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CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
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Preparação opala 4cc 151S

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RAFA OPALEIRO
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Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por RAFA OPALEIRO em Seg 26 Set - 9:10:46

OLA AMIGOS OPALEIROS, ESTOU ESTUDANDO UMA PREPARAÇÃO LEVE cherry PRO MEU SS 4CC 151S, O CARRO ESTA BOM POREM ESTA COM UM PEQUENO VAZAMENTO NAS GAXETAS E TE UMA VÁLVULA QUE FOI MAL ASSENTADA POR ISSO JÁ QUE VOU INVESTIR NO MOTOR VOU FAZE-LO TODO E DAR UMA ENVENENADA NA MAQUINA! FALEI COM UM MECÂNICO QUE É OPALEIRO TAMBÉM E ELE ME FALO ALGO SOBRE COLOCAR PISTÕES CABEÇA LISA (CABEÇUDOS) ALIVIADOS + CABEÇOTE DO ÁLCOOL PORÉM MANTEVE A GASOLINA + VIRABREQUIM BALANCEADO E CAVAS NAS CÂMARAS DE COMBUSTÃO , POREM EM RELAÇÃO AOS PISTÕES "CABEÇUDOS" E AS CAVAS NAS CÂMARAS SÃO COISAS DAS QUAIS NÃO TINHA OUVIDO FALAR AINDA, GOSTARIA DE SABER SE SE ALGUÉM JÁ FEZ ALGUMA DESTAS ALTERAÇÕES OU SABE ME INFORMAR SE REALMENTE FICA BOM OU AINDA SE NA PIOR DAS HIPÓTESES ISSO QUE O MECÂNICO ME DISSE É BESTEIRA, DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS!

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Re: Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por j ricardo em Seg 26 Set - 9:20:58

bem, pistões cabeçudos para 4cil só importado... mas os originais cabeça plana, são o´timos pra montar em opala gasolina... são esses: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7250

metal leve é o ideal, na pior das hipóteses compre KS, não compre suloy!

e pistão aliviado é bom...ajuda o motor em todos sentidos... tomando cuidado para não exagear e enfraquecer o pistão... inclusive tem gente que corta a saia do pistão... para desempenho é bom, pois ajuda a diminuir atrito, porém aumenta o desgaste dos pistões e das camisas... pra rua não vale a pena...

e cavas na camara de combustão, assim sem um motivo, não tem lógica... melhor não mexer com isso á toa...

para aprender mais coisas interessantes, leia esse tópico inteiro, além das brigas, tem informações que voce não vai encontra em nenhum outro lugar e são muito importantes em preparação: http://www.opaleirosdoparana.com/t19426-caravan-4-cil-aspirada-150-cv

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Re: Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por BANDIT em Seg 26 Set - 13:49:44

RAFA OPALEIRO escreveu:OLA AMIGOS OPALEIROS, ESTOU ESTUDANDO UMA PREPARAÇÃO LEVE cherry PRO MEU SS 4CC 151S, O CARRO ESTA BOM POREM ESTA COM UM PEQUENO VAZAMENTO NAS GAXETAS E TE UMA VÁLVULA QUE FOI MAL ASSENTADA POR ISSO JÁ QUE VOU INVESTIR NO MOTOR VOU FAZE-LO TODO E DAR UMA ENVENENADA NA MAQUINA! FALEI COM UM MECÂNICO QUE É OPALEIRO TAMBÉM E ELE ME FALO ALGO SOBRE COLOCAR PISTÕES CABEÇA LISA (CABEÇUDOS) ALIVIADOS + CABEÇOTE DO ÁLCOOL PORÉM MANTEVE A GASOLINA + VIRABREQUIM BALANCEADO E CAVAS NAS CÂMARAS DE COMBUSTÃO , POREM EM RELAÇÃO AOS PISTÕES "CABEÇUDOS" E AS CAVAS NAS CÂMARAS SÃO COISAS DAS QUAIS NÃO TINHA OUVIDO FALAR AINDA, GOSTARIA DE SABER SE SE ALGUÉM JÁ FEZ ALGUMA DESTAS ALTERAÇÕES OU SABE ME INFORMAR SE REALMENTE FICA BOM OU AINDA SE NA PIOR DAS HIPÓTESES ISSO QUE O MECÂNICO ME DISSE É BESTEIRA, DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS!





BEM o vazamento da gaxeta....vaza porque foi mal montado....uma gaxeta que eu monto não vaza.....vc. tem que pegar a gaxeta e ficar amassando...amassando como se amassa pão...tipo com um cilindro ou algo parecido , quanto mais tempo vc. amssar melhor ela via ficar:!: ....amasse tipo uns 15minitos.... Se vc. não tiver tempo pra " amassar" pode compra Importado ....dai é só colocar.....na faioxa de R$55.oo

Bem pistão cabeça lisa.....são os pistão do opala álcool , pois a cabeça é reta ......"cabeça lisa cabeçudos não exite !!" ai seria pistão com DOME (cabeçudo) eu sou totalmente contra se aliviar pistão.....pistão é aluminio....aluminio vc tira um monte de material....só que o peso na balança é minimo....esse trabalho de se aliviar pistão....e pra pistãoMetal leve (meia boca ) ou inferiores ,pois eles veem com diferença de peso sim....já pistão tipo forjado veem no " padrão" praticamnte não há diferença de peso entre si.....assim como bielas forjadas.....

Se for pra balancear e até mesmo aliviar eu monto o pistão na biela peso o conjunto e tiro da biela.... ai sim sem problema de enfraquecer pistão....os pistão tem os" pontos de reforço neles "...lá não se pode mexer !!!! em 6cc um conjunto pistã/biela .....ORIGINAL já cheguei a encontrar + de 300g. de diferença entra o conjunto + leve ao + pesado !!!!!! Balanceamnteo é muito bom e IMPORTANTE .....já alívio é + pra pista as bielas também tem o ponto de reforço que também não devem ser mexidos .....

Se vc. usar pistão de álcool (reto) com cabeçote do opala álcool terá um motor álcool pode sim ser usado na gasolina ( essa mistura álcool , solvente erronêamente chamada de Gasolina....que de gasolina é oque menos tem e muito cara !!!)Talvez tenha que usar velas um pouco + frias....talvez

Agora pistão com Dume (cebeçudo) com cabeçote álcool pra rodar na gasolina......tem que avaliar muito bem isso.....pois assim vc. (talvez) só possa usar se tiver COMANDO ...vc. coloca um comando.....e pelo oque está descrito( dume cabeçote álcool) um comando bem alto pro comando destachar o cabeçote ...usando gasolina ...da pra fazer usando velas beeeem frias .... mas requer muuuito cuidado pra não dar pré....

Cava na câmara ...vc não tem como fazer....mas no pistão sim....pistão cabeçudo é quase obrigatório o uso de cava....agora pistão reto....cabeçote álcool com comando original é totalmente dispensável .... se vc. colocasse um comando baixo...(TEM QUE MEDIR TUDO !!!) mas acho que não precisaria....um comando alto e vc. usar adiantado..ai sim é OBRIGATORIO oo uso de cava em pistão ...a cava serve pra valvula não bater no pistão....por isso que vc. faz cava no pistão....( a valvula entra pra dentro da cava ) .....por isso que com comando, baixo a valvual está muito longe do pistão !!!!

Lembrando que se vc. fez cava em pistão .....vc. está destachando a câramara.....



Pra se ter idéia eu tenho um opala com virabrequim de curso (104mm. ) usando biela 6pol com pistão ´4pol. (sob encomenda ) cabeçote com 51 de câmara....se os pístão retos.....não tivessem cavas.....dependendo de como "enquadrar o comando " NÃO pega valvula!!!! a taxa fica em 16......com as cavas de pistão (...esperando um comando maior.....pois vou usar um 525-B) encomendei os psitão com cava.....isso abaixou a taxa pra 14.5.....

lembrando que com comando 525-B NÃO precisa de cava.....mas as cavas me "quebrarm um calhão" pois reduziram a taxa ......pra usar o comandinho 525-b (278° x 278° com 109 de lob )



http://www.opaleirosdoparana.com/t19913-preparacao-opala-4cc-151s



PS : Um dia ainda espero andar de opala......por enquanto estou tentando financiar um Brasila 76.....mas não etão aprovando o meu crediário...

tem tambem um Fiat 147.....sem uma porta e um paralama .....se não der na Brasilia vou ver se o cara me faz em 10X esses.....

POIS ESTOU ANSIOSO PRA TER MEU PRIMEIRO CARRO......e um dia ...um dia hei de coprar um opalão 4cc.....poooô motor igual a esse não exite !!!....veja os carros novos de hoje 1.6 já andam tanto...imagine um 2.5 de potência..... deva dar uns 130km/H em 2°......

Imagine o 6cc com motor4.1.....caraka...aquilo deve dar uns 400km/h se acelera tudo......

mas um dia eu chego lá cheers

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Re: Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por nicolas opaleiro em Seg 26 Set - 14:00:44



depois dessa HUAHUAHUAHUAHUAHUASHUA

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Re: Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 26 Set - 14:03:44

BANDIT escreveu:PS : Um dia ainda espero andar de opala......por enquanto estou tentando financiar um Brasila 76.....mas não etão aprovando o meu crediário...

tem tambem um Fiat 147.....sem uma porta e um paralama .....se não der na Brasilia vou ver se o cara me faz em 10X esses.....

POIS ESTOU ANSIOSO PRA TER MEU PRIMEIRO CARRO......e um dia ...um dia hei de coprar um opalão 4cc.....poooô motor igual a esse não exite !!!....veja os carros novos de hoje 1.6 já andam tanto...imagine um 2.5 de potência..... deva dar uns 130km/H em 2°......

Imagine o 6cc com motor4.1.....caraka...aquilo deve dar uns 400km/h se acelera tudo......

mas um dia eu chego lá cheers



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Re: Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por BANDIT em Seg 26 Set - 19:01:12

Acabei de jantar e vou dar um tempo aqui.....

Duarante a tarde começei exatmente 2h retira o motor do meu Del Rey....que por$#$# ai que vc. da valor ao opala....tira por cima deu um trabalho do carmba....mas saiu ...sem mortos e feridos.....

Retirando o motor :











foto do cofre:







retirando água do bloco:







motor fora do carro esperando pra entra pra casa:





Conversor de troque <pra quem nunca viu:















Caixa hidramática sem o convertor de torque :







batendo o novo retentor do conversor de torque....esse é melhor que o original motorcraft...tem 2 abas :







Motor dentro de casa :







Começando a limpeza do motor :


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Re: Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por ssinjetado em Seg 26 Set - 19:15:40

bandit

vc ainda perde tempo,,,,,,,,,,,,,,,,,

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Re: Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por BANDIT em Seg 26 Set - 19:29:02

Veio são das 14:00H até as 18:00H mechendo nisso....

pra tirar um parafuso do suporte fiquei acho que + de 1H. pra tira o maledeto.......

fdepois de jantar e minha mãe ficar vendo novela ...vou fazer oque.....

descançar um pouco aqui.....

21:00h eu saio pra pegar minha noiva no curso...ai sim caminha ....pra acordar amahã 05:30H ....

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Re: Preparação opala 4cc 151S

Mensagem por ssinjetado em Seg 26 Set - 20:18:36

BANDIT escreveu:Veio são das 14:00H até as 18:00H mechendo nisso....

pra tirar um parafuso do suporte fiquei acho que + de 1H. pra tira o maledeto.......

fdepois de jantar e minha mãe ficar vendo novela ...vou fazer oque.....

descançar um pouco aqui.....

21:00h eu saio pra pegar minha noiva no curso...ai sim caminha ....pra acordar amahã 05:30H ....

hehehehe me referi ao criador do topico,,,,,,

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Re: Preparação opala 4cc 151S

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