Ajustei este tópico para que fique igual nos dois fóruns que participo.
Vamos lá:
Doador e receptora.
É assim que deve ficar após descer toda a mecânica. Essa areia aí no chão foi jogada para conter o óleo que sai da caixa quando se ergue o motor.
Se tiver serragem eu acredito que fica melhor e faz menos bagunça.
Notem que o escapamento da minha Caravan foi serrado para retirar o motor, já o cacho não precisou ser serrado no 6cc.
Retirando o 6cc.
Aí de nós se não fosse a girafa, o ferramenta abençoada.
Aqui tem que ter uma maldade danada, se o motor ou a caixa balançarem, poderão atingir a lata do carro.
A tranca que segura o capô foi retirada para dar mais espaço para essa manobra.
Aqui a mecânica 6cc.
Radiador, travessa e escapamento.
Usei minha caixa e meu diferencial de 4cc, pois o do vermelho também era.
Os dois descansando após a desmonta e montagem do vermelho, isso tudo em um fim de semana.
Mecânica a ser transferida.
Motor, travessa de 6cc, (teve gente que me disse ser possível colocar a do 4cc fazendo uma adaptação. Mas como não sou adepto de gambiarras coloquei tudo como manda o figurino) caixa clec-clec do 4cc, radiador de 3 colméias e direção hidráulica.
Aqui só a travessa do 6cc.
Lavei com diesel e usei uma faca para retirar o barro, tinha até fóssil entre as buchas .
Depois de trocado tudo que foi necessário, digo necessário pois pelo Douglas eu trocava tudo, eu pintei ela com um spray preto brilhante.
Cofre a espera da mecânica.
O suporte da caixa tem que ser removido para trás.
Mas é bem simples, existe o local certo para se parafusar ela quando se passa para 6cc ou 4cc.
Douglas tirando os suportes do radiador do 4cc da minha Caravan para colocar os suportes do 6cc.
Tem que ter paciência para achar só os suportes do 6cc, os ferro-velhos querem vender a frente inteira.Depois de muita luta eu consegui.
Em cada suporte há três pontos de solda originais de fábrica.
O Douglas fez um furo em cada e retirou o suporte com uma talhadeira bem fina e amolada.
Veja o resultado na última foto.
Usando a talhadeira.
Resultado.
Cacho de bananas.
Pintura do motor. Usei o vermelho Calypso.
Vacilei nessa hora.
Deixei o motor assim e não esgotei o óleo do motor.
No outro dia fiquei a manhã inteira de domingo limpando o chão. Como eu disse:
_Tem que querer de mais andar de 6cc.
Aqui o motor depois de pintado e um trato na tampa de válvulas.
Não isolei nada, a fita não pegava nas peças.
O nosso amigo Franciano evitou as peças cromadas o máximo possível, e eu estou até hoje passando estopa e estilete nos cantinhos para retirar a tinta indesejada.
O certo mesmo seria desmontar o motor todo e pintar o bloco sem nada, mas se você fizer isso, tem que tá preparado emocionalmente ($$$$$$$) se é que me entendem.
Colocando o 6cc. Esquessemos de retirar a trava do capô, aí o Douglas a retirou com o motor erguido.
Eu fiquei apreensivo com esta manobra, mas eu não tenho experiência neste assunto e nosso amigo já faz isso a um bom tempo, então relaxei.
Vejam como a girafa deixa o motor bem próximo da lata, se acontecer algo com ela, já era.
Tirando a trava.
Motor no lugar.
Ele fica colado na chapa corta-fogo, colado mesmo.
Pintei minha hélice com aqueles sprays cromados, deu um bom efeito, mas não vai ficar assim.
Ainda não tenho planos, mas não quero a hélice de ferro. Dizem que a bomba d'água vai pro saco rápido.
Vejam como ficou baixa.
As molas do vermelho foram cortadas, ai já viu né. A Caravan pranchou a cara no chão.
Fazendo a parte elétrica, nosso amigo Daniel veio dar uma mão.
Colando a direção hidráulica.
Aqui tivemos uma surpresa.
Teremos que descer a barra da direção dois centímetros para que ela chegue ao setor.
Se não se fizer isso você corre o risco de ter sua borracha elástica, que vai entre a coluna e o setor, prejudicada.
Eu não fiz no dia e andei, minha borracha estourou e gastei 50tão, fora mão de obra.
Então já fique ligado neste detalhe.
A barra de direção é regulável, tipo antena de rádio.
Aqui após baixar a traseira para igualar com a frente.
Tá muito baixa, acho que furei o escape ontem dando uma volta.
Sábado iremos acertar o carburador, 446 DFV com coletor aquecido, aí veremos como realmente vai ficar. Ela tá afogando e dando aquele cheirinho leve de gasolina.
Claro que isso é só um resumão, se quiserem podem perguntar que respondo todas as dúvidas.
Eu nunca tinha feito isso e podem acreditar, tem que querer de mais andar de 6cc, dá muito trabalho. Fora o $$$$ que não quero nem somar.
O preojeto tem ainda as rodas do 92, mas minha gata me disse que não quer q as coloco, então elas vão ficar guardadinhas aqui por enquanto.
Consegui comprar os Cooper Cobra a 215,00 novo cada (235/65/14), mas só depois que colocarei.
Agora é só acerto e pronto.
Depois vem borrachas, pintura etc....
Que Deus esteja comigo.
Abraço.
Uma breve retrospectiva.
O dia em que busquei ela.
E hoje depois de colocar o 6cc.
Última edição por Leo MG em Dom 19 Dez - 8:53:53, editado 4 vez(es)
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