Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» SS 76 restaurando
Ontem à(s) 21:31:50 por sergiomed

» [VENDA] Rodas Ranger aro 15" com pneus
Ontem à(s) 20:25:50 por N474N

» Bóia da W40 enroscando
Ontem à(s) 20:18:34 por Rodrigo N

» Ventilador do ar condicionado - Diplomata 91
Ontem à(s) 19:52:18 por vinicius-fausto

» Saudações! Novo Integrante do Grupo - Opala STD 1977
Ontem à(s) 19:28:36 por Rubão6cc

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Ontem à(s) 18:59:15 por joaoc

» Sair do 228 para o 3E
Ontem à(s) 18:46:39 por Coupe 76

» Montagem miniatura Opala SS 1/8
Ontem à(s) 18:42:10 por Rubão6cc

» Reforma do Black Four Doors
Ontem à(s) 18:32:34 por cabelo4100

Quem está conectado

12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7890)
 
100 (7771)
 

Ajuda cabeçote

Compartilhe

Lucas Barboza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : PUMA GTB/1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 19/03/2011

Ajuda cabeçote

Mensagem por Lucas Barboza em Ter 26 Jul - 23:15:22

Boa noite,

tenho lido muita coisa e estou com uma dúvida (por enquanto) na montagem de meu motor:

Tenho um motor 6cc gasolina e estou passando ele para 4400.

Gostaria de rodar no álcool, mas tenho que aumentar a taxa, fiz as contas e está perto de 10:1.

Minha intenção é chegar em 12:1... é aí que surge a dúvida:

Quanto o cabeçote (final 831) aguenta ser rebaixado? vale a pena taxar para rodar no álcool? ou é melhor deixar da forma como está e rodar na gasolina?

Estou montando com w44, válvulas da Blazer, 6x2 , 292x292 e pistões de cabeça reta.

Agradeço a ajuda!

RN_Willemann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2517
Idade : 26
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por RN_Willemann em Qua 27 Jul - 6:16:57

o cabeçote 831 pode ser rebaixado com segurança em média 2mm, o negocio é buretar e medir a altura pra confirmar.

eu rodaria no alcool com certeza com um motor desses.

Lucas Barboza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : PUMA GTB/1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 19/03/2011

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por Lucas Barboza em Qua 27 Jul - 10:38:02

Então...
a intenção é rodar no álcool mesmo, mas...

Para rodar no álcool seria necessário melhorar a taxa (rebaixar). Já tinha lido sobre este cabeçote só poder tirar 2 a 3 mm... A questão é: tirando 2mm (temo que 3mm seja demais) a taxa fica realmente boa para rodar no álcool? ou ainda fica"xoxo"?


Li alguma coisa sobre cada mm retirado elevar a taxa em 0,8. Caso esta informação proceda, eu teria algo em torno de 11,5:1. Seria adequada para rodar com álcool, ou ainda estaria baixa?

para rodar na gasolina (me parece) que já está no limite (próximo de 10:1).


Agradeço a ajuda.

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por j ricardo em Qua 27 Jul - 10:57:29

bem tenha em mente que a evolução do torque não acompanha o aumento de taxa...

um carro a alcool com 8,5 de taxa, quando voce acerta pra 10, vige! que diferença!
quando voce aumenta pra 11,0 melhora, mas já não é como o primeiro exemplo...
e quando é de 11,5 pra 12 então quase não dá pra notar...

opala com comando a partir de 11 de taxa já setem uma boa queima... qualquer coisa acima disso é um pequeno bonus d torque...

ah! se o cabeçote tiver novão, sem corrosão, dá pra rebaixar 3mm se não logo, logo vai pro espaço... melhor rebaixar apenas 2mm... o ultimo mm não vai dar muita diferença pra valer o risco...

RN_Willemann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2517
Idade : 26
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por RN_Willemann em Qua 27 Jul - 11:36:35

11:1 jah da pra rodar no alcool sim, nao é o ideal mais queima bem.

Lembrando, a taxa exata só buretando o motor.

odair
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 152
Localização : jundiai-sp
Data de inscrição : 30/09/2008

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por odair em Qua 27 Jul - 13:21:17

O ideal seria usar pistão com dome para conseguir uma boa taxa em torno de 13,5 a 14.

Lucas Barboza
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : PUMA GTB/1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 19/03/2011

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por Lucas Barboza em Qua 27 Jul - 14:09:58

Agradeço a ajuda que estão dando!

Vamos lá...

esta do pistão com dome eu só vi depois que já tinha comprado os de cabeça reta... (deveria ter perguntado primeiro rsrsrsrs).

Já falei com o cara da retífica para tirar 2mm, vamos ver no que dá!

Assim que ele aprontar o serviço, refaço os calculos e posto por aqui.

turcão
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 581
Idade : 37
Localização : Campo Grande - MS
Modelo do carro : coupê 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 01/04/2010

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por turcão em Qua 27 Jul - 15:05:35

eu me arrependi amargamente de ter rebaixado meu cabeçote... fica um cabeçote sem margem.

vai gastar um pouco mais, mas faria assim: rebaixava bloco e deixava o pistão passando um pouco. faço a cava das válvulas e usaria junta de aço. Trabalharia o pistão em vez de fatiar o cabeçote.

gasta um pouco mais, mas tem margem no cabeçote caso precise fatiar.

É só uma opinião. Cabeçote rebaixado é receita antiga e já consagrada. Mão de obra mais em conta e torno mais barato.


gustavok
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 87
Idade : 38
Localização : Joinville - SC
Modelo do carro : Opala luxo 1970

Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 17/07/2010

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por gustavok em Qui 28 Jul - 8:51:56

Aproveitando aí, se colocar um cabeçote a álcool no lugar do gasolina, consigo maior taxa ?? Cabeçote 831.

turcão
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 581
Idade : 37
Localização : Campo Grande - MS
Modelo do carro : coupê 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 01/04/2010

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por turcão em Qui 28 Jul - 15:05:59

se não me engano, oq diferencia nos 831 não é o cabeçote e sim nos pistões.
Mas não custa nada buretar pra garantir.

RN_Willemann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2517
Idade : 26
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por RN_Willemann em Qui 28 Jul - 17:39:29

diferencia sim

os alcool tem menos cc

Conteúdo patrocinado

Re: Ajuda cabeçote

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:58:22


    Data/hora atual: Sab 10 Dez - 1:58:22