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Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

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ORGUN
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Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por ORGUN em Qui 5 Ago - 0:03:38

Opala 4-cilindros: receitas de 123 a 255 cv

O motor de 4 cilindros do Opala permite muitas soluções em termos de preparação. É possível tanto uma preparação aspirada, pois existe torque suficiente em baixas rotações, como a instalação de turbo. Há grande folga para desenvolvimento; os regimes de rotação e potência específica, bastante baixos, podem ser facilmente elevados. Entretanto, o comando de válvulas no bloco e o acionamento de válvulas por varetas, utilizados neste motor, trazem riscos em rotações elevadas, como flutuação de válvulas e até empenamento das varetas. Para um maior desenvolvimento aspirado será necessário, portanto, um redimensionamento desta parte do motor, mas como ele nunca foi alvo de interesse mais dedicado dos preparadores, é difícil encontrar peças apropriadas.

CURVAS DE POTENCIA.


As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Opala original (em azul), com preparação aspirada leve (em marrom), aspirada média (em rosa), turbo média (em verde) e turbo pesada (em vermelho)



A opção é não recorrer a comandos muito bravos ou carburadores muito grandes, que alteram a curva de potência e a levam para rotações mais elevadas, ou a válvulas maiores, pois são mais propensas a flutuação por causa do maior peso. Venenos como ampliação da cilindrada, aumento da taxa de compressão e sobrealimentação constituem ótimas opções.

Na preparação feita pelo Alex, o aumento da giclagem é boa alternativa para adaptar o carburador original à maior vazão de ar permitida pelo comando 286. Mas seria benéfica a troca deste carburador por um de maior capacidade, como o 446, Holley 380 ou o Weber duplo 40, que permitiriam ao motor "respirar" melhor com o comando de que agora dispõe. Todos estes carburadores produzem resultados semelhantes em termos de potência e torque, mas o Weber 40 é o que melhor se adapta ao comando 286. Cabe ressaltar que os resultados obtidos dependem da regulagem do carburador e da curva de avanço do ponto de ignição, além de detalhes como a abertura dos eletrodos das velas.

O cálculo da taxa de compressão é um procedimento complexo, que só atinge precisão com uma medição por líquido (clique aqui para saber mais). Contudo, um cálculo aproximado para as alterações citadas pelo Alex nos permite estimar a taxa atual em cerca de 1,5 ponto mais alta que a original, algo como 9:1, bom patamar para a gasolina atual. Com essa taxa e as demais alterações, seu Opala deve estar com 116 cv a 5.650 rpm de potência, 15,3 mkgf a 3.000 rpm de torque, 167 km/h de velocidade máxima e acelerando de 0 a 100 em 12,3 segundos (compare com os resultados da tabela).

Pistões com sobremedida, utilizados para preencher com a folga ideal os cilindros usinados no ato da retífica, só devem ser usados por desgaste do motor original. A substituição com fins de veneno não se justifica, pois só aumentam (no caso do Opala) em 3 cv a potência e em 0,3 mkgf o torque -- o que não compensa de forma alguma o custo da operação e a perda de uma sobremedida a ser usada em caso de retífica.

As seguintes preparações são simples de implementar e produzem resultados que vão da simples equiparação aos carros atuais até a transformação do Opala em um verdadeiro bólido:

- aspirada leve, com aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente; coletor de escapamento dimensionado;- aspirada média, com elevação da cilindrada para 3 litros, por meio de virabrequim de maior curso encontrável em lojas de preparação; aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente; coletor de escapamento dimensionado;
- turbo média com pressão de 0,8 kg/cm2 e intercooler; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente;
- turbo pesada com pressão de 0,8 kg/cm2 e intercooler; elevação da cilindrada para 3 litros, por meio de virabrequim de maior curso; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente.

Observe o desempenho estimado:





Aspirada leveAspirada médiaTurbo médiaTurbo pesada
Potência máxima123 cv148 cv213 cv255 cv
Rotação de potência máxima 5800 rpm5800 rpm5550 rpm5550 rpm
Velocidade máxima171 km/h181 km/h204 km/h217 km/h
Rotação à velocidade máxima4280 rpm4550 rpm5130 rpm5450 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h11,6 s9,6 s7,7 s6,6 s
Torque máximo17,2 mkgf20,6 mkgf29,6 mkgf35,5 mkgf
Rotação de torque máximo 3150 rpm3150 rpm3000 rpm3000 rpm
Encurtamento recomendado na relação de transmissão26,4 %21,8 %7,6 %1,8 %
Aumento recomendado na injeção de combustível --66,7 %80,0 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo0,54 g0,64 g0,92 g1,11 g

A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.

As preparações mais fortes aqui sugeridas exigem um completo reajuste do conjunto do Opala, com o enrijecimento da suspensão, melhorias nos freios e o emprego de rodas e pneus apropriados. Esses aperfeiçoamentos são bem-vindos mesmo na receita aspirada leve, já suficiente para emparelhar o Opala de 4 cilindros aos modelos de 6 cilindros e 4.100 cm3.

Dica: as medidas corretas para aro de 15 pol. são 195/65 e 205/60, jamais 195/50 (de perfil extremamente baixo). Pneus de perímetro tão distante do especificado desajustam a geometria de direção e suspensão, alteram o centro de gravidade -- pois o carro se curva para a frente, um fator desfavorável em freadas -- e deixam a frente do veículo muito próxima do solo.




http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-opala.htm materia daqui.

j ricardo
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por j ricardo em Qui 5 Ago - 8:01:09

As dicas são legais e bem razoáveis, para quem tá começando é bom ler isso...
mas eu duvido um carro turbinado ter essa curva de torque/potencia... se for de fabrica tudo bem, mas turbinado fora é difícil...

ORGUN
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por ORGUN em Qui 5 Ago - 11:36:02

Dae blz, entao sei la na pagina diz que quem fez o ensaio da curva de potencia é um carinha que faz carro turbo tem uma margem de erro axo q 5% pra + ou - mas vamo acredita mas é isso ai bom pra le fica na duvida e i a luta, turbo ou aspro!!

j ricardo
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por j ricardo em Qui 5 Ago - 11:44:18

Sim! tem programas que simulam o dinamometro... o dyno 2003, o engine analyzer pro, etc...

o problema é encontrar a configuração exata de eixo/carcaça de turbo(fora outras centenas de variaveis) quen tem dinheiro para testar um monte de turbinas?
por isso voce vê as bmw de fábrica(335i) que tem 85% do torque de 1500rpm até 6000, no corte de giro... a fábrica tem dimdim para testar todas configurações possiveis!

sergiusss
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por sergiusss em Sex 3 Set - 10:53:35

legal saber disso......apesar de ter comprado meu carro a 2 anos e nao ter o prazer de dirigir ele com prazer....pois ninguem acertava o carro.....fazendo tipo corpo mole etc.....sem querer esquentar a cabeça...so fazendo o motor todos falavam ...pois o carro nao batia nada mas fumava e nao ia nem a pau.....voltei ao meu antigo mecanico...o qual nao deveria ter saido nunca.....resultado.......simples demais...depois de ter gasto com coletor a alcool ....comprei um solex do 6cc pro meu carro pq falaram q ia ficar bom etc ..no fim nao passaram a alcool mudaram pra gasolina e ficou um lixooo...descobri pq meu carro nao andava nem a pau........meu amigo desmontou o motor...e pra supresa nossa....vira stand mas pistao0,75 mas com aneis 0,50....imaginem a folga que tava ne.......compressao nenhumaaa.......kkk.....agoraestou super animado pois ele me falou que vai trocar aneis bronzina.....e passar a alcool...disse que vai ficar show....tioi 90% do que estava....pra ficar 100% so fazendo o motor mesmo......depois dessa injeção de animo...vou partir pra aspirar ele.......e gostaria da receita do pessoal ai.....vlww..........paz

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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por thiago_s em Sex 3 Set - 11:37:29

eu nao entendo de preparaçao mas, eu acho que o motor pelo menos o 6cil é grande e forte por natureza tudo que se precisa fazer é saber aproveitar melhor a sua capacidade volumétrica, ou seja um turbo injetado,tambem o consumo em baixa é menos afetado.Já no aspirado sé irá aumentar mais e mais o consumo além do que o ganho de potência e o custo é bem menor além do que dependendo da preparaçao fica desconfortavel para uso em cidade. barulho muitas vezes nao é potência

sergiusss
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por sergiusss em Sex 1 Out - 17:58:32

aff desisti di tudo....vou guardar grana mesmo....fazer o motor....passar pra 3.0..ja fizeram isso aki...........e vou meter uma turbina nele.....o duro e aguardar.......

tabarbosa
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por tabarbosa em Sex 1 Out - 18:10:38

j ricardo escreveu:Sim! tem programas que simulam o dinamometro... o dyno 2003, o engine analyzer pro, etc...

o problema é encontrar a configuração exata de eixo/carcaça de turbo(fora outras centenas de variaveis) quen tem dinheiro para testar um monte de turbinas?
por isso voce vê as bmw de fábrica(335i) que tem 85% do torque de 1500rpm até 6000, no corte de giro... a fábrica tem dimdim para testar todas configurações possiveis!

na 330 MS eu andei... coisa de louco mesmo...

gostei de saber que com pouco investimento o meu 4trim pode dar pau um muito 6zim...



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Conselhos para um novo opaleiro!!!!

Mensagem por Raguiar1974 em Sex 30 Set - 17:10:56

Boa tarde, alguém tem uma receitinha básica para me passar? Não quero nada de mais. Meu 4 cil está com o DFV228 original de fábrica. Queria saber se eu trocar o coletor de admissão, carburador(3E, DFV 446 ou Weber 40, ô dúvida cruel) e colocar um escape dimensionado 4x2 ou 4x1, se meu 4cil vai ficar mais divertido? Alguém pode me ajudar? Não quero nada demais!!!

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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por allantomazi em Sex 30 Set - 17:27:50

Raguiar1974 escreveu:Boa tarde, alguém tem uma receitinha básica para me passar? Não quero nada de mais. Meu 4 cil está com o DFV228 original de fábrica. Queria saber se eu trocar o coletor de admissão, carburador(3E, DFV 446 ou Weber 40, ô dúvida cruel) e colocar um escape dimensionado 4x2 ou 4x1, se meu 4cil vai ficar mais divertido? Alguém pode me ajudar? Não quero nada demais!!!
Boa tarde..
é uma duvida minha também amigo.
Certamente pessoas mais experientes irão responder, mas pelo o muito que ja li sobre isso, acredito que alterando o que você citou, irá haver um ganho de potencia (eu acho que a melhor dessas para desempenho é a weber 40).

Estou errado?

Aguardando os mais experientes se pronunciarem.

Abraço

bode4cc
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por bode4cc em Sex 30 Set - 18:19:15

Raguiar1974 escreveu:Boa tarde, alguém tem uma receitinha básica para me passar? Não quero nada de mais. Meu 4 cil está com o DFV228 original de fábrica. Queria saber se eu trocar o coletor de admissão, carburador(3E, DFV 446 ou Weber 40, ô dúvida cruel) e colocar um escape dimensionado 4x2 ou 4x1, se meu 4cil vai ficar mais divertido? Alguém pode me ajudar? Não quero nada demais!!!

Eu colocaria:
Um Coletor e Weber 40, um 4x2 e Pra deixar mais animadinho coloca um um comando 276 mas acho que o comando vai ficar forte aew vai sua preferencia ;/  e se quiser pode rebaixar o cabeçote.
Eu acho que ficaria legal ;S
Antes de qualquer coisa, vamos espera o pessoal mais experiente se pronunciar

Raguiar1974
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por Raguiar1974 em Sab 1 Out - 12:20:54

Estive vendo ontem algumas admissões duplas para o solex 40 e para o 228, alguém tem melhores informações? Não sei se compensa, mas que fica lindo dois carburadores no cofre do motor fica, viu!!!

bode4cc
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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

Mensagem por bode4cc em Dom 2 Out - 10:55:22

Raguiar1974 escreveu:Estive vendo ontem algumas admissões duplas para o solex 40 e para o 228, alguém tem melhores informações? Não sei se compensa, mas que fica lindo dois carburadores no cofre do motor fica, viu!!!

Cara, se seu lance for dar uma potencia bacana, eu não colocaria 2 carburadores H40 ou 228 eu ia logo de só 1 Webber 40 e acho que só com 1 webber40 o resultado vai ser melhor mesmo gastando um pouquinho mais Wink .
OBS: Recomendo usar coletor próprio, não use flange adaptadora pois é difícil achar uma que fique "Bom"(Difícil não Impossível).

Abraço.....

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Re: Aspirado ou turbo comparando com curva de potencia opala 4cc de 123 a 255 cv

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