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Caravan Madmax "Adventure"

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mvcm
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Modelo do carro : Caravan 87 Madmax "Adventure"
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Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Qua 27 Jul - 21:34:11

Antes de mais nada, as preliminares...

Igual a todo mundo, sempre gostei de cheiro de carro novo e há uns vinte anos atrás, sem filhos e com menores responsabilidades financeiras, gastava boa parte de meu orçamento anual em prestações, IPVA, seguros, revisões, etc.

Essa vontade passou e desde que fiquei a pé em 2000 devido a uma falha no consórcio, peguei emprestado a Caravan da minha mãe e adivinhem, adorei não ter que pagar nem seguro, nem o IPVA, só o licenciamento!

De lá pra cá venho investindo no carro para atender as minhas necessidades, que são:

SUSPENSÃO, CONDUÇÃO
- deslocamento em estradas de terra esburacadas, cheias de valas e arranha-gato
- transporte de muita bagagem
- reboque de cavalos, bezerros, mantimentos, etc
- transporte de 2 adultos e 6 crianças
- direção sob forte neblina (faróis de milha direcionados)
- volante semi-esportivo para aumentar espaço para as pernas


MOTOR
- monitoramento do sistema de arrefecimento (lâmpada piloto)
+ 500ml de NEUTROX. Isso mesmo!
É um glicerinado solúvel em água. Lubrifica a bomba e impede a ferrugem.
- Injetor de gasolina por acionamento manual
- monitoramento do alternador (voltímetro, amperímetro)
- monitoramento do consumo (vacuômetro)
- Fórmula de combustível para desempenho e conservação:
1 ml de óleo de rícino para cada litro abastecido
10% de gasolina
90% álcool
- Junta do cabeçote de aço, com 0,7mm de espessura (< 1mm !)
- Tuchos hidráulicos em substituição aos mecânicos

INTERIOR
- Tapetes de aço
- Iluminação-cortesia extra
- GPS
- Insulfilm
- Cinto de três pontas para cadeira infantil central
- Bancos do motorista e carona com estrutura totalmente reforçada, inclusive com vergalhões soldados internamente em alguns pontos

Bom vamos às fotos...


Aspectos exteriores
===================



- O insulfilm reduziu drasticamente o calor
- Cansei de trocar os pés-de-pato dos para-choques e adaptei-os
- O Pneu estepe tinha que sair da mala para abrir espaço
- Os faróis de milha substituíram os originais enferrujados e cortam a neblina por terem um foco bem apertado, baixo, e próximo ao veículo.





- Os pneus 215x70x14 deram mais estabilidade e altura ao carro
- A pintura fosca me permite retocar os arranhões até com pincel!
- A suspensão elevada só perde para pickups
- As ponteiras de para-choque (pés-de-pato) adaptadas nunca mais foram arrancadas!




- O engate foi desenhado para grande esforço de reboque




- Tentei fazer um esquema da construção.
- Aproveitei um engate de um Tempra que tive.
- É bom lembrar que os suportes do para-choque podem ter sofrido abalroamentos e não estarem perfeitamente alinhados.
- Retirei estes suportes, alinhei o melhor possível e soldei perfis de aço para reforçar (ainda não fotografei isso)
- O maior segredo foi primeiro furar e parafusar as partes fixadoras do engate, aquelas que levam os parafusos, e depois pontear com solda elétrica as demais estruturas.



- O projeto do estepe foi baseado na necessidade de espaço interno e na questão de segurança contra roubo.
- A segurança do pneu em uma batida não está no único parafuso que o segura, mas no aperto que este parafuso exerce sobre o aro, pressionando o pneu contra a estrutura.
- Se o parafuso estivesse frouxo, ele quebraria facilmente na solda da porca, ou torceria toda a estrutura.
- Optei por soldar a estrutura no teto, mas com um pouco mais de trabalho ela poderia ser parafusada. Neste caso eu precisaria me preocupar com a impermeabilização dos furos no teto.





- Os espelhos elétricos pifaram, e não consegui outros em lugar algum aqui no Rio de Janeiro.
- Achava que um espelhão de caminhonete F1000 ficaria bem no conjunto "Adventure", e percebi que o da Kombi era muito semelhante e MUITO mais barato. Daí foi só bolar a adaptação.
- Cheguei a pensar que ficaria grande demais, mas ficou perfeito!






Mais passageiros !
==================

- Desculpem os solteiros, mas aqui vai para mim o maior orgulho: as cadeirinhas das minhas filhas!
- Além delas, levo mais três enteados no banco dos passageiros!
- Depois da Caravan só mesmo uma Veraneio ou uma VAN mesmo...
- As cadeirinhas são fixadas com dois parafusos de 1/2 pol, passados de baixo para cima com arruela grande, e presos com elásticos comuns para não caírem de volta quando são soltos.
- Chapas de aço distribuem a força por cima e impedem que o plástico da cadeirinha possa se esgarçar ou mesmo rasgar com o esforço de um impacto.




- Apesar de não ser obrigatório para esse ano/modelo de veículo, optei por idealizar um cinto de três pontas para utilizar na cadeirinha da minha filha mais velha.
- O projeto é MUITO SIMPLES, e TOTALMENTE EFICIENTE.
- Comprei o suporte e o cinto num ferro-velho.
- A fivela de ajuste já veio como acessório, presa na parte de trás da cadeirinha







Aspectos do habitáculo
======================

- O espaço interno tem diversas modificações na parte elétrica e de instrumentos
- Tirei a buzina do volante devido às constantes falhas e pela dificílima manutenção que exige a desmontagem da coluna de direção. Coisa mais idiota para um simples botãosinho. Instalei numa posição de fácil alcance da mão direita.
- O injetor de gasolina manual já é uma alteração bastante popular.
- A lâmpada piloto do cebolão do radiador me informa sempre que a ventoinha é ligada. Normalmente na estrada, em cruzeiro, a ventoinha nunca deveria ser acionada. Isso indica que o sistema pode estar com entrada de ar, e/ou pouca água. Esse monitoramento evita surpresas desagradáveis com superaquecimento ou queima prematura da ventoinha.
- Na minha última viagem a ventoinha estava armando a cada 5 minutos. Parei num posto, completei ATÉ TRANSBORDAR com aditivo comum (com o motor ligado), e tampei para tirar todo o ar do sistema. Tranquilo até o destino.





- Os botões dos vidros elétricos quebraram devido ao envelhecimento do plástico.
- Estudei as conexões e montei um esquema até meio simples com chaves da MARGIRUS, que voltam à posição central.
- Acrescentei uma chave liga-desliga escondida para as crianças não ficarem brincando, e ainda um LED que indica o sistema ligado.





Aqui na minha cidade o pessoal costuma dizer: "Vi o CAVEIRÃO parado aí na frente e resolvi entrar".

Eles me acham em qualquer lugar pelo carro...

É isso aí pessoal. Se precisarem de informações técnicas mais precisas sobre as modificações é só buzinar!

Boas rodagens!
Marcus Mello
Santo Antônio de Pádua - RJ


Última edição por mvcm em Ter 2 Ago - 19:37:23, editado 2 vez(es)

Pedro Malta
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Pedro Malta em Qua 27 Jul - 21:49:34

Ficou bala o carro! Parabéns!

low
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por low em Qua 27 Jul - 21:58:10

Que q isso?!

mrrjorge
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mrrjorge em Qua 27 Jul - 22:29:10

realmente o amigo adaptou o carro para as suas necessidades, coisas que muitos nao teriam coragem de fazer (eu sou um) mas o que importa e isso, o carro satisfazer ao dono!!! forte abraço, mrrjorge

Malves
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Malves em Qua 27 Jul - 22:45:37

Parabens amigo, o carro ficou mesmo madmax!
Teria medo de crusar com uma dessas a noite nas estradas de chao hehehe.

Mto legal!

Luis_555
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Luis_555 em Qua 27 Jul - 23:02:54

Olha, pra falar bem a real, não achei ruim não. O visual até que ficou bacana, e deve encarar bem o fora de estrada.

Mas ao meu ver, as barras de ferro rebitadas na lateral e os retrovisores de Kombi (?!??!?!?!?!?!?!?) não tem desculpas pra estarem ali...

Esses dois pontos pra mim zuaram toda a idéia que tava bacana, de realmente possibilitar usar a Caravan pra sua necessidade!!

low
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por low em Qua 27 Jul - 23:26:41

Com todo o respeito, não gostei. Mesmo sendo pra suprir necessidades acredito q existam outros carros q fariam isso como jeep, bug, kombi, etc. opala é pra ser restaurado e conservado. A suspensão alterada até ficou legal mas as adaptações de retrovisor, parachoque, farol auxiliar... Frankstenizou a caravan, minha opinião sincera.

Barcik
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Barcik em Qua 27 Jul - 23:55:39

Eu gostei... só faltou pintar de preto fosco e colocar uns parachoques mais invocados tipo de trêm ou perfiu "u"... rsrs

Tudo bem pode ter outros carros que fariam a mesma coisa, mas aí você seria mais um na multidão e não o cara que custumizou a caravan para as suas necessidades.

Aqui entendo que vale a velha frase da Mastercard... tem coisas que não tem preço!!!

Abs

Pedro Malta
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Pedro Malta em Qui 28 Jul - 5:36:00

Ao meu ver pra necessidade do cara, só um carro que custaria uma fortuna iria atender, buggy muito pequeno, kombi não aguenta regaço... fora o conforto, o cara tem uma família!

Só atenderia uma Cherokee, ou carros do genero que foram projetados para isso, mas que custam uma fortuna, tanto o carro quanto manutenção e carro em estrada de chão dá manutenção.

Caravan moderna boa de peça, e resistente! O retrovisor da Kombi é excelente do ponto de vista prático, e combina com a proposta ao meu ver, eu tinha um Lada Niva (cumpriria bem o papel, mas não cabe a familia do cara toda) e pus os de Kombi, vc sozinho manobrando numa pirambeira qualquer, tudo que vc quer é um grande retrovisor! rs! As chapas de metal eu já acho que a de plástico originais do Comodoro já ia ficar bacana! rs!

Eu gostei, rs, as alterações não foram pra papagaiar, e sim pra otimizar a utilização e segurança para um cenário específico, achei muito válido! Terão outras caravans 100% originais para contar a história!

Tuti
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Tuti em Qui 28 Jul - 9:07:56

Eu acho que fico bem bacana, como dizem ali, ele adptou pra suas necesidades, tanto como trabalho como pra o dia a dia.-
Algumas coisas tal vez eu trocaria por algo melhor, mas na verdade ela continua sendo uma Caravan.

Ate acho que fica como uma Caravan Cross!.-

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por andre-zambon em Qui 28 Jul - 9:21:41

Eu só tiraria as chapas laterais e aqueles faróis redondinhos..colocaria os de milha no teto e em baixo do para-choque...rsrs

Malves
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Malves em Qui 28 Jul - 10:17:33

isso sim é um carro adventure!! nao essas coisas q a fiat vende hehehe



Leo MG
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Leo MG em Qui 28 Jul - 10:36:36

O que o projeto apresenta é: "O que eu preciso, eu tenho."
Assim vale tudo.
Beleza e estética não tem espaço nesses projetos.
Não estamos falando de um Cross Fox, estamos falando de uma Caravan que puxa uma carretinha com animais.
Já tivemos em nosso sítio um Escort que era quase isso, era feio, mas anda dentro do pasto com carretinha e dois cavalos dentro ( da carretinha ).
Mas tá valendo.
Faltou só ser 4x4.


Pedro Malta
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Pedro Malta em Qui 28 Jul - 11:16:27

Leo MG escreveu:
Já tivemos em nosso sítio um Escort que era quase isso, era feio, mas anda dentro do pasto com carretinha e dois cavalos dentro ( da carretinha ).

Aah bom... ainda bem que você avisou!! uyahuahuahuah

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Christian J Sluminsky em Qui 28 Jul - 11:29:31

Show... Faltou tração 4x4 o resto ta joia

Andre DF
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Andre DF em Qui 28 Jul - 13:57:42

Hum, Medmax só não tem muito haver com o perfil da Caravan se fosse uma Brazer ficaria melhor mas o que importa é vc gostar e satisfazer suas necessidades, Parabéns pela criatividade!!! Neutrox produto pra cabelo na agua do radiador?




mvcm
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Qui 28 Jul - 15:36:44

Como diria o Jack... Vamos por partes...


Luis_555
Mas ao meu ver, as barras de ferro rebitadas na lateral e os retrovisores de Kombi...

>>> As barras laterais DE FERRO são um sutil toque de AGRESSÃO mesmo... Não foi por acaso. A ideia era mais ou menos a seguinte: "Sai pra lá que eu tô passando..."
O trânsito do RIO é, como em outros lugares, nojento. Vocês precisam ver a cara dos carinhas de CIVIC, COROLLA, etc, com suas pinturas reluzentes! Eles piram só de pensar em tocar no meu carro. Pânico mesmo! Adoro ver o pessoal passando longe... Twisted Evil


Low
Com todo o respeito, não gostei. Mesmo sendo pra suprir necessidades acredito q existam outros carros q fariam isso como jeep, bug, kombi...

>>> Pode crer, também pensei nisso. Mas os carros de hoje tem estrutura de lata. De lata de sardinha. Já reparou em alguns acidentes? Já reparou que os carros viram bagaço? Já viu algum Opala virar bagaço? Já viu algum Opala capotado? Talvez você tenha visto. Mas eu nunca vi. Sério.
Presta atenção na parte de baixo do Opala quando ele estiver no elevador. Parece coisa de caminhonete. Dá uma pancadinha com a mão na lataria da Caravan, logo acima da lanterna traseira... Parece ferro fundido. Tenho pena de quem bate atrás...
Aliás, bateram atrás de mim recentemente quando eu estava parado no semáforo. Senti o tranco. Olhei pelo retrovisor. Um Fiesta preto novinho. Olhei o semáforo. Abriu. Engatei a primeira e saí. Só ouvi os restos de para-lamas, grade, radiador de ar, etc, despencando no asfalto... Que peninha... O meu? Ah sim... Amassou a latinha cromada do engate. Twisted Evil


Pedro Malta
Ao meu ver pra necessidade do cara, só um carro que custaria uma fortuna iria atender, buggy muito pequeno, kombi não aguenta regaço... fora o conforto, o cara tem uma família! Só atenderia uma Cherokee, ou carros do genero que foram projetados para isso, mas que custam uma fortuna, tanto o carro quanto manutenção e carro em estrada de chão dá manutenção. Caravan moderna boa de peça, e resistente! O retrovisor da Kombi é excelente do ponto de vista prático, e combina com a proposta ao meu ver, eu tinha um Lada Niva (cumpriria bem o papel, mas não cabe a familia do cara toda) e pus os de Kombi, vc sozinho manobrando numa pirambeira qualquer, tudo que vc quer é um grande retrovisor!

Andre DF
Hum, Medmax só não tem muito haver com o perfil da Caravan se fosse uma Brazer ficaria melhor

>>> Pô! O Pedro respondeu tudo que eu iria dizer! É isso aí! Carro para substituir teria que ser um SUV desses importados. A Blazer é uma bosta, de manutenção e de peças caras. Os outros carros nem dá pra comentar, buggy, Jeep, KOMBI?!? Por favor, olha o respeito...

O lance do NEUTROX é simples. É um produto fundamentalmente à base de GLICERINA, e 500ml custam em torno de apenas $5,00. É muito mais viscoso que os aditivos tradicionais e lubrifica a bomba d'água. Utilizo desde 2009 e de fato ele impede a formação de ferrugem.
Outra coisa interessante: se estiver vazando ou aquecendo demais você consegue perceber facilmente pelo cheiro! Mais segurança.


andre-zambon
Eu só tiraria as chapas laterais e aqueles faróis redondinhos..colocaria os de milha no teto e em baixo do para-choque...rsrs

>>> Pois é... As polêmicas barras de ferro... Mas como eu disse, foram de propósito. Para chocar, e afastar. Um toque de agressividade declarada.
Os faróis não poderiam ser embaixo do para-choques por causa das valas, do barro, dos galhos, etc. No teto seria legal, mas não sei se está proibido...


Leo MG
O que o projeto apresenta é: "O que eu preciso, eu tenho."
Assim vale tudo. Beleza e estética não tem espaço nesses projetos.
... Faltou só ser 4x4.

>>> O Leo também pegou o espírito. Beleza e estética não tem espaço aqui. Talvez alguma coerência com as ideias, mas só.


Christian
Show... Faltou tração 4x4 o resto ta joia

>>> Adoraria pelo menos TRAVAR o diferencial. Se tiverem alguma ideia para isso por favor me avisem!! Basta uma roda na lama para o carro empacar.
Muitas vezes tenho que adotar medidas extremas de condução para não atolar. Do tipo, dirigir de lado...
É... vendo a estrada pela janela do motorista e não pelo para-brisas...


Grato a todos pelas opiniões!

Entendo que a maioria queira os carros totalmente originais e reluzentes, mas podem acreditar, esse aqui é valente e está cumprindo sua missão com honras e glória!

Boas rodagens!
Marcus Mello
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Última edição por mvcm em Qui 28 Jul - 15:57:18, editado 1 vez(es)

AndersonJF
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por AndersonJF em Qui 28 Jul - 15:43:01

Pedro Malta escreveu:
Leo MG escreveu:
Já tivemos em nosso sítio um Escort que era quase isso, era feio, mas anda dentro do pasto com carretinha e dois cavalos dentro ( da carretinha ).

Aah bom... ainda bem que você avisou!! uyahuahuahuah


Fiquei bolado também.....hhahahahaasshasassa...
Sobre a caravan, só tenho a dizer: CADA UM COM SEU CADA UM.....

KLUNCK
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por KLUNCK em Qui 28 Jul - 16:17:38

a blazer é uma bosta? Rolling Eyes
temos uma S10 Executive turbo diesel intercooler 4x4 2005 , manutenção e peças caras? desconheço...
na minha opinião um custoxbenefício razoável Very Happy

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por EduardoBA em Qui 28 Jul - 17:18:16

MVCM
No final das contas, ficou bem imponente!
Mas a estrutura deste carro não foi feita para uso em terreno acidentado.
Tanto se vê esta fragilidade por conta do fissuramento das longarinas, o que acontece com o simples esterçar da direção. Imagino em um terreno com buracos, lombadas, etc.
Quanto ao que você disse em relação aos carros atuais, realmente são mais frágeis, mas de uma forma pensada.
Com pontos estruturais mais fracos, numa colisão acontece o "efeito sanfona", o que faz com que o carro desacelere de forma gradativa, diminuindo de certa forma o impacto transmitido a quem está nele.
Opala é um carro com lataria mais espessa, o que dá a impressão de resistência, mas não vou dizer que me sentiria mais seguro em um Opala do que em um carro atual.

De qualquer forma ficou bem legal, só não gostei do monte de bagageiros preso no teto.

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Adrianofb em Qui 28 Jul - 17:25:35

Eu achei muito bom! Era o carro que tu tinha e adequou ao seu uso, apoiado! 100% funcional.

Abraxxx!

low
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por low em Qui 28 Jul - 19:18:24

Ok, vcs venceram... O carro tá perfeito pra necessidade do usuário! Opala é realmente um carro eterno pois foi feito pra durar mesmo, só espero q essa moda não pegue! rsrsrsrsrsrs.....

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Marko4100 em Qui 28 Jul - 20:17:17

CARA, FALTOU UMA COISA..PÁRA-BARRO...
EU CURTI, PROJETO VS NECESSIDADES FICOU 99%... EU SÓ TIRARIA OS RETROVISORES...COLOCARIA OS MODELO 87 EM DIANTE....
ABRAÇO.

ME FEZ LEMBRAR DA SERIE LIMITADA DAS BELINAS 4X4...


Luis_555
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Luis_555 em Qui 28 Jul - 20:35:28

Hum, eu acho que agrediu só a Caravan mesmo aheuhaeueha mas de buenas!!

Rufus
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Rufus em Qui 28 Jul - 22:28:27

Eu gostaria de dar uma volta nela no meio do barro.. ehehehe deve ser divertido pacas!




A adaptação ficou legal cara, se supre suas necessidades então está 100%...

mas se fosse pra mim seria original. rsrsrs

mvcm
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Qui 28 Jul - 22:52:39

Continuando o papo...

KLUNCK
a blazer é uma bosta? Rolling Eyes
temos uma S10 Executive turbo diesel intercooler 4x4 2005 , manutenção e peças caras? desconheço...

>>> Rapaz, nunca tive Blazer. Meus últimos três carros antes da Caravan da minha mãe foram Vectra-97 + F1000, Tempra-98, e Marea-SW-99. Vendi a F1000 em 99 de tanto me pedirem um favorzinho daqui, outro dali. Em 2000 o consórcio do Stilo me sacaneou e pulei fora. A opinião sobre a Blazer veio de companheiros no RJ que estavam alucinados com a manutenção. Sei lá... Quanto ao diesel, já tive minhas alegrias e minhas dores com uma lancha SAGITTA 25pés MWM/Volvo-Penta... Qualquer coisinha no motor era um checão de $1000... na época.


EduardoBA
Mas a estrutura deste carro não foi feita para uso em terreno acidentado.
Tanto se vê esta fragilidade por conta do fissuramento das longarinas, o que acontece com o simples esterçar da direção. ... Com pontos estruturais mais fracos, numa colisão acontece o "efeito sanfona",... diminuindo de certa forma o impacto transmitido a quem está nele ...

>>> Ainda não tinha citado que devido à um antigo problema na base do braço hidráulico da direção, aproveitei para reformar totalmente a caixa do motor, e reforcei as longarinas. Não vou dizer que ela virou um tanque de guerra, mas ficou marrenta.

Quanto ao "efeito sanfona" e tudo o mais, acho muito legal... para os outros.

Em 13/Março houve um acidente em Belo Horizonte-MG na rodovia MG-30 entre um Uno e uma Toyota Hilux. No Uno dois morreram e outro ficou em coma. O motorista bêbado da Hilux fugiu. Foi preso mais tarde, bem vivo.

Este SUV bateu em um muro, capotou e matou um cara na calçada.
O carro tá inteiro...
O motorista e sua namorada que estavam bêbados aguardam julgamento em liberdade.


Aqui dois Palios bateram de frente no Paraná. Três bebês morreram...



Plastimóveis? Tou fora.

Boas rodagens!
Marcus Mello
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Última edição por mvcm em Seg 1 Ago - 22:23:40, editado 1 vez(es)

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por j ricardo em Sex 29 Jul - 9:10:45

Eu achei legal e engenhoso... no seu lugar faria a mesma coisa... não ficou bonita... mas se te serve bem é o que importa..

melhor ter uma caravam modificada do que pagar prestações de um plastimovel novo que não vai aguentar o tranco...

se formos levar a palavra tunning ao pé da letra, que significa " ajustar o carro ao seu dono" o seu carro agora é um tunnig pra voce hahahahaha!!!

jabur
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por jabur em Sex 29 Jul - 19:47:45

As adaptações foram feitas com um certo critério, em estradas de asfalto e cideades granes, as cadeirinhas de bebe na mala é loucura total.

Só uma coisa: os carros modernos absorvem o impacto pro seu corpo não fazê-lo.

low
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por low em Sex 29 Jul - 23:36:32

Mano MVCM, edita esse tópico pras fotos ficarem em tamanho grande.

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por leocaetano em Sab 30 Jul - 16:53:44

mvcm escreveu:Antes de mais nada, as preliminares...


- Fórmula de combustível para desempenho e conservação:
1 ml de óleo de rícino para cada litro abastecido
10% de gasolina
90% álcool


Santo Antônio de Pádua - RJ

ola amigo!

a principio, essa formula auxilia na partida a frio? como vc faz para ligar o carro de manha? o meu é a alcool 4cc

e eu era de itaperuna-rj !!
abraços

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Fernando_dt em Sab 30 Jul - 20:37:54

mvcm escreveu:

>>> Adoraria pelo menos TRAVAR o diferencial. Se tiverem alguma ideia para isso por favor me avisem!! Basta uma roda na lama para o carro empacar.


você pode colocar um diferencial DANA 44 na sua caravan (mesmo do maverick, dodge, willys, rural, etc)e colocar o bloqueio da Ensimec...

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por j ricardo em Dom 31 Jul - 7:11:21

jabur escreveu:

Só uma coisa: os carros modernos absorvem o impacto pro seu corpo não fazê-lo.

prefiro que não absorva o impacto, mas ter um mínimo de chance numa dessa: http://carros.uol.com.br/ultnot/multi/2011/07/27/04024C1C3268DCC11326.jhtm?uol-carros-crash-test-assustador-com-caminhao-e-carros-04024C1C3268DCC11326

garanto que se fosse um dojão e um landau, não irian virar farelo igual esses...


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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por j ricardo em Dom 31 Jul - 7:12:16

Fernando_dt escreveu:
mvcm escreveu:

>>> Adoraria pelo menos TRAVAR o diferencial. Se tiverem alguma ideia para isso por favor me avisem!! Basta uma roda na lama para o carro empacar.


você pode colocar um diferencial DANA 44 na sua caravan (mesmo do maverick, dodge, willys, rural, etc)e colocar o bloqueio da Ensimec...

ou usar um dana 30 de opala mesmo, com a caixa satélite da pampa4x4... é mosca branca, mas fica legal...

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por ful_soundcar em Ter 2 Ago - 15:37:36

rapais... c é ninja... parabens... fico bem robusta.. mas com eficiencia... parabens....

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Ter 2 Ago - 16:25:11

jabur escreveu:As adaptações foram feitas com um certo critério, em estradas de asfalto e cideades granes, as cadeirinhas de bebe na mala é loucura total.
Só uma coisa: os carros modernos absorvem o impacto pro seu corpo não fazê-lo.
Olá Jabur, as cadeirinhas não estão "na mala" propriamente dita.
É proibido levar bagagens junto com crianças.
Ali atrás só vão as crianças. A bagagem vai no teto.
Na foto ainda falta a minha mais velha de 7 anos que vai no assento interno.


Quanto à segurança, vejamos:
1- As cadeirinhas estão a mais de 50cm de distância da tampa da mala;
2- Estão fixadas ao assoalho com dois parafusos de 1/2pol +chapas de reforço;
3- Possuem, de fábrica, cinto de 4 pontas com fecho central;
4- A suspensão traseira foi levantada uns 10cm + os pneus 215x70, total uns 20cm;
5- Com isso as cadeirinhas estão acima da altura da maioria dos carros.
Se alguém bater atrás vai entrar embaixo do meu carro.
6- A traseira da Caravan é muito mais robusta do que estas latinhas de hoje;
7- Eu tenho um engate de 50cm em baixo do carro, fixado com 6 parafusos de 1/2pol.
8- Elas estão em cima do eixo traseiro. Em um impacto lateral nada chega até elas.

Dá só uma olhada na Doblô por exemplo. Além de ser um plastimóvel, o parachoque traseiro são as costas dos últimos passageiros! Mais nada!
Estão todos colados na lataria. Não teria coragem de deixar minhas filhas lá atras...


Rapaz, pode crer, elas estão mais seguras que eu no banco do motorista...

Quanto á absorção de impacto, concordo, desde que seja você a bater em alguém.

Se você está num cruzamento, ou trafegando por aí e vem alguém e trepa em cima de você com uma SUV... Aí meu amigo... A absorção foi pro saco, e tu vira carne varetada de ferragens. Difícil até pra fazer o funeral.

Melhor comprar uma SUV ou continuar andando de OPALA !

Sério! Não tô exagerando. Peguei um Gol emprestado outro dia, quando a Caravan estava trocando as balanças. Rapaz, que "mêda"... Latinha de sardinha.

Abraços,
Marcus Mello
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Última edição por mvcm em Qui 4 Ago - 3:11:16, editado 7 vez(es)

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Ter 2 Ago - 16:27:40

low escreveu:Mano MVCM, edita esse tópico pras fotos ficarem em tamanho grande.
Olá Low,
Eu usei o site ImageShack. As imagens são links para maiores hospedadas no site.
E só clicar.
O objetivo é acelerar o carregamento da página pois coloquei muitas fotos.

Abraços,
Marcus Mello
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Ter 2 Ago - 16:58:02

leocaetano escreveu:
mvcm escreveu:Antes de mais nada, as preliminares...
- Fórmula de combustível para desempenho e conservação:
1 ml de óleo de rícino para cada litro abastecido
10% de gasolina
90% álcool
ola amigo!
a principio, essa formula auxilia na partida a frio? como vc faz para ligar o carro de manha? o meu é a alcool 4cc
e eu era de itaperuna-rj !!
abraços
Oi Leo,
Já tentei vários aditivos, querosene, diesel, enfim tudo pra melhorar o funcionamento.

A nossa gasolina já tem álcool.

São vários os benefícios:
- Partida rápida e funcionamento redondo
(somente na primeira ligada uso o injetor de gasolina por 1 segundo)
- Comportamento "nervoso" durante todo o trajeto
- Melhor resposta nas ultrapassagens

Quanto ao óleo de rícino, é de uso tradicional no motocross com gasolina, e é o lubrificante dos aviõesinhos movidos à álcool metilico.

Portanto, comprovadamente é ótimo lubrificante tanto para gasolina quanto para álcool.

- Mantém o carburador protegido contra a corrosão quando o álcool seca na cuba
- Aumenta a taxa de compressão
- Lubrifica as válvulas em altas rotações
- Protege o escapamento contra a ferrugem

Ele não queima! Portanto não carboniza as velas.

Sai no escapamento do mesmo jeito que entrou. Geralmente ficam até uns respingos na tampa da mala da Caravan.

MAS, não use mais que 1ml por litro. Acima disso ele mata as velas.
Já perdi dois jogos quando passei para 2 e 3ml por litro.
O jogo atual já tem uns dois anos sem problema algum.

Compro na farmácia aqueles frasquinhos de 30ml. (ou 60ml)
1) Despejo primeiro os 30ml de óleo na boca do tanque
(cuidado pra não deixar cair aquele anelzinho do lacre!) É... já aconteceu comigo...
2) Abasteço com 3L de gasolina, pedindo ao frentista para "lavar" com a gasolina o tubo, facilitando a descida do óleo
3) Completo com 27L de álcool

Você pode usar também 60ml óleo, 6L gasolina e 54L álcool.

Olha, o meu motor está com uma junta de cabeçote de aço, com 0,7mm de espessura. Paguei $120 nela. É maciça, não tem como "queimar", só se derreter! Very Happy

SE, por um acaso, vocês acharem que o uso desta mistura pode queimar as vossas roscas, digo, juntas, então gostaria de sugerir a troca por uma de aço... Laughing

Abraços,
Marcus Mello
Santo Antônio de Pádua - RJ




Última edição por mvcm em Ter 2 Ago - 19:27:41, editado 2 vez(es)

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Ter 2 Ago - 17:08:26

j ricardo escreveu:
jabur escreveu:

Só uma coisa: os carros modernos absorvem o impacto pro seu corpo não fazê-lo.

prefiro que não absorva o impacto, mas ter um mínimo de chance numa dessa: http://carros.uol.com.br/ultnot/multi/2011/07/27/04024C1C3268DCC11326.jhtm?uol-carros-crash-test-assustador-com-caminhao-e-carros-04024C1C3268DCC11326
garanto que se fosse um dojão e um landau, não irian virar farelo igual esses...
Olá Ricardo,

Si-nis-tro...

Rapaz, eu falo, falo, falo...
Mas ver uma imagem dessas é horrível.

De Opala só para Veraneio!

Abraços,
Marcus Mello
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Ter 2 Ago - 17:20:31

j ricardo escreveu:
Fernando_dt escreveu:
mvcm escreveu:
>>> Adoraria pelo menos TRAVAR o diferencial. Se tiverem alguma ideia para isso por favor me avisem!! Basta uma roda na lama para o carro empacar.
você pode colocar um diferencial DANA 44 na sua caravan (mesmo do maverick, dodge, willys, rural, etc)e colocar o bloqueio da Ensimec...
ou usar um dana 30 de opala mesmo, com a caixa satélite da pampa4x4... é mosca branca, mas fica legal...
Olá Ricardo e Fernando,
Gostei dessa do satélite da Pampa 4x4...
Vou ver se acho e estudar o caso!
O bloqueio da Ensimec é caríssimo. Fora de questão para o uso que dou ao carro.
Valeu.

Abraços,
Marcus Mello
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Arthur2k5 em Ter 2 Ago - 18:15:16

Poxa q engenhoso, pq n aproveitou essa inspiração pra colocar esse estepe na tampa do porta malas, vc reforçaria o conjunto, podia ver se usava o suporte do crossfox ou do ecosporte para o pneu e a parte de cima ficava livre.
Bom projeto, só n gostei das barras laterais (n vi função nelas) e os retrovisores.

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por EduardoBA em Ter 2 Ago - 20:14:04

Olá amigo!
Não querendo debater muito o assunto mas ainda assim....

Eu adoro Opalas e Caravan, mas como disse, não se engane pela robustez dele.

Em um acidente entre um carro mais alto e mais pesado com outro baixo e mais leve, é meio lógica a desproporção do impacto.

Há cerca de 4 meses, houve um acidente no Litoral Norte da Bahia entre Guarajuba e Praia do Forte, com um membro do Veteran Car Clube da Bahia.
O cara estava em uma Santa Matilde, carro robusto, de chassis feitos de "trilho de trêm", carroceria em fibra e mecânica do opala 6 cilindros. Se chocou de frente contra uma ranger. Final: A santa matilde ficou totalmente destruída. Soube que a única parte inteira que sobrou foi um pedaço do assoalho do carona e o motorista teve morte instantânea. A ranger não chegou a ficar totalmente destruída, a batida amassou toda a frente do carro e chegou a quebrar o bloco do motor em dois, o motorista ficou em coma e não soube mais notícias.

Fico imaginando se em um acidente com uma santa matilde, que a meu ver é muito mais robusta apesar da carroceria de fibra, chegou a ficar neste estado, o que aconteceria se fosse com um opala...













Amigo, peço imensas desculpas se estou poluindo seu tópico e se quizer é só pedir que eu apago, mas eu teimo em dizer sobre a segurança que se pode ter em um carro deste, que foi projetado na década de 60, onde sequer imaginavam um dia se preocupar com o resultado de uma colisão. Me preocupa de certa forma o jeito que muitos hoje em dia pensam que um carro antigo oferece mais segurança em um impacto grande, devido a uma comparação com um acidente de pequenas proporções.


low
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por low em Ter 2 Ago - 22:07:47

mvcm escreveu:
low escreveu:Mano MVCM, edita esse tópico pras fotos ficarem em tamanho grande.
Olá Low,
Eu usei o site ImageShack. As imagens são links para maiores hospedadas no site.
E só clicar.
O objetivo é acelerar o carregamento da página pois coloquei muitas fotos.

Abraços,
Marcus Mello
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Tá certo maninho, o chato é justamente ficar clicando nas fotos rsrsrsrs....

mvcm
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Ter 2 Ago - 22:54:54

EduardoBA escreveu:Olá amigo!
Não querendo debater muito o assunto mas ainda assim....
Eu adoro Opalas e Caravan, mas como disse, não se engane pela robustez dele.
É...
O famoso "abraça-poste"...
Já vi uma Ferrari partida em duas na Pres.Dutra...
O motorista também. Só a metade do peito pra cima.


Ninguém está livre não é mesmo?...


Boas Rodagens!
Marcus Mello
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Arthur2k5 em Qua 3 Ago - 7:03:18

Isso é exesso de velocidade e é fácil de resolver.
O meu opala teima a querer abrir o capo quando se passa dos 80km, ele até vai mais q isso, mas ele n me deixa. rsrs

AndersonJF
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por AndersonJF em Qua 3 Ago - 8:07:32

Na minha humilde opnião, acidentes acontencem, é claro e evidente que devemos tomar cuidado e precausão, eu acho que o amigo Mvcm tomou todas as precauções para não colocar a família em risco, mas se vier um louco pode detonar tudo, seja na caravan dele, no meu opala, ou em uma s10, ranger etc. Acho que o que mais prevalece é a direção defensiva, e o velho ditado, "dirija para vc, e para os outros, no mais seja feliz....".
Abraços

mvcm
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por mvcm em Qua 3 Ago - 16:13:29

Pessoal,
De tanto ver esses Opalas maneiros, bateu saudade do meu primeiro carro (no meu nome).

Opala 82, Branco, 4 marchas, 4canecos, gasolina, carb. Brosol 2 estágios, sem ar, aros originais de cinco furos, pneus 195x70x14

Quando o comprei, mandei para a oficina de um tio meu, e mandei desmontar o carro todo.
Abri o motor, troquei tudo. Lanternagem e pintura geral. Elétrica geral. Suspensão e freios.

Eu tinha 21, fui o primeiro da turma a comprar um carro.
Eles o chamavam de "General Lee".
Eu o chamava de "Motel ambulante"  Twisted Evil

Na época não existia o Insulfilm. Quem podia mandava colocar vidros "fumê". Caríssimos!
O jeito era caprichar nas preliminares pra suar e embaçar os vidros! Cool

Lembro ainda que eu era um dos poucos a conseguir subir a Serra de Teresópolis à 80km/h !
De 3ª claro.  Isso foi nos anos 90. A maioria subia a serra no máximo à 60.
Tirava a maior onda! O carro era leve e tava todo ajustado.

Meu maior "inimigo" era o Monza Hatch, que acabara de ter sido lançado.
Tinha sempre um engraçadinho desafiando pra um pega. Duro era os caras manterem o sangue frio e acompanhar!

Era parecido com estes que achei aqui ó:




Na época eu instalei espelhos elétricos do Diplomata. Inclusive bolei uma botoeira, que era bem diferente da original.
Daí ganhei o conhecimento para refazer os controles dos vidros elétricos da Caravan.

Tenho uma foto original do carro. Vou procurar e depois posto aqui.

Boas Rodagens!
Marcus Mello
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05/04/2014
Ó ele aqui ó!  Desencavado do baú!!


Última edição por mvcm em Sab 5 Abr - 20:26:02, editado 4 vez(es)

Marcelo Crid
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Marcelo Crid em Qua 3 Ago - 18:39:59

Prefiro nem comenta, p mim fico mto xunning, mais cada um tem gosto, td de bom, abraços

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por leocaetano em Qua 3 Ago - 18:43:23

Marcelo Crid escreveu:Prefiro nem comenta, p mim fico mto xunning, mais cada um tem gosto, td de bom, abraços

no caso dele axo que foi mais a necessidade do que gosto né

marcelo i9
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por marcelo i9 em Qua 3 Ago - 19:22:38

Show de bola! cada un caça com o que tem Cool
A caravan pra mim sempre foi carro familia, me lembro lá por 1977 que me pai tinha uma e andava com uns 4 ou 5 muleques no porta malas, os bancos de tráz vazios, bons tempos Rsss.
Tenho um fusca 68, 95% pronto, com 100% de originalidade, meu opala 91/92 também todo original.
Meu próximo projeto é uma rural 6cc com motor de opala ou 2.8 diesel, aí vou brincar de magayver, vou fazer um cachorro louco, com direito a para choques de aço e laterais, só faltando sair as lanças dos pneus pirat
Mad max I é o melhor filme do mundo, formou muitas personalidades, inclusive a minha...

pancotti
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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por pancotti em Qui 4 Ago - 22:03:02

Exótico!

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Re: Caravan Madmax "Adventure"

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:06:52


    Data/hora atual: Dom 11 Dez - 1:06:51