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confira as velas , elas podem te deixar na mão

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mauriciodonizetifernandes
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confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:22:42

[img]
Desgaste natural
Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. O motor está em boas condições e o tipo da vela estava correta para este motor.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:25:33

[img]


desgaste natural excedido [list=1][*

Mesmo que o motor esteja em boas condições e que as velas estejam corretas para o tipo de motor, permanecer muito tempo sem substituir as velas irá causar o desgaste excessivo do eletrodo central (erosão). A distância entre os eletrodos fica muito grande e a alta voltagem fornecida pela(s) bobina(s) passa a ser insuficiente para causar a faísca. Sintomas: - Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas. - Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar. desgaste natural excedido [list=1][*] Mesmo que o motor esteja em boas condições e que as velas estejam corretas para o tipo de motor, permanecer muito tempo sem substituir as velas irá causar o desgaste excessivo do eletrodo central (erosão). A distância entre os eletrodos fica muito grande e a alta voltagem fornecida pela(s) bobina(s) passa a ser insuficiente para causar a faísca. Sintomas: - Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas. - Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:29:51

[img] [img]

Corrosão dos eletrodos [list=1][*][img]

Esta situação geralmente é confundida com o derretimento dos eletrodos por superaquecimento. Ao contrário do que parece, este sintoma é causado pela presença de agentes e/ou aditivos corrosivos no combustível ou óleo lubrificante e é comum encontrar depósitos de resíduos que acabam influindo no fluxo de gases. Geralmente também é causado por combustível de má qualidade. Sintomas: - Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas. - Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:31:53



Fuligem preta (carbonização seca) [img]

A formação desta fuligem preta e seca, cobrindo os eletrodos e a cabeça da vela, pode ter diversas causas. As principais são: Filtro de ar sujo, afogador com mal-funcionamento ou acionado por muito tempo, combustível de má qualidade, carburador ou injeção desregulados (mistura ar-combustível muito rica), motor funcionando em baixa rotação por muito tempo, regulagem do ponto de ignição muito atrasado (faísca atrasada), uso de velas inadequadas (muito frias). Sintomas: - Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio. - Motor falha quando em rotação de marcha lenta. No casos de você ter abastecido com gasolina ruim, fazer o veículo rodar em primeira ou segunda marcha, com a rotação bem alta por alguns instantes pode eliminar as impurezas acumuladas na ponta da vela, se o carro já estiver abastecido com combustível de qualidade. Mesmo assim, é importante revisar a regulagem e os filtros. Trocar as velas por novas, também é uma boa idéia.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:33:34

[img][img]

Sujeira preta e oleosa (carbonização oleosa)[img]


Esta situação indica problemas graves no cabeçote do motor e possivelmente um serviço de retífica será necessário. Os eletrodos ficam cobertos por uma camada de óleo e carvão, o que indica excesso de óleo do motor passando para a câmara de combustão por desgaste ou defeito nos anéis de pistão e/ou guias de válvula. Sintomas: - Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio. - Motor falha quando em rotação de marcha lenta.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:38:54

[img]Resíduos de Chumbo


_chumbo_leve.Manchas amareladas, principalmente em volta do isolador, indicam muita concentração de chumbo no combustível que NÃO deve ser de boa qualidade justamente por isso. Com o aumento da temperatura na câmara de combustão estes resíduos tendem a tornar-se condutores elétricos anulando a funcionalidade da vela e causando falhas na ignição (ou seja, na faísca). Nesse caso, nem adianta tentar limpar as velas, pois o chumbo já deve ter-se vitrificado sobre a cerâmica do isolador. Trocar o posto onde você abastece também deve ajudar. Sintomas: - Falhas na faísca de ignição, principalmente em velocidades mais altas.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:40:23

[img][img]
Outros Resíduos e Impurezas [img]


Aditivos do óleo e/ou do combustível podem deixar resíduos “incombustíveis” (que não são queimados) na câmara de combustão. Estes resíduos pode ser visíveis nos pistões, válvulas, cabeçote e na própria vela. Ocorre especialmente em motores com consumo de óleo acima do normal ou abastecidos com combustível de má qualidade. Limpeza e uma boa regulagem do motor pode resolver o problema. Sintomas: - Perda de potência do motor. - Danos ao motor e cabeçote.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:44:21

[img]Superaquecimento[img] São vários os motivos que podem causar o derretimento do eletrodo central, fundindo-o parcialmente. Os mais comuns são: uso de velas incorretas (muito quentes), resíduos (sujeira) na câmara de combustão, válvulas defeituosas, ponto de ignição desregulado (adiantado), mistura ar combustível muito pobre, distribuidor com defeito, combustível de má qualidade ou velas mal instaladas/apertadas. Sintomas: - Perda de potência do motor. - Falhas na faísca de ignição. - Danos ao motor.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:47:11

[img]Eletrodo Central Fundido O derretimento do eletrodo central pode se agravar por conta do superaquecimento da câmara de combustão, causando trincas e quebras no pé do isolador. As causas ainda são as mesmas mas os danos ao motor já podem ser maiores. Neste caso, será necessário revisar o motor e os sistemas de ignição e alimentação. Sintomas: - Perda de potência do motor. - Falhas na faísca de ignição. - Danos ao motor.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:48:27

[img] Eletrodos Central e Lateral Fundidos Neste ponto, a combustão se dá por incandescência, ou seja, não há mais faísca e a alta temperatura faz com que o combustível queime. O uso contínuo de velas e combustíveis inadequados podem fazer as velas chegarem a este estado. Se o motor ainda não quebrou neste ponto, você ainda deverá estar percebendo sintomas como: - Perda de potência do motor. - Falhas na faísca de ignição. - Danos ao motor.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por Jean Michel Colet em Dom 19 Fev - 10:49:59

eu uso de iridium, essa é bagua!

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 10:53:22

[img]


Isolador trincado ou quebrado Aditivos agressivos adicionados ao combustível podem causar corrosão do eletrodo central e, com o tempo acabar trincando o isolador, assim como muita fuligem de combustão acumulada entre o isolador e o eletrodo central. Também é muito comum que este dano seja causado pelo uso de ferramentas inadequadas na manutenção das velas, por exemplo, usar uma chave de fenda para afastar os eletrodos. Com o isolador quebrado a faísca salta do eletrodo central direto para a carcaça lateral da vela. Sintomas: - Dificuldade na partida do motor. - Falhas de ignição.

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 11:02:06

espero que este tópico possa ajudar os amigos. OKK

Carioca//LZZ81
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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por Carioca//LZZ81 em Dom 19 Fev - 12:49:33

jean da caravan escreveu:eu uso de iridium, essa é bagua!
amigo quais as especificaçoes dessas vela iridium???????? a muito escuto falar mais nao sei detalhes....

Jean Michel Colet
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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por Jean Michel Colet em Dom 19 Fev - 12:52:47

Carioca//LZZ81 escreveu:
jean da caravan escreveu:eu uso de iridium, essa é bagua!
amigo quais as especificaçoes dessas vela iridium???????? a muito escuto falar mais nao sei detalhes....
amigo eu comprei desse vivente aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218022817-vela-de-ignico-ngk-bpr5eix-iridium-ix-_JM
pode comprar que nao se arependerá

eu notei melhora muito a partida a frio e quente, economia de combustivel ,ganho de potencia, um pouco de rapida nas aceleraçoes..

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por Carioca//LZZ81 em Dom 19 Fev - 12:56:27

jean da caravan escreveu:
Carioca//LZZ81 escreveu:
jean da caravan escreveu:eu uso de iridium, essa é bagua!
amigo quais as especificaçoes dessas vela iridium???????? a muito escuto falar mais nao sei detalhes....
amigo eu comprei desse vivente aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218022817-vela-de-ignico-ngk-bpr5eix-iridium-ix-_JM
pode comprar que nao se arependerá

eu notei melhora muito a partida a frio e quente, economia de combustivel ,ganho de potencia, um pouco de rapida nas aceleraçoes..

Obrigado amigo... OKK

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por Opalamor em Dom 19 Fev - 13:37:34

mauriciodonizetifernandes escreveu:espero que este tópico possa ajudar os amigos. OKK

E aí Mauricio, beleza?

Não sei quanto aos outros, mas eu sou meio burrão nesses assuntos...vai me ajudar muito, beleza de tópico amigo, valeu mesmo.


mauriciodonizetifernandes
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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 19 Fev - 15:18:05

pô! o cara ta cobrando 40K cada vela,
isso é assalto de mão armada, 160,um jogo de vela,nem que as vela saia do motor e dance um tango. affraid

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por xovil em Dom 19 Fev - 15:56:49

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Lumbra
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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por Lumbra em Seg 20 Fev - 9:46:58

Assalto mesmo!
Comprei um joguinHO da ACDelco na caixinha GM, acho que é original, saiu 38 pilas.
Estou com um defeito parecido.
Meu carro os fdp do posto lavaram o cofre, e não pega mais.
Dá tiro, fica chacoalhando muito quando liga, fica dificil a partida.
Tirei as NGK BP5 que estavam pretas e meio húmidas(acho que eram velas de Fusca), troquei tudo exceto a bobina.
Coloquei as velas novas, cabos novos, tampa do distro novinha da ARNO, só nao tirei platinado e condensador.
Tentei a partida, na primeira pegou com dificuldade, depois começou a funcionar uniforme, eu ja ficando feliz, eis que começou a embaralhar e apagou de vez.Agora nem liga mais.
Tirei o carburador 228 para ver, pois ja tinha reparado o mesmo, e vi o coletor parecia uma lagoa, só faltavam os peixes, tava lotado de gasolina = então conclui que não está aspirando a mistura ou não está queimando.
To achando que pode ser ponto, pois no posto o carro apagou e os fdp mexeram lá. Quando dei a bronca neles, nao quiseram dizer o que tinha sido feito. Mas vi o cabo de vela 3 e 4 fora de posição. Então foi fuçado ali, mas não consegui identificar "o que" eles fuçaram.
To triste mesmo, queria passear com meu carro e curti-lo, mas nem sequer liga Sad

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 20 Fev - 9:58:33

cara pelo que voce falou tá parecendo que a bóia e valvula deu pau,só encharca coletor quando encanta a valvula,ai confere aos cabos na ordem 1 3 4 2

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Re: confira as velas , elas podem te deixar na mão

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