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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por worm Qua 13 Jul - 22:25:04

    Galera, é o seguinte.

    Vejo o povo falar de potencia (cv ou hp) e de torque (kgfm). Mas assim, o que seria o torque? Sempre ouvia falar de potencia e tals como forma de comparação entre um motor e outro. Mas o torque, o que seria ele?

    Para exemplificar melhor. Vamos supor que existem 2 motores com 170 cv os dois, mas 27 kgfm em um e no outro 30 kgfm (Acho que 4 kgfm é muito pouco para sentir uma diferença, mas enfim). O que mudaria na pratica ? Qual "andaria" mais? Ou melhor, em que momento eu sentiria a diferença entre um motor e outro?
    Claro, levando em consideração que estes dois motores estariam instalados em carros exatamente iguais (mesma relação de marchas/diferencial, peso, enfim ..)

    Espero ter criado o tópico no lugar certo.
    E me desculpem a pergunta idiota hehehehehe
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    Mensagem por j ricardo Qua 13 Jul - 22:37:06

    eu comecei a escrever, umas trinta linhas depois, vi que ficou confuso pra caranba e me convenci que não sei explicar direito...

    mas a Wiki pode te ajudar um pouco: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%AAncia

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Torque

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    Mensagem por CordeiroSS Qua 13 Jul - 22:37:32

    Entendi tudo o que tu quiz saber, mas não entendo nada sobre esse assunto, muito boa sua dúvida, pelo menos prá mim é, espero que venha um opaleiro que diga que é assim assim assado e resolva mas quanto mais assunto melhor. Bom tópico! Parabéns!
    Editando!
    J Ricardo salvando a pátria outra vez!
    Abraço!
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    Mensagem por worm Qua 13 Jul - 23:01:51

    J Ricardo foi no google e resolveu pesquisar, eu deveria fazer o mesmo.
    Pois bem, sente o drama o texto.

    Quando se quer aplicar a um parafuso ou porca uma força maior, seja para apertá-lo ou para soltá-lo, normalmente usam-se ferramentas de cabos mais longos ou uma alavanca maior, correto? Pois então, toda vez que você faz isto ou vê alguém fazendo (por exemplo, o borracheiro ao soltar uma parafuso de roda) está se empregando o princípio do torque. Ou seja, torque é a força aplicada em um braço ou alavanca, que irá produzir no ponto de atuação (porca, parafuso, eixo, etc) uma força multiplicada pelo comprimento do braço, como a própria unidade faz supor:

    Kgfm = (Kilograma-força X Metro)


    Ta certo, agora a potencia.

    Usando a explicação anterior podemos concluir de onde vem a potência do motor. A força aplicada por cada pistão (explosão), multiplicada pela distância do deslocamento (curso) provocado em um intervalo de tempo, produz a potência bruta do motor. Note que quanto mais rotações um motor realizar em um mesmo intervalo, mais potência ele irá produzir. Como potência é função da velocidade com que o motor trabalha, explica-se porque motores diesel produzem menos potência que motores a gasolina, equivalentes em deslocamento e porque a potência máxima "aparece" apenas próximo ao limite de rotações.

    Ta, então, potencia vem de rpms altos, e torque seria a força da pancada no pistão, seria isso? Quanto mais forte a pancada, maior o torque e como conseqüência mais rapidamente o motor chega a sua potencia máxima, certo? Alguém pode confirmar esse meu raciocínio?
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    Mensagem por CordeiroSS Qua 13 Jul - 23:15:32

    Tô so aprendendo!
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    Mensagem por Marco Zanette Qua 13 Jul - 23:38:08

    CordeiroSS escreveu:Tô so aprendendo!

    é 2 só aprendendo
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    Mensagem por Luis_555 Qui 14 Jul - 4:10:11

    Não sei explicar uma definição teórica do que é, mas o torque é a pegada do motor, maior o torque, mais você gruda no banco ao pisar fundo, você sente a diferença em retomadas, subidas de serra, pode arrancar em 2º sem problemas, não precisa reduzir marcha em lombada...

    É através dele que de Opala pra ultrapassar ou subir uma serra forte é só pisar no acelerador ao invés de chamar uma marcha menor, como acontece na maioria dos carros modernos de potência semelhante. Ajuda claro, o fato de o motor do Opala ser de fato, um motor de torque e não de giro alto, motivo também pelo qual muitos foram utilizados em empilhadeiras e lanchas!!

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    Mensagem por j ricardo Qui 14 Jul - 7:39:21

    Sim.. a potencia é o resultado do torque versus rotação... por exemplo, o opala tem 30kg de torque a 2000 rpm e potencia de 120cv a 4400rpm...então o torque máximo aparece a 2000, e vai caindo ate acabar, sendo que a 4400 o produto da rotação x torque é o maior... a partir daí o torque cai tanto, que a rotação não compensa mais...

    e a faixa de torque é caracteristica de cada motor... hoje em dia, os motores modernos tem a rotação de torque máximo próximo á rotação de potencia... mas com o torque em baixa muito bom... tipo 90% do torque aprarece antes de 2000rpm e o torque maximo a 5000 e a potencia a 6000... num opala isso nunca vai ocorrer... tecnologia...
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    Mensagem por CordeiroSS Qui 14 Jul - 7:46:49

    Então por exemplo se comparar os motores da fiat e da gm ambos 1.4, o gm tem mais cvs porque tem mais torque? Seria isso? ou tem mais coisa associada, porque isso eu já vi principalmente em caminhões que eles especificam tantos cvs a tantos RPM, e ai muitas vezes marcas diferentes tem a mesma potencia cv mas uma a 1800 rpm por exemplo e outra a 2500 logo a de 1800 rpm do exemplo teria mais torque?
    Gostei do tópico!
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    Mensagem por j ricardo Qui 14 Jul - 7:55:47

    CordeiroSS escreveu:Então por exemplo se comparar os motores da fiat e da gm ambos 1.4, o gm tem mais cvs porque tem mais torque? Seria isso? ou tem mais coisa associada, porque isso eu já vi principalmente em caminhões que eles especificam tantos cvs a tantos RPM, e ai muitas vezes marcas diferentes tem a mesma potencia cv mas uma a 1800 rpm por exemplo e outra a 2500 logo a de 1800 rpm do exemplo teria mais torque?
    Gostei do tópico!

    no caso dos motores 1.4, o GM tem mais potencia, porque consegue manter mais torque em giros altos...ou seja demora mais para perder torque...

    mesmo que ele tenha maior torque máximo, não significa que em baixa será mais forte... já dirigi esse 1.4 de 105cv e vou te dizer... ruimzinho de torque, hein?... se não levantar o giro voce não nota 100cv nem a pau... de baixa parece carro 1.0...
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    Mensagem por ORGUN Qui 14 Jul - 13:29:33

    j ricardo escreveu:
    CordeiroSS escreveu:Então por exemplo se comparar os motores da fiat e da gm ambos 1.4, o gm tem mais cvs porque tem mais torque? Seria isso? ou tem mais coisa associada, porque isso eu já vi principalmente em caminhões que eles especificam tantos cvs a tantos RPM, e ai muitas vezes marcas diferentes tem a mesma potencia cv mas uma a 1800 rpm por exemplo e outra a 2500 logo a de 1800 rpm do exemplo teria mais torque?
    Gostei do tópico!

    no caso dos motores 1.4, o GM tem mais potencia, porque consegue manter mais torque em giros altos...ou seja demora mais para perder torque...

    mesmo que ele tenha maior torque máximo, não significa que em baixa será mais forte... já dirigi esse 1.4 de 105cv e vou te dizer... ruimzinho de torque, hein?... se não levantar o giro voce não nota 100cv nem a pau... de baixa parece carro 1.0...


    caminhao precisa de força pra puxa mesmo seria um carro com maior torque a baixa rotação mas força e quanto mais força com mais potencia melhor fica pra anda fica forte nao parece carro q tem q fica trocando marcha toda hora e dos caminhoes so muda da faixa em q atinge o empuxo maximo tem uns q berram pra faze gira uma parte mecanica com guindaste e outros com o mesmo sistema levam de boa é isso q parece pra nós. e é real nos carros novos precisa de muito giro pra senti alguma potencia maior coisa q nos opalas nao, é akele negocio q diz q o carro anda vc pisa e ele vai, axo um bom jeito de tenta entede isso What a Face

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    Mensagem por Rodrigo Márcio Qui 14 Jul - 19:29:21

    Amigos, o torque pode ser comparado à alavanca do exemplo do Wikipédia, em um motor, através da distância entre o centro do mancal central do virabrequim e o centro do mancal da biela. Quanto mais distantes estiverem, mais torque o motor terá em baixas rotações (é uma alavanca maior), e em consequência, o motor terá uma dificuldade maior de alcançar altas rotações (quanto maior o diâmetro da volta do mancal da biela sobre o mancal central, mais vibração ocorrerá). Ocorrendo o contrário, um virabrequim com a distância menor entre os mancais irá gerar menos torque a baixas rotações, mas consguirá gerar mais potência (mais rotações), elevando o momento do torque máximo para uma rotação maior. Basicamente é isso.
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    Mensagem por hunzeker Qui 14 Jul - 20:15:35

    Rodrigo Márcio escreveu:Amigos, o torque pode ser comparado à alavanca do exemplo do Wikipédia, em um motor, através da distância entre o centro do mancal central do virabrequim e o centro do mancal da biela. Quanto mais distantes estiverem, mais torque o motor terá em baixas rotações (é uma alavanca maior), e em consequência, o motor terá uma dificuldade maior de alcançar altas rotações (quanto maior o diâmetro da volta do mancal da biela sobre o mancal central, mais vibração ocorrerá). Ocorrendo o contrário, um virabrequim com a distância menor entre os mancais irá gerar menos torque a baixas rotações, mas consguirá gerar mais potência (mais rotações), elevando o momento do torque máximo para uma rotação maior. Basicamente é isso.

    achei boa sua conclusão!
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    Mensagem por worm Qui 14 Jul - 21:03:40

    Ótimo gente, esclareceu minha duvida. Não tenho um 6zão (nem um opala/caravam para ser mais exato) para saber o que realmente é o torque (dirijo um carro 1.0). O mais estranho é que o torque sempre é deixado de lado numa comparação (seja na mídia, onde for ..).

    Muito interessante.
    Obrigado a todos.
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    Mensagem por Turbo Especial Sex 15 Jul - 11:35:27

    Seu topico me lembrou isso:

    Understeer is hitting the while with your front end.
    Oversteer is hitting the wall with your back end.
    Horsepower is how fast you can hit the wall.
    Torque is how far you can push that wall after you hit it.


    Tradução:
    Contra-Esterço é quando você bate no muro com a dianteira
    Sobre-Esterço é quando você bate no muro com a traseira.
    Potência é o quão rápido você pode bater no muro.
    Torque é o quão longe você pode continuar empurrando o muro depois de batê-lo.

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    Mensagem por Luis_555 Sex 15 Jul - 11:55:54

    aeuiaheuiahuiehaui rí demais disso ai ahuhuahua

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