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Ligo o farol e a rotação abaixa

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davigarducho
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Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por davigarducho em Seg 17 Out - 0:18:26

Olá amigos.

Não sei se alguém já viu isso...mas qdo estou com o carro ligado, e ligo os farois, e rotação dele diminui...será que a minha bateria tá indo pro saco?


Marco Zanette
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Marco Zanette em Seg 17 Out - 0:31:02

pode ser o alternador
OKK

Israel DMM
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Israel DMM em Seg 17 Out - 1:16:25

Cara dependendo das suas lâmpadas e se o motor ainda estiver frio é normal pois o alternador precisa fornecer uma carga maior e a lenta baixa um poquinho mas é muito pouco mesmo.
No meu diplo 92 tem até uma válvula na parede de fogo que quando liga o ar condicionado ele mete um pouco mais de ar no motor na lenta para amenizar isso, mas sempre baixa um poquinho, sei lá tipo uns 50 a 100 rpm.

Heloisa
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Heloisa em Seg 17 Out - 7:14:51

davigarducho escreveu:Olá amigos.

Não sei se alguém já viu isso...mas qdo estou com o carro ligado, e ligo os farois, e rotação dele diminui...será que a minha bateria tá indo pro saco?


Olá Davi!

Vou acompanhando seu tópico, pois o meu está com o mesmo problema. No meu caso, se eu tenter ligar o carro e a vetoinha estiver ligada, não pega de jeito nehum, tenho que esperar ela desligar, os faróis e o limpador de vidro tbm deixam a rotação baixa, se o carro estiver frio ele até morre... No

Até +!

nogueiradt
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por nogueiradt em Seg 17 Out - 9:22:53

Marco Zanette escreveu:pode ser o alternador
OKK
leve em uma eletrica peça para verificar o alternador e a bateria

Luis_555
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Luis_555 em Seg 17 Out - 9:38:20

Não acho que seja normal não, a luz ficar mais forte ao acelerar até pode ser normal devido ao sistema elétrico original ser uma bosta hehe

Mas o motor baixar giro por causa de luz? Ou bateria tá no ralo, ou alternador mal esta dando conta de segurar tudo acesso, pois isso não é certo não cara...

Se fosse assim, hoje com o de 120Ah e som no talo meu Opala ia afogar!!!

Heloisa
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Heloisa em Seg 17 Out - 9:50:18

Luis_555 escreveu:Não acho que seja normal não, a luz ficar mais forte ao acelerar até pode ser normal devido ao sistema elétrico original ser uma bosta hehe

Mas o motor baixar giro por causa de luz? Ou bateria tá no ralo, ou alternador mal esta dando conta de segurar tudo acesso, pois isso não é certo não cara...

Se fosse assim, hoje com o de 120Ah e som no talo meu Opala ia afogar!!!

to achando mesmo que é alternador, pq minha bateria é NOVA, não tem nem 01 ano e é de 70a.

Luis Meneghette
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Luis Meneghette em Seg 17 Out - 10:07:16

Certeza que é alternador, ele pode estar com algum rolamento estourado ou algo parecido... pode descartar a bateria q quando o carro ta funfando é o alternador que manda!

Coloca um do astra 120amp e seja feliz, hehe cheers

Abraços e boa sorte!

eduardobezera
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por eduardobezera em Seg 17 Out - 10:57:39

no meu quando piso no freio da uma oscilada tipo ela fica forte e volata ao normal em segundo, apenas isso.
meu alternador é de 150A
bateria 75A 3 meses.
segundo um eletricista que fui, disse que não teria problema algum.

Luis_555
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Luis_555 em Seg 17 Out - 11:11:38

Se pisa no freio e a rotação varia é hidrovacuo na grande maioria dos casos!!

Paulo Corso
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Paulo Corso em Seg 17 Out - 14:29:26

Normalmente qdo se tem uma solicitação maior de corrente, o alternador passa a trabalhar mais pesado, por sua vez cai um pouco o giro do motor, mas é coisa pequena, se for algo maior de 50 rpm, tem coisa com problema ai.


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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por eduardobezera em Seg 17 Out - 20:52:46

opa luis.
não muda a rotação não.
apenas as luzes dão uma oscilada quase que imperceptivel.

aliás verifiquei meu alternador e com o carro ligado em ponto morto e com farois ligados e tudo mais, dá 14.1
lá na bateria.
acredito que esteja ok.
ou está errado?
essa duvida que me lasca hehehehe.

Israel DMM
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Israel DMM em Seg 17 Out - 21:13:59

Pessoal ,eu acho que tem algumas coisas estranhas aí hehehehehe
O fato de ter um alternador de 45A ou um de 10000000000000A não vai mudar em nada a carga no eixo do virabrequim considerando as cargas normais de um carro ( farol , ar condicionado , vidros , etc ) a única coisa que define isso é a carga ligada no momento. É lógico que há uma pequena diferença já que o alternador original na minha opinião não da conta de tudo e acaba roubando carga da bateria mesmo com o carro ligado, mas isso em casos extremos, tipo quando vc está com farol , ar condicionado ligado e vai subir os vidros elétricos .
No meu caso uso um de 120A do astra, mas como meu carro não tem som muito pesado ( apenas um módulo JBL que se não me engano é de 800w rms) , aí vc nota que a tensão não cai nada mesmo com os ítens elétricos ligados. Quando eu disse que é normal , e é sim , é quando o motor está frio cai tipo uns 50rpm quando se liga o farol, depois que o motor esquenta normaliza. Tanto é normal que o 92 por exemplo tem uma eletroválvula com uma mangueira que quando se liga o ar condicionado ( que necessita de uma boa carga elétrica ), essa válvula liga e essa mangueira coloca um " arzinho " no 3E a mais para normalizar a lenta. Para comprovarem de vez hehehehe reparem em um carro com injeção eletrônica que tenha conta giros, quando se liga o farol o rpm oscila, só que a injeção na hora corrige a lenta eletronicamente , e o carburador não faz isso .
Só que o nosso amigo não falou o tamanho da diferença na rotação. Outra coisa é que realmente os seus rolamentos podem estar com desgaste e estarem pesados para rodar , aí quando se exige carga fica mais pesado ainda , fazendo esse problema aumentar.

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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por eduardobezera em Seg 17 Out - 21:42:56

israel. essa valvula que vc mencionou é uma que fica próximo ao motor do limpador de parabrisas?
e se não me engano, tem outra peça que fica no carburador, pelo menos no h34 tem uma pecinha que parece com o avanço do distribuidor, que é ligada por uma mangueira pequena a essa valvula que vc falou, e a outra mangueira é ligada no pé dor carburador não é isso?

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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Luis_555 em Seg 17 Out - 22:27:19

Ahhh tá, achei que falasse do motor.

A luz deve der uma baixada pois o consumo geral do carro aumenta já que as luzes de freio traseiras acendem... em carro moderno experimenta puxar os quatro botoes do vidro elétrico ao mesmo tempo, ou puxa um e em seguida aperte outro, vai notar que o vidro vai dar uma seguradinha... acho normal.

Israel DMM
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Israel DMM em Seg 17 Out - 23:19:02

eduardobezera escreveu:israel. essa valvula que vc mencionou é uma que fica próximo ao motor do limpador de parabrisas?
e se não me engano, tem outra peça que fica no carburador, pelo menos no h34 tem uma pecinha que parece com o avanço do distribuidor, que é ligada por uma mangueira pequena a essa valvula que vc falou, e a outra mangueira é ligada no pé dor carburador não é isso?

É isso aí mesmo, na minha ta escrito BROSOL na válvula, e ela fica entre a trava do capô e o motor do limpador.
Abraço

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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por davigarducho em Ter 18 Out - 9:37:10

Israel DMM escreveu:Pessoal ,eu acho que tem algumas coisas estranhas aí hehehehehe
O fato de ter um alternador de 45A ou um de 10000000000000A não vai mudar em nada a carga no eixo do virabrequim considerando as cargas normais de um carro ( farol , ar condicionado , vidros , etc ) a única coisa que define isso é a carga ligada no momento. É lógico que há uma pequena diferença já que o alternador original na minha opinião não da conta de tudo e acaba roubando carga da bateria mesmo com o carro ligado, mas isso em casos extremos, tipo quando vc está com farol , ar condicionado ligado e vai subir os vidros elétricos .
No meu caso uso um de 120A do astra, mas como meu carro não tem som muito pesado ( apenas um módulo JBL que se não me engano é de 800w rms) , aí vc nota que a tensão não cai nada mesmo com os ítens elétricos ligados. Quando eu disse que é normal , e é sim , é quando o motor está frio cai tipo uns 50rpm quando se liga o farol, depois que o motor esquenta normaliza. Tanto é normal que o 92 por exemplo tem uma eletroválvula com uma mangueira que quando se liga o ar condicionado ( que necessita de uma boa carga elétrica ), essa válvula liga e essa mangueira coloca um " arzinho " no 3E a mais para normalizar a lenta. Para comprovarem de vez hehehehe reparem em um carro com injeção eletrônica que tenha conta giros, quando se liga o farol o rpm oscila, só que a injeção na hora corrige a lenta eletronicamente , e o carburador não faz isso .
Só que o nosso amigo não falou o tamanho da diferença na rotação. Outra coisa é que realmente os seus rolamentos podem estar com desgaste e estarem pesados para rodar , aí quando se exige carga fica mais pesado ainda , fazendo esse problema aumentar.


pelo que eu notei, a rotaçao cai uns 100 rpm mais ou menos..

Eu tava achando que tinha a ver com a bateria, pois jah esta meio velha...nao seria o caso da bateria nao reter mais carga?

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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por eduardobezera em Ter 18 Out - 9:51:04

é isso mesmo luiz hehehe ja fiz esse teste dos vidros, se aperto pelo menos de uma vez, é uma lentidão pra subir.

Israel DMM
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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Israel DMM em Ter 18 Out - 10:58:00

davigarducho escreveu:
Israel DMM escreveu:Pessoal ,eu acho que tem algumas coisas estranhas aí hehehehehe
O fato de ter um alternador de 45A ou um de 10000000000000A não vai mudar em nada a carga no eixo do virabrequim considerando as cargas normais de um carro ( farol , ar condicionado , vidros , etc ) a única coisa que define isso é a carga ligada no momento. É lógico que há uma pequena diferença já que o alternador original na minha opinião não da conta de tudo e acaba roubando carga da bateria mesmo com o carro ligado, mas isso em casos extremos, tipo quando vc está com farol , ar condicionado ligado e vai subir os vidros elétricos .
No meu caso uso um de 120A do astra, mas como meu carro não tem som muito pesado ( apenas um módulo JBL que se não me engano é de 800w rms) , aí vc nota que a tensão não cai nada mesmo com os ítens elétricos ligados. Quando eu disse que é normal , e é sim , é quando o motor está frio cai tipo uns 50rpm quando se liga o farol, depois que o motor esquenta normaliza. Tanto é normal que o 92 por exemplo tem uma eletroválvula com uma mangueira que quando se liga o ar condicionado ( que necessita de uma boa carga elétrica ), essa válvula liga e essa mangueira coloca um " arzinho " no 3E a mais para normalizar a lenta. Para comprovarem de vez hehehehe reparem em um carro com injeção eletrônica que tenha conta giros, quando se liga o farol o rpm oscila, só que a injeção na hora corrige a lenta eletronicamente , e o carburador não faz isso .
Só que o nosso amigo não falou o tamanho da diferença na rotação. Outra coisa é que realmente os seus rolamentos podem estar com desgaste e estarem pesados para rodar , aí quando se exige carga fica mais pesado ainda , fazendo esse problema aumentar.


pelo que eu notei, a rotaçao cai uns 100 rpm mais ou menos..

Eu tava achando que tinha a ver com a bateria, pois jah esta meio velha...nao seria o caso da bateria nao reter mais carga?

Cara, não esquenta com isso não, teoricamente o alternador mantém o carro assim que o motor funciona, mas se a bateria não está boa, assim que vc da partida o alternador tem que repor a carga da bateria que foi usada para girar o motor de partida e ainda alimentar todo o resto do sistema, e nesse momento até que a bateria volte a carga plena, o alternador fica pesado mesmo e quando se exige mais por conta do farol, pode acontecer de baixar um poquinho a lenta sim. Sobre o sistema elétrico original ser ruim como foi dito, não concordo porque apenas uma peça regula a tensão do carro, que é o regulador de tensão do alternador. Se esse não tiver bom ou se for o original que não é bom mesmo, a luz oscila sim.
Valeu

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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por davigarducho em Ter 18 Out - 14:18:21

Voces já ligaram os farois e viram que a rotação abaixou no opala de vcs?

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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por Israel DMM em Ter 18 Out - 22:06:58

Sim, baixa uns 50 rpm ou 100 sei lá , mas o ponteiro mexe um poquinho, mas só até esquentar o motor, isso quando ta na marcha lenta ne , se acelerar um poquinho já não se percebe mais .

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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

Mensagem por opala4cc em Dom 29 Jan - 22:01:48

Ressucitando o tópico, afinal, muita gente ainda pode ter esta dúvida mesmo depois de ler todas as mensagens.
É normal a rotação do motor cair quando dispositivos elétricos são acionados. Quanto mais energia o dispositivo acionado "puxa" do alternador, maior a queda de rotação. É claro que esta queda tem um limite aceitável, e eu não sei qual é. Deve constar em algum manual técnico escondido pela GM (talvez o manual da parte elétrica do carro). Então, a queda na rotação ocorre porque aumenta o esforço que o motor tem de fazer através do virabrequim para fazer girar a polia do alternador. Este esforço surge porque a demanda por eletricidade provoca resistência ao giro do rotor do alternador e essa resistência é proporcional à demanda elétrica. Essa resistência surge por fenômenos eletro-magnéticos entre as espiras de cobre do rotor e do estator.
No caso do acionamento do ar-condicionado, a rotação cai mais não apenas porque o ar-condicionado é um dispositivo elétrico que consome bastante eletricidade (através da embreagem eletro-magnética da polia do compressor), mas porque o compressor força o giro do motor a comprimir um gás refrigerante indiretamente através do giro do virabrequim. O compressor, na verdade, é o que rouba muita energia (giro) no esforço de comprimir o gás sendo que o resultado é aparece na rotação do propulsor, resguardadas as proporções com relação ao alternador. Tanto é que existe o regulador pneumático da marcha-lenta, junto ao carburador, acionado pela eletro-válvula brosol junto ao firewall para compensar a queda "enorme" de giro.
Já o compressor de ar-condicionado do opala é um modelo considerado ultrapassado por "roubar" muita energia do motor por causa da sua concepção. Os compressores modernos delphi, harrisson e outras marcas tiram bem menos energia do giro do virabrequim. Para quem tem opala 6 cilindros, talvez nem sinta a diferença, mas quem tem um 4 cilindros sabe como o carro perde potência quando o compressor é acionado. Por outro lado, o compressor do opala tem a vantagem da confiabilidade e durabilidade, enquanto compressores de carros modernos duram em média apenas 70.000 Km e vão pro lixo, pois não têm recondicionamento. Isso sem contar problemas na bobina e na válvula torre desses compressores que, embora sejam peças que tenham substituição, podem estragar bem antes dos 70.000Km. Quando falo "70.000Km", me refiro à quilometragem que o carro andou com o ar-condicionado ligado.
Um jeito de diminuir um pouco a queda de rotação causada pelo acionamento do ar e/ou de outros dispositivos elétricos é colocar uma polia de diâmetro maior no alternador. Tem um tipo de alternador de opala que saiu com uma polia maior, só não sei qual deles, se é o de 35A, 55A, 65A, etc... Mas não sei se a diferença na queda do giro com a polia maior compensaria a mão-de-obra de trocar ela.

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Re: Ligo o farol e a rotação abaixa

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