Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Ontem à(s) 22:55:16 por opala4cc

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Ontem à(s) 21:38:27 por Hainra

» Farol de milha CIBIE
Ontem à(s) 21:26:47 por adpachec

» Opala Drift ?
Ontem à(s) 19:26:32 por Shadow90

» Tamanho das rodas - Afeta Desempenho ?
Ontem à(s) 19:03:36 por Shadow90

» Alguém Conhece " Casa da Opala em Limeira - SP"
Ontem à(s) 18:40:27 por Fabio9437

» Peças para Diplomata 91
Ontem à(s) 17:49:10 por joaoc

» Ventilador do ar condicionado - Diplomata 91
Ontem à(s) 16:48:04 por opala4cc

» Chaves originais do Opala 78
Ontem à(s) 15:05:36 por Pedrão B.

Quem está conectado

15 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Tutorial para montar o distribuidor

Compartilhe

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Sex 30 Set - 14:48:29

Sempre que se mexe em distribuidor, caso não se tenha muita noção, é um desastre.
ao contrario do que parece, nem sempre é tirar e colocar.
a coisa mais comum de se ver é motor de opala 4 cil pegando pelo 4 pistão e motor 6cil pegando pelo 6 cil. Para um mecanico experiente é facil se achar se isso acontecer, ja para a turminha que gosta de mexer final de semana etc...se o motor não estiver no ponto pelo cilindro certo é certeza de passar o final de semana a pé.
Como durante o processo de montagem do meu motor tinham sobrado estas fotos decidi postar esse tutorial que vai a judar muita gente....ate mesmo eu rsrs.

Tem dois momentos para vc fazer esse serviço, um é quando o motor é novo, entao é pratico ou outro é quando o motor esta rodado, ai ja tem de abrir tampa de valvula, tirar vela etc e tal. mas no fundo é super simples

Aqui o motor ja sem a tampa de valvulas. Quando o motor tem tucho hidraulico, eu (opnião minha) ja compro de cara duas juntas de tampa de valvula, pois tem de fazer o acerto das valvulas a frio, tentar carregar os tuchos não mão, o que é meio demorado (se o tucho for velho então) e por fim o ajuste fino que é com o motor funcionando, isso mesmo, motor ligaro e orelha ligada nos barulhos e funcionamento do motor.



O motor pode pegar por qualque cilindro, mas é convenientemente certo que seja colocado no ponto pelo primeiro pistão, isso pq quando outro mecanico for mexer no carro ele não vai sofrer para achar o ponto, caso esteja errado.
Então, ponto sempre pelo primeiro pistão.
Nossa referência serão as duas valvulas do primeiro cilindro fechadas.


Para chegar a meio caminho coloca-se uma chave de fenda no furo da vela e gira o motor ate o pistão estar no PMS, o ponto mais alto do pistão, mas nunca gire o motor com a chave enfiada no cilindro, ela pode jambrar e fazer um belo risco na camisa, ai fud....


Agora entra outro macete e é o que muita gente não se atenta.
Para cada volta no comando de valvulas o vira brequim da duas voltas, então no cado de motor 4 cil a marca da polia coincidindo com a marca da regua graduada pode estar alinhando o 1 ou o 4 cilindro e no caso de 6 cil pode estar alinhando o 1 ou o 6 cil.
aqui muita atenção, é o seguinte, quando alinhar a marca as valvulas do 1 e 4 ou 1 e 6 estarão fechadas OK, para saber qual é o pistão que esta no ponto de uma girada no motor e veja qual dos dois cilindros vai abrir a valvula de adimição. O que não abrir nenhuma valvula é o pistão que esta no ponto. Mas a convenção é que o primeiro pistão deve ser o ponto do motor. caso o cilindro que nao abra a valvula de adimissão seja o 4 ou o 6, deve se dar mais uma volta no motor e alinha a marca da polia novamente com o 0°. Nesse momento o ponto do motor passou a ser o primeiro cilindro

Nota: uma forma de verificar a posição de ignição sem tirar a tampa de valvula é com o pistão em cima no PMS colocar uma mangueira do furo da vela e assoprar, não pode sair nada. dando uma giradinha no motor sopra de novo, se nao sair nada, esse é o ponto correrto, se vazar é que a valvula de admissão abriu entao tem de dar mais uma volta no motor. sempre alinhando o primeiro pistão para colocar o motor no ponto.



Como motor de opala tem uma particularidade, é pesado pra caramba, não se recomenda girar o motor pela helice do radiador, pois se for de plastico pode quebrar e se for de ferro pode desalinhar.
O esquema é girar uma das rodas trazeiras com a 4 marcha engatada.
Para facilitar ainda pode-se retirar as velas que o motor vai girar mais livre. Os mais experientes podem tirar só as velas dos tres primeiros cilindros que da para alinhar o motor inteiro so por eles, isso pq um motor de diplomata por exemplo, para tirar a vela do 6 cilindro é um parto.

Bom de uma levantada no macaco só o suficiente para girar a roda



Com as mãos vc vai girando a roda, lembre-se de nao girar muito forte, pois uma girada forte na roda é varias voltas no motor.
Nuca gire a roda apra tras, pois a bomba de óleo gira ao contrario e isso pode descarregar tuchos, ai é so problema.
(logico que se o ponto passar um poquinho, pode dar um toque para tras para alinhar)



Ao acertar o ponto, é uma ótima oportunidade para dar a ultima regulada nas valvulas. em tucho mecanico ja pode deixar a folga definitiva (não lembro a folga, depois alguem coloca ai, mas acho que é 0,20. no tucho hidraulico eu deixei com 0,05mm para o motor pegar, depois tem de tirar a tampa e regular no ouvido. outro macete é ir girando a vareta e apertando o balancin, quando travar a vareta volta a porta do balancin 1/4 de volta e pronto, mas nada substitui a regulagem no ouvido (pelo menos para mim)



O pistão do opala trabalha em pares. é o 1 e 6 , depois o 3 e 4 e finalmente o 2 e 5.

NOTA: pares não quer dizer ordem de ignição isto quer dizer que quando o pistão 1 estiver em cima vc pode no momento certo, regular as valvulas do 6, quando do 2 estiver em cima vc pode regular as valvulas do 5, quanto o 3 estiver em cima vc pode regular as valvulas do 4, portanto tirando so as 3 primeira velas vc regula todas as valvulas.
A regulagem, depois de foi localizado o primeiro pistão, ai sim tem de seguir a ordem de ignição, que é gravada em todos os coletores de admissão de qualquer opala. 153624.



Certo, pela posição do segundo pistão na aprte mais alta, estamos certando o pistão 5 na posição de reulagem das valvulas.



O pistão 3 regula as valvulas do cilindro 3.



Agora aqui o macete de novo, pela posição do pistão 1 no PMS, vamos regular as valvulas do 6 cilindro



Atentar que no tutorial as fotos não estão na ordem de ignição OK, é para ter ideia de como faz.
Caso usar pistões de um cilindro para regular as valvulas de outro estiver dificil de entender, o certo é seguir a ordem de ignição e verificar a posição do pistão no cilindro em que se vai regular as valvulas.



Agora montar o distribuidor, este aqui é hall, mas vou demonstrar como se fosse aranhado (normal) no platinado vai ser quase a mesma coisa.



Para iserir o distribuidor tem de ter muita atenção, pois alem de entrar na engrenagem do comando, tem de encaixar na bomba de óleo.
FAz-se assim. tal qual antes de regular as valvulas, tem de deixar o pistão 1 em posição de ignição, com as duas valvulas fechadas.
Encaixa o distribuidor. se perceberem na borda do distribuidor tem uma marca, essa marca tem de estar alinhada com a marca do martelete. procurem sempre deixar o martelete apontando para o primeiro cilindro, como se fosse uma seta mesmo. caso ao inserir o distribuidor ele gire e pare em outra posição, retire volte ou avance e coloque denovo ate engrenar no comando e ficar apontado para o primeiro cilindro.
Agora outra coisa, se o distribuidor nao for ate o fundo, é pq a ponta do distribuidor não encaixou na bomba de oleo. não precisa tirar o distribuidor, basta pedir para alguem ir virando a roda trazerira bem devagar até que sinda que o distribuidor desceu e a base ecostou no bloco. Feito isso é para o motor estar em 0º so dar a partida e depois acertar ou no ouvido ou na lampada, vai ao gosto.
Nota, cada risco da regua é equivalente à 2 graus.



Um macete para quem estiver montando para usar injeção (A pandoo é assim, outras eu não sei).
O ponto da injeção o 0° é naverdade o 20°, ou seja a marca da poia tem de estar alinhada com a letra B.
FEito isso, atrase um pouco o distribuidor com a chave de ignição ligada. volte o distribuidor bem devagar (muito devagar), quando a injeção ligar e a bomba de gasolina ligar tbm, o ponto esta em 20°.



Feito esse procedimento, após ter trocado o distribuidor que me deu uma canceira pois estava fudid....o motor pegou como se estivesse parado de um dia para o outro....perfeito. após o motor esquentar eu tirei a tampa de valvulas e regulei a quente....esta perfeito e nao bate nada.

é isso.


Última edição por Ivo Filho em Seg 30 Abr - 8:19:55, editado 1 vez(es)


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9351
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por j ricardo em Sex 30 Set - 15:52:12

Muito bom, IVO!

só uma pergunta aos colegas que verem o tópico... gostaram de ver que TODOS parafusos e suportes do cofre são bicromatizados? tudo douradinho... lindo!

ORGUN
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 461
Idade : 31
Localização : cascavel - PR
Modelo do carro : Opala azul coupe 1984 4cc alcool original.

Cilindros : 2.784
Data de inscrição : 25/03/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por ORGUN em Sex 30 Set - 16:19:06

MUITO bom MESMO What a Face se passar um moderador por aki podia fixar o topico sei q ja tem alguns parecidos mas com a riqueza de detalhes ajuda muito (to ganhando por fora todas as peças mostradas estao a venda inclusive o IVO...mas nao sei se alguem vai querer hehehehe sabe o cara é meio relaxado opala sujo mangueiras velhas as chaves emprestadas a garagem do vizinho as luvas do ricardo...pra ve como é verdade olha la o pneu ta sujo!!! Suspect PS axo q nao faço bom marketing nao sei mas vo fica sem comissão dessa vez to sentido!!! Shocked pirat ) mas brinks a parte merece mais um parabens. OKK OKK

ORGUN
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 461
Idade : 31
Localização : cascavel - PR
Modelo do carro : Opala azul coupe 1984 4cc alcool original.

Cilindros : 2.784
Data de inscrição : 25/03/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por ORGUN em Sex 30 Set - 16:19:51

IVO esse HALL teu nao tinha dado pau?? e alguem se tiver coloca as medidas ai tb nao recordo Embarassed

Eduardo Cruz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 238
Idade : 34
Localização : Americana-SP
Modelo do carro : Opala De Luxo 1974
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 16/08/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Eduardo Cruz em Sex 30 Set - 16:22:02

muito bom Ivo isso vai ser muito util

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Sex 30 Set - 16:29:13

ORGUN escreveu:IVO esse HALL teu nao tinha dado pau?? e alguem se tiver coloca as medidas ai tb nao recordo Embarassed

Então, esse hall ai é novo, tirei as fotos justamente da instalaçõ dele rs
o J Ricardo é testemunha da marretada que o hall que deu pau levou.....não sobrou nem para sucata!!!


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Sex 30 Set - 22:25:06

Eduardo Cruz escreveu:muito bom Ivo isso vai ser muito util

Beleza Eduardo??? cê ta me devendo aquela visita heinnnn.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

oumgue
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2758
Modelo do carro : Opala SS 1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por oumgue em Sab 1 Out - 0:01:26

Muito bom! Mecânicos de fim de semana agradecem!

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Sab 1 Out - 8:01:40

oumgue escreveu:Muito bom! Mecânicos de fim de semana agradecem!



_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

gilrichardbr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 851
Idade : 42
Localização : Araraquara-SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4.1/S - 92/92 - Prata Niquel
Cambio Clarck 2205-B - 5 Marchas
Escapamento 6 X 2 Soffiatto
Gasolina / GNV
Cilindros : 6 Canecos! mas com 3E fica mansinho...
Data de inscrição : 08/11/2009

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por gilrichardbr em Sab 1 Out - 9:27:02

É isso aí Ivo, mais um tutorial show!
Merece ser FIXO
(Não pensei que fosse tão complicado de fazer isso, rsrs)

marcelofs
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 336
Idade : 30
Localização : minas gerais
Modelo do carro : Opala std 82
Cilindros : 4 cil

Data de inscrição : 30/12/2011

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por marcelofs em Seg 19 Mar - 13:15:20

td que eu precisava nesse momento, valeu msm. OKK

adrianopascutti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 956
Idade : 38
Localização : Maringá
Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E 90

Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/11/2009

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por adrianopascutti em Sab 5 Maio - 21:06:42

Certa vez eu ouvi dizer que só tinha como achar o ponto se fosse platinado e no caso de ignição só seria possível na Pistola.

Obrigado, embora não precise no momento mas em algum momento da vida será útil.

Alexandre eloy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 41
Localização : alvorada rs
Modelo do carro : opala diplomata 88 250s original
Cilindros : 6 cc 4100
Data de inscrição : 09/06/2012

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Alexandre eloy em Dom 10 Jun - 18:54:21

amigo sera que é isso mesmo ? não seria o 153 com 624? com sequência até para regular válvulas? dois tombos? por que se tu fizer o primeiro pistão subir, vai subir junto o 5 e o 3 bá até vou conferir isso!

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Luis_555 em Seg 23 Jul - 9:02:02

Ivo, vou trocar o distribuidor de platinado pelo eletronico, posso simplesmente deixar a polia na marca, e trocar distribuidores apenas deixando o rotor na mesma posição em que estava?

KLUNCK
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1957
Idade : 27
Localização : Santa Catarina
Modelo do carro : Opala SS 1978 Vermelho meteoro.

Cilindros : 4cil

Data de inscrição : 06/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por KLUNCK em Seg 23 Jul - 9:04:25

pode sim Luís...vai dar certo sim... e mesmo que fique um pouquinho do lado não faz mal... você acerta o ponto de ouvido mesmo depois...

Cupe1979_Potatow
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1117
Localização : Sorocaba-SP
Data de inscrição : 30/11/2009

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Cupe1979_Potatow em Dom 16 Set - 19:08:45

Vc vai pro ceu dos opaleiros cara.

Ivo o chicote da minha caixinha da igniçao 4cc posso simplesmente plugar na caixinha da igniçao 6cc ??? Elas sao iguais?

Abraçao cara.

Antonio wm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10
Localização : Araruama
Modelo do carro : Dplomata
87/88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 10/06/2012

Ditribuidor

Mensagem por Antonio wm em Seg 29 Out - 19:09:20

Ivo Filho escreveu:Sempre que se mexe em distribuidor, caso não se tenha muita noção, é um desastre.
ao contrario do que parece, nem sempre é tirar e colocar.
a coisa mais comum de se ver é motor de opala 4 cil pegando pelo 4 pistão e motor 6cil pegando pelo 6 cil. Para um mecanico experiente é facil se achar se isso acontecer, ja para a turminha que gosta de mexer final de semana etc...se o motor não estiver no ponto pelo cilindro certo é certeza de passar o final de semana a pé.
Como durante o processo de montagem do meu motor tinham sobrado estas fotos decidi postar esse tutorial que vai a judar muita gente....ate mesmo eu rsrs.

Tem dois momentos para vc fazer esse serviço, um é quando o motor é novo, entao é pratico ou outro é quando o motor esta rodado, ai ja tem de abrir tampa de valvula, tirar vela etc e tal. mas no fundo é super simples

Aqui o motor ja sem a tampa de valvulas. Quando o motor tem tucho hidraulico, eu (opnião minha) ja compro de cara duas juntas de tampa de valvula, pois tem de fazer o acerto das valvulas a frio, tentar carregar os tuchos não mão, o que é meio demorado (se o tucho for velho então) e por fim o ajuste fino que é com o motor funcionando, isso mesmo, motor ligaro e orelha ligada nos barulhos e funcionamento do motor.



O motor pode pegar por qualque cilindro, mas é convenientemente certo que seja colocado no ponto pelo primeiro pistão, isso pq quando outro mecanico for mexer no carro ele não vai sofrer para achar o ponto, caso esteja errado.
Então, ponto sempre pelo primeiro pistão.
Nossa referência serão as duas valvulas do primeiro cilindro fechadas.


Para chegar a meio caminho coloca-se uma chave de fenda no furo da vela e gira o motor ate o pistão estar no PMS, o ponto mais alto do pistão, mas nunca gire o motor com a chave enfiada no cilindro, ela pode jambrar e fazer um belo risco na camisa, ai fud....


Agora entra outro macete e é o que muita gente não se atenta.
Para cada volta no comando de valvulas o vira brequim da duas voltas, então no cado de motor 4 cil a marca da polia coincidindo com a marca da regua graduada pode estar alinhando o 1 ou o 4 cilindro e no caso de 6 cil pode estar alinhando o 1 ou o 6 cil.
aqui muita atenção, é o seguinte, quando alinhar a marca as valvulas do 1 e 4 ou 1 e 6 estarão fechadas OK, para saber qual é o pistão que esta no ponto de uma girada no motor e veja qual dos dois cilindros vai abrir a valvula de adimição. O que não abrir nenhuma valvula é o pistão que esta no ponto. Mas a convenção é que o primeiro pistão deve ser o ponto do motor. caso o cilindro que nao abra a valvula de adimissão seja o 4 ou o 6, deve se dar mais uma volta no motor e alinha a marca da polia novamente com o 0°. Nesse momento o ponto do motor passou a ser o primeiro cilindro

Nota: uma forma de verificar a posição de ignição sem tirar a tampa de valvula é com o pistão em cima no PMS colocar uma mangueira do furo da vela e assoprar, não pode sair nada. dando uma giradinha no motor sopra de novo, se nao sair nada, esse é o ponto correrto, se vazar é que a valvula de admissão abriu entao tem de dar mais uma volta no motor. sempre alinhando o primeiro pistão para colocar o motor no ponto.



Como motor de opala tem uma particularidade, é pesado pra caramba, não se recomenda girar o motor pela helice do radiador, pois se for de plastico pode quebrar e se for de ferro pode desalinhar.
O esquema é girar uma das rodas trazeiras com a 4 marcha engatada.
Para facilitar ainda pode-se retirar as velas que o motor vai girar mais livre. Os mais experientes podem tirar só as velas dos tres primeiros cilindros que da para alinhar o motor inteiro so por eles, isso pq um motor de diplomata por exemplo, para tirar a vela do 6 cilindro é um parto.

Bom de uma levantada no macaco só o suficiente para girar a roda



Com as mãos vc vai girando a roda, lembre-se de nao girar muito forte, pois uma girada forte na roda é varias voltas no motor.
Nuca gire a roda apra tras, pois a bomba de óleo gira ao contrario e isso pode descarregar tuchos, ai é so problema.
(logico que se o ponto passar um poquinho, pode dar um toque para tras para alinhar)



Ao acertar o ponto, é uma ótima oportunidade para dar a ultima regulada nas valvulas. em tucho mecanico ja pode deixar a folga definitiva (não lembro a folga, depois alguem coloca ai, mas acho que é 0,20. no tucho hidraulico eu deixei com 0,05mm para o motor pegar, depois tem de tirar a tampa e regular no ouvido. outro macete é ir girando a vareta e apertando o balancin, quando travar a vareta volta a porta do balancin 1/4 de volta e pronto, mas nada substitui a regulagem no ouvido (pelo menos para mim)



O pistão do opala trabalha em pares. é o 1 e 6 , depois o 3 e 4 e finalmente o 2 e 5.

NOTA: pares não quer dizer ordem de ignição isto quer dizer que quando o pistão 1 estiver em cima vc pode no momento certo, regular as valvulas do 6, quando do 2 estiver em cima vc pode regular as valvulas do 5, quanto o 3 estiver em cima vc pode regular as valvulas do 4, portanto tirando so as 3 primeira velas vc regula todas as valvulas.
A regulagem, depois de foi localizado o primeiro pistão, ai sim tem de seguir a ordem de ignição, que é gravada em todos os coletores de admissão de qualquer opala. 153624.



Certo, pela posição do segundo pistão na aprte mais alta, estamos certando o pistão 5 na posição de reulagem das valvulas.



O pistão 3 regula as valvulas do cilindro 3.



Agora aqui o macete de novo, pela posição do pistão 1 no PMS, vamos regular as valvulas do 6 cilindro



Atentar que no tutorial as fotos não estão na ordem de ignição OK, é para ter ideia de como faz.
Caso usar pistões de um cilindro para regular as valvulas de outro estiver dificil de entender, o certo é seguir a ordem de ignição e verificar a posição do pistão no cilindro em que se vai regular as valvulas.



Agora montar o distribuidor, este aqui é hall, mas vou demonstrar como se fosse aranhado (normal) no platinado vai ser quase a mesma coisa.



Para iserir o distribuidor tem de ter muita atenção, pois alem de entrar na engrenagem do comando, tem de encaixar na bomba de óleo.
FAz-se assim. tal qual antes de regular as valvulas, tem de deixar o pistão 1 em posição de ignição, com as duas valvulas fechadas.
Encaixa o distribuidor. se perceberem na borda do distribuidor tem uma marca, essa marca tem de estar alinhada com a marca do martelete. procurem sempre deixar o martelete apontando para o primeiro cilindro, como se fosse uma seta mesmo. caso ao inserir o distribuidor ele gire e pare em outra posição, retire volte ou avance e coloque denovo ate engrenar no comando e ficar apontado para o primeiro cilindro.
Agora outra coisa, se o distribuidor nao for ate o fundo, é pq a ponta do distribuidor não encaixou na bomba de oleo. não precisa tirar o distribuidor, basta pedir para alguem ir virando a roda trazerira bem devagar até que sinda que o distribuidor desceu e a base ecostou no bloco. Feito isso é para o motor estar em 0º so dar a partida e depois acertar ou no ouvido ou na lampada, vai ao gosto.
Nota, cada risco da regua é equivalente à 2 graus.



Um macete para quem estiver montando para usar injeção (A pandoo é assim, outras eu não sei).
O ponto da injeção o 0° é naverdade o 20°, ou seja a marca da poia tem de estar alinhada com a letra B.
FEito isso, atrase um pouco o distribuidor com a chave de ignição ligada. volte o distribuidor bem devagar (muito devagar), quando a injeção ligar e a bomba de gasolina ligar tbm, o ponto esta em 20°.



Feito esse procedimento, após ter trocado o distribuidor que me deu uma canceira pois estava fudid....o motor pegou como se estivesse parado de um dia para o outro....perfeito. após o motor esquentar eu tirei a tampa de valvulas e regulei a quente....esta perfeito e nao bate nada.

é isso.



Meu amigo gostei muito da materia e ela já me foi util. Gostaria de saber se você sabe como identificar algum defeito que o distribuidor possa ter visivel tal como provocar ratiado no funcionamento do motor ou dar impressão de fora do ponto.Grato
Antonio wm

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Qui 1 Nov - 14:55:21

o distribuidor nao pode ter folgas, eixo torto e a engrenagem nao pode estar apresentando desgaste.

se montar a bobina na posição errada dentro do distribuidor, (eu acho, nao tenh certeza) se montar ela 180º errada, o motor raja bastante, ja aconteceu comigo nun distribuidor que comprei num ferro velho, levei para reclamar e o cara inverteu a bobina e acabou o problema.

a bobina nao pode estar com os parafusos soltos...

os contra pesos nao podem estar travados se nao o motor nao rende em alta, fica amarrado.

de imediato eu acho que seria isso.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Antonio wm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10
Localização : Araruama
Modelo do carro : Dplomata
87/88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 10/06/2012

Distribuidor

Mensagem por Antonio wm em Qui 1 Nov - 18:47:04

Ivo Filho escreveu:o distribuidor nao pode ter folgas, eixo torto e a engrenagem nao pode estar apresentando desgaste.

se montar a bobina na posição errada dentro do distribuidor, (eu acho, nao tenh certeza) se montar ela 180º errada, o motor raja bastante, ja aconteceu comigo nun distribuidor que comprei num ferro velho, levei para reclamar e o cara inverteu a bobina e acabou o problema.

a bobina nao pode estar com os parafusos soltos...

os contra pesos nao podem estar travados se nao o motor nao rende em alta, fica amarrado.

de imediato eu acho que seria isso.

OK ivo
Tudo a contento só não sei o que são os contra pesos. O distribuidor que está no meu 6ccl a parte que roda (com o rotor)tem seis contatos e a parte fixa tem tres contatos como seria a posição desses contatos em relação ao ponto.Se souberes algo agradeço.Antonio wm

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Sex 2 Nov - 6:37:34

Os contra pesos sao umas peças de ferro maciço que ficam embaixo desses contatos que vc mensionou. tem duas molas, quando abrem em alta rotação, ao baixar o rpm elas fazer os contra pesos retornarem e tbm fazer o distribuidor atrasar para a posição de NAO AVANÇADO.

Não recomendo desmonar o distribuidor só para ver esses pesos, um parafusinho no lugar errado na hora de montar e o distribuidor ja fica ruim.

Outra coisa que deixa o carro ruim de saida é se escapar o bracinho do avanço a vácuo, ele é encaixado e em alguns vai uma meia lua, que tbm é bem chatinha de colocar.

no tutorial, tem uma foto do distribuidor ja colocado no motor.
Para saber a posição é facil, mas tem de saber colocar o motor no 0º (exta bem explicado la)
estando o motor no 0º, independente da posição das aranhas (é o nome dos contatos) o martelete tem de estar coincidindo com um risco que tem na borda do distribuidor e o martelete deve estar apontando para o cilindro 1 (deve estar igual na foto)
quando montar os caboss, o cabo do primeiro cilindro deve estar nesse contato coincidindo com o martelete, o resto dos cabos vc tem de colocar na ordem de ignição no sentido horario.

a proposito, qual o sintoma que seu carro apresenta??? derepente o problema nao é o distribuidor.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Antonio wm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10
Localização : Araruama
Modelo do carro : Dplomata
87/88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 10/06/2012

Distribuidor

Mensagem por Antonio wm em Sex 2 Nov - 14:27:12

Ivo Filho escreveu:Os contra pesos sao umas peças de ferro maciço que ficam embaixo desses contatos que vc mensionou. tem duas molas, quando abrem em alta rotação, ao baixar o rpm elas fazer os contra pesos retornarem e tbm fazer o distribuidor atrasar para a posição de NAO AVANÇADO.

Não recomendo desmonar o distribuidor só para ver esses pesos, um parafusinho no lugar errado na hora de montar e o distribuidor ja fica ruim.

Outra coisa que deixa o carro ruim de saida é se escapar o bracinho do avanço a vácuo, ele é encaixado e em alguns vai uma meia lua, que tbm é bem chatinha de colocar.

no tutorial, tem uma foto do distribuidor ja colocado no motor.
Para saber a posição é facil, mas tem de saber colocar o motor no 0º (exta bem explicado la)
estando o motor no 0º, independente da posição das aranhas (é o nome dos contatos) o martelete tem de estar coincidindo com um risco que tem na borda do distribuidor e o martelete deve estar apontando para o cilindro 1 (deve estar igual na foto)
quando montar os caboss, o cabo do primeiro cilindro deve estar nesse contato coincidindo com o martelete, o resto dos cabos vc tem de colocar na ordem de ignição no sentido horario.

a proposito, qual o sintoma que seu carro apresenta??? derepente o problema nao é o distribuidor.

Ok
Entedi
Conferi as aranhas não estavam alinhadas tinham rodado por cima da chaveta coloquei tudo no lugar funciona mas não ficou 10 rateia embola sem força.
Obrigado
Antonio wm

Antonio wm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10
Localização : Araruama
Modelo do carro : Dplomata
87/88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Antonio wm em Dom 4 Nov - 15:15:52

Antonio wm escreveu:
Ivo Filho escreveu:Os contra pesos sao umas peças de ferro maciço que ficam embaixo desses contatos que vc mensionou. tem duas molas, quando abrem em alta rotação, ao baixar o rpm elas fazer os contra pesos retornarem e tbm fazer o distribuidor atrasar para a posição de NAO AVANÇADO.

Não recomendo desmonar o distribuidor só para ver esses pesos, um parafusinho no lugar errado na hora de montar e o distribuidor ja fica ruim.

Outra coisa que deixa o carro ruim de saida é se escapar o bracinho do avanço a vácuo, ele é encaixado e em alguns vai uma meia lua, que tbm é bem chatinha de colocar.

no tutorial, tem uma foto do distribuidor ja colocado no motor.
Para saber a posição é facil, mas tem de saber colocar o motor no 0º (exta bem explicado la)
estando o motor no 0º, independente da posição das aranhas (é o nome dos contatos) o martelete tem de estar coincidindo com um risco que tem na borda do distribuidor e o martelete deve estar apontando para o cilindro 1 (deve estar igual na foto)
quando montar os caboss, o cabo do primeiro cilindro deve estar nesse contato coincidindo com o martelete, o resto dos cabos vc tem de colocar na ordem de ignição no sentido horario.

a proposito, qual o sintoma que seu carro apresenta??? derepente o problema nao é o distribuidor.

Ok
Entedi
Conferi as aranhas não estavam alinhadas tinham rodado por cima da chaveta coloquei tudo no lugar funciona mas não ficou 10 rateia embola sem força.
Obrigado
Antonio wm

Ola Ivo
Dia 03/11/2012 tornei a mexer no dist e rapaz eu descubri que que a tampa (nova zero zero) do distribuidor estava com defeito de fabricação em 3cl no 1-5-3 misturava eu acho por que quando eu tirava o cabo do 1º o motor funcionava melhor do que quando no lugar. coloquei a tampa velha e já é 10.OBS:Eu tinha trocado tudo cabos velas tampa e rotor.
Grato Antonio wm

Antonio wm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10
Localização : Araruama
Modelo do carro : Dplomata
87/88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 10/06/2012

BIBLIA

Mensagem por Antonio wm em Dom 4 Nov - 15:20:51

Oi
Ainda estou querendo baixar essa biblia se puderes me mandar agradeço.
Antonio wm

tiagoamorim10
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 504
Idade : 25
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro 88
Cilindros : 6Cil
Data de inscrição : 13/08/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por tiagoamorim10 em Seg 12 Nov - 8:59:19

Ivo Filho escreveu:o distribuidor nao pode ter folgas, eixo torto e a engrenagem nao pode estar apresentando desgaste.

se montar a bobina na posição errada dentro do distribuidor, (eu acho, nao tenh certeza) se montar ela 180º errada, o motor raja bastante, ja aconteceu comigo nun distribuidor que comprei num ferro velho, levei para reclamar e o cara inverteu a bobina e acabou o problema.

a bobina nao pode estar com os parafusos soltos...

os contra pesos nao podem estar travados se nao o motor nao rende em alta, fica amarrado.

de imediato eu acho que seria isso.

ixiii ainda bem que troquei o meu....o carro nao tinha força e sempre pensei que era o carburador....levei no mecanico valvulas presas...nao tinha nem balancinho... ele liberou as valvulas...quando foi ver o distribuidor tava com uma folga e um dente da aranha estava pra cima torto....ele falo por isso teu carro não anda e vc acha que é o carburador.... troquei tudo cabo NGK vela NGK e distribuidor....NOVO... do mecanico ate o funileiro ele respondeu bem mais quero ver na alta como se comporta....

detalhe meu carro 6cc original nao passava de 140!!!!
com o pe no talo quase virando carro dos flintstones...kkkkk

JUNIOR OLIVEIRA35
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1
Idade : 38
Localização : limeira
Modelo do carro : OPALA COMODORO 1990
SLE 4.1
2.5
Cilindros : 4 CILINDROS
Data de inscrição : 09/01/2013

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por JUNIOR OLIVEIRA35 em Qua 9 Jan - 11:29:36

boa tarde Ivo

sou de Limeira,e comprei um Opala a uns 3 meses mais ou menos,mas estou com dificuldades de encontrar um bom mecanico que entenda mexer nesse carro.
A maioria tem receio ou não entendem
preciso de trocar as molas traseiras e dianteiras e tbm as suspensões

vc sabe me dizer mais ou menos quanto vai me custar?
pq uns pedem um valor outros outro...

o meu é um comodoro 1889 modelo 1990
4 cilindros 4.1
sle 2,5
vc tem alguém para me indicar?

aguardo seu retorno

abraços

leandro 4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 915
Idade : 36
Localização : osasco-sp
Modelo do carro : opala coupe stander 81
ex caravan comodoro 80
ex opala comodoro sedan 76/76
ex opala diplomata sedan automatic4 88/88
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 26/08/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por leandro 4cc em Qua 9 Jan - 17:03:40

fala ivo blz,vou aproveitar seu topico pra tirar uma duvida ok,gostria de saber se vc ou algum usuário do forum ja usou ou sabe de alguem q ja usou o distribuidor hall pra carburado? estou querendo trocar o meu e gostaria de obter mais informações sobre esse sistema haal,se é bom ou não ? se é superior ao de ignição comum ou é a mesma coisa?
segundo o anuncio diz q é superior,mas vc sabe né todo mundo quer vender seu peixe......
se puder me ajudar fico muito grato......
segue link do produto ok....desde ja muito obrigado....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452357748-ignico-hall-distribuidor-opala-caravam-injeco-ou-carburado-_JM

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Qui 10 Jan - 9:38:25

JUNIOR OLIVEIRA35 escreveu:boa tarde Ivo

sou de Limeira,e comprei um Opala a uns 3 meses mais ou menos,mas estou com dificuldades de encontrar um bom mecanico que entenda mexer nesse carro.
A maioria tem receio ou não entendem
preciso de trocar as molas traseiras e dianteiras e tbm as suspensões

vc sabe me dizer mais ou menos quanto vai me custar?
pq uns pedem um valor outros outro...

o meu é um comodoro 1889 modelo 1990
4 cilindros 4.1
sle 2,5
vc tem alguém para me indicar?



aguardo seu retorno

abraços

Molas vc vai gastar mais ou menos uns 300 reais. Cofap e só faz por encomenda. precisa informar certinho o carro, motor, acessorios, ar direção cambio etc...se nao a mola vem errado ( no caso, 4 cil nao tem 4.1cc)

Buchas axios vc vai gastar em 900 e 1000 reais.

Para arrumar eu te indico o Anderson. Eu mesmo poderia fazer para vc mas estou com atolado de serviço do escritório.019 3455-0273 ou 19 92083940, aqui de Americana.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Qui 10 Jan - 9:41:55

leandro 4cc escreveu:fala ivo blz,vou aproveitar seu topico pra tirar uma duvida ok,gostria de saber se vc ou algum usuário do forum ja usou ou sabe de alguem q ja usou o distribuidor hall pra carburado? estou querendo trocar o meu e gostaria de obter mais informações sobre esse sistema haal,se é bom ou não ? se é superior ao de ignição comum ou é a mesma coisa?
segundo o anuncio diz q é superior,mas vc sabe né todo mundo quer vender seu peixe......
se puder me ajudar fico muito grato......
segue link do produto ok....desde ja muito obrigado....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452357748-ignico-hall-distribuidor-opala-caravam-injeco-ou-carburado-_JM

Ola, olha é superior mas nao faz magica não.

Tem de comprar o distribuidor e o módulo (caixinha pequena) + o chicote, se não nao funciona direito.
A unica diferença entre o meu que é para injeção e esse para carburado é a ignição, no meu caso o sinal é digital variável e no caso do carburado é mecanico/eletronico e depende do avanço a vácuo e centrifugo para controle da ignição em alta rpm.

Agora se for para colocar esperando uma mudança incrível, acho desperdício de dinheiro.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

leandro 4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 915
Idade : 36
Localização : osasco-sp
Modelo do carro : opala coupe stander 81
ex caravan comodoro 80
ex opala comodoro sedan 76/76
ex opala diplomata sedan automatic4 88/88
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 26/08/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por leandro 4cc em Qui 10 Jan - 14:53:55

blz ivo,obrigado pela ajuda,não procuro por mudança incrivel não,mas como eu acho q vou ter q trocar o meu ea diferença de valores desse pra um comum é de +ou- 60R$,oq eu procuro é digamos uma ¨estabilidade¨ em termos de ignição entendi,pensei q esse sistema hall fosse no minimo 50% melhor q o outro. vc acha q chega a isso ou não?

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Qui 10 Jan - 20:03:19

leandro 4cc escreveu:blz ivo,obrigado pela ajuda,não procuro por mudança incrivel não,mas como eu acho q vou ter q trocar o meu ea diferença de valores desse pra um comum é de +ou- 60R$,oq eu procuro é digamos uma ¨estabilidade¨ em termos de ignição entendi,pensei q esse sistema hall fosse no minimo 50% melhor q o outro. vc acha q chega a isso ou não?

Não, nao chega não, a unica vantagem mesmo é que se vc tiver um sistema de controle de sinal de iginição, vc pode fazer ajuste de avanço e atraso da ignição eletronicamente e nao usando avanço a vacuo e centrifugo.

por isso são os melhores para injeção, mas para carburado...nao tem muita melhora nao....

ahhh ia me esquecendo, agrande vantagem é para um motor muito taxado, por exemplo, se vc conseguir colocar um sensor de detonação no motor, e um modulo de detonação (até kombi tem isso) vc pode andar no limite e ele ao detectar preignição atrasa eletronicamente o ponto de ignição....mas se vc tiver um motor bem afinado e regulado, esse é um recurso que nunca será usado.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

leandro 4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 915
Idade : 36
Localização : osasco-sp
Modelo do carro : opala coupe stander 81
ex caravan comodoro 80
ex opala comodoro sedan 76/76
ex opala diplomata sedan automatic4 88/88
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 26/08/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por leandro 4cc em Sex 11 Jan - 14:59:30

ok ivo obrigado pela ajuda,esse pra mim não vai ter grande serventia,meu 4cc é original,só tem 4x1 e 3E com 2° estágio mecanico,mais nada. se for preciso mesmo a troca vou comprar um comum ou mandar recondicionar o meu mesmo. mesmo assim muito obrigado pela ajuda e pela aula. vlw obrigado.....

Leorissa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 767
Idade : 17
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala 1982 coupe, azul
Cilindros : 4 cc, por inquanto.
Data de inscrição : 27/12/2012

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Leorissa em Sex 11 Jan - 15:43:52

BELO TOPICO, MERECE FIXO

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Sex 11 Jan - 17:40:16

hehehe...ta fixo a mais de ano!!!


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Diogenes Mantoan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 16
Idade : 22
Localização : Itararé SP
Modelo do carro : Comodoro 1982
Cilindros : 4
Data de inscrição : 04/09/2013

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Diogenes Mantoan em Sex 13 Dez - 7:32:20

Instalei um H34 a Alcool porem com gicleur´s a gasolina.. a emulsificação focou boa mais o problema é a agulha.. usei a original do alcool deu excesso usei uma 151 deu falta e as vezes em altas rotaçoes ele explode a adimição.. seria o ponto ? e o que posso fazer para fika com uma mistura boa..?

anderson diplomata 82 aut
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : opala diplomata prata azulado 6cc automatico teto de vinillas végas
Cilindros : 6cc 250 s
Data de inscrição : 27/01/2015

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por anderson diplomata 82 aut em Qua 25 Mar - 23:38:41

olá amigos eu gostaria de dar uma limpeza no meu distribuidor que é de platinado,
posso limpar com WD40 .
Obrigado pela ajuda !

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Sab 30 Maio - 19:04:39

movido para a area tecnica


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 216
Idade : 23
Localização : Brasília - DF
Modelo do carro : Opala Comodoro 91/91

Vinho - 6cc gasolina.
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 09/12/2014

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por LucasGGomes em Seg 6 Jul - 9:01:16

Essa injeção , é de que carro ?

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Seg 6 Jul - 21:47:35

ola, eu fabriquei essa injeção aqui em casa mesmo...


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3670
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 7 Jul - 6:57:15

OTIMO TUTORIAL,
VALEU POR COMPARTILHAR

Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1134
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Murilo R em Ter 7 Jul - 7:41:07

blz de topico ja acompanhei esse anteriormente muito bom

Jean Michel Colet
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2842
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 23 Out - 20:33:39

E um motor de Opala que só fica liso com ponto a 48 graus???

Qual a explicação?

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Ivo Filho em Qua 28 Out - 10:42:55

se o motor for original....tem algumas possibilidades.....comando atrasado, desgaste dos cames , aranha do distribuidor montada fora da posição...etc...


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

mauriciofadanelli
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 63
Localização : brasilia df
Modelo do carro : Caravan 1976/77
Cilindros : quatro cilindros 2500cc
Data de inscrição : 14/10/2014

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por mauriciofadanelli em Qua 15 Jun - 14:58:53

Tenho uma técnica bem mais simples para identificar se está ou não o primeiro cilindro no ponto correto.

é simples:
tire a vela do primeiro cilindro;
tire a tampa do distribuidor;
ponha uma bolinha feita de papel ou estopa bem apertada no orificio da vela (não deixe cair dentro do cilindro).
gire a partida aos poucos até o motor dar um pequeno estouro e expelir a bolinha de papel.
isso vai acontecer no momento exato da ignição do primeiro cilindro. Veja se o rotor está apontando para a direção correta na tampa do distribuidor.

Conteúdo patrocinado

Re: Tutorial para montar o distribuidor

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:14:34


    Data/hora atual: Dom 4 Dez - 3:14:34