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Pumão no dino.

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Ricardo China
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Pumão no dino.

Mensagem por Ricardo China em Sex 16 Dez - 14:07:20

Fala moçada.

Bom, esta semana aprendi a diferença entre montar o carro e fazer funcionar, e montar o carro e ACERTAR.

Resolvi dar uma passada no dinamômetro. Fui na Forturbo, em Franca/SP. O preparador de lá, o Forê, é gente boníssima e mostrou ser muito competente. Eu recomendo!

Antes de passar no dino, fomos medir a taxa de compressão estática do motor. Tira vela, põe no PMS, enche os cilindros de fluido (ele usou óleo de transmissão), mede o volume, tira o fluído, gira pro PMI, põe fluido de novo, faz as contas e “voilá”, eis minha taxa: 10,3/1.

Decepção total.

Tinha mandado montar o carro com os cilindros do motor a álcool (cabeça plana, com aquela bolinha em cima). No cabeçote foi tirado o que deu, uns bons 3mm, e mesmo assim, só isso de taxa. Eu enchia a boca falando que tinha uns 12.
Moral da história, Opalão de derivados são Ph.... de fazer taxa sem tirar no bloco e/ou usar pistões cabeçudos de verdade.

Mas vamos em frente.

Sobe o carro no dina, amarra (cara, dá uma paúra, vc fica pensando “essa M...da vai despencar dali...”), faz a calibração dos instrumentos e vamos lá....
Primeira passada, vc fica arrepiado com o roncão do bixo girando tudo o que dá, ronco lindo e resultado:

204 hp, 42 kgfm de torque.

Booommm, não é ruim, mas talvez eu esperasse mais. Não sou daqueles que acham que qualquer 6x2 dimensionado já basta pro seizão fazer 300hp, mas achei que chegava nos 220....
Mas vamos tentar mexer aqui e ali, fazer uns testes com ponto, uns toques nos buras, abrir o ar, isso e aquilo...
E foi ai que a brincadeira começou.
Prá encurtar, fiz umas dez puxadas, a cada uma deles tentando novos acertos. O carro sempre melhorando um pouco, às vezes regredindo, tentando de novo, e vc quer mais, e mais, e mais uma vez....meu amigo, é que nem caça níqueis, ocê fica vidrado e não larga até ganhar...mas no cassino vc quase nunca ganha.

Resultado que demos como final e o melhor:
226 hp, e o que eu acho mais relevante: 48,5kgfm de torque.
Cara, é torque de Scania Vabis. Na safra, vou faturar algum puxando treminhão de cana com o Pumão.
Lembre-se de que eu to com diferencial 3,54 (curto), então pensa num bixo que destraciona e faz malcriação totalmente sem querer, é só pisar um pouquinho além da casquinha.
No final, foram cerca de 10% de ganho, sem trocar nada, só no acertinho. Achei muuuuito bom.
Mas não é só isso, o carro está bebendo menos!!!! Não sei exatamente quanto, mas é nítido que melhorou o consumo.
A dirigibilidade também progrediu, tá com uma tocada mais civilizada, pq antes tinha um buraco na baixa que enchia o saco na condução urbana. Acabamos com isso.
E parou de esquentar. Antes, eu tinha um pouco de problema com super aquecimento. Os acertos, mais a adoção de vela grau 9, acabaram com este problema.

No todo, no todo, deu pra ver que acertar carro em dino é outro mundo, vc tem muuuuito mais recurso que tentando acertar na rua.

O que não ficou bom e não teve jeito: o motor só ta girando 4500rpm.
Acho que isso é o que gira um motor original. Daí vc coloca cabeçote, comando, balanceiro roletado, etc,etc,etc, pensa que o bixo vai girar uns 6500.
Credito isso à taxa baixa pro álcool, e mais um fato: nos 4500rpm, o lambda já tava beeeemmm baixo, magrinho. Ou seja, as três 446 não alimentam o seizão com tanta fartura assim...fiquei surpreso...
Talvez com mais taxa (ou gasolina) e mais alimentação (3 Weber 40? Quadrijet monstro? Injeção?) o seizão chegue nos 6500!

Desculpem pelo post longo, mas queria contar esta experiência prôceis.
E recomendo: gosta de preparação? Meu, vai brincar de dino, é muuuito legal.

Segue um vídeo de uma puxadinha básica:


ban_ban
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Re: Pumão no dino.

Mensagem por ban_ban em Sex 16 Dez - 14:24:28

que isso amigo, muito bacana o topico, e realmente mostra o valor de levar em profissionais de qualidade, com o beginho eu noa sofri, mas com o ss e van, até cair no nivaldo, deu um stress e um custo desnecessario!!

Me diga uma coisa, vc teve que mudar o suporte do hidrovacuo para usar o coletor engine?

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por j ricardo em Sex 16 Dez - 15:02:42

Lindo tópico, Xará!

é assim que se faz... e politicamente correto... parabéns...


tem que ver isso de não ta girando bem... taxa não segura o giro assim não... tem que ver o que está limitando esse giro... esse comando não está trabalhando adiantado? porque veio um torque muito bom...

e medir a taxa assim não gosto muito, porque o fluido pode descer entre os anéis, e dar diferenças... mas não muita diferença...

viu que seu to´pico vai mostrar pra muita gente que tirar potencia não é facil como eles pensam? 300cv não é para qualquer um... já não adianta só juntar peças... tem que ter o toque do preparador...

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Ghost em Sex 16 Dez - 15:08:34

48kg de torque? Que desumano! Achei que com 3 dfv 446 iria dar bem menos que isso!!(e mais cvs)

Parabéns pelo carro, é muito bom ver um puma dando sopa com um seis caneco em baixo do capo sem ninguém esperar por isso!!


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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Cocones em Sex 16 Dez - 16:54:29

Estava Cavalaria é na Roda ou no Motor?
Se for no Motor, pode descontar ai 25% para ter a Cavalaria na Roda...

Abraços!

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Véio Mussa em Sex 16 Dez - 18:56:52

Eu heim...
Tem como medir a cavalaria "no motor" com ele montado no carro???

Acho que não, mas se tem é novidade pra mim...hehehehe

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por doido 76 em Sex 16 Dez - 19:11:41

eu ACHO .......q se mointar 3 w40 fica melhor ..... kkkkkkk ........




bom ..... tem gentge q acha q monta uma unica 446 no oppala e fica uma monstro.....

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Ghost em Sex 16 Dez - 19:32:56

3 w44 fica top ... melhor que isso só 3 w48 e por ai vai rsrsrs ... mais haja bolso pra aguentar tudo isso >.<

Negócio é andar na maciota com uns 250cv em baixo do capo dando risada isso sim ... rsrs


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Re: Pumão no dino.

Mensagem por nicolas opaleiro em Sex 16 Dez - 20:09:38

eu montaria uma quiadrijet ...

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Ghost em Sex 16 Dez - 20:20:45

Eu montaria duas , rsrsrs


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Re: Pumão no dino.

Mensagem por j ricardo em Sex 16 Dez - 20:21:50

eu injetaria... com tres corpos duplos...da powertech que são os mais bonitos atualmente...

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Cocones em Sex 16 Dez - 23:29:19

Véio Mussa escreveu:Eu heim...
Tem como medir a cavalaria "no motor" com ele montado no carro???

Acho que não, mas se tem é novidade pra mim...hehehehe

No Dino do Sesc/Senai aqui de BH é assim, dá a cavalaria do Motor... ficando a cargo do proprietário calcular a cavalaria na roda de acordo com o sistema de transmissão.

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por j ricardo em Sab 17 Dez - 4:29:50

Cocones escreveu:
Véio Mussa escreveu:Eu heim...
Tem como medir a cavalaria "no motor" com ele montado no carro???

Acho que não, mas se tem é novidade pra mim...hehehehe

No Dino do Sesc/Senai aqui de BH é assim, dá a cavalaria do Motor... ficando a cargo do proprietário calcular a cavalaria na roda de acordo com o sistema de transmissão.

ué? não é justamente ao contrário? o dino de rolo mede a cavalaria na roda e faz as correções para a cavalaria do motor?

e fora que isso de porcentagen é furada, imagine que um opala original de 150cv perca 20% na transmissão, ou seja, ele gasta 30cv para "movimentar a transmissão", aí um opala de 400cv também vai gastar 20%, ou seja a mesma transmissão vai "pesar" 80cv só porque o motor é mais forte?

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Cocones em Sab 17 Dez - 7:48:22

j ricardo escreveu:
Cocones escreveu:
Véio Mussa escreveu:Eu heim...
Tem como medir a cavalaria "no motor" com ele montado no carro???

Acho que não, mas se tem é novidade pra mim...hehehehe

No Dino do Sesc/Senai aqui de BH é assim, dá a cavalaria do Motor... ficando a cargo do proprietário calcular a cavalaria na roda de acordo com o sistema de transmissão.

ué? não é justamente ao contrário? o dino de rolo mede a cavalaria na roda e faz as correções para a cavalaria do motor?

e fora que isso de porcentagen é furada, imagine que um opala original de 150cv perca 20% na transmissão, ou seja, ele gasta 30cv para "movimentar a transmissão", aí um opala de 400cv também vai gastar 20%, ou seja a mesma transmissão vai "pesar" 80cv só porque o motor é mais forte?

Pois é, foi o questionamento que fiz no dia.
O ponto é, o Software deles já passava a cavalaria com estes "acrescimos". Se a pessoa quisesse a potência na roda, eles ajudavam a calcular (de maneira profissional, afinal estavamos no Sesc/Senai), porém obviamente sempre era uma ideia, dificilmente o numero era de fato preciso.
Mas isto é lá para 2006~2007, provavelmente o Software deles era antigo, ou o proprio Dino.

Esta relação de 20%~25% é só uma ideia, uma média. Vai depender de inumeros fatores, até viscosidade do oleo usado na caixa/diferencial vai interferir. O ponto é: todo sistema de transmissão tem perda de potência, no caso do cardã é ainda mais grave...

Abraços!

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por andersonopala em Sab 17 Dez - 8:41:10

E aí Cocones?? Tá sumido heim camarada!! Qualquer dia desses a gente podia marcar p/ levar as barcas lá no SENAI/SESC p/ medir a cavalaria das 'crianças'... Quanto q. eles cobram lá?? Abraços!!

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por andersonopala em Sab 17 Dez - 8:48:06

CarlosSchenckel escreveu:48kg de torque? Que desumano! Achei que com 3 dfv 446 iria dar bem menos que isso!!(e mais cvs)

Parabéns pelo carro, é muito bom ver um puma dando sopa com um seis caneco em baixo do capo sem ninguém esperar por isso!!



Tbêm achei q. fosse dar bem mais cvs... 06cil. + 03 DFV?! scratch Tem coisa errada aí não??

A propósito Ricardo China; Parabéns!! A Puma tá maravilhosa!! Sou fâ nº1 das GTB's: S1 e S2!! OKK

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Luis_555 em Sab 17 Dez - 9:31:53

Parabens pelo video e pelo carro que tá lindo demais!!!

48kg de torque nesses pneuzões deve ser coisa de outro mundo quando grudam de verdade no chão!!!!!

Por curiosidade, quanto tempo pegou no dino pra fazer todos estes acertos? Imagino que uma hora passe voando ali certo?

j ricardo
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Re: Pumão no dino.

Mensagem por j ricardo em Sab 17 Dez - 10:05:09

Cocones escreveu:
j ricardo escreveu:
Cocones escreveu:

No Dino do Sesc/Senai aqui de BH é assim, dá a cavalaria do Motor... ficando a cargo do proprietário calcular a cavalaria na roda de acordo com o sistema de transmissão.

ué? não é justamente ao contrário? o dino de rolo mede a cavalaria na roda e faz as correções para a cavalaria do motor?

e fora que isso de porcentagen é furada, imagine que um opala original de 150cv perca 20% na transmissão, ou seja, ele gasta 30cv para "movimentar a transmissão", aí um opala de 400cv também vai gastar 20%, ou seja a mesma transmissão vai "pesar" 80cv só porque o motor é mais forte?

Pois é, foi o questionamento que fiz no dia.
O ponto é, o Software deles já passava a cavalaria com estes "acrescimos". Se a pessoa quisesse a potência na roda, eles ajudavam a calcular (de maneira profissional, afinal estavamos no Sesc/Senai), porém obviamente sempre era uma ideia, dificilmente o numero era de fato preciso.
Mas isto é lá para 2006~2007, provavelmente o Software deles era antigo, ou o proprio Dino.

Esta relação de 20%~25% é só uma ideia, uma média. Vai depender de inumeros fatores, até viscosidade do oleo usado na caixa/diferencial vai interferir. O ponto é: todo sistema de transmissão tem perda de potência, no caso do cardã é ainda mais grave...

Abraços!

aí, sim, cagones ( o macarrão que mandou te chamar assim...heheheh)

entendi exatamente o que postou e concordo 100%...

um abraço!

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Ricardo China em Sab 17 Dez - 13:45:53

ban_ban escreveu:que isso amigo, muito bacana o topico, e realmente mostra o valor de levar em profissionais de qualidade, com o beginho eu noa sofri, mas com o ss e van, até cair no nivaldo, deu um stress e um custo desnecessario!!

Me diga uma coisa, vc teve que mudar o suporte do hidrovacuo para usar o coletor engine?

Fala Ban Ban,
pois é, rolou engenharia prá montar o hidrovacuo com este coletor. Bolamos um suporte e haste rebaixados, na posição original não dá.
Os numeros que narrei são no motor, na roda é essa discussão, pq niguem se entende ao certo quanto a transmissão come.

Ah, e queria dar mais uma informação que escapou do primeiro texto. Também fiz o teste com e sem os filtros de ar nos buras. Sempre quis saber se de fato eles causam alguma perda significativa.
Querem saber qto?
4hp.
Ou seja, 1,76%.
Prá mim, desprezível, pricipalmente comparada à proteção que os filtros trazem ao motor.

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por rodrigo_nh em Dom 18 Dez - 9:42:14

Ricardo,
quanto é o custo pra acertar o carro no dina?

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por wyllerson punk em Dom 18 Dez - 10:00:31

andersonopala escreveu:
CarlosSchenckel escreveu:48kg de torque? Que desumano! Achei que com 3 dfv 446 iria dar bem menos que isso!!(e mais cvs)

Parabéns pelo carro, é muito bom ver um puma dando sopa com um seis caneco em baixo do capo sem ninguém esperar por isso!!



Tbêm achei q. fosse dar bem mais cvs... 06cil. + 03 DFV?! scratch Tem coisa errada aí não??

A propósito Ricardo China; Parabéns!! A Puma tá maravilhosa!! Sou fâ nº1 das GTB's: S1 e S2!! OKK

vou falar a verdade, se for so isso q 3 dfv dao eu desisto de montar meu carro com esse carburador. eu consegui isso com uma weber 40 no meu antigo opala, e quero montar um bem superior agora.... vou continuiar a ver materias e tambem estudar o caso q o bandit adora falar, montar com trinca de motorcraft de maverick v8. apesar de ter o melhor resultado presumido vou deixar as weber por ultimo caso, mas ja to desesperando, vou acabar indo de weber mesmo.

parabens pelo dono do puma, eu acho esse carro o esportivo mais bonito fabricado aqui no brasil e um dos poucos q era realmente esportivo, comparado com os pumas gts q faziam 0 a 100 em 25 segundos ou mais alem de outros falsos esportivos, esse éra o carro

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por thallisguimaraes em Dom 18 Dez - 15:28:11

Parabens, o carro parece que vai ficar bem legal para andar na rua


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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Cocones em Dom 18 Dez - 17:41:18

j ricardo escreveu:
aí, sim, cagones ( o macarrão que mandou te chamar assim...heheheh)

entendi exatamente o que postou e concordo 100%...

um abraço!

Pode me chamar de Tripé Manco ou Jegão também... é como as mulé costumam a me chamar


andersonopala escreveu:E aí Cocones?? Tá sumido heim camarada!! Qualquer dia desses a gente podia marcar p/ levar as barcas lá no SENAI/SESC p/ medir a cavalaria das 'crianças'... Quanto q. eles cobram lá?? Abraços!!

Fala Andim!
To pensando em marcar para Janeiro!
Infelizmente no Sesc/Senai não tem como mais, aumentaram MUITO o valor da hora lá (coisa de 400 reais).
Agora é tentar acertar com o Gustavo Castañol no Dino dele lá no Santa Mônica. O problema que falar com ele é mais dificil que falar com a Dilma... enfim, a gente vai tentando!

Abraços!


Última edição por Cocones em Dom 18 Dez - 17:44:49, editado 1 vez(es)

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Ricardo China em Dom 18 Dez - 17:42:37

rodrigo_nh escreveu:Ricardo,
quanto é o custo pra acertar o carro no dina?

Fala amigo, o dino são 120 dinheiros a hora, no todo, gastei 250 paus.
Prá ser franco, achei barato.

wyllerson punk
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Re: Pumão no dino.

Mensagem por wyllerson punk em Dom 18 Dez - 18:32:15

Ricardo China escreveu:
rodrigo_nh escreveu:Ricardo,
quanto é o custo pra acertar o carro no dina?

Fala amigo, o dino são 120 dinheiros a hora, no todo, gastei 250 paus.
Prá ser franco, achei barato.

compensa mesmo, tem muito acertinho q fica demorado de fazer na rua, as vezes ate impossivel de fazer com uma semana o q da pra perceber com meia hora de passadas, quando eu ja tiver colocado mais coisa no meu carro vou experimentar a parada

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por RN_Willemann em Seg 19 Dez - 9:35:49

pode ter certeza que tem coisa errada. 4500 de comando preparado ?

eu giro isso de comando 4100 e tucho travado com um dfv só.

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Cocones em Seg 19 Dez - 10:17:58

RN_Willemann escreveu:pode ter certeza que tem coisa errada. 4500 de comando preparado ?

eu giro isso de comando 4100 e tucho travado com um dfv só.

No seu conta-giros né...
Coloca no Dino que ce vai ver que a coisa não é bem assim...

Não estou falando que seu carro não gira isto, porém conta-giros de Opala é um cadim mentiroso. Serve perfeitamente como referência, mas a precisão deixa a desejar.
Lembro perfeitamente quando fomos no Dino aqui em BH, o Opala que eu estava girava lindamente 6000rpm no Conta-Giros. No Dino a coisa murchou antes do 5000rpm. Olha o video ai:
http://www.youtube.com/watch?v=GmLpzhzmELc&list=UU3JpdO_T9xm4bM7aeJW68Xw&index=10&feature=plcp

Abraços!

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Rafael_81 em Seg 19 Dez - 11:19:17

Lendo este tópico comecei a acreditar que os 98 cv que estão indicados no doc do meu diplo 6 cil são verdadeiros...

De fé mesmo, tem toque pra mais de metro hen?? Bonito!!!

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Cocones em Seg 19 Dez - 11:27:25

Rafael_81 escreveu:Lendo este tópico comecei a acreditar que os 98 cv que estão indicados no doc do meu diplo 6 cil são verdadeiros...

De fé mesmo, tem toque pra mais de metro hen?? Bonito!!!

98cv é dos 4c. Ou é erro no documento, ou então seu carro foi transformado em 6c de um 4c.

O ponto de cavalaria é complicado. Originalmente os 250-S eram 171cv, porém a medição era bruta! Isto é, feita a partir do motor e o mesmo sem nenhum periférico. Quando a potência indicada passou a ser a liquida, a potência "caiu" para 153cv.
Passados vários e vários anos de uso é claro que esta potência tende a cair um pouco... e isto sem falar nos motores que rodam por ai sem manutenção alguma, ou com aquelas regulagens mais malucas... estes sim deve ter até menos de 98cv Shocked

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Rafael_81 em Seg 19 Dez - 11:34:50

Cocones escreveu:
Rafael_81 escreveu:Lendo este tópico comecei a acreditar que os 98 cv que estão indicados no doc do meu diplo 6 cil são verdadeiros...

De fé mesmo, tem toque pra mais de metro hen?? Bonito!!!

98cv é dos 4c. Ou é erro no documento, ou então seu carro foi transformado em 6c de um 4c.

O ponto de cavalaria é complicado. Originalmente os 250-S eram 171cv, porém a medição era bruta! Isto é, feita a partir do motor e o mesmo sem nenhum periférico. Quando a potência indicada passou a ser a liquida, a potência "caiu" para 153cv.
Passados vários e vários anos de uso é claro que esta potência tende a cair um pouco... e isto sem falar nos motores que rodam por ai sem manutenção alguma, ou com aquelas regulagens mais malucas... estes sim deve ter até menos de 98cv Shocked

Pior que não, ele é 6 cil de chassi, tudo certinho mesmo, o motor dele é o mesmo cadastrado no doc. E não sou o único, quando comprei abri um tópico aqui e vários falaram a mesma coisa!

Houvi dizer que era para pagar menos IPVA...

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por Cocones em Seg 19 Dez - 11:37:10

Rafael_81 escreveu:
Cocones escreveu:
Rafael_81 escreveu:Lendo este tópico comecei a acreditar que os 98 cv que estão indicados no doc do meu diplo 6 cil são verdadeiros...

De fé mesmo, tem toque pra mais de metro hen?? Bonito!!!

98cv é dos 4c. Ou é erro no documento, ou então seu carro foi transformado em 6c de um 4c.

O ponto de cavalaria é complicado. Originalmente os 250-S eram 171cv, porém a medição era bruta! Isto é, feita a partir do motor e o mesmo sem nenhum periférico. Quando a potência indicada passou a ser a liquida, a potência "caiu" para 153cv.
Passados vários e vários anos de uso é claro que esta potência tende a cair um pouco... e isto sem falar nos motores que rodam por ai sem manutenção alguma, ou com aquelas regulagens mais malucas... estes sim deve ter até menos de 98cv Shocked

Pior que não, ele é 6 cil de chassi, tudo certinho mesmo, o motor dele é o mesmo cadastrado no doc. E não sou o único, quando comprei abri um tópico aqui e vários falaram a mesma coisa!

Houvi dizer que era para pagar menos IPVA...

Então tá errado mesmo. Já vi um Coupe 80 250-S (único dono, nota fiscal, carro impacavel!) que nos docs constava como 98cv....
Agora se é erro no Detran ou alguma possivel mutreta da GM Brasil eu não sei

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por wyllerson punk em Seg 19 Dez - 11:40:45

Cocones escreveu:
Rafael_81 escreveu:Lendo este tópico comecei a acreditar que os 98 cv que estão indicados no doc do meu diplo 6 cil são verdadeiros...

De fé mesmo, tem toque pra mais de metro hen?? Bonito!!!

98cv é dos 4c. Ou é erro no documento, ou então seu carro foi transformado em 6c de um 4c.

O ponto de cavalaria é complicado. Originalmente os 250-S eram 171cv, porém a medição era bruta! Isto é, feita a partir do motor e o mesmo sem nenhum periférico. Quando a potência indicada passou a ser a liquida, a potência "caiu" para 153cv.
Passados vários e vários anos de uso é claro que esta potência tende a cair um pouco... e isto sem falar nos motores que rodam por ai sem manutenção alguma, ou com aquelas regulagens mais malucas... estes sim deve ter até menos de 98cv Shocked

é facil saber se ele era 4cc, depois do numero 69 do chassis tem q ter "f" se for 6cc alcool ou "h" se for 6cc gasola se tiver letra "e" trata-se de 4cc alcool se for um "d", era 4cc gasola

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Re: Pumão no dino.

Mensagem por bira1711 em Qui 22 Dez - 16:40:16

Carro deve ser mto gostoso pra andar na rua!

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Re: Pumão no dino.

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