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Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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Abrindo motor 151-S

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Cassio_Opala
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Abrindo motor 151-S

Mensagem por Cassio_Opala em Dom 15 Ago - 18:01:02

Amigos,
Os mecânicos que me desculpem, mas resolvi abrir, não aguentei.
Tenho uma boa noção, e já tirei os pistões (identifiquei os cilindros e guardei na sequencia).
Antes de tirar o vira, gostaria de saber como inspeciono os pistões, cilindros e bielas. Provavelmente terei que comprar um paquimetro.
Tem como inspecionar o vira e as bronzinas de mancal sem tirar o vira? Ou eu tenho que tirá-lo pra trocar retentores de óleo?
Conto com a ajuda dos colegas.
Abraço
Cássio


Última edição por Cassio_Opala em Dom 22 Ago - 19:56:32, editado 1 vez(es)

nicolas opaleiro
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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por nicolas opaleiro em Dom 15 Ago - 18:52:23

da uma olhada nos aneis pra verem se naum estão travados e para verificar as brozinas so tirando o vira mesmo para ver se esta muito desgastada, tira umas fotos das peças ai tb pra galera poder ajudar melhor tb xD

Pedro Malta
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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Pedro Malta em Dom 15 Ago - 20:17:11

Quando as medidas e tal... em geral já procura uma retifica que vc vá fazer os serviços e leva pra medir e inspecionar.. normalmente eles não cobram isso!

No mínimo será bem provável troca de bronzinas e mancais... anéis... assentamento das válvulas e anéis de vedação do cabeçote é sempre o recomendado... já que o motor está aberto mesmo... então já vai aproveitando dos caras da retífica!

No meu caso os caras também conseguiram as peças como anéis e bronzinas a preço compativel ou abaixo do mercado! pois eles normalmente tem desconto com auto peças neh!

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Cassio_Opala
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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Cassio_Opala em Dom 15 Ago - 20:40:47

Beleza irmão,
Amanhã termino de desmontar o vira e vou postar umas fotos.
Os anéis não estão travados, as bronzinas de biela não estão avermelhadas, mas não sei ainda qual a medida.
Grato pela força. Suspeito que o motor é bom, apenas precisa de uma revisão para ficar zerado.
Acho que não precisa de retifica. Espero....
Cássio
nicolas opaleiro escreveu:da uma olhada nos aneis pra verem se naum estão travados e para verificar as brozinas so tirando o vira mesmo para ver se esta muito desgastada, tira umas fotos das peças ai tb pra galera poder ajudar melhor tb xD

Cassio_Opala
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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Cassio_Opala em Dom 15 Ago - 20:45:54

Pedro,
Grato pela ajuda.
Mas pretendo desmontar inteiro e só levar pra retifica se realmente não tiver jeito,
O cabeçote não tem jeito, esse nem vou por a mão, mas vou por umas fotos dele aqui para opiniões tambem.
Acho que se levar pra retifica do jeito que esta eles vão querer retificar o bloco. E acho que as camisas estão legais no visual.
Abraço
Cássio
Pedro Malta escreveu:Quando as medidas e tal... em geral já procura uma retifica que vc vá fazer os serviços e leva pra medir e inspecionar.. normalmente eles não cobram isso!

No mínimo será bem provável troca de bronzinas e mancais... anéis... assentamento das válvulas e anéis de vedação do cabeçote é sempre o recomendado... já que o motor está aberto mesmo... então já vai aproveitando dos caras da retífica!

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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por frederico santos em Seg 16 Ago - 19:51:43

SÓ p ter uma ideia as minhas camisas estão com um baita sulco de cima embaixo. vaza um pouco de compressão, mas ñ fuma e ta indo de boa até hoje . só troquei os aneis pois os mesmo tavam todos quebrados. mais Sei q o certo é uma retifica...

Cassio_Opala
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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Cassio_Opala em Ter 17 Ago - 11:38:15

As bronzinas de biela são 0,30 (????)
As de mancal ainda não vi.
O comando esta com a engrenagem que vira o distribuidor ruim, então vou troca-lo. Eu já tive um Opala que fiz uma revisão no distribuidor e a engrenagem (do distribuidor) quebrava toda hora e eu voltava no cara que revisou e ele trocava a engrenagem e checava tudo de novo, isso umas 4 vezes até que ele se encheu e disse "não é possível, isso deve ser problema no comando..." e não é que ele estava certo!!! rsrsrsrsrs acho que quando as duas engrenagem estão com desgaste, o bicho vai.... arruma um pra tu ve!!!
Grato pela mensagem
Abraço
Cássio

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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por j ricardo em Ter 17 Ago - 13:44:14

Bronzinas 0,30? ixi... se fizer retífica de vira vai para ultima medida(0,40=1mm)
estavan avermelhadas? e o colo do vira? tá riscado?

Cassio_Opala
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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Cassio_Opala em Ter 17 Ago - 13:56:22

Hummmm, boa pergunta, vou verificar. Acho que tinha uma bronzina avermelhada (Biela) as de mancal todas estão OK.
Abraço
Cássio

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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por jffersonave em Ter 17 Ago - 19:38:04

humm,se o vira estiver muito riscado e bom levar numa retifica,pra medir o desgaste do anel,é bom tirar um deles do pistão e colocar dentro da camisa do bloco do mesmo sentido que ele trabalha,geralmente ele tem que ficar bem juntinho ali onde se unem as duas pontas,quanto mais desgastado ,mais aberto fica.

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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Cassio_Opala em Ter 17 Ago - 19:52:21

Vou ver se encontro a medida do pistão, será que está marcado nele?
Quanto aos anéis, vou por novos, acho que é melhor.
O duro agora é saber se preciso retificar o vira. Infelizmente durante a semana não consigo ver, mas no final de semana eu vou limpar direitinho e medir com o meu paquimetro ou com o micrometro de um amigo e ver se tem "riscos" como vc comentou principalmente no lugar onde havia uma bronzina avermelhada.
Meu motor é 0J (80) e eu tenho um motor aqui 1J (71) será que dá pra aproveitar o comando? E o vira? Tuchos?
Outra duvida, como posso saber se dá pra aproveitar a bomba de óleo?
Grato pela ajuda
Cássio

jffersonave escreveu:humm,se o vira estiver muito riscado e bom levar numa retifica,pra medir o desgaste do anel,é bom tirar um deles do pistão e colocar dentro da camisa do bloco do mesmo sentido que ele trabalha,geralmente ele tem que ficar bem juntinho ali onde se unem as duas pontas,quanto mais desgastado ,mais aberto fica.

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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Cassio_Opala em Dom 22 Ago - 11:28:53

Pessoal, as medidas são:
medida do Mancal do vira (começando pela frente do motor): Bronzina 0,20 sem desgaste.
1) 58,00 57,95
2) 57,95 57,95
3) 57,95 57,95
4) 58,00 57,95
5) 57,95 57,95
medida da Biela do vira (pistão): Bronzina 0,30 com desgaste "laranja"
1) 50,00 - 50,00
2) 50,10 - 50,05
3) 50,05 - 50,10
4) 50,05 - 50,05
Diâmetro do pistão (saia - crista)
1) 102,55 - 102,00
2) 102,55 - 102,00
3) 102,55 - 102,00
4) 102,55 - 102,00
Folga do anel (crista - saia) - 16mm da extremidade:
1) 1,15 - 1,10
2) 1,20 - 1,15
3) 1,20 - 1,10
4) 1,15 - 1,10

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Guilherme estou postando as medidas para que todos possam acompanhar o trabalho, ok?
Abraço
Cássio

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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Marko4100 em Sex 27 Ago - 17:48:14

Como anda o trabalho Cassio? Muito complicado? To pensando em abrir o meu.... vazou óleo hj....

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Re: Abrindo motor 151-S

Mensagem por Cassio_Opala em Sex 27 Ago - 19:51:17

Caro amigo,
Comprei este motor e antes de por no carro resolvi abrir pra ver como estava a coisa.
Contei com a ajuda do Guilherme que é um cara interado em mecânica e analisamos várias possibilidades e custos.
Pelas medidas acima vemos que o bloco está na última medida 1,0mm e até pensamos em por pistão 1,5mm mas achamos muito arriscado pois a parede fica fina e as grandes fabricas de pistões não fazem mais esta medida (por que será?).
O vira tbm estava um pouco riscado e retifica pra última medida tbm. Ou seja, é melhor fazer o motor inteiro e saber como está o coração do carro a arriscar sua familia numa bomba relógio...
O comando de válvula tbm esta ruim e a bomba de óleo tbm deve ter rodado muito.
Vou encamizar para STD e por pistão plano.
Boa sorte com o seu, precisando estamos aí...
Abraço
Cássio

Marko4100 escreveu:Como anda o trabalho Cassio? Muito complicado? To pensando em abrir o meu.... vazou óleo hj....

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Re: Abrindo motor 151-S

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