Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

81 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 78 Visitantes :: 2 Motores de busca

Caravan88, chicano, tcheco 8687


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7870)
 
100 (7771)
 

Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Compartilhe

ophala76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 703
Idade : 30
Localização : Piracicaba - SP
Modelo do carro : Opala Coupé Standard 1976 Preto
Cilindros : 4cil-2500cc-151cid-Speed40
Data de inscrição : 21/01/2009

Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por ophala76 em Ter 26 Out - 21:51:51

E aew blz ?

Eu, influenciado pelo vídeo do farias615


Resolvi encarar a empreitada e fazer uma limpeza nos tuchos do meu Opala. Tirando o parto que é pra esses malditos saírem (no 4° tucho já tinha pego a manha), ocorreu tudo bem, limpei todos SEM MISTURAR nenhum, nem varetas nem tuchos, todos separados por cilindro e função (ESCAPE e ADMISSÃO).

Mas antes de montar, fiquei catucando a cabeça e olhando para a sujeira que estava nas sedes dos tuchos e nos balanceiros, o que é NORMAL pois o óleo jorra por ali mesmo, mas gostaria de saber se POSSO LIMPAR as sedes dos tuchos, sem medo, lógico que vou efetuar a troca de óleo, filtro e afins....posso jogar uma gasolina ali, ou um simples WD40 mesmo ?

A sede de um dos tuchos


visão lateral sem a tampa


agora eu digo que, quem nunca tirou um tucho na vida, quando tira pela primeira vez parece que tem um trófeu na mão


E ae galera, posso limpar ali sem medo de foder com outra coisa ? abrazzzz

eduardobezera
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1369
Idade : 34
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por eduardobezera em Ter 26 Out - 22:41:57

cara acho que não tem problema dar uma limpeza lá. não tenho certeza acho que molhado um pano na gasolina e passando lá ja resolve. além do que acho que se você jogar gasolina la as sujeiras em vez de sair ficam depositadas no fundo. o meu eu passei um pano com gasolina varias vezes pq fiquei na duvida se tem como tirar alguma peça na parte debaico do motor pra tirar a sujeira depositada. mas quem sabe alguém da uma idéoa melhor. o negócio é meter as caras mesmo hehehehe.

opaleiro_bva
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2682
Idade : 36
Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
Modelo do carro : Opala Comodoro 80
Cilindros : 4
Data de inscrição : 03/07/2008

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por opaleiro_bva em Qua 27 Out - 5:41:26

creio q nao tem problemas em limpar a sede deles, mas é bom usar WD do que gasolina...

ophala76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 703
Idade : 30
Localização : Piracicaba - SP
Modelo do carro : Opala Coupé Standard 1976 Preto
Cilindros : 4cil-2500cc-151cid-Speed40
Data de inscrição : 21/01/2009

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por ophala76 em Dom 31 Out - 14:54:58

hoje montando os tuchos depois de limpos, percebi que um deles tem um desgaste na base, uns "descascados", isso afeta o funcionamento do mesmo ?

Se atrapalhar no pleno funcionamento, posso trocar 1 tucho só, ou tenho que trocar os 8 benditos ?


nicolas opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2698
Idade : 22
Localização : Santo andré
Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
Cilindros : 4.. Por alguns meses...
Data de inscrição : 12/12/2008

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por nicolas opaleiro em Dom 31 Out - 14:59:20

o certo seria trocar os 8 pra naum ter uma diferença de desgaste muito grande.

wallace.bibow
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 75
Idade : 32
Localização : Jacarezinho
Modelo do carro : Comodoro 88 6c / Opala 81 4c
Data de inscrição : 28/10/2008

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por wallace.bibow em Qua 3 Nov - 19:52:32

Aproveitando o tópico

Galera fui fazer o mesmo no meu porem tive algumas supresas desagradaveis, meu carro tava esquentando só que não chega a ferver liga a ventoinha e a temperatura baixa , o radiador esta uma m... porem como não estou andando com o carro resolvi da uma limpada nos tuchos tb, descobri 3 varetas c/ as pontas ferradas e um dos tuchos esta sem a travinha isso pode ter ferrado o meu motor??

eduardobezera
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1369
Idade : 34
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por eduardobezera em Qua 3 Nov - 20:18:14

wallace.bibow escreveu:Aproveitando o tópico

Galera fui fazer o mesmo no meu porem tive algumas supresas desagradaveis, meu carro tava esquentando só que não chega a ferver liga a ventoinha e a temperatura abaixa , o radiador esta uma merda porem como não estou andando com o carro resolvi da uma limpada nos tuchos tb, descobri 3 varetas c/ as pontas ferradas e um dos tuchos esta sem a travinha isso pode ter fodido o meu motor??

cara acredito que não até pq a parte da travinha fica pra cima se não me engano e em cima dela vai a vareta, o que vc tem que fazer e trocar logo essas peças blz?
troca logo todos os tuchos e as varetas.

Marko4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1691
Idade : 33
Localização : PG
Modelo do carro : Opala Comodoro 89/90
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 26/02/2010

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Marko4100 em Qua 3 Nov - 20:25:07

Aproveitando o tópico (2)

Os meus estão desmontados... limpos, etc... to pegando meu cabeçote essa semana de novo da retífica... guardei os tuchos na sequencia em q estavam... mas as varetas misturaram.... quais os riscos??

eduardobezera
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1369
Idade : 34
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por eduardobezera em Qua 3 Nov - 20:32:09

Marko4100 escreveu:Aproveitando o tópico (2)

Os meus estão desmontados... limpos, etc... to pegando meu cabeçote essa semana de novo da retífica... guardei os tuchos na sequencia em q estavam... mas as varetas misturaram.... quais os riscos??

amigão não tenho certeza mas acho que não tem problema algum. vou dar uma pesquisada pra vc ok?

Marko4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1691
Idade : 33
Localização : PG
Modelo do carro : Opala Comodoro 89/90
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 26/02/2010

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Marko4100 em Qua 3 Nov - 20:51:27

eduardobezera escreveu:
Marko4100 escreveu:Aproveitando o tópico (2)

Os meus estão desmontados... limpos, etc... to pegando meu cabeçote essa semana de novo da retífica... guardei os tuchos na sequencia em q estavam... mas as varetas misturaram.... quais os riscos??

amigão não tenho certeza mas acho que não tem problema algum. vou dar uma pesquisada pra vc ok?
No que puder ajudar agradeço!

Carlos Eugenio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 31/07/2012

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Carlos Eugenio em Ter 31 Jul - 11:44:41

Os tuchos do meu são os "longos" mas não consigo desmontá-los. Alguém sabe como faz para retirar a trava do êmbolo? Não são anéis-trava mas sim uma espécie de arruela cônica. Outro problema: eu forço o êmbolo para baixo mas ele não se move. Mais uma dúvida: como faz para travar a porca do balancim? Frequentemente tenho de reajustar as folgas, e acho que é por conta da porca que sai da posição do ajuste.
Valeu pessoal...

nachtwolf
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 376
Localização : Paraná
Modelo do carro : Monza SL/e
Cilindros : 2000cc
Data de inscrição : 12/08/2008

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por nachtwolf em Ter 31 Jul - 12:02:53

Carlos Eugenio escreveu:Os tuchos do meu são os "longos" mas não consigo desmontá-los. Alguém sabe como faz para retirar a trava do êmbolo? Não são anéis-trava mas sim uma espécie de arruela cônica. Outro problema: eu forço o êmbolo para baixo mas ele não se move. Mais uma dúvida: como faz para travar a porca do balancim? Frequentemente tenho de reajustar as folgas, e acho que é por conta da porca que sai da posição do ajuste.
Valeu pessoal...


os seus tuchos não tem um arame que segura essa arruela? tem que ter...

se vc força pra baixo e não se move, já travaram. pra esvaziar eles só com o motor bem quente, mas duvido muito.

vc disse que precisa reajustar as folgas frequentementes, os tuchos são mais altos e o pistãozinho não se move. ta com cara de tucho mecanico isso.

se forem mecanicos, não precisa de limpeza, e realmente vc vai ter que ajustar toda vez as porcas... essa é a vantagem dos tuchos hidraulicos, eles não precisam de ajuste a cada 5 mil km.


Carlos Eugenio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 31/07/2012

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Carlos Eugenio em Ter 31 Jul - 12:12:00

Como eu disse, não tem o arame, mas sim uma "arruela" cônica. Deve ser de outro fabricante, mas é hidráulico sim. Quero desmontá-los justamente para limpar e destravar. Preciso saber também como manter a porca de ajuste na posição. Uso um trava-roscas? Qual?

nachtwolf
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 376
Localização : Paraná
Modelo do carro : Monza SL/e
Cilindros : 2000cc
Data de inscrição : 12/08/2008

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por nachtwolf em Ter 31 Jul - 12:16:07

por acaso é isso aqui?



eu recomendaria a troca das porcas. mas se não encontrar, usa trava rosca loctite. não precisa ser algo muito forte, uma gota dentro da porca é suficiente.


Carlos Eugenio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 31/07/2012

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Carlos Eugenio em Ter 31 Jul - 12:24:56

É parecido. A tal da arruela que trava o êmbolo é essa mesma. Mas o tucho do meu 151 tem o orifício de entrada do óleo da parte retificada, e não na parte rebaixada, como em todas as fotos que tenho visto. Vc sabe porque?
Cara, quero aproveitar e agradecer sua solicitude...

Carlos Eugenio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 31/07/2012

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Carlos Eugenio em Ter 31 Jul - 12:28:15

A propósito: nesta foto parece que há uma peça rosqueada no corpo, que retém o êmbolo. No meu não é assim. É uma arruela mesmo, no interior da "boca" do tucho.

nachtwolf
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 376
Localização : Paraná
Modelo do carro : Monza SL/e
Cilindros : 2000cc
Data de inscrição : 12/08/2008

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por nachtwolf em Ter 31 Jul - 12:37:59

que é isso, to aqui pra ajudar.

eu nunca vi um tucho assim, não sei como tira. pode ser duas opções, a arruela é prensada ou é parafusada...

vc sabe que material é? na foto parece aluminio, mas se for do mesmo material do resto do corpo, vc pode morder numa morsa e tentar girar com um alicate de pressão.

a dureza da morsa e do alicate, não vão riscar o tucho.

mas isso é... se for de aço, se for de aluminio vai amassar...

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por BANDIT em Ter 31 Jul - 19:00:53

Carlos Eugenio escreveu:Os tuchos do meu são os "longos" mas não consigo desmontá-los. Alguém sabe como faz para retirar a trava do êmbolo? Não são anéis-trava mas sim uma espécie de arruela cônica. Outro problema: eu forço o êmbolo para baixo mas ele não se move. Mais uma dúvida: como faz para travar a porca do balancim? Frequentemente tenho de reajustar as folgas, e acho que é por conta da porca que sai da posição do ajuste.
Valeu pessoal...



Se teu tucho for assim ele é importado :



Essa aruela (trava ) se tira com alicate de bico....com o alicate é bem simples de tirar sem é complicado

esse alicate :






BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por BANDIT em Ter 31 Jul - 19:03:27

A trava do balancero...é uma porca tipo torta....por isso ela trava no lgar que vc. deixou.....

essa porca TROCA-SE com o passar do tempo.....mas não adinta pegar umaporca de roda .....que não vai parar.....tem que ser porca pra balancero......como 2° alternativa opaleira.......de um aperto nela na morça .....que ela melhora um pouco...mas o ideal é comprar nova .....

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por BANDIT em Ter 31 Jul - 19:18:28

Sobre o pessaol que ta desmontando tucho....como no 1°poste.....o motor do cara esta estremamente limpo....quando sujop fica uma crosta enorme de óleo velho parecendo uma graxa ....

Se não ta fazndo barulho, acho que não vale apenas abrir, se ta fazendo barulho(tucho Hidráulico) é sintoma de tucho ferrado....ai não é limpeza e troca mesmo.....no tucho hidáulico a folga é zero.....se vc. apertar + pra ele para de fazer barulho....perde levante .....perde rendomento.....oque já não anda por natureza....mal sai do lugar....

+ importaente doque fazer essa limpeza ,é verificar se os tuchos estão bons .....se a perte de cima ( one bate no comando) não está com desgaste .....veja se não formou uma Concavidade na parte superior (buraco) ......no olho tem que parecer no mínimo reto...se não é lixo peque uma régua e coloque na cabeça de cada tucho .....não pode haver espaço ......(folga )



na realidade a cabeça do tucho não é reta !!!Ele tem uma micro cabeça ...saliência...se vc. unir 2 tucho pela cabeça (parte onde vai no comando ) colocar um em cima do outro vai ver que fica uma fresta .....ou seja não são retos !!!Normalmente quase sempre se os tuchos estam desgastados (afundados ) certamente o comando já foi.....pro saco!!!!

Se não me engano em comando 250/S o game é 42 ......desgastado até 38 ...dá pra usar.....não é o ideal ....já tirei comando com o came de 36......pra vc. vê o quanto que comeu .....

PS: comando pra tucho Hidráulico come + que comando pra tucho mecânico !

dentro do tucho hidráulico tem um embolo e uma molinha e a arruela de vedação......essa arruela tem tem no mecânico e no hidráulico essa arruela é tipo um "tampãozinho " ......e fica tipo uma " gangorra" com folga de 0.20 ......é isso que te faz dar pressão de óleo lá pra cima .....ela fecha e dá pressão

Funciona assim :

No bloco aonde vão os tuchos lá tem um canal de óleo.....esse óleo vem com pressão da bomba e entra nos tuchos......o óleo carrega o tucho Hidráulico.....( e por causa da arruela que faz a "gangorra" ) dá pressão e vai pressão lá pra cima .....e vai pressão pra baixo também .....que é no virabrequim .......
Dentro do tucho hidráulico tem isso aqui:







Mas falta a valvula.....( Arruela de vedação )...pois tem que usar no tucho.....



Vc esqueceu de colocar isso aqui na suas fotos ......a tarva do tucho....é esse Uzinho "" U "" essa trava que segura

a bunda do tucho....sem a trava cai tudo....



Mas falta a valvula.....( Arruela de vedação )...pois tem que usar no tucho.....







Carlos Eugenio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 31/07/2012

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Carlos Eugenio em Qui 2 Ago - 11:58:01

Senhores, como já mencionei acima, ao desmontar os tuchos percebi que eles estão travados. Como estes tuchos não possuem trava que se possa remover sem estragar, decidi substituí-los. Tenho algumas dúvidas e talvez vocês possam me ajudar. 1 - Encontrei no mercado da marca "aplic". Isso presta? 2 - Meus tuchos são do tipo "longo". Qual a marca que vcs indicam para estes longos? 3 - Se colocar os curtos,´será preciso trocar as varetas também?

BETOFALCK
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 92
Idade : 35
Localização : salvador-bahia
Modelo do carro : OPALA 76 COUPÉ
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 22/03/2013

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por BETOFALCK em Sab 12 Out - 8:01:44

AMIGOS DESMONTEI MEU MOTOR E MISTUREI TUDO, VARETAS E TUCHO SERA QUE VOU TER PROBLEMAS NA MONTAGEM E AGORA?

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por kio75 em Sab 12 Out - 8:45:30

BETOFALCK escreveu:AMIGOS DESMONTEI MEU MOTOR E MISTUREI TUDO, VARETAS E TUCHO SERA QUE VOU TER PROBLEMAS NA MONTAGEM E AGORA?

acho que um pouco mas se voce se lembra de como desmonto ele voce monta
so cuidado para nao perder peças

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2316
Localização : SC
Modelo do carro : Comodoro 92
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Diegoj em Sab 12 Out - 11:27:18

BETOFALCK escreveu:AMIGOS DESMONTEI MEU MOTOR E MISTUREI TUDO, VARETAS E TUCHO SERA QUE VOU TER PROBLEMAS NA MONTAGEM E AGORA?
Muita gente diz que essas peças, quando são usadas, devem ser montadas denovo cada uma no lugar onde estava por causa do assentamento que elas ja tem. O principal são os tuchos que dizem que pode até gastar o comando mais rapido. Se realmente acontece, eu não sei, por precaução eu sempre montei os tuchos cada um no seu lugar, mas isso tem lógica, pq se vc passar o dedo no fundo dos tuchos usados, dá pra perceber que eles não gastam por igual. Se for montar com peças novas, ai não tem problema.
Aproveita e olha as pontas das varetas pra ver se nao tem alguma com o buraco muito aberto.

ricardo rick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 737
Idade : 35
Localização : campinas sp
Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
Cilindros : 6cil
4cil
Data de inscrição : 07/07/2010

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por ricardo rick em Qui 21 Jan - 8:56:33

preciso tuchos mecânicos
alguém tem ..preço bom??

Saulo Alves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 458
Idade : 25
Localização : Guarulhos-SP
Modelo do carro : Diplomata 1987
Diplomata 1981
Cilindros : 6cc 250-S;
4cc
Data de inscrição : 17/05/2012

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Saulo Alves em Sex 15 Abr - 10:20:46

cara comprei rio sulense... até agora nada de anormal!!

comprei na autocomercial paulista, eles são um pouco mais pesados que os delphi!

Conteúdo patrocinado

Re: Limpeza de Tuchos (Hidráulicos - 4 cil Gasolina)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:27:37


    Data/hora atual: Qua 7 Dez - 11:27:37