no evaporador e espero ficar bom. Tenho colegas com esse sistema e dizem que o ar gela bem mesmo. Já que este sistema foi lançado nos opalas mais modernos; espera-se que tenha uma eficiência boa o bastante pra um "diplomata" rs

    Usarei uma manta aluminizada, por ser refletora, extingui a radiação infra-vermelha que é a principal fonte de calor no cofre.

    Quanto ao sistema de marcha lenta. Pelo que percebi a maioria dos opalas não apresentam este dispositivo. Talvéz nem tenha saído. Verifiquei que em opalas "modernos" existe uma caixa amplificadora, a qual, pelo que percebi, desliga o sistema de ar condicionado quando a rotação do motor atinge níveis baixos, o que elimina a idéia de ligar o ar quando o carro está desligado ou na pior hipótese ligar o carro com o ar ligado, o que o sistema antigo acionado por uma interruptor de vácuo deixaria fazer.

    Outra dúvida minha refere-se ao seu condensador: Como conseguiu? medidas? como afixou (em detalhes se possível)? Notou alguma diferença no aquecimento do motor? Visto que ele tampa toda a entrada de ar. Uma idéia seria, que é até bom em rodovias já que o ar não vai direto pro radiador, em rodovias meu carro fica muito frio, o que é prejudicial. Meu carro fica sempre no ínicio do verde no marcador de temperatura na cidade. Uma última coisa refere-se ao consumo, penso que a inércia deste motor é grande o suficiente pro aumento do consumo de combustível ser pouca com o ar ligado e desligado. Possui números? Continuando os parabéns pelo carro, muito lindo. O meu chegará lá um dia. E estes adesivos no cofre que vc tem, se são originais muito parabéns rs. Senão, gostaria que me informasse onde conseguiu. E se possui foto da sua caixa marrom gostaria de ver, a minha tá meio acabada rs.

    Segue uma foto do circuito elétrico do ar de opalas antigos, e do sistema moderno, o qual implementarei no meu carro:
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Condmod
    Uploaded with ImageShack.us

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Condantigo
    Uploaded with ImageShack.us

    Abaixo, um sistema original:

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Diplo
    Uploaded with ImageShack.us

    cofre do motor:

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Diplomata80cupevinil3
    Uploaded with ImageShack.us

    As fotos são de um diplomata 80.
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qui 12 Ago - 11:55:47

    wolfallein escreveu:Tem razão, terei problemas. Mas isso é desde quando comecei a reforma do carro, 3 anos atrás, quando estava estacionado por 3 anos na garagem de casa. O carro foi herdado do meu pai e somos o segundo dono dele, conhecido desde novo no prédio onde moravamos no Rio de Janeiro. Muitas lembranças e satisfação em ter esse carro. Uso no trabalho e me sinto muito bem.

    Tudo que sei de mecânica foi nesse carro e sinto orgulho de mim, e do carro a cada dia que passa e vejo que diminuiu um barulho alí. Uma regulagem alí, etc. Me sinto em extase andando nele e vendo que boa parte, eu mesmo fiz e estudei. Estudo o ar pra esse carro tem um ano mais ou menos, enquanto junto as peças. Já li um curso de ar automotivo, e minha graduação em física ajuda muito no carro.

    Prezo pelo carro original em todos aspectos. Nem que seja feita a adaptação de um sistema original rigorosa! Quanto a Bateria, na época da reforma já resolvi este problema. Está no local onde deve estar.

    O sistema de ar realmente tem uma eficiencia diminuida. Mas farei tudo que for possível pra isolar o sistema com manta térmica no evaporador e espero ficar bom. Tenho colegas com esse sistema e dizem que o ar gela bem mesmo. Já que este sistema foi lançado nos opalas mais modernos; espera-se que tenha uma eficiência boa o bastante pra um "diplomata" rs

    Usarei uma manta aluminizada, por ser refletora, extingui a radiação infra-vermelha que é a principal fonte de calor no cofre.

    Quanto ao sistema de marcha lenta. Pelo que percebi a maioria dos opalas não apresentam este dispositivo. Talvéz nem tenha saído. Verifiquei que em opalas "modernos" existe uma caixa amplificadora, a qual, pelo que percebi, desliga o sistema de ar condicionado quando a rotação do motor atinge níveis baixos, o que elimina a idéia de ligar o ar quando o carro está desligado ou na pior hipótese ligar o carro com o ar ligado, o que o sistema antigo acionado por uma interruptor de vácuo deixaria fazer.

    Outra dúvida minha refere-se ao seu condensador: Como conseguiu? medidas? como afixou (em detalhes se possível)? Notou alguma diferença no aquecimento do motor? Visto que ele tampa toda a entrada de ar. Uma idéia seria, que é até bom em rodovias já que o ar não vai direto pro radiador, em rodovias meu carro fica muito frio, o que é prejudicial. Meu carro fica sempre no ínicio do verde no marcador de temperatura na cidade. Uma última coisa refere-se ao consumo, penso que a inércia deste motor é grande o suficiente pro aumento do consumo de combustível ser pouca com o ar ligado e desligado. Possui números? Continuando os parabéns pelo carro, muito lindo. O meu chegará lá um dia. E estes adesivos no cofre que vc tem, se são originais muito parabéns rs. Senão, gostaria que me informasse onde conseguiu. E se possui foto da sua caixa marrom gostaria de ver, a minha tá meio acabada rs.

    Segue uma foto do circuito elétrico do ar de opalas antigos, e do sistema moderno, o qual implementarei no meu carro:
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Condmod
    Uploaded with ImageShack.us

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Condantigo
    Uploaded with ImageShack.us

    Abaixo, um sistema original:

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Diplo
    Uploaded with ImageShack.us

    cofre do motor:

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Diplomata80cupevinil3
    Uploaded with ImageShack.us

    As fotos são de um diplomata 80.

    Compartilho contigo esse amor pelo carro, conheço o meu Comodoro desde meus 12 anos e foi nele que praticamente aprendi a dirigir e uso no dia a dia.

    Não entendo nada de física, mas meu carro não esquenta nada pois ainda tem a manta térmica original, que sabe ajude mas não sei se na prática vai ter tanta eficiência. Meu pai teve um Diplomata 1989 tirado zero na Casa DICO aqui em Porto Alegre, não gelava tanto e tinha a manta original.

    O condensador ele é o original, feito no gabarito pelo profissional que já citei no tópico. A fixação fiz sob medida, cortando uma chapa de aço e fazendo os suportes até ele ficar fixo. Ainda falta fazer o defletor, passei em um programa de trainee na minha área e vou pra SP por um mês aí quando voltar vou fazer ele.

    Eu não comprei a caixinha, tinha aqui perto de casa para vender mas estava em péssimo estado e como falei não teria como colocar pois tenho o console que ficou muito bom.

    Abraço.
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Paulo Corso Qui 12 Ago - 13:35:01

    O meu diplo gela muito, revisei todo sistema de ar faz 1 ano, na estrada ele gela mais ainda pelo vento frontal, tornando a troca de calor no condensador mais eficiente (no diplo 92 vinha uma ventoinha auxiliar na frente do condensador, além da ventoinha mecanica). Em relação ao consumo, na estrada não muda nada, mesma coisa com o ar ligado e desligado (9 km/l) , na cidade o meu diplo apresentou o seguinte consumo: 6 km/l com ar desligado e 5,5 com o ar ligado (diplomata 6 cil 250s gasolina)


    Última edição por Paulo Corso em Dom 27 Fev - 19:18:38, editado 2 vez(es)


    _________________
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    wolfallein
    wolfallein
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Goiania
    Data de inscrição : 23/07/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por wolfallein Qui 12 Ago - 13:44:15

    Paulo Corso escreveu:O meu diplo gela muito, revisei todo sistema de ar faz 1 ano, na estrada ele gela mais ainda pelo vento forntal, tronando a troca de calor no condensador mais eficiente (no diplo 92 vinha uma ventoinha auxilkiar na frente do condensador, além da ventoinha mecanica). Em relação ao consumo, na estrada não muda nada, mesma coisa com o ar ligado e desligado (9 km/l) , na cidade o meu diplo apresentou o seguinte consumo: 6 km/l com ar desligado e 5,5 com o ar desligado (diplomata 6 cil 250s gasolina)

    Ótimo hein! nem dá pra notar tanta diferença no consumo. e 6km/l está muito bom! eu faço 8km/l e olhe lá! num 4 cilindros.
    tommunareto
    tommunareto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 52
    Idade : 36
    Localização : Porto Alegre - RS
    Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
    Cilindros : L6 - Brosol 3E
    Data de inscrição : 26/08/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por tommunareto Qui 12 Ago - 14:23:43

    wolfallein escreveu:
    Paulo Corso escreveu:O meu diplo gela muito, revisei todo sistema de ar faz 1 ano, na estrada ele gela mais ainda pelo vento forntal, tronando a troca de calor no condensador mais eficiente (no diplo 92 vinha uma ventoinha auxilkiar na frente do condensador, além da ventoinha mecanica). Em relação ao consumo, na estrada não muda nada, mesma coisa com o ar ligado e desligado (9 km/l) , na cidade o meu diplo apresentou o seguinte consumo: 6 km/l com ar desligado e 5,5 com o ar desligado (diplomata 6 cil 250s gasolina)

    Ótimo hein! nem dá pra notar tanta diferença no consumo. e 6km/l está muito bom! eu faço 8km/l e olhe lá! num 4 cilindros.

    Wolfallein, todos meus adesivos são originais, execeto o do filtyro do ar, mas não tenho mais a fonte.

    Abraço!
    kulink
    kulink
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 865
    Idade : 38
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala 1976/1976
    Opala Diplomata 1983/1983
    Cilindros : 6 e 4
    Data de inscrição : 23/09/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por kulink Qui 2 Set - 9:46:33

    Amigão, posta umas fotos do seu Comodoro!!
    Pelo pouco que dá para ver ele é muito bonito, compartilhe conosco esta jóia!!
    demuner
    demuner
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 262
    Idade : 33
    Localização : Ibiraçu-ES
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1979
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 25/07/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por demuner Sex 25 Fev - 13:54:59

    sendo leigo no assunto, meu amigo tem um diplomata 86 e o ar condicionado, suas peças, ociupam grande parte no cofre do carro, o que seria esse equipamento dele que ocupa tanto espaço do lado do motor e o que o substitui nessa sua instalacao, ate onde vi os opalas ate 79 tinham a instalacao suave assim, sem ocupar nada no cofre do motor.

    foto exemplo do ar cond. do diplomata dele:

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 4866294545_301bcfdc16
    demuner
    demuner
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 262
    Idade : 33
    Localização : Ibiraçu-ES
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1979
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 25/07/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por demuner Sex 25 Fev - 14:24:28

    qual o nome dessa peça da foto ?

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 94424997
    mjpalmonari
    mjpalmonari
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 153
    Idade : 46
    Localização : Santana do Itararé - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88 coupe, com o prazo de uns 5 anos pra ficar do meu gosto
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 22/03/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por mjpalmonari Sex 25 Fev - 18:18:41

    que pena que aqui no trabalho as fotos não abrem, mas amanhã eu dou uma olhada, tópico muito bem feito, parabéns
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por thiago.santiago Ter 15 Mar - 21:19:27

    Amigo, gostaria de saber qual o modelo do condensador e marca que voce usou? a eletrovalvula usou?

    E parabéns pelo serviço, coisa fina
    Comodoro78
    Comodoro78
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Comodoro
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 06/09/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Comodoro78 Qui 23 Jun - 12:47:44

    Amigo, parabéns pela instalação. Futuramente pretendo colocar Ar Condicionado no meu também. No momento estou pintando o cofre do meu opala, e surgiu uma dúvida referente à instalação futura do ar...Veja se consegue me ajudar, ou alguém do fórum também: Na caixa de rodas do lado direito do motor ( onde não tem os coletores ) há 4 furos. Preciso descobrir se eles têm alguma função, relacionada à instalação do Ar Condicionado. Se não servirão para nada, eu pretendia fechá-los, já que estou pintando todo o cofre dele. Na foto, dentro do círculo, há 2 furos. Do lado, há uma flecha indicando que logo abaixo, após o término daquele relevo da lata, há mais 2 furos. Galera, me ajudem!!! se tiverem alguma foto, postem aí...Abraços...

    Segue link para a foto...não estou conseguindo postar aqui!!!

    https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/228/cofreopala.jpg/
    Pablo Simão
    Pablo Simão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Idade : 42
    Localização : Castro Parana
    Modelo do carro : comodoro sl/e 88 4.1/s
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 16/04/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Pablo Simão Sex 24 Jun - 18:18:19

    Fera eu gostaria de saber sobre essa ventuinha que vc colocou na frente do radiador dor AR.

    De que carro é ela?
    Comodoro78
    Comodoro78
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Comodoro
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 06/09/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Comodoro78 Sáb 25 Jun - 13:41:44

    Olá amigo. Cara, é só a Hélice original, não tenho ventuinha elétrica. É de ferro, e deve ser 6 pás, não lembro.
    Abraço.
    Gudi021
    Gudi021
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 319
    Idade : 37
    Localização : Petropolis-RJ
    Modelo do carro : Opala SL 92
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 10/11/2009

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Gudi021 Sex 15 Jul - 19:00:20

    tommunareto escreveu:Amigos,

    Procurei e muito na internet sobre informações para instalação de um sistema de ar condicionado para Opala até 1979, então resolvi colocar nesse tópico a experiência que tive nessa empreitada.

    Usarei meu carro como base para as explicações, um Comodoro 4 Cil, sem DH.

    Começei na buscas das peças e digo, vale muito mais a pena comprar algumas peças separadas fora, pois se você for em empresas especializadas eles aumentaram o investimento em quase 1.500,00 a mais, levando as peças, realmente o que pode pesar no bolso é a mão de obra da instalação.

    Deve se ter cuidado com alguns detalhes que podem complicar muita na hora de instalar:

    O mais importante, o PROFISSIONAL que irá instalar o sistema, relamente tem que ser alguém de confiança e que saiba no que está mexendo para te indicar as melhores opções para instalação.

    CAIXA EVAPORADORA, vale muito a pena essas caixa "chinesas" a venda no ML, são bem mais baratas e NOVAS, e o melhor de tudo congela muito mais que as antigas. Se você tiver uma caixa antiga tem como fazer adaptação da frente na caixa nova, só será preciso um profissional habilitado para esse trabalho.

    MASSA DE CALAFETAR, tem que ser especificar para ar condicionado, ela é de cor preta, gruda como chiclete e evita que umidade entre para dentro do carro, muito diferente da comum. Tem que usar esse tipo específico.

    POLIA BOMBA D'GUA, muita gente pensa que pode usar qualquer uma, mas a bomba de agua dos antigos não aceita polias pequenas, que vinham nos opalas sem ventoinha mecânica e que são mais comuns do que as grandes, que são vazadas (aparece a ponta da bomba d'gua). Se optar por não usar mais a ventoinha mecânica, você terá que trocar a bomba d'gua.

    POLIA DO VIRABREQUIM (DAMPER), é a mesma para os dois motores, encaixada por pressão na ponta do Virabraquim. Porém a polia simples é parafusada em um cubo e a dupla é a união de duas peças unidas por uma fina camada de borracha. Mas segue uma dica do meu mecânico, existe para venda uma polia que parafusada a polia simples e que é muito mais segura que a dupla original, pois a dupla em arrancadas bruscas pode descolar a camada de borracha e se separando, e esse fato é algo já citado aqui no forum. Para retirar precisa de um extrator e para instalar é na base do marretaço, DICA: Se for trocar a polia aproveite e troque o retentor da ponta do virabrequim por um novo, pode ser que no colocar uma polia nova ele estoure por ser antigo.

    CONDENSADOR, eu coloquei uma eletrohélice, justamente para evitar super aquecimento do motor. e os suportes eu fui fazendo sob medida com uma chapa de ferro. Não esqueça do defletor, tem que ser feito para melhorar a entrada de ar no motor.

    SUPORTES, são iguais para os dois, que torna o compressor do Santana (Denso 6P148) perfeito para adaptar, meu mecânico indicou esse compressor por eles ser um dos poucos que se encaixa perfeito nos suportes e pela baixa manutenção dele.

    ALTERNADOR, bem como eu aproveitei para trocar e coloquei um de Astra 100A, pois o original do carro é 42A e já mal aguentava um som ligado e um par de faróis de milha. A adaptação é muito simples, compre um parafuso para base de 12cm e coloque uma arruela grossa na ponta, assim o alternador se encaixará ao suporte original do carro (no meu caso, o suporte original é uma barrinha de ferro) e a ligação elétrica é a mesma, cito apenas que tem um plug com três fios no alt. do opala, tem que isolar esses fios. Recomendo a troca, o carro muda 1000%!

    CORREIAS: na minha adaptação, a correia do compressor usei a do 6CC c/AC (1350) e a do alternador tive que diminuir ela para uma menor (950), usada motores CHT, justamente pela troca do alternador.

    Bem pessoal, eu comprei a seguinte relação de peças:

    Caixa Evaporadora Universal (Gela muito mais que as antigas, e é mais barata);
    Polia dupla do virabrequim + correia (1350)
    Polia dupla da bomba d'gua + correia (950)
    Suportes do compressor
    Compressor Denso 6P148 (Santana)
    Condensador e eletro hélice de 10 pás
    2M de fio 2,5 vermelho e 2M de fios 1,5 de três cores diferentes
    2 relés de 4 pólos

    O resto o mecânico tinha. (conexões, mangueiras, massa de calafetar e principalmente conhecimento na instalação!)

    A instalação é muito simples, quase tudo eu fiz em casa, colocar o condensador na frente, os suportes e o compressor com a corrente já, e isso poupou uma tarde de serviço. Apenas deixei a elétrica e a caixa evaporadora para ele instalar e não teve mistério, os furos das mangueiras ele fez do lado da bateria e ficou perfeito.
    Acompanhei o processo todo, demorou em torno de 3 horas para instalar a caixa, ligar toda a elétrica e colocar ele para funcionar, sendo mais 1 hora para colocar o alternador.

    Ele fez a ligação do compressor no alternador, para que não possa funcionar com o carro desligado, digo isso por que ele me comentou que já viu muita gente ligando o compressor na bateria, se um curioso ligar o botão da caixa o compressor liga também e isso reduz a vida útil do compressor e da correia. Atentem a isso!

    Fico devendo a ligação elétrica mais aprofundada pois não tenho conhecimento técnico sobre isso.

    Será feito na instalação da caixa, um buraco no assoalho que irá o dreno da agua que se forma na caixa, ele disse que não precisava, mas como eu morro de medo que entre agua por frestas, eu coloquei a massa de calafetar de AC para vedar.

    O mecânico ele me comentou que no futuro eu posso pensar em colocar também uma ignição eletrônica para melhor performance, que já foi providenciado e será em breve instalado.

    Não citarei valores, pois consegui as peças a preço abaixo de preço de custo com um amigo do meu pai e a instalação foi feita pelo eletricista de confiança aqui de casa que é técnico de ar condicionado automotivo aqui em Porto Alegre, ele só me cobrou o compressor e o material e o preço foi bem reduzido também. Mas creio que o total em peças deve dar uns R$ 1.800,00 - R$ 2.000,00 mais mão de obra que será na base de R$ 800,00.

    Digo que vale a pena instalar um AC, o conforto só aumenta e friso muito a questão de peças novas, principalmente a caixa evaporadora.

    Espero que eu possa ter ajudado, pois vi que faltava um relato de tipo para nosso fórum.

    Qualquer coisa é só perguntar que se eu puder eu ajudo!

    Segue fotos para apreciação do Ar Condicionado instalado:

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 76408716
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 39109926
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 44774597
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 15691090
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 25149322
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 55904691
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 52895789
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 42353981
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 95005685
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 55741705
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 11585437
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 57554147
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 94424997
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 51922470
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 51922470
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 10471139
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 34355253
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 86473323
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 49059888
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 41048955
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 95921261
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 37656603
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 54953902
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 21532431
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 30435659
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 19179492
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 72748610
    dreno da caixa dentro do carro
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 64489540
    dreno da caixa por fora
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 12702292
    Defletor original GM
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 75302796

    Fotos do Alternador de Astra 100A e kit de ignição eletronica para 4CC, posto fotos assim que instalar a ignição esse fim de semana.

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 84725934
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 56596511
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 45306484
    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA 62695869
    R$ 245,00 - Comprado no ML pelo vendedor JATSERV

    Instalei a ignição eletronica hoje, perfeita, o carro mudou 100%, recomendo o produto do vendedor citado por mim!

    Forte Abraço!
    Pow amigo parabens pelo topico.
    Amigo consegui o kit do a/c do Opala 78 que no caso e o meu foi sorte mesmo,,,,ele me vendeu por R$ 150 reais com as mangueiras, caixa evaporizadora antiga, compressor original do Opala e o condenssador, ele me passou por esse preço pois a Chev dele pegou enchente ele e mecanico moro aqui no vale do Cuiaba em Petropolis-Rj os amigoa deve ter visto pela tv,,,,mais voltando ao assunto,,,,ja desmontei tudo e limpei e pr minha surpreza ta tudo funcionando,,,,mais queria tirar uma duvida como posso fazer o suporte do compressor pois no mercado livre os cara pedem muito caro...o amido tem alguma ideia? Vlw
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por gustavorecife Seg 22 Ago - 15:12:46

    tommunareto escreveu:
    SUPORTES, são iguais para os dois, que torna o compressor do Santana (Denso 6P148) perfeito para adaptar, meu mecânico indicou esse compressor por eles ser um dos poucos que se encaixa perfeito nos suportes e pela baixa manutenção dele.


    ... Amigão, tudo bem?

    Pelas fotos que você colocou, fiquei com uma dúvida....
    O compressor que você indicou (seu mecanico, pelo q tá escrito), foi um Denso 6P148.... certo?
    Mas nas fotos do seu carro, dá pra ver que o compressor que você está usando, na verdade é um 10P08 (tem um selo atrás que identifica....)

    Eles são identicos?
    avatar
    Luis_555
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4934
    Localização : Jaraguá do Sul - SC
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
    Data de inscrição : 26/05/2008

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Luis_555 Seg 22 Ago - 15:41:38

    Belo tópico, já foi pra pasta de esquemas hehe

    Sobre ar nos dutos originais, sem caixa, dá sim, basta adaptar o sistema dos Opalas mais modernos, porém polui mais o visual do cofre!!
    opalass
    opalass
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 36
    Localização : Porto Velho
    Modelo do carro : Opala coupe
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 04/06/2010

    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por opalass Sáb 8 Out - 10:11:12

    vi alguns colegas falando de como esconder a caixa evaporadora sem que aparecesse no interior do carro...
    meu carro é o coupe 79 tambem

    eu vou fazer assim, vou comprar uma caixa que custa 390 na techno auto que vem com 4 dutos de saida.
    ele pode ser instalado no lugar onde ficava (ou tira-se ele) o ventilador.
    liga 1 em cada lateral do painel, e um em cada difusor do parabrisa...
    é uma boa saida para nao ficar visivel, e sair no difusor original..

    quem tiver alguma dica sobre isso mandae

    Conteúdo patrocinado


    ar condicionado - INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA Empty Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 9:54:10