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alongando o coletor

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alongando o coletor

Mensagem por ssinjetado em Ter 22 Nov - 12:15:27

pelo tipo funciona,,,,


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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Ter 22 Nov - 12:50:07

um plenum...

tava imaginando um tipo assim um tempo atras...

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Re: alongando o coletor

Mensagem por VENDOPALA em Ter 22 Nov - 12:53:34

Essa caixa é pra aquecimento, ou ela junta o fluxo de todos buras!!!

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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Ter 22 Nov - 12:54:42

VENDOPALA escreveu:Essa caixa é pra aquecimento, ou ela junta o fluxo de todos buras!!!

é para juntar os fluxos...

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Re: alongando o coletor

Mensagem por comodoro8quatro em Ter 22 Nov - 13:36:09

contamais affraid

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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Ter 22 Nov - 13:58:01

Ah! a ciencia por traz disso é muito complexa pra explicar os 10% que sei sobre isso... iria encher uma tres paginas...

digamos que esse tipo de coletor é single plane, como no coletor para quadrijet e originais... mas com a vantagem de não ter "caminhos" de comprimentos diferentes, já que as borboletas estão por toda extensão da "caixa"... tem vazao, tem volume, e tem equilibrio entre as admissões...

essa caixa para ter o efeito desejado, temque ter o volume calculado...por a grosso modo é assim:

o fluxo de ar entra pelas cornetas e borboletas, puxados pelo vácuo do motor... só que a valvula se fecha muito mais rapidamente do que a coluna de mistura, então o fluxo bate nas costas da valvula e volta para o coletor... aí é que entra a ciencia que planeja o comprimento do coletor, porque para cada comprimento, tem o tempo correto para a coluna de mistura voltar para o coletor, se demora mais(coletor longo) enche melhor em baixa rotação... se é mais rápido(coletor curto) enche melhor em alta... dái depende o projeto completo do motor...
com essa ciencia, consegue-se, planejando TODO o camionho da mistura, desde a captação do ar atéa valvula, que um motor aspirado consiga consumir mais de 100% de fluxo... por pulsos do fluxo!

a gente que é pobre, planeja nossos motores com o que a gente já tem disponivel, mas na verdade a gente faz tudo errado...

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Re: alongando o coletor

Mensagem por ssinjetado em Ter 22 Nov - 14:53:48

ele baixou 0.500 de uma etapa na outra com isso.,,,,.,.,.,.,


somando as 3x44 sao 1560 cfm pra cada cilindro seguindo a ordem de explosao,,,,,,


Última edição por ssinjetado em Ter 22 Nov - 15:06:26, editado 1 vez(es)

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Re: alongando o coletor

Mensagem por BANDIT em Ter 22 Nov - 14:57:17

Eu sou da idéia que se usar tripla carburação ( só pra pista ...) tem que ser em coletor individual.....

Quem garante que os cilindros do meio não estão roubando mistura dos carburadores das pontas ????

Essa mistura não vai ficar passeando pelo coletor e dai entrar exatamente igual na mesma proporção em cada cilindro .....

Eu não vejo vantagem nehuma nesse sistema .....



Quanto aos coletores (calço no pé do carburador ) com DFv e Motorgraft melhora o torq em baixa....motor + liso....+ rápido ....um pouquinho + forte.

Na holley o efeito é bem maior ...pois o volume do carburador é bem maior que uma DFV .....e até mesmo o alongador ( calço , flange...) é maior



Agora nos coletores altos nos V8 é o contrário.....coletor altão (tipo Victor Jr.) o torque de baixa é ruim .....e o motor "fala " da média pra alta....na alta fala muito !!!!

Já os coletores baixo (dual plane) a força vem de baixa e na média.....na alta é restrito.....

Lembrando que coletor é coletor ................alongador é alongador !!!!!

Um V8 com coletor baixo e um alongador de 2pol no pé do carburador.....melhora de baixa tem + torq...motor + homogêneo .......

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Re: alongando o coletor

Mensagem por ssinjetado em Ter 22 Nov - 15:08:01

pelo que disseram tem cornetas dentro do coletor,,,,,tipo as dos coletores de ap

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Re: alongando o coletor

Mensagem por VENDOPALA em Ter 22 Nov - 15:20:06

Vixe agora pegou BANDIT x J Ricardo rsrsrsr brincadeira...

Eu tambem penso que os cilindros do meio "roubam" dos da ponta, mas sabemos que a ignição e bem espaçada. 153624 equilibra a puxada de cada cilindro com o seu vacuo respectivo!

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Re: alongando o coletor

Mensagem por BANDIT em Ter 22 Nov - 15:58:07

ssinjetado escreveu:pelo que disseram tem cornetas dentro do coletor,,,,,tipo as dos coletores de ap



ahhhh + ai vc. estava sonegando informação



eheheeh brincaderinha ...

mas se ele tem digamos defletores , a teoria do Ricardo foi pra privada também ....

e se tem defeltores pra direcionar o fluxo pra acda cilindro ,porque já não usou o coletor individual com alongador .....Question

se bem que tripla carburação com alongador não fica tão legal.....ninguém acredita né....

bom isso no Methanol....

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Re: alongando o coletor

Mensagem por ssinjetado em Ter 22 Nov - 16:09:52

BANDIT escreveu:
ssinjetado escreveu:pelo que disseram tem cornetas dentro do coletor,,,,,tipo as dos coletores de ap



ahhhh + ai vc. estava sonegando informação



eheheeh brincaderinha ...

mas se ele tem digamos defletores , a teoria do Ricardo foi pra privada também ....

e se tem defeltores pra direcionar o fluxo pra acda cilindro ,porque já não usou o coletor individual com alongador .....Question

se bem que tripla carburação com alongador não fica tão legal.....ninguém acredita né....

bom isso no Methanol....


tem um amigo ae que vai tenta descobrir vamos ver,,,,

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Re: alongando o coletor

Mensagem por comodoro8quatro em Ter 22 Nov - 17:39:44

eu fiz essa pergunta antes mas depois analizando axei meio besta, mas agora ela voltou

a mistura nao vai toda pra parte de tras do coletor, para os ultimos cilindros?

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Re: alongando o coletor

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 22 Nov - 19:52:02

Pra mim é um plenum mesmo, e as cornetas servem para acelerar o fluxo


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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Qua 23 Nov - 17:04:22

VENDOPALA escreveu:Vixe agora pegou BANDIT x J Ricardo rsrsrsr brincadeira...


nem brinque com isso...

como já postei em um tópico que foi apagado, tenho minha experiencia de 16/17 anos com opala, muita pesquisa, mas ainda assim tenho conciencia que não sei metade do que o BANDIT sabe... não é puxando o saco dele não... é serio!

ele tem um negócio muito importante para quem precisa saber sobre o assunto: experiencia! já montou carro de arrancada e corrida em circuito.. já trabalhou com os melhores... coisa que eu nem chego perto...


e também já aprendi muita coisa com o BANDIT... quando discordo de uma coisa ou outra, faço com todo respeito! OKK


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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Qua 23 Nov - 17:24:42

BANDIT escreveu:
ssinjetado escreveu:pelo que disseram tem cornetas dentro do coletor,,,,,tipo as dos coletores de ap



ahhhh + ai vc. estava sonegando informação



eheheeh brincaderinha ...

mas se ele tem digamos defletores , a teoria do Ricardo foi pra privada também ....

e se tem defeltores pra direcionar o fluxo pra acda cilindro ,porque já não usou o coletor individual com alongador .....Question

se bem que tripla carburação com alongador não fica tão legal.....ninguém acredita né....

bom isso no Methanol....

sim, sim, mas se tiver defletores, aí o propósito do coletor se desfaz sozinho...

cornetas, não... mas aí tem que ter um estudo sobre isso...

comparando com os coletores para V8, acho que a altura não tem muito a ver.. e sim o volume... veja um coletor single plane:



veja que todos dutos saem de um plenum comum... e são grandinhos...

agora comparemos com um dual plane:



vejam que esse é mais baixo, ou seja mais curto, mas tem duas camaras plenum... quatro cilindros são alimentadas pela de um lado e quatro pela do outro lado... sendo assim não tem plenum comum, são duas camaras, de pequeno volume... então assim chegamos á comclusão que não só o comprimento do duto é que importa, o volume é igualmente importante...( na verdade nem estou discordando do BANDIT... e sim aplicando auma aula dele sobre dutos de cabeçote...)

esse coletor que o SSinjetado postou, seria melhor comparado ao TUNNEL RAM... :



notem que ocoletor tem caracteristicas semelhantes... dutos longos, de tamanho semelhante, ligados a um grande plenum em comum...

legal para ler sobre:

http://www.chrysler300club.com/uniq/allaboutrams/ramtheory.htm

http://www.chrysler300club.com/uniq/allaboutrams/allaboutrams.html

http://hred.free.fr/Download/Articles%20Techniques/Runner%20Size%20Calculations.pdf

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Re: alongando o coletor

Mensagem por BANDIT em Qui 24 Nov - 6:13:23

Eu concordo que o coletor desse opala está + pra esse tunel ram de dupla carburação ....só que :

Pegando como base o ford 302 pra usar esse coletor....(minha opinião é que não puxa ...)

agora mesmo que vc. monte ele no ford 302.....só pra ´pista....esse coletor é pra alto rpm ....fornece força só a partir de 4mil rpm.....é pra quem quer girar 8mil......8500rpm....ou até 9mil....Eu ainda acho que o 302 não puxa isso !!!!

Agora se for traçar um compartivo entre o tunel ram...e esse do opala.....vai vir força +ou - a partir dos 3mil rpm.ou + ......ou seja é um carro só pra pista ....Mas ele consegue girar + que os outros....tipo chega nos 8500rpm.....????

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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Qui 24 Nov - 6:22:27

È...

sabemos que o six-in-line não é um rev machine...


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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Qui 24 Nov - 6:31:44

AHÀ!

olha de onde tiraran a ideia:



do livro do santucci...

la diz que o 6cil mais nervoso que tiveram lá, usava tres bijet num coletor assim... no carro que o cotton perry pilotava,,, tinha +650 na gasolina!

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Re: alongando o coletor

Mensagem por BANDIT em Qui 24 Nov - 6:45:03

Esses JRicardo me surpreende a cada dia ...... ..

eu por enquanto estou na merd$#$ + pura merd##$ ......

mas estou com uns projetos pra ano que vem.....se tudo der certo ...espero que venha alguma coisa de bom .....

Se tudo der certo...eu subo ai....pra gente projetar um motor.......nem que seja só o projeto...e quem sabe um dia ,o dito cujo .

O meu eu já estou vendo um dino pra passar (bancada) .....pra falar a verdade só to esperando meu maldito comando sair da receita ....



Talvez essa seja a ideia do Comdoro. H .....,,, de montar algo parecido com isso ....

Agora 650 hp na gasolina .....affraid affraid ..é impressionante ....

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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Qui 24 Nov - 6:54:07

qualquer dia eu te passo o meu projeto de "motor dos sonhos"

no simulador esta dando 415cv a 6500rpm...





só sonhando mesmo... nem consigo terminar um 4cil.... Sad

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Re: alongando o coletor

Mensagem por ssinjetado em Qui 24 Nov - 14:04:46

pergunta,,,,,


esse coletor do Santucci foi feita pra carburas de 660cfm,,,,,as webers tem 520,,,,isso nao influencia na cubagem da plate?

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Re: alongando o coletor

Mensagem por j ricardo em Qui 24 Nov - 14:13:32

ssinjetado escreveu:pergunta,,,,,


esse coletor do Santucci foi feita pra carburas de 660cfm,,,,,as webers tem 520,,,,isso nao influencia na cubagem da plate?


esse coletor foi pensado para tres bijet serie 2300... de 500cfm...

acho que o fluxo dos carburas não influencia diretamente o volume do plenum...

o plenum se calcula com base na capacidade do motor... e sua rotação maxima, acho Question ...aí entra indiretamente a conta de fluxo dos carburas...

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Re: alongando o coletor

Mensagem por nicolas opaleiro em Qui 24 Nov - 14:26:16

OKK study

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Re: alongando o coletor

Mensagem por BANDIT em Qui 24 Nov - 16:45:12

ssinjetado escreveu:pergunta,,,,,


esse coletor do Santucci foi feita pra carburas de 660cfm,,,,,as webers tem 520,,,,isso nao influencia na cubagem da plate?



POIs é boa pergunta .....

se fosse coletor individual.....com toda a certeza do mundo que as webber mandariam + .....

agora num coletor desse tipo o volume ....acho que tem + valor ( é + significante ) que a competência das webber .....

teoricamente quento maior cfm esse carburadores derem ...melhor ...o desempenho ......

ai nesse tipo de coletor toda a maravilha que é o ajuste fino das webber ....vai pro ralo também

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Re: alongando o coletor

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