Eu fiz isso no começo desse ano, passei a mecanica dum Diplomata 87 pro meu 79.
A única parte que nao usei foi o cambio, preferi manter o original, por gostar muito docomportamento dele e por saber que ele suporta o 6 cilndros com mais robustez até que o "ré pa frente" que vinha no Diplomata. Bastava colocar um trambulador novo e regular direitinho, hoje ele ta macio e justo, e fazendo o barulhinho que é característico dessa geração, e que eu nao abro mão. Foram pro carro as suspensões, o diferencial, motor e direção hidráulica. Agora sobre sua duvida de colocar vidro elétrico atrás, claro que é possivel, um amigo daqui do OpalaGyn tem um Diplomata coupé 87 com 4 vidros elétricos.
Apesar de os carros serem muito parecidos muitas partes precisam de adaptações estruturais:
A começar pelas longarinas, nunca será demais fazer um reforço nelas para suportarem o peso extra.
Outra parte a ser estruturalmente modificada são os suportes do radiador,que deverão ser desponteados com furadeira (nada de meter massarico e estragar seu painel dianteiro) e dos novos suportes, que deverão ser soldados na parte frontal, não esquecendo do suporte para o tanque de expansão.
Quanto à posição do câmbio, mais afastado da frente no 6 cilindros, basta usar a travessa original mas posicionada nos furos traseiros (a carroceria do Opala possui as furações para os dois posicionamentos, basta retirar e colocar no novo lugar)
Quanto ao cardã, sem problemas se o carro comprado para doação da mecânica for bipartido, basta você fazer um serviço de encurtamento do seu original, eu paguei $60,00 e levei pra oficina um cardã balanceado, pintado e com garantia, pra mim valeu muito a pena.
A direção hidráulica é perfeitamente montável no seu carro, basta ter o cuidado de se usar a coluna de direção do sistema assistido, que é mais curta e jamais se esquecer (todo mundo esquece e vira uma procura danada) da chapa que cobre a caixa, montada na parte interna do carro, no painel corta-fogo, que é maior quando se usa a dh, que tem a caixa maior. De resto é só instalar e aproveitar a maciez e o conforto! Nunca mais quero carro sem dh depois de o meu ter!
Um problema que eu to tendo é com o velocimetro, pois eu uso o diferencial 2,73:1 e a coroa e pinhão do meu velocimetro sao para 3,54:1, portanto a velocidade real do carro é 29% acima da indicada (eu mesmo aferi isso em lombadas eltronicas, confirmando meus calculos), portanto se encontrar um conjunto coroa pnhao de velocimetro amarelos compre e guarde porque vc vai precisar, mas isso se for manter o cambio, se for trocar ele estará usando a peça correspondente ao diferencial ao que saiu acoplado de fabrica. Mas é bom porque minha namorada, minha mãe etc, quem tem medo de velocidade não se preocupa quando eu ando a 130 km/h porque o velocimetro marca 100 a essa velocidade, hehe
Ah, não economize nessa parte, use ventoinha elétrica, mesmo que o original seja mecânica, é um alívio ouvir ela disparando, como se dissesse "ok, pode acelerar que ta tudo bem por aqui". É como aquela mocinha que vc saiu mês passado e acabou fazendo bobagem te ligasse avisando que "desceu", hehe.
Muita gente me chama de doido porque eu fiz isso, mas existem muitas vantagens em se comprar um carro dessa idade com 4 cilindros e adaptar uma mecanica inteira de um mais novo 6 cilindors, veja:
->Um carro que carregou por trinta e nao sei quantos anos um motor 4 cilindros tá com a estrutura bem mais íntegra que um 6 cilindros original;
->Durante a vida toda um seis cilindros, por ter tido preço muuuito baixo por muito tempo, tem uma chance enoooorme de ter passado pela fase de "carro de porrete" de maloqueiro, prejudicando ainda mais a integridade;
->se você der a sorte que eu dei, de comprar um Diplomata recém restaurado, com mecânica toda refeita sem economia de gastos a 1500km antes do acidente, com interior completo e perfeito; as peças de interior que você vende, com calma, acabam praticamente te devolvendo quase todo o dinheiro que voce pagou pelo carro batido. Cmoigo foi assim, paguei 3.250 pelo carro e já levantei mais de $2 mil vendendo partes que não usei, e ainda me sobraram mais de 1.000 reais em peças, umas que pretendo ter coomo 'back-up" e outras que ainda pretendo vender
->Te sobra uma mecânica completa 4 cilindros pra alguma insanidade, como montar em Chevette, Jeep, carrinho de bate-bate, enfim... ou mesmo em algum Opala que esteje somente com a carroceria, como se vê muito à venda por aí.
->Como você vai desmontar e remontar tudo, dá pra dar AQUELA revisão e manter seu carro 100% confiável por muuuito tempo. É como se comprasse um carro novo, só que na verdade se trata de um belo clássico, e com motor de seis cilindros. Vai saber como ta cada detalhe de um carro 6c original com mais de 30 anos, se for comprar pronto!
Eu segui esse caminho e não me arrependo, meu carro saiu para mim hoje por:
$3.500 pela compra, mais
$3.250 pelo Diplomata doador, mais
$2.350 pelos serviços e revisões necessárias pra se ter o carro forte e 100% confiavel, menos
$2.200 em vendas de peças não usadas, totalizando:
$6.900, ou seja, por menos de 7 mil tenho um carro que, verdade, precisa de restauração na lata, mas tem estrutura íntegra e mecânica 250S, rodando a álcool, forte a ponto de andar na frente de qualquer carro nacional original de fábrica já produzido (ou pelo menos dar um "calor" nos mais fortes como VW/Audi 1.8T, Civic Si etc), 100% confiavel (ja viajei diversas vezes com ele) e que eu conheça cada parafuso que compoe sua estrutura e mecânica. E ainda tenho uma mecanica completa 4 cilindros mais um monte de peça reserva e detalhes de acabamento como bancos novíssimos, painel, várias partes de lata que usarei na restauração do meu, um jogo de rodas extra, e por aí vai.
No mais, boa sorte na procura do doador, tomara que voce tenha a mesma sorte que eu tive!
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