Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Tuchos mecanicos
Hoje à(s) 18:12:10 por OpaleiroATEOFIM

» Bomba Elétrica! Usar ou não????
Hoje à(s) 16:58:48 por Rubão6cc

» 7° OPALAPA-Data definida
Hoje à(s) 16:43:48 por Paulo Corso

» Fazendo um motor parado funcionar...?
Hoje à(s) 16:33:43 por fastback

» Especial 2500 1970
Hoje à(s) 16:26:30 por Douglas MRS

» TETO DE VINIL
Hoje à(s) 15:47:07 por cae

» Opala do mês
Hoje à(s) 15:20:17 por JCNais

» MOTOR 6 CC 4400 AQUECENDO MUITO .!!!
Hoje à(s) 15:19:16 por adpachec

» como adaptar partida a frio no h34
Hoje à(s) 14:48:23 por ROBERTINHO

Quem está conectado

78 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 70 Visitantes :: 2 Motores de busca

Andre_SP, DaviOpalaEspecialCascavel, KLUNCK, opalassa78, OpaleiroATEOFIM, Pedrão B., riclaier, totozinh0

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 20:01:27

TETO VINIL

Qui 28 Ago - 12:41:05 por JAIMINHO

OLÁ AMIGOS, ME AJUDEM, ONDE COMPRAR VINIL E FRISOS PRO MEIO TETO OPALA ?

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (16858)

tabarbosa (16696)

BANDIT (11094)

Xann (10417)

Jean Bida (9289)

j ricardo (9146)

Eduardo SSa (8676)

100 (7799)

raphaelcaronti (7591)

wyllerson punk (6758)

INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

Compartilhe

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens: 41

Re: INSTALAÇÃO AR CONDICIONADO OPALA

Mensagem por tommunareto em Seg 9 Ago - 12:06:29

Paulo Corso escreveu:Para´b´pens pelo trampo, o teu opala ta show. só um detalhe o suporte do compressor é diferente, para o 4 e 6 cilindros, no 6 cil é ocmo ta no seu (são duas peças) no 4 cil é uma peça só, mas como percebe-se no 4 cilindros da pra usar o suporte do 6, mas o inverso não (usar o suporte do 4 cil no 6 cil), ja tentei uma vez.

Paulo, olha o manual de serviço do opala que tenho diz que essa peça é igual, tanto que comprei a pessoa que me comprou esses suportes, pegou em um Opala 4Cil.

Abraço!

wolfallein
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens: 14

Mensagem por wolfallein em Qua 11 Ago - 13:44:00

Também tenho um opala 79 e quero instalar o ar, mas pretendo colocar o sistema original que consta no manual. Onde o sistema é o mesmo dos mais modernos(evaporador no cofre) e no interior do carro vai uma caixa de controle e dutos de ar(que inclusive joga ar frio para os difusores laterais do painel que são especiais"esféricos" segundo consta no manual do meu carro). No meu carro (1979) existe um rebaixo no paralama do cofre na frente, onde pode ir a bateria(pelo que notei em carros anteriores ao meu"78,77,76,75", esse rebaixo não existe). De modo que consegui boa parte dessas peças que são raras(esse sistema saiu apenas no 1979 e 1980).
Gostei da sua explicação, me será bastante útil. Na certeza que encontrarei muitos problemas também.
Uma dúvida refere-se a forma como conseguiu regular a marcha lenta do carro com e sem o ar ligado. Ao que conheço existe uma peça chamada kicker que vai no carburador e é acionada quando o ar liga para compensar a rotação do motor. No seu carro vc não menciona isto, e nem sei como resolverei este problema. Meu carburador tb é o 228 e nunca vi esta peça pra este carburador....

Moro em Goiânia, excelente forum o de vocês. Meu opala é um 1979 bege parecido com o seu. Parabéns pelo carro!

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 41
Modelo do carro: Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
Cilindros: L6 - Brosol 3E

Mensagem por tommunareto em Qua 11 Ago - 15:57:56

wolfallein escreveu:Também tenho um opala 79 e quero instalar o ar, mas pretendo colocar o sistema original que consta no manual. Onde o sistema é o mesmo dos mais modernos(evaporador no cofre) e no interior do carro vai uma caixa de controle e dutos de ar(que inclusive joga ar frio para os difusores laterais do painel que são especiais"esféricos" segundo consta no manual do meu carro). No meu carro (1979) existe um rebaixo no paralama do cofre na frente, onde pode ir a bateria(pelo que notei em carros anteriores ao meu"78,77,76,75", esse rebaixo não existe). De modo que consegui boa parte dessas peças que são raras(esse sistema saiu apenas no 1979 e 1980).
Gostei da sua explicação, me será bastante útil. Na certeza que encontrarei muitos problemas também.
Uma dúvida refere-se a forma como conseguiu regular a marcha lenta do carro com e sem o ar ligado. Ao que conheço existe uma peça chamada kicker que vai no carburador e é acionada quando o ar liga para compensar a rotação do motor. No seu carro vc não menciona isto, e nem sei como resolverei este problema. Meu carburador tb é o 228 e nunca vi esta peça pra este carburador....

Moro em Goiânia, excelente forum o de vocês. Meu opala é um 1979 bege parecido com o seu. Parabéns pelo carro!

Obrigado pelo elogio, o resalto tem em todos modelos a partir de 75.
Não optei pelo original do manual por um único motivo, o ar não gela tanto quanto uma caixinha dentro do carro, visto que o calor do motor influencia na eficiencia do AC, cito que consegui até a caixa evaporadora marrom, mas não coloquei por que tenho um consele de época no carro.
Eu não mencionei o kicker por que não usei. Não precisa se você aumentar a lenta, eu aumentei quase nada para não pesar e ficou muito bom.

Abraço

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por tommunareto em Qua 11 Ago - 16:08:30

wolfallein escreveu:Também tenho um opala 79 e quero instalar o ar, mas pretendo colocar o sistema original que consta no manual. Onde o sistema é o mesmo dos mais modernos(evaporador no cofre) e no interior do carro vai uma caixa de controle e dutos de ar(que inclusive joga ar frio para os difusores laterais do painel que são especiais"esféricos" segundo consta no manual do meu carro). No meu carro (1979) existe um rebaixo no paralama do cofre na frente, onde pode ir a bateria(pelo que notei em carros anteriores ao meu"78,77,76,75", esse rebaixo não existe). De modo que consegui boa parte dessas peças que são raras(esse sistema saiu apenas no 1979 e 1980).

Encontrar problemas tu vai, e muito mais do que eu, pois tu vai ter que fazer um buraco para os dutos da caixa evaporadora no motor, trocar a posição da bateria, mexer no painel que é muito chato, ainda te aconselho a fazer um sistema como o meu, a manutenção é bem mais fácil.

Mas cada um tem seu gosto, sigo bem uma coisa que meu pai me diz desde pequeno, se não for de fábrica, vai ser sempre uma adaptação. Tu vai ter que pensar em muita coisa, mas só vai realmente te dar de conta de alguns pequenos detalhes que impedem a instalação na hora que estiver fazendo.

Abraço e boa sorte...

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 2511
Modelo do carro: Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros: 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Qua 11 Ago - 16:53:40

o meu a lenta fica em 650 e cai para 500 com o ar ligado.

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por tommunareto em Qua 11 Ago - 19:07:13

Paulo Corso escreveu:o meu a lenta fica em 650 e cai para 500 com o ar ligado.

Pois é Paulo, teu carro deve ser AC original né?
Bem eu aumentei a lenta para 750, para ficar certinho e não me alterou muita coisa em desempenho, sendo que tenho GNV no carro!

Abraço!

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Paulo Corso em Qua 11 Ago - 20:30:51

Sim é original, o bura (DFV 446) não tem aquele sistema que compensa a ML qdo liga o ar, mesmo assim segura legal!! Mas ficou demais a instalação, muito bem feita, o conforto de andar de opalão com o ar ligado não tem preço!!

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por tommunareto em Qua 11 Ago - 20:40:27

Paulo Corso escreveu:Sim é original, o bura (DFV 446) não tem aquele sistema que compensa a ML qdo liga o ar, mesmo assim segura legal!! Mas ficou demais a instalação, muito bem feita, o conforto de andar de opalão com o ar ligado não tem preço!!

O meu é um DFV 228, fui obrigado a aumentar a lenta pois ele dá uma baixada muito forte no motor, mas aumentar um pouquinho não vai alterar quase nada de consumo.

Obrigado pelo elogio, e o conforto é o que mais queremos sempre, agora tá do jeito que sempre quis ele.

Abraço!

wolfallein
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 14

Mensagem por wolfallein em Qui 12 Ago - 12:08:58

Tem razão, terei problemas. Mas isso é desde quando comecei a reforma do carro, 3 anos atrás, quando estava estacionado por 3 anos na garagem de casa. O carro foi herdado do meu pai e somos o segundo dono dele, conhecido desde novo no prédio onde moravamos no Rio de Janeiro. Muitas lembranças e satisfação em ter esse carro. Uso no trabalho e me sinto muito bem.

Tudo que sei de mecânica foi nesse carro e sinto orgulho de mim, e do carro a cada dia que passa e vejo que diminuiu um barulho alí. Uma regulagem alí, etc. Me sinto em extase andando nele e vendo que boa parte, eu mesmo fiz e estudei. Estudo o ar pra esse carro tem um ano mais ou menos, enquanto junto as peças. Já li um curso de ar automotivo, e minha graduação em física ajuda muito no carro.

Prezo pelo carro original em todos aspectos. Nem que seja feita a adaptação de um sistema original rigorosa! Quanto a Bateria, na época da reforma já resolvi este problema. Está no local onde deve estar.

O sistema de ar realmente tem uma eficiencia diminuida. Mas farei tudo que for possível pra isolar o sistema com manta térmica no evaporador e espero ficar bom. Tenho colegas com esse sistema e dizem que o ar gela bem mesmo. Já que este sistema foi lançado nos opalas mais modernos; espera-se que tenha uma eficiência boa o bastante pra um "diplomata" rs

Usarei uma manta aluminizada, por ser refletora, extingui a radiação infra-vermelha que é a principal fonte de calor no cofre.

Quanto ao sistema de marcha lenta. Pelo que percebi a maioria dos opalas não apresentam este dispositivo. Talvéz nem tenha saído. Verifiquei que em opalas "modernos" existe uma caixa amplificadora, a qual, pelo que percebi, desliga o sistema de ar condicionado quando a rotação do motor atinge níveis baixos, o que elimina a idéia de ligar o ar quando o carro está desligado ou na pior hipótese ligar o carro com o ar ligado, o que o sistema antigo acionado por uma interruptor de vácuo deixaria fazer.

Outra dúvida minha refere-se ao seu condensador: Como conseguiu? medidas? como afixou (em detalhes se possível)? Notou alguma diferença no aquecimento do motor? Visto que ele tampa toda a entrada de ar. Uma idéia seria, que é até bom em rodovias já que o ar não vai direto pro radiador, em rodovias meu carro fica muito frio, o que é prejudicial. Meu carro fica sempre no ínicio do verde no marcador de temperatura na cidade. Uma última coisa refere-se ao consumo, penso que a inércia deste motor é grande o suficiente pro aumento do consumo de combustível ser pouca com o ar ligado e desligado. Possui números? Continuando os parabéns pelo carro, muito lindo. O meu chegará lá um dia. E estes adesivos no cofre que vc tem, se são originais muito parabéns rs. Senão, gostaria que me informasse onde conseguiu. E se possui foto da sua caixa marrom gostaria de ver, a minha tá meio acabada rs.

Segue uma foto do circuito elétrico do ar de opalas antigos, e do sistema moderno, o qual implementarei no meu carro:

Uploaded with ImageShack.us

Abaixo, um sistema original:

cofre do motor:

As fotos são de um diplomata 80.

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por tommunareto em Qui 12 Ago - 12:55:47

wolfallein escreveu:Tem razão, terei problemas. Mas isso é desde quando comecei a reforma do carro, 3 anos atrás, quando estava estacionado por 3 anos na garagem de casa. O carro foi herdado do meu pai e somos o segundo dono dele, conhecido desde novo no prédio onde moravamos no Rio de Janeiro. Muitas lembranças e satisfação em ter esse carro. Uso no trabalho e me sinto muito bem.

Tudo que sei de mecânica foi nesse carro e sinto orgulho de mim, e do carro a cada dia que passa e vejo que diminuiu um barulho alí. Uma regulagem alí, etc. Me sinto em extase andando nele e vendo que boa parte, eu mesmo fiz e estudei. Estudo o ar pra esse carro tem um ano mais ou menos, enquanto junto as peças. Já li um curso de ar automotivo, e minha graduação em física ajuda muito no carro.

Prezo pelo carro original em todos aspectos. Nem que seja feita a adaptação de um sistema original rigorosa! Quanto a Bateria, na época da reforma já resolvi este problema. Está no local onde deve estar.

O sistema de ar realmente tem uma eficiencia diminuida. Mas farei tudo que for possível pra isolar o sistema com manta térmica no evaporador e espero ficar bom. Tenho colegas com esse sistema e dizem que o ar gela bem mesmo. Já que este sistema foi lançado nos opalas mais modernos; espera-se que tenha uma eficiência boa o bastante pra um "diplomata" rs

Usarei uma manta aluminizada, por ser refletora, extingui a radiação infra-vermelha que é a principal fonte de calor no cofre.

Quanto ao sistema de marcha lenta. Pelo que percebi a maioria dos opalas não apresentam este dispositivo. Talvéz nem tenha saído. Verifiquei que em opalas "modernos" existe uma caixa amplificadora, a qual, pelo que percebi, desliga o sistema de ar condicionado quando a rotação do motor atinge níveis baixos, o que elimina a idéia de ligar o ar quando o carro está desligado ou na pior hipótese ligar o carro com o ar ligado, o que o sistema antigo acionado por uma interruptor de vácuo deixaria fazer.

Outra dúvida minha refere-se ao seu condensador: Como conseguiu? medidas? como afixou (em detalhes se possível)? Notou alguma diferença no aquecimento do motor? Visto que ele tampa toda a entrada de ar. Uma idéia seria, que é até bom em rodovias já que o ar não vai direto pro radiador, em rodovias meu carro fica muito frio, o que é prejudicial. Meu carro fica sempre no ínicio do verde no marcador de temperatura na cidade. Uma última coisa refere-se ao consumo, penso que a inércia deste motor é grande o suficiente pro aumento do consumo de combustível ser pouca com o ar ligado e desligado. Possui números? Continuando os parabéns pelo carro, muito lindo. O meu chegará lá um dia. E estes adesivos no cofre que vc tem, se são originais muito parabéns rs. Senão, gostaria que me informasse onde conseguiu. E se possui foto da sua caixa marrom gostaria de ver, a minha tá meio acabada rs.

Segue uma foto do circuito elétrico do ar de opalas antigos, e do sistema moderno, o qual implementarei no meu carro:

Abaixo, um sistema original:

cofre do motor:

As fotos são de um diplomata 80.

Compartilho contigo esse amor pelo carro, conheço o meu Comodoro desde meus 12 anos e foi nele que praticamente aprendi a dirigir e uso no dia a dia.

Não entendo nada de física, mas meu carro não esquenta nada pois ainda tem a manta térmica original, que sabe ajude mas não sei se na prática vai ter tanta eficiência. Meu pai teve um Diplomata 1989 tirado zero na Casa DICO aqui em Porto Alegre, não gelava tanto e tinha a manta original.

O condensador ele é o original, feito no gabarito pelo profissional que já citei no tópico. A fixação fiz sob medida, cortando uma chapa de aço e fazendo os suportes até ele ficar fixo. Ainda falta fazer o defletor, passei em um programa de trainee na minha área e vou pra SP por um mês aí quando voltar vou fazer ele.

Eu não comprei a caixinha, tinha aqui perto de casa para vender mas estava em péssimo estado e como falei não teria como colocar pois tenho o console que ficou muito bom.

Abraço.

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Paulo Corso em Qui 12 Ago - 14:35:01

O meu diplo gela muito, revisei todo sistema de ar faz 1 ano, na estrada ele gela mais ainda pelo vento frontal, tornando a troca de calor no condensador mais eficiente (no diplo 92 vinha uma ventoinha auxiliar na frente do condensador, além da ventoinha mecanica). Em relação ao consumo, na estrada não muda nada, mesma coisa com o ar ligado e desligado (9 km/l) , na cidade o meu diplo apresentou o seguinte consumo: 6 km/l com ar desligado e 5,5 com o ar ligado (diplomata 6 cil 250s gasolina)

Última edição por Paulo Corso em Dom 27 Fev - 21:18:38, editado 2 vez(es)

wolfallein
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por wolfallein em Qui 12 Ago - 14:44:15

Paulo Corso escreveu:O meu diplo gela muito, revisei todo sistema de ar faz 1 ano, na estrada ele gela mais ainda pelo vento forntal, tronando a troca de calor no condensador mais eficiente (no diplo 92 vinha uma ventoinha auxilkiar na frente do condensador, além da ventoinha mecanica). Em relação ao consumo, na estrada não muda nada, mesma coisa com o ar ligado e desligado (9 km/l) , na cidade o meu diplo apresentou o seguinte consumo: 6 km/l com ar desligado e 5,5 com o ar desligado (diplomata 6 cil 250s gasolina)

Ótimo hein! nem dá pra notar tanta diferença no consumo. e 6km/l está muito bom! eu faço 8km/l e olhe lá! num 4 cilindros.

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por tommunareto em Qui 12 Ago - 15:23:43

wolfallein escreveu:
Paulo Corso escreveu:O meu diplo gela muito, revisei todo sistema de ar faz 1 ano, na estrada ele gela mais ainda pelo vento forntal, tronando a troca de calor no condensador mais eficiente (no diplo 92 vinha uma ventoinha auxilkiar na frente do condensador, além da ventoinha mecanica). Em relação ao consumo, na estrada não muda nada, mesma coisa com o ar ligado e desligado (9 km/l) , na cidade o meu diplo apresentou o seguinte consumo: 6 km/l com ar desligado e 5,5 com o ar desligado (diplomata 6 cil 250s gasolina)

Ótimo hein! nem dá pra notar tanta diferença no consumo. e 6km/l está muito bom! eu faço 8km/l e olhe lá! num 4 cilindros.

Wolfallein, todos meus adesivos são originais, execeto o do filtyro do ar, mas não tenho mais a fonte.

Abraço!

kulink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 820
Modelo do carro: Opala 1976/1976
Cilindros: 6

Mensagem por kulink em Qui 2 Set - 10:46:33

Amigão, posta umas fotos do seu Comodoro!!
Pelo pouco que dá para ver ele é muito bonito, compartilhe conosco esta jóia!!

demuner
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 262
Modelo do carro: Opala Comodoro 1979
Cilindros: 6 cilindros

Mensagem por demuner em Sex 25 Fev - 15:54:59

sendo leigo no assunto, meu amigo tem um diplomata 86 e o ar condicionado, suas peças, ociupam grande parte no cofre do carro, o que seria esse equipamento dele que ocupa tanto espaço do lado do motor e o que o substitui nessa sua instalacao, ate onde vi os opalas ate 79 tinham a instalacao suave assim, sem ocupar nada no cofre do motor.

foto exemplo do ar cond. do diplomata dele:

demuner
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 262
Modelo do carro: Opala Comodoro 1979

Mensagem por demuner em Sex 25 Fev - 16:24:28

qual o nome dessa peça da foto ?

mjpalmonari
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 157
Modelo do carro: Opala Diplomata 88 coupe, com o prazo de uns 5 anos pra ficar do meu gosto
Cilindros: 6zão

Mensagem por mjpalmonari em Sex 25 Fev - 20:18:41

que pena que aqui no trabalho as fotos não abrem, mas amanhã eu dou uma olhada, tópico muito bem feito, parabéns

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 607
Modelo do carro: Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros: 6CC

Mensagem por thiago.santiago em Ter 15 Mar - 22:19:27

Amigo, gostaria de saber qual o modelo do condensador e marca que voce usou? a eletrovalvula usou?

E parabéns pelo serviço, coisa fina

Comodoro78
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 16
Modelo do carro: Opala Comodoro

Mensagem por Comodoro78 em Qui 23 Jun - 13:47:44

Amigo, parabéns pela instalação. Futuramente pretendo colocar Ar Condicionado no meu também. No momento estou pintando o cofre do meu opala, e surgiu uma dúvida referente à instalação futura do ar...Veja se consegue me ajudar, ou alguém do fórum também: Na caixa de rodas do lado direito do motor ( onde não tem os coletores ) há 4 furos. Preciso descobrir se eles têm alguma função, relacionada à instalação do Ar Condicionado. Se não servirão para nada, eu pretendia fechá-los, já que estou pintando todo o cofre dele. Na foto, dentro do círculo, há 2 furos. Do lado, há uma flecha indicando que logo abaixo, após o término daquele relevo da lata, há mais 2 furos. Galera, me ajudem!!! se tiverem alguma foto, postem aí...Abraços...

Segue link para a foto...não estou conseguindo postar aqui!!!

http://imageshack.us/photo/my-images/228/cofreopala.jpg/

Pablo Simão
Opaleiro
Opaleiro

Modelo do carro: comodoro sl/e 88 4.1/s
Cilindros: 6cc

Mensagem por Pablo Simão em Sex 24 Jun - 19:18:19

Fera eu gostaria de saber sobre essa ventuinha que vc colocou na frente do radiador dor AR.

De que carro é ela?

Comodoro78
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 16
Modelo do carro: Opala Comodoro

Mensagem por Comodoro78 em Sab 25 Jun - 14:41:44

Olá amigo. Cara, é só a Hélice original, não tenho ventuinha elétrica. É de ferro, e deve ser 6 pás, não lembro.
Abraço.

Gudi021
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 263
Modelo do carro: Opala Comodoro Cupe 78
Cilindros: 4cc

Mensagem por Gudi021 em Sex 15 Jul - 20:00:20

tommunareto escreveu:Amigos,

Procurei e muito na internet sobre informações para instalação de um sistema de ar condicionado para Opala até 1979, então resolvi colocar nesse tópico a experiência que tive nessa empreitada.

Usarei meu carro como base para as explicações, um Comodoro 4 Cil, sem DH.

Começei na buscas das peças e digo, vale muito mais a pena comprar algumas peças separadas fora, pois se você for em empresas especializadas eles aumentaram o investimento em quase 1.500,00 a mais, levando as peças, realmente o que pode pesar no bolso é a mão de obra da instalação.

Deve se ter cuidado com alguns detalhes que podem complicar muita na hora de instalar:

O mais importante, o PROFISSIONAL que irá instalar o sistema, relamente tem que ser alguém de confiança e que saiba no que está mexendo para te indicar as melhores opções para instalação.

CAIXA EVAPORADORA, vale muito a pena essas caixa "chinesas" a venda no ML, são bem mais baratas e NOVAS, e o melhor de tudo congela muito mais que as antigas. Se você tiver uma caixa antiga tem como fazer adaptação da frente na caixa nova, só será preciso um profissional habilitado para esse trabalho.

MASSA DE CALAFETAR, tem que ser especificar para ar condicionado, ela é de cor preta, gruda como chiclete e evita que umidade entre para dentro do carro, muito diferente da comum. Tem que usar esse tipo específico.

POLIA BOMBA D'GUA, muita gente pensa que pode usar qualquer uma, mas a bomba de agua dos antigos não aceita polias pequenas, que vinham nos opalas sem ventoinha mecânica e que são mais comuns do que as grandes, que são vazadas (aparece a ponta da bomba d'gua). Se optar por não usar mais a ventoinha mecânica, você terá que trocar a bomba d'gua.

POLIA DO VIRABREQUIM (DAMPER), é a mesma para os dois motores, encaixada por pressão na ponta do Virabraquim. Porém a polia simples é parafusada em um cubo e a dupla é a união de duas peças unidas por uma fina camada de borracha. Mas segue uma dica do meu mecânico, existe para venda uma polia que parafusada a polia simples e que é muito mais segura que a dupla original, pois a dupla em arrancadas bruscas pode descolar a camada de borracha e se separando, e esse fato é algo já citado aqui no forum. Para retirar precisa de um extrator e para instalar é na base do marretaço, DICA: Se for trocar a polia aproveite e troque o retentor da ponta do virabrequim por um novo, pode ser que no colocar uma polia nova ele estoure por ser antigo.

CONDENSADOR, eu coloquei uma eletrohélice, justamente para evitar super aquecimento do motor. e os suportes eu fui fazendo sob medida com uma chapa de ferro. Não esqueça do defletor, tem que ser feito para melhorar a entrada de ar no motor.

SUPORTES, são iguais para os dois, que torna o compressor do Santana (Denso 6P148) perfeito para adaptar, meu mecânico indicou esse compressor por eles ser um dos poucos que se encaixa perfeito nos suportes e pela baixa manutenção dele.

ALTERNADOR, bem como eu aproveitei para trocar e coloquei um de Astra 100A, pois o original do carro é 42A e já mal aguentava um som ligado e um par de faróis de milha. A adaptação é muito simples, compre um parafuso para base de 12cm e coloque uma arruela grossa na ponta, assim o alternador se encaixará ao suporte original do carro (no meu caso, o suporte original é uma barrinha de ferro) e a ligação elétrica é a mesma, cito apenas que tem um plug com três fios no alt. do opala, tem que isolar esses fios. Recomendo a troca, o carro muda 1000%!

CORREIAS: na minha adaptação, a correia do compressor usei a do 6CC c/AC (1350) e a do alternador tive que diminuir ela para uma menor (950), usada motores CHT, justamente pela troca do alternador.

Bem pessoal, eu comprei a seguinte relação de peças:

Caixa Evaporadora Universal (Gela muito mais que as antigas, e é mais barata);
Polia dupla do virabrequim + correia (1350)
Polia dupla da bomba d'gua + correia (950)
Suportes do compressor
Compressor Denso 6P148 (Santana)
Condensador e eletro hélice de 10 pás
2M de fio 2,5 vermelho e 2M de fios 1,5 de três cores diferentes
2 relés de 4 pólos

O resto o mecânico tinha. (conexões, mangueiras, massa de calafetar e principalmente conhecimento na instalação!)

A instalação é muito simples, quase tudo eu fiz em casa, colocar o condensador na frente, os suportes e o compressor com a corrente já, e isso poupou uma tarde de serviço. Apenas deixei a elétrica e a caixa evaporadora para ele instalar e não teve mistério, os furos das mangueiras ele fez do lado da bateria e ficou perfeito.
Acompanhei o processo todo, demorou em torno de 3 horas para instalar a caixa, ligar toda a elétrica e colocar ele para funcionar, sendo mais 1 hora para colocar o alternador.

Ele fez a ligação do compressor no alternador, para que não possa funcionar com o carro desligado, digo isso por que ele me comentou que já viu muita gente ligando o compressor na bateria, se um curioso ligar o botão da caixa o compressor liga também e isso reduz a vida útil do compressor e da correia. Atentem a isso!

Fico devendo a ligação elétrica mais aprofundada pois não tenho conhecimento técnico sobre isso.

Será feito na instalação da caixa, um buraco no assoalho que irá o dreno da agua que se forma na caixa, ele disse que não precisava, mas como eu morro de medo que entre agua por frestas, eu coloquei a massa de calafetar de AC para vedar.

O mecânico ele me comentou que no futuro eu posso pensar em colocar também uma ignição eletrônica para melhor performance, que já foi providenciado e será em breve instalado.

Não citarei valores, pois consegui as peças a preço abaixo de preço de custo com um amigo do meu pai e a instalação foi feita pelo eletricista de confiança aqui de casa que é técnico de ar condicionado automotivo aqui em Porto Alegre, ele só me cobrou o compressor e o material e o preço foi bem reduzido também. Mas creio que o total em peças deve dar uns R$ 1.800,00 - R$ 2.000,00 mais mão de obra que será na base de R$ 800,00.

Digo que vale a pena instalar um AC, o conforto só aumenta e friso muito a questão de peças novas, principalmente a caixa evaporadora.

Espero que eu possa ter ajudado, pois vi que faltava um relato de tipo para nosso fórum.

Qualquer coisa é só perguntar que se eu puder eu ajudo!

Segue fotos para apreciação do Ar Condicionado instalado:

dreno da caixa dentro do carro

dreno da caixa por fora

Defletor original GM

Fotos do Alternador de Astra 100A e kit de ignição eletronica para 4CC, posto fotos assim que instalar a ignição esse fim de semana.

R$ 245,00 - Comprado no ML pelo vendedor JATSERV

Instalei a ignição eletronica hoje, perfeita, o carro mudou 100%, recomendo o produto do vendedor citado por mim!

Forte Abraço!
Pow amigo parabens pelo topico.
Amigo consegui o kit do a/c do Opala 78 que no caso e o meu foi sorte mesmo,,,,ele me vendeu por R$ 150 reais com as mangueiras, caixa evaporizadora antiga, compressor original do Opala e o condenssador, ele me passou por esse preço pois a Chev dele pegou enchente ele e mecanico moro aqui no vale do Cuiaba em Petropolis-Rj os amigoa deve ter visto pela tv,,,,mais voltando ao assunto,,,,ja desmontei tudo e limpei e pr minha surpreza ta tudo funcionando,,,,mais queria tirar uma duvida como posso fazer o suporte do compressor pois no mercado livre os cara pedem muito caro...o amido tem alguma ideia? Vlw

gustavorecife
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 47
Modelo do carro: » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
» Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
» Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
» Opala Especial 74 4cil teto vinil

Cilindros: 2.500

Mensagem por gustavorecife em Seg 22 Ago - 16:12:46

tommunareto escreveu:
SUPORTES, são iguais para os dois, que torna o compressor do Santana (Denso 6P148) perfeito para adaptar, meu mecânico indicou esse compressor por eles ser um dos poucos que se encaixa perfeito nos suportes e pela baixa manutenção dele.

... Amigão, tudo bem?

Pelas fotos que você colocou, fiquei com uma dúvida....
O compressor que você indicou (seu mecanico, pelo q tá escrito), foi um Denso 6P148.... certo?
Mas nas fotos do seu carro, dá pra ver que o compressor que você está usando, na verdade é um 10P08 (tem um selo atrás que identifica....)

Eles são identicos?

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 4960
Modelo do carro: Opala de Luxo 1978 =D

Mensagem por Luis_555 em Seg 22 Ago - 16:41:38

Belo tópico, já foi pra pasta de esquemas hehe

Sobre ar nos dutos originais, sem caixa, dá sim, basta adaptar o sistema dos Opalas mais modernos, porém polui mais o visual do cofre!!

opalass
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 47
Modelo do carro: Opala coupe
Cilindros: 4

Mensagem por opalass em Sab 8 Out - 11:11:12

vi alguns colegas falando de como esconder a caixa evaporadora sem que aparecesse no interior do carro...
meu carro é o coupe 79 tambem

eu vou fazer assim, vou comprar uma caixa que custa 390 na techno auto que vem com 4 dutos de saida.
ele pode ser instalado no lugar onde ficava (ou tira-se ele) o ventilador.
liga 1 em cada lateral do painel, e um em cada difusor do parabrisa...
é uma boa saida para nao ficar visivel, e sair no difusor original..

quem tiver alguma dica sobre isso mandae

cesaum
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 441
Modelo do carro: Opala STD Cupe 1978
Cilindros: 4.100 6 cil 250-S Weber 40

Mensagem por cesaum em Ter 28 Fev - 23:41:25

to com um ar completo de um Diplo 6cil

só que o Radiador desse carro tem ventoinha eletrica e no meu nao tem nada.

e no cofre do Diplo sobrou um Buraco, a partes internas nao peguei nada, como faço para colocar Esse AR no meu 78? Alguem tem um assim pra passar a dica?

valeu

robert 2
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 73
Modelo do carro: OPALA 1975 COMODORO 6CC EM RESTAURAÇAO
OPALA 1979 STANDART 4CC
OPALA 1988 DIPLOMATA

Mensagem por robert 2 em Dom 22 Jul - 19:04:49

Ola amigo meu carro tem ar quente,sera que dava para instalar este sistema de ar condicionado?

Daniel Perelló
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 190
Modelo do carro: Opala Comodoro SL/E 88 Coupe

Mensagem por Daniel Perelló em Dom 9 Dez - 7:22:03

Tommunareto, parabéns pelo teu carro!!!

Comprei, meu opala 88 e estou aos poucos restaurando ele, li todo o tópico e vi que tu fez a suspenção pode dizer onde, pois tenho que fazer a do meu mas não acho onde, quero instalar AC também, vou assim que tiver tempo vou passar nesse profissional que fez no teu para orçar com ele.

Abraço: Daniel Perelló.

ricardomarquardt
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 1
Modelo do carro: Opala SS
Cilindros: 4.1 6cc

Mensagem por ricardomarquardt em Ter 18 Dez - 21:48:55

Boa tarde amigo, parabéns pelo seu opala, e muito obrigado pelas dicas de como fazer a instalação, entrei em contato com o pessoal de canoas, já comprei com eles algumas pecas, estou a procura de outras, gostaria de sabe como vc fez ou onde, os suportes de compressor condensador e etc, se comprar é um absurdo o preco, se puder entrar em contato cmg fico muito grato, desde ja obrigado pela atencao.
Ricardo Marquardt
51 93539380
ricarduu@gmail.com

cesarprado
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 2

Super aquecimento

Mensagem por cesarprado em Seg 18 Fev - 13:53:38

Boa tarde amigos, vi esse topico de instalação de ar e fiz o mesmo no meu opala 76, porem depois q instalei o ar ele esta superaquecendo o motor, o que devo fazer?

tommunareto escreveu:Amigos,

Procurei e muito na internet sobre informações para instalação de um sistema de ar condicionado para Opala até 1979, então resolvi colocar nesse tópico a experiência que tive nessa empreitada.

Usarei meu carro como base para as explicações, um Comodoro 4 Cil, sem DH.

Começei na buscas das peças e digo, vale muito mais a pena comprar algumas peças separadas fora, pois se você for em empresas especializadas eles aumentaram o investimento em quase 1.500,00 a mais, levando as peças, realmente o que pode pesar no bolso é a mão de obra da instalação.

Deve se ter cuidado com alguns detalhes que podem complicar muita na hora de instalar:

O mais importante, o PROFISSIONAL que irá instalar o sistema, relamente tem que ser alguém de confiança e que saiba no que está mexendo para te indicar as melhores opções para instalação.

CAIXA EVAPORADORA, vale muito a pena essas caixa "chinesas" a venda no ML, são bem mais baratas e NOVAS, e o melhor de tudo congela muito mais que as antigas. Se você tiver uma caixa antiga tem como fazer adaptação da frente na caixa nova, só será preciso um profissional habilitado para esse trabalho.

MASSA DE CALAFETAR, tem que ser especificar para ar condicionado, ela é de cor preta, gruda como chiclete e evita que umidade entre para dentro do carro, muito diferente da comum. Tem que usar esse tipo específico.

POLIA BOMBA D'GUA, muita gente pensa que pode usar qualquer uma, mas a bomba de agua dos antigos não aceita polias pequenas, que vinham nos opalas sem ventoinha mecânica e que são mais comuns do que as grandes, que são vazadas (aparece a ponta da bomba d'gua). Se optar por não usar mais a ventoinha mecânica, você terá que trocar a bomba d'gua.

POLIA DO VIRABREQUIM (DAMPER), é a mesma para os dois motores, encaixada por pressão na ponta do Virabraquim. Porém a polia simples é parafusada em um cubo e a dupla é a união de duas peças unidas por uma fina camada de borracha. Mas segue uma dica do meu mecânico, existe para venda uma polia que parafusada a polia simples e que é muito mais segura que a dupla original, pois a dupla em arrancadas bruscas pode descolar a camada de borracha e se separando, e esse fato é algo já citado aqui no forum. Para retirar precisa de um extrator e para instalar é na base do marretaço, DICA: Se for trocar a polia aproveite e troque o retentor da ponta do virabrequim por um novo, pode ser que no colocar uma polia nova ele estoure por ser antigo.

CONDENSADOR, eu coloquei uma eletrohélice, justamente para evitar super aquecimento do motor. e os suportes eu fui fazendo sob medida com uma chapa de ferro. Não esqueça do defletor, tem que ser feito para melhorar a entrada de ar no motor.

ALTERNADOR, bem como eu aproveitei para trocar e coloquei um de Astra 100A, pois o original do carro é 42A e já mal aguentava um som ligado e um par de faróis de milha. A adaptação é muito simples, compre um parafuso para base de 12cm e coloque uma arruela grossa na ponta, assim o alternador se encaixará ao suporte original do carro (no meu caso, o suporte original é uma barrinha de ferro) e a ligação elétrica é a mesma, cito apenas que tem um plug com três fios no alt. do opala, tem que isolar esses fios. Recomendo a troca, o carro muda 1000%!

CORREIAS: na minha adaptação, a correia do compressor usei a do 6CC c/AC (1350) e a do alternador tive que diminuir ela para uma menor (950), usada motores CHT, justamente pela troca do alternador.

Bem pessoal, eu comprei a seguinte relação de peças:

Caixa Evaporadora Universal (Gela muito mais que as antigas, e é mais barata);
Polia dupla do virabrequim + correia (1350)
Polia dupla da bomba d'gua + correia (950)
Suportes do compressor
Compressor Denso 6P148 (Santana)
Condensador e eletro hélice de 10 pás
2M de fio 2,5 vermelho e 2M de fios 1,5 de três cores diferentes
2 relés de 4 pólos

O resto o mecânico tinha. (conexões, mangueiras, massa de calafetar e principalmente conhecimento na instalação!)

A instalação é muito simples, quase tudo eu fiz em casa, colocar o condensador na frente, os suportes e o compressor com a corrente já, e isso poupou uma tarde de serviço. Apenas deixei a elétrica e a caixa evaporadora para ele instalar e não teve mistério, os furos das mangueiras ele fez do lado da bateria e ficou perfeito.
Acompanhei o processo todo, demorou em torno de 3 horas para instalar a caixa, ligar toda a elétrica e colocar ele para funcionar, sendo mais 1 hora para colocar o alternador.

Ele fez a ligação do compressor no alternador, para que não possa funcionar com o carro desligado, digo isso por que ele me comentou que já viu muita gente ligando o compressor na bateria, se um curioso ligar o botão da caixa o compressor liga também e isso reduz a vida útil do compressor e da correia. Atentem a isso!

Fico devendo a ligação elétrica mais aprofundada pois não tenho conhecimento técnico sobre isso.

Será feito na instalação da caixa, um buraco no assoalho que irá o dreno da agua que se forma na caixa, ele disse que não precisava, mas como eu morro de medo que entre agua por frestas, eu coloquei a massa de calafetar de AC para vedar.

O mecânico ele me comentou que no futuro eu posso pensar em colocar também uma ignição eletrônica para melhor performance, que já foi providenciado e será em breve instalado.

Não citarei valores, pois consegui as peças a preço abaixo de preço de custo com um amigo do meu pai e a instalação foi feita pelo eletricista de confiança aqui de casa que é técnico de ar condicionado automotivo aqui em Porto Alegre, ele só me cobrou o compressor e o material e o preço foi bem reduzido também. Mas creio que o total em peças deve dar uns R$ 1.800,00 - R$ 2.000,00 mais mão de obra que será na base de R$ 800,00.

Digo que vale a pena instalar um AC, o conforto só aumenta e friso muito a questão de peças novas, principalmente a caixa evaporadora.

Espero que eu possa ter ajudado, pois vi que faltava um relato de tipo para nosso fórum.

Qualquer coisa é só perguntar que se eu puder eu ajudo!

Segue fotos para apreciação do Ar Condicionado instalado:

dreno da caixa dentro do carro

dreno da caixa por fora

Defletor original GM

Fotos do Alternador de Astra 100A e kit de ignição eletronica para 4CC, posto fotos assim que instalar a ignição esse fim de semana.

R$ 245,00 - Comprado no ML pelo vendedor JATSERV

Instalei a ignição eletronica hoje, perfeita, o carro mudou 100%, recomendo o produto do vendedor citado por mim!

Forte Abraço!

Eduardo Cruz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 215
Modelo do carro: Opala De Luxo 1974

Mensagem por Eduardo Cruz em Seg 18 Fev - 15:11:09

ficou muito bonito ja faz tempo q estou querendo colocar no tb,parabens

fofi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 35
Modelo do carro: opala 78
Cilindros: 4 mas ja ja sera 6 canécos

Mensagem por fofi em Qui 16 Maio - 16:16:57

amigo tom só uma duvida você usou o radiador do ar (acho que chamam de condensador) do proprio opala mais novo ?eu desmontei um 89 para ocupar a mecanica e vou colocar o ar tambem mas quero usar o sistema mais novo o(gela saco )para ficar menhor e não precisar usar toda aquela caixa grande e feia . éssa é minha duvida por enquanto ?

NettoGYN
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 1

defletor do 4 cc

Mensagem por NettoGYN em Seg 20 Maio - 13:32:13

Gostaria de saber se o tom ainda tem esses defletores?

mauricio_pires
Opaleiro
Opaleiro

Modelo do carro: Comodoro Cupê 1980
Cilindros: 2.5L 4 cil.

Mensagem por mauricio_pires em Dom 7 Jul - 22:07:57

Olá pessoal!

Sou novo aqui no Fórum e de ante mão agradeço ao tommunareto pelas preciosas informações a respeito do ar condicionado.

Comprei meu primeiro opala a 2 semanas. É um Comodoro Cupê 2.5L 1980 zerado!Very Happy Very Happy  O problema foi que o antigo proprietário retirou a correia do ar condicionado (acho que para gastar menos). O problema é que agora não consigo religá-lo.

Comprei uma correia nova para ele (ContiTech AVX13X1325) achando que serviria, porém ao ligá-la na polia dupla do virabrequim a correia pega na polia da bomba d'água. Dai vi aqui nesse tópico que é utilizado uma polia dupla na bomba d'água e não tem essa polia no meu carro. O que provavelmente acontece com meu carro foi a retirada da correia do ar condicionado e a troca da polia da bomba d'água dupla por uma simples (estranho)Shocked .

Vou tentar achar essa polia dupla para a bomba d'água, comprar a correia indicada (AVX13X1350) e instalar tudo. Quando resolver mostro as fotos pro pessoal.

willian fóquinha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 4228
Modelo do carro: Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros: 6 e 4 cilindros

Mensagem por willian fóquinha em Dom 7 Jul - 22:50:56

Opa Amigo nao conseguiria um compressor novo desse?to na busca de um

shaolin01
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 1546
Modelo do carro: Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
Atualmente,"desOpalizado"

Mensagem por shaolin01 em Seg 8 Jul - 11:32:17

mauricio_pires escreveu:Olá pessoal!

Sou novo aqui no Fórum e de ante mão agradeço ao tommunareto pelas preciosas informações a respeito do ar condicionado.

Comprei meu primeiro opala a 2 semanas. É um Comodoro Cupê 2.5L 1980 zerado!Very Happy Very Happy  O problema foi que o antigo proprietário retirou a correia do ar condicionado (acho que para gastar menos). O problema é que agora não consigo religá-lo.

Comprei uma correia nova para ele (ContiTech AVX13X1325) achando que serviria, porém ao ligá-la na polia dupla do virabrequim a correia pega na polia da bomba d'água. Dai vi aqui nesse tópico que é utilizado uma polia dupla na bomba d'água e não tem essa polia no meu carro. O que provavelmente acontece com meu carro foi a retirada da correia do ar condicionado e a troca da polia da bomba d'água dupla por uma simples (estranho)Shocked .

Vou tentar achar essa polia dupla para a bomba d'água, comprar a correia indicada (AVX13X1350) e instalar tudo. Quando resolver mostro as fotos pro pessoal.
Posso indicar onde encontrar,e a preço muito bom! Comprei uma pro meu Diplo(6 cil.) e paguei 138 pilas com frete.
Procura por polia do virabrequim aqui neste site.É confiável,me entregaram rapidinho!
http://www.fbshop.com.br
Tomara que te ajude! OKK 

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 3362

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 8 Jul - 11:41:32

legal, vou acompanhar aqui, pode ser útil no futuro

mauricio_pires
Opaleiro
Opaleiro

Modelo do carro: Comodoro Cupê 1980
Cilindros: 2.5L 4 cil.

Mensagem por mauricio_pires em Seg 8 Jul - 13:37:32

Blz shaolin01. Hoje comprei a correia dele, paguei 19 reais na Auto Peças Carangola, porém a polia ele não tem. Vou dar uma olhada nesse site.

Abçs

Mauricio Pires

shaolin01
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 1546
Modelo do carro: Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
Atualmente,"desOpalizado"

Mensagem por shaolin01 em Seg 8 Jul - 16:41:56

mauricio_pires escreveu:Blz shaolin01. Hoje comprei a correia dele, paguei 19 reais na Auto Peças Carangola, porém a polia ele não tem. Vou dar uma olhada nesse site.

Abçs

Mauricio Pires
Com certeza encontrará.Abraços))0(( 

vasquesra
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 11

Mensagem por vasquesra em Qua 19 Fev - 19:12:16

Boa noite pessoal,

tommunareto de qual carro é a eletro hélice, ventuinha, ela funciona somente quando o ar está ligado?

csramos.adm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 117
Modelo do carro: Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
Cilindros: 6cc

Mensagem por csramos.adm em Qua 19 Fev - 19:21:59

Acompanhando que isso muito me interessa  Laughing  

cesaum
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 441
Modelo do carro: Opala STD Cupe 1978
Cilindros: 4.100 6 cil 250-S Weber 40

Mensagem por cesaum em Qui 27 Fev - 15:16:30

O meu fiz a instalação, pouco antes de ir pra Lapa em 2012, fiz a viagem suave, ligado direto

Ano passado estava com vazamento, troquei mangueiras, repus o gas, gelando bem, o que falta pra melhorar é a ventoinha eletrica, pra refrigerar mais o condensador.

A pouco tempo troquei a Caixa Universal, por uma antiga, A nova gela melhor que a Chinesa. Mas paguei até caro, e por fim só aproveitei a carcaça, tive que trocar praticamente tudo pra ela funcionar 100%. Só que ela precisa de uma acabamento ta meio feiona, mas ainda vou agilizar. O Sonho era achar uma dos Diplo 80, raro demais, e se achar vai ser uma fortuna.

Ai com a caixa antiga agora

O 73 4cil que vendi tbm foi com ar, herdou a caixa universal do Tim

fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens: 193
Modelo do carro: 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe
1984 Chevrolet Caravan Comodoro
1976 Chevrolet Opala SS4 *ou o que sobrou*
Cilindros: 4+4

Mensagem por fastback em Ter 4 Mar - 21:29:48

Amigos, só uma observação, ainda estou no processo de montagem do meu ar na já recebi avisos de amigos aqui do fórum que o suporte do 6 cilindros não serve no 4 quando se usar a evaporadora dos 81 em diante que já tem dutos no painel todo. pois no 4 cilindros o comprador precisa ficar perto do motor sendo bate na evaporadora. Mas nós antigos que usam evaporadora dentro do carro provavelmente não tem problema.
tive um ar assim instalado numa D10 cabine dupla que tive e era só alegria. Podem usar a caixa universal, ou chinesa como chamaram, que funciona muito bem.

Data/hora atual: Ter 2 Set - 18:14:00