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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Came da Bomba de Aceleração da Weber IDF

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SergioEG
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Came da Bomba de Aceleração da Weber IDF

Mensagem por SergioEG em Dom 19 Set - 19:35:08

Para os amigos Weberzeiros de plantão, Opaleiros e APzeiros:

Esta semana resolvi fazer (mais) uma experiênciazinha com a minha IDF. Pedi para o torneiro fazer este came da bomba que aparece nas fotos:

http://img178.imageshack.us/img178/8691/pumpcam1.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/4277/pumpcam2.jpg
http://img812.imageshack.us/img812/4770/pumpcam4.jpg

O came original da IDF tem uma raio de giro de 11 mm. Este came maior ficou com 15.5 mm. Na verdade, eu tinha solicitado ao torneiro que fizesse com 16.5 mm. Seria um aumento de 50% (16.5 mm - 11 mm = 5.5 mm : 11 mm = 50%) sobre a peça original.

Como o arco descrito pela ponta da haste (que aciona o diafragma) é igual ao Ângulo de Giro X Raio do Came, o deslocamento total da haste do diafragma aumenta (quase) na mesma proporção com o aumento deste raio.

A furação do pino elástico que fixa o came no eixo das borboletas tem que ficar na mesma posição relativa da peça original. Na hora de furar é aconselhável colocar as duas peças juntas, mas fazer apenas 1 dos lados da furação. A furação deve ser completada com o came novo montado no eixo (das borboletas), para que não haja o menor desvio entre a furação do came e a do eixo. Caso contrário, pode haver dificuldade na instalação do pino elástico.

Observem na foto #4 que com o came maior, a haste do diafragma fica bem recuada na posição de marcha-lenta. O limite de tamanho (máximo) do came, pelos meus cálculos é de 16.5 mm mesmo. Um came maior colocaria a haste tão recuada que poderia haver perda de contato com o diafragma nesta posição, e na posição de "pé-no-porão", a mola interna da haste do diafragma ficaria com os elos "colados", ficando como batente do acelerador (Muito perigoso !!).

Importante observar o seguinte: O ângulo de giro do came (não o arco descrito pela haste) é definido pela rotação do eixo das borboletas, que é acionado pelo acelerador, e essencialmente este ângulo não muda. Porém, como o arco descrito pela ponta da haste do diafragma, que é acionada pelo came ficou bem maior, a "velocidade" com que o diafragma é acionado também aumenta. É um maior deslocamento realizado no mesmo tempo = maior velocidade. O efeito é de um esguicho de combustível mais "forte".
Também ocorre que o volume total do combustível entregue pela bomba fica mais concentrado durante a transição. É lógico que com o aumento do deslocamento da haste, chega-se ao fim-de-curso do diafragma mais cêdo. O efeito é o enriquecimento mais intenso da mistura ocorrendo na fase inicial da abertura das borboletas, em superposição aos orifícios da transição.

Como montei este came novo somente Ontem (Sábado 18/09), rodei ainda muito pouco com o Opala. Porém, já consegui sentir uma grande melhora. Praticamente desapareceu aquela "hesitação" que ocorre numa pisada mais rápida. Vale lembrar que na minha IDF44 não uso difusor (é só um tubo de 40 mm interno). Assim, o circuito principal entra o mais tarde possível. No meu caso, preciso de um esguicho mais forte e de maior duração.

Não é uma peça difícil de fazer. A princípio qualquer torneiro consegue, e também não é absurdamente caro. Este torneiro me cobrou R$ 40 para fazer 1 peça. Estou começando a achar que valeu cada centavo.

Uma boa semana a todos.

Sergio.
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j ricardo
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Re: Came da Bomba de Aceleração da Weber IDF

Mensagem por j ricardo em Dom 19 Set - 19:39:11

Legal! serviço interessante!

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