Companheiros ,me ajudem por favor.Preciso desmontar o compressor do ar condicionado do com aquela caixa e tudo pois preciso retirar o motor do meu carro e não sei por onde começo no passo de retirar o ar condicionado.Quero retira-lo para depois liberar o carro pra oficina pois tenho medo de estragarem o equipamento ;e vou pintar o cofre do motor tambem.Alguem tem um passo a passo ou me diz o que fazer e tambem o que nao fazer durante a desmontagem do ar condicionado? Meu opala é 6cc,diplomata SE 90/90.Obrigado para alguem me dar uma luz no fim do túnel
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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3 participantes
como desmontar ar condicionado
rob.roney- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15
Localização : rob.roney@terra.com.br
Data de inscrição : 17/02/2011
- Mensagem nº1
como desmontar ar condicionado
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº2
Re: como desmontar ar condicionado
Bom, não tenho fotos, mas posso "dar a partida" pra vc:
1. Tire o compressor. Afrouxe todos os quatro parafusos do suporte p/ liberar a correia. Retirada a correia, desconecte o fio do chicote, tire os parafusos e retire o compressor do suporte. Se quiser soltar os suportes (ele é separado em duas peças), é só soltar os cinco parafusos q os prendem ao cabeçote. CUIDADO: um dos parafusos (o dianteiro) tbem prende o alojamento da válvula termostática. Ao retirá-lo, pode vazar água.
2. Tire a caixa evaporadora. Dá um trabalhinho pra tirar do cofre, mas com jeitinho sai! Solte todas as conexões elétricas da caixa (o conector da resistência - akele q vai em cima, bem visível; os fios do pressostato - uma válvula q tem no meio do caninho de alumínio; e os fios do ventilador). Depois, solte o suporte da caixa - uma barrinha de ferro aparafusada na lata e na caixa. Solte o parafuse q segura a caixa no painel corta-fogo e o mais chato, um parafuso q vai bem embaixo da caixa (dá pra vê-lo se olhar pela roda, perto da longarina. Trabalhe em duas pessoas p/ retirá-lo. Enqto um segura a chave pelo lado de dentro (tem q fazer um pequeno contorcionismo pra encaixar a chave nele) a outra desaperta pelo lado de fora. Se quiser, tire a roda pra facilitar. Não eskeça de soltar os canos de alumínio tbem - o lateral, mais finhinho - e o mais grosso do filtro secador. Às vezes não tem, mas o meu tinha, dois parafusinhos q prendem a caixa por dentro do carro. Afaste o carpete e veja se estão lá pra "atrapalhar" o serviço. Feito td isso, é só ir puxando a caixa com jeitinho.
E bom divertimento! hehehe
1. Tire o compressor. Afrouxe todos os quatro parafusos do suporte p/ liberar a correia. Retirada a correia, desconecte o fio do chicote, tire os parafusos e retire o compressor do suporte. Se quiser soltar os suportes (ele é separado em duas peças), é só soltar os cinco parafusos q os prendem ao cabeçote. CUIDADO: um dos parafusos (o dianteiro) tbem prende o alojamento da válvula termostática. Ao retirá-lo, pode vazar água.
2. Tire a caixa evaporadora. Dá um trabalhinho pra tirar do cofre, mas com jeitinho sai! Solte todas as conexões elétricas da caixa (o conector da resistência - akele q vai em cima, bem visível; os fios do pressostato - uma válvula q tem no meio do caninho de alumínio; e os fios do ventilador). Depois, solte o suporte da caixa - uma barrinha de ferro aparafusada na lata e na caixa. Solte o parafuse q segura a caixa no painel corta-fogo e o mais chato, um parafuso q vai bem embaixo da caixa (dá pra vê-lo se olhar pela roda, perto da longarina. Trabalhe em duas pessoas p/ retirá-lo. Enqto um segura a chave pelo lado de dentro (tem q fazer um pequeno contorcionismo pra encaixar a chave nele) a outra desaperta pelo lado de fora. Se quiser, tire a roda pra facilitar. Não eskeça de soltar os canos de alumínio tbem - o lateral, mais finhinho - e o mais grosso do filtro secador. Às vezes não tem, mas o meu tinha, dois parafusinhos q prendem a caixa por dentro do carro. Afaste o carpete e veja se estão lá pra "atrapalhar" o serviço. Feito td isso, é só ir puxando a caixa com jeitinho.
E bom divertimento! hehehe
Última edição por Müller em Qui 30 Jun - 19:13:16, editado 1 vez(es)
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
rob.roney- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15
Localização : rob.roney@terra.com.br
Data de inscrição : 17/02/2011
- Mensagem nº3
obrigado pela dica
Valeu demais pela dica,acho que me ajudou inclusive a criar coragem agora para fazer o serviço.Vou tirar fotos da trabalheira de desmontagem e depois postar aqui para ajudar quem precisar.Obrigado e depois eu te conto o sofrimento...
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº4
Re: como desmontar ar condicionado
rob.roney escreveu:Valeu demais pela dica,acho que me ajudou inclusive a criar coragem agora para fazer o serviço.Vou tirar fotos da trabalheira de desmontagem e depois postar aqui para ajudar quem precisar.Obrigado e depois eu te conto o sofrimento...
Primeira vez é sofrimento msm! Depois vira brincadeira! rsrs
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-6CC 4800
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- Mensagem nº5
Re: como desmontar ar condicionado
SOFRI PARA TIRAR O DA MINHA CARAVAN , MAS AGORA SEI COMO TIRAR E COLOCAR
OLHEM O TÓPICO NA MINHA ASSINATURA
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