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LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

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Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

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a_galvao
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Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Ter 15 Jul - 23:27:37

Ola a todos,
serei breve na descricao e objetivo sem filosofar...Citarei apenas os materias, para motor a gasolina movida a gasolina.


-modulo PANDOO ou INJEFORCE--------------------------------------------1300,00
-Distribuidor a platinado com drive para o sistema HALL---------------(drive conversor platinado p/ hall 1,00)
-TBI-EFI GM-2.0 (completa) + flange---------------------------------------200,00 (usada)
-BOMBA+filtro +suporte---------------------------------------------------150,00
-BICO Delphi 4864--------------------------------------------------------135,00
-sensor temperatura MTE4053, conetores bico,bobina,sensor--------------------48,00
-Mangueira +abraçadera +rele+FIOS---------------------------------------82,00
-BOBINA MI---------------------------------------------------------------136,00
-Resistor 3R3/25w-----------------------------------------------------------6,20


OBS-I) Comparativo enter GERENCIADORES LIDER c/ CONCORRENTE (FUELTECH RACEPRO-1Fi X PANDOO EFI 4V1 (apenas analise tecnica))
ITEM-1. MANUAL
vantagem para FT (otimo manual e completo e claro nas informaçoes com exemplos)
ITEM-2. Regulagem do MAPA;
vantagem para a FT, pois possibilita o ajuste em ASPIRADO X TPS X MAP.
ITEM-3. Sensores de entrada;
Vantagem para FT, pois possibilita a monitoraçao e alerta para pressao de combustivel e oleo
ITEM-4. Canal de Saida;
Vantagem para PD, pois possibilita acionamento de 02 BOOSTeRES DITINTOS. alem de sinal para contagiro.
ITEM-5. Sinal de alerta.
Vantagem da PD, pois possibilita o PRE-corte segurando a rotação do motor ate o defeito seja sanado.
Vantagem da FT, monitor e alerta por DISPLAY+SONORO+SAIDA AUXILIAR para pressao de cobustivel e oleo
ITEM-5. Configuracao MAPAS.
Vantagem da FT, por MAPAS pré defimidos em seu banco de memoria por acordo de tipode motor.
ITEM-6. Configuracao Complementos.
Vantagem da FT, por sistema de ANT-LAG para o turbinado.
ITEM-7. Monitoração e Calibração.
Vantagem da PD,em breve sera disponibilizado o recurso atravez de um NOTBOOK.

Sobre as outras...
HARDWARE Perfornace- 2600,00 fora de espectativa
MEGASQUIRT Barata e boa Porem muito trabalhosa em todos os aspecto "mantagem e afinação.
MAIS ALTERNATIVA;
*- INJEFORCE-site http://www.rapidpower.com.br
*- GTI -site http://www.geocities.com/rsukys/produtos/produtos.html

OBS-II)- Esquema de ligação do platinado transformado para controle eletrônico no link:
http://www.flaviocursos.com.br/dicas.php?PHPSESSID=a8e10d3f3116202ed10e2b6bd2486743

OBS-III)
1)- TBI de KADETT/44mm, já proporciona vazão superior a DFV ou a w-40 com venture de 28mm.
VAZÂO da DFV-----------------------------------------------1230mm^3/seg
VAZÂO da W-40 c/28mm venture-----------------------------1230mm^3/seg
VAZÂO do TBI de 44mm(na menor secçaõ)--------------------15199mm^3/seg
ENSAIOS FEITO COM VELOCIDADE DO FLUXO 1mt/seg
- fazer uma flange no coletor, para a fixação dos prisioneiros da TBI (20,00)
- cada bico suporta 110cv/2bar, o limite e´a 170CV/5bar para BICO DELPHI 4864
*Regula a presao do regulador internoa atravez do aumento da pressao da mola de retorno

OBS-VI) Bomba externa de monza com filtro de injecao e pre filtro de carburado

OBS-V) Sensor de temperatura de agua linha PALIO cod MTE 4053, conectores para sensor, bobina, bico...

OBS-VI) Rele de 70 Amp para BOMBA DNI-0121, porta fusivel, mangueira de injecao 4mts, abraçadeira e fios..( o modulo gerenciador ja vem com fio!).

OBS-VII) Bobia de ignicao MI 03fios cod BOSCH equivalente F 000 ZS0 105

OBS-VIII) O emprego do bico 4864 para OAPLA gasolina e´100% "liberado" . Para o uso do ALCOOL eu recomendaria 02 bico!


Última edição por a_galvao em Qui 31 Jul - 17:57:01, editado 8 vez(es)

a_galvao
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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Qua 16 Jul - 11:41:32

Observacao Final;

O motor do OPALA nao atende as caracteristicas tecnicas necessaria para uma boa emplementacao da MPFI( coletor de comprimento iquais ligado a uma camara inerte com cabeçote com dutos indiviuasis na admissao...)

Em virtude do custo da conversao para atender todos os requesitos basicos da MPFI... Não deixa favoravel o CUSTO X BENEFICIO do SISTEMA MPFI quando se compara com a MONO...

Nao há comparação em eficiencia entre CARBURADOR( qualquer) em relação a injecao( qualquer)...

AndreMD
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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por AndreMD em Qua 16 Jul - 12:38:00

eu estou pensando em injetar o meu 4cyl mas é usando DUAS tbi's monoponto de Corsa / Gol 1.0

ainda tenho que fazer uns calculos sujos de fluxo vs cilindrada vs taxa vs comando pra ver se rola, se não, vai uma só mesmo de 1.6

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qua 16 Jul - 13:21:43

AndreMD escreveu:eu estou pensando em injetar o meu 4cyl mas é usando DUAS tbi's monoponto de Corsa / Gol 1.0

ainda tenho que fazer uns calculos sujos de fluxo vs cilindrada vs taxa vs comando pra ver se rola, se não, vai uma só mesmo de 1.6

André,

Já adianto que é MUITO...coloque uma só do Monza e seja muito feliz...

O Galvão usa um deste no 6cil. turbo dele...

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qua 16 Jul - 13:37:50

Galvão,

À noite coloco uma dicas p/ o pessoal entender o por que não é muito viável o MPFI no Opala...

Até mais

100

AndreMD
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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por AndreMD em Qua 16 Jul - 14:45:04

acalme-se amigo centésimo
uma de monza no 4cyl eu sei que já tá de ótimo tamanho.

quanto as de 1.0, tenho que terminar uns calculos, principalmente o financeiro, se o gasto com as duas TBI for alto, vai atrapalhar o andamento do vortec.

cupe79
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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por cupe79 em Qua 16 Jul - 19:23:29

Mas se montar com 3 coletores individuais e usar as "bases" das w44, com 6 bicos, o preço subiria muito?

Pergunto isso pq estou prestes a gastar 1500 numa weber 44 com coletor, dae de 1500 carburado pra 2000 injetado, acho que vou de injetado né!

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qua 16 Jul - 19:42:55

AndreMD escreveu:acalme-se amigo centésimo... vai atrapalhar o andamento do vortec.

Andre,

Agora é que não me acalmo mesmo affraid affraid affraid não faça NADA que possa atrapalhar de o seu Opalinha ganhar "vida" Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qua 16 Jul - 19:47:04

cupe79 escreveu:Mas se montar com 3 coletores individuais e usar as "bases" das w44, com 6 bicos, o preço subiria muito?

Pergunto isso pq estou prestes a gastar 1500 numa weber 44 com coletor, dae de 1500 carburado pra 2000 injetado, acho que vou de injetado né!

Cupe,

O que o galvão diz em coletores individuais ,não é se referindo a coletores p/ Weber "deitada"...p/ funcionar legal precisa de coletor LONGO,DUTOS INDIVIDUAIS ligados a uma caixa de ar inerte...

Eu nãoe lembro de cabeça mas,uma vez o galvão me disse que,o corpo do Monza tem mais CFMs que uma W40 então,ficaria muito melhor doque gastar em uma única W40...

Lembrando que tudo isto se referindo a carros de uso na rua...p/ pista,as coisas MUDAM e MUITO...

Já-já que coloco uns conteúdos que tenho aqui...ajudará a esclarecer mais um pouco...

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qua 16 Jul - 20:55:10

Pessoal,

Como disse,vai aqui algumas dicas sobre injeção(todos os créditos p/ o A_Galvão)

Citações retiradas de outro tópico em que eu e o GAlvão dissertamos um pouco sobre injeção em Opala:


o coletor para injetado mpfi tem de ser todo de mesmo comprimente ligado a uma camara inerte.
Vale salientar que a injecao nao e´apenas feita na abertura, mas feita durante a fase fechada da valvula para que haja uma perfeita homogenização da mistura antes. Para que ela nao seja feita na camara.

desta maneira a injeção MPFI, e´indicada qguando pretente geminar metade do MOTOR do OMEGA....

A utilização de 03 corpos em coletores separados, e´a tecnica;
1)- de aumentar a VAZAO sem comprometre drasticamente a velocidade do fluxo
2_-e redução dos dutos de coletor , proximando para do cabecçote para carros com LOBE altos e sem vacuo na admissao esta tecnica e´excencial
3)-, principalmente pelo fato da SOBREPOSICAO que os cilindros participam nas admissao durante um deriodo de 1/3 de seu trabalho de cada um
4)- alem dos intervalos entre pulsação serem maiores e acaretar um enrequicimento natural na mistura em baixos regimes



O conceito de MPFI e´o fato de PODER utilizar garnde tamanhos de BORBOLETAS e diametro de COLETORES sem se preocupar com a reducao da velocidade do fluxo oque ocasionaria as precipitacoess de goticulas ao longo do coletor.


Não adianta dutos de coletor separados para injetar o Opala...o que necessita é de CABEÇOTE com dutos individuais, portanto só o cabeçote do Ômega. O coletor do Opala pode ser usado sim, pois tem coletores do Opala com dutos individuais, o problema é quando chega no cabeçote, onde os dutos são siameses (gêmeos).
Agora se usar o cabeçote do Ômega, aí é outro papo...

Ou seja,colocar o corpo no coletor do Opala não fica bom pois,coletor de MPI tem que ter uma "caixa" de ar antes dos dutos...

Em carros de alta dá p/ fazer assim mas,em carros de uso normal,não fica bom...funcionar???funciona!!! dar lenta???dá!!!!...mas não terá o mesmo rendimento de quando usar um coletor com características MPI...não rendimento em CVs mas,rendimento geral...

Reparem no "longo caminho" do coletor do Ômega,ele passa por cima da tampa de válvulas p/ depois unir aos dutos...aos nossos olhos seria MUITO mais fácil(e barato) colocar o corpo logo nos dutos mas,p/ quê os engenheiros iriam gastar tanto material p/ fazer comprido...é porque precisa ser assim p/ funcionar corretamente!!!

Olhem umas fotos de um coletor p/ V8 injetado:






Outro modelo,neste da p/ ver a "caixa" separada:








Só a "caixa" de ar:






Será que não seria mais fácil colocar o corpo logo em cima do coletor???? sim!!! mas,precisa ter a caixa de ar...

Este colotores das fotos acima são p/ carros de rua,tem sua faixa de operação da lenta até 6000RPms...

Estes abaixo são p/ rua/pista,o corpo vai logo no coletor...funciona mas,a faixa de atuação sobe p/ 3500/7500...não é que o motor não vai ter lenta ou não vá funcionar(ou vá falhar) antes dos 3500,funcionar vai mas,não será economico nem tão liso quanto o modelo específico p/ MPI...






Este é "pior" ainda,como os dustos são de 2 em 2 cilindros,a faixa de atuação sobe p/ 4500/8500RPMs:




Devido aos muitos recursos da injeção,é possível acertar o carro mesmo sem o coletor específico mas,se tivesse um coletor apropriado,seria MUITO mais fácil o acerto...


Quem for registrado no cao,pode ver toda a discussão aqui:

http://www.amigosdoopala.com.br/forum/index.php?topic=23365.0


Última edição por 100 em Qua 16 Jul - 21:04:49, editado 1 vez(es)

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qua 16 Jul - 20:58:24

Aproveitei e fixei o tópico pois,vai ser de grande uso p/ quem tiver interese no assunto...

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qua 16 Jul - 20:59:59

Um 4cil injetado MPFI:





Funcionar funciona mas,não como deveria...mas, que ficou ajeitado ficou hein...

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qua 16 Jul - 21:07:08

O porque no 4cil. até dá p/ usar um copro adaptado direto no coleotor original:

No 4cil. da foto,reparem que o corpo está bem dividido entre os cilindros,a área abaixo do coletor acaba fazendo(não perfeitamente mas já é mellhor que nada) a vez desta "caixa" de ar mas no 6cil.,devido a proximidade que ficará dos cilindros do meio,não teria este "efeito"...

E outro detalhe ,no 4cil. os dutos do cabeçote não são siameses como no 6cil.

Tudo isto p~/ injeção MPFI...se for mono a coisa fica MUITO mias simples e barata...bastando seguir a indicação que o GAlvão fez no 1º post deste tópico...

Até mais

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Barney250s
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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por Barney250s em Qui 17 Jul - 0:17:18

Desculpem minha ignorancia, mas queria saberse isso funfa no 151 ??? pra por o TBI no coletor do opala, qual flange usa? especifica? ou o torneiro faz?? Nunca ouvi falar desse modulo Pandoo...onde vende??? Compensaria por no 151 ?? melhora consumo e desmpenho?? o carro fica com aceleraçao lisa??

obrigado!!!

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por AndreMD em Qui 17 Jul - 8:01:08

100

essas fotos ai são do opala dum amigo do meu irmão, vi funcionando ao vivo já, show de bola.

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Qui 17 Jul - 11:09:51

Apenas para citar;

Caso se utilise da MiniMegasquirt, se sem ignicao, o preço podera ficar em:
-modulo MEGA(montado + acabamento)-------------------------------------------600,00
-TBI-EFI GM-2.0 (completa) + flange---------------------------------------200,00 (usada)
-BOMBA+filtro +suporte---------------------------------------------------150,00
-BICO Delphi 4864--------------------------------------------------------135,00
-sensor temperatura MTE4053, conetores bico,bobina,sensor--------------------48,00
-Mangueira +abraçadera +rele+FIOS---------------------------------------82,00
-Fios que no KIT da MEGA nao vem----------------------------------------43,00
TOTAL DE R$ 1.253,00


OBS:) mas nao vejo vantagem pela difernça de preço (747,00), sobre;
- a necessidade de um computador para ajusta-la,
- pelo processo mais artesanal do produto...
- deficiencia da interface ususario de interacao com o produto ONBORD
- ausencia dos interface de ALERTA de monitoração que as comerciais possuem

OBS II) Dizem que a MEGA e´MELHOR...pelo fato que pode se utlizar do recurso da sonda LAMBDA para o ajuste, mas como sabemos, a sonda tem um tempo de resposta lento e mesmo para injecao originais, ela e´apenas um COADJUVANTE no processo pois a real paramentros principais da injecao sao GRAVADOS...
A INJEFORCE poe ter entarad para SONDA, mas ate onde acompanhei ele nao estava endo muito eficaz

OBS III) Eu (Engºde desenvolv no ramo de Automaçao), me sinto mais avontade e seguro com todo o "know-how" e assitencia tecnica da marca Fueltech. Uma empresa que me surpreendeu por todos os aspectos e nao tenho no que queixar!!!! Apenas a elogiar como todos que se utilizam de seus serviços!


Última edição por a_galvao em Qui 17 Jul - 11:27:47, editado 2 vez(es)

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por AndreMD em Qui 17 Jul - 11:22:04

galvão
vc regula seu veiculo no multimetro, sonda wide-band ou bundometro mesmo?

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qui 17 Jul - 14:05:14

AndreMD escreveu:100

essas fotos ai são do opala dum amigo do meu irmão, vi funcionando ao vivo já, show de bola.

Então Adre,

Foi como eu disse,funcionar??? funciona!!!,ficar liso??? fica!!! mas,se fizer um coletor com TODAS as características de um sistema MPFI terá um carro melhor em tudo...

Até mais

100

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qui 17 Jul - 14:11:01

Barney250s escreveu:Desculpem minha ignorancia, mas queria saberse isso funfa no 151 ??? pra por o TBI no coletor do opala, qual flange usa? especifica? ou o torneiro faz?? Nunca ouvi falar desse modulo Pandoo...onde vende??? Compensaria por no 151 ?? melhora consumo e desmpenho?? o carro fica com aceleraçao lisa??

obrigado!!!

Barney,

As respostas estão nos posts acima...

Funcionar,funciona mas,o melhor seria fazer um coletor como se deve p/ um sistema MPFI nas quais as características estão todas descritas acima...

Sobre a flage,daí se tem que ver num torneiro...

Sobre consumo,aceleração lisa,é difícil dizer,tudo depende do estado do teu motor,peças utilizada,quem fez a adaptação e acerto etc...

Mas,claro que qualquer injeção é MUITO superior a qualquer carburador...

Até mais

100


Última edição por 100 em Qui 17 Jul - 14:16:15, editado 1 vez(es)

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qui 17 Jul - 14:15:47

Só lembrando que,o PRINCIPAL intento deste tópico é de DERRUBAR o mito de que p/ injetar um Opala,gasta-se sempre mais que 4/5 mil contos...aqui provamos que dá p/ montar com BEM MENOS que isto...

ISTO num carro de uso normal,na rua,p/ carros com comandos altos etc...p/ pista é outra história...

Até mais

100

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por AndreMD em Qui 17 Jul - 14:27:31

pois é centésimo
é o que eu sempre falo.
carburador deixou de ser vantagem tem tempo.
pra quem tá com carburador fudido e precisa trocar, às vezes vale a pena se apertar, pechinchar nas peças de injeção e injetar logo com uma TBI de monzão.

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Qui 17 Jul - 14:34:21

AndreMD escreveu:pois é centésimo
é o que eu sempre falo.
carburador deixou de ser vantagem tem tempo.
pra quem tá com carburador fudido e precisa trocar, às vezes vale a pena se apertar, pechinchar nas peças de injeção e injetar logo com uma TBI de monzão.

Adre,

É bem dessa mesmo...ainda mais quem pretende gastar uma grana violenta em Webers e Cia...é muito melhor injetar logo...claro,NUNCA esprando mais doque a injeção oferece...daí,será indignação na certa...não é porque vai injetar que o carro vá fazer 100KMs/L e andar mais que tudo Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes tudo tem limites...

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por oumgue em Sex 18 Jul - 19:22:23

Aqui vai uma config. que eu vi fuçando pela net:


----------------------------------------------------------------------------------
Corpo de borboleta para opala com coletor acionamento e bicos
3 Corpo de Omega 4,1
3 Coletor
1 Acionamento
3 Bicos Monza Gasolina Rochester (pra baixa)
3 Bicos Monza Alcool Rochester (pra alta)


Aí a bichana:









Aí a fera



notaram o ressalto no capô?

Eu gostei do sistema Very Happy


Obs: Não conheço o cara, mas se alguém se interessou pelo conjunto que eu postei acima ele está vendendo por 1,200

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Sex 18 Jul - 19:39:53

BACANA...
Saberia falar se esse conjunto por 1.200,00 e´composto por quais peças ????

OBS) esses corpos de borboletas de 67mm cada, equivale a uma WEBER de 47mm por venture...!?!?!?!


Última edição por a_galvao em Sex 18 Jul - 19:50:48, editado 1 vez(es)

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Sex 18 Jul - 19:50:31

Oumgue,

Muito lindo de vre mesmo!!!! valeu p/ contribuição!!!!

Só lembrando que,p/ pista não é a mesma coisa que p/ rua ou seja,o coletor p/ alta não precisa nescessariamente ser comprido e ter a caixa de ar inerte como explicamos na 1ª página...até com o cabeçote de Opala mesmo funciona...

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por cupe79 em Sex 18 Jul - 22:26:09

100, de uma forma grosseira, se eu conseguisse prolongar a divisão do cabeçote até a borboleta da TBI, ficaria melhor o uso do mpfi?!

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Sab 19 Jul - 15:07:38

cupe79 escreveu:100, de uma forma grosseira, se eu conseguisse prolongar a divisão do cabeçote até a borboleta da TBI, ficaria melhor o uso do mpfi?!

Cupe,

Você diz p/ usar um corpo adaptado no coletor original do Opala??? se for,não vai adiantar muito pois,como já dissemos acima, um coletor p/ MPFI precisa ter uma caixa de ar inerte...isso p/ uso "normal"...se for pista já é outra história...

Só lembrando que p/ uso "normal" um sistema MPFI terá pouco a oferecer a mais em desempenho em relação ao MONO então será MUITO melhor montar mono...terá um ótimo carro de andar,injetado e,muito melhor que carbura...

Até mais

100

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Sab 19 Jul - 16:14:42

Ola amigos,

Apenas para desmistificar as injecao MONO da MULTI-PONTO
Fiz uma pesquisa na NET, para MOTORES que foram EFI e passaram para MPFI e que mantiveram as mesmas taxa e comando... vera que o aumento de potencia nao chegou a 4%

EXEMPLO que lembrei que mantiveram a mesma carcateristica de taxa e comando:
MONZA EFI 2.8 e 2.0 gasolina-----------------------98 e 116cv
ASTRA MPFI 1.8 e 2.0 gasolina----------------------100 e 116cv (na transsicao de sistema)

SANTANA 2.0 mono gasolina----------------------109cv
SANTANA 2.0 multiponto gasolina----------------114cv


OBS:) guia de referencia:
http://www2.uol.com.br/bestcars.....


Última edição por a_galvao em Sab 19 Jul - 17:37:05, editado 1 vez(es)

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Sab 19 Jul - 16:20:11

Boa Galvão,

Assim dá p/ ter uma idéia de que não muda muito...dá p/ ver que se for p/ um carro de uso normal,não vale o investimento em um sistema MPFI...

Ainda mais que,nestes sistemas foi instalado um sistema MPFI "segundo a cartilha" e se for levar em conta que,usando um sistema MPFI adaptado no Opala,terá uma diferença menor ainda...compensando mais ainda o uso de um sistema MONO...

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Sab 19 Jul - 20:21:10

Link de outro SITE para a INJECAO do OPALA tipo MONO-PONTO,
utilizando o MEGASQUIRT, para quem nao o viu e ou quem nao comece este gerenciador e´de baixo custo:

http://www.opala.com.br/forum/viewtopic.php?t=14195


Outro link:( este e´100% artesanal e´do usuario LOST do FORUM PREPARADOSDERUA.COM.BR
http://www.youtube.com/watch?v=e7BwvVLle0g
http://www.youtube.com/watch?v=Oq22EGtIp5w


Última edição por a_galvao em Sab 19 Jul - 20:39:34, editado 1 vez(es)

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Sab 19 Jul - 20:25:37

a_galvao escreveu:Link de outro SITE para a INJECAO do OPALA tipo MONO-PONTO,
utilizando o MEGASQUIRT, para quem nao o viu e ou quem nao comece este gerenciador e´de baixo custo:

http://www.opala.com.br/forum/viewtopic.php?t=14195

Olha o TBI do Monza aí..funcionando econômico como a maioria quer...

Só não injeta agora quem não quer!!!!!!!!!!!ou prefere W40 por luxo kkkkkkkkkkkkkkkkk

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Sab 19 Jul - 20:42:26

100 escreveu:

Ola 100,
viu a simplicidade, apenas;
-linha de combustivel principl e retorno
-03 fios do TPS
-02 fio do BICO
-02 fio do sensor de AR (OPCIONAL)
-Bico do GNV, (agora o USUARIO vai adaptar a IGNICAO para poder ter controte maior p/ o GAS..)

OBS) A TBI de MONZA, KADETT e S-10 sao todos os mesmos.
OBSII)- isso e´apenas no motor, pois de resto tem a bomba e o modulo gerenciador no painel + fusiveis de proteçao e rele da bomba!


Última edição por a_galvao em Sab 19 Jul - 21:00:05, editado 3 vez(es)

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por cupe79 em Sab 19 Jul - 20:48:09

100 escreveu:
cupe79 escreveu:100, de uma forma grosseira, se eu conseguisse prolongar a divisão do cabeçote até a borboleta da TBI, ficaria melhor o uso do mpfi?!

Cupe,

Você diz p/ usar um corpo adaptado no coletor original do Opala??? se for,não vai adiantar muito pois,como já dissemos acima, um coletor p/ MPFI precisa ter uma caixa de ar inerte...isso p/ uso "normal"...se for pista já é outra história...

Só lembrando que p/ uso "normal" um sistema MPFI terá pouco a oferecer a mais em desempenho em relação ao MONO então será MUITO melhor montar mono...terá um ótimo carro de andar,injetado e,muito melhor que carbura...

Até mais

100

Então 100, meu negocio é andar forte... Pergunto isso pelo fato que se eu for montar o kit com o sistema de corpo de borboletas e for usar o cabeçote do opala, dae seria melhor "prolongar" as divisões entre o cilindros ou num aspiradão isso não faria diferença?!

abraaaaço

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Sab 19 Jul - 21:04:39

a_galvao escreveu:
100 escreveu:

Ola 100,
viu a simplicidade, apenas;
-linha de combustivel principl e retorno
-03 fios do TPS
-02 fio do BICO
-02 fio do sensor de AR (OPCIONAL)
-Bico do GNV, (agora o USUARIO vai adaptar a IGNICAO para poder ter controte maior p/ o GAS..)

OBS) A TBI de MONZA, KADETT e S-10 sao todos os mesmos.
OBSII)- isso e´apenas no motor, pois de resto tem a bomba e o modulo gerenciador no painel + fusiveis de proteçao e rele da bomba!

Galvão,

Ví sim...deu até água na boca hehehe

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Sab 19 Jul - 21:08:17

cupe79 escreveu:Então 100, meu negocio é andar forte... Pergunto isso pelo fato que se eu for montar o kit com o sistema de corpo de borboletas e for usar o cabeçote do opala, dae seria melhor "prolongar" as divisões entre o cilindros ou num aspiradão isso não faria diferença?!

abraaaaço

Cupe,

Se for p/ arrancada,nem precisa isto...veja a foto dos coletores que postei na página anterior,tem 2 lá que são iguais de carburado,curto mesmo sóq eu,a faixa de uso é apartir de 2500...

O problema que pode aparecer num sistema igual você pensa,é que na baixa não terá boa homogienização da mistura devido a baixa velocidade...isto poderá dar "buraco" na progressão e lenta não muito estável...

Só minha humilde op.

Por que não monta mono???

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por Andre Luiz Piekarczyk em Sab 19 Jul - 21:21:05

E ai Opaleiros....
Sei que a injecao eletronica e' melhor que um carburador, mas sera que e' melhor do que 3 weber 40 num opala 4100 ?
Eu quero no meu carro potencia, mas com economia.

Valeu

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Sab 19 Jul - 21:28:57

Andre Luiz Piekarczyk escreveu:E ai Opaleiros....
Sei que a injecao eletronica e' melhor que um carburador, mas sera que e' melhor do que 3 weber 40 num opala 4100 ?
Eu quero no meu carro potencia, mas com economia.

Valeu

Andre,

Se quer economia,nunca que deve associar a 3 Webers Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Sab 19 Jul - 21:46:48

Andre Luiz Piekarczyk escreveu:E ai Opaleiros....
Sei que a injecao eletronica e' melhor que um carburador, mas sera que e' melhor do que 3 weber 40 num opala 4100 ?
Eu quero no meu carro potencia, mas com economia.

Valeu

APENAS para vc ter nossão,

No carburador para ele poder suprir a motor com a mistura correta, a necessidade minima de ter sobre o difusor um diferncial de pressao atmosferica de -1,5 POL/MERC...

Para o INJETADO e´desnecessario esta condição...

Apenas para citar, e em carros com comando de grande cruzamneto,
sobre o coletor pode se encontrara ate pressao +0,1 bar...

E sendo injetado toda esta pressao e´aproveitada integralmente

Se seu gosto e´com 03 WEBER, coloque 03 CORPO De BORBOLETA injetado!!!

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por cupe79 em Sab 19 Jul - 23:52:47

100 escreveu:

Cupe,

Se for p/ arrancada,nem precisa isto...veja a foto dos coletores que postei na página anterior,tem 2 lá que são iguais de carburado,curto mesmo sóq eu,a faixa de uso é apartir de 2500...

O problema que pode aparecer num sistema igual você pensa,é que na baixa não terá boa homogienização da mistura devido a baixa velocidade...isto poderá dar "buraco" na progressão e lenta não muito estável...

Só minha humilde op.

Por que não monta mono???

Até mais

100

Então 100, meu carro vai andar com um comando 290x300, valvulas de blazer e uns 12,5:1 de taxa, imagine o tamanho do bico mono pra alimentar isso?! Shocked

abraaaço

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por cupe79 em Sab 19 Jul - 23:53:58

Andre Luiz Piekarczyk escreveu:E ai Opaleiros....
Sei que a injecao eletronica e' melhor que um carburador, mas sera que e' melhor do que 3 weber 40 num opala 4100 ?
Eu quero no meu carro potencia, mas com economia.

Valeu

Amigo, potencia e economia são duas palavras que nunca vão andar juntas!! hehe

Andre Luiz Piekarczyk
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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por Andre Luiz Piekarczyk em Dom 20 Jul - 10:11:16

Eu sei que potencia e econimia nao andam juntas. Isso e' logico.
MAs eu queria deixar o maximo de potencia sem prejudicar a econimia.

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Dom 20 Jul - 10:23:29

cupe79 escreveu:[abraaaço


Amigo,
O terno BICO mono nao significa," apenas um unico BICO"...
Caso utiize 06 bicos todos amontuados no corpo de borboleta, ainda continuara sendo MONO!!!

Mas para a utilizacao de comando desta natureza como em qualquer sistema CARBURADO/INJETADO)
o melhor sao os 03 corpos... Como sugestao, o citado pela foto acima do USUARIO sobre injecao com 03 corpos de OMEGA ( mas sugiro corpos menores!!!)

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Dom 20 Jul - 10:28:02

Lembrando de um detalhe que passou desapercebido...
Todas os gerenciadores nacionais comercializados inclusive a MINIMegaSquirt,

NAÔ SAO SEQUIENCIAIS...
TODOS SAO SIMULTANEOS!

A injecao original sequencial elas sao simultaneas em condiçoes especiais;
- no momento da partida
- com o carro FRIO
- potencia maxima
Apos as condiçoes voltam a ser sequencial


Ou seja umas das caracteristicas PRO a injecao MPFI, os proprios gerenciadores nao atendem!!!
Restando apenas a vantagem de se poder utilizar grandes larguras de ditos e de corpos de borboleta sem o compromentimento da emulcificaçao do combustivel!!!

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Dom 20 Jul - 18:00:53

cupe79 escreveu:

Então 100, meu carro vai andar com um comando 290x300, valvulas de blazer e uns 12,5:1 de taxa, imagine o tamanho do bico mono pra alimentar isso?! Shocked

abraaaço

Cupe,

Agora "tendi"...

Mas,basta colocar um deste:



Alimenta até 470 CVs Rolling Eyes Rolling Eyes

Ah outra,mono não quer dizer nescessariamente 1 bico...mono é porque a injeção é feita em um ponto...este tem 2 bicos mas é mono pois,a injeção é feita num ponto só...

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Dom 20 Jul - 18:04:11

Nem tinha visto que o Galvão já tinha explicado sobre "mono" ...ainda bem que falei a mesma coisa que ele hehehe

Até mais

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por a_galvao em Dom 20 Jul - 21:24:26

Coloquei no final do 1º POST , mais material fazendo uma analogia tecnica certificando que o BICO 4864 aquenta segurar o motor 6CIL original a gasolina e quanto que deveria ser aumentado a pressao na linha para poder segurar um motor original a ALCOOL...

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por oumgue em Seg 21 Jul - 9:52:43

a_galvao escreveu:BACANA...
Saberia falar se esse conjunto por 1.200,00 e´composto por quais peças ????

OBS) esses corpos de borboletas de 67mm cada, equivale a uma WEBER de 47mm por venture...!?!?!?!


seriam essas que postei:

Corpo de borboleta para opala com coletor acionamento e bicos
3 Corpo de Omega 4,1
3 Coletor
1 Acionamento
3 Bicos Monza Gasolina Rochester (pra baixa)
3 Bicos Monza Alcool Rochester (pra alta)


abraços

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por Ayrton4100 em Ter 22 Jul - 20:48:59

Olá pessoal! Excelente este tópico! Aí vai a minha contribuição.
Tenho uma Caravan 4100 com pistões 4", bielas aliviadas, comando 250-S, bloco rebaixado em 1mm com o'rings. Originalmente ela era a gasolina, tucho hidráulico e 446.
Instalei uma FuelTech RacePro-1Fi e transformei o distribuidor com platinado para sensor hall.
Na primeira fase usei um cabeçote 586 baixado 4,5mm, dutos polidos e alargados, válvula de admissão da C-14 e válvulas anguladas. Instalei 3 bicos monopontos Rochester do monza à álcool no pé do coletor antes da entrada do cabeçote, e no corpo de borboleta usei uma 446 arrombada, sem o difusor e alargada no limite da parede do venturi. O carro melhorou 100% em relação a antes, mas devido a falta da caixa que o 100 mencionou, o carro dava uma engasgada de baixa pra alta, como se o injetor da rápida atrasasse para injetar o combustível, e dava falta no 1º e 6º cilindros por causa dos dutos siameses.
Na segunda fase, substituí a carcaça da 446 por uma borboleta de omega 4.1 através de uma flange. O problema da engasgada em baixa pra alta continuou, mas em alta o carro empurrava pra caramba!
Empolgado com a performance da nova borboleta, fiz a mesma preparação no cabeçote de omega, mas com todas as vávulas originais, retrabalho no bico injetor aumentando em 100% a vazão. O carro ficou liso de baixa até a alta, com muito mais torque e força, e acreditem, faz 6km/l andando na boa. O arco4100 e o irgo4100 estão de prova.
Agora entendi o porque da diferença lendo tudo isso que o Galvão e o 100 escreveram!

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por 100 em Ter 22 Jul - 21:02:53

Ayrton4100 escreveu:Olá pessoal! Excelente este tópico! Aí vai a minha contribuição.
Tenho uma Caravan 4100 com pistões 4", bielas aliviadas, comando 250-S, bloco rebaixado em 1mm com o'rings. Originalmente ela era a gasolina, tucho hidráulico e 446.
Instalei uma FuelTech RacePro-1Fi e transformei o distribuidor com platinado para sensor hall.
Na primeira fase usei um cabeçote 586 baixado 4,5mm, dutos polidos e alargados, válvula de admissão da C-14 e válvulas anguladas. Instalei 3 bicos monopontos Rochester do monza à álcool no pé do coletor antes da entrada do cabeçote, e no corpo de borboleta usei uma 446 arrombada, sem o difusor e alargada no limite da parede do venturi. O carro melhorou 100% em relação a antes, mas devido a falta da caixa que o 100 mencionou, o carro dava uma engasgada de baixa pra alta, como se o injetor da rápida atrasasse para injetar o combustível, e dava falta no 1º e 6º cilindros por causa dos dutos siameses.
Na segunda fase, substituí a carcaça da 446 por uma borboleta de omega 4.1 através de uma flange. O problema da engasgada em baixa pra alta continuou, mas em alta o carro empurrava pra caramba!
Empolgado com a performance da nova borboleta, fiz a mesma preparação no cabeçote de omega, mas com todas as vávulas originais, retrabalho no bico injetor aumentando em 100% a vazão. O carro ficou liso de baixa até a alta, com muito mais torque e força, e acreditem, faz 6km/l andando na boa. O arco4100 e o irgo4100 estão de prova.
Agora entendi o porque da diferença lendo tudo isso que o Galvão e o 100 escreveram!

Boa Ayrton,

Até que enfim alguém p/ dar um respaldo prático p/ nós...sempre que comentamos nos fóruns que não fica bom,tem sempre aquele p/ dizer: '"dá sim,meu amigo montou no cabeçote de Opala e sem caixa nenhuma e funciona lisinho..."

Você pôde comprovar e provar que não fica 100%...eu ainda chuto que se fizer a tal caixa(que na verdade se chama Plenum) dá p/ deixar mais ecônomico ainda Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

A FT é "a" injeção mas,ainda o que mata é o preço Shocked Shocked Shocked

Até mais

100

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por IrGo4100 em Ter 22 Jul - 21:07:03

O que o ayrton falou eh verdade mesmo, ate ajudamos ela a montar hehehhe, e a Caravan dele é um canhão pra andar, mas tambem um exelente carro para andar de boa!!!

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Re: Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:17:14


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