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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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21 participantes
Qual a finalidade do sensor de baixa temperatura no bloco
ORGUN- Opaleiro
- Número de Mensagens : 461
Idade : 38
Localização : cascavel - PR
Modelo do carro : Opala azul coupe 1984 4cc alcool original.
Cilindros : 2.784
Data de inscrição : 25/03/2010
Ola pessoal entao tava mexendo no bixao e vi q tem um sensor a direita e abaixo dos coletores e no cepchev fala q é sensor de baixa temperatura no bloco....bem pra q serveria ele quem q deixa ele funcionando o da pra vive sem ele ate esse momento axava q o importante era o sensor no cabeçote pra gente sabe a temp da agua.
beto paplovskis- Opaleiro
- Número de Mensagens : 52
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto
Modelo do carro :
opala especial 1972
Cilindros : opala 6 turbo
Data de inscrição : 14/05/2009
esse sensor é para acionar o injetor de gasolina da partida a frio nos motores a alcool pelo que sei ok t+ Beto.ORGUN escreveu:Ola pessoal entao tava mexendo no bixao e vi q tem um sensor a direita e abaixo dos coletores e no cepchev fala q é sensor de baixa temperatura no bloco....bem pra q serveria ele quem q deixa ele funcionando o da pra vive sem ele ate esse momento axava q o importante era o sensor no cabeçote pra gente sabe a temp da agua.
Petersohn- Opaleiro
- Número de Mensagens : 73
Idade : 45
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Diplomata 4.1/S PRETO
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 08/07/2009
amigo, é o sensor da partida a frio como o colega beto falou, o meu é a alcool e funciona perfeitamente, ai você não precisa ficar furando o painel o fazendo gambiarras para colocar um botão interno para injetar gasolina manualmente, ele faz tudo sozinho...
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3566
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
Geralmte o pessoal isola esse sistema qdo da alguma zica, de cada 10 opala a alcool que vejho que tem esse sistema 8 ou 9 o mesmo não funciona.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Jean Bida- Moderadores
- Número de Mensagens : 9320
Idade : 49
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89
Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008
O que estraga é o rele, é o que tem um fusível externo.Acho legal no botão, o original despeja gasolina, e no botão da Comodoro só uma carinha de gasolina injetada já pega de boa...Outra vantagem é que se acaba o gole de alcool do tanque, é só jogar tudo lá, e dar uma injetada e pega sem judiar do arranque...E tem mais uma vantagem rsrsrs...No botão, se acaba o gole na rua e tem gasolina no reservatório dá pra andar legal só injetando.No meu Chevas era raro ficar na rua, sempre chegava até o posto(city pequena) ou mesmo em casa só no bzbzzzz....bzzzzzzz......bzzzzzz.....lógico que no sistema original é mais estilera e tal...Paulo Corso escreveu:Geralmte o pessoal isola esse sistema qdo da alguma zica, de cada 10 opala a alcool que vejho que tem esse sistema 8 ou 9 o mesmo não funciona.
_________________
[img][/img]
Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07
...Eterno Apaixonado...
jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!
helinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 698
Idade : 52
Localização : dores de campos MG
Modelo do carro : caravan diplomata vinho 1991
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 29/06/2009
a minha caravan tem e funciona agora se não tiver gasolina no reservatorio ela não pega e não adianta forçar e so colocar gasolina pega na primeiraPaulo Corso escreveu:Geralmte o pessoal isola esse sistema qdo da alguma zica, de cada 10 opala a alcool que vejho que tem esse sistema 8 ou 9 o mesmo não funciona.
odacir_z- Opaleiro
- Número de Mensagens : 116
Idade : 44
Localização : Foz do Iguaçu
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1989
EX Opala Cupe 76
EX GM/Caravan SS 1979
Cilindros : 151 4 Cil. 2500cc.
Data de inscrição : 06/11/2008
e alguem teria o esquema eletrico para deixar funcionando isso automatico?
existe a possibilidade de deixar automatico, mas manter o botão?
quando esta automatico, o que controla para não mandar gasolina demais enquanto estiver frio?
existe a possibilidade de deixar automatico, mas manter o botão?
quando esta automatico, o que controla para não mandar gasolina demais enquanto estiver frio?
ORGUN- Opaleiro
- Número de Mensagens : 461
Idade : 38
Localização : cascavel - PR
Modelo do carro : Opala azul coupe 1984 4cc alcool original.
Cilindros : 2.784
Data de inscrição : 25/03/2010
ola pessoal valeu pelas respostas na fé mesmo agora sei q posso esquece akele treco e sobre a pergunta do odacir no meu prefiro deixa no manual é mais economia na injetada ao menos axo automatico vai muita gasola. o q controla bem axo q a temperatura mais frio mais gasola axo q é isso pessoal se tive errado corrige ai
abraços
abraços
renangandini- Opaleiro
- Número de Mensagens : 437
Localização : ES
Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/12/2009
faz fiz essa de chegar em casa usando o botao do reservatorio de partida 3 vezes!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
agora q ta na gasolina nao vou ter mais essa seguranca
kkkkkkk
agora q ta na gasolina nao vou ter mais essa seguranca
kkkkkkk
Tuti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 217
Idade : 40
Localização : Paraguay
Modelo do carro : Opala Caravan 1979
Cilindros : 6
Data de inscrição : 03/08/2008
odacir_z escreveu:e alguem teria o esquema eletrico para deixar funcionando isso automatico?
existe a possibilidade de deixar automatico, mas manter o botão?
quando esta automatico, o que controla para não mandar gasolina demais enquanto estiver frio?
Oba eu tamben quero saber disso ahi.. como faz pra deixalo automatico.-
alguem pode ajudar a botar o esquema ahi?
DIPLO86- Opaleiro
- Número de Mensagens : 170
Localização : Luziania GO
Data de inscrição : 02/03/2009
O sensor é para não deixar injetar alcool quando o motor estiver quente.odacir_z escreveu:e alguem teria o esquema eletrico para deixar funcionando isso automatico?
existe a possibilidade de deixar automatico, mas manter o botão?
quando esta automatico, o que controla para não mandar gasolina demais enquanto estiver frio?
thiago.santiago- Opaleiro
- Número de Mensagens : 653
Idade : 43
Localização : cabo frio Rio de Janeiro
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 29/08/2008
Alguem tem o esquema eletrico original? e o kit para instalar? É para um amigo
Jean Bida- Moderadores
- Número de Mensagens : 9320
Idade : 49
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89
Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008
Mas ai o carro não vai andar irmão!!!DIPLO86 escreveu:O sensor é para não deixar injetar alcool quando o motor estiver quente.odacir_z escreveu:e alguem teria o esquema eletrico para deixar funcionando isso automatico?
existe a possibilidade de deixar automatico, mas manter o botão?
quando esta automatico, o que controla para não mandar gasolina demais enquanto estiver frio?
_________________
[img][/img]
Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07
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ton_luiz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 24
Idade : 41
Localização : São Paulo
Modelo do carro : GM Chevette SL 1978 - 1.6 Alcool
GM Opala Diplomata - 4.1/ S Alcool
Data de inscrição : 19/12/2010
"O sistema original tem um rele que libera o positivo por um segundo em cada partida, o negativo é liberado pelo sensor do bloco que aterra conforme a temperatura.
O rele tem os pinos 15, 31, 50, M e S. Sendo:
15 é o pos chave, 31 terra, 50 positivo (linha 50, do arranque), M positivo do motor do injetor e S o fio que vem do sensor de partida do bloco."
O relê recebe sinal do sensor no pino S (que com o motor frio está aterrado ao bloco), e que juntamente com o positivo da linha 50, que é acionado ao dar a partida, fecha o contato do relê fazendo a bomba do reservatório injetar gasolina. Quando o motor está quente, o sensor corta o aterramento.
O rele tem os pinos 15, 31, 50, M e S. Sendo:
15 é o pos chave, 31 terra, 50 positivo (linha 50, do arranque), M positivo do motor do injetor e S o fio que vem do sensor de partida do bloco."
O relê recebe sinal do sensor no pino S (que com o motor frio está aterrado ao bloco), e que juntamente com o positivo da linha 50, que é acionado ao dar a partida, fecha o contato do relê fazendo a bomba do reservatório injetar gasolina. Quando o motor está quente, o sensor corta o aterramento.
fastback- Opaleiro
- Número de Mensagens : 394
Idade : 38
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010
Os amigos que tem esse sistema funcionando poderiam me passar a cor dos fios envolvidos no processo? tenho alguns fios cortados no cofre do meu Opala (que é alcool original, mas teve o motor trocado para gasolina com o tempo, e agora voltei o alcool) e gostaria de reativar o sistema automatico do carro.
A explicação do Ton foi ótima, agora só me resta saber quais os fios usados e onde fica o relê, para eu saber se ainda está no carro.
A explicação do Ton foi ótima, agora só me resta saber quais os fios usados e onde fica o relê, para eu saber se ainda está no carro.
fabiogcarvalho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 26
Idade : 47
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988/1989
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 28/12/2011
revivendo o topico para nao criar outro
alguem conseguiu este esquema ai??
Comprei uma caravan e esta sem o sistema, chegaram a colocar um solenoide para tal funçao mas quero colocar no original.
Please, enviar o esquema ai.
alguem conseguiu este esquema ai??
Comprei uma caravan e esta sem o sistema, chegaram a colocar um solenoide para tal funçao mas quero colocar no original.
Please, enviar o esquema ai.
PedroV9- Opaleiro
- Número de Mensagens : 698
Idade : 28
Localização : Araraquara - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
Data de inscrição : 30/12/2013
Estava olhando no meu opala, o relé e o chicote estão lá, falta saber do sensor, e se funciona também. Quando tive um tempinho vou dar uma olhada e tentar reativar o sistema, com a explicação que o "ton_luiz" deu não deve ser dificíl. A luz do painel de reservatório vazio já fiz funcionar. Parece besteira, mas é legal ter essas comodidades originais do carro funcionando, nada de botãozinho externo pra isso ou aquilo e muitas vezes o reparo é simples.
Mas uma coisa que ouvi dizer sobre o sistema é que ele costumava afogar muito o motor, pois se o carro não pegasse de primeira, vc iria dar partida novamente e ele injetava mais gasolina, outra coisa é que o sensor fica numa posição meio ruim no bloco e as vezes já esta num ponto que não precisa injetar mas ele não reconhece e injeta mesmo assim. Mas vou arrumar e testar, caso não dê certo faço algum temporizador, sei lá, hoje a eletrônica esta do nosso lado para resolver estes pequenos problemas.
Mas uma coisa que ouvi dizer sobre o sistema é que ele costumava afogar muito o motor, pois se o carro não pegasse de primeira, vc iria dar partida novamente e ele injetava mais gasolina, outra coisa é que o sensor fica numa posição meio ruim no bloco e as vezes já esta num ponto que não precisa injetar mas ele não reconhece e injeta mesmo assim. Mas vou arrumar e testar, caso não dê certo faço algum temporizador, sei lá, hoje a eletrônica esta do nosso lado para resolver estes pequenos problemas.
fabiogcarvalho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 26
Idade : 47
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988/1989
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 28/12/2011
nada do esquema ainda???? alguem pode disponibiliar ao menos fotos do sistema?? o meu veio sem e preciso disso para fazer ele funcionar pela manha
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
Será que todos os opalas a alcool a injeção da gasolina na partida a frio era automático?
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
PedroV9- Opaleiro
- Número de Mensagens : 698
Idade : 28
Localização : Araraquara - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
Data de inscrição : 30/12/2013
Acredito que sim, o meu 81 já tem.
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
PedroV9 escreveu:Acredito que sim, o meu 81 já tem.
Valeu, o meu veio com um botão embaixo do painel desde que meu pai comprou do antigo dono.
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
fabiogcarvalho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 26
Idade : 47
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988/1989
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 28/12/2011
se alguem puder tirar uma foto do sistema ficarei agradecido. Da fiaçao, das mangueiras inclusive do sentido delas e se souber qual é o sensor na carcaça do motor, foto dele tambem.
vlw. ainda nao arrumei e toda vez que vou ligar tem que colocar um pouco de gasolina la dentro
vlw. ainda nao arrumei e toda vez que vou ligar tem que colocar um pouco de gasolina la dentro
fabiogcarvalho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 26
Idade : 47
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988/1989
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 28/12/2011
ninguem????
poxa galera, ajuda ai
poxa galera, ajuda ai
hunzeker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 624
Localização : sp
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 18/02/2010
fui dar uma olhada no meu bloco e vi esse sensor, ele esta desligado. se voce quer saber onde é, fique de frente pro carburador e o hidrovácuo e e vai procurando ali no bloco. se não tiver no seu acho que de outros carros da época serve.
o esquema já foi passado na mensagem do ton_luiz ali em cima.
o esquema já foi passado na mensagem do ton_luiz ali em cima.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 348
Idade : 38
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
Boa tarde pessoal, meu opala tem esse sensor de partida a frio no bloco do motor, no painel tbm tem o ícone abaixo do relógio. Mas no documento do carro está como gasolina, e eu sempre rodei na gasolina. Será que o motor era originalmente no álcool? Como no documento está gasolina?
O sensor está inativo.
O sensor está inativo.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4054
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
Marcos Marcos escreveu:Boa tarde pessoal, meu opala tem esse sensor de partida a frio no bloco do motor, no painel tbm tem o ícone abaixo do relógio. Mas no documento do carro está como gasolina, e eu sempre rodei na gasolina. Será que o motor era originalmente no álcool? Como no documento está gasolina?
O sensor está inativo.
Pelo chassi dá pra saber se era álcool originalmente.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 348
Idade : 38
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
Pesquisei aqui, era a álcool, mas para no documento constar gasolina, provável que o motor tenha sido trocado, pois no documento consta no campo obs. O número do motor.Müller escreveu:Marcos Marcos escreveu:Boa tarde pessoal, meu opala tem esse sensor de partida a frio no bloco do motor, no painel tbm tem o ícone abaixo do relógio. Mas no documento do carro está como gasolina, e eu sempre rodei na gasolina. Será que o motor era originalmente no álcool? Como no documento está gasolina?
O sensor está inativo.
Pelo chassi dá pra saber se era álcool originalmente.
Pensando melhor, acho que o motor foi convertido a gasolina.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4054
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
Marcos Marcos escreveu:Pesquisei aqui, era a álcool, mas para no documento constar gasolina, provável que o motor tenha sido trocado, pois no documento consta no campo obs. O número do motor.Müller escreveu:
Pelo chassi dá pra saber se era álcool originalmente.
Pensando melhor, acho que o motor foi convertido a gasolina.
Não, necessariamente. O motor ainda pode ser o original do carro, porém convertido. Apenas ter sido feita a alteração no doc.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 348
Idade : 38
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
Sim, verdade, tbm pensei nisso posteriormente. Obrigado Muller.Müller escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Pesquisei aqui, era a álcool, mas para no documento constar gasolina, provável que o motor tenha sido trocado, pois no documento consta no campo obs. O número do motor.
Pensando melhor, acho que o motor foi convertido a gasolina.
Não, necessariamente. O motor ainda pode ser o original do carro, porém convertido. Apenas ter sido feita a alteração no doc.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Marcos Marcos escreveu:Sim, verdade, tbm pensei nisso posteriormente. Obrigado Muller.Müller escreveu:
Não, necessariamente. O motor ainda pode ser o original do carro, porém convertido. Apenas ter sido feita a alteração no doc.
Dá uma olhada na numeração do distribuidor ou na numeração do avanço a vácuo do distribuidor. Se o distribuidor ou o avanço for para opala a álcool, quase que 100% de chance de que o motor é o original.
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 348
Idade : 38
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
Opa, boa tarde, abri o distribuidor, não encontrei nenhum tipo de descrição.opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Sim, verdade, tbm pensei nisso posteriormente. Obrigado Muller.
Dá uma olhada na numeração do distribuidor ou na numeração do avanço a vácuo do distribuidor. Se o distribuidor ou o avanço for para opala a álcool, quase que 100% de chance de que o motor é o original.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8149
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
Marcos Marcos escreveu:Opa, boa tarde, abri o distribuidor, não encontrei nenhum tipo de descrição.opala4cc escreveu:
Dá uma olhada na numeração do distribuidor ou na numeração do avanço a vácuo do distribuidor. Se o distribuidor ou o avanço for para opala a álcool, quase que 100% de chance de que o motor é o original.
Olha a numeração do motor.
opala4cc e Marcos Marcos gostam desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 348
Idade : 38
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
Opa Adpachec, conferindo aqui pela numeração do motor, o motor é a álcool mesmo, taxa 10.5 : 1.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Opa, boa tarde, abri o distribuidor, não encontrei nenhum tipo de descrição.
Olha a numeração do motor.
Se por acaso um dia o cabeçote necessite de retífica, não seria aconselhável aumentar mais a taxa para gasolina. As alternativas seriam, mudar o motor para álcool novamente? Colocar um cabeçote para gasolina? Manter o cabeçote a álcool com retifica e compensar com junta?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8149
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
Marcos Marcos escreveu:Opa Adpachec, conferindo aqui pela numeração do motor, o motor é a álcool mesmo, taxa 10.5 : 1.adpachec escreveu:
Olha a numeração do motor.
Se por acaso um dia o cabeçote necessite de retífica, não seria aconselhável aumentar mais a taxa para gasolina. As alternativas seriam, mudar o motor para álcool novamente? Colocar um cabeçote para gasolina? Manter o cabeçote a álcool com retifica e compensar com junta?
Eu vou escrever o que eu acho.
Antigamente um motor a gasolina como o AP tinha taxa de 9,5:1.
Não lembro se o GM 4cc é igual (apesar de marcar 8:1 na tabela), acho que depende do ano.
Na época a gasolina continha menos de 10% de álcool, hoje "dizem" ser 27% de álcool.
Eu chuto uns 30% ou mais de álcool, dependendo da honestidade do posto.
Com esta quantidade de álcool na gasolina eu, no meu pensamento, dá para rodar na gasolina até com taxa de 11,5:1, com os devidos ajustes de ponto e mistura.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 348
Idade : 38
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
É realmente. Não sei se mexeram no motor, mudaram pistão, ou aumentaram a junta, então pra saber qual taxa somente abrindo e olhando as alterações e medindo. Blz, obrigado pelas informações Adpachec.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Opa Adpachec, conferindo aqui pela numeração do motor, o motor é a álcool mesmo, taxa 10.5 : 1.
Se por acaso um dia o cabeçote necessite de retífica, não seria aconselhável aumentar mais a taxa para gasolina. As alternativas seriam, mudar o motor para álcool novamente? Colocar um cabeçote para gasolina? Manter o cabeçote a álcool com retifica e compensar com junta?
Eu vou escrever o que eu acho.
Antigamente um motor a gasolina como o AP tinha taxa de 9,5:1.
Não lembro se o GM 4cc é igual (apesar de marcar 8:1 na tabela), acho que depende do ano.
Na época a gasolina continha menos de 10% de álcool, hoje "dizem" ser 27% de álcool.
Eu chuto uns 30% ou mais de álcool, dependendo da honestidade do posto.
Com esta quantidade de álcool na gasolina eu, no meu pensamento, dá para rodar na gasolina até com taxa de 11,5:1, com os devidos ajustes de ponto e mistura.
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Hoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS
» Tampão Caravan Diplomata
Ontem à(s) 18:50:37 por Müller
» Motor 4cil 2.8
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» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
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