ao contrario do que parece, nem sempre é tirar e colocar.
a coisa mais comum de se ver é motor de opala 4 cil pegando pelo 4 pistão e motor 6cil pegando pelo 6 cil. Para um mecanico experiente é facil se achar se isso acontecer, ja para a turminha que gosta de mexer final de semana etc...se o motor não estiver no ponto pelo cilindro certo é certeza de passar o final de semana a pé.
Como durante o processo de montagem do meu motor tinham sobrado estas fotos decidi postar esse tutorial que vai a judar muita gente....ate mesmo eu rsrs.
Tem dois momentos para vc fazer esse serviço, um é quando o motor é novo, entao é pratico ou outro é quando o motor esta rodado, ai ja tem de abrir tampa de valvula, tirar vela etc e tal. mas no fundo é super simples
Aqui o motor ja sem a tampa de valvulas. Quando o motor tem tucho hidraulico, eu (opnião minha) ja compro de cara duas juntas de tampa de valvula, pois tem de fazer o acerto das valvulas a frio, tentar carregar os tuchos não mão, o que é meio demorado (se o tucho for velho então) e por fim o ajuste fino que é com o motor funcionando, isso mesmo, motor ligaro e orelha ligada nos barulhos e funcionamento do motor.
O motor pode pegar por qualque cilindro, mas é convenientemente certo que seja colocado no ponto pelo primeiro pistão, isso pq quando outro mecanico for mexer no carro ele não vai sofrer para achar o ponto, caso esteja errado.
Então, ponto sempre pelo primeiro pistão.
Nossa referência serão as duas valvulas do primeiro cilindro fechadas.
Para chegar a meio caminho coloca-se uma chave de fenda no furo da vela e gira o motor ate o pistão estar no PMS, o ponto mais alto do pistão, mas nunca gire o motor com a chave enfiada no cilindro, ela pode jambrar e fazer um belo risco na camisa, ai fud....
Agora entra outro macete e é o que muita gente não se atenta.
Para cada volta no comando de valvulas o vira brequim da duas voltas, então no cado de motor 4 cil a marca da polia coincidindo com a marca da regua graduada pode estar alinhando o 1 ou o 4 cilindro e no caso de 6 cil pode estar alinhando o 1 ou o 6 cil.
aqui muita atenção, é o seguinte, quando alinhar a marca as valvulas do 1 e 4 ou 1 e 6 estarão fechadas OK, para saber qual é o pistão que esta no ponto de uma girada no motor e veja qual dos dois cilindros vai abrir a valvula de adimição. O que não abrir nenhuma valvula é o pistão que esta no ponto. Mas a convenção é que o primeiro pistão deve ser o ponto do motor. caso o cilindro que nao abra a valvula de adimissão seja o 4 ou o 6, deve se dar mais uma volta no motor e alinha a marca da polia novamente com o 0°. Nesse momento o ponto do motor passou a ser o primeiro cilindro
Nota: uma forma de verificar a posição de ignição sem tirar a tampa de valvula é com o pistão em cima no PMS colocar uma mangueira do furo da vela e assoprar, não pode sair nada. dando uma giradinha no motor sopra de novo, se nao sair nada, esse é o ponto correrto, se vazar é que a valvula de admissão abriu entao tem de dar mais uma volta no motor. sempre alinhando o primeiro pistão para colocar o motor no ponto.
Como motor de opala tem uma particularidade, é pesado pra caramba, não se recomenda girar o motor pela helice do radiador, pois se for de plastico pode quebrar e se for de ferro pode desalinhar.
O esquema é girar uma das rodas trazeiras com a 4 marcha engatada.
Para facilitar ainda pode-se retirar as velas que o motor vai girar mais livre. Os mais experientes podem tirar só as velas dos tres primeiros cilindros que da para alinhar o motor inteiro so por eles, isso pq um motor de diplomata por exemplo, para tirar a vela do 6 cilindro é um parto.
Bom de uma levantada no macaco só o suficiente para girar a roda
Com as mãos vc vai girando a roda, lembre-se de nao girar muito forte, pois uma girada forte na roda é varias voltas no motor.
Nuca gire a roda apra tras, pois a bomba de óleo gira ao contrario e isso pode descarregar tuchos, ai é so problema.
(logico que se o ponto passar um poquinho, pode dar um toque para tras para alinhar)
Ao acertar o ponto, é uma ótima oportunidade para dar a ultima regulada nas valvulas. em tucho mecanico ja pode deixar a folga definitiva (não lembro a folga, depois alguem coloca ai, mas acho que é 0,20. no tucho hidraulico eu deixei com 0,05mm para o motor pegar, depois tem de tirar a tampa e regular no ouvido. outro macete é ir girando a vareta e apertando o balancin, quando travar a vareta volta a porta do balancin 1/4 de volta e pronto, mas nada substitui a regulagem no ouvido (pelo menos para mim)
O pistão do opala trabalha em pares. é o 1 e 6 , depois o 3 e 4 e finalmente o 2 e 5.
NOTA: pares não quer dizer ordem de ignição isto quer dizer que quando o pistão 1 estiver em cima vc pode no momento certo, regular as valvulas do 6, quando do 2 estiver em cima vc pode regular as valvulas do 5, quanto o 3 estiver em cima vc pode regular as valvulas do 4, portanto tirando so as 3 primeira velas vc regula todas as valvulas.
A regulagem, depois de foi localizado o primeiro pistão, ai sim tem de seguir a ordem de ignição, que é gravada em todos os coletores de admissão de qualquer opala. 153624.
Certo, pela posição do segundo pistão na aprte mais alta, estamos certando o pistão 5 na posição de reulagem das valvulas.
O pistão 3 regula as valvulas do cilindro 3.
Agora aqui o macete de novo, pela posição do pistão 1 no PMS, vamos regular as valvulas do 6 cilindro
Atentar que no tutorial as fotos não estão na ordem de ignição OK, é para ter ideia de como faz.
Caso usar pistões de um cilindro para regular as valvulas de outro estiver dificil de entender, o certo é seguir a ordem de ignição e verificar a posição do pistão no cilindro em que se vai regular as valvulas.
Agora montar o distribuidor, este aqui é hall, mas vou demonstrar como se fosse aranhado (normal) no platinado vai ser quase a mesma coisa.
Para iserir o distribuidor tem de ter muita atenção, pois alem de entrar na engrenagem do comando, tem de encaixar na bomba de óleo.
FAz-se assim. tal qual antes de regular as valvulas, tem de deixar o pistão 1 em posição de ignição, com as duas valvulas fechadas.
Encaixa o distribuidor. se perceberem na borda do distribuidor tem uma marca, essa marca tem de estar alinhada com a marca do martelete. procurem sempre deixar o martelete apontando para o primeiro cilindro, como se fosse uma seta mesmo. caso ao inserir o distribuidor ele gire e pare em outra posição, retire volte ou avance e coloque denovo ate engrenar no comando e ficar apontado para o primeiro cilindro.
Agora outra coisa, se o distribuidor nao for ate o fundo, é pq a ponta do distribuidor não encaixou na bomba de oleo. não precisa tirar o distribuidor, basta pedir para alguem ir virando a roda trazerira bem devagar até que sinda que o distribuidor desceu e a base ecostou no bloco. Feito isso é para o motor estar em 0º so dar a partida e depois acertar ou no ouvido ou na lampada, vai ao gosto.
Nota, cada risco da regua é equivalente à 2 graus.
Um macete para quem estiver montando para usar injeção (A pandoo é assim, outras eu não sei).
O ponto da injeção o 0° é naverdade o 20°, ou seja a marca da poia tem de estar alinhada com a letra B.
FEito isso, atrase um pouco o distribuidor com a chave de ignição ligada. volte o distribuidor bem devagar (muito devagar), quando a injeção ligar e a bomba de gasolina ligar tbm, o ponto esta em 20°.
Feito esse procedimento, após ter trocado o distribuidor que me deu uma canceira pois estava fudid....o motor pegou como se estivesse parado de um dia para o outro....perfeito. após o motor esquentar eu tirei a tampa de valvulas e regulei a quente....esta perfeito e nao bate nada.
é isso.
Última edição por Ivo Filho em Sex 22 Jul - 10:06:58, editado 2 vez(es)
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