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os mistérios do velocímetro eletronico

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haymo ribeiro
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os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Dom 9 Out - 22:22:51

vejo que as pessoas não conhecem bem o velocímetro eletrônico e nem eu....e resolvi então pesquisar, os sensores, os velocímetros e o que depende para ele funcionar...

exemplo, que é um caso clássico..

troca a caixa e ela não tem engrenagem do velocímetro

ou

quer colocar o painel com velocímetro eletronico e ai a caixa tem engrenagem e não sensor...

e os pulsos do velocímetro eletrônico que cada velocímetro é uma quantidade de pulsos diferentes...

e o módulo que as vezes tb controla o velocímetro...

será que tem como adaptar ????

tem sensor roda fônica magnético, sensor óptico, sensor de engrenagem (como nos velocímetros a cabo) mas eletrônico....

eles as vezes influenciam até na injeção do automóvel...

como resolver esse pepino....

ao passo que esses velocímetros de bicicleta e os alternativos para carros com seus préprios sensores, funcionam com a maior simplicidade.....com imãs"zinhos, e sensores alternarivos e de forma muito simples.

só encontrei sensores alternativos para navegação como de aparelhos como "totem" e outros com adaptadores de tudo quanto é jeito...

COMENTEM, AJUDEM, EXPLIQUEM O QUE PUDEREM E PASSEM EXPERIÊNCIAS....

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Seg 7 Nov - 20:51:56

descobri que a maioria são por pulsos como um sistema hall onde o imã gera um sinal, como no distribuidor, mas alguns usam uma ECU para admisnistrar o sinal....

depois de estudar um pouco acho que vai ser possível improvisar o hall com o nº de pulsos do velocímetro que vou usar, que pretendo só colocar o mecanismo e usar o grafismo do opala...

j ricardo
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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por j ricardo em Ter 8 Nov - 12:45:20

bem, saber como é que deveria ser, ou seja imaginar é fácil,


mas não tenho nem ideia de como colocar em prática...


acompanhando o tópico...

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Ter 8 Nov - 16:23:21

vi alguns sensores da totem, que vão no cardã, e recebi algumas repostas dos contatos que fiz no youtube, no ml, e na net....depois vou postar. falta só saber o número de pulsos da máquina que irei usar, estou pensando em um sensor hall possível, ou comprar o da guster no ml e ver qual o padrão de pulsos dele na configuração original....

talvez dê para ir aumentando o número de imãs e consequentemente o de pulsos....já achei algumas tabelas e até um divisor de pulsos da totem








vi alguns sensores (todos de imã) que coloca-se no disco....continuo estudando, bastante...postem informações !!!

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Ter 8 Nov - 16:29:41

logo será possível projetar um sensor...ou adaptar um...(será !!!)?

achei esse com sensor próprio tb e tem versão para painel.....

acho que esse talvez dê, porém vou ter que caprichar no corte do meu painel que é quadrado do 92 e ai já viu, vou ter que colocar o conta giros de 95mm tb...caracoles, mas mexe com minha imaginação !



tb pensei em fazer igual a um opaleiro que fez em tópico aqui com o painel do vectra elite, talvez saia mais barato...até pq vou ter que colocar um hallmetter e pressão da bomba..

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 8 Nov - 19:43:44

Se ele vai usar o sina de rotaçao de algum lugar, nao seria possivel adaptar o que sai do proprio cambio para mandar o sinal?


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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Ter 8 Nov - 22:46:49

eu vou testar o sensor com carga positiva e negativa, pulsos hall...usando um led para testes e um multímetro para ver a reacão do sensor, o meu da blazer ele só tem 2 fios...acho que ele só faz o efeito hall, outros tem 3 fios, outros a engrenagem, mas que vai para um sensor e não para um cabo...vou comprar um velocímetro usado eletrônico de santana ou vectra, tb para testar...seguindo !!! pessoal coloquem as opniões e dicas....

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 9 Nov - 12:32:34

haymo ribeiro escreveu:eu vou testar o sensor com carga positiva e negativa, pulsos hall...usando um led para testes e um multímetro para ver a reacão do sensor, o meu da blazer ele só tem 2 fios...acho que ele só faz o efeito hall, outros tem 3 fios, outros a engrenagem, mas que vai para um sensor e não para um cabo...vou comprar um velocímetro usado eletrônico de santana ou vectra, tb para testar...seguindo !!! pessoal coloquem as opniões e dicas....


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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Qua 9 Nov - 17:30:16

thallisguimaraes escreveu:Se ele vai usar o sina de rotaçao de algum lugar, nao seria possivel adaptar o que sai do proprio cambio para mandar o sinal?

na verdade thallis, só pode ser do sensor da caixa, sensor alternativo giratório (roda, discos e tambores) ou no eixo cardã...os outros sensores tipo roda fônica no eixo virabrequim, ou aquele magnético do distribuidor hall só serviriam para contagiros, pois não lêem as marchas..ou seja o sinal varia com a rotação e não com a velocidade....diferente da roda e do cardã.

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por tabarbosa em Qua 9 Nov - 19:31:09

esse auto gauge tá phyno ein...

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por renato732 em Sex 11 Nov - 8:23:35

Adaptei um painel de gol GIII no meu voyage e passei por isso.

Existe um sensor de 3 fios (sensor hall) que gera uma quantidade X de pulsos (no caso do Gol, 6 pulsos). O painel recebe esses pulsos e faz o casamento da frequencia com a subida do ponteiro por meio de um motorzinho eletrico.

Sensor do Gol:



Alguns casos, existem um sensor desses (que são ligados no cambio) que alem da saida de fio, tem uma saida pra cabo. Isso para alguns veiculos que usam sinal de velocidade para a DH e o painel continua sendo mecancio, que é o caso dos Opalas 92 com servotronic.
No caso esse:


Depois de definido isso, teria que desmontar um painel de um desses carros novos e adaptar no Opala. Pois precisará da placa dele para controlar o motor dos ponteiros.

Não é impossivel de fazer, so um pouco de paciencia e carinho consegue.

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 11 Nov - 22:17:29

Boa dica do Renato



OKK


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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Dom 13 Nov - 17:13:12

valeu, renato....gostei das dicas, estou pensando em fazer um sensor no diferencial usando 6 imãs e mais o sensor hall, que vai gerar justamente os 6 pulsos...encontrei até os imãs para vender no site da totem e o sensor....http://www.totemonline.com.br/produtos/sensores/sensores.htm

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Dom 13 Nov - 17:14:37

estamos chegando lá....este é um sensor de pulsos de adaptar....



tem até um divisor de sinal para engrenagens de caixa que geram muitos pulsos...tipo para cada 4 pulsos ele envia um...


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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Dom 8 Jan - 14:52:08

novidades:

comprei o velocímetro digital da guster para quebrar um galho, mas ficou bem legal e começei a testar como o sensor funcionava e descobri por que tem 2 fios em uns e 3 em outros e como funcionam

este tem um imã que coloquei no disco na parte livre e coloquei um pedaço de alumínio colado na pinça para colocar o sensor e ficou perfeito e ai antes de instalar começei a fazer alguns testes sem o imã para ver os princípios de funcionamento...

interessante que o manual ensina a testar sem o imã....???? e o velocímetro funciona !!!

porque os três fios são positivo que alimenta ao mesmo tempo o relógio e os pulsos...mas sem pulsar...quem pulsa é o terra !!! peguei o fio do sensor e fiz como manual falava...começei a fazer um CURTO sequencial, tocando o fio e tirando como se fosse pulsos..tira e bota espaçado e ele funcionava...

comparando com os de fábrica suponho que seja um pouco diferente, pois esse vc regula o tamanho da circunferencia do pneu ajustando a precisão, é perfeito demais...coloquei junto com o GPS e marca igualzinho...mas ele é só com um imã...

porém se eu colocar 3 imãs, ele (Óbvio) vai marcar o triplo e no caso do velocímetro de fábrica é só mapear os imãs de acordo com os pulsos tipo, vai colocando imãs até achar a aferição...

a que o sensor faz, é somente aterrar, para pulsar...

amanhã, vou no desmanche para pegar um eletrônico de fábrica e terminar os testes, mas é praticamente caso encerrado e mais fácil do que imaginei....alguns sensores tem pulsos demais e precisam se um divisor de pulsos, mas no caso da adaptação, não é nosso caso...amanhã vou fotografar e colocar as fotos....

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vou tentar o painel digital do omega 6 cilindros...

Mensagem por haymo ribeiro em Qui 30 Maio - 18:57:33

vou continuar o tópico...continuar a estudar os velocímetros !!!

estou com muita vontade de na caravan por causa da caixa de blazer, partir para o painel digital do omega, pois no opala fica um luxo !!!


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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por raphaelcaronti em Sex 31 Maio - 7:43:12

E como instala e adapta ele no opala?

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por kio75 em Sex 31 Maio - 7:52:01

haymo ribeiro escreveu:vou continuar o tópico...continuar a estudar os velocímetros !!!

estou com muita vontade de na caravan por causa da caixa de blazer, partir para o painel digital do omega, pois no opala fica um luxo !!!



cara que 10 esse painel digital sera que da trabalho colocar no opala ?

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por shaolin01 em Sex 31 Maio - 8:04:24

Que ótimo este tópico! Sempre quis saber como é adaptado o velocímetro eletrônico,já vi adaptações de painéis de Kadet,Ômega,acho muito chique!
Este da foto fica perfeito,parece que foi feito pra ele também!

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por Ivo Filho em Sex 31 Maio - 9:59:33

shaolin01 escreveu:Que ótimo este tópico! Sempre quis saber como é adaptado o velocímetro eletrônico,já vi adaptações de painéis de Kadet,Ômega,acho muito chique!
Este da foto fica perfeito,parece que foi feito pra ele também!


Olha, todo mundo sabe que sou abertamente contra adaptação que apareça descaradamente no opala, gosto sempre de coisa sutil etc.....mas fiquei apaixonado por esse painel....


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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por Ivo Filho em Sex 31 Maio - 10:10:14

para ajudar no conceito.

Haymo, é o seguinte:

gerar os pulsos e fazer o velocimetro movimentar o ponteiro é muito simples.

O problema é a referencia. montar no cambio do opala é simples. vc vai usar no lugar de uma engrenagem de plastico e um pinhão, uma engrenagem tipo fônica, com varios dentes. cada dente vai enviar quantos pulsos necessários.

O que precisa ser levantado é: quantos pulsos gerados pela rotação do eixo do cambio são necessarios para o velocimetro intender que o eixo deu uma volta completa.

Outra coisa importante é o diametro dessa engrenagem fonica, pois quanto maior o diametro, maior a velocidade angula, mas tambem é maior o perimetro podendo caber mais ou menos dentes na fonica....e por ai vai.

Uma coisa que acho que vc poderia pesquisar ja que esta de cabeça no assunto.
O carro do luizão quando veio para eu modificar a preparação do motor da silverado, tinha um cambio de omega 3.0 e no lugar do sensor de velocimetro tinha a saida para o cabo do velocimetro que era a mesma do opala. da uma pesquisada nisso, de repente a solução esta muito mais facil do que vc imagina.
Nota: relação de diferencial interfere diretamente no sistema de velocimetro, seja ele mecanico ou eletronico.

outra coisa: painel com intrumentos com ponteiros modernos são DIGITAIS apenas nao tem os numeros brilhantes...


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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por raphaelcaronti em Sex 31 Maio - 12:43:23

Olha depois de ler esse tópico me veio a curiosidade de como adaptar e o que fazer para colocar esse painel no opala.

E então que me veio a cabeça um material que me foi enviado a um tempo atrás para meu e-mail, então procurei e achei esse material.

Vou dar uma lida e poderia estar compartilhando com todos aqui como faz.

Vou tentar criar um tópico sobre isso, deixa só eu ter um tempinho livre e ler direito.

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por Sool em Sex 31 Maio - 13:37:36

Eu já sempre fui apaixonado por aqueles painel do 80 pra baixo , onde dá pra vc trocar a instrumentação por moledos novos !

Ex esse !

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Sex 31 Maio - 13:47:17

Sool escreveu:Eu já sempre fui apaixonado por aqueles painel do 80 pra baixo , onde dá pra vc trocar a instrumentação por moledos novos !

Ex esse !

é verdade, olha esse que legal..

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Sex 31 Maio - 14:01:00

Ivo Filho escreveu:para ajudar no conceito.

Haymo, é o seguinte:

gerar os pulsos e fazer o velocimetro movimentar o ponteiro é muito simples.

O problema é a referencia. montar no cambio do opala é simples. vc vai usar no lugar de uma engrenagem de plastico e um pinhão, uma engrenagem tipo fônica, com varios dentes. cada dente vai enviar quantos pulsos necessários.

O que precisa ser levantado é: quantos pulsos gerados pela rotação do eixo do cambio são necessarios para o velocimetro intender que o eixo deu uma volta completa.

Outra coisa importante é o diametro dessa engrenagem fonica, pois quanto maior o diametro, maior a velocidade angula, mas tambem é maior o perimetro podendo caber mais ou menos dentes na fonica....e por ai vai.

Uma coisa que acho que vc poderia pesquisar ja que esta de cabeça no assunto.
O carro do luizão quando veio para eu modificar a preparação do motor da silverado, tinha um cambio de omega 3.0 e no lugar do sensor de velocimetro tinha a saida para o cabo do velocimetro que era a mesma do opala. da uma pesquisada nisso, de repente a solução esta muito mais facil do que vc imagina.
Nota: relação de diferencial interfere diretamente no sistema de velocimetro, seja ele mecanico ou eletronico.

outra coisa: painel com intrumentos com ponteiros modernos são DIGITAIS apenas nao tem os numeros brilhantes...

Oi Ivo...já testei isso na mão e já vi muitas possibilidades, como no cardã, na roda, na caixa..enfim, só que alguns a ECU é que lê.

eu testei um que tinha dois fios e o sensor hall lia o terra e o outro positivo 12v, ai fui encostando e tirando o imã, na mão mesmo, mas tudo ligado e ele começou a funcionar....legal e que utilizando imãs não importa o tamanho da circunferência...dá pra fazer um "ensaio" suponho colocando e tirando imãs, a totem tem vários tipos de leitores...pena que o painel que eu tinha do vectra vendi...mas vou comprar um velocimetro de pulsos no "ferro velho" e vou começar os testes, vou comprar aquele aparelho de pulsos pra estudar tb...vamos nós !!! o tópico não é meu, é nosso, vamos lá !!!


Última edição por haymo ribeiro em Sex 31 Maio - 15:25:21, editado 1 vez(es)

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Sex 31 Maio - 14:03:34

segunda vou no rei duz omega pegar um painel e ver os sensores do omega pra ter uma idéia e vou pegar logo o digital..consegui por 400 pilas !!! o do 3.0 pq o rpm vai até 7000...e vou aproveitar e pegar a tomada do painel (duas).

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Sex 31 Maio - 15:07:25

raphaelcaronti escreveu:E como instala e adapta ele no opala?

tem que pegar as tomadas da conexão do painel, e ir testando com uma carga fraca, tipo bateria de 9 volts ou uma fonte e ir mapeando...

separar e identificar os terras..alguns são simultâneos e outros não, mas a maioria é..normalmente ficam interligados numa trilha só...

e ai ir testando os fios..

tipo..

colocou carga a acendeu o pisca..marca com uma identificação

colocou carga acendeu farol alto marca e assim por diante

o contagiros é facil que é positivo 12v negativo e pulso do negativo da bobina, ai vc segue a trilha do contagiros saíndo dele...

e ai chega no bendito velocímetro...

no opala é o contrario..vc arranca o painel e vai testando a tomada do painel....com uma lâmpada pequena num soquete com fios.. ai identifica o terra...

depois vai testando os fios na tomada..quando acender a lãmpada vc marca o local

tipo..liga o pisca prum lado, quando acender marca..coloca farol alto, quando acender marca, luz da bateria...e assim vai, ai vai achar o pulso da bobina que a luz vai ficar piscando no ritmo do motor do carro e quando acelera o carro ela pisca mais rápido como se fosse o próprio conta-giros...um multímetro também é legal, dá para identificar numa boa, mas não é necessário...

já fiz isso numa 147 que coloquei painel de uno 1.6r...painel, motor, suspensão, bancos e etc.. rsrrssrrsrsrss. faz tempo..agora só opala.

dá pra fazer legal, se analisar as trilhas dos dois paineis, primeiro já vai identificar vários fios só pelas trilhas...E NO FINAL SOBRAM POUCOS pepinos PRA RESOLVER...acho que o pior é o velocímetro.

ai vai ligando os fios identificados no opala, nas duas tomadas já identificadas que vai conectar no painel do omega.

não é tão difícil e a fixação ( imagino )

só furar o painel de plastico do omega atrás como no opala colocar os 4 parafusos de mão redondinhos com cola quente ou araldite para não rodar atrás e pronto, vai fixar igual o do opala...









Última edição por haymo ribeiro em Sex 31 Maio - 15:23:02, editado 1 vez(es)

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Sex 31 Maio - 15:12:41

vamos tentar...porém a saga aqui do tópico é fazer o velocímetro eletrônico funcionar direito, acho que o omega é 9 pulsos...

depois podemos fazer outro tópico da adaptação do painel do omega passo a passo...

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por kio75 em Sex 31 Maio - 15:18:08

cara posta ai depois como ficou instalado no carro OKK

Sandro Araújo
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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por Sandro Araújo em Sex 31 Maio - 16:24:14

Acompanhando, estou querendo ver o resultado do painel...quero um no meu diplomata!!!

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por diplo1987 em Qui 6 Jun - 20:05:11

opa seus maluco blz , eu tenho um painel do ômega 3.0 no meu diplomata com motor de silverado , fiquei duas semanas adaptando ele depois das seis , mas eu só tenho uma noção básica de elétrica, ou tinha heheheheh, mas parece que foi feito pro opala acabamento perfeito até o ângulo tive que tirar na lima bem pouco usei todas as funções e mais algumas coisas como a luz do sinto de segurança , no velocímetro foi simples coloquei um sensor da ford que tem entrada de cabo e sai dois fio de oito pulsos então coloquei o sensor ali debaixo do painel usa o cabo original do opala mesmo fiz do jeito que achei mais fácil , mas da pra adaptar direto na caixa e puxa os fios até no painel já faz uns 3 anos que uso ele nunca deu problema , ta marcando 9 km/h a menos que nos radares , levei sorte que comprei só pra testar na verdade pra ver funcionando e deu certo , o resto é fácil também pq é a mesma cor dos fios do painel do opala tipo luz alta opala é azul , luz alta do ômega é azul e assim vai , eu tenho uma tabela das cores e funções tenho que só achar , se for ficar testando cuidado pq eu queimei as três lâmpadas dele e é caro pra caramba acho que 45 cada , dai adaptei uns leds mas de dia não encherga nada. eu queria é saber se daria pra ligar o computador de bordo do ômega dai ficaria chique, qualquer coisa da um grito

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por adrianopascutti em Ter 9 Jul - 19:18:57

Acompanhando o tópico.

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Qua 10 Jul - 10:04:16

diplo1987 escreveu:opa seus maluco blz , eu tenho um painel do ômega 3.0 no meu diplomata com motor de silverado , fiquei duas semanas adaptando ele depois das seis , mas eu só tenho uma noção básica de elétrica, ou tinha heheheheh, mas parece que foi feito pro opala acabamento perfeito até o ângulo tive que tirar na lima bem pouco usei todas as funções e mais algumas coisas como a luz do sinto de segurança , no velocímetro foi simples coloquei um sensor da ford que tem entrada de cabo e sai dois fio de oito pulsos então coloquei o sensor ali debaixo do painel usa o cabo original do opala mesmo fiz do jeito que achei mais fácil , mas da pra adaptar direto na caixa e puxa os fios até no painel já faz uns 3 anos que uso ele nunca deu problema , ta marcando 9 km/h a menos que nos radares , levei sorte que comprei só pra testar na verdade pra ver funcionando e deu certo , o resto é fácil também pq é a mesma cor dos fios do painel do opala tipo luz alta opala é azul , luz alta do ômega é azul e assim vai , eu tenho uma tabela das cores e funções tenho que só achar , se for ficar testando cuidado pq eu queimei as três lâmpadas dele e é caro pra caramba acho que 45 cada , dai adaptei uns leds mas de dia não encherga nada. eu queria é saber se daria pra ligar o computador de bordo do ômega dai ficaria chique, qualquer coisa da um grito

legal saber desse adaptador da ford..ainda mais que pega o cabo da caixa...
me diga uma coisa a minha caixa é de blazer e o sensor já de 2 fios, ela não tem cabo, no caso é só ligar direto no painel ??? quantos fios são do velocimetro na entrada do plugue do painel do omega, e como vc fixou ele naqueles 4 parafusos da chapa do fundo do painel ???

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velocimetro

Mensagem por raphaelmuller em Qua 24 Jul - 20:24:01

e ai conseguiram resolver

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Qui 25 Jul - 12:31:48

raphaelmuller escreveu:e ai conseguiram resolver

andei meio ocupado e descapitalizado com o final do projeto do opala vinho com a troca do 4 cil para o 4100, revisão geral e ainda coloquei o drago e a weber 40 e ai começou a ficar meio brabo,agora ele ainda vai para a pintura....mas já estamos chegando lá, logo que eu puder vou comprar o painel do omega 3.0 para fazer, mas tá quase resolvido...

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por *JOTA250s* em Qui 25 Jul - 13:10:08

Vai ser muito interessante se sair um material dessa adaptação do painel do Omega... mais para frente quero investir num cambio de blazer e esse painel vai ser a melhor solução para o problema do velocímetro!

Estamos acompanhando!

Falow


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painel omega

Mensagem por raphaelmuller em Qui 25 Jul - 17:12:50

por favor postem logo as informaçoes fotos tudo oque puderem sobre o cambio da blazer v6 com adaptaçao para painel do omega 3.0, pois o cambio ja tenho, mas nao coloquei ainda por causa do velocimetro, falem tudo desde fios até o acabamento quanto mais informaçoes e imagens melhor para nos leigos no assunto obrigado

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Qui 25 Jul - 17:47:47

raphaelmuller escreveu:por favor postem logo as informaçoes fotos tudo oque puderem sobre o cambio da blazer v6 com adaptaçao para painel do omega 3.0, pois o cambio ja tenho, mas nao coloquei ainda por causa do velocimetro, falem tudo desde fios até o acabamento quanto mais informaçoes e imagens melhor para nos leigos no assunto obrigado
a minha caravan já tá com o cambio da blazer, o velocímetro coloquei o da guster pra quebrar um galho, pois tem que trocar o mecanismo do painel do opala pra eletrônico, ou colocar o do omega....mas ficou muito bom..usei um sensor na pinça e disco..ficou show !! marca juntinho com o gps..depois coloco as fotos !

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por worm em Qui 25 Jul - 18:11:41

*JOTA250s* escreveu:Vai ser muito interessante se sair um material dessa adaptação do painel do Omega... mais para frente quero investir num cambio de blazer e esse painel vai ser a melhor solução para o problema do velocímetro!

Estamos acompanhando!

Falow

Se for para colocar no branco, eu usaria um velocimetro eletronico universal (cronomac vende), da para usar com qualquer sensor.

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_146570_3029_Velocimetro-Eletronico-p-Sensor-Magnetico-100mm-Cronomac-Street-Clique-para-ver-cores-

Acho que tem com fundo preto tbm.

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por haymo ribeiro em Qui 25 Jul - 19:11:07

foi legal o worm colocar esse velocímetro ai pq me esclareceu uma coisa legal no manual dele....

o sensor indutivo que é o da blazer de 2 fios eu não sabia como funciona mas lá no manual explica....um plug é terra e o outro sinal !

exatamente como eu pensava, naquele papo de ir colocando imãs no cubo até chegar no valor...show !!! o caso do cronomac ele faz o cálculovc andando 10m 100m ou 1000m,no guster que eu coloquei é mais legal ainda vc mede a altura do pneu e coloca lá,se quiser compara com o gps e ou aumenta ou diminui em mm até ficar perfeito...o meu ficou muuuito perfeito...o guster usa um sensor e um imã...eu fiz o teste de colocar outros imã e clar...óbvio vai dobrando, triplicando, quadriplicando tudo....então no caso do velocímetro de fábrica que seja indutivo, tb dá para adaptar por dentro do velocímetro do opala, até mesmo a máquina do próprio cronomac, mas eu vou no do omega mesmo !!! e do 3.0 pq o contagiros vai até 7000...e a caravan já passa dos 6 mil, ai é brabo !!! quem quiser conversar on-line meu face é... www.facebook.com/haymoribeiro

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por worm em Sex 26 Jul - 18:49:46

Poxa, eu perdi o vídeo onde mostra o cara acertando o velocímetro.

O cara marca uma distancia de 10m com uma trena, coloca o pneu dianteiro sobre a marca, prepara o velocímetro e empurra o carro até chegar nos 10m, ai aperta um botão lá no velocímetro indicando o fim dos 10m.
O velocímetro conta a quantidade de pulsos que ele recebeu nos 10 metros, assim ele usa de referencia para marcar a velocidade/quilometragem percorrida.
Por isso da para usar com qualquer sensor e qualquer diferencial.
Muito pratico.

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por jackson-opaleiro em Sex 26 Jul - 20:48:15

opalão com velocímetro digital do omega fica lindo de mais!!!!!!!!!!!!!

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 26 Jul - 21:20:06

Gostei do velocimetro ali, uma bela alternativa


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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por lfmts em Qua 3 Dez - 16:19:39

Olá pessoal, sou novo no forum e, apesar de não ter um opalão, sou fã de carteirinha dessas máquinas.
Mas o que me traz aqui é justamente o detalhe da adaptação do sensor de velocidade, pois tenho um escort zetec(que possuía sensor analógico) e acabei de instalar um motor 2.5 duratec nele, a caixa que coloquei é a MTX 75, a que equipou o focus 09(modelo intermediário) a gasolina, esse câmbio também saiu no mondeo da década de 90 e, nele, sim tinha o sensor eletrônico com 3 fios. Digo isso, pq no focus, o sinal da velocidade era pego na roda, via ABS.
Acabei comprando o sensor original e roda dentada, instalei-os igualmente ao câmbio do mondeo.
O painel que estou instalando no escort é de um carro do mesmo modelo, só que original dos produzidos na Europa, ou seja, com velocímetro eletrônico, já puxei os fios, fiz as ligações no painel, agora pergunto: será que a ligação é direto do sensor para o painel mesmo? Ou o sinal do VSS passaria para a injeção primeiramente para depois ser transformada em pulsos? Estou com um pouco de receio em fazer o teste, já que, da maneira como está ligado, seriam 12v enviados para dentro do painel(confere?), o suficiente para fazer um estrago.
Qualquer ajuda seria bem vinda.
Abs bounce

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por renato732 em Qui 4 Dez - 7:34:08

Acredito, que funcione como o conta giros. Vai tudo para o modulo, e depois manda os sinais convertidos para o painel. Nunca estudei o esquema desses Ford mais novos.
Tb tenho um Escort Zetec, que as vezes me da um trabalho.
Voce tem que ver se o painel é por rede CAN.

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por Pintto em Sex 5 Dez - 21:12:10

Anos atrás, um cara desenvolveu um velocímetro digital para Fusca, ele tinha um sensor que era ativado pelo sistema original, um disco imantado que girava com o cabo, algo mto sagaz (pelo menos pra mim que sou um zero em eletrônica) o velocimetro do cara permitia, inclusive, regular o tamanho dos pneus... Ou seja velocidade sempre correta...

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por diplo1987 em Dom 22 Mar - 18:56:35

na galeria de vídeos monstra meu painel do ômega funcionando perfeitamente , a única coisa que não marca certo é o combustível , mas da ter noção.

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Re: os mistérios do velocímetro eletronico

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:55:23


    Data/hora atual: Sab 3 Dez - 18:55:23