Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 16:30:20 por gabriel.acosta

» Ajuda com senha perdida
Hoje à(s) 16:24:52 por Rubão6cc

» Ligação elétrica do ar condicionado diplomata 1991
Hoje à(s) 16:22:36 por Rubão6cc

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 15:50:07 por Allilobo

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 15:37:54 por ^Marcos^

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 15:35:20 por joaoc

» Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa
Hoje à(s) 15:31:07 por Marcos Adriano

» Uso do vira 153 no 151 s
Hoje à(s) 14:40:03 por paulo_bomber

» Faixa do ss
Hoje à(s) 14:10:33 por Call

Quem está conectado

66 usuários online :: 11 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 55 Visitantes :: 2 Motores de busca

DaviOpalaEspecialCascavel, Fabio9437, gilrichardbr, gilson martinelli, Hainra, Luiz Flavio, Marcos Adriano, opala4cc, Pedrão B., Perito, Sergio Rocha

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7875)

100 (7771)

Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

Compartilhe

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil

Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

Mensagem por Ivo Filho em Sab 7 Ago - 15:01:46

Essa semana eu tive de trocar as molas do carro. Achei interessante colocar como fazer sem retirar o agragado do carro. Tem alguns macetes que se o cara nao seguir vai sofrer muito sem falar no risco de se machucar, e machucar gravemente mesmo.
Tem um topico de como retirar o agregado e desmontar a suspensão, mas neste processo tem algumas diferenças bem relevantes.
bom, no meu caso primeiro de tudo é preparar o carro:

Emseguida retire a calota. é sempre importante colcoar a chave de fenta proximo do reforço da calota para nao empenar.

Com o carro ainda no chão afrouxe todos os parafusos das rodas.

Sempre ao levantar o carro com o macaco, nunca deixe o freio de mao puxado ou o carro engatado, pois ele pode escorregar do macaco e causar muitos danos no cartes do motor, isso se nao machucar alguem.

Jamais confie no no macaco, sempre use um cavalete, nest caso coloque na longarina, um de cada lado.

Aqui como fica o aranjo d apreparação para a desmontagem.

A altura para retirar as molas deve ser mais ou menos uns 30 cm da parte de baixo do pneu até o chao. Isso vai facilitar na hora de colocar o encolhedor dentro da torre.

A primeira coisa que se deve fazer ao retirar as rodas e mandar WD-40 ou desengripante no eixo do amortecedor e squecer por uns 10 minutos, isso vai ajudar a soltar a bendita da porca. passar uma escovinha de aço na rosca ajuda muito também.

Começe a desmontagem pelos parafusos dos tensores e dos amortecedores. Procure fazer um lado de cada vez, ou seja uma mola por vez, isso evitará que tenha um monte de parafusos e porcas soltos por ai.
abaixo, muitos vao achar frescura, mas procure usar luvas. Muitas vezes estes parafusos estao montados a muitos anos e na hora de soltar estao todos engripados, quando soltam as mãos batem em partes cortantes e cabam se machucando. lembren-se isto aqui é um lazer hehehe nao masoquismo..

idem acima

Para retira o amortecedor após os preparativos com a escovinha de aço e o desingripante, use uma chave 17 e um alicate de pressao.

Para fazer da desmontagem e manutenção do carro uma coisa prazerosa, o ideal é ser organizado, use caixas ou potes para guardar os parafusos. Tem coisa mais chata que inciar a montagem ficar mais de meia hora procurando um parafuso se simplesmente sumiu...

bom, agora é hora de colocar o encolhedor de molas, sem esta ferramente nem comece a mexer, enm se aventure a fazer com um macaco jacare, pois a mola pode espirrar a sair voando.

A porca do encolhedor deve ser montada com rosta total.

Agora é hora de começar a parte realmente perigosa, preste muita atenção...
soltar o pivô:
solte a porca do pivô mais um menos duas voltas.

Dê uma martelada seca e forte na mnca do eixo ate qeu o pivo se solte.

Aqui o pivô ja esta solto. pode ser feito esta etapa com o encolhedor no lugar, é uma segurança a mais para quem nao tem muita experiência, mas lembre-se, se o encolhedor estiver apertado, a mola nao tem força suficiente para soltar o pivô.
aquio pivo solta e ja encosta na porca de novo. da um estralo bem forte quando solta e bate na porca.

Em seguida vamos soltar a bandeja inferior. Primeiro vc solta a porca da bandeja antes de aperta o encolhedor, em seguida vc puxa o parafuso. nesta hora o encolhedor tem de estar apertado.

Em seguida, afruxando ou apertando o encolhedor, vc acha uma posição que o parafuso sai sem esforço algum. Nunca bata com uma talhadeita ou qualquer coisa para que o parafuso saia do alojamendo sob risco de estragar a rosca e na hora da montgem sofrer para colocar a porca.

Pode acontecer da bandeja dar uma enroscada para descer ai é so dar uma maozinha com uma chave de fenda.

para retirar a porca do pivo, pode acontecer dele começar a girar junto. Não se desespere, é so apertar o encolhedor ate o pivo prender de novo e soltar a porca a te sair, em seguida solte um pouco (só um pouco) o encolhedor e de umas pancadas até soltar o assento. Lembre-se, quando mais o encolhedor estiver solto, mais pressao terá na mola e mais facil soltará, mas nunca solte muito se nao a hor aque soltar vc vai tomar o verdadeiro susto.

Agora é soó soltar a mola. Nunca , jamais deite embaixo da bandeja, pois pode espanar a rosca da porca do encolhedor por exemplo e a bandeja desce de uma vez.

Outa coisa, preste bem atenção se quando estiver soltando a borboleta embaixo, se o encolhedor nao esta girando junto, isto pode significar que a porca vai escapar.

Bom, aqui está, a mola esta no chao.

Hora de abrir o presente

VEja,molas de mesmo tamanho, mas com resultados bem diferentes.

Nem sempre que a mola sai o batente vem junto, mesmo assim tem de fazer inspeção. nao monte a mola com o batente no lugar pois pode ficar mordido e o resultado é o carro torto.

Pode usar fita isolante, crepe para prender o batente. eu usei fio de estanho que com o tempo vai deteriorar e desaparecer, mas evite usar arame de aço que alem de danificar o batente pode ficar rangendo a suspensao.

Para encaixar a mola é bom ter um jacarezinho na mao, pq cansa ficar tentando encaixar a mola e o encolhedor na torre.

Para montar o processo é reverso, mas tem uns macetinhos para a bincadeira acabar bem.
quando começar a encolher a mola, preste muita atençaõ na bandeja.
Lembre-se de puxar o disco e a ponta de eixo para nao rasfar a coifa do pivô

Cuidado para nao se empolgar a esquecer de encaixar o pivo....se passar do ponto nao tem jeito dem de afruxar de novo.

ao ir apertando o encolhedor praticamente tudo vai se encaixando de novo.

Os parafusos do tensor se encaixam sem fazer nenhuma força. Au contrario do que se pensa, nao é preciso tirar a barra estabilizadora nem desmontar os tensores das buchas ( acreditem tem gente que tira isso tudo)

é só ir apertando que tudo vai se encainxando.

Por medida de segurança, ja começe a montar a porca do pivô.

E continue apertando o encolhedor

Para encaixar o parafuso da bandeja eu uso um martelo de borracha, as vzs nem isso precisa da para colocar com a mão. O segredo é ir ajustando a altura do encolhedor ate que fica certinho a passagem.

uma batida e ja era.

Caso alguem tenha trocado a bandeja ou tenha desmontado tudo de uma so vez e se perdido, a borracha da bandeja tem de ficar voltada para a frente do carro.

Em seguida é montar o amortecedor, é necessario outro macete par anao deixar o cidadao desesperado. quando começar a colocar a porca pode começar a girar a haste do amortecedor. ai tem de usar uma chave que nem sei o nome dele, mas quebra um galho.

Prenda a haste por baixo do batente e monte a porca.

Nota: a arruela do batente é montada com a concavidade para baixo.

Em seguida aperte com um alicate de pressao e chave 17 tal qual no processo de desmontagem.

TRabalho terminado, maos limpas e nenhum machucado.

Como estava:

Como ficou: parece nao ter diferença, mas nun carro com apelo de originalidade, estava feio com a frente arriada e sem falar nos elos das molas que estavam batendo.

Aqui o carro pronto.
A troca com as fotografias demorou 45 minutos, sem as fotos fiz em 30 minutos, foi bem divertido seguro e claro...barato...

Espero qeu sirva par a turma que gosta de ser mecanico de final de semana..
Abraços as todos

Ivo Filho

Última edição por Ivo Filho em Sab 7 Ago - 18:32:16, editado 1 vez(es)

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros

Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

Mensagem por Eduardo SSa em Sab 7 Ago - 18:15:24

Muito bom, belo tutorial, precisamos de mais tópicos como esse.

Obrigado por compartilhar amigo

Parabéns OKK

Fixei ok

Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""

Mensagem por Ivo Filho em Sab 7 Ago - 18:34:37

opa Eduardo, fico ate lisongeado....eu devia ter feito a mesma coisa quando revisei o cambio automatico.....
Da qui para frente vou procurar postar mais procedimentos, pois para tudo tem um macete que muitas vzs é a salvação da lavoura heheheh....

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros

Mensagem por Eduardo SSa em Sab 7 Ago - 19:16:42

Bem isso Ivo

Não deixe a oportunidade passar, pois esses tutorias é SEMPRE a salvação da lavoura

OKK

Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Erik6bocao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 769
Modelo do carro : DIPLOMATA SE
Cilindros : 6

Mensagem por Erik6bocao em Sab 7 Ago - 20:10:01

cara ficou fino demais, parabéns mesmo, muito bom

Palao75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 805

Mensagem por Palao75 em Sab 7 Ago - 22:20:18

Muito bom amigo, fiz o meu mas com encoledores normais, duas hastes e nao foi mole nao. Com o encolhedor especifico fica bem mais facil mas o dificil é achar ele...

gilrichardbr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 851
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4.1/S - 92/92 - Prata Niquel
Cambio Clarck 2205-B - 5 Marchas
Escapamento 6 X 2 Soffiatto
Gasolina / GNV
Cilindros : 6 Canecos! mas com 3E fica mansinho...

Mensagem por gilrichardbr em Dom 8 Ago - 17:43:35

Ivo, ha poucos dias tbm troquei todas as molas do meu opala, só que numa oficina, rs. Coloquei as molas originais pois estavam com 1 elo e meio cortadas (Comprei assim). Depois que o carro ja estava na oficina que fiquei sabendo que o proprio cara da oficina nao possuia esse encolhedor de molas e teve que emprestar de outro local! Por aí ja se ve que nao levei no melhor profissional, né? rs. Bom, primeiramente eu queira te elogiar pelo tutorial muito bem elaborado e rico em detalhes, achei muito legal sua preocupação explicando para leigos (o que nem sempre a gente ve, pois o pessoal geralmente explica para quem ja tem mais conhecimento, as vezes "pulando" detalhes importantissimos) e tbm suas dicas sobre segurança!
postei nesse link: http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/molas-dianteiras-no-lugar-das-trazeiras-do-opala-t9887-27.htm

Agora o que eu queria te pedir, se for possivel, é claro é postar as fotos e detalhes com medidas do ENCOLHEDOR DE MOLAS pois aparenta ser um dispositivo relativamente simples de se fazer e eu gostaria muito de ter um pra qdo precisar. Acho que pode ser util pra muita gente aqui no forum tbm! Valeu!!!

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Dom 8 Ago - 20:15:28

Caramba gil, verdade, otima ideia, assimq ue voltar para casa eu faço o desenho e posto. só nao vou poder falar o material mas colocareium que tem relativa resistencia mecanica boa.

Nota: estou em curitiba a trabalho e ate agora só vi um opala hehehe sera que nao vou ver nenhum conhecindo rsrsrs. pena que ja volto amanha a noite.
rss

abraços

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9351
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil

Mensagem por j ricardo em Dom 8 Ago - 20:54:52

Rápido né? da ultima vez gastei 4 horas para o mesmo serviço! mas tomei um couro da porca do amortecedor...
belo walkthrough!

fabioadj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 14
Modelo do carro : Comodoro 1975 e Diplomata 1989
Cilindros : 6 cc

Mensagem por fabioadj em Ter 17 Ago - 11:02:59

Amigo, Ivo Filho,é o seguinte, meu Diplomata é um 6cc e está rebaixado,gostaria de erguer um pouquinho a suspensão da máquina, pois aqui onde estou morando atualmente as ruas são uma calamidade, é seguro calçar as molas ou só mesmo trocando-as, se for o caso, qual a melhor maneira de calçar? Aproveito para parabenizar pelo tutorial, ficou dez.

gilrichardbr
Opaleiro
Opaleiro

Gasolina / GNV

Mensagem por gilrichardbr em Ter 17 Ago - 11:23:12

Ola Fabio, desculpa "eu me meter na conversa", (vc perguntou para o cara certo), mas gostaria de contribuir com minha opiniao propria, TROQUE AS MOLAS, nao tem nem comparação um opala com as molas novas, principalmente o 6 cil. O conforto vai recompensar o seu investimento, cerca de R$160,00 Cofap original (Procure a mola correta para o SEU carro, pois "falam" que 6 cil são todas iguais, mas existe uma para cada modelo (Com ou sem ar cond., cambio manual ou automatico, etc...)
deve ter um pouco mais de informação aqui:
http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/molas-dianteiras-no-lugar-das-trazeiras-do-opala-t9887.htm

Abç!

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Ter 17 Ago - 19:04:37

Olá Fabio.

É o seguinte, da para calçar, inclusive ue tenho os calços que fiz em nylon e apos alguns meses de uso retirei pois constatei o seguinte:
quando coloquei os calços, o carro atingiu a altura desejada (quando cortei as molas eu dei uma errada e o carro ficou muito baixo), mas en fim, quando vc usa calços na verdade vc não esta levantando o carro por que os calços elevaram sua altura, ams sim pq usando calços vc imprime mais pressão na mola. em resumo, o carro fica mais alto, porém mais duro e em certas ocasiões eu quase me perdia o controle pois as molas tinham muita "reação" em ondulações e depressões, principalemnte em rodovia.
Faça como o Gil falou, coloque molas novas e de preferencia cofap e tbm de acordo com a configuração do teu carro. Depois de trocar as molas, nos primeiros 50 metros e depois da primeira lombada nunca mais vc vai querer andar d eopala rebaixado....a propóssito, que opalão bonito o teu!!!

e ai Gil, novidades ai??

fabioadj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 14
Modelo do carro : Comodoro 1975 e Diplomata 1989

Mensagem por fabioadj em Ter 17 Ago - 19:30:05

Valeu galera pelas dicas, vou fazer isso mesmo, molas novas na máquina, só não sei se vou encontrar aqui na minha cidade, depois coloco umas fotos de como ficou a máquina, abraços...

opalass
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 47
Modelo do carro : Opala coupe
Cilindros : 4

Mensagem por opalass em Qua 8 Set - 22:45:20

MUITO BOM O TOPICO
Nota 10 aos amigos contribuintes
Uma pergunta: esse encolhedor que vc usou é artesanal ou é dos que são vendidos mesmo? to pensando em fazer um, mas vem as duvidas de medidas...

meu carro ta uns 3 cm mais baixo do lado direito com relação ao esquerdo. todas molas sao novas.
as dianteiras mandei trocar, por nao ter o encolhedor... mas nao vi se fico bem encaixadas, nem se ficou sem a borracha...

Oque voces me dizem? (ela ta 1 dedo mais baixo do lado direito)

valeu amigos

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 622
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC

Mensagem por thiago.santiago em Seg 14 Fev - 5:24:31

Como posso colocar o batente da balança superior , aquele em forma de pino sem desmontar nada? de um lado do carro nao tem

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Seg 14 Fev - 5:42:39

thiago.santiago escreveu:Como posso colocar o batente da balança superior , aquele em forma de pino sem desmontar nada? de um lado do carro nao tem

é bem dificil, mas nao impossivel.

Levante o lado que esta sem o batente, calse a roda com outra roda e retire do macaco, Assim o peso do carro vai concentrar todo nesta roda. quando mais peso vc tiver nessa roda, mais as molas encolhem e abre espaço para "tentar" colocar se desmontar nada, depois que o parafuso passou pelo furo, vc levanta o carro ate sentir que a bandeja ja prensou o batente ai vc aperta ele sem que o mesmo gire.

Nunca fiz isso dessa forma, mas é assim que eu tentaria fazer.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Seg 14 Fev - 5:46:32

opalass escreveu:MUITO BOM O TOPICO
Nota 10 aos amigos contribuintes
Uma pergunta: esse encolhedor que vc usou é artesanal ou é dos que são vendidos mesmo? to pensando em fazer um, mas vem as duvidas de medidas...

meu carro ta uns 3 cm mais baixo do lado direito com relação ao esquerdo. todas molas sao novas.
as dianteiras mandei trocar, por nao ter o encolhedor... mas nao vi se fico bem encaixadas, nem se ficou sem a borracha...

Oque voces me dizem? (ela ta 1 dedo mais baixo do lado direito)

valeu amigos

Deculpe na ter respondido antes, só hoje vi tua pergunta.

se tudo estiver montado certinho restam duas alternativas para teu questionamento.

1: o quadro foi aberto com um macaco hidraulico e nao gabaritado, se uma das torres de abriu mais que a outra, o carro fica torto (um dos meus esta assim)

2: tem "mexanico" que coloca o pivô superior por cima da bandeja, quando o correto é por baixo.

fora isso, so restam problemas de montagem, calços faltando ou diferentes (tem calço certo para cada tipo de mola)

veja lá.

MCorrea
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 178
Modelo do carro : Opala STD '79
Cilindros : 4 Cilindros

Mensagem por MCorrea em Seg 14 Fev - 10:19:07

Mecânico dos "bão" esse Ivo Filho hein? parabéns pelo walkthrough! deu vontade de sair da frente do pc e ir lá na garagem trocar as molas! uma pena que você não more na mesma cidade que eu Mad

Uma coisa: tem como trocar os amortecedores sem baixar o agregado? e as buchas?

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9351
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil

Mensagem por j ricardo em Seg 14 Fev - 10:37:38

MCorrea escreveu:Mecânico dos "bão" esse Ivo Filho hein? parabéns pelo walkthrough! deu vontade de sair da frente do pc e ir lá na garagem trocar as molas! uma pena que você não more na mesma cidade que eu Mad

Uma coisa: tem como trocar os amortecedores sem baixar o agregado? e as buchas?

deixa eu me meter: pra trocar os amortecedores não precisa soltar praticamente nada, além deles... pode ver que é um das primeiras coisas a sair e a ultima a ser montada...

já pra trocar as buchas de bandeja é tudo isso aí que tá vendo: desmonta quase tudo igual ao passo a passo do IVO...

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Seg 14 Fev - 10:55:54

Entao, amortecedor é tranquilo, buchas, as inferiores hoje em dia nao se troca só a bucha, compra a bandeja cofap, é a melhor que tem e ja vem com a bucha original de verdade montada nela (não aquelas axios que tem o gm raspado)

agora as buchas superiores, essas tem de descer o agregado e é bom ter uma prensa hidraulica ou a ferramenta certa pra prensar as buchas, com marreta destroi a bucha e nao assenta legal no lugar.

uma coisa umportante se for fazer as buchas de cima, faça um lado de cada vez pois se desmontar tudo, depois para descobrir qual mancal de bucha é esquerdo e qual é direito vc pode demorar o dia inteiro e ainda montar errado, resultando num carro hiper mega super torto, pq da pra montar de ponta cabeça de tras pra frente a esquerda na direita e a direita na esquerda e nenhum jeito fica como o jeito correto.

juliano costa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1638
Modelo do carro : 82 COMODORO
Cilindros : 6 CANUDOS

Mensagem por juliano costa em Seg 14 Fev - 19:49:35

show de tópico...parabens ivo.

Leandro Tiago Braga
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9
Modelo do carro : Opala - Diplomata

Mensagem por Leandro Tiago Braga em Qua 23 Fev - 10:47:27

E ai Ivo na PAZ?!
Ivo em um a última nota vc diz:montar aarruela do batente virada para baixo.O que acontece se for o contrario?
Nesta segunda eu comprei umas molas novas e mandei trocar, o conforto ficou dez mas agora quando passo em lombadas e buracos começou a fazer um tremendo estralo ( Parecendo um coiçe ) somente do lado direito o lado do passageiro, chega a se sentir no eixo eu liguei para o cara que trocou as molas e ele disse que tem que desmontar para ver,mas ja adiantou que pode ser o pivô superior ou a bucha de balança superior.
Me dê sua opinião!
DEsde ja Obrigado a vc e a todos que quiserem opinar!

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Qua 23 Fev - 11:14:08

O que ele te falou procede....
Para ver de é a bucha de cima é facil
com o carro no chao, coloque as maos na parte de cima do pneu e puxe e solte com força. Se a bucha estiver ruim ja da pra escutar e sentir a folga.
Se for pivô, ai só desmontando pra ver sem a carga da mola.
pode ser tbm terminal de direção.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Qua 23 Fev - 11:18:03

Quanto à arruela do batente é o seguinte: a arruela prende o batente somente no centro e permite ao amortecedor realizar movimentos que se originam durante o funcionamento da suspensao. Se vc montar a arruela ao contrario o centro do batente ficará solto e os extremos apertados dificultando o movimento.
a unica coisa que acontece se montar errado é diminuir a vida util do batente.

Leandro Tiago Braga
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9
Modelo do carro : Opala - Diplomata

Mensagem por Leandro Tiago Braga em Qui 24 Fev - 7:11:41

Ivo depois que coloquei as molas novas na dianteira a traseira ficou baixa demais!!!
Em um outro tópico li sobre a polêmica de se colocar as molas dianteiras na traseira.
As minhas estavam já cortadas sem um elo, e meio cansadas sera que fica bacana para usa las na trazeira?
Obs: Eu não tenho espaço no porta malas, pois o mesmo comporta uma bateria para o som, uma caixa de mdf de 30mm com 4 pionner de 1200, os tres modulos de potência, uma caixa de ferramentas bem pesada, um macaco jacaré e uns produtos para limpeza além do estepe.
Agora imagina como esta com as molas originais trazeiras ja cansadas ( pelo Avatar vc o vê todo rebaixado imagine agora com as molas novas na frente).
Por favor sua opinião.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Qui 24 Fev - 9:20:53

mola dianteira atrar só de for de 4 cilindros, fica mais firme, se vc colocar de seis cilindros, o carro pode ficar um pau de duro, Vc ja tentou balançar um 6cil sem o motor no cofre?, nem mexe, parece que o carro nao tem mola.
Minha opnião, sou mais de pegar duas molas trazeiras em um ferro velho ou duas novas.
Por inclivel que pareça, coloquei molas novas no 91 e a trazeira ainda sim nao ficou alta. quando enche o tanque parece que a tazeira esta mais baixa que a frente...

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Qui 24 Fev - 13:09:32

Cara parabéns pelo tutorial, ajuda demais, com a ferramentas certas tudo fica mais fácil!! Se eu tivesse uma garagem com a sua...

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4

Mensagem por Alex S.B.R. em Ter 30 Ago - 13:03:28

ótimo tópico Ivo, parabéns!!!

em março do ano passado eu me aventurei tbm nessa empreitada. Na época não tive oportunidade de fotografar, mas foi um pouco sofrido tbm, troquei todo o embuchamento dianteiro e os amortecedores... pra tirar as molas, usei o macaco jacaré. Pra colocar, tive que mandar fazer um pra mim, não houve outro meio de colocar!!! Depois ficou fácil!!!

abs

Malves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2987
Modelo do carro : 77 Standard
Cilindros : 4tão

Mensagem por Malves em Qui 10 Nov - 11:25:42

Alguem de curitiba teria um encolhedor de molas para emprestar?

estou querendo trocar as molas da caravela, mas sem essa ferramenta, não tem como.

se algum amigo tiver, e puder emprestar, ficarei muito grato.

Baldan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1143
Modelo do carro : Caravan89/caravan 76
/Zafira 2012 GM sempre!
Cilindros : 6cil/4cil/2.0 flex

Mensagem por Baldan em Qui 10 Nov - 15:50:53

Esse topico tá melhor que SENAI hahaha.

Jefferson Maia
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 86
Modelo do carro : Opala coupe 82 ,CARAVAN 89
Cilindros : 4cc

Mensagem por Jefferson Maia em Qui 19 Abr - 9:36:20

Belo Tópico . muito bem explicado.. levo mau tanks;;;;;

alexandre garcia
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Modelo do carro : TENHO UMA CARAVAN DE LUXO 1977
Cilindros : 4 CILINDROS 2500 MOTOR 151 S

CONGRATULAÇÕES

Mensagem por alexandre garcia em Ter 8 Maio - 16:19:43

AMIGO,FICO MUITO FELIZ QUANDO ENCONTRO UMA POSTAGEN ASSIM COM A INTENÇÃO DE AUXILIAR AS PESSOAS SSEM QUERER NADA EM TROCA,MEUS PARABENS E QUE SUA ATITUDE SEJA REPETIDA POR MUITOS .

gilrichardbr
Opaleiro
Opaleiro

Gasolina / GNV

Mensagem por gilrichardbr em Ter 8 Maio - 16:58:58

alexandre garcia escreveu:AMIGO,FICO MUITO FELIZ QUANDO ENCONTRO UMA POSTAGEN ASSIM COM A INTENÇÃO DE AUXILIAR AS PESSOAS SSEM QUERER NADA EM TROCA,MEUS PARABENS E QUE SUA ATITUDE SEJA REPETIDA POR MUITOS .

MAIS UM OPALEIRO DE ARARAQUARA.......

LEGAL, SEJA BEM VINDO!!!

SAIBA QUE DE VEZ EM QUANDO O IVO (QUEM FEZ O TÓPICO) APARECE POR AQUI PRA VER OS AMIGOS, RSRS

Hammer Fall
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 727
Modelo do carro : Opala Luxo 1974

Mensagem por Hammer Fall em Ter 8 Maio - 17:51:37

vai me ajudar bastante na troca do pivo do meu opala cheers

Botelho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 83
Modelo do carro : Opala SS 79
Cilindros : 6caneco

Mensagem por Botelho em Dom 3 Jun - 21:11:02

Parabens aos amigos opaleiros,topico muito util,bacana e principalmente incentivador,é isso aí gurisada vamos colocar a mao na massa!!!!!

Leo773
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2162
Modelo do carro :
Opala SS4 76/76 Branco
Opala Diplomata SE 4.1/S 89/89 Preto

Mensagem por Leo773 em Qui 20 Set - 16:38:33

rafaelopalaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Modelo do carro : Diplomata 1989 4

Caravan 75 Rat.

Mensagem por rafaelopalaleiro em Dom 18 Ago - 11:50:43

parabéns muito show, vou fazer um em colhedor desses pra mim vlw mesmo cara...

carlos.miranda
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Modelo do carro : opala ano 1973, 4c vermelho 4 portas modelo luxo
Cilindros : 4c 2.5 indo pra 6c 4.1

Mensagem por carlos.miranda em Seg 19 Maio - 15:00:11

Alguém já tentou encolher as molas com aquele tipo de encolhedor externo? com duas garras? será que rola?

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3091

Mensagem por AndersonJF em Seg 19 Maio - 16:39:03

O difícil é dá pega direito mas se der pega...rola, mas cuidado com gambiarra heim mola tem muita pressão essa porcaria pode até matar...

filipeaguiar
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8
Modelo do carro : Opala 73 2 portas
Cilindros : 4CC

Mensagem por filipeaguiar em Qua 8 Abr - 14:16:53

Ótimo tópico.Parabéns!

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7875
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 12 Ago - 17:36:44

Fotos do tutorial RECUPERADAS.

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Fabian Araujo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 11
Modelo do carro : Opala Caravan Diplomata - 1990
Cilindros : 6 Cilindros

Mensagem por Fabian Araujo em Seg 5 Set - 11:18:43

Amigos,

Estou trocando as molas e amortecedores da minha Caravan 1990. Comprei os amortecedores Cofap Turbogás, mas tenho uma dúvida: os amortecedores traseiros antigos estavam com batedor.

É preciso instalar os traseiros com batedor ?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:19:57

Data/hora atual: Qua 7 Dez - 17:19:57