Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Apresentação - Opalão 79 - 4 portas
Hoje à(s) 17:15:28 por Gleisson do Opalão

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 16:40:28 por tcheco 8687

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 16:19:51 por Shadow90

» Cabeçote caseiro
Hoje à(s) 16:07:06 por Felipe/S

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 15:47:37 por tcheco 8687

» Procuro Pivo/Eixo do limpador do opala diplomata 91/92
Hoje à(s) 13:27:50 por gimenez

» buchas do tirante duvidas
Hoje à(s) 12:28:02 por evandro santana

» Opala do Pai - Comodoro Las Vegas 1979 4cilindros 3 marchas
Hoje à(s) 10:47:32 por Rodrigo N

» Diplomata 89 6 cilindros Gasolina
Hoje à(s) 10:41:46 por Rodrigo N

Quem está conectado

75 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 67 Visitantes :: 2 Motores de busca

Danúbio Azul 78, Diegoinseschi, Gleisson do Opalão, Isael, LeandroAlba, neuronio, ophala76, rafaelopalaleiro


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Dutos do coletor: polir ou não polir?

Compartilhe

MALAKA_OPALA82
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1313
Localização : Pinhais
Data de inscrição : 08/08/2008

Dutos do coletor: polir ou não polir?

Mensagem por MALAKA_OPALA82 em Seg 25 Out - 12:46:45

e dai ,,, oq vc axam ??

Dutos do coletor: polir ou não polir?


Ao ler a preparação do Gol GTI, em que o leitor deseja leva-lo a 250 km/h, fiquei um pouco preocupado com a dica que menciona o polimento do coletor de admissão. Tal prática, muito usada num remoto passado de competições, não produz melhoria alguma na performance global do propulsor, como também faz perder performance. Tal fato se dá porque um coletor de admissão polido não provoca turbulência necessária para a mistura fresca ficar homogênea. As saliências das paredes dos coletores são propositais para tal fato, mesmo que usemos combustíveis gasosos ainda assim precisamos de turbulência. Indiscutivelmente, com o polimento teremos um fluxo de ar próximo ao laminar (teoricamente um aumento da EFv), contudo dentro do câmara não teremos todo o combustível distribuído igualmente.

Paulo Mateiro
Santo André, SP
pmateiro@hotmail.com



Caro Paulo, nós do BCWS há tempos sentíamos falta de suas participações, principalmente o consultor Iran Cartaxo, que sempre gosta de um bom papo sobre engenharia.

Essa questão sobre polir ou não dutos de admissão e escapamento em motores é realmente muito discutida. A principal razão desta discussão é o argumento de que o polimento seria prejudicial, pois levaria o escoamento a se tornar laminar, prejudicando a emulsificação do combustível (o ato de o combustível se misturar ao ar, de forma a perder a característica de gotinhas dispersas e passar a se comportar como um gás, compondo a mistura). E parece um argumento sólido.

Por outro lado, os defensores do polimento argumentam que ele torna o escoamento laminar, permitindo maior vazão. Mesmo com o desperdício de combustível pouco emulsificado, isso se justificaria pela possibilidade de contornar a perda de capacidade energética (devido à menor eficiência de queima de uma mistura pouco emulsificada), aumentando a quantidade de combustível na mistura. Isso aumenta -- em termos estatísticos -- a quantidade de combustível queimado, apesar do desperdício. Mas, quando o que se quer é potência, tudo é válido. Este parece também outro sólido argumento.

Tudo não passaria de uma questão de escolha entre ter mais potência, desperdiçando combustível, ou ter menos potência, com maior eficiência. O fato é que ambos os argumentos estão errados e essa discussão é, de certa forma, infundada e desnecessária.

Ambos estão errados porque são baseados em uma suposta laminaridade do escoamento no interior dos dutos de admissão do motor, mas isso está longe de ocorrer. O escoamento dento de um coletor é de alta velocidade em um duto com muitas curvas e acidentes -- borboletas, sensores, difusores. Além disso, é um escoamento pulsado, devido à abertura e fechamento das válvulas, ou seja, nem de longe tem chance de ser um escoamento tranqüilo, como é exigido para se formar um fluxo laminar.

Mas uma coisa é verdade: realmente são observados ganhos de potência quando se faz o polimento dos dutos, assim como é observado desperdício de combustível nesta prática. Então, como podem ser as conclusões corretas mas a argumentação errada?

As conclusões são baseadas em observações e medições, por isso estão corretas. Mas a explicação para o que é observado independe disso. Então cabe perguntar: qual a explicação real? O ganho de potência observado quando se faz o polimento dos dutos é devido ao aumento de seu diâmetro com o polimento. Mesmo um aumento discreto, de 1 mm ou 2 mm no diâmetro destes dutos, faz uma boa diferença na capacidade de fluxo. Como se vê, nada tem a ver com escoamento laminar.

Mas, se o escoamento não é laminar, então a emulsificação do combustível permanece normal: portanto, de onde vem a queda de eficiência que provoca o desperdício de combustível? Ou, por que os fabricantes não fazem logo os dutos polidos? Bem, os fabricantes utilizam o diâmetro dos dutos dimensionado conforme um compromisso entre as curvas de torque e potência e regimes de giros para aquele motor. Além disso, deixar as paredes dos dutos lisas seria caro e não teria função.

E mais -- e aí está a razão maior do desperdício de combustível: as rugosidades nas paredes dos dutos servem de trampolins para eventuais gotículas que tenham aderido à parede retornarem ao fluxo de mistura. Novamente, nada tem a ver com laminaridade do fluxo, mas provoca um desperdício de combustível, já que as gotas aderidas não chegarão à câmara no momento certo para queimar corretamente.

Outra componente da queda de eficiência é o aumento da quantidade e velocidade do fluxo (o motor ganha capacidade de giro), provocado pelos dutos de maior diâmetro -- todo escoamento mais rápido tem perdas maiores. No fim, chegou-se à mesma escolha: polir dutos e ter maior potência com maior desperdício, ou não polir e ter menor potência com mais eficiência.

Ao menos agora se sabem os reais motivos desta escolha. E fica liberado o preparador de ter que polir os dutos até parecerem espelhos. As ruguinhas do interior do coletor não fazem mal a ninguém e até ajudam -- o objetivo é aumentar o diâmetro dos dutos e não os deixar lisinhos


darlam 4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 411
Idade : 34
Localização : minas gerais belo horizonte
Modelo do carro : caravan 1976
Cilindros : 4cc veneno antigo
Data de inscrição : 21/09/2009

Re: Dutos do coletor: polir ou não polir?

Mensagem por darlam 4100 em Seg 25 Out - 13:26:03

Si nao mim engano nos carros modernos a tubagem de admiçao e lisa e ate de plastico! pra melhor e rapido o fluxo!

Intao deixar a admiçao polida,lisa nao e tao ruim assim!

betodacaravan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1673
Idade : 43
Localização : DF.
Modelo do carro : ex-caravan comodoro sle 88/89....eeeeee saudade da catarina meu amor.
futuro diplomata 89 azul gas. seg dono.
Cilindros : 6 cil, fututo 4.4
Data de inscrição : 27/03/2009

Re: Dutos do coletor: polir ou não polir?

Mensagem por betodacaravan em Ter 26 Out - 15:45:10

vc te, que fzer assim:

nos dutos de admissao pode polir ou ate aumentar uns mm a estrada do cabeçote e poli-lo tbm..

no escape o que vc aumenta é entrada do coletor e fazer somente polimento no cabeçote, nao aumente nada.

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Idade : 41
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008

Re: Dutos do coletor: polir ou não polir?

Mensagem por tabarbosa em Ter 26 Out - 15:48:26

o 100 postou uma vez uma foto de um duto de um carro de arrancada dos EUA todo frisadinho... faz tempo... deu pano pra manga... ele defendia o frisadinho mesmo...

betodacaravan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1673
Idade : 43
Localização : DF.
Modelo do carro : ex-caravan comodoro sle 88/89....eeeeee saudade da catarina meu amor.
futuro diplomata 89 azul gas. seg dono.
Cilindros : 6 cil, fututo 4.4
Data de inscrição : 27/03/2009

Re: Dutos do coletor: polir ou não polir?

Mensagem por betodacaravan em Ter 26 Out - 16:19:27

eu vi as fotos.

serviço gringo de qualidade.

Conteúdo patrocinado

Re: Dutos do coletor: polir ou não polir?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:28:11


    Data/hora atual: Dom 4 Dez - 17:28:11