Olá amigos opaleiros, como estão?
Continuo buscando corrigir e aprimorar o meu 4.1 - em breve deverei inclusive trocar a junta do cabeçote. Por agora, removi as tampas dos tuchos para inspeção e limpeza nos compartimentos. O parafuso mais à frente da primeira tampa, a fim de ser removido requereu também a retirada do distribuidor, no que aproveitei para também inspecioná-lo e limpá-lo.
Após escovar a sujeira impregnada ao longo dos anos em sua carcaça tirei o diafragma do avanço a vácuo, deparando-me com corrosão no lado interno do suporte (que fica junto ao corpo do distribuidor). Sucção na cânula não gerou movimentação do braço, o que a priori indica a necessidade de troca da peça. Contudo, colocando a mesma cânula próxima do ouvido e movendo o braço com a mão (exercendo força considerável, diga-se), notei o sopro de certa quantidade de ar, o que gerou dúvidas quanto à real necessidade (ou não) de substituição.
Em seguida surgiu uma dificuldade: um anel de retenção prendendo todo o conjunto interno ("aranha", mesa, etc.) ao eixo. Não adiantou tentar abrir com tesoura de ponta ou com duas pequenas chaves de relojoeiro - tive de comprar um alicate apropriado. Anel retentor removido, contudo o conjunto inesperadamente permanecia preso ao eixo.
Lembrei-me de remover o feltro onde geralmente é colocada uma ou duas gotas de óleo, quando percebi um pequeno parafuso concêntrico ao eixo. Nova dificuldade, mas removi-o no fim das contas e finalmente pude sacar boa parte dos componentes internos do distribuidor. Alguns pequenos pontos de corrosão (especialmente nos mais próximos à parede contaminada do diafragma), os quais foram raspados e limpos com a ajuda de desengripante, além de palha e escova de aço. Não consegui remover os braços do avanço centrífugo, ainda assim tive certo sucesso na limpeza e lubrificação dos seus arredores.
Conjunto limpo, checado e pronto para remontagem, eis que surge finalmente o principal motivo deste tópico: não estou conseguindo recolocar as duas molas que balanceiam o avanço centrífugo. Mesmo com a tampa da portinhola inferior removida, não consegui uma ferramenta adequada para inserir por tal espaço a fim de alocar as extremidades das molas de forma adequada. Será que alguém poderia me dar uma luz quanto a isso?
Eis algumas fotos que tirei do conjunto - poderei disponibilizar mais caso venha a auxiliar na solução:
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É tudo por agora. Grato pela atenção, abraços, até!
Ps.: o distribuidor é da marca Bosch, aparentemente fabricado em 1990 (observei uma marca circular no fundo interno do corpo contendo um "90" no centro); A ignição do motor é eletrônica - sem platinado e condensador, portanto.
Qua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc
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