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Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
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Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

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Projeto 676
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Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Projeto 676 em Ter 31 Jan - 15:49:19

Olá amigos.

Seguinte, quero aproveitar que o meu Opala 78 esta todo desmontado, gostaria de realizar uma manutenção preventivamente no meu 4cc. Pois utilizarei o carro para pequenas viagens e queria garantir o pleno funcionamento.


Mais uma dúvida, ele fumava somente na partida e depois parava.

Grande abraço.




kdt_go
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por kdt_go em Ter 31 Jan - 16:07:29

Depende, tem motor que nesse ponto basta abastecer e acelerar, tem outros que pode jogar fora.

Pelo que disse do seu, basta um serviço de cabeçote. Ou até isso pode esperar, dependendo do tamanho da fumada da partida e do quanto isso te incomoda.

Projeto 676
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Projeto 676 em Ter 31 Jan - 16:12:02

fuma bem pouco, e normal? nesse ano era retentor de válvula ?

Alex S.B.R.
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Alex S.B.R. em Ter 31 Jan - 16:59:06

Boa noite,

como era a performance dele? Depende, se estiver fraco, pode ser realmente a hora dele...

tabarbosa
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por tabarbosa em Ter 31 Jan - 17:18:46

manutenção preventiva de motor=

óleo bom

troca de filtro em toda troca (trocar óleo sem trocar filtro é a mesma coisa que tomar banho e usar a mesma cueca)

condução do veículo (evitar regimes de altos giros, aceleraçoes bruscas e todo esse bla bla bla)

combustivel de qualidade

regulagem de velas, carburador e manutenção do sistema de arrefecimento

tabarbosa
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por tabarbosa em Ter 31 Jan - 17:20:11

quanto a fumar quando na partida quando fica muito tempo parado, acho aceitavel em um motor mais cansado (em geral um retentor de valvula com problema)

o que não pode é fumar direto...

Projeto 676
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Projeto 676 em Qua 1 Fev - 16:27:33

Alex S.B.R. escreveu:Boa noite,

como era a performance dele? Depende, se estiver fraco, pode ser realmente a hora dele...
O motor estava normal, como disse quero aproveitar a oportunidade.

Alex S.B.R.
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Alex S.B.R. em Qua 1 Fev - 17:36:58

Projeto 676 escreveu:
Alex S.B.R. escreveu:Boa noite,

como era a performance dele? Depende, se estiver fraco, pode ser realmente a hora dele...
O motor estava normal, como disse quero aproveitar a oportunidade.


pode ser que seja o cabeçote, o meu acontece assim tbm. Ao ligar cedo, tem uma leve queimada, depois some. Motor novo, descobri que os vedadores não aguentam, já coloquei até vedador do motor perkins, mas insiste. Ainda tenho coisas pra verificar... mas no seu caso, pode mandar o cabeçote pra retifica dar uma geral...

Projeto 676
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Projeto 676 em Qua 1 Fev - 17:40:10

Será feito no motor e periférico:

- Substituição do sistema platinado por ignição eletrônica.
- Substituição dos cabos de velas, e as velas.
- Radiador original remanufaturado com serpentina nova de 3 vias.
- Substituição das mangueiras do sistema de arrefecimento, agora utilizarei braçadeiras de inox.
- Bomba de água nova.
- Retornarei com a válvula termostática.
- Dimensionado 4x1.


Alex S.B.R.
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Alex S.B.R. em Qua 1 Fev - 17:44:34

Projeto 676,

acho que é isso mesmo, vai melhorar o arrefecimento, se tiver como vc verificar, o cabeçote, retire o coletor e olhe pelas entradas se existe escorrimento de óleo, claro, depois de o motor passar a noite desligado, se houver, é sinal de vedador ruim ou mesmo folga nas hastes...

Luis_555
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Luis_555 em Qui 2 Fev - 5:05:28

Cara, pelo visto nossos motores estão parecidos, 30 anos, lacradinho e rodando normal... sinceramente eu não abriria se o motor não tem nenhum problema, e não esta fumando, time que tá ganhando não se mexe!!

Meu motor também faz essa fumaça que vc citou, mas é coisa bem esporádica, digamos que de cada 50 ligadas, 3 fazem fumaça, é retentor de válvula mesmo, o óleo escorre e na partida ele é queimado, mas é só o motor girar que já para.



Projeto 676
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Projeto 676 em Qui 2 Fev - 17:11:24

Luiz, creio que não é melhor mecher, só vou olhar a bomba de óleo, mas me fala, quantos mil quilômetros rodados esta o seu ?

Abraço.

Luis_555 escreveu:Cara, pelo visto nossos motores estão parecidos, 30 anos, lacradinho e rodando normal... sinceramente eu não abriria se o motor não tem nenhum problema, e não esta fumando, time que tá ganhando não se mexe!!

Meu motor também faz essa fumaça que vc citou, mas é coisa bem esporádica, digamos que de cada 50 ligadas, 3 fazem fumaça, é retentor de válvula mesmo, o óleo escorre e na partida ele é queimado, mas é só o motor girar que já para.



RICARDOADG
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por RICARDOADG em Qui 2 Fev - 23:30:42

Projeto 676 escreveu:Será feito no motor e periférico:

- Substituição do sistema platinado por ignição eletrônica.
- Substituição dos cabos de velas, e as velas.
- Radiador original remanufaturado com serpentina nova de 3 vias.
- Substituição das mangueiras do sistema de arrefecimento, agora utilizarei braçadeiras de inox.
- Bomba de água nova.
- Retornarei com a válvula termostática.
- Dimensionado 4x1.



Amigo

Já que seu objetivo é não ficar na mão na estrada, eu acrescentaria apenas mais um item:

KIT DE ENGRENAGENS (COMANDO + VIRA) OKK

Vc pode até rodar com um cabo ou uma vela ruim, ou até vazando agua na estrada.

Mas se a engrenagem do comando quebrar um dente, já eras...

Experiência própria OKK

platinado e bobina de reserva,ou kit de ignição eletrônica novo + engrenagem de comando nova, esta é minha dica!

Luis_555
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Luis_555 em Sex 3 Fev - 5:06:17

Brother, meu carro/motor virou 100mil no final do ano passado hehe

Talvez por isso que ele esteja em ordem kkkk

Alex S.B.R.
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Alex S.B.R. em Sex 3 Fev - 5:09:37

RICARDOADG escreveu:
Projeto 676 escreveu:Será feito no motor e periférico:

- Substituição do sistema platinado por ignição eletrônica.
- Substituição dos cabos de velas, e as velas.
- Radiador original remanufaturado com serpentina nova de 3 vias.
- Substituição das mangueiras do sistema de arrefecimento, agora utilizarei braçadeiras de inox.
- Bomba de água nova.
- Retornarei com a válvula termostática.
- Dimensionado 4x1.




Amigo

Já que seu objetivo é não ficar na mão na estrada, eu acrescentaria apenas mais um item:

KIT DE ENGRENAGENS (COMANDO + VIRA) OKK

Vc pode até rodar com um cabo ou uma vela ruim, ou até vazando agua na estrada.

Mas se a engrenagem do comando quebrar um dente, já eras...

Experiência própria OKK

platinado e bobina de reserva,ou kit de ignição eletrônica novo + engrenagem de comando nova, esta é minha dica!



essa é ótima, kit para viagens. Lembrando, precisa do kit de ferramentas!!!!

nenhuma estrada terá o gostinho de ver nossas máquinas!!!


Projeto 676
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Projeto 676 em Ter 7 Fev - 16:03:07

RICARDOADG escreveu:
Projeto 676 escreveu:Será feito no motor e periférico:

- Substituição do sistema platinado por ignição eletrônica.
- Substituição dos cabos de velas, e as velas.
- Radiador original remanufaturado com serpentina nova de 3 vias.
- Substituição das mangueiras do sistema de arrefecimento, agora utilizarei braçadeiras de inox.
- Bomba de água nova.
- Retornarei com a válvula termostática.
- Dimensionado 4x1.



Amigo

Já que seu objetivo é não ficar na mão na estrada, eu acrescentaria apenas mais um item:

KIT DE ENGRENAGENS (COMANDO + VIRA) OKK

Vc pode até rodar com um cabo ou uma vela ruim, ou até vazando agua na estrada.

Mas se a engrenagem do comando quebrar um dente, já eras...

Experiência própria OKK

platinado e bobina de reserva,ou kit de ignição eletrônica novo + engrenagem de comando nova, esta é minha dica!



Bem lembrado

Abraço

Projeto 676
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Projeto 676 em Ter 7 Fev - 16:11:29

Luis_555 escreveu:Brother, meu carro/motor virou 100mil no final do ano passado hehe

Talvez por isso que ele esteja em ordem kkkk

Luis, o meu esta marcando 81354 mas agora eu não sei se já virou? Acho muito complicado este contador do opala.
Segue a foto.
http://img819.imageshack.us/img819/318/dsc05296v.jpg


Luis_555
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Luis_555 em Ter 7 Fev - 17:04:24

Projeto 676 escreveu:
Luis_555 escreveu:Brother, meu carro/motor virou 100mil no final do ano passado hehe

Talvez por isso que ele esteja em ordem kkkk

Luis, o meu esta marcando 81354 mas agora eu não sei se já virou? Acho muito complicado este contador do opala.
Segue a foto.
http://img819.imageshack.us/img819/318/dsc05296v.jpg


Bá, cara quanto ao marcador ele funciona corretamente... eu sei do meu pelo "histórico" do carro e varios outros detalhezinhos... tenho nota fiscal, carimbos de concessionaria, estepe original que nunca rodou, peças que eu revisei e eram originais ainda e estavam boas... mas esse painel ai esta muitíssimo bem conservado, eu não duvidaria que seu carro tenha 80mkm mesmo!!!

Alex S.B.R.
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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

Mensagem por Alex S.B.R. em Ter 7 Fev - 19:40:21

Projeto 676 escreveu:
Luis_555 escreveu:Brother, meu carro/motor virou 100mil no final do ano passado hehe

Talvez por isso que ele esteja em ordem kkkk

Luis, o meu esta marcando 81354 mas agora eu não sei se já virou? Acho muito complicado este contador do opala.
Segue a foto.
http://img819.imageshack.us/img819/318/dsc05296v.jpg



conservadaço!!!!

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Re: Depois de mais 30 anos rodando, o que deve ser feito em manutenção no motor?

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