A tentativa de comparar Mavericks, Opalas, Dodges e afins, é velhíssima... na realidade, é uma briga que somente existiu quando se podia entrar numa concessionária e comprar desta ou daquela marca.
Naquela época (que eu vivi) os modêlos iam para frente ou não, dependendo da aceitação do consumidor.
Opala vendeu mais de um milhão de veículos, precisamente dez para cada maverick fabricado. Sendo que, de cada dez mavericks fabricados, apenas um era quatro portas.
Hoje, esses modêlos não existem mais para venda. Não são mais uma "opção do consumidor".
São artigos raros, disputados entre pessoas apaixonadas.
Curiosamente, hoje vale a razão inversa de mercado. Ou seja, o modêlo "mais vendido" naquela época (e que portanto, gozava de mais prestígio entre os CONSUMIDORES) é o que tem "menos valor de mercado" HOJE, justamente porque ... é menos raro.
Simples assim: Mais oferta, preço menor; Raridade faz preço. Até Gordini hoje tem preço!
Portanto, não tem o que discutir; quem consegue comprar um Maverick legal ou um Opala legal, estará resgatando um pedaço da história, dando sobrevida a um herói do passado.
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Quanto a "sensações ao dirigir", sobre CADA UM desses modêlos, creio que posso dizer uma palavra ou duas, contar algumas coisas às pessoas que não viveram aquela época.
Tenho um Opala 1970, 4 portas.
E, um Opala 2 portas 1982.
Também possuo um Maverick 1974 SL V8 - com todos os opcionais que a Ford oferecia, DH, AC, Servo-freio, bancos bi-partidos etc.
E ainda, um Maverick SL 4 portas "6 em linha", o famoso motor do Aerowillys "reformulado" (uma legítima velharia)
Se for para realmente falar em estabilidade, e espaço interno, então vamos de Maverick 4 portas (melhor seria se fosse V8, mas o 6 em linha é confiável, silencioso, e nem é tão beberrão como falam, só dirigir ele como um 6L mesmo)
Se o critério for visual e potência, vou de Maverick 2 portas V8, até porque é o "pãozinho quente" da hora, todo mundo está pagando prá ver.
Se o critério for AMIZADE, ora, Opala, é claro, pois como há muito mais gente com Opala, sempre é mais fácil de encontrar com quem bater papo. Os fóruns e comunidades de Opala são zilhões de vezes mais animados que os de Maverick.
Se a pedida for "custo de manutenção" ou simplesmente custo-benefício, claro que é o Opala; tudo no Opala é mais fácil de encontrar, mais barato, e em geral dura mais (A Ford é Fogo).
Não dá para reunir todas as qualidades num só carro. Se desse, o Toyota Corolla provavelmente teria formato de carro esportivo, seria meio cupê e meio sedã (estilo da Alfa 156), seria alimentado a eletricidade mas com um dispositivo para fazer barulho de V8, e faria de zero a 100 em 4segundos.
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