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Esquema de instalação de motor de ômega 6 cil. no opala.

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Viny-silverstar 83
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Esquema de instalação de motor de ômega 6 cil. no opala.

Mensagem por Viny-silverstar 83 em Sab 18 Dez - 6:33:40

Galera,um amigo meu q é mecanico ta colocando um motor do omega 4.1 no opala 77 dele.
Ele me passou o esquema de instalação passo a passo,e resolvi postar aqui.....talvez alguem mais tente fazer isso,
O cara é mecanico,nao vai gastar em mão de obra,mas diz ele que já gastou uma nota.Bem,só o motor ele pagou R$2500,00
Ai vai;

1. FUNILARIA:

• No Opala 77 foi necessário rebaixar a travessa transversal que suspende o radiador,que fica embaixo da polia frontal inferior do motor para que a “frente” do motor pudesse ser rebaixada evitando que pegasse no capô.
Em alguns Opalas mais novos esta travessa já vem rebaixada, acredito que por alguma diferença no tamanho da polia ou menor altura do capô dos opalas mais novos.

2. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL:

• Bomba de combustível: Foi utilizado um conjunto bomba elétrica + filtro do Kadett monoponto, instalado embaixo do porta-malas, próximo à bóia.
• Foi passada nova tubulação de alta pressão entre a bomba elétrica e a entrada de combustível do motor. A tubulação original foi utilizada para o retorno da gasolina ao tanque sendo emendada próxima da bóia. A entrada do retorno da gasolina no tanque foi feita no gargalo de abastecimento do carro.

3. CHICOTE DA INJEÇÃO E MÓDULO:

• Foi feito um furo na lataria, próximo às mangueiras da água quente, para passagem do chicote entre o cofre do motor e a parte interna do carro. O módulo da injeção que é do ômega australiano está instalado próximo ao pé do passageiro.

Importante: Existem vários aterramentos no chicote, portanto sua instalação deve ser feita por profissional conhecedor do assunto para não haver problemas de surtos que possam paralisar o veículo.
Deverá ser instalado suporte para 4 fusíveis, de preferência próximo da bateria, que será plugado ao chicote para alimentação do módulo e bomba elétrica.Junto ao módulo eletrônico foram instalados os relés da bomba elétrica.

4. MOTOR DE ARRANQUE:

• Deve ser utilizado o motor de arranque original do opala, pois no caso do ômega, o motor de arranque fica preso na caixa seca diferente do Opala que onde é fixado no motor.

5. MOTOR:

• No caso do Opala 77 para instalação da cremalheira do Opala foi necessária a retirada do virabrequim e dar um passe para encaixe com a cremalheira, pois havia diferença de dimensão entre os dois.
• Instalar cremalheira original do Opala
• Mudar posição da bobina do 4.1i pois a mesma originalmente fica na parte traseira do motor e pega em outros componentes no Opala.
• Utilizar cebola da temperatura original do opala, e para isso será necessário abrir o orifício da cebola original do motor4.1i.
• Refazer as mangueiras da direção hidráulica de acordo com a nova posição da bomba.
• Para fixação do motor foi utilizado coxim original do Opala adaptado ao suporte original do motor 4.1i. Este suporte foi cortado na medida e soldada uma chapa que apóia no coxim.
• Para funcionamento do medidor de RMP foi montado um circuito eletrônico;
• Troca das mangueiras entre radiador – motor devido as diferentes posições de entrada/saída.
• Foi utilizado cabo de acelerador original do motor 4.1i da Silverado.
• O coletor de escapamento utilizado foi o original do motor 4.1i. O cano de escape após o coletor foi adaptado para a nova curvatura e instalação da sonda lambda.
• O radiador utilizado é o original do Opala porém o furo de fixação na lataria foi aumentado para deslocar a base do radiador para frente a fim de criar um espaço maior para o motor.
• Como o motor 4.1i é mais “comprido” que o original do Opala, foi necessário deslocar o conjunto Motor+Câmbio para trás. Para tanto foram executadas as seguintes etapas:
- retirada da mola do eixo piloto
- abertos longitudinalmente os furos da travessa de suporte do câmbio.
- encurtamento do cardan.
6. Filtro de ar

• O filtro planejado para esta adaptação é o da pampa, tipo cilíndrico, porém ainda não se encontra instalado. Temporariamente foi instalado um filtro utilizado em carros turbo.

7. Freio:

• Foi mantido o hidrovácuo original do opala, porém por questão de espaço sua haste foi cortada e aberta nova rosca.

alsan1530
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Re: Esquema de instalação de motor de ômega 6 cil. no opala.

Mensagem por alsan1530 em Sex 23 Nov - 12:17:27

Boa tarde amigo.
Eu li todo seu projeto e eu tenho um opala 77 também,a seria luxo e tenho uma vontade louca de por um motor de omega 4.1 no meu opalão.
Você acredita que para fazer isso tudo eu vá gastar mais de R$8000,00 para fazer isso tudo?
e dor de cabeça ou problemas para fazer isso,você acha que vão ser muitos?
Sou novo aqui e também em mexer com carros.tenho apenas 19 anos mas sou apaixonado pelo meu opalão 77.

Abraços

luciano76
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Re: Esquema de instalação de motor de ômega 6 cil. no opala.

Mensagem por luciano76 em Sex 23 Nov - 12:27:49

Ixi, amigo, o tópico é bem antigo e o usuário acho que nem frequenta mais o fórum.
O problema do motor do Omega no Opala, é o cambio. Não tem nenhum do Opala que encaixe nele, tem ou que fazer flange (gambiarra), ou colocar o câmbio do Omega mesmo (e arrombar o túnel do Opala).
Procure um motor de Silverado que encaixa no câmbio do Opala mesmo.
Use a busca do fórum que tem bastante coisa a respeito, ok?

Abç!!

alsan1530
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Re: Esquema de instalação de motor de ômega 6 cil. no opala.

Mensagem por alsan1530 em Sex 23 Nov - 12:33:02

Ok.Obrigado amigo.

luciano76
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Re: Esquema de instalação de motor de ômega 6 cil. no opala.

Mensagem por luciano76 em Sex 23 Nov - 12:41:10

alsan1530 escreveu:Ok.Obrigado amigo.

As ordens.

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Re: Esquema de instalação de motor de ômega 6 cil. no opala.

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