Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

43 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 41 Visitantes :: 2 Motores de busca

felipeleox, Luiz Flavio

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7877)

100 (7771)

[Resolvido]PROJETO OPALA 79 INJETADO BY IVO FILHO "(Ja tem foto do carro pronto na pagina 13 )

Compartilhe

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil

PROJETO OPALA 79 INJETADO BY IVO FILHO "(Ja tem foto do carro pronto na pagina 13 )

Mensagem por Ivo Filho em Qua 12 Out - 18:55:27

Então, após o amigo Luiz Antônio passar uma temporada levando o opalão para alguns mexanicos acertei de receber seu carro e resolver todos os problemas do projeto e deixar o opala forte, confiável e claro, com cara de que foi fabricado com a mecanica que vai impulsionar o opalao.

Espero que gostem dessa empreitada, nao vou ser muito detalhista como nos outros projetos, mas vai dar para a turma sacar algumas idéias.

Vou postar as fotos apartir da segunda mensagem par anao carregar muito as futuras paginas.

sds

Última edição por Ivo Filho em Dom 22 Jan - 19:13:26, editado 10 vez(es)

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""

Re: [Resolvido]PROJETO OPALA 79 INJETADO BY IVO FILHO "(Ja tem foto do carro pronto na pagina 13 )

Mensagem por Ivo Filho em Qua 12 Out - 21:09:21

Bom, um resumo.
O opala recebeu o motor da silverado, mas o cambio instalado foi do omega 3.0, que é enorme, uma jaca mesmo. para acoplar foi soldada metade de uma capa seca de opala. O cardan é da silverado tbm, e o diferencial é um DANA 44.
Como o cambio nao cabe no opala, o tunel foi removido e montado um tunel de OMEGA no opala.
Bom, como a coisa nao deu muito certo eu resolvi fazer esse opala andar e de acordo com meus critérios e sempre usando a engenharia para me apoiar, esse carro vai ficar perfeito...e forte!

Depois de varios telefonemas e um almoço na casa do GIL, o carro foi colocado numa cegonha e viajou uns 500 KM

depois eu coloquei no guincho e rodei mais uns 40 km ate chegar em casa.

Chegando em casa ele ja foi fazer compania par ao 72...quem sabe daqui 9 meses nasce algum bicho dali né!!
Nota: o macho é o 72.

aqui o motor da silverado instalado na integra, completo com instalação modulo etc e tals...

Bom, como sou um opaleiro conhecedor das fontes, ja fui às compras e voltei para casa com alguns presentinhos...um 2205-A ou seja esse é o cara. cardam bi partido, mas ainda nao sei se vou usar esse ou manter o da silverado mas montado direito...

A ultima vez que esse opala viu a luz do sol....

O dana, estou preocupado com o angulo do fucinho do diferencial...pode forçar muito a cruzeta, depois eu penso nisso.

ja comecei à desmontagem.

Depois de muito trampo, arranquei o tunel do omega, ja da para ver o cambio do 3.0....nao cabe nao cabe e nao cabe!!!!

para piorar o cambio estava com o suporte fora de centro, o que deixou o motor tbm fora do lugar certo.

Não parece, mas esse cambio é levinho, tirei sem maiores problemas, mas tive de desmontar a embreagem antes de tirá-lo.

tal como se fosse meu próprio carro, esse ai fica coberto...vai pegar um pó, mas nao vai encardir...

Os restos mortais...

Começando a estudar o que fazer...

Ontem comprei o assoalho de uma caravan 90 para usar o tunel e os suportes...vai ficar perfeito ningum nunca vai saber que tinha esse buraco ai.

Para quem nao conhece...esse é o 44.

Hehehe....tem gente que vai me achar um maluco, pois ja tem topico ai com eu serrando coletor de omega, coletor de opala...furando cabeçote....e agora....metendo a serra num cambio de mais de 3000,00 reais...
Mas isso é mais um toque do que um comentário: Nunca faça nada que nao tenha certeza que vai dar certo!!!!

É o seguinte, tem de serrar um pedaço da capa seca pois o motor de partida da c-20 é preso nela e o do opala nao entra.

Agora o detalhe, e tbm a explicação de pq volta e meia opala de arrancada aparece com o cambio em 10 pedaços...
nao é so serrar, no final de cada corte tem de fazer um furo. Nunca se deixa canto reto em peça nenhuma, todas as tensões vai se concentrar nos cantos e com certeza vai sair uma trinca dali...o furo alivia as tensões.

Terminado o corte

Mesmo como furo é importante dar uma aliviada melhor...a lima redonda tme de entrar em ação.

Bom, esse cambio é meio que universal por causa dessa flange que tme na frente...ela tem as orelhas do cambio do dodge, ou seja esse cambio da para montar sem maiores adaptações em c-20, f-1000, maverick, todos os dodge´s, landau, galaxie e por ai vai...logico que tme carro que se montar um cambio desse é um verdadiro assacinato né.

uma geral do cambio..d apar atirar a capa seca sem ter de abrir o cambio.

Primeira etapa concluída, a capa seca entrou perfeitamente no motor da silverado, como se fosse feita para esse carro.

ali a folga do motor de partica e a capa seca.

Quando eu disse que o Sniff adora acompanhar de perto o serviço teve gente que nao acreditou....e agora...vai encarar???

Pronto, o cambio ta no lugar.

chedando o assoalho, eu ja posso localizar os suportes e deixar essa parte finalizada.

Bom, depois comecei a dar atenção para mais alguns probleminhas de montagem...o fio da bomba ta pedindo par acolocar fogo no carro, mas agora desse mal o opalão nao sofre mais.

Outro probleminha foi o lugar onde o mexanico montou a bomba...quando o carro estiver pesado e no chao....ja viu né.

Já arranquei tudo como se fossem as tipas de um peixe...

Aqui uma cagada grave...o mexanico fez uma mangueida de 12 emendar um caninho de 8...apertando a abraçadeira ate sair agua....esse carro ia dar falta ou queimar a bomba...agora nao vai mais.

Aqui a nova instalação, aprendi o lance do retorno com o Banditi...se nao der certo vou jogar a culpa nele rsrss. Uma vantagem´tbm do retorno antes da bomba e nao no tanque é que nao é preciso instalar canister...

Aqui o arranjo final.

Após a pré montagem e ter certeza que tudo esta certo,vou desmontar o carro de novo para o banho nas peças de metal, pintura onde tiver de pintar e acabamento...assim o Luizão vai levar o carro voando ate Santa fé do sul....

por enquanto é isso.

justa mente por nao ser meu esse carro, o capricho será igual ou melhor que o dispensado aos meus...

ban_ban
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4481
Modelo do carro : Opala Standard 1977, Opala ss4 1974, Caravan SS 4 1980
Cilindros : 4 cil nos tres

Re: [Resolvido]PROJETO OPALA 79 INJETADO BY IVO FILHO "(Ja tem foto do carro pronto na pagina 13 )

Mensagem por ban_ban em Qua 12 Out - 21:32:51

nice!

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos

Mensagem por tabarbosa em Qua 12 Out - 21:34:04

chique

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D

Mensagem por Luis_555 em Qua 12 Out - 23:26:59

Tb to aqui aprendendo!!!

Belo trampo!!!

sergiomed
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1105

Mensagem por sergiomed em Qua 12 Out - 23:46:56

Nossa, nesta aí eu dou valor! OKK

gilrichardbr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 851
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4.1/S - 92/92 - Prata Niquel
Cambio Clarck 2205-B - 5 Marchas
Escapamento 6 X 2 Soffiatto
Gasolina / GNV
Cilindros : 6 Canecos! mas com 3E fica mansinho...

Mensagem por gilrichardbr em Qui 13 Out - 1:44:05

ESSA DICA É NOVIDADE PRA MIM, E É CLARO QUE TEM SENTIDO!
BOM, NAO VOU FICAR "BABANDO OVO" AQUI, SENAO VAO ME CHAMAR DE PUXA SACO DO IVO!
BOA SORTE NA NOVA EMPREITADA E "LIQUIDA" LOGO ESSE TRAMPO PRA FAZER A FILA ANDAR HEIN!

nao é so serrar, no final de cada corte tem de fazer um furo. Nunca se deixa canto reto em peça nenhuma, todas as tensões vai se concentrar nos cantos e com certeza vai sair uma trinca dali...o furo alivia as tensões.

ssinjetado
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1505
Modelo do carro : nenhum
Cilindros : 5

Mensagem por ssinjetado em Qui 13 Out - 7:13:01

só por curiosidade,,,,,,,

pork nao colocou a capa seca de aluminio do opala mesmo,,,,tipo a adaptaçao em cambio de dodge,,,,essa original desse cambio pesa uma barbaridade,,,,,,,

chick o opalao....

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3091

Mensagem por AndersonJF em Qui 13 Out - 9:54:02

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
Belíssimo trabalho, tô de cara......
Sem comentários....

JOTA250s
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 27
Modelo do carro : Comodoro 250s - 1985
Cilindros : 6 canecos!

Mensagem por JOTA250s em Qui 13 Out - 9:55:26

Ivo... belo serviço!

Quem sabe depois de algumas luas quando o Opalão estiver pronto não invento uma mecânica dessa?

Tinha vontade de injetar o 6cc original mas to com uma pulga atrás da orelha... scratch ainda é algo a ser pensado...

Vai firme ai que o topico tá massa!

Falow, abrass
-jota-

Rafhael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 628
Modelo do carro : .
Opala Especial 74 Branco
Opala SS6 72 Laranja
Blazer 4x4 Americana
BMW e46 M3 Coupe e Cabrio
Cilindros : 151/350/262/

Mensagem por Rafhael em Qui 13 Out - 10:11:19

Ivo que bacana quando o serviço é feito por quem entende!

Por falar de quem entende, vou perguntar pra quem entende née ! Very Happy estava pensando aqui...

Meu projeto é semelhante!

Mecanica 350 cambio de stock car e Dana 44 ou seja nada é original do carro mesmo vai ser tudo adaptado. Bem como este ai

Já montei o Dana 44 e soldei igual ao dif do opala, mais concerteza vai ficar nessa mesma posição ai da cruzeta forçada...

Será que se deixase o diferencial inclinado já resolveria este problema?

soldar os suportes do opala já com a inclinação do diferencial pra ficar melhor acomodada a cruzeta.

Ou o Doc teria uma sugestão melhor pra resolver isso?

Grande abraço e boa sorte na nova empreitada!

Call
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 1169
Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 6 cilindros - 4100

Mensagem por Call em Qui 13 Out - 10:26:08

Excelente tópico Ivo , boa sorte nesta nova jornada .

Abraço

Eduardo Cruz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 238
Modelo do carro : Opala De Luxo 1974
Cilindros : 6 cilindros

Mensagem por Eduardo Cruz em Qui 13 Out - 10:31:41

muito bonito carro merece ter o Ivo pra acertar tudo nele msm

LuizAntonio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 175
Modelo do carro : Opala 79 Comodoro - Cupe
Cilindros : 6 cil 4.1 Injetado

Mensagem por LuizAntonio em Qui 13 Out - 11:32:41

Ivo... Estou muito feliz com o servico... e com que estou vendo...
espero voltar logo e poder dar uma voltinha nesse carrao..

Acho que vou comecar vender pecas importadas dos EUA ... tipo volante e outros
ainda nao consegui passar em uma loja de pecas...
mas aqui como vc disse a cada esquina tem pecas de carros antigos...
Camaro e' fusca e O NOVO DORGE CHARGE E muito bonito

mauricio bravos
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 184
Modelo do carro : sem possante temporariamente

Mensagem por mauricio bravos em Qui 13 Out - 11:41:22

Esse topico merece ser fixado.Vai ficar show de bola.Parabens Ao Ivo e ao dono Luiz. affraid Twisted Evil

Victor4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 909
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
Opala SS 1979 (a reformar)
Opala STD 1976 (a restaurar)
Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc

Mensagem por Victor4100 em Qui 13 Out - 11:49:49

Trampo sem igual....parabéns!

Rafael_81
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 692
Modelo do carro : Diplomata SE 89/90 (Vendido)
Caravan 79/79
Cilindros : 4100
2500

Mensagem por Rafael_81 em Qui 13 Out - 12:01:24

Esse vou ter que acompanhar... e aprender muito!

Nictheroy 4400
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 237
Modelo do carro : Coupé 77
Cilindros : V8, 350 CID

Mensagem por Nictheroy 4400 em Qui 13 Out - 12:07:03

Parabéns pelo serviço limpo!

Estou acompanhando.

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9351
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil

Mensagem por j ricardo em Qui 13 Out - 14:22:12

Rafhael escreveu:Ivo que bacana quando o serviço é feito por quem entende!

Por falar de quem entende, vou perguntar pra quem entende née ! Very Happy estava pensando aqui...

Meu projeto é semelhante!

Mecanica 350 cambio de stock car e Dana 44 ou seja nada é original do carro mesmo vai ser tudo adaptado. Bem como este ai

Já montei o Dana 44 e soldei igual ao dif do opala, mais concerteza vai ficar nessa mesma posição ai da cruzeta forçada...

Será que se deixase o diferencial inclinado já resolveria este problema?

soldar os suportes do opala já com a inclinação do diferencial pra ficar melhor acomodada a cruzeta.

Ou o Doc teria uma sugestão melhor pra resolver isso?

Grande abraço e boa sorte na nova empreitada!

EU tenho uma sujestão... pensada para melhorar a tração no opala original...

aumentar o tamanho dos braços superiores... aumentando em uma polegada o eixo vai rotacionar o bico para cima... quando o torque torcer o eixo, o trabalho da suspenção vai forçar o eixo para baixo, melhorando a tração... pelo menos teoricamente...

mas se aumentar o tamanho dos braços, o bico do eixo levanta, isso é fato!

Rafhael
Opaleiro
Opaleiro

Opala Especial 74 Branco
Opala SS6 72 Laranja
Blazer 4x4 Americana

Mensagem por Rafhael em Qui 13 Out - 15:48:41

j ricardo escreveu:

aumentar o tamanho dos braços superiores... aumentando em uma polegada o eixo vai rotacionar o bico para cima... quando o torque torcer o eixo, o trabalho da suspenção vai forçar o eixo para baixo, melhorando a tração... pelo menos teoricamente...

Indendi tinha pensado nisso tambem! É uma outra possibilidade

Mais ou menos isso?

Acho que soldar não seira uma boa opção

Me fale o que vc acha

Até Mais

Rafhael
Opaleiro
Opaleiro

Opala Especial 74 Branco
Opala SS6 72 Laranja
Blazer 4x4 Americana

Mensagem por Rafhael em Qui 13 Out - 15:54:37

Só que os padrões da barra de torção seriam alterados... e interfeririam no alinhamento do conjunto

Acho que é melhor imbicar o diferencial soldando novos suportes mesmo, se bem que é uma trabalheira de um dia inteiro...

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9351
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil

Mensagem por j ricardo em Qui 13 Out - 17:03:26

Rafhael escreveu:Só que os padrões da barra de torção seriam alterados... e interfeririam no alinhamento do conjunto

Acho que é melhor imbicar o diferencial soldando novos suportes mesmo, se bem que é uma trabalheira de um dia inteiro...

justamente por isso, que teoricamente melhoraria a tração...

ainda não encontrei nenhuma cobaia com motor fortão pra testar... hehehe!

e braseixos, se tracionar bem, não guenta... as vezes nem dana 30 guenta...

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Qui 13 Out - 18:02:24

j ricardo escreveu:
Rafhael escreveu:Só que os padrões da barra de torção seriam alterados... e interfeririam no alinhamento do conjunto

justamente por isso, que teoricamente melhoraria a tração...

ainda não encontrei nenhuma cobaia com motor fortão pra testar... hehehe!

e braseixos, se tracionar bem, não guenta... as vezes nem dana 30 guenta...

Então, existem ate dispositivos prontos para vc mudar a angulação do diferencial, para ganhar tração, torque na saída, mas esse ai ta muito embicado, a cruxeta de opala que eu comprei ja chegou no stop dela....vou ter de pensar como usar da silverado que a medade que vai no dif é maior e atenua esse angulo....
Não é muito saldavel ficar soldando o diferencial, pois pode alterar a convergência das rodas trazeiras (por incrivel que pareça).... tem gente que acerta cambagem para competição em carros de circuito passando um cordão de solda em lugarem estratégicos no eixo do diferencial.
A ideia do J-ricardo é boa mas ainda não aprei para ver se ao fazer isso não vai alterar o caster, ai acho que pode ficar feio o opalão com as rodas mais para tras....tendeu? rsrs

Marcelo Crid
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2235
Modelo do carro : Opala Comodoro 1979
Six Silver

Mensagem por Marcelo Crid em Qui 13 Out - 20:05:08

Parabéns Ivo...é prazeroso ver os seus topicos cara, vc é o cara, como eu queria manda o meu opala p vc adapta o 6cc...mais não da...abraços

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Qui 13 Out - 21:35:22

Marcelo Crid escreveu:Parabéns Ivo...é prazeroso ver os seus topicos cara, vc é o cara, como eu queria manda o meu opala p vc adapta o 6cc...mais não da...abraços

eheheh!!, ainda vou fazer tua cabeça....deixa a matilde nas minhas mãos.......ja estou treinando num opala pratinha igual a ela.....pensse nisso rsrs.

willian fóquinha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4554
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros

Mensagem por willian fóquinha em Qui 13 Out - 22:34:11

Nao tenho nem o que escrever dos tópicos do IVO ,simplesmente d+,Parabens,esse tópico nao perco um post kkkk'

Marcelo Crid
Opaleiro
Opaleiro

Six Silver

Mensagem por Marcelo Crid em Sex 14 Out - 6:02:32

Ivo minha cabeça ja esta feita...qd eu vi esse prata, ja pensei no meu ai na suas mãos...kkkkkkkkkkk...se eu morasse perto de vc, ja tava com vc, eu comprei outro opala p troca as mecanicas, hj msm vai começas o transplante...Valeu cara, abraços

ban_ban
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4481
Modelo do carro : Opala Standard 1977, Opala ss4 1974, Caravan SS 4 1980
Cilindros : 4 cil nos tres

Mensagem por ban_ban em Sex 14 Out - 6:23:48

opalapa de 6zão?

Nictheroy 4400
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 237
Modelo do carro : Coupé 77
Cilindros : V8, 350 CID

Mensagem por Nictheroy 4400 em Sex 14 Out - 7:02:03

Rafhael escreveu:
j ricardo escreveu:

Indendi tinha pensado nisso tambem! É uma outra possibilidade

Mais ou menos isso?

Acho que soldar não seira uma boa opção

Me fale o que vc acha

Até Mais

Essa é uma experiência que eu quero ver o resultado.

Segundo um email que troquei com o Alexandre Garcia, "A pior parte da adaptação em termos de resistencia da transmissão do opala são as cruzetas pequenas do cardã. Elas sofrem um bom desgaste e embora nunca tenha quebrado nenhuma, elas ficam gastas rapidamente, normalmente duram muito tempo, nos V8 voce sente elas baterem e afrouxarem em coisa de digamos 15 mil km se usar o carro mais entusiasticamente."

Essa nova disposição pode ser um saída scratch .

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D

Mensagem por Luis_555 em Sex 14 Out - 8:12:14

Ivo Filho escreveu:
Marcelo Crid escreveu:Parabéns Ivo...é prazeroso ver os seus topicos cara, vc é o cara, como eu queria manda o meu opala p vc adapta o 6cc...mais não da...abraços

eheheh!!, ainda vou fazer tua cabeça....deixa a matilde nas minhas mãos.......ja estou treinando num opala pratinha igual a ela.....pensse nisso rsrs.

Deixa o Crid lá Ivo... prata por prata achamos outro... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Sex 14 Out - 10:40:10

Eu sabia que ainda ia fazer a cabeça desse guri....rsrss

Marcelo Crid
Opaleiro
Opaleiro

Six Silver

Mensagem por Marcelo Crid em Sex 14 Out - 10:43:15

deixa eu p la é Luis...olha q eu vo p la e pego vc de soco....kkkkkkkkkkkkkk....opala prata é o q mais vai ter la...kkkkkkkkk...

RN_Willemann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2517
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6

Mensagem por RN_Willemann em Sex 14 Out - 11:31:56

Parabens pelo Serviço Ivo

Caprichado como sempre, serviço digno a ser feito em nossas máquinas, pena ter só um ivo filho e bem longe hehehehe

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Sex 14 Out - 14:46:27

Ja Ja o Ivo vai ter que parar de trabalhar e se dedicar exclusivamente a estes projetos. coisa de mestre mesmo, haja conhecimento.

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Dom 16 Out - 18:26:49

é...rsrs a fila de encomendas esta aumentando....sei nao hein Paulo...ja to pensando nisso mesmo.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Dom 16 Out - 18:37:19

Bom, dando continuidade, hoje passei o dia todo estudando e fazendo contas para resolver o problema do diferencial sem ter de mexer nas soldas....
Após horas de sufoco achei a solução. Na verdade o que deu trabalho mesmo foi achar uma silverado aqui na cidade para ver como é o lance do cardan.
Bom, dei uma de Migué fui num estacionamento aqui da cidade entrei em baixo de uma silverado e descobri como é instalado de fato o cardan (praticamente resolvi o problema).
O mancal itermediario é fixado inclinado no chassis da silverado e no opala o mancal estava paralelo ao assoalho, o que forçava as borrachas. mas o mais legal é que vou ter de fazer calços em cunha para montaro mancal e isso vai atenuar o grau errado do diferencial....terça feira agora que o cambio esta no lugar, vou mandar fazer a metade do cardan que é fixada no cambio.
Como havia dito comprei um assoalho de caravan 90 e nela vai vir tbm o suporte do mancal original do opala, o que vai facilitar mais ainda minha vida.

semana que vem posto fotos de tudo o que foi resolvido.

Agora a pouco comecei a estudar como fazer o acionamento hifraulico da embreagem e para minha superesa vai ser muito simples.

Na verdade todos os problemas estão resolvidos agora é so implementar e terminar o carro.

LuizAntonio
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizAntonio em Dom 16 Out - 21:48:33

Ivo Filho escreveu:Bom, dando continuidade, hoje passei o dia todo estudando e fazendo contas para resolver o problema do diferencial sem ter de mexer nas soldas....
Após horas de sufoco achei a solução. Na verdade o que deu trabalho mesmo foi achar uma silverado aqui na cidade para ver como é o lance do cardan.
Bom, dei uma de Migué fui num estacionamento aqui da cidade entrei em baixo de uma silverado e descobri como é instalado de fato o cardan (praticamente resolvi o problema).
O mancal itermediario é fixado inclinado no chassis da silverado e no opala o mancal estava paralelo ao assoalho, o que forçava as borrachas. mas o mais legal é que vou ter de fazer calços em cunha para montaro mancal e isso vai atenuar o grau errado do diferencial....terça feira agora que o cambio esta no lugar, vou mandar fazer a metade do cardan que é fixada no cambio.
Como havia dito comprei um assoalho de caravan 90 e nela vai vir tbm o suporte do mancal original do opala, o que vai facilitar mais ainda minha vida.

semana que vem posto fotos de tudo o que foi resolvido.

Agora a pouco comecei a estudar como fazer o acionamento hifraulico da embreagem e para minha superesa vai ser muito simples.

Na verdade todos os problemas estão resolvidos agora é so implementar e terminar o carro.

Opa ...
Fico contente com o andamento do projeto...
Quarta estarei de volta qualquer coisa me da um alo...

Victor4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 909
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
Opala SS 1979 (a reformar)
Opala STD 1976 (a restaurar)
Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc

Mensagem por Victor4100 em Dom 16 Out - 22:06:03

Ivo Filho escreveu:é...rsrs a fila de encomendas esta aumentando....sei nao hein Paulo...ja to pensando nisso mesmo.

Mais um cliente na fila....

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Seg 17 Out - 20:48:06

Bom, dando continuidade, hoje foi dia de compras.

como sofri como o cão para tirar o escapamento do carro, comprei os prisioneiros certos e as porcas originais de escapamento....mexanicos...bahh!
ja comprei a nova linha de combustivel que no mexanico tbm mastigou toda...sera que tava com fome?
umas abraçadeiras e uns suportinhos para a mangueira de borracha.
Um jogo de coxinhos par afixar o módulo de injeção que esta solto dentro do carro. o carro tbm estava com uma açavanca de seta do 91, mas achei que do 87 ficaria melhor, com cara de mais antigo.
Achei uma coisa de alavanca para dar acabamento e mais umas traquitanas....

Não avisei o Luizão, mas sou comprador compulsivo kkkkkk todos os ferro velhos da região me adoram.

Bom, matei uma caravan...chegou o assoalho

Agora sim vai dar certo o cambio.

ja que a caravan tava morta mesmo, ja mandei arrancar a parte do tunel para extrair o suporte do rolamento do cardan...

O módulo de injeção estava meio que solto dentro do carro.

Após varios ensaios, achei um lugar fera para colocar, vou usar os cochinhos de borracha.

Aqui o cochinho pronto para ser utilizado.

Nova linha de combustivel, vai ficar fera, tudo novinho.

O freio a disco, vai ser mais dificil achar as pinças do que fazer o sistema em si.

Bomba e filtro ja estao no lugar, depois que o carro inteiro estiver montado e tudo no lugar, vou desmontar e mandar as peças para banho e pintura...parece coisa de overhoulin ou american chopper ou american rot roads mas é assim qeu funciona a coisa toda.

O Cardan....essa ta sendo a pedra no sapato do projeto....o cardan da silverado nao vai dar certo, o rolamento nao cabe dentro do tunel....solução: Rebaixar o carro para diminuir o grau do fucinho do diferencial...é luizão...o carro parecia um jeep..agora vc ja pode ir se acostumando, mas vai ter de ficar baixo na marra.

mais compras...

aproveitei e comprei uns presentinhos par ao 72....final de semana quero andar com ele.

Visual geral da bagaça....embaixo do carro ta o maldito cardan....o que era para ser simples ta me consumindo os neurônios, mas na verdade é esse tipo de desafio que torna um projeto legal...tudo facil nao tem graça.

Aqui a alavança ja montada para ter uma ideia de como vai ficar dentro do carro.

Uma coisa legal nesses projetos é o seguinte: par atudo sempre tem uma solução correta e o mais importante é saber fazer as escolhas corretas par acada projeto.
Confesso que estou adorando mexer no cambio da a-20...a GM só fez uma cagada....nao ter usado esse cambio no opala originalmente.

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3091

Mensagem por AndersonJF em Ter 18 Out - 7:40:12

Cara, que tópico.....muito bom, ligo meu computador e já vou logo neste ponto, tá ficando excelente o trabalho....vamo que vamo....
Abraço

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 18 Out - 14:39:36

To gostando de ver, eu entrava pelo cel, ficava so aqui esperando carregar as fotos, e nem dava para postar

Mas agora revi, e ta muito bom o projeto, com a qualidade Ivo, parabens

LuizAntonio
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LuizAntonio em Sab 22 Out - 8:47:21

posso ir na segunda busca o carro ??? kkkk

Última edição por LuizAntonio em Sab 22 Out - 17:05:35, editado 1 vez(es)

Cupe1979_Potatow
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1117

Mensagem por Cupe1979_Potatow em Sab 22 Out - 17:02:21

Shocked

Sales
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2

Mensagem por Sales em Sab 22 Out - 17:11:57

...OLÁ AMIGOS...
SERÁ Q VAI FICAR BOM O ARO 16 DE FERRO DA RANGER NO OPALA...COM PNEUS 215 OU 205/50/16??

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Sab 22 Out - 21:36:57

então, dando continuidade ao trabalho.
O que era para ser muito simples, quase me deixou louco. para tampar o buraco no assoalho que havia sido feito para receber um cambio de omega 3.0, tive de passar algumas horas ajustando chapa para que entrasse de forma a soldar de topo e nao sobreposto.
amanha vou lixar e soldar tudo com mig.
Terminado isso fica so o trabalho do cardan que tbm virou novela, explico mas à frente.

O módulo ja esta fixado na parede de fogo. achei o lugar bme adequado. concegui umas abraçadeiras de mangueira de ar condicionado e usei para prender o chicote...e que chicote!!!

O outro lado do tunel, depois que estiver ponteado, vou passar a lixadeira para acertar a abertura, ai é so preencher com solda, ponto por ponto....

Comecei a desmontar o diferencial para montar os discos trazeiros....mas o trampo ta agarrando, a ponta de eixo nao sai nem a pau...ta ate parecendo braseixos!!!
Algum sabe me dizer se o dana do mavecko 4 cil tem trava dentro da caixa de satelite????

Bom quem procura acha!!! discos novos trazeiros de opala!!! eu doido para montar e essa ponta de eixo que nao sai nem fud....

Aqui um exemplo que que para o tampo ser feito de maneira simples e rapida é so ter ideia do que vai ser usado....detalhe do suporte do rolamento do cardan ( o cardan ainda nao dei um trato, nao vai ficar assim todo sujo não!!!)

Hoje achei esse suporte e confesso que eu nunca tinha visto um suporte moderno do cambio original de fabrica para 4 e 6 cilindros...tal qual eram os antigos.

Se nao fosse o trabalho no tunel, da para ver que a instalação do cambio da c-20 era muito simples, sem nenhuma modificação grotesca, esta ficando tudo exatamente no lugar original de fabrica...ate mesmo o cardan....mas a novela do cardan ainda nao acabou....

mais um detalhe do modulo de injeção e da fixação do chicote.

Vista geral do trampo....

O prejuizo....eu sempre uso todos os equipamentos de segurança, sejam oculos, luvas ate protetores ariculares....mas apos atender um telefone achei que mais uma marretada nao faria mal nenhum...resultado...hospital pontos e muita dor....fora o carro que ficou todo ensanguentado!!!!

Portanto aos novatos: se nós que estamos mexendo com isso hà anos ainda fazemos esse tipo de cagada!!! tomem sempre cuidado e anteção...mexer com carro embora seja gostoso como um hobbe é extremamente perigoso!!!

Encaixei a alavanta para o luiz ver como ta ficando.....acho que vou colocar um T na alavanca, vai ficar com mais cara de mal...

Voltando agora à novela do cardan...
Sempre vejo gente falando de colocar diferencial de maverick no opala e tudo...meu fica show de bola, mas se nao tiver noção nao faça....ja tem uns 10 cardans em casa para tentar achar um jeito de montar um que nao fique no limite das cruzetas e ainda nao achei uma solução... na verdade achei sim....socar a tazeira no chao.
O cardan que vou usar é uma mistureba de cardam de maverick, opala, silverado e c-20.

Em fim tudo isso pq o esperto que soldou os suportes nesse diferencial errou o angulo do diferencial...mas errou absurdamente!!!

Luiz, me desculpe, mas esse cardan vai ficar uma paulada de caro!!

Nota: preciso das rodas para ir rebaixando o carro e ve como se comporta o cardan.
Nota 2: as rodas devem ter off set para fora (bordas grandes) pois o diferencial do maverick é mais estreito que do opala!!! para quem nao sabe!!!.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Dom 23 Out - 7:26:21

heheh! achei que ja ia ter um post do Luizão!!!!!

Bom, neste exato momento a solda esta comendo solta no opalão!!!

Grande Rafa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 392

Mensagem por Grande Rafa em Dom 23 Out - 8:09:17

Excelente projeto, como todos que fez, estava acompanhando quieto aqui, sucesso pra vc!! que arregaço no dedo eihh? uma lembrança que ficará marcada (literalmente). melhoras... Falowns

mauricio bravos
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 184
Modelo do carro : sem possante temporariamente

Mensagem por mauricio bravos em Dom 23 Out - 8:16:30

Shocked

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i

Mensagem por thallisguimaraes em Dom 23 Out - 9:17:26

Depois que voce falou que ia ficar caro o carda, acho que ele foi chorar e nem vai postar, rsrsrs

Brincadeira, mas o Ivo vai achar a soluçao, certeza

Boa sorte

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Mensagem por Ivo Filho em Dom 23 Out - 12:38:31

terminei as soldas....chegando em casa eu posto fotos....agora é so fazer a montagem.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:57:10

Data/hora atual: Qui 8 Dez - 4:57:09