Opa, de
painel antigo eu entendo rsss, vou explicar as diferenças:
Tuka escreveu:
Estes mostradores funcionam com uma espécie de resistência em seu interior, onde a mesma recebe o sinal (seja do combustível ou temperatura) e ela esquenta conforme a força do sinal, mexendo assim com o ponteiro. Estes mostradores são mais fáceis de queimar por este motivo, eles trabalham com resistências elétricas. Estes mostradores são da marca HORASA.
Tuka escreveu:
Está vendo esta caixinha atrás do
painel? Ela recebe o sinal positivo e negativo, transforma a voltagem para algo em torno de 10 volts, e manda o sinal para os mostradores em forma de pulso. Os mostradores juntam o sinal vindo da caixinha + o sinal do sensor (comb ou temp) e aí "eureka", os danados funcionam rss.
Tuka escreveu:
Estes mostradores funcionam de uma forma "diferente". Estes são modelos mais parecidos com os modelos modernos utilizados nos veículos até hoje. Dentro deles são como um pequeno motorzinho, sabe aqueles de rádio, todo enrolado em fios de cobre? Pois é, e junto vem um camada de silicone ou uma espécie de gel que tem a função de "suavizar" o movimento dos ponteiros. Tenho certeza que alguém já viu os ponteiros dos painéis quando liga a chave, eles pulam rapidamente para suas marcações, por exemplo o de combustível quando tanque está cheio ou pela metade, você liga a chave, ele pula diretamente no fim da marcação ou no meio do mostrador. Estes mostradores não utilizam a caixinha para receber o sinal, eles já recebem diretamente, fazendo a conversão do sinal sozinho, explicarei melhor na foto abaixo. Ah, estes são da marca VDO.
Tuka escreveu:
Está vendo onde tem os parafusos rosqueados? Do lado de cada um tem duas saliencias. Estas saliencias são pinos, os das extremidades mandam o sinal comb/temp para os mostradores (o de cima é comb, o de baixo é temp). Já os dois pinos que ficam entre os dois parafusos mandam o sinal positivo para os mostradores, e por fim os parafusos rosqueados recebem o sinal negativo, fazendo com que os mostradores funcionem.
Bom, agora vem a explicação do porquê são diferentes: Os mostradores eram fabricados por duas empresas (VDO e HORASA) e os dois modelos são originais, depois de um tempo a VDO comprou a HORASA e aí virou tudo VDO.
Agora, sobre as placas: nos modelos com contagiro (exemplo os SS de 73 em diante) a placa cobre todo o
painel, até no velocímetro, já as das fotos acima são do modelo mais simples, então pra quem quer por exemplo colocar um
painel SS no Opalão, tem que comprar completo, com placa e tudo, não adianta comprar só o contagiro como já comentaram a um bom tempo atrás aqui no fórum.
Ah, em tempo: os mostradores de combustível e temperatura servem para utilização tanto no
painel normal como nos SS, só tem que ver a diferença na placa, se é dos modelos HORASA ou VDO.
Os soquetes são iguais para todos os opalas que usam o
painel do modelo antigo, independente de serem SS ou não. A propósito: me vende um rss, o meu está quebrado!
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