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Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

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Xann
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Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sex 15 Ago - 11:41:40

Galera agora chegou minha vez de pedir um Help á vcs, tô com meu 446 aberto e uma pancada de dúvidas:

Rodando frio meu carro fica redondo e forte, mas quando esquenta fica muito irregular, marcha lenta ruim querendo apagar, carro falhando e engasgando ao passar marchas e fora a fumaça preta.

Desmontei o bicho e de cara notei que tá sem o pistão de vácuo, inclusive na tampa foi tampado com estanho o local onde ficava a haste.
Desmontando tirei a esfera do injetor de rápida, mas notei que tá sem a esfera que fica abaixo do parafuso de fixação do giclê de aceleração.

Essa esfera que tá faltando é do mesmo tamanho da que fica abaixo no injetor de rápida? eu ví num tópico não sei onde que essa esfera é do mesmo tamanho daquelas usadas em rolamentos de patins, alguém já viu isso? No caso de não ser alguém conhece outro lugar onde posso conseguir essa esfera?
Sem ela quais as conseguências?

De acordo com tabelas os giclês principais são 130 e 135 em alguns motores, no meu estão Nº 27, o giclê suplementar tá 120, eu ví na tabela que tem que ser 150, mas do que adianta ele se tá sem o pistão de vácuo.

O giclê de aceleração, aquele com os dois furos que injetam gasosa só tem um número 2 em cima, eu ví nas tabelas 60 e 65 e alguns motores.

Os giclês de marcha lenta, aqueles dois tubinhos com uma cabecinha grandinha, não tem número
A válvula da bóia não tem número

Então o que os amigos podem me falar, eu preciso montar de novo esse bura mesmo sem o pistão de vácuo, então na falta dele o que vcs recomendam, deixo a válvula do giclê suplementar aberta ou fechada? e quanto á esfera, alguém conhece de onde posso tirar outra pra por no lugar?

Desde já vou agradecendo a ajuda de vcs.

PS. Se precisarem de fotos específicas do meu bura é só falar de onde que tiro.


Última edição por Xann em Ter 14 Out - 19:32:22, editado 3 vez(es)


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Cefamox em Sex 15 Ago - 12:36:54

Xann, quanto aos gicles, não manjo nada, mas vou tentar te ajudar.

Troque todos os reparos do carburador, verifique quanto o injetor de rapida pois alcool e gasolina são diferentes.

a altura da bóia eu deixo um pouco abaixo de quando ela ficaria reta.

Agora, a falta da esfera, acho que a função dela é deixar passar gasolina pra o gargulante principal e quando pistão volta não deixa a gasolina voltar.

Ouvi dizer que em rodinha de skate não com bilia, e sim rolamento a medida é a mesma.

Para a mistura, feche os dois parafusos e volte abrindo 3 voltas cada lado , igual para os dois lados.

Acho que é isso, não sou especialista mas mexi muito na minha até acertar.

Abraço

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sex 15 Ago - 13:16:46

Valeu Cefamox!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sex 15 Ago - 13:22:17

Bom, o problema da esfera doi resolvido, tá certo que acho que saí perdendo na negociata com meu filho, pra eu tirar a rodinha do Skate dele tive que prometer um novo par de rodas de borracha, as que ele vem me pedindo há tempos

Agora posso vender esferas pros mecânicos aqui, já que rodei pra todo lado e todo mundo fala que quando essas esferas somem é quase melhor comprar outro bura. Mal sabe eles rsss.

Ah, achei nos ferro velhos 4 carburadores Weber 446 alcool. Quanto que os amigos acham que vale um 446 alcool usado???

Agora faltam conferir os giclês, vamos ver se alguem fala algo, e tb o problema do pistão de vácuo.

Abraço!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sex 15 Ago - 14:00:34

Outra dúvida, olhando pelos tubos misturadores através dos orifícios onde ficam os giclês principais, em um deles dá pra ver através do orifício, e no outro não, achei que poderia ser entupimento, mas forcei lá com uma agulha daquelas de desentupir fogões e é duro, tipo que alí não é furado, mas mesmo eu jogando o CAR 80 pelo tubo misturador que não é vazado o buraco, o produto sai em baixo por onde fica o giclê. Então fica a dúvida, qual dos dois está certo, o que tem o furo que dá pra ver através dele ou o que tem o furo tampado, que provavelmente deve ser de lado, já que o produto atravessa o mesmo?


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 15 Ago - 18:08:33

Xann, deverser bóia alta, se fica ruim quente. A esfera que fica embaixo do pistão injetor é 4,27 mm e a que fica embaido do injetor "morcego" bem menor que a 4,27 é a de 1/8, é certeza estes números. fonte segura mesmo, foi o José Genari que me passou, e a lendária terceira esfera que ficaria embaixo da bóia seria a 3,33, mas fica ruim , quase deixei o Serginho louco com esta experiência uma vez.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 15 Ago - 20:21:44

Xann escreveu:... rodinha do Skate...

Meu irmao tirava da roda da minha biek, odiava quando ele fazia isso, so que as rodas de eixo fino, a menor


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por 100 em Sex 15 Ago - 21:19:07

thallisguimaraes escreveu:
Xann escreveu:... rodinha do Skate...

Meu irmao tirava da roda da minha biek, odiava quando ele fazia isso, so que as rodas de eixo fino, a menor

Eu normalmente tiro do rolamento que vai junto a arruela interpladora do pinhão da cremalheira do velocimetro secundário da caixa esterna dianteira do eixo rebocador do trator MasseyFerguson M22 ... acho BEM mais simples Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Até mais

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 15 Ago - 22:00:00

É externa e nao "externa", viu, foi fazer um texto complicado e se fu
Brincadeira, mas acho mais facil esse seu metodo, cansa menos


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por 100 em Sex 15 Ago - 22:04:43

thallisguimaraes escreveu:É externa e nao "externa", viu, foi fazer um texto complicado e se fu
Brincadeira, mas acho mais facil esse seu metodo, cansa menos

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Esta foi fogo mesmo No No No No o pior que que eu sabia...foi vacilo mesmo Embarassed Embarassed Embarassed

Nem vou corrigir...vou deixar só p/ eu ver sempre meu erro Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Até mais

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 15 Ago - 22:08:15

100 escreveu:... só p/ eu ver sempre meu erro Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

E nao ficar fazendo textos pra complicar a gente lol! lol! lol!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 16 Ago - 10:49:17

Então galera, o problema da esfera foi resolvido com sucesso, a dúvida agora é quanto ao pistão de vácuo que tá faltando, deixo a valvula do giclê suplementar aberta ou fechada?

Alguém já viu se ela fechada veda 100% ou ainda passa um pouco?

E os giclês principais que são número 27, os furos do 27 são maiores ou menores que os dos 160 originais?


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 16 Ago - 11:43:43

Umas fotinhas:



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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por felipew em Sab 16 Ago - 13:18:02

Xann escreveu:E os giclês principais que são número 27, os furos do 27 são maiores ou menores que os dos 160 originais?

essa numeração 27 é só multiplicar por 5:
27 x 5 = 135
135 corresponde a 1,35mm e 160 corresponde a 1,60mm
e o 160 é: 160 / 5 = 32
resumindo:
160 = 1,60mm = 32
135 = 1,35mm = 27

essas numerações são estranhas mesmo, também demorei pra entender como funcionam ehhehe
alias eu aprendi isso em fóruns de opala, só não lembro qual. Na época eu abri o meu carb. e nele tinha um gicleur 29, mas na tabela dizia 145, então descobri que 29 = 145, quase sai atraz de comprar um gicleur heheheh

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 16 Ago - 13:35:29

Ow Felipe, obrigado cara, eu to com o bura aberto desde ontem esperando respostas aqui. Mas então quanto ao tamanho dos furos, quanto menor o número menor o furo né, é pq eu tava confundindo, tipo, fui comprar umas chapas de aço e quanto menor o número da chapa, mais grossa a chapa manja, então eu achei que quanto menor o número do giclê maior o buraco, mas quando vc colocou em mm, aí tirou toda minha dúvida, se o meu é 1,35 é óbvio os furos do meu giclê são menor que o 160 (1,60mm)

Então agora vou montar o bura pra ver que qual é, sobre a válvula do giclê suplementar eu descobri que fechada ela é pra vedar mesmo 100%, e no caso da minha tava passando muita gasosa pq tava vedando somente uns 50% mesmo fechada, vou fechar toda e montar pra ver no que deu, tenho certeza que tava dando excesso.

Obrigado á todos vcs que postaram aqui.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 16 Ago - 13:39:14

100 escreveu:
Eu normalmente tiro do rolamento que vai junto a arruela interpladora do pinhão da cremalheira do velocimetro secundário da caixa esterna dianteira do eixo rebocador do trator MasseyFerguson M22 ... acho BEM mais simples Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Até mais

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Putz, se eu soubesse que era simples assim já teria colocado óh What a Face What a Face What a Face


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 16 Ago - 13:45:00

Jean Bida escreveu:Xann, deverser bóia alta, se fica ruim quente. A esfera que fica embaixo do pistão injetor é 4,27 mm e a que fica embaido do injetor "morcego" bem menor que a 4,27 é a de 1/8, é certeza estes números. fonte segura mesmo, foi o José Genari que me passou, e a lendária terceira esfera que ficaria embaixo da bóia seria a 3,33, mas fica ruim , quase deixei o Serginho louco com esta experiência uma vez.

3º esfera Jean??? Onde seria? To com o corpo do bura aqui na mão e parece impossível outra esfera aqui.
Essa esfera do injetor morcego vc disse que é 1/8, mas isso em mm dá o quê? é que em mm fica mais fácil, tipo a outra, 4,27, medí na régua aqui e deu isso mesmo, ou essa de 1/8 vc quiz dizer "1,8mm"??? Se for a que eu pus é maior um pouco.

Abraço!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Sab 16 Ago - 14:30:22

Xann, 1/8 deve ser de polegada 2,54 dividido por 8 =0.3175, ous eja 3mm e pouquinho, é isso sim tenho ela em casa, a 1/8, mais ou menos 3 mm. Esqueça essa terceira esfera, já deu muita conversa e quase deixei o Serginho doido com as tentativas, ficou ruim, pra mim é uma adptação que inventaram, colocam embaixo da bóia.Se eu fosse você colocaria ele original, com válvula máxima.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por 100 em Sab 16 Ago - 14:46:09

Xann escreveu: Alguém já viu se ela fechada veda 100% ou ainda passa um pouco?


A maioria que ví não vedou 100%...

Agora sei que MUITOS não vão concordar mas...TODOS 446 que mexo,corto o pino e tampo o furo da válvula com estanho... só serve p/ dar exesso essa droga

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por 100 em Sab 16 Ago - 14:48:58

Xann escreveu:
Putz, se eu soubesse que era simples assim já teria colocado óh What a Face What a Face What a Face

Mas isso quando é manual...se for automático dá MUITO trabalho...daí prefiro de rolamento de alternador hehehe

Até mais

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 16 Ago - 15:09:11

100 escreveu:
Xann escreveu: Alguém já viu se ela fechada veda 100% ou ainda passa um pouco?


A maioria que ví não vedou 100%...

Agora sei que MUITOS não vão concordar mas...TODOS 446 que mexo,corto o pino e tampo o furo da válvula com estanho... só serve p/ dar exesso essa droga

Até mais

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Aí Michael, então é isso, vc viu a foto acima né, o meu foi tampado com estanho o local onde ficava o pistão, mas a valvula embaixo veda só uns 50%, mas esse problema foi resolvido, acabo de tirar o miolo da valvula e a enchi com com cola quente, vedou 100%, e vou montar o bura pra ver de qual é, se ficar bom vou retirar de novo e refazer o trampo com estanho, não vou tapar o buraco onde a valvula fica pra não ficar irreversível entende, vou tampar só mesmo a válvula.

Valeu!!!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por 100 em Sab 16 Ago - 15:17:36

Xann escreveu:
Aí Michael, então é isso, vc viu a foto acima né, o meu foi tampado com estanho o local onde ficava o pistão, mas a valvula embaixo veda só uns 50%, mas esse problema foi resolvido, acabo de tirar o miolo da valvula e a enchi com com cola quente, vedou 100%, e vou montar o bura pra ver de qual é, se ficar bom vou retirar de novo e refazer o trampo com estanho, não vou tapar o buraco onde a valvula fica pra não ficar irreversível entende, vou tampar só mesmo a válvula.

Valeu!!!

Xann,

Com cola quente não vai dar muito certo não...a gasolina é muito fria,vai esfriar a cola e ela vai se contrair não vendando mais 100%...

Eu não retiro nada,apenas coloco estanho no furinho na ponta Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 16 Ago - 22:42:34

100 escreveu:
Xann escreveu:
"... acabo de tirar o miolo da valvula e a enchi com com cola quente, vedou 100%, vou montar o bura pra ver de qual é, se ficar bom vou retirar de novo e refazer o trampo com estanho..."
Valeu!!!

Xann,

Com cola quente não vai dar muito certo não...a gasolina é muito fria,vai esfriar a cola e ela vai se contrair não vendando mais 100%...

100

Então 100, eu pus a cola quente hoje só pra testar como ficaria, aliás testei e ficou ótimo, a gasolina vai estragar a cola mas demora um pouco, deu pra eu testar direitinho, amanhã ou depois vou abrir de novo e vou fazer tirar a cola e tampar direito com estanho.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 16 Ago - 22:55:43

Bom amigos, serviço feito e os resultados foram satisfatórios, virou outro carro, nada mais de engasgar na hora que tiro o pé pra passar marcha e piso de novo, nada mais deu manter velocidade constante e o carro ficar falhando, nada mais de carro sem marcha lenta ao esquentar.

Vai ficar mais econômico com certeza, a valvula do pistão de vácuo que não vedava direito era a grande responsável pelo ecesso que atrapalhava tudo. Com ela 100% vedada e giclês principais 135 creio eu que vai aliviar bastante meu bolso rss.

Agora falta eu pegar a BR pra ver como o carro vai se comportar com giro baixo em longas distâncias, em alta dentro da cidade ficou ótimo.

O DFV 446 não é bicho de 7 cabeças pra acertar desde que esteja no padrão, são vários giclès e suspiros de medidas diferentes, se alguém resolver tirar isso tudo e trocar as medidas dos mesmos aí sim vai começar a dor de cabeça, só quem manja mesmo vai conseguir acertar ele de novo, mas se tiver padrão e o lance for só limpar e regular é tranquilo.

Abraço á todos!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por 100 em Sab 16 Ago - 23:22:52

Que bom que ficou egal Xann OKK

A válvula não te fará falta nenhuma...na Caravan do Bastião(que tem comandão,taxa e mais um pouco) eu tampei,já dei umas estilingadas e não deu falta...depois que tampei também pareceia outro motor,lenta lisa,sem velas pretas etc...

Até mais

100

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Dom 17 Ago - 13:27:34

Xann escreveu:

O DFV 446 não é bicho de 7 cabeças pra acertar desde que esteja no padrão, são vários giclès e suspiros de medidas diferentes, se alguém resolver tirar isso tudo e trocar as medidas dos mesmos aí sim vai começar a dor de cabeça, só quem manja mesmo vai conseguir acertar ele de novo, mas se tiver padrão e o lance for só limpar e regular é tranquilo.

Abraço á todos!
Não mesmo Xann!!! Não sei por que tem quem fale tão mal,apenso que por ter muito 446 com 30 anos até nos carros , todo zoado e sem manutenção ai tem quem fale mal, mas mantido dentro do normal é o melhor sem dúvida, é o carburador oficial do Opala!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Qua 24 Set - 13:19:11

Galera, a saga continua!

Meu 446 á gasolina resolveu me perturbar de novo, eu notei ele bebendo muito, depois disso resolví tirar a limpo, e todas as vezes que saio pra fazer o teste eu não elevo muito mais que os 2000RPM, pq além de ser dentro da cidade é mais ou menos como ando aqui dentro justamente pra não gastar combustível desnecessariamente, e outra que com o tanto que bebe em baixa eu nem tive curiosidade de saber o quanto bebe em alta. Aqui onde moro não há subidas, é bem plano, então á 2000RPM eu ando de boa aqui dentro. Então meu interesse em ele beber menos com esse giro é grande.

No momento não tá dando de forma alguma mais que de 1,5KM/L, eu sei que se trata de um 6cc, mas isso é um absurdo, 5KM/L já tava de bom tamanho pra mim dentro da cidade

Mas continuando, uso os gicleurs principais 135, tava pensando em dar uma diminuida drástica neles, mas lendo alguns tópicos, ví que os gicleurs principais entram em ação em torno dos 2000RPM pra cima, então isso muda tudo, então o meu problema não são eles pq em baixa rotação eles não tão em ação e sim os da marcha lenta, que são os que agem até os 2000RPM mais ou menos.

Em torno dos 2000RPM com o carro parado o motor da tipo uma cortada, e andando o carro falha, da umas cabeçadas, depois disso fica redondo e vira um tiro, e a marcha lenta tá estável em 900RPM.

O que vcs acham que pode ser? Eu aposto veemente no excesso, devido ao gasto, mas se tá dando excesso no sistema de marcha lenta então era para a mesma estar irregular, ou não?

Bom, estou no aguardo.

Abraço!


Última edição por Xann em Qua 24 Set - 13:33:05, editado 1 vez(es)


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Qua 24 Set - 13:25:31

Hoje amanhecí com vontade de mexer no bura, então o que eu fiz, como eu disse acima que apostava no excesso, pois bem, eu não estava errado, fui direto nos parafusos misturadores, (Ah, que parafuso By Pass é esse das Werbers?) fechei por completo e fui abrindo aos poucos, então começou tipo a querer apagar na progressão da aceleração, então voltei pro lugar (3 voltas abertas) que é onde a aceleração fica estável.

Diminui pela metade os gicleurs de marcha lenta, já que em baixa eu pude observar que realmente o sistema principal não tá em funcionamento, então segundo meus pensamentos diminuindo os gicleurs de baixa o bura daria falta em baixa, mas não fez diferença alguma no funcionamento e o motor continuava dando uma cortada em torno dos 2000RPM.
Quando falo cortando é tipo assim, olhando pro conta giros e aumentando a aceleração devagar em torno dos 2000RPM dava uma espécie de cortada, mas era bem nitido o ponteiro do conta giros dava uma pequena retrocedida e depois começava a subir de novo. E na rua, na pratica mais ou menos essa mesma aceleração subindo progressivamente o carro dava uma engasgada feia. Se eu afundo o pé o carro responde bruto, mas pra andar devagar fica uma caca.

Percebí tb que com o motor em marcha lenta e o carro parado, eu dava uma acelerada brusca e o motor dava uma embolada, eu desliguei o injetor de rápida e esse embolo parou, então mais um sinal que a mistura está gorda, só que na pratica na rua aí dava um embolo quando pisava fundo, então o liguei de novo o injetor e pela aste eu diminui a quantidade de gasosa injetada em rapida.

Depois de desistir novamente de mexer, ja tinha guardado as ferramentas eu lembrei de novo da história que o sistema principal entra em ação justamente na aceleração que meu motor dava uma cortada, então ví que só poderia ser o excesso no sistema principal, e na hora que ele entra em ação(gicleurs, canetas e etc), então com uma chave de fendas com a ponta cheia de graxa eu tampei a ponta de uma das canetas, aquelas que ficam dentro de cada difusor, e Bingo! o corte aos 2000RPM parou por completo, ao progredir a aceleração olhando pro ponteiro do conta giros ele sobe lentamente e redondo de tudo.

Eu sei que a graxa vai dissolver com a gasolina, essa medida foi tomada extremamente pra teste.

Só que eu ainda não testei assim na rua, a gasosa toda que eu pus acabou.

Agora ficam as perguntas :

Os Gicleurs de "marcha lenta", aqueles dois tipo uma canetinha que ficam em cima, no corpo do bura, os que tem tipo dois tamborzinhos finos na ponta, como eu disse eu os diminuí pela metade ou menos um pouco a capacidade, qual a consequência disso, não saindo muita gasosa por ali o ar vai buscar em outro lugar, no sistem a principal por exemplo? Caso seja negativo o consumo do carro em baixa vai ficar menor? Como eu disse á cima está bebendo demais andando nessa faixa de 1500 á 2000RPM, então segundo o que eu lí o problema é justamente nos gicleurs de lenta.

Quanto ao sistema principal, o que eu faço com o excesso, pois as duas canetas principais (flautas)tem que funcionar, será que eu diminuo o tamanho dos gicleurs? Os que estão são 135, mas pelo excesso que tá dando eu chuto que eles podem ter sido "arrombados". Com a ponta de uma das flautas tampadas o excesso parou, mas como deve ser tudo interligado provavelmente isso vai fazer outra coisa funcionar errado.

Estou no aguardo dos amigos!

Ah! Desculpem eu escrever tanto, mas acho eu que só descrevendo nos minimos detalhes do que tá acontecendo, maior vai ser a possibilidade de alguém me ajudar.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Qua 24 Set - 13:52:36

Xann, e complicado mesmo.Esse lance de peças misturadas é de matar o carburador, eu mesmo nos dois que comprei recondicionados, percebi que as peças não seguiam um padrão rigoroso,num deles o injetor morcego(o que sai os jatos) veio careado e saia em forma de leque o jato em vez de forma de risco,foi me mandado outro com outra medida, ai veio um enorme, pedi outro e veio uma terceira medida, sempre mencionano que o meu era um 446 054 ou 446 052(número da calibragem 250-S), os gicles que você diz, são na verdade as canetas de ar, de um apra outro também tinham difrença, ai no segundo 446 depois de ter recebido tres morceguinho diferentes resolvi comprar um Kit Raparo Weber original com tuas as peças móveis, mudou muito o funcionamento,depos vendi e comprei esse novo.Acho que isso é resultado de macânicos que vão colocano peças pra conseguir acerto e vão deixando o carburador descalibrado entre suas peças,as vezes um gicle 27 pode ter sido asrrombaddo com arame de aço(é só passar o arame de aço de bitola desejada no esmeril, deixar meio tipo faca e abrir o gicle que é de material mole), então pode ser mesmo isso.Te aconselho a comprar um Kit e ter certeza das medidas , pra ele trabalhar uniforme.Véio om que eu posso te arrumar são dois gicles de fato 27, dopis gicles 25 que veio no meu 446 novo,duas canetas de ar que é pra ser de acordo com os 27 o 25, válvula máxima você já tampou, acho que deveria voltar ela(tenho também) o morcego já está fora das medidas mas tenho também, vai ai pra você se quiser,se achar que ajudou são seus o que não usar me manda de volta.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Qua 24 Set - 14:19:00

Ôu Jean, cara fico muito agradecido em saber que posso contar com vc, sobre a valvula de máxima, um cara aqui perto tem a tampa do 446 com o pistão de máxima no lugar, o meu foi retirado e tampado o buraco, basta eu querer e ela é minha por mixaria, aí só faltava mesmo a valvula, a que fica em baixo na cuba, os giclês de marcha lenta que eu disse que diminhi pra menos da metade sua capacidade é esse debaixo na foto, diminui todos os dois.

Cara tá dando excesso demais, não tem condições esse carro beber tanto, aqui numa cidade vizinha um cara tem uma Caravan 6cc com comandão, 3 carburadores e a usa pra manobras radicais, ele disse que ela faz 800 metros com um litro na arrancada, cara o meu manço bem original andando á 2000 RPM faz pouco mais de 1000 metros/litro, aí eu num güento né.

O lance foi esse, quando tiram o kit do padrão, aí pra acertar fica difícil, quando vem novo tá com kit pra 250-S, kit pra 4100, kit pra alcool, aí ao longo dos anos os caras misturam tudo aí já era.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Qua 24 Set - 14:27:44

Bom tenho aqui pra ajudar, vá lvula máxima e pistão do vácuo que aciona ela,tenho bóia BINS,canetas de ar,gicles 25 e 27 esse das fotos são os tubos misturadores, devem ser número 52 Xann, estes não vieram no Kit Weber, foi tirado, até insisti pro cara me mandar que veio sem mas nunca mandou. Mas o que citei está em perfeito estado e tá na mão. Tá louco tem que fazer, pra fazer mal, 4 por litro e ainda assim gastão, ponto adiantado chacoalha am 1000 1500 na boa, esquenta e muda consumo.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Qui 25 Set - 17:01:05

Jean eu tô doido pra ver esse bura dando falta mesmo com a cuba cheia, chega de excesso, mas eu vou diminuindo e fazendo testes, essa semana vou obstruir os giclês principais pela metade tb e ver como reage, como eu disse já obstrui os giclês de marcha lenta pra menos da metade e não fez diferença no funcionamento em baixa, falta ainda fazer o teste do consumo, eu fiz a marcação aqui na minha cidade um lugar que eu vou e volto com 1 litro e acaba exatamente dentro do quintal isso sempre na mesma aceleração e mesma passagem de marchas, não tem erro, a não ser que um cachorro atravesse a rua e eu tenha que parar, aí vai dar diferença rss, na hora que eu descobrir onde tá o excesso aí eu troco a peça responsavel por medida menor.

Muito obrigado.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Qui 25 Set - 17:06:55

Mas as peçinhas estão aqui se precisar parceiro...


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Qui 25 Set - 17:21:08

Jean Bida escreveu:Mas as peçinhas estão aqui se precisar parceiro...

Jean na hora que eu apelar ponho no 6cc um carburinha de Chevettinho 1.4 rsss, aí quero ver se não dá falta.

Mas falando sério, um amigo aqui tava na maior dificuldade com o DFV228 no 4cc dele, o bura tava muito ruim, todo espanado e vazando gasola, e meu irmão tinha um 228 de corcel 1.4 semi novo, aí agente olhando vimos que o encaixe é o mesmo e colocamos o bura do Corcel no Opala desse amigo só pra ver se funcionava, cara vc acredita que o carro ficou redondo, e o melhor de tudo é que tá dando entre 10 e 11 KM/L, como aqui no DF e entorno é bem plano, sem subidas, o carro não é tão exigido, só que ficou meio fraco, e de manhã com o carro frio a falta fica bem gritante, mas depois que esquenta é um abraço rsss e como ele usa o carro no dia-á-dia tá dos mais alegre rsss. O problema é que ele gostou tanto que não quer devolver mais o "burinha" rsss, quer comprar á todo custo.

Jean, novamente muito obrigado, vc é parceirão mesmo.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 26 Set - 12:51:10

Xann, mas cuidado com a falta, o motor com falta tende a aquecer, pelo que sei seu motor é alcool, então é um motor taxdão na gasolina,o excesso de certa forma resfria mais a câmara assim como a falta esquenta. Qual velas tem no motor?


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sex 26 Set - 13:40:28

Jean Bida escreveu:Xann, mas cuidado com a falta, o motor com falta tende a aquecer, pelo que sei seu motor é alcool, então é um motor taxdão na gasolina,o excesso de certa forma resfria mais a câmara assim como a falta esquenta. Qual velas tem no motor?

Jean, quanto as velas vou olhar e te falo, sobre a falta, é o seguinte, é que só depois de ta dando falta, sintomas esse que conheço bem, é que posso começar a pensar no que fazer pra acertar o bura entende. Cara como um Hallmeter faz falta nessas horas.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Sex 26 Set - 14:22:55

Humm...Mas pra você que ainda não usa 6x2 fica mais fácil de instalar uma sonda Lambda no escape, mas acho que no tato e ouvido você acerta já que é original o motor e a receita do carburador é de fábrica, mas só pra lembrar que o 446 novo, na caixa diz Opala/Caravan 6 cil(Gas) veio com gicles 25, já é uma redução significativa para o 27, por que minha Comodoro com o 122 no 3E ia lisa já o 120 era impossível de andar sem passar raiva, a olho eram idênticos os gicles, mas na prática bem diferentes.Mas os tubos misturadores tem que ser o 52, sem abrir nem fechar nada.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por MARCÃO em Dom 28 Set - 18:17:43

Xann ; não e facil ne cara eu tambem to sofrendo com a minha 446 ela ta encharcando as borboletas quando desliga o motor fica tudo encharcado
e gando acelero em meio acelerador fica dando uns tranco mas se eu enfio o pe ele vira um foguete . boa sorte ai

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Seg 29 Set - 19:53:40

MARCÃO escreveu:Xann ; não e facil ne cara eu tambem to sofrendo com a minha 446 ela ta encharcando as borboletas quando desliga o motor fica tudo encharcado
e gando acelero em meio acelerador fica dando uns tranco mas se eu enfio o pe ele vira um foguete . boa sorte ai

Marcão, seu problema tá facinho de resolver, vc tem as manhas de abrir o bicho? Tipo, vc já abriu algum carburador alguma vez? Se sim vamos descobrir o que tá havendo com seu bura, vou citar alguns passos simples que é "batata" rsss.

1- Primeiro o problema de afogar, ou enxarcar as borboletas com o carro parado como vc disse, esse aí pode ser o único problema do seu carburador.

>>> Retire a mangueira de combustível, a que alimenta o carburador, em seguida com uma chave desatarrache aquela valvula de cobre onde estava ligada a mangueira, ela sai toda, puxe com cuidado que provavelmente a agulha da boia vai sair junto, observe a agulha, ela tem uma borrachinha na ponta, observe se essa borrachinha está com a pontinha certinha, ou seja, não tem uma espécie de anel gastado em volta dela, se tiver o problema é só esse, troque a agulha e monte de novo. Se caso vc soltar a valvula e a agulha não vir e mesmo puxando com cuidado ela não sair, é pq ela está com a travinha, aí mesmo só abrindo a tampa do carburador pra tirar, mas eu te tigo que quase ninguém deixa ela travada, se a sua estiver foi por pura coincidência.

>>> Caso a Agulha esteja perfeita vc monta e funciona o carro, depois de um tempinho desliga e olhe dentro do carburador, se estiver pingando, com o cabo de borracha de um alicate dê umas pancadinhas no carburador por cima, mais ou menos onde a agulha fica, a boia pode estar presa, se não resolver tem que abrir mesmo a tampa do carburador retirar a boia e ver se ela não está cheia de combustivel, se estiver cheia troque a boia, se não faça uma limpeza no local onde a boia fica pra ela parar de prender, o meu fazia isso tb, se passasse uns 3 dias sem funcionar quando ia sair ficava afogando, eu só dava umas pancadinhas por cima e resolvia, mas o problema só parou de vez quando fiz uma limpeza no carburador.

Marcão, se isso não resolver poste aqui que se for só o carburador nós vamos achar onde tá o problema.
Mas eu te digo com quase 90% de certeza que seu problema tá só ali na parte da boia e agulha, pode ter outros problemas tb, mas esse é com certeza.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Seg 29 Set - 20:17:39

Jean Bida escreveu:"...minha Comodoro com o 122 no 3E ia lisa já o 120 era impossível de andar sem passar raiva, a olho eram idênticos os gicles, mas na prática bem diferentes.Mas os tubos misturadores tem que ser o 52, sem abrir nem fechar nada.

Jean, quais eram os sintomas dela com o 120?
Vc comprou dois 446 Recon e depois comprou um novo? Qual o problema dos Recon?

Cara, hoje saí pra fazer o teste de consumo, velho nem se compara o quanto ficou mais econômico, eu andei dentro da cidade, aqui tem muitos quebra-molas, não deu nem pra passar a 4º Marcha, mas mesmo assim eu andei 4KM com um litro de 2º e 3º, antes nessas mesmas condições não rodava 1,5 KM.
De manhã com o carro frio, na hora que funciona eu sinto uma faltazinha tá ligado, mas uns 2 minutos com o carro ligado ela desaparece, eu estranhei tb a pegada, o carro ficou muito manso e não dá um engasgo, antes mesmo falhando se eu pisasse ele respondia bruto, agora ficou bem light, nem imaginava que carburador fazia tanta diferença assim, mas funcionou redondo o motor, acho que eu nunca tinha andado com ele tão macio assim.

Mas o bom é que agora entendo perfeitamente como funciona o 446.

Mas como eu te disse, eu queria ver ele dando falta, pra eu ter certeza que o problema era só a giclagem. Como eu disse acima um dos tubos misturadores está obstruido com graxa, então só com um o carro rodou redondo, com os dois ele afoga à 2000RPM, então agora sim está na hora de colocar os giclês originais pra ver como fica com os dois tubos misturadores funcionando, eu tenho quase certeza que esse carbura meu era de algum carro com comandão, por isso foi arrombado, ou então podia ser até no meu mesmo e o cara tirou o comandão pra vender o carro tá ligado.

Então agora sim está na hora de eu aceitar a sua oferta, como agente faz pra vc me enviar essas pecinhas? Os giclês principais 25 e os dois de marcha lenta. Quanto a valvula de máxima eu to na dúvida se volto ela ou não, como o 100 disse lá atras, a valvula de máxima nunca veda 100%, então se eu colocar os giclês menores e a valvula não vedar vai ficar dando excesso do mesmo jeito. O que vc acha? Ela é o terceiro estágio de alimentação. A alimentação se divide em 3 partes e essa valvula é a ultima.


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Ter 30 Set - 12:48:30

Xann, era pesada pra sair da lombada,falhazinha sabe como,chacoalhava e se fincasse o pé a cxabeça quase colava no vidro com o engasgo, era um 3E com o 122 sumia, ficava liso o carro, 122 é a medida de fábrica.O que penso sobre os recondicionados é que além da miscelãnia que pode ter nas peças, o banho químico só limpa por fora, as galerias, dutos são raros os que tem tecnologia pra conseguir um resultao satisfatório, outra que nos desmanches tem 446 com mais de trinta anos, no mínimo terá 20 anos, então memo brilhando por fora e cuba nas internas mesmo não dá pra saber, e o novo foi incrível , coloquei com tres voltas em cada parafuso do ar e depois de meses parado pegou e já ficou liso ao ponto de aunem mecher mais, outra partida imediata,se bem que mesmo como o recond. depois de trocar todas as peças internas por novas vindo de um Kit Weber(e deixando assim o 446 com medidas originais com certeza)ficou bem perfeito também, veja no vídeo que fiz e depois de esfriar já desmontei o cabeçote 831 e até hopje espero o carro ficar pronto.Manda endereço por MP velho, mando com prazer as peças, se fosse você tentaria usar a válvula máxima, em todos os meus tinha ela funcionando normal.

http://www.youtube.com/watch?v=RWG07H-QwZY

http://www.youtube.com/watch?v=S6h8rSB7J3c&feature=related


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Qui 2 Out - 12:41:41

Bom galera, agora o problema vai ser resolvido, o amigo Jean estará me enviando justamente os giclês que estou precisando.

Assim que tiver novidades posto aqui.

Valeu Jean! Tú é de casa mesmo hein, espero um dia poder apertar tua mão, assistir um Show teu e depois tomarmos umas cervas olhando e falando sobre nossos Opalões.

Grande abraço!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Qui 2 Out - 13:06:22

Xann escreveu:Bom galera, agora o problema vai ser resolvido, o amigo Jean estará me enviando justamente os giclês que estou precisando.

Assim que tiver novidades posto aqui.

Valeu Jean! Tú é de casa mesmo hein, espero um dia poder apertar tua mão, assistir um Show teu e depois tomarmos umas cervas olhando e falando sobre nossos Opalões.

Grande abraço!
HAHAHA! Então vem com a muié, e com uma bota boa pra dançar até doer a batata da perna!E depois só Red Burr com Whisky, depois vamo embora de Chevelhos pra não dar M...Então véio, nunca se sabe, o mundo não pára de girar, numa desa se encontarmo por ai mesmo...Blz, mando então os 25,27,pistão do vacuo, válvula máxima e canetas de ar, tubos misturadores não tenho, tem que ser o 52.Só não mando hoje por que estão na minha casa, amanha já venho pra cá com eles,Correio é duas quadras da casa do véio...


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Qui 2 Out - 17:32:30

Whiski com "RedBurr" affraid affraid affraid depois dessa vamos ter assunto pra mais de metro rsssssss.

Velhão tô no aguardo, vc tá só desconversando mas ainda não mandou o valor da conta


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Qui 2 Out - 17:39:13

Xann escreveu:Whiski com "RedBurr" affraid affraid affraid depois dessa vamos ter assunto pra mais de metro rsssssss.

Velhão tô no aguardo, vc tá só desconversando mas ainda não mandou o valor da conta
Osh! Vamos amanhecer até chegar ao ponto de: Pow , sabe que eu te considero pra caramba!!!!! Já disse que é presa véio! O que não precisar me manda por carta, se eu conseguir mandar por carta registrada vai o frete de presa também...não esquenta com isso...Amanha já ta viajando...


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Jean Bida em Qui 2 Out - 17:40:42

Xann, você é o Smiler da direita...


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Qui 2 Out - 18:15:55

É beber cair levantar >> drunken >> Sleep e no outro dia Suspect rssssss

Valeu entãozis meu Brothis


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 11 Out - 11:21:12

Êitia caiburador pra dar trabaio!

Bom, mas agora vai, ontem chegaram os giclês e as outras pecinhas que o Jean me enviou, incrível a diferença, as minhas estão arrombadas com os furos aumentandos, uma diferença incrível das novas. Cara essas pecinhas andaram viu, do Paraná pro DF é chão viu rsss.
Amanhã eu vou montar tudo pra ver no que dá.

Quero deixar registrado aqui os meus agradecimentos ao amigo Jean, que provou mais uma vez ser amigo mesmo, ele me enviou as peças totalmente de GRÁTIS, não quis cobrar se quer o envio.

O espírito Opaleiro ou solidariedade Opaleira falou mais alto, ou nem isso, a pessoa dele mesmo, a vontade de ajudar que o faz agir assim.

Bom, então é isso, assim que eu montar o bicho eu posto aqui os resultados.

Inté!



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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por MARCÃO em Sab 11 Out - 11:34:46

e isso ai Xann e so deixa o bicho file agora boa sorte ai com o seu 446 que aqui com o meu nao ta facil de acerta o bixo ta dando trabaio para caraio . ate mais OKK

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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

Mensagem por Xann em Sab 11 Out - 12:19:59

MARCÃO escreveu:e isso ai Xann e so deixa o bicho file agora boa sorte ai com o seu 446 que aqui com o meu nao ta facil de acerta o bixo ta dando trabaio para caraio . ate mais OKK

Então Marcão, mas vai com paciência que vc consegue. No meu caso virou uma questão de honra eu mesmo acertar esse carbura, no início tive pra comprar outro, mas com um pouco de paciência passei a estudar o bicho vasculhar aqui mesmo no forum, arranjei aqui o manual, até descobrir como esse bura funciona e achar onde tá os defeitos.

Por falar nisso vc já tem o manual do 446? É uma boa pra conhecer todas as peças e as regulagens de fábrica. Tem aqui no Forum, ou se preferir te envio na hora.

Inté!


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Re: Muitas duvidas com meu 446 (Agora sim ficou ótimo!)

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