Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 22:55:16 por opala4cc

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Hoje à(s) 21:38:27 por Hainra

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 21:26:47 por adpachec

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 19:26:32 por Shadow90

» Tamanho das rodas - Afeta Desempenho ?
Hoje à(s) 19:03:36 por Shadow90

» Alguém Conhece " Casa da Opala em Limeira - SP"
Hoje à(s) 18:40:27 por Fabio9437

» Peças para Diplomata 91
Hoje à(s) 17:49:10 por joaoc

» Ventilador do ar condicionado - Diplomata 91
Hoje à(s) 16:48:04 por opala4cc

» Chaves originais do Opala 78
Hoje à(s) 15:05:36 por Pedrão B.

Quem está conectado

30 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 29 Visitantes :: 2 Motores de busca

opala4cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Compartilhe

rafinha2
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 75
Localização : São Paulo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 24/12/2010

Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por rafinha2 em Sab 15 Jan - 16:19:33

Pessoal, até hoje não entendi o porque existe o coletor aquecido nos motores a alcool, alguem pode me explicar ?
E o porque carro com IE não precisa de coletor aquecido ??

Sobre a ideia maluca, eu conto depois haha

Adrianofb
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 6689
Idade : 34
Localização : SP
Modelo do carro : Caravan 80.
Data de inscrição : 16/05/2008

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por Adrianofb em Sab 15 Jan - 16:26:42

Num motor a álcool, assim que tu da a partida já percebeu que o coletor fica gelado? Se sim, sua pergunta foi respondida...

Abraxxx!!

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por Müller em Sab 15 Jan - 16:30:41

Matou aula de Físics, né? rsrs

Acontece q o poder calorífico do álcool é menor do q o da gasolina. Como falam popularmente, o álcool é "frio". Portanto, pra uma queima ideal dentro dos cilindros, a mistura ar/álcool de ve ser aquecida antes de ir pra cada cilindro.

Mas não sei o pq da IE não ter aquecimento......


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9351
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por j ricardo em Sab 15 Jan - 16:36:53

Não tem aquecimento apenas na IE multiponto, porque não passa combustível nos dutos... os bicos jateian o combustível dentro do cabeçote.... apontando para as valvulas( o que nen sempre é possivel)

na IE monopónto também tem que ter aquecimento... pois passa combustivel nos dutos...

aliás, só como informação, para potencia, dutos aquecidos são prejudiciais...aquecem a mintura tornando-a menos densa...= menos mistura dentro da camara... mas como pra rua não tem jeito... temos que usar coletor aquecido e perder meio cavalo talvez....

rafinha2
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 75
Localização : São Paulo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 24/12/2010

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por rafinha2 em Sab 15 Jan - 16:56:23

hummm.. essa de perder potencia eu ja tinha ideia que ia acontecer, ja que pessoal do "AP" briga tanto pra por ar " mais frio" pra dentro do motor..

É que pensei ter algo haver com relação ar/combustivel

Vou falar da ideia louca, tava eu e meu amigo comentando sobre IE, e carbura, mas como fazemos eng.eletrica, não sabemos nada de mecânica hahaha
Dai ele sugeriu uma idéia muito doida: Fazer um hibrido IE e carbura hahahahah

seria algo assim: o carbura fica sempre regulado para uma mistura levemente pobre.. e logo apos o carburador, tem uma injecao monoponto.
Então a central lê a sonda lambda, e lê o sensor TPS, temp do motor e rotação

Então com o motor frio, a injeção iria injetão mais comb. como um afogador.. e conforme a temp sobe, começa a injetar menos. Ao memsmo tempo lê a sonda, e injeta combustivel apenas pra corrigir a mistura e ficar ideal, alem de mais alguns parametros como o TPS e a rotação.. bla bla..

Eu tinha achado que com isso, não precisaria de um coletor aquecido
A proposito, esse sistema ficaria bem em conta até, a central é nois que iriamos desenvolver, custo estimado de 300 reais, bomba de combustivel eletrica, alguns sensores, e um bico apenas.. Só não sei exatamente onde por esse bico.. poderia abrir um buraco no coletor, e colocar o bico lá como em um sistema multiponto. ou algo parecido, mas esse detalhe é para a turma da mecânica hahah

e ai, eu e meu amigo viajamos na maionese né ? haha

Adrianofb
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 6689
Idade : 34
Localização : SP
Modelo do carro : Caravan 80.
Data de inscrição : 16/05/2008

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por Adrianofb em Sab 15 Jan - 16:59:04

Se não estou enganado já vi algo parecido numa revista "Oficina Mecânica" que tinha um Landau "injetado" no início dos anos 90..

Abraxxx!!

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9351
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por j ricardo em Sab 15 Jan - 17:12:29

rafinha2 escreveu:hummm.. essa de perder potencia eu ja tinha ideia que ia acontecer, ja que pessoal do "AP" briga tanto pra por ar " mais frio" pra dentro do motor..

É que pensei ter algo haver com relação ar/combustivel

Vou falar da ideia louca, tava eu e meu amigo comentando sobre IE, e carbura, mas como fazemos eng.eletrica, não sabemos nada de mecânica hahaha
Dai ele sugeriu uma idéia muito doida: Fazer um hibrido IE e carbura hahahahah

seria algo assim: o carbura fica sempre regulado para uma mistura levemente pobre.. e logo apos o carburador, tem uma injecao monoponto.
Então a central lê a sonda lambda, e lê o sensor TPS, temp do motor e rotação

Então com o motor frio, a injeção iria injetão mais comb. como um afogador.. e conforme a temp sobe, começa a injetar menos. Ao memsmo tempo lê a sonda, e injeta combustivel apenas pra corrigir a mistura e ficar ideal, alem de mais alguns parametros como o TPS e a rotação.. bla bla..

Eu tinha achado que com isso, não precisaria de um coletor aquecido
A proposito, esse sistema ficaria bem em conta até, a central é nois que iriamos desenvolver, custo estimado de 300 reais, bomba de combustivel eletrica, alguns sensores, e um bico apenas.. Só não sei exatamente onde por esse bico.. poderia abrir um buraco no coletor, e colocar o bico lá como em um sistema multiponto. ou algo parecido, mas esse detalhe é para a turma da mecânica hahah

e ai, eu e meu amigo viajamos na maionese né ? haha

boa iniciativa, pensar num projeto homemade de IE... mas neca de carbura! pensa um pouco melhor que voce vai notar que seu projeto pode ficar muito melhor só na IE.
meu preparador tava pensando nisso há alguns dias... mas esbarrou em achar alguém que faça placas de circuito a um preço baixo... bem... logo pergunto como vai indo a idéia dele...

rafinha2
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 75
Localização : São Paulo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 24/12/2010

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por rafinha2 em Sab 15 Jan - 17:25:22

Então, na verdade ja me passou pela cabeça uma IE inteira, só que achei meio complicado a parte de sincronizar a roda fônica, as bobinas ( ou a bobina) e os bicos (ou o bico), é que esse é apenas meu 2º ano na facul, pode ser que mais pra frente eu consiga, mas no nivel que to hoje, acho que esse sitema que eu propuz dá pra fazer hahaha

será que ele seria um intermediário entre carbura puro e injetado puro sangue ?

Carbura < IE hibrida < IE

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9351
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por j ricardo em Sab 15 Jan - 18:37:54

rafinha2 escreveu:Então, na verdade ja me passou pela cabeça uma IE inteira, só que achei meio complicado a parte de sincronizar a roda fônica, as bobinas ( ou a bobina) e os bicos (ou o bico), é que esse é apenas meu 2º ano na facul, pode ser que mais pra frente eu consiga, mas no nivel que to hoje, acho que esse sitema que eu propuz dá pra fazer hahaha

será que ele seria um intermediário entre carbura puro e injetado puro sangue ?

Carbura < IE hibrida < IE

nada! segundo o meu preparador, a parte difícil é o hardware... o projeto ( como vai ser os processadores, sensores e ect.) tá fácil!

pesquise sobre injeção mecanica... saiu nos corvettes dos anos 50/60 . vai ter uma ideia sobre as alternativas...

rafinha2
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 75
Localização : São Paulo
Cilindros : 4
Data de inscrição : 24/12/2010

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por rafinha2 em Sab 15 Jan - 18:57:55

Engraçado, pra mim é o contrario, consigo imaginar bem o hardware, so me atrapalho na parte do software, e tambem falta algum lugar que faça a placa do circuito (pq fazer na mão é uma desgraça.. )

Essa injeção mecânica ai, rapaiz.. cabulosa hein Shocked
Imagina da decada de 60 a evolução que isso era !

Bom, mas aos poucos vou tendo mais ideias, pq minha mente é muito criativa hahaha
Já até criei uma sigla pro meu sistema novo de IE.. ao inves de EFI, ou MPFI.. o do meu opala vai ser "SHCI" "sistema hibrido carburado-injetado" Laughing

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Idade : 24
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por thallisguimaraes em Dom 16 Jan - 8:43:44

Alguns motores turbo com carburador usa bicos de injeçao mais ou menos nesse principio, corrigir a falta do carbura, ai nesse caso passa a ser bicos suplementares ne, rsrs


_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por BANDIT em Dom 16 Jan - 10:46:46

Cara nesse mundo da preparação pra se consiguir + potência tem de tudo....
eu já vi algo parecido em ap carburado injetado. ( turbo) .....não me lembro de qual equipe.....
eles tinham um carburador pra marcha lenta e baixa.....baixinha mesmo .....
depois entravam 4 bicos .....(de monoponto ) pra injetar o combustível .....pra média e alta......

Meu amigo que é engenho mecânico .... .colocou no voyage dele (2.1) uma Holley 4-jet 750cfm á vácuo .....
1° passo foi passar pra mecânica ....
depois de uns 4 meses. ele fez 4 bicos injetores no venture do 4-jet ....ele fez isso sem MÓDULO DE INJEÇÃO !!!!!!
só nos motorzinho de limpador de parabriza e + calculos ...calculos..........
e não é que em 3mese o voyajinho queimava pneu em 1° ,2° 3° e 4° marcha girando 8mil no MSD !!!!!
depois tirou os bico e fez só funcionar na 4jet ...só ela ....
e não é que queimava pneu na 1° , 2° , 3° e 4° marcha girando 8mil no MSD !!!!!

Conteúdo patrocinado

Re: Dúvida sobre coletor aquecido, e uma idéia muito louca haha

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:59:11


    Data/hora atual: Sab 3 Dez - 22:59:11