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    Mensagem por Canibal Qui 24 Fev - 17:14:50

    Ola amigos opaleiros, estou com um problema e não sei bem o que fazer..., a pouco tempo (uma semana exatamente) comprei minha tão desejada opala
    rsrs, o fato dele encavalar as marchas eu já tinha ouvido falar, e já to até bolando um jeito de elimar esse problema,
    só esperava poder resolver isso depois de fazer a vistoria..,que será na semana que vem. hoje a tarde fui a garagem onde estou guardando a Dulcy (como ela se chama) p/ dar uma esquentada nela e não deichar travar e taus, resolvi dar uma ré (3metros+-) só para alinha melhor o carro. Após fazer isso , coloquei a 1ª denovo e puxei p/ frente, quando puxei denovo e resolvi ver se engatava bem a ré.. ele travou de uma forma que não meche por "NADA!".
    pelo que eu li aqui nos posts, eu devo entrar debaixo do carro e dar uma leve porrada na alavanca da vareta, q vai ao cambio que estiver desalinhada enm relação as outras certo?
    pude observer pelo buraco do console que a unica vareta q meche, é a mais debaixo de todas, se não me engano, é responsavel pela ré..
    deu p/ ver que quando eu puxo ela para tras e solto a embreagem, o carro não anda, mas vai chorando ate morrer, e quando eu volto ela para a frente, é como se seu estivesse desacionando a ré e deichando ele de 1ª, dá p/ perceber ele começando a se movimentar..

    o que eu quero saber, se possivel é claro, é se tem alguma tecnica certa ou coisa parecida p/ mim poder fazer isso de forma eficiente? sem danificar o cambio.. pq até então o cambio parece estar ok, andei com ele na rua dia desses, as marchas trocam bem, o barulho esta ok,..tem aquela babação classica de oleo entre a caixa e o motor, mas isso resolvo depois.
    queria saber de voces, se alguem que já passou por algo parecido, pode me falar uma série de passos a tomar p/ resolver isso.
    porque até então, já hávia engasgado umas vezes, mas sempre voltava ao normal depois de uma chaqualhada..
    como eu já ouvi dizer muito, geralmente o problema do cambio, esta no trambulador. Hoje eu sai por aqui a procura nas auto peças e ferro velhos, achei um novo pelo preço de R$ 90,00, mas parece que é feito de metal-plastico (fino e com cara de mole), e fui a um ferro velho e achei um em uma Caravan queimada, por R$50,00. e parece ser estar bom.. (vou tira-lo e conferir)
    estive avaliando uma caixa tambem, em tres ferros velhos achei por 250 (com trambulador e tudo), 300 (so caixa) 450 (so caixa)
    gostaria de saber de voces, uma media de valor dessa peça..
    gostaria de pedir desculpa se estiver postando o topico no lugar errado.. sou meio novo no forum e não postei nada ainda.
    espero q vcs compreendam,
    abraço a todos os amigos opaleiros e agradeço a colaboração desde já.
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    Mensagem por Tiagopala Qui 24 Fev - 18:09:21

    quer um conselho de quem se incomodou muito com esse tec tec é um ótimo cambio e acho que o mais resistente mas eu mo sei lugar colocaria um 5 marchas é caro mas é uma vez só!!!
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    Mensagem por Daniel Opaleiro Qui 24 Fev - 19:02:42

    seja bem vindo!
    o que acontece é que quando esta com muito desgaste o trambulador voçe engata ré ele tranca e você até engata primeira mas não desengata a maldita ré,por isso ele morre e não anda esta com as duas marchas engrenadas!(tenta desengatar com o carro ainda andando antes de parar,desengata mais fácil,mas nem sempre vai funcionar!).
    quando eu comprei o meu estava com o mesmo problema! troquei o trambulador, já faz quaze um ano e não tramcou mais. comprei esse de noventa reais que vç falou (metal-plastico) o material não parece muito bom não! mais aida esta aguentando!
    abraço.
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    Mensagem por Canibal Qui 24 Fev - 19:07:26

    Pois é Daniel, vo tentar desagarar ele lá amanha, minha sorte q a garagem é grande
    andei vendo aqueles trambuladores in-line, achei uma boa até.
    tem é que se adaptar né, mas isso... tempo.
    como disse preciso dele p/ semana q vem, vistoriar e pronto, posso mete ele lá e ai sim, resolver isso com calma.
    vlw
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    Mensagem por eliseu abel erbe Qui 24 Fev - 19:46:19

    eu tive o mesmo problema , ai, coloquei uma de 5 e numca mais me incomodei.
    sem falar que na estrada fica mais economico.
    e nao é tao mais cara.
    valeu...
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    Mensagem por Tiagopala Qui 24 Fev - 19:47:04

    o daniel quando vc precisa de peças vc consegui ai em ratos ou vai em algum desmanche talvez tenha um por perto e eu não saiba??? abraço
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 24 Fev - 20:00:46

    cara, nao é por nada nao, mas tenho quase certeza que abriu os macaquinhos da primeira.....
    Se vc entrar em baixo do carro, soltar todas as varetas e manualmente nao conseguir colocar o cambio no ponto morto, só abrindo. Deve ter escapado os macaquinhos que empurram o sincronizado.

    veja lá.


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    Mensagem por kdt_go Qui 24 Fev - 20:47:10

    Troca só o trambulador, eu paguei 120 no meu, novo, colocado e nunca mais aconteceu nada de errado.
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    Mensagem por Canibal Sex 25 Fev - 7:16:08

    Bom dia galera.
    Então, hoje a tarde vou mecher lá, e ver se consigo resolver, se não, vou pedir um mecanico q tem uma oficina a ums 70m de lá p/ dar uma olhada.
    A ideia da caixa 5 marchas é interessante, vou analisar depois, mas acho q deve ser preciso fazer adpatações não?, trocar a capa, mecher no tunel do carro..ajustar rolamentos..
    Uma coisa q acho meio foda e cortar o carro, ele esta com a lata toda em bom estado, se fosse eu já surrado, eu meteria o maçarico nele na hora.. era de um tiozinho
    Quero manter o cambio 4 marchas mesmo
    To pensando no tal trambulador IN-LINE,parece ser uma boa, q vcs acham?
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    Mensagem por Tiagopala Sex 25 Fev - 10:23:49

    originalidade a parte mas o cambio de 5 o carro se torna até mais confiavel e economico para viagens no dia a dia se é para ter opala guardado eu não teria se bem que aqui na minha cidade não corro muito risco com transito congestionamento não existe roubo de carros, é muito difícil tambem, e acho que não tem que cortar muito não tem alguns tópicos falando dessa troca por aqui de uma olhada na busca valeu um abraço
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    Mensagem por branco 75 Sex 25 Fev - 12:41:31

    olha meu cambio só encavala qdo eu vacilo na ora de manobrar engatando rapido da re para a primeira. entra a primeira sem ter desengatado a re e o bicho trava mesmo. eu chamo o mecanico mas vejo q ele chega lá sem muita cerimonia bate c um martelo e chave de fenda na vareta da re e ela solta.
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    Mensagem por MCorrea Sex 25 Fev - 14:02:02

    Meu cambio, quando encavala, é depois que desengato a ré. É como foi dito, o carro parece que malemal sai do lugar e se continuar ele morre (então é porque engrena duas marchas juntas? eita... Shocked ) eu dando umas jogadas no câmbio fazendo um pouco mais de força conseguia desencavalar, mas hoje tive que deitar no asfalto e mexer no trambulador (isso nunca aconteceu antes, e claro, foi acontecer num dia de chuva) é dois palito, eu mexo um, depois outro e vou mexendo até ver que os três ficaram soltos. Mas o melhor mesmo é trocar o trambulador. Eu particularmente não colocaria 5 marchas, gosto do som do clec clec Cool

    Ah, e é bom tomar cuidado pra não bater a mão no escapamento se o carro já foi ligado antes de encavalar...
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    Mensagem por branco 75 Sex 25 Fev - 15:49:54

    antes eu engatava a ré é desengatava com calma fazia isso uma ou duas vezes e desencavalava. agora outro mecanico revisou pra mim acho q deixou as varetas apertadas demais qdo encavala tem q entrar de baixo pra resolver. sera possivel ter ficado muito apertado? alguem ja viu isso?
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    Mensagem por Canibal Sex 25 Fev - 16:08:43

    Boa tarde galera.
    Branco 75.. conversei com um mecanico aqui e ele me disse isso, se as varetas estiverm apertadas ou desreguladas, encavala mesmo, vou conversar mais com ele depois e saber melhor..
    Então, estou vindo da garagem e consegui resolver
    o q eu fiz.
    Primeiro eu descobri q vou precisar de um macaco hidraulico, levantar esse carro com macaquinho JIGUELÊ é foda, tem q fazer força p/ burro, rs
    levantei o carro e dei um teko na chappinhas de 1ª/2ª e 3/4ª,fui ao carro e dei umas mechidas na alavanca, dai ela deu um pequeno estalo e voltou ao normal..manobrei ele e foi aquela coisa "com carinho", não tive problemas não, funcionou tudo bem.
    uma coisa q observei, era q as chapas, (1ª/2ª e 3/4ª), estavam corretamente alinhadas, to achando q foi vacilo só com o trambulador mesmo... a tal falta de jeito.
    queria saber melhor como o trambulador funciona?
    alguem ai tem um esquema q demostre?
    se tiver agradeço se puder contribuir
    Assim q tiver um velho em mãos, vou desmancha-lo e ver como funciona. deve ter jeito de fazer alguma adptação e resolver isso.
    vo tentar dia desses e posto.

    Agradeço as dicas pessoal..
    abraços
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 25 Fev - 16:18:59

    Se vc olhar na parte de baixo do trambulador tem um furo que passa de um lado para o outro.
    Se vc quiser tentar tirar possiveis folgas o procedimento é o seguinte:
    - tire todas as varetas das alavancas (chapinhas) identifique de onde sairam.
    - sem nenhuma vareta nas alavancas, alinhe todas de forma que de para passar uma chave ou algo redondo pelo furo de um lado ao outro. Quando vc fizer isso terá alinhado o ponto morto do trambulador.
    - recoloque as varetas alinhando com os furos de moto que sejam montadas sem interferencias, para isso vc rosqueia par aum lado ou outro a ponta da vareta aumentando ou encurtando seu tamanho.
    - Tem umas buchas que quando desgastam fazem tbm encavalar marchas, vc pode substituilas com buxas de latao (fica muito justo) ou nylon ou polypropileno.
    - nrmalmente isso alivia o problema.

    vc deu sorte, esse negoscio de dar uma ré e socar a primeira nesses cambios realmente faz escapar os macaquinhos internos das luvas e ai so abrindo mesmo, outra coisa que nao pode nem pensar em fazer é socar a primeira e depois a ré com o carro ainda em movimento, pode escapar a trava meia lua da ré e a engrenagem sai no lugar e vc fica sem ré, ai tem de abrir o canhao trazeiro.

    tente lá e boa sorte.


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    Mensagem por Tiagopala Sáb 26 Fev - 13:58:05

    como o amigo m correa disse eu tinha um 73 que vivia encavalando nos piores lugares e momentos e eu vivia com o braço esquerdo todo queimado do cano quente é froids!!!!
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    Mensagem por Canibal Sáb 26 Fev - 19:42:26

    Ola galera,
    Ivo Filho,
    Valw a dica cara, já tinha ouvido falar que se o trambulador estiver desalinhado vira uma praga p/ encavalar mesmo, quando estava de baixo do carro observei q tem mesmo uma certa "guia" no trambulador
    assim q resolver esse lance da vistoria vou suspender ele e dar uma arrumada nisso.
    to estudando o tal trambulador IN-LINE, e vou acabar aprendendo como aquilo funciona..
    fugindo um pouco ao assunto...
    O turma, hj achei um motor 4cc com caixa a venda aqui por 700 barão, vcs acham q ta bom o preço?,o cara me disse q rolou um acidente e deu PT no carro as ums 3 meses, e q salvou o motor, caixa e algumas peças lá, o Guri ta muito trite ,pelo q me contaram o carro era o veneno, um coupe 77 ou 78 sei lá, preto (pintado a pouco) com 6 lanternas, e o cara hávia enjeitado R$16.000,00..eu to trite por ele, o cara tem uma humildade invejavel...os amigos do trabalho dele me contaram q tem dia q ele chega lá com cara de deprimido e começa a falar do carro...
    tem dia q ele comenta lá; "o velho. num conformo, opala q é carro cara... o resto não tem graça."
    mas andei pensando em pegar esse motor dele lá, ele disse q não quer ficar (eu falei com ele q se ele gosta devia reconsider...ñ to agindo de mã fé), pensei em pegar e montar uma bancada p/ aprender aa mecher com o motor.. 700 mango ta bom num ta?..no momento $$ ta meio raridade p/ mim, rsrs
    abraços turma.
    agradeço a colaboração de vcs, me sinto em casa toda vez que venho ler os postes ou postar algo aqui.

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    Mensagem por MCorrea Sáb 26 Fev - 19:45:21

    Motor e caixa por 700 pratas? pro vivente colocar 16 paus em um carro, tem coisa boa nesse motor hein?

    Aqui na minha cidade (Ponta Grossa-PR) em um ferro velho tem um dana por 500ntão e uma caixa de 5 marchas por 500ntão, os dois juntos o cara faz por 800ntão Shocked
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    Mensagem por Canibal Sáb 26 Fev - 19:47:50

    Pelo q eu sei o carro tinha 30 anos q tava na familia, não venderam foi por apego mesmo...comprienssivel até.
    to pensando em ir lá dar uma olhada.
    mas vcs acham q o preço ta meio fora?

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