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Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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Rafael Rodrigues
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Colocar no Ponto

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jtorres
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Colocar no Ponto

Mensagem por jtorres em Qui 31 Mar - 19:34:26

Bom, meu Opalão - não gosto do termo minha Opala - Chegou hj da elétrica. O Eletricista disse ter trocado as buchas escovas, enfim, deu um trato no motor de partida. Só que ele disse que o Alternador está roubando carga da Bateria. O estranho é que o carro de vez em quando gira o motor normal e pega de primeira. E tem vez que gira pesadíssimo e não pega.

Não será motor fora de ponto?

Pois bem, quero por meu opala no ponto. Alguma alma caridosa poderia explicar o passo-a-passo, bem detalhado para um ignorante?

evaldo f lopes
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Re: Colocar no Ponto

Mensagem por evaldo f lopes em Qui 31 Mar - 20:09:24

jtorres escreveu:Bom, meu Opalão - não gosto do termo minha Opala - Chegou hj da elétrica. O Eletricista disse ter trocado as buchas escovas, enfim, deu um trato no motor de partida. Só que ele disse que o Alternador está roubando carga da Bateria. O estranho é que o carro de vez em quando gira o motor normal e pega de primeira. E tem vez que gira pesadíssimo e não pega.

Não será motor fora de ponto?

Pois bem, quero por meu opala no ponto. Alguma alma caridosa poderia explicar o passo-a-passo, bem detalhado para um ignorante?
amigo eu sou novato + tem nosso amigo baditt q sabe tudo de opala procure ele nos membros ele t esplica

eduardobezera
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Re: Colocar no Ponto

Mensagem por eduardobezera em Qui 31 Mar - 20:27:52

1- Tire a vela do 1o. cilindro (da frente) e enfie ali um objeto comprido, como uma chave de fenda (prefira material plástico para não riscar o pistão). Com o carro desengatado, gire a hélice com a mão no sentido horário até você identificar o PMS (ponto máximo/morto superior). Vc vai identificá-lo quando o objeto que vc introduziu subir no ponto mais alto.

2- Estando o 1o. pistão no PMS, olhe pelo lado esquerdo do seu carro a polia do virabrequim (a que fica embaixo da hélice). Passe dedo pela borda dela, vc vai notar um picote, um pequeno entalhe na borda. Atrás da polia está a tampa de engrenagens, e na lateral dessa tampa há uma chapinha com uma graduação. Se o picote da polia não estiver próximo dessa chapinha, gire novamente a hélice até o pistão atingir novamente o PMS o picote ficar próximo da chapinha.

3- Aquela graduação da chapinha indica os graus de avanço do ponto do motor. A marca "O" é o PMS do 1o. cilindro, e cada traço equivale a 2 graus (se não me engano). Faça com que o picote da polia fique na risca de 10 graus, que seria a marca "A" da chapinha. Não mexa mais no motor.

4- Tire a tampa do distribuidor e observe a posição do rotor. Nessa posição, ele deveria estar apontando para o borne correspondente ao cabo do 1o. cilindro.

5- Coloque a tampa de volta com todos os cabos conectados, deixando a ponta do cabo de vela do 1o. cilindro fora da vela.

6- Afouxe o parafuso do grampo que trava a base do distribuidor.

7- Ligue a ignição sem dar a partida.

8- Segure o cabo de vela com a ponta próxima a um ponto de massa (pode ser o bloco do motor, por exemplo na rosca da vela que vc retirou) e gire o distribuidor nos dois sentidos. Você vai perceber que em um cenrto ponto vai saltar faísca no cabo de vela. Continue girando nos dois sentidos até vc acertar o ponto exato em que ocorre o faiscamento.

10- Acertado o ponto, desligue a ignição, reaperte o parafuso do grampo e recoloque a vela e o cabo do 1o. cilindro, verificando se a sequência dos cabos está compatível com a ordem de ignição

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Re: Colocar no Ponto

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 31 Mar - 20:37:29



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