Procurei e muito na internet sobre informações para instalação de um sistema de ar condicionado para Opala até 1979, então resolvi colocar nesse tópico a experiência que tive nessa empreitada.
Usarei meu carro como base para as explicações, um Comodoro 4 Cil, sem DH.
Começei na buscas das peças e digo, vale muito mais a pena comprar algumas peças separadas fora, pois se você for em empresas especializadas eles aumentaram o investimento em quase 1.500,00 a mais, levando as peças, realmente o que pode pesar no bolso é a mão de obra da instalação.
Deve se ter cuidado com alguns detalhes que podem complicar muita na hora de instalar:
O mais importante, o PROFISSIONAL que irá instalar o sistema, relamente tem que ser alguém de confiança e que saiba no que está mexendo para te indicar as melhores opções para instalação.
CAIXA EVAPORADORA, vale muito a pena essas caixa "chinesas" a venda no ML, são bem mais baratas e NOVAS, e o melhor de tudo congela muito mais que as antigas. Se você tiver uma caixa antiga tem como fazer adaptação da frente na caixa nova, só será preciso um profissional habilitado para esse trabalho.
MASSA DE CALAFETAR, tem que ser especificar para ar condicionado, ela é de cor preta, gruda como chiclete e evita que umidade entre para dentro do carro, muito diferente da comum. Tem que usar esse tipo específico.
POLIA BOMBA D'GUA, muita gente pensa que pode usar qualquer uma, mas a bomba de agua dos antigos não aceita polias pequenas, que vinham nos opalas sem ventoinha mecânica e que são mais comuns do que as grandes, que são vazadas (aparece a ponta da bomba d'gua). Se optar por não usar mais a ventoinha mecânica, você terá que trocar a bomba d'gua.
POLIA DO VIRABREQUIM (DAMPER), é a mesma para os dois motores, encaixada por pressão na ponta do Virabraquim. Porém a polia simples é parafusada em um cubo e a dupla é a união de duas peças unidas por uma fina camada de borracha. Mas segue uma dica do meu mecânico, existe para venda uma polia que parafusada a polia simples e que é muito mais segura que a dupla original, pois a dupla em arrancadas bruscas pode descolar a camada de borracha e se separando, e esse fato é algo já citado aqui no forum. Para retirar precisa de um extrator e para instalar é na base do marretaço, DICA: Se for trocar a polia aproveite e troque o retentor da ponta do virabrequim por um novo, pode ser que no colocar uma polia nova ele estoure por ser antigo.
CONDENSADOR, eu coloquei uma eletrohélice, justamente para evitar super aquecimento do motor. e os suportes eu fui fazendo sob medida com uma chapa de ferro. Não esqueça do defletor, tem que ser feito para melhorar a entrada de ar no motor.
SUPORTES, são iguais para os dois, que torna o compressor do Santana (Denso 6P148) perfeito para adaptar, meu mecânico indicou esse compressor por eles ser um dos poucos que se encaixa perfeito nos suportes e pela baixa manutenção dele.
ALTERNADOR, bem como eu aproveitei para trocar e coloquei um de Astra 100A, pois o original do carro é 42A e já mal aguentava um som ligado e um par de faróis de milha. A adaptação é muito simples, compre um parafuso para base de 12cm e coloque uma arruela grossa na ponta, assim o alternador se encaixará ao suporte original do carro (no meu caso, o suporte original é uma barrinha de ferro) e a ligação elétrica é a mesma, cito apenas que tem um plug com três fios no alt. do opala, tem que isolar esses fios. Recomendo a troca, o carro muda 1000%!
CORREIAS: na minha adaptação, a correia do compressor usei a do 6CC c/AC (1350) e a do alternador tive que diminuir ela para uma menor (950), usada motores CHT, justamente pela troca do alternador.
Bem pessoal, eu comprei a seguinte relação de peças:
Caixa Evaporadora Universal (Gela muito mais que as antigas, e é mais barata);
Polia dupla do virabrequim + correia (1350)
Polia dupla da bomba d'gua + correia (950)
Suportes do compressor
Compressor Denso 6P148 (Santana)
Condensador e eletro hélice de 10 pás
2M de fio 2,5 vermelho e 2M de fios 1,5 de três cores diferentes
2 relés de 4 pólos
O resto o mecânico tinha. (conexões, mangueiras, massa de calafetar e principalmente conhecimento na instalação!)
A instalação é muito simples, quase tudo eu fiz em casa, colocar o condensador na frente, os suportes e o compressor com a corrente já, e isso poupou uma tarde de serviço. Apenas deixei a elétrica e a caixa evaporadora para ele instalar e não teve mistério, os furos das mangueiras ele fez do lado da bateria e ficou perfeito.
Acompanhei o processo todo, demorou em torno de 3 horas para instalar a caixa, ligar toda a elétrica e colocar ele para funcionar, sendo mais 1 hora para colocar o alternador.
Ele fez a ligação do compressor no alternador, para que não possa funcionar com o carro desligado, digo isso por que ele me comentou que já viu muita gente ligando o compressor na bateria, se um curioso ligar o botão da caixa o compressor liga também e isso reduz a vida útil do compressor e da correia. Atentem a isso!
Fico devendo a ligação elétrica mais aprofundada pois não tenho conhecimento técnico sobre isso.
Será feito na instalação da caixa, um buraco no assoalho que irá o dreno da agua que se forma na caixa, ele disse que não precisava, mas como eu morro de medo que entre agua por frestas, eu coloquei a massa de calafetar de AC para vedar.
O mecânico ele me comentou que no futuro eu posso pensar em colocar também uma ignição eletrônica para melhor performance, que já foi providenciado e será em breve instalado.
Não citarei valores, pois consegui as peças a preço abaixo de preço de custo com um amigo do meu pai e a instalação foi feita pelo eletricista de confiança aqui de casa que é técnico de ar condicionado automotivo aqui em Porto Alegre, ele só me cobrou o compressor e o material e o preço foi bem reduzido também. Mas creio que o total em peças deve dar uns R$ 1.800,00 - R$ 2.000,00 mais mão de obra que será na base de R$ 800,00.
Digo que vale a pena instalar um AC, o conforto só aumenta e friso muito a questão de peças novas, principalmente a caixa evaporadora.
Espero que eu possa ter ajudado, pois vi que faltava um relato de tipo para nosso fórum.
Qualquer coisa é só perguntar que se eu puder eu ajudo!
Segue fotos para apreciação do Ar Condicionado instalado:
dreno da caixa dentro do carro
dreno da caixa por fora
Defletor original GM
Fotos do Alternador de Astra 100A e kit de ignição eletronica para 4CC, posto fotos assim que instalar a ignição esse fim de semana.
R$ 245,00 - Comprado no ML pelo vendedor JATSERV
Instalei a ignição eletronica hoje, perfeita, o carro mudou 100%, recomendo o produto do vendedor citado por mim!
Forte Abraço!
Última edição por tommunareto em Dom 8 Ago - 22:41:11, editado 7 vez(es)
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