por Last_Warrior Sáb 18 Ago - 13:01:43
Bem, já tive muita dor de cabeça com o cardan do Omega. Hoje aprendi o que se fazer...
Vejo aqui o pessoal reclamando muito do cardan bipartido. Concordo em partes, vou tentar expressar minha opinião...
O cardan bipartido tem vantagens e desvantagens. Vantagem de poder girar em velocidades maiores permitindo assim andar em velocidades mais altas com menos vibrações. Tanto é que a GM não gastaria dinheiro investindo nisso.
O problema começa quando, por algum motivo, seja ele por uso normal mesmo ou por manutenção mal feita, o cardan começa a vibrar. Aí, mexe aqui, mexe ali e nunca vai ficando bom.
Agora imaginem no Omega onde a única opção é o cardan bipartido...
Bem, por experiência própria, hora que o cardan bipartido começa a incomodar, leve logo numa loja especializada nisso, e faça tudo o que precisa de uma vez só, como alinhamento(desempeno), balanceamento, troca de cruzetas, mancal, rolamento e das flanges de acoplamento (bolachões). Mas tem que ser numa empresa especializada, reconhecida no mercado e que tenha balanceamento eletrônico, igual a gente vê em roda de carro, só que eles tem uma máquina própria pra cardan. Feito isso, nunca mais vai incomodar.
No momento, recomendo a NM cardans em Sumaré-SP, tem certificações ISO não sei oq lá e tudo mais. O serviço pode ficar um pouco mais caro que nas oficinas "fundo de quintal", mas vale cada centavo. http://www.nmcardans.com.br/
Somente depois que levei o cardan do 2.0 nessa loja, é que os problemas acabaram...
E, no caso do mancal, sem dúvidas a melhor marca de mancal c/ rolamento fora original é a REI.
Fica aí a dica pra quem precisar... Acho que ainda fica mais barato fazer um serviço numa especializada do que correr atrás de trocação de peças para adaptar um cardan inteiriço!
Abraço a todos.
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