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    Mensagem por castardo Sex 20 Jan 2012, 8:21 am

    BOM DIA GALERA...

    ENTAO GOSTARIA DE MUDAR O FREIO DE MAO DO MEU OPALAO TIRAR DAQUELA PEÇA QUE FICA
    NO PAINEL E COLOCAR ATRAS DO CAMBIO.

    POIS TENHO UM OPALA 78

    COMO FAÇO ISSO TEM COMO?


    DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO

    ATT. RAFAEL CASTARDO
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    Mensagem por matheus.emanuel Sex 20 Jan 2012, 8:29 am

    Tem. Vá num ferro velho e compre a parte do túnel onde fica a alavanca, é uma peça soldada, então dá pra tirar e colocar no seu. Vá num funileiro batuta e peça pra ele colocar pra você. Vai precisar cortar o túnel do seu opala e soldar a peça, nada de complicado. Eu vou fazer isso no meu. Ah, e não esqueça de ver o local certinho de colocar a alavança, para não ficar parecendo adaptação mau feita.
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    Mensagem por castardo Sex 20 Jan 2012, 8:51 am

    HUM MUITO INTERESSSANTE SO ISSO?
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    Mensagem por Gudi021 Sáb 24 Mar 2012, 10:06 pm

    castardo escreveu:BOM DIA GALERA...

    ENTAO GOSTARIA DE MUDAR O FREIO DE MAO DO MEU OPALAO TIRAR DAQUELA PEÇA QUE FICA
    NO PAINEL E COLOCAR ATRAS DO CAMBIO.

    POIS TENHO UM OPALA 78

    COMO FAÇO ISSO TEM COMO?


    DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO

    ATT. RAFAEL CASTARDO
    Amigo tambem tenho um 78 com o freio de mao de baixo do painel e tambem quero colocar perto do cambio, voce consiguiu fazer a adaptaçao? Abraçossss
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    Mensagem por Pablo Fernandes Sáb 24 Mar 2012, 10:36 pm

    acho tão charmoso freio de mão em baixo do painel!? sera que fica mais eficiente atras do cambio?
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    Mensagem por wyllerson punk Sáb 24 Mar 2012, 11:17 pm

    nao quero magoar o caraçao de ninguem ,mas eu nao mexeria... acho classiquisimo...
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    Mensagem por matheus.emanuel Dom 25 Mar 2012, 11:09 pm

    Charmoso, clássico, com certeza é. Mas ai entra a parte funcional. Ex.: Você está no semáforo e a rua é íngreme, se você for ficar segurando o carro na embreagem, o tempo de uso da mesma diminui consideravelmente, então você usa o freio de mão, correto? O freio de mão, sendo do lado do banco, você tem mais "sensibilidade" para soltá-lo ou segurá-lo o quanto for necessário até sair normalmente quando o sinal abrir, com o freio de mão do painel já não dá pra fazer isso, pelo menos eu me "perco".

    Penso assim: se o carro é original, então mantém-se todo original, em tudo. Se for customizado, então faça do seu gosto. No meu eu vou mudar com certeza, até porque para o que estou pensando em fazer no painel, o freio de mão vai atrapalhar, então já vou tirar logo.
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    Mensagem por wyllerson punk Seg 26 Mar 2012, 7:57 am

    matheus.emanuel escreveu:Charmoso, clássico, com certeza é. Mas ai entra a parte funcional. Ex.: Você está no semáforo e a rua é íngreme, se você for ficar segurando o carro na embreagem, o tempo de uso da mesma diminui consideravelmente, então você usa o freio de mão, correto? O freio de mão, sendo do lado do banco, você tem mais "sensibilidade" para soltá-lo ou segurá-lo o quanto for necessário até sair normalmente quando o sinal abrir, com o freio de mão do painel já não dá pra fazer isso, pelo menos eu me "perco".

    Penso assim: se o carro é original, então mantém-se todo original, em tudo. Se for customizado, então faça do seu gosto. No meu eu vou mudar com certeza, até porque para o que estou pensando em fazer no painel, o freio de mão vai atrapalhar, então já vou tirar logo.

    se o caso é esse entao beleza, mas eu so uso freio de mao pra dar cavalo de pau e estacionar, se a rua for ladeira de sinal e piso no freio e arranco normal depois,sem segurar na embreagem... nunca usei freio de mao pra isso nao, acho q atrapalha muito.

    o que q vc vai fazer no painel??? colocar do moderno? vc comprou o carro certo ????
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    Mensagem por matheus.emanuel Seg 26 Mar 2012, 8:31 am

    wyllerson punk escreveu:o que q vc vai fazer no painel??? colocar do moderno? vc comprou o carro certo ????

    No painel do meu opala, vou colocar uma caixa de ar condicionado universal bem no meio (espero conseguir fazer isto) e medindo a caixa no lugar, o freio de mão atrapalha, deixando a caixa fora do centro do painel, inclusive nem sei como vou fazer isso, pois a caixa de ar quente original também atrapalha, mas a intenção é essa, tenho que estudar bem antes de fazer este trabalho.

    O freio de mão é do Opala 88, comprei a alavanca com o suporte, ou melhor dizendo, mandei cortar um quadrado de 50 x 50cm em volta da alavanca e comprei com lata e tudo, pra depois pegar somente o que for necessário. Fiz isso porque os funcionários do FV são lambões, e pra não correr o risco de estragarem a parte que eu queria.

    Console eu estou pensando em colocar um do modelo 81/84, aquele com 3 lugares para relógios. Pra mim ele tem uma aparência de antigo e via dar certo para o que eu quero fazer, porque já estou com o câmbio do moderno e o freio de mão também. Mas se não der certo eu vou mandar fazer o painel mesmo...
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    Mensagem por Gudi021 Seg 26 Mar 2012, 11:10 am

    wyllerson punk escreveu:nao quero magoar o caraçao de ninguem ,mas eu nao mexeria... acho classiquisimo...
    É amigo pensei bem, vou deixa original mesmo rsrssr eu tava vendo na net e ate encontrei o puxador do freio cromado achei lindo e vou colocar no meu rsrsrs ja que meu Comodoro e cheio de detales em cromo ate o painel do meu carro tem detales com cromo e jacarandar vai ser uma pena se eu mexer mesmo...Abraços a todos...
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    Mensagem por wyllerson punk Seg 26 Mar 2012, 2:33 pm

    Gudi021 escreveu:
    wyllerson punk escreveu:nao quero magoar o caraçao de ninguem ,mas eu nao mexeria... acho classiquisimo...
    É amigo pensei bem, vou deixa original mesmo rsrssr eu tava vendo na net e ate encontrei o puxador do freio cromado achei lindo e vou colocar no meu rsrsrs ja que meu Comodoro e cheio de detales em cromo ate o painel do meu carro tem detales com cromo e jacarandar vai ser uma pena se eu mexer mesmo...Abraços a todos...

    fiquei feliz com essa decisao. fica bem mais bacana assim
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    Mensagem por wyllerson punk Seg 26 Mar 2012, 2:35 pm

    matheus.emanuel escreveu:
    wyllerson punk escreveu:o que q vc vai fazer no painel??? colocar do moderno? vc comprou o carro certo ????

    No painel do meu opala, vou colocar uma caixa de ar condicionado universal bem no meio (espero conseguir fazer isto) e medindo a caixa no lugar, o freio de mão atrapalha, deixando a caixa fora do centro do painel, inclusive nem sei como vou fazer isso, pois a caixa de ar quente original também atrapalha, mas a intenção é essa, tenho que estudar bem antes de fazer este trabalho.

    O freio de mão é do Opala 88, comprei a alavanca com o suporte, ou melhor dizendo, mandei cortar um quadrado de 50 x 50cm em volta da alavanca e comprei com lata e tudo, pra depois pegar somente o que for necessário. Fiz isso porque os funcionários do FV são lambões, e pra não correr o risco de estragarem a parte que eu queria.

    Console eu estou pensando em colocar um do modelo 81/84, aquele com 3 lugares para relógios. Pra mim ele tem uma aparência de antigo e via dar certo para o que eu quero fazer, porque já estou com o câmbio do moderno e o freio de mão também. Mas se não der certo eu vou mandar fazer o painel mesmo...

    nesse caso ta certo, mas no caso do console o do 79 80 tambem deve dar certo la... boa sorte na mexida
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    Mensagem por ban_ban Seg 26 Mar 2012, 3:38 pm

    mas qual o problema dele no painel, acho muito bom, fora a alavanca que quebra as orelhas?
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    Mensagem por branco 75 Seg 26 Mar 2012, 4:36 pm

    eu n mexeria num item original por mais bobo q parece só p botar ar condicionado. n gosto de adaptar peças de outro ano no carro. mas n eh dificil fazer não ja vi essa adaptação em alguns carros. boa sorte c o ar condicionado. posta fotos da adaptação p galera conferir.
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    Mensagem por Gudi021 Seg 26 Mar 2012, 6:32 pm

    branco 75 escreveu:eu n mexeria num item original por mais bobo q parece só p botar ar condicionado. n gosto de adaptar peças de outro ano no carro. mas n eh dificil fazer não ja vi essa adaptação em alguns carros. boa sorte c o ar condicionado. posta fotos da adaptação p galera conferir.
    No meu caso eu consegui o kit do ar condicionado do Opala 78, a caixa evaporizadora e da epoca, nao é aquela em jacarandar nao, é uma menor mais e da epoca, toda preta e da para colocar sem mexer no freio de mao, a unica coisa que tenho que fazer e retirar o painel central que na qual nao e original do opala o antigo dono fez uma em madeira ate bonita, mais e so tirar a parte de sima.
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    Mensagem por Gudi021 Seg 26 Mar 2012, 6:36 pm

    matheus.emanuel escreveu:
    wyllerson punk escreveu:o que q vc vai fazer no painel??? colocar do moderno? vc comprou o carro certo ????

    No painel do meu opala, vou colocar uma caixa de ar condicionado universal bem no meio (espero conseguir fazer isto) e medindo a caixa no lugar, o freio de mão atrapalha, deixando a caixa fora do centro do painel, inclusive nem sei como vou fazer isso, pois a caixa de ar quente original também atrapalha, mas a intenção é essa, tenho que estudar bem antes de fazer este trabalho.

    O freio de mão é do Opala 88, comprei a alavanca com o suporte, ou melhor dizendo, mandei cortar um quadrado de 50 x 50cm em volta da alavanca e comprei com lata e tudo, pra depois pegar somente o que for necessário. Fiz isso porque os funcionários do FV são lambões, e pra não correr o risco de estragarem a parte que eu queria.

    Console eu estou pensando em colocar um do modelo 81/84, aquele com 3 lugares para relógios. Pra mim ele tem uma aparência de antigo e via dar certo para o que eu quero fazer, porque já estou com o câmbio do moderno e o freio de mão também. Mas se não der certo eu vou mandar fazer o painel mesmo...
    Amigo de uma olhada nesse topico aqui acho que pode te ajudar, pois pra mim foi muito bom, futuramente vou colocar o ar/c. Olha aqui abraços http://www.opaleirosdoparana.com/t13082-instalacao-ar-condicionado-opala
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    Mensagem por branco 75 Seg 26 Mar 2012, 6:46 pm

    o fera, entaum coloca essa caixa q n precisa mexer no freio. tira o console. esses consoles são muito vovozão!!!!! essa caixa menor eh a q saia nos modelos ate 78 c freio no painel? ela eh original do modelo? se for melhor ainda. vc tira o console e bota ela fica top.
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    Mensagem por Marcelo da Silva Evaristo Seg 26 Mar 2012, 10:31 pm

    Boa noite amigo , sem querer ser grosso acho que vc vai fazer uma besteira vc vai tirar um dos pontos mais charmoso no opalao , ainda mais este ano que é o mais visado , na minha opiniao acho que vc não deveria mudar nada , tenho um 78 enão mudo nada nele pelo contrario quanto mais original melhor.......
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    Mensagem por Gudi021 Ter 27 Mar 2012, 10:30 pm

    Marcelo da Silva Evaristo escreveu:Boa noite amigo , sem querer ser grosso acho que vc vai fazer uma besteira vc vai tirar um dos pontos mais charmoso no opalao , ainda mais este ano que é o mais visado , na minha opiniao acho que vc não deveria mudar nada , tenho um 78 enão mudo nada nele pelo contrario quanto mais original melhor.......
    No meu caso amigo eu ja desisti ja rsrsrs. E tambem tenho medo de fazer adaptao e fica ruim pois tem muitos lamboes que se dizem lanterneiros ne, tem muitos bons mais tambem tem uns que ja viu....Abraços....
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    Mensagem por raphaelcaronti Qua 28 Mar 2012, 12:12 am

    Também acho um charme o freio de mão em cima.
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    Mensagem por castardo Sex 27 Jul 2012, 8:56 am

    é acredito que deixarei original msm
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    Mensagem por juliocesarfreitas Ter 21 Jun 2016, 11:32 pm

    GALERA, TENHO UM SS 1978. ELE ESTÁ COM O FREIO DE MÃO EMBAIXO E CONSOLE ORIGINAL. FIZ UMA VERIFICAÇÃO MINUCIOSA NO PAINEL, NÃO VI NENHUM INDÍCIO QUE ALI JÁ TEVE UM FREIO DE MÃO EMCIMA. ALGUEM SABE SE NA ÉPOCA TINHA OPALA 78 FASE 1 E FASE 2? OU TODO 78 VINHA COM FREIO DE MAO EMCIMA E SÓ O 78/79 VINHA COM FREIO DE MÃO EMBAIXO? O MEU É 1978/78
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qua 22 Jun 2016, 4:05 pm

    O meu é 78/78 e já veio com freio de mão embaixo.
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Qui 23 Jun 2016, 7:31 am

    78/79 acho que todos são freio em baixo.
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    Mensagem por Caravan88 Qui 23 Jun 2016, 10:04 am

    ahhhh piazada para de arrumar sarna pra se coçar, deixa o freio no painel. Acostuma rapidinho.
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    Mensagem por sezil Qui 23 Jun 2016, 11:57 am

    Eu acho o freio de mao no painel um charme a mais no meu opalao!!!
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qui 23 Jun 2016, 12:15 pm

    Caravan88 escreveu:ahhhh piazada para de arrumar sarna pra se coçar, deixa o freio no painel. Acostuma rapidinho.

    [2]
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sex 24 Jun 2016, 9:16 pm

    Caravan88 escreveu:ahhhh piazada para de arrumar sarna pra se coçar, deixa o freio no painel. Acostuma rapidinho.

    Concordo com vc o meu e no painel e funciona certinho acho ate legal.
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    FREIO A MAO Empty Haste de acionamento Freio de mão em cima

    Mensagem por brunin_scviera Qua 14 Dez 2016, 2:50 pm

    Pessoal, boa tarde.

    Sou novo aqui e dando uma lida na questão do freio de mão preciso de ajuda. O meu carro é 74 e já comprei sem o freio de mão instalado.

    No painel tem o local para instalar o puxador, que inclusive o dono anterior me forneceu. Consegui os cabos também, porém não consigo encontrar a haste que vai dentro do cofre do motor e faz o acionamento do cabo intermediário e puxa o cabo preciso as rodas.

    Alguém tem essa peça?

    Sou de Ribeirão Preto, interior de SP e aqui está muito difícil encontrar peças.

    Não sei se vou conseguir postar, mas até o diagrama do freio eu consegui.

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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Qua 14 Dez 2016, 3:33 pm

    cara eu acho que tenho essa peça
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    Mensagem por brunin_scviera Sex 16 Dez 2016, 4:48 pm

    Laercio Tomaz Jr escreveu:cara eu acho que tenho essa peça

    Laercio verifica pra mim se tem essa peça, porque está bem difícil de encontrar! obrigado

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