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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Ivo Filho Sáb 7 Ago - 15:01:46

    Essa semana eu tive de trocar as molas do carro. Achei interessante colocar como fazer sem retirar o agragado do carro. Tem alguns macetes que se o cara nao seguir vai sofrer muito sem falar no risco de se machucar, e machucar gravemente mesmo.
    Tem um topico de como retirar o agregado e desmontar a suspensão, mas neste processo tem algumas diferenças bem relevantes.
    bom, no meu caso primeiro de tudo é preparar o carro:
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    Emseguida retire a calota. é sempre importante colcoar a chave de fenta proximo do reforço da calota para nao empenar.

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    Com o carro ainda no chão afrouxe todos os parafusos das rodas.

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Image

    Sempre ao levantar o carro com o macaco, nunca deixe o freio de mao puxado ou o carro engatado, pois ele pode escorregar do macaco e causar muitos danos no cartes do motor, isso se nao machucar alguem.

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    Jamais confie no no macaco, sempre use um cavalete, nest caso coloque na longarina, um de cada lado.

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    Aqui como fica o aranjo d apreparação para a desmontagem.

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    A altura para retirar as molas deve ser mais ou menos uns 30 cm da parte de baixo do pneu até o chao. Isso vai facilitar na hora de colocar o encolhedor dentro da torre.

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    A primeira coisa que se deve fazer ao retirar as rodas e mandar WD-40 ou desengripante no eixo do amortecedor e squecer por uns 10 minutos, isso vai ajudar a soltar a bendita da porca. passar uma escovinha de aço na rosca ajuda muito também.

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Image

    Começe a desmontagem pelos parafusos dos tensores e dos amortecedores. Procure fazer um lado de cada vez, ou seja uma mola por vez, isso evitará que tenha um monte de parafusos e porcas soltos por ai.
    abaixo, muitos vao achar frescura, mas procure usar luvas. Muitas vezes estes parafusos estao montados a muitos anos e na hora de soltar estao todos engripados, quando soltam as mãos batem em partes cortantes e cabam se machucando. lembren-se isto aqui é um lazer hehehe nao masoquismo..

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Image

    idem acima

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    Para retira o amortecedor após os preparativos com a escovinha de aço e o desingripante, use uma chave 17 e um alicate de pressao.

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    Para fazer da desmontagem e manutenção do carro uma coisa prazerosa, o ideal é ser organizado, use caixas ou potes para guardar os parafusos. Tem coisa mais chata que inciar a montagem ficar mais de meia hora procurando um parafuso se simplesmente sumiu...

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Image

    bom, agora é hora de colocar o encolhedor de molas, sem esta ferramente nem comece a mexer, enm se aventure a fazer com um macaco jacare, pois a mola pode espirrar a sair voando.

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    A porca do encolhedor deve ser montada com rosta total.

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    Agora é hora de começar a parte realmente perigosa, preste muita atenção...
    soltar o pivô:
    solte a porca do pivô mais um menos duas voltas.

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    Dê uma martelada seca e forte na mnca do eixo ate qeu o pivo se solte.

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    Aqui o pivô ja esta solto. pode ser feito esta etapa com o encolhedor no lugar, é uma segurança a mais para quem nao tem muita experiência, mas lembre-se, se o encolhedor estiver apertado, a mola nao tem força suficiente para soltar o pivô.
    aquio pivo solta e ja encosta na porca de novo. da um estralo bem forte quando solta e bate na porca.

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Image

    Em seguida vamos soltar a bandeja inferior. Primeiro vc solta a porca da bandeja antes de aperta o encolhedor, em seguida vc puxa o parafuso. nesta hora o encolhedor tem de estar apertado.

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    Em seguida, afruxando ou apertando o encolhedor, vc acha uma posição que o parafuso sai sem esforço algum. Nunca bata com uma talhadeita ou qualquer coisa para que o parafuso saia do alojamendo sob risco de estragar a rosca e na hora da montgem sofrer para colocar a porca.

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    Pode acontecer da bandeja dar uma enroscada para descer ai é so dar uma maozinha com uma chave de fenda.

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    para retirar a porca do pivo, pode acontecer dele começar a girar junto. Não se desespere, é so apertar o encolhedor ate o pivo prender de novo e soltar a porca a te sair, em seguida solte um pouco (só um pouco) o encolhedor e de umas pancadas até soltar o assento. Lembre-se, quando mais o encolhedor estiver solto, mais pressao terá na mola e mais facil soltará, mas nunca solte muito se nao a hor aque soltar vc vai tomar o verdadeiro susto.

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    Agora é soó soltar a mola. Nunca , jamais deite embaixo da bandeja, pois pode espanar a rosca da porca do encolhedor por exemplo e a bandeja desce de uma vez.

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Image

    Outa coisa, preste bem atenção se quando estiver soltando a borboleta embaixo, se o encolhedor nao esta girando junto, isto pode significar que a porca vai escapar.

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    Bom, aqui está, a mola esta no chao.

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    Hora de abrir o presente

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    VEja,molas de mesmo tamanho, mas com resultados bem diferentes.

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    Nem sempre que a mola sai o batente vem junto, mesmo assim tem de fazer inspeção. nao monte a mola com o batente no lugar pois pode ficar mordido e o resultado é o carro torto.

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    Pode usar fita isolante, crepe para prender o batente. eu usei fio de estanho que com o tempo vai deteriorar e desaparecer, mas evite usar arame de aço que alem de danificar o batente pode ficar rangendo a suspensao.

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    Para encaixar a mola é bom ter um jacarezinho na mao, pq cansa ficar tentando encaixar a mola e o encolhedor na torre.

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    Para montar o processo é reverso, mas tem uns macetinhos para a bincadeira acabar bem.
    quando começar a encolher a mola, preste muita atençaõ na bandeja.
    Lembre-se de puxar o disco e a ponta de eixo para nao rasfar a coifa do pivô

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    Cuidado para nao se empolgar a esquecer de encaixar o pivo....se passar do ponto nao tem jeito dem de afruxar de novo.

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    ao ir apertando o encolhedor praticamente tudo vai se encaixando de novo.

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    Os parafusos do tensor se encaixam sem fazer nenhuma força. Au contrario do que se pensa, nao é preciso tirar a barra estabilizadora nem desmontar os tensores das buchas ( acreditem tem gente que tira isso tudo)

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    é só ir apertando que tudo vai se encainxando.

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    Por medida de segurança, ja começe a montar a porca do pivô.

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    E continue apertando o encolhedor

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    Para encaixar o parafuso da bandeja eu uso um martelo de borracha, as vzs nem isso precisa da para colocar com a mão. O segredo é ir ajustando a altura do encolhedor ate que fica certinho a passagem.

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    uma batida e ja era.

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    Caso alguem tenha trocado a bandeja ou tenha desmontado tudo de uma so vez e se perdido, a borracha da bandeja tem de ficar voltada para a frente do carro.

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    Em seguida é montar o amortecedor, é necessario outro macete par anao deixar o cidadao desesperado. quando começar a colocar a porca pode começar a girar a haste do amortecedor. ai tem de usar uma chave que nem sei o nome dele, mas quebra um galho.

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    Prenda a haste por baixo do batente e monte a porca.

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    Nota: a arruela do batente é montada com a concavidade para baixo.

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    Em seguida aperte com um alicate de pressao e chave 17 tal qual no processo de desmontagem.

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    TRabalho terminado, maos limpas e nenhum machucado.

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    Como estava:

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    Como ficou: parece nao ter diferença, mas nun carro com apelo de originalidade, estava feio com a frente arriada e sem falar nos elos das molas que estavam batendo.

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    Aqui o carro pronto.
    A troca com as fotografias demorou 45 minutos, sem as fotos fiz em 30 minutos, foi bem divertido seguro e claro...barato...

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    Espero qeu sirva par a turma que gosta de ser mecanico de final de semana..
    Abraços as todos

    Ivo Filho


    Última edição por Ivo Filho em Sáb 7 Ago - 18:32:16, editado 1 vez(es)


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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por Eduardo SSa Sáb 7 Ago - 18:15:24

    Muito bom, belo tutorial, precisamos de mais tópicos como esse.

    Obrigado por compartilhar amigo

    Parabéns OKK

    Fixei ok


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    Mensagem por Ivo Filho Sáb 7 Ago - 18:34:37

    opa Eduardo, fico ate lisongeado....eu devia ter feito a mesma coisa quando revisei o cambio automatico.....
    Da qui para frente vou procurar postar mais procedimentos, pois para tudo tem um macete que muitas vzs é a salvação da lavoura heheheh....


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    Mensagem por Eduardo SSa Sáb 7 Ago - 19:16:42

    Bem isso Ivo

    Não deixe a oportunidade passar, pois esses tutorias é SEMPRE a salvação da lavoura

    OKK


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    Mensagem por Erik6bocao Sáb 7 Ago - 20:10:01

    cara ficou fino demais, parabéns mesmo, muito bom

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    Mensagem por Palao75 Sáb 7 Ago - 22:20:18

    Muito bom amigo, fiz o meu mas com encoledores normais, duas hastes e nao foi mole nao. Com o encolhedor especifico fica bem mais facil mas o dificil é achar ele...
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    Mensagem por gilrichardbr Dom 8 Ago - 17:43:35

    Ivo, ha poucos dias tbm troquei todas as molas do meu opala, só que numa oficina, rs. Coloquei as molas originais pois estavam com 1 elo e meio cortadas (Comprei assim). Depois que o carro ja estava na oficina que fiquei sabendo que o proprio cara da oficina nao possuia esse encolhedor de molas e teve que emprestar de outro local! Por aí ja se ve que nao levei no melhor profissional, né? rs. Bom, primeiramente eu queira te elogiar pelo tutorial muito bem elaborado e rico em detalhes, achei muito legal sua preocupação explicando para leigos (o que nem sempre a gente ve, pois o pessoal geralmente explica para quem ja tem mais conhecimento, as vezes "pulando" detalhes importantissimos) e tbm suas dicas sobre segurança!
    postei nesse link: http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/molas-dianteiras-no-lugar-das-trazeiras-do-opala-t9887-27.htm

    Agora o que eu queria te pedir, se for possivel, é claro é postar as fotos e detalhes com medidas do ENCOLHEDOR DE MOLAS pois aparenta ser um dispositivo relativamente simples de se fazer e eu gostaria muito de ter um pra qdo precisar. Acho que pode ser util pra muita gente aqui no forum tbm! Valeu!!!
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    Mensagem por Ivo Filho Dom 8 Ago - 20:15:28

    Caramba gil, verdade, otima ideia, assimq ue voltar para casa eu faço o desenho e posto. só nao vou poder falar o material mas colocareium que tem relativa resistencia mecanica boa.

    Nota: estou em curitiba a trabalho e ate agora só vi um opala hehehe sera que nao vou ver nenhum conhecindo rsrsrs. pena que ja volto amanha a noite.
    rss

    abraços


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    Mensagem por j ricardo Dom 8 Ago - 20:54:52

    Rápido né? da ultima vez gastei 4 horas para o mesmo serviço! mas tomei um couro da porca do amortecedor...
    belo walkthrough!
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    Mensagem por fabioadj Ter 17 Ago - 11:02:59

    Amigo, Ivo Filho,é o seguinte, meu Diplomata é um 6cc e está rebaixado,gostaria de erguer um pouquinho a suspensão da máquina, pois aqui onde estou morando atualmente as ruas são uma calamidade, é seguro calçar as molas ou só mesmo trocando-as, se for o caso, qual a melhor maneira de calçar? Aproveito para parabenizar pelo tutorial, ficou dez.
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por gilrichardbr Ter 17 Ago - 11:23:12

    Ola Fabio, desculpa "eu me meter na conversa", (vc perguntou para o cara certo), mas gostaria de contribuir com minha opiniao propria, TROQUE AS MOLAS, nao tem nem comparação um opala com as molas novas, principalmente o 6 cil. O conforto vai recompensar o seu investimento, cerca de R$160,00 Cofap original (Procure a mola correta para o SEU carro, pois "falam" que 6 cil são todas iguais, mas existe uma para cada modelo (Com ou sem ar cond., cambio manual ou automatico, etc...)
    deve ter um pouco mais de informação aqui:
    http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/molas-dianteiras-no-lugar-das-trazeiras-do-opala-t9887.htm

    Abç!
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por Ivo Filho Ter 17 Ago - 19:04:37

    Olá Fabio.

    É o seguinte, da para calçar, inclusive ue tenho os calços que fiz em nylon e apos alguns meses de uso retirei pois constatei o seguinte:
    quando coloquei os calços, o carro atingiu a altura desejada (quando cortei as molas eu dei uma errada e o carro ficou muito baixo), mas en fim, quando vc usa calços na verdade vc não esta levantando o carro por que os calços elevaram sua altura, ams sim pq usando calços vc imprime mais pressão na mola. em resumo, o carro fica mais alto, porém mais duro e em certas ocasiões eu quase me perdia o controle pois as molas tinham muita "reação" em ondulações e depressões, principalemnte em rodovia.
    Faça como o Gil falou, coloque molas novas e de preferencia cofap e tbm de acordo com a configuração do teu carro. Depois de trocar as molas, nos primeiros 50 metros e depois da primeira lombada nunca mais vc vai querer andar d eopala rebaixado....a propóssito, que opalão bonito o teu!!!

    e ai Gil, novidades ai??


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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por fabioadj Ter 17 Ago - 19:30:05

    Valeu galera pelas dicas, vou fazer isso mesmo, molas novas na máquina, só não sei se vou encontrar aqui na minha cidade, depois coloco umas fotos de como ficou a máquina, abraços...
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por opalass Qua 8 Set - 22:45:20

    MUITO BOM O TOPICO
    Nota 10 aos amigos contribuintes
    Uma pergunta: esse encolhedor que vc usou é artesanal ou é dos que são vendidos mesmo? to pensando em fazer um, mas vem as duvidas de medidas...

    meu carro ta uns 3 cm mais baixo do lado direito com relação ao esquerdo. todas molas sao novas.
    as dianteiras mandei trocar, por nao ter o encolhedor... mas nao vi se fico bem encaixadas, nem se ficou sem a borracha...

    Oque voces me dizem? (ela ta 1 dedo mais baixo do lado direito)

    valeu amigos
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por thiago.santiago Seg 14 Fev - 5:24:31

    Como posso colocar o batente da balança superior , aquele em forma de pino sem desmontar nada? de um lado do carro nao tem
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por Ivo Filho Seg 14 Fev - 5:42:39

    thiago.santiago escreveu:Como posso colocar o batente da balança superior , aquele em forma de pino sem desmontar nada? de um lado do carro nao tem

    é bem dificil, mas nao impossivel.

    Levante o lado que esta sem o batente, calse a roda com outra roda e retire do macaco, Assim o peso do carro vai concentrar todo nesta roda. quando mais peso vc tiver nessa roda, mais as molas encolhem e abre espaço para "tentar" colocar se desmontar nada, depois que o parafuso passou pelo furo, vc levanta o carro ate sentir que a bandeja ja prensou o batente ai vc aperta ele sem que o mesmo gire.

    Nunca fiz isso dessa forma, mas é assim que eu tentaria fazer.


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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por Ivo Filho Seg 14 Fev - 5:46:32

    opalass escreveu:MUITO BOM O TOPICO
    Nota 10 aos amigos contribuintes
    Uma pergunta: esse encolhedor que vc usou é artesanal ou é dos que são vendidos mesmo? to pensando em fazer um, mas vem as duvidas de medidas...

    meu carro ta uns 3 cm mais baixo do lado direito com relação ao esquerdo. todas molas sao novas.
    as dianteiras mandei trocar, por nao ter o encolhedor... mas nao vi se fico bem encaixadas, nem se ficou sem a borracha...

    Oque voces me dizem? (ela ta 1 dedo mais baixo do lado direito)

    valeu amigos

    Deculpe na ter respondido antes, só hoje vi tua pergunta.

    se tudo estiver montado certinho restam duas alternativas para teu questionamento.

    1: o quadro foi aberto com um macaco hidraulico e nao gabaritado, se uma das torres de abriu mais que a outra, o carro fica torto (um dos meus esta assim)

    2: tem "mexanico" que coloca o pivô superior por cima da bandeja, quando o correto é por baixo.

    fora isso, so restam problemas de montagem, calços faltando ou diferentes (tem calço certo para cada tipo de mola)

    veja lá.


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    Mensagem por MCorrea Seg 14 Fev - 10:19:07

    Mecânico dos "bão" esse Ivo Filho hein? parabéns pelo walkthrough! deu vontade de sair da frente do pc e ir lá na garagem trocar as molas! uma pena que você não more na mesma cidade que eu Mad

    Uma coisa: tem como trocar os amortecedores sem baixar o agregado? e as buchas?
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por j ricardo Seg 14 Fev - 10:37:38

    MCorrea escreveu:Mecânico dos "bão" esse Ivo Filho hein? parabéns pelo walkthrough! deu vontade de sair da frente do pc e ir lá na garagem trocar as molas! uma pena que você não more na mesma cidade que eu Mad

    Uma coisa: tem como trocar os amortecedores sem baixar o agregado? e as buchas?

    deixa eu me meter: pra trocar os amortecedores não precisa soltar praticamente nada, além deles... pode ver que é um das primeiras coisas a sair e a ultima a ser montada...

    já pra trocar as buchas de bandeja é tudo isso aí que tá vendo: desmonta quase tudo igual ao passo a passo do IVO...
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    Mensagem por Ivo Filho Seg 14 Fev - 10:55:54

    Entao, amortecedor é tranquilo, buchas, as inferiores hoje em dia nao se troca só a bucha, compra a bandeja cofap, é a melhor que tem e ja vem com a bucha original de verdade montada nela (não aquelas axios que tem o gm raspado)

    agora as buchas superiores, essas tem de descer o agregado e é bom ter uma prensa hidraulica ou a ferramenta certa pra prensar as buchas, com marreta destroi a bucha e nao assenta legal no lugar.

    uma coisa umportante se for fazer as buchas de cima, faça um lado de cada vez pois se desmontar tudo, depois para descobrir qual mancal de bucha é esquerdo e qual é direito vc pode demorar o dia inteiro e ainda montar errado, resultando num carro hiper mega super torto, pq da pra montar de ponta cabeça de tras pra frente a esquerda na direita e a direita na esquerda e nenhum jeito fica como o jeito correto.


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    Mensagem por juliano costa Seg 14 Fev - 19:49:35

    show de tópico...parabens ivo.
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    Mensagem por Leandro Tiago Braga Qua 23 Fev - 10:47:27

    E ai Ivo na PAZ?!
    Ivo em um a última nota vc diz:montar aarruela do batente virada para baixo.O que acontece se for o contrario?
    Nesta segunda eu comprei umas molas novas e mandei trocar, o conforto ficou dez mas agora quando passo em lombadas e buracos começou a fazer um tremendo estralo ( Parecendo um coiçe ) somente do lado direito o lado do passageiro, chega a se sentir no eixo eu liguei para o cara que trocou as molas e ele disse que tem que desmontar para ver,mas ja adiantou que pode ser o pivô superior ou a bucha de balança superior.
    Me dê sua opinião!
    DEsde ja Obrigado a vc e a todos que quiserem opinar!
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    Mensagem por Ivo Filho Qua 23 Fev - 11:14:08

    O que ele te falou procede....
    Para ver de é a bucha de cima é facil
    com o carro no chao, coloque as maos na parte de cima do pneu e puxe e solte com força. Se a bucha estiver ruim ja da pra escutar e sentir a folga.
    Se for pivô, ai só desmontando pra ver sem a carga da mola.
    pode ser tbm terminal de direção.


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    Mensagem por Ivo Filho Qua 23 Fev - 11:18:03

    Quanto à arruela do batente é o seguinte: a arruela prende o batente somente no centro e permite ao amortecedor realizar movimentos que se originam durante o funcionamento da suspensao. Se vc montar a arruela ao contrario o centro do batente ficará solto e os extremos apertados dificultando o movimento.
    a unica coisa que acontece se montar errado é diminuir a vida util do batente.


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    Mensagem por Leandro Tiago Braga Qui 24 Fev - 7:11:41

    Ivo depois que coloquei as molas novas na dianteira a traseira ficou baixa demais!!!
    Em um outro tópico li sobre a polêmica de se colocar as molas dianteiras na traseira.
    As minhas estavam já cortadas sem um elo, e meio cansadas sera que fica bacana para usa las na trazeira?
    Obs: Eu não tenho espaço no porta malas, pois o mesmo comporta uma bateria para o som, uma caixa de mdf de 30mm com 4 pionner de 1200, os tres modulos de potência, uma caixa de ferramentas bem pesada, um macaco jacaré e uns produtos para limpeza além do estepe.
    Agora imagina como esta com as molas originais trazeiras ja cansadas ( pelo Avatar vc o vê todo rebaixado imagine agora com as molas novas na frente).
    Por favor sua opinião.
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 24 Fev - 9:20:53

    mola dianteira atrar só de for de 4 cilindros, fica mais firme, se vc colocar de seis cilindros, o carro pode ficar um pau de duro, Vc ja tentou balançar um 6cil sem o motor no cofre?, nem mexe, parece que o carro nao tem mola.
    Minha opnião, sou mais de pegar duas molas trazeiras em um ferro velho ou duas novas.
    Por inclivel que pareça, coloquei molas novas no 91 e a trazeira ainda sim nao ficou alta. quando enche o tanque parece que a tazeira esta mais baixa que a frente...


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    Mensagem por Paulo Corso Qui 24 Fev - 13:09:32

    Cara parabéns pelo tutorial, ajuda demais, com a ferramentas certas tudo fica mais fácil!! Se eu tivesse uma garagem com a sua...


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    Mensagem por Alex S.B.R. Ter 30 Ago - 13:03:28

    ótimo tópico Ivo, parabéns!!!

    em março do ano passado eu me aventurei tbm nessa empreitada. Na época não tive oportunidade de fotografar, mas foi um pouco sofrido tbm, troquei todo o embuchamento dianteiro e os amortecedores... pra tirar as molas, usei o macaco jacaré. Pra colocar, tive que mandar fazer um pra mim, não houve outro meio de colocar!!! Depois ficou fácil!!!

    abs
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    Mensagem por Malves Qui 10 Nov - 11:25:42

    Alguem de curitiba teria um encolhedor de molas para emprestar?

    estou querendo trocar as molas da caravela, mas sem essa ferramenta, não tem como.

    se algum amigo tiver, e puder emprestar, ficarei muito grato.
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    Mensagem por Baldan Qui 10 Nov - 15:50:53

    Esse topico tá melhor que SENAI hahaha.
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    Mensagem por Jefferson Maia Qui 19 Abr - 9:36:20

    Belo Tópico . muito bem explicado.. levo mau tanks;;;;;
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty CONGRATULAÇÕES

    Mensagem por alexandre garcia Ter 8 maio - 16:19:43

    AMIGO,FICO MUITO FELIZ QUANDO ENCONTRO UMA POSTAGEN ASSIM COM A INTENÇÃO DE AUXILIAR AS PESSOAS SSEM QUERER NADA EM TROCA,MEUS PARABENS E QUE SUA ATITUDE SEJA REPETIDA POR MUITOS .
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    Mensagem por gilrichardbr Ter 8 maio - 16:58:58

    alexandre garcia escreveu:AMIGO,FICO MUITO FELIZ QUANDO ENCONTRO UMA POSTAGEN ASSIM COM A INTENÇÃO DE AUXILIAR AS PESSOAS SSEM QUERER NADA EM TROCA,MEUS PARABENS E QUE SUA ATITUDE SEJA REPETIDA POR MUITOS .

    MAIS UM OPALEIRO DE ARARAQUARA.......

    LEGAL, SEJA BEM VINDO!!!

    SAIBA QUE DE VEZ EM QUANDO O IVO (QUEM FEZ O TÓPICO) APARECE POR AQUI PRA VER OS AMIGOS, RSRS
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    Mensagem por Hammer Fall Ter 8 maio - 17:51:37

    vai me ajudar bastante na troca do pivo do meu opala cheers
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    Mensagem por Botelho Dom 3 Jun - 21:11:02

    Parabens aos amigos opaleiros,topico muito util,bacana e principalmente incentivador,é isso aí gurisada vamos colocar a mao na massa!!!!!
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    Mensagem por Leo773 Qui 20 Set - 16:38:33

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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por rafaelopalaleiro Dom 18 Ago - 11:50:43

    parabéns muito show, vou fazer um em colhedor desses pra mim vlw mesmo cara...
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por carlos.miranda Seg 19 maio - 15:00:11

    Alguém já tentou encolher as molas com aquele tipo de encolhedor externo? com duas garras? será que rola?
    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado 2i0643r
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    Mensagem por AndersonJF Seg 19 maio - 16:39:03

    O difícil é dá pega direito mas se der pega...rola, mas cuidado com gambiarra heim mola tem muita pressão essa porcaria pode até matar...
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por filipeaguiar Qua 8 Abr - 14:16:53

    Ótimo tópico.Parabéns!
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 12 Ago - 17:36:44

    Fotos do tutorial RECUPERADAS.


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    Mensagem por Fabian Araujo Seg 5 Set - 11:18:43

    Amigos,

    Estou trocando as molas e amortecedores da minha Caravan 1990. Comprei os amortecedores Cofap Turbogás, mas tenho uma dúvida: os amortecedores traseiros antigos estavam com batedor.

    É preciso instalar os traseiros com batedor ?
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Dúvidas sobre o encolhedor de molas

    Mensagem por Paulo Alexandre barba Sáb 1 Abr - 10:47:36

    Olá,  bom dia a todos os membros desse fórum, meu nome é  Paulo sou de São Paulo   , é  a primeira vez que estou entrando no fórum  , me desculpe  se estou postando no lugar  errado , mas estou feliz  de fazer  parte  deste fórum,  isso se vocês concordarem é  claro , tenho uma caravan  1990 6cc  e tenho algumas dúvidas  e aqui é  um lugar bacana  pra gente  trocar algumas  ideias, tenho uma dúvida não encontro esse encolhedor de molas em lugar nenhum e quando acha é muito caro tenho um encolhedor de gol estou pensando em desmanchar ele e fazer um para opala ele tem uma rosca trapezoidal bem resistente eu tenho a aste do amortecedor dianteiro da caravan vou mandar fare uma solda mim bem feita e unir as doas partes vai ficar com 60 cm certinho , o problema é que só tem 25 cm de rosca enquanto esse encolhedor do opala tem 35 cm , aí fica a minha dúvida quando vocês encolhem a mola até o máximo para poder soltar o parafuso da bandeira , sobra alguma rosca ou usa todo os 35cm de rosca ? Se alguém poder me tiras essa dúvida eu agradeço, obrigado
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por adpachec Sáb 1 Abr - 21:55:32

    Paulo Alexandre barba escreveu:Olá,  bom dia a todos os membros desse fórum, meu nome é  Paulo sou de São Paulo   , é  a primeira vez que estou entrando no fórum  , me desculpe  se estou postando no lugar  errado , mas estou feliz  de fazer  parte  deste fórum,  isso se vocês concordarem é  claro , tenho uma caravan  1990 6cc  e tenho algumas dúvidas  e aqui é  um lugar bacana  pra gente  trocar algumas  ideias, tenho uma dúvida não encontro esse encolhedor de molas em lugar nenhum e quando acha é  muito caro tenho um encolhedor de gol estou pensando em desmanchar ele e fazer um  para  opala ele tem uma rosca trapezoidal bem resistente  eu tenho a aste do amortecedor dianteiro da caravan  vou mandar fare uma solda mim bem feita  e unir as doas partes  vai ficar com 60 cm certinho , o problema  é  que só tem 25 cm de rosca  enquanto esse encolhedor  do opala tem 35 cm , aí fica a minha dúvida  quando vocês encolhem a  mola até o máximo  para poder  soltar  o parafuso  da bandeira  ,  sobra alguma rosca ou usa todo os 35cm de rosca ?  Se alguém  poder me tiras essa dúvida  eu agradeço,  obrigado

    Eu uso uma barra roscada de 1\2" com 02 porcas de cada lado, e um perfil "U" de aço e arruelas grossas do próprio amortecedor.

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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Fotos do encolhedor

    Mensagem por Paulo Alexandre barba Seg 3 Abr - 21:05:53

    Vai aí algumas fotos do encolhedor
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por Paulo Alexandre barba Seg 3 Abr - 21:08:38

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado 20230412
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    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado Empty Re: Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

    Mensagem por Paulo Alexandre barba Seg 3 Abr - 21:10:28

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado 20230415
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    Mensagem por Paulo Alexandre barba Seg 3 Abr - 21:15:29

    molas - Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado 20230417
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    Mensagem por adpachec Ter 4 Abr - 9:27:44

    Paulo Alexandre barba escreveu:Vai aí algumas fotos do encolhedor


    E.....

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