Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptyQua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

103 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 103 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
tabarbosa (16850)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
Rubão6cc (15334)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
BANDIT (13573)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
Xann (10394)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
j ricardo (9376)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
Jean Bida (9320)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_leftAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) BarAlavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Bar_right 

+9
jean santi
frederico santos
Jean Bida
Edson Santos
eduardobezera
ROGELIO
BANDIT
Rogerio Jesus
Pinduca do Bagre
13 participantes

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Pinduca do Bagre
    Pinduca do Bagre
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 714
    Idade : 56
    Localização : Parobé - RS
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
    Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
    Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
    Data de inscrição : 18/02/2009

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Pinduca do Bagre Sáb 5 Fev - 21:36:05

    Salve amigos Opaleiros!

    Meu irmão tem um Comodoro 92 6cil 4 marchas (ré pra frente), a mesma caixa do
    meu Diplomata 88 6cil.
    Pois bem.
    A cada viagem longa que ele faz com o Opala dele (60km mais ou menos) a alavanca
    de marchas fica "boba", se tirar da ré não dá aquela desnucada.
    Fica difícil até pra achar a primeira e segunda. O negócio parece que solta tudo.
    Agora o meu Diplo começou com o mesmo sintoma.
    A cada passeio ele faz a mesma coisa, fico na agonia, parece que vou arranhar as
    marchas a toda hora, sem contar que a ré fica difícil de engatar.
    O curioso é que depois que o carro esfria, de um dia pro outro por exemplo, tudo
    volta ao normal. Mas é só rodar um tempo que tudo volta novamente.
    O nível de óleo dos dois já foi conferido. Estão exatos.

    Alguém já passou por isso? Tem experiência na solução do assunto?
    Gostaria de compartilhar conosco?
    Estamos intrigados pois nenhum mecânico soube nos responder o porquê disso.

    1 forte abraço à todos!
    Ficamos no aguardo dos pitacos! OKK
    Rogerio Jesus
    Rogerio Jesus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 160
    Idade : 62
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Diplomata
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 11/03/2010

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Rogerio Jesus Dom 6 Fev - 7:06:15

    Isso ja aconteceu com o meu, comprei o rparo mas nao ficou legal, ae troquei o trambulador completo, muito facil de fazxer o serviço.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167937207-opala-caravan-trambulador-cambio-4-m-6-cc-_JM

    Espero que seje isso o seu problema.

    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por BANDIT Dom 6 Fev - 18:51:36

    Trambulador
    frio não apresenta problemas porque o óleo da caixa está grosso ( já é grosso) quando esquenta o óleo afina por isso que com as folgas do sistema com o carro quente fica + difícil de engatar as marchas .
    agora tem + coisas lá dentro da caixa que poem aumantar esses problema ......o certo é fazer um milagre com o nome de revisão .
    ROGELIO
    ROGELIO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 283
    Idade : 37
    Localização : SP cajamar
    Modelo do carro : Atual opala diplomata 88 4p

    Bmw e390 5401 v8 4.4 99/00 ex

    omega cd aut. 4.1 sfi 1995/1995 ex

    corsa GSI16V 96 prata ex

    opala comodoro 1990/1990 ex

    gol gts turbo injetado 88 ex
    Cilindros : V8 4.4 294cv
    6 SFI
    4+16v+sfi=1.6 de 109cv
    6 alcool
    4=1.8 T
    Data de inscrição : 17/01/2009

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por ROGELIO Dom 6 Fev - 20:20:50

    no meu logo que peguei dei uma volta com ele e vim embora pra casa rodei ums 30 KM na anhanguera e quando cheguei que fui manobra ele deu este probelma a re fico dura pra afunda dai dei um tapinha mais forte e entro a re depois fico toda moleguenta no dia seguinte conprei o tranbulador novo troquei e depois disso numc mais tive problemas entao aho que o seu deve ser a mesma coisa pois o do amigo ai encima tanbem troco e resolveuok espero ter ajudado
    eduardobezera
    eduardobezera
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1369
    Idade : 41
    Localização : Fortaleza CE
    Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/09/2010

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por eduardobezera Dom 6 Fev - 23:08:16

    com certeza é tranbulador.
    Edson Santos
    Edson Santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1273
    Idade : 35
    Localização : Santo André - SP
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 4.1/S 1988
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/08/2009

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Edson Santos Seg 7 Fev - 5:11:47

    O meu também ta com o mesmo sintoma, quando roda muito, o cambio fica meio esquisito, meio duro. Bom saber que é trambulador então... OKK
    Pinduca do Bagre
    Pinduca do Bagre
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 714
    Idade : 56
    Localização : Parobé - RS
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
    Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
    Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
    Data de inscrição : 18/02/2009

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Pinduca do Bagre Seg 7 Fev - 9:29:40

    Rogério, Bandit, Rogelio, Eduardo e Edson.

    Obrigado por participarem com esta valorosa contribuição.
    Agora temos uma idéia mais clara sobre o assunto.
    Provavelmente teremos que substituir os trambuladores, pois
    é chato chegar à um encontro e ficar "procurando" as marchas
    pra poder manobrar e estacionar o carro.
    Agradeço imensamente a ajuda.
    Se algum outro colega quiser trocar experiências nesse assunto,
    sinta-se à vontade para comentar.

    Mais uma vez, muito obrigado.
    É muito bom poder contar com os amigos.

    1 abç! OKK
    Pinduca.
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Jean Bida Seg 7 Fev - 11:59:46

    Ish...fica fraus Galo Véio!!! Coisa mais simples,quase todos que já tive já deu esse problema, só na Comodoro que nunca deu,ainda é o amarelo original o Kit, na primeira vez, o Diplão foi meu primeiro Opala, bem feliz domingão de sol, dando umas esticadas, paeri pegar um latinha...cara acabou a alegria rsrs...A allanca parecia dente mole...não achava marchas, fui embora de quebrada e em quarta...e vai de boa o 6 cil em quarta rsrsr...Seuginte, véio..tira o banco passageiro que tudo fica simples, tira o console da alavanca, tira a travinha em volta do "copinho" vai ver que dentro do copinho tem uma peça de teflon de diâmetro pouco menor que o do "copinho" tipo um pistãio dentro do cilindro,é ela, a peça de teflon que dilata com calor e normalmente após engatar a ré da caixa a "bolacha" fica em baixo...leves batidas na alanvanca já soltam...mas tira a peça e lixa, ou seja diminua o diãmetro dela...dae esquece véio...nunca mais...pode comprar um Kit de reparo novo se quiser, no Diplo tem um paralelo que já veio com essa folga,nem precisou lixar, antes tinha o amarelo original que prendia no quente.Trampo de meia hora e faz em casa, se liga no desmontar pra montar igual,quando desmonto algo que pra mim é inédito, tiro fotos rsrsr...com atenção nem precisa cer as fotos na remontagem, mas se rolar um dívida pode ser bem ítuil...mas trampo simples pra fazer no seu o do teu brother...se liga nos links e analise a diferença de preço da mesma peça, fico de cara com isso...a "bolacha" que tem que diminuir o diãmetro está ao lado da mola do lado esquerdo da foto.

    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=1434

    http://www.opalaparts.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=383



    _________________
    [img]Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) 851505
    Pinduca do Bagre
    Pinduca do Bagre
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 714
    Idade : 56
    Localização : Parobé - RS
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
    Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
    Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
    Data de inscrição : 18/02/2009

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Pinduca do Bagre Seg 7 Fev - 14:26:48

    Jean Bida escreveu:Ish...fica fraus Galo Véio!!! Coisa mais simples,quase todos que já tive já deu esse problema, só na Comodoro que nunca deu,ainda é o amarelo original o Kit, na primeira vez, o Diplão foi meu primeiro Opala, bem feliz domingão de sol, dando umas esticadas, paeri pegar um latinha...cara acabou a alegria rsrs...A allanca parecia dente mole...não achava marchas, fui embora de quebrada e em quarta...e vai de boa o 6 cil em quarta rsrsr...Seuginte, véio..tira o banco passageiro que tudo fica simples, tira o console da alavanca, tira a travinha em volta do "copinho" vai ver que dentro do copinho tem uma peça de teflon de diâmetro pouco menor que o do "copinho" tipo um pistãio dentro do cilindro,é ela, a peça de teflon que dilata com calor e normalmente após engatar a ré da caixa a "bolacha" fica em baixo...leves batidas na alanvanca já soltam...mas tira a peça e lixa, ou seja diminua o diãmetro dela...dae esquece véio...nunca mais...pode comprar um Kit de reparo novo se quiser, no Diplo tem um paralelo que já veio com essa folga,nem precisou lixar, antes tinha o amarelo original que prendia no quente.Trampo de meia hora e faz em casa, se liga no desmontar pra montar igual,quando desmonto algo que pra mim é inédito, tiro fotos rsrsr...com atenção nem precisa cer as fotos na remontagem, mas se rolar um dívida pode ser bem ítuil...mas trampo simples pra fazer no seu o do teu brother...se liga nos links e analise a diferença de preço da mesma peça, fico de cara com isso...a "bolacha" que tem que diminuir o diãmetro está ao lado da mola do lado esquerdo da foto.

    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=1434

    http://www.opalaparts.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=383


    Grande Jean!
    Sempre ligado!
    Acho que tu matou a charada.
    Certa vez um mecânico abriu a alavanca de um Cheva´s que eu tinha e o câmbio ficou suave e preciso.
    Ele é semelhante ao do Opala. Ele disse que só limpou, lubrificou com graxa branca e montou.
    Não foi preciso trocar o kit.
    Vou aproveitar os últimos dias de férias e abrir do meu Diplo.
    O trampo parece ser fácil como tu disse, é só prestar atenção na hora de montar.
    Também tenho o hábito de fotografar passo a passo quando não conheço bem o sistema.

    Show, show!!
    Tomara que os colegas que tem o mesmo problema se liguem nessa!
    Deve ser meio comum nos 4 marchas modernos.

    Mais uma vez, brigadão pela força!!

    1 forte abraço! OKK
    Pinduca
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por frederico santos Seg 7 Fev - 16:12:37

    Valeu Jean!vo pedir o meu...aqui não se vende com essas molinhas....o meu anda todo froxo. é muito ruim..
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Jean Bida Seg 7 Fev - 16:15:29

    São iguais as peças...Vai pedir do qual link???rsrsr

    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=1434

    http://www.opalaparts.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=383



    _________________
    [img]Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) 851505
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Jean Bida Seg 7 Fev - 16:18:36

    Edson Santos escreveu:O meu também ta com o mesmo sintoma, quando roda muito, o cambio fica meio esquisito, meio duro. Bom saber que é trambulador então... OKK
    Ai já não sei Edson, esta parada de ficar solta a alavanca pode sabe de certeza que é o que passei pro Pinduca...de mudar comotu descreve boto fé que é o que Band, ou quinta se houver...ai a paradinha gruda em baixo e a alavanca fica perdidona.


    _________________
    [img]Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) 851505
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Jean Bida Seg 7 Fev - 16:22:37

    frederico santos escreveu:Valeu Jean!vo pedir o meu...aqui não se vende com essas molinhas....o meu anda todo froxo. é muito ruim..
    Eu comprei umas paradas na Nafil e pedi um desse com as molinhas laterais, xe todos que tive, sempre dos modernos 6 cil. nenhum tinha esta molinha, comprei juntamente pra ver se rola uma hora que eu for mecher eu vejo rsrs...O lance da alavanca ficar mole mesmo sem prender a bolacha embaixo, é que o teflon que fica na seletora, bem onde encaixa a alavanca, o teflon já gastou...ai a alavanca engata marcha normal,porém fica molona...com o teflon em dia, a alavanca não fica como de AP por exemplo, fixa bem no meio com a ação das molas, porém fica bem justa e precisa.seletora não é caro e troca tirando somente o copinho por dentro do carro.E to escrevendo seletora por aqui assim vi escrito na peçinha na prateleira da auto peças...não sei se é esse o nome da peça, sei que é onde a alavanca encaixa, fácil trocar, bate o pino elástico e tira.


    _________________
    [img]Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) 851505
    jean santi
    jean santi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 253
    Idade : 50
    Localização : CANOINHAS S/C
    Modelo do carro : OPALA COMODORO 1986 COUPE agora 250s
    Cilindros : SEIS
    Data de inscrição : 22/04/2009

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por jean santi Sáb 12 Fev - 11:31:07

    eu fiz o que o jean falou tirei lichei diminuindo o diametro nunca mais incomodou
    tiago
    tiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 491
    Idade : 38
    Localização : Curitiba-Pr
    Modelo do carro : Caravan Comodoro sl/e 1988
    Cilindros : 6











    Data de inscrição : 09/03/2008

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por tiago Dom 13 Fev - 18:57:41

    As vezes só uma limpeza e uma boa graxa já resolve,na minha fiz assim e não encomodou mais,muito fácil o serviço vale a pena fazer em casa,coisa de minutos.
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por ricardo rick Qui 24 Fev - 22:06:07

    opa blz turma estou com esse problema tbm no meu 6cc ano88 ficou bobo a alavanca do cambio desmontei vi queaonde eu encaicho a alavanca esta folgado o que eu tenho que fazer troca isso o kit reparo ainda é original (amarelo) me de uma ajuda ai obrigado t+
    -GTO-
    -GTO-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Jundiaí
    Modelo do carro : Diplomata 87/87
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 19/02/2021

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por -GTO- Qua 13 Out - 9:19:46

    Ressuscitando o tópico, meu 6cil 4 marchas tá dando esse problema, final de semana passado eu troquei o reparo do câmbio, lubrifiquei com graxa branca e parece até que ficou pior! A minha dúvida nesse caso, eu compro o seletor ou compro a alavanca inteira logo?

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) D_nq_n10
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Gerald Dom 17 Out - 11:44:42

    Pinduca do Bagre escreveu:

    Meu irmão tem um Comodoro 92 6cil 4 marchas (ré pra frente), a mesma caixa do
    meu Diplomata 88 6cil.

    A cada viagem longa que ele faz com o Opala dele (60km mais ou menos) a alavanca
    de marchas fica "boba", se tirar da ré não dá aquela desnucada.
    Fica difícil até pra achar a primeira e segunda. O negócio parece que solta tudo.

    Agora o meu Diplo começou com o mesmo sintoma.
    A cada passeio ele faz a mesma coisa, fico na agonia, parece que vou arranhar as
    marchas a toda hora, sem contar que a ré fica difícil de engatar.
    O curioso é que depois que o carro esfria, de um dia pro outro por exemplo, tudo
    volta ao normal. Mas é só rodar um tempo que tudo volta novamente.

    Pois, é, o parece que esse problema aflige muitos Opalas com câmbio "moderno" de 4 marchas. O meu Diplomata 89 também foi premiado com esse problema que, inclusive, foi inclusive a causa de um desagradável encavalamento da marcha-ré logo depois que comprei o carro.

    A solução do problema é simples depois de você entender qual é a raiz do problema, mas parece que pouca gente sabe qual é solução.

    O problema
    Quando o motor está frio, a alavanca de câmbio retorna (sobe) normalmente quando a marcha-ré é desengatada, mas quando o motor e a caixa de câmbio ficam quentes, a alavanca de câmbio não retorna mais para cima e a sensação do motorista é que a alavanca ficou "boba". Depois que o motor esfria, tudo volta ao normal.

    A causa do problema
    O vilão da história é a peça de nylon que pode ser vista no canto superior esquerdo da foto abaixo:

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) D_nq_n10


    O anel de nylon é pressionado para cima pela mola mostrada na foto acima. Quando o motorista desengata a ré, pistão se move para cima pela ação da mola e, consequentemente, empurra a alavanca de câmbio para cima.



    Essa peça de nylon é uma espécie de pistão que se movimenta para cima e para baixo dentro do tubo metálico que abriga a articulação esférica da alavanca de câmbio (ver foto abaixo).

    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Alavan10


    Flavio Oliveira fez um vídeo muito instrutivo sobre o funcionamento desse sistema:


    O pistão de nylon precisa correr justo, mas sem travar dentro do tubo metálico. Caso contrário, a alavanca de câmbio não subirá ao desengatar a ré! Note que no carro de Flávio Oliveira, o pistão está prendendo no tubo já com o sistema frio.

    O mais comum de acontecer é o pistão corre justo, mas livre, quando o motor e caixa de câmbio estão frios, mas travar quando o conjunto esquenta!

    A explicação para esse tipo de comportamento é que o metal do tubo e o nylon do pistão são materiais com coeficientes de dilatação térmica diferente. Quando a temperatura sobe, o nylon se dilata mais que o aço. Assim, o pistão, que estava justo mas correndo livre dentro do tubo a uma temperatura de 20 a 30 ºC, trava quando a temperatura do conjunto sobe a, digamos, 60 ºC.


    Solução do problema
    Entendido a causa do problema, a solução óbvia é reduzir ligeiramente o diâmetro do pistão de plástico para que ele corra livremente, mesmo quando a temperatura subir para 60 ºC.

    Para tal,  basta reduzir de 0,1 a 0,2 mm do diâmetro do pistão de plástico, usando uma lixa de grão médio (120, p.ex.). O lixamento deve ser feito manualmente (não usar lixadeira!) e com cuidado, usando movimentos circulares para não estragar a circularidade do pistão. Use um paquímetro para ir medindo o progresso do lixamento.

    O pistão de plástico deve poder correr livremente com folga mínima dentro do tubo de aço, mesmo sem usar graxa! Depois de conseguir reduzir o diâmetro do pistão em 0,1 a 0,2 mm,  monte o conjunto com um mínimo de graxa. Use uma fina cama da de graxa, excesso de graxa é prejudicial e pode travar o sistema se a graxa endurecer com o tempo.

    Conteúdo patrocinado


    Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda) Empty Re: Alavanca do 4 marchas 6 cil (ré pra frente) com problemas (ajuda)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 5:37:20