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Dúvida difícil de ser respondida.

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psicopala
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Dúvida difícil de ser respondida.

Mensagem por psicopala em Ter 1 Nov - 10:02:14

Caros amigos Opaleiros de todo o Brasil. Estou com a intenção de colocar o cabeçote do Opala à Álcool em meu Opala a gasolina. Meu Opala é 4cc 1988. Agora a pergunta, alguém já fez isso? Se fez, o que aconteceu em relação à taxa e ao consumo de combustível? Para quanto será que irá a taxa? E o mais importante...SERÁ QUE DÁ CERTO MESMO ESSA ADAPTAÇÃO??? Enfim, Abraço.

BANDIT
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Re: Dúvida difícil de ser respondida.

Mensagem por BANDIT em Ter 1 Nov - 10:15:57

Entre vc. ter um cabeçote bom a gasolina e comprar um outro ((sem saber como está )) a álcool não vejo muita vantagem.....

vai ter que revisar todo o "novo" cabeçote ...pra dair montar no seu.....era + fácil rebaixar o seu .....

Caso seu cabeçote álcoo já esteja perfeito pode colocar ele sim no seu motor gasola.....sem problemas....

terá uma taxa um pouco maior só...bem pouca coisa.....pois os seu pistão são cavados e os pistão álcool são retos.....ou até com "cabeça"

nãos sei calcular isso em 4cc ...mas seu teu carro tem 8,5 de taxa na gasolina.....com esse cabeçote deve ir pra 9,0 de taxa.....um um fio de pentelho a +.....pouca difreneça ((EU ACHO ))

Taxa só medindo pra ter certeza.......

Vc. com + taxa tem um carro + esperto pra andar....+ forte ..e + econômico.....

os gigles (NORMALMENTE ) teram que ser reduzidos...



eu acho que oque vc. fez é trocar 6 por meia dúzia.....





Eu tenho uma Parati motor origianl a álccol rebaixado em 0.5m o cabeçote ....rodando na gasolina motor 1.8......parece muito + forte de baixa que opala 4cc saio de lombada em 3° sem colocar o pé na embreagem.....em cuvinha de baixa velocidade quase parando faço em 3° !!!!! o carro sem trimilicar.....

Esse meu motor bate menos "pino" que pegeot 206...celta.....

Consumo na cidade de10.5 kilomtreo por litro de gasoliona !!!!! nada mal pra um 1.8 !

psicopala
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Resposta...

Mensagem por psicopala em Ter 1 Nov - 10:32:20

Valeu a dica. Já li TUDO sobre rebaixar o cabeçote do Opala. Só que há várias respostas e nenhuma conclusão satisfatória. Como todos nós sabemos a taxa dos nossos Opalas era dentro da realidade da época. Hoje com essa gasoalcool a taxa é realmente muito baixa e que não visa um total aproveitamento da gasolina em relação ao rendimento. Queria passar para 9.5:1 então terá que ser efetuado cálculos inclusive e incluindo o dimensionamento na compressão da junta de cabeçote. Irei pesquisar mais, mas, creio eu que se rebaixar algo em torno de 1mm mais a compressão da junta,chegaria perto da taxa que eu pretendo. Enfim, irei passar na retífica aqui da minha cidade e questionar se os mesmo sabem fazer esse calculo e outra coisa, o cabeçote terá medidas iguais para o lado das velas e da admissão??? Já li que são duas medidas e não simplesmente igualar os lados. Caso saiba de algo, seria de bom grado uma explicação. Abraço.

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Re: Dúvida difícil de ser respondida.

Mensagem por BANDIT em Ter 1 Nov - 10:49:12

Eu acho viadagem rebaixar o cabeçote em ângulo...+ de um lado ...doque outro ....nisso se o cara da plaina não for bom vc. pode criar uma espécie de "calo" onde acabe e começa outra medida.....

E sim a taxa da época é muito baixa pra rodar com o lixo chamado de gasolina de hoje.....se teu carro tiver STD 8.5 de taxa vc. retira 1mm. não chega nos 9,5 de taxa.... conseguir taxa é bem + complicado doque se escreve por aqui.....

Mas eu acredito sim ...que o seu cabeçote (álccol)de uma melhora da no desempenho e consumo.....+ bem pouca coisa......

oque dá uma diferença grande e grata é usar motor a álcool passado pra gasolina.....esse sim...fica bem canhão e bem ecônomico

já já o JRICARDO deve postar aqui......

se ele não postar o procure (MP) ..ele sabe de cabeça todos esses valores pro 4cc

j ricardo
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Re: Dúvida difícil de ser respondida.

Mensagem por j ricardo em Ter 1 Nov - 10:58:43

ah! o cabeçote 4cil alcool, nada mais é que um cabeçote gasolina com 2mm rebaixado...

e só tirando 2mm ou colocando o cabeçote alcool, só chega a 9,2/9,3 de taxa no máximo... para 9,5 teria que ser um cabeçote alcool rebaixado em 1mm...

no 4cil não precisa rebaixar em angulo... dificilmente o rebaixo de 3mm num cabeçote gasolina chega na camara dágua que tem perto dos dutos...

e na gasolina dá pra usar tranquilamente 10,2 de taxa... eu uso...

psicopala
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Resposta 2

Mensagem por psicopala em Ter 1 Nov - 11:22:33

Valeu...este post foi muito útil. Quer saber, vou mandar tirar 1,5mm no cabeçote a gasolina mesmo e vamos ver o que vai dar. Contando também com a compressão da junta do cabeçote. Agradeço pelas respostas, a intenção maior era usar de forma mais equilibrada a queima de nossa ruim gasolina e conseguir um consumo mais adequado.No mais, valeu!

j ricardo
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Re: Dúvida difícil de ser respondida.

Mensagem por j ricardo em Ter 1 Nov - 11:25:45

pode mandar deixar com 77mm de altura (2mm de rebaixo sobre o original) que tá tudo sussa...

só não vale cabeçote muito corroido nas camaras dágua...

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Re: Dúvida difícil de ser respondida.

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